Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

+26
CG
inibass
herrero
malka_aff
allexcosta
Maurício_Expressão
DUDUBASS
Gomba
André Souza
LuCaSbass
GusVCD
Seu Vagem
GANSO
webercar
CaQuinhO
enderbass
Fernando Zadá
Edu Fettermann
Thales_Sr
bodhan
fgbass
Cayo Castro
djmmaster
dibass
gobatto
leandrosf89
30 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 11:22 am

Tenho pensado muito nessa relação ultimamente. GAS crescendo e eu pensando em adquirir um instrumento top.
Mas aí vem a pergunta? Será que é um instrumento que acompanha o meu nível de performance? Pra quê possuir um se no caso não "vivo de música"?

Algumas coisas posso colocar na balança para facilitar as opiniões, que espero, dos colegas.
- Um instrumento top pode trazer melhor performance quando se fala em conforto, melhor timbre, ergonomia, versatilidade.
- Talvez o instrumento "não mereça" ser tocado por um instrumentista de nível mediano, dado o seu potencial.
- O investimento em grana não lhe trará retorno.
- Ter um instrumento top pode lhe dar mais "gana" para estudar, explorar mais o seu lado músico.
- Seria a hora de pensar em si, e justificar a compra de um instrumento top com as típicas frases: "Me dei um presente!", "Eu mereço!", "Vou tocar mais agora!"?
- Ou seria a hora de pensar: "Tenho que estudar mais, investir em aulas para me tornar um baixista top, e aí sim, ter um baixo top!"


Pra ilustrar minha situação: Tenho um SX modificado com captação Fender e Ponte Gotoh e estou pensando em iniciar um projeto com um amigo meu luthier fazendo um "baixo dos sonhos" que me custará aproximadamente 4k. Um outra opção seria subir apenas um nível acima e adquirir um Fender MIM. Acredito que meu nível de músico é baixo. Preciso estudar bem mais apesar de tocar em banda e fazer algo razoavelmente aceitável.

Enfim, gostaria de saber como vocês lidam com isso. Ou como lidaram quando se depararam com uma situação parecida com a minha.
Creio que muita gente deve pensar essas coisas antes de fazer um investimento que considero alto.
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por gobatto Qui maio 24, 2012 11:35 am

Na minha experiência e opinião:

Uma questão importante é o quanto você vai ter que sacrificar pra ter um baixo desses. Se sua condição permite, vai fundo. Se você for ter que se endividar, não vale.
O investimento pode até voltar, depende do que você for fazer com o baixo. Provavelmente esse investimento demore pra voltar. Faça as contas de quanto você ganha com música.

Essa coisa de ter gana pra estudar é passageiro.

Essas justificativas que você deu ("Me dei um presente!", "Eu mereço!", "Vou tocar mais agora!") são cabíveis se você for se presentear por algum mérito pessoal atingido. Se pretende se dar um baixo de presente pra depois fazer alguma coisa, esquece. Não vai funcionar.

Conhecimento dura pra sempre, um baixo não. Pode ser que daqui a algum tempo, seu baixo dos sonhos seje outro. Ou então que depois de pronto esse baixo, você fique se perguntando "Será que não deveria ter pego aquele outro..."
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 11:40 am

^Po! Valeu pela opinião Gobatto!

Como foi contigo esse processo de ir subindo o nível dos baixos contrapondo com o próprio nível? Esperou ter uma bagagem de estudo? Começou com um bom baixo?
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por dibass Qui maio 24, 2012 11:46 am

acho que pegar uma parte desse dinheiro que vc esta pensando em usar pra fazer /comprar um baixo novo e investir em vc seja em aulas livros cursos cds etc...

com o tempo se vc sentir necessidade outro instrumento vc adquire
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por djmmaster Qui maio 24, 2012 11:49 am

tambem penso nisso leandro, sou "musico" de final de semana e só toco por hobby mesmo, mas as vezes me pego pensando em mandar fazer um baixo, comprar um fender ou um amp melhor, ai logo desencano pq vejo que o que eu tenho jah me satisfaz, mas esse tipo de pensamento sempre retorna e ai considero tudo de novo.
respondendo:
- Um instrumento top pode trazer melhor performance quando se fala em conforto, melhor timbre, ergonomia, versatilidade.
acho que pode
- Talvez o instrumento "não mereça" ser tocado por um instrumentista de nível mediano, dado o seu potencial.
isso não existe
- O investimento em grana não lhe trará retorno.
concordo
- Ter um instrumento top pode lhe dar mais "gana" para estudar, explorar mais o seu lado músico.
acho que sim mas só nos primeiros meses
- Seria a hora de pensar em si, e justificar a compra de um instrumento top com as típicas frases: "Me dei um presente!", "Eu mereço!", "Vou tocar mais agora!"?
acho que depende da sua situação financeira e se vc pode arcar com o gasto
- Ou seria a hora de pensar: "Tenho que estudar mais, investir em aulas para me tornar um baixista top, e aí sim, ter um baixo top!"
é isso que vc quer?? eu não quero ser baixista profissional e nem tocar como tal
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Cayo Castro Qui maio 24, 2012 11:51 am

gobatto escreveu:Na minha experiência e opinião:

Uma questão importante é o quanto você vai ter que sacrificar pra ter um baixo desses. Se sua condição permite, vai fundo. Se você for ter que se endividar, não vale.
O investimento pode até voltar, depende do que você for fazer com o baixo. Provavelmente esse investimento demore pra voltar. Faça as contas de quanto você ganha com música.

Essa coisa de ter gana pra estudar é passageiro.

Essas justificativas que você deu ("Me dei um presente!", "Eu mereço!", "Vou tocar mais agora!") são cabíveis se você for se presentear por algum mérito pessoal atingido. Se pretende se dar um baixo de presente pra depois fazer alguma coisa, esquece. Não vai funcionar.

Conhecimento dura pra sempre, um baixo não. Pode ser que daqui a algum tempo, seu baixo dos sonhos seje outro. Ou então que depois de pronto esse baixo, você fique se perguntando "Será que não deveria ter pego aquele outro..."

Foi uma das melhores opiniões que já vi sobre o tema.
É exatamente o que eu penso...
Faço algumas GIG's de todos os estilos por aqui e nunca senti falta de um Fender, Music Man, Lakland e pá. Claro, a vontade a gente tem ( e muita...) e sou muito impulsivo.
Mas quando paro pra pensar um pouquinho... Não vejo o porquê de me endividar comprando um MM se o que ganho com música não dá 1K no mês.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por fgbass Qui maio 24, 2012 11:54 am

Cara, meu pai sempre me disse que "nao é a baia que faz o burro" querendo dizer que nao é o equipamento que faz o profissional, mas acho que merecemos ter as ferramentas, se nao ideais, que pelo menos facilitem nossa tocabilidade, estudo. Na minha condiçao atual acho que seja mais importante encontrar seu timbre interior para depois investir pesado para chegar nesse som desejado. eu ainda nao achei o meu, ele deve mudar a cada vez que toco ou escuto musica, mas se voce nao sentir falta do dinheiro, faça! na pior das hipoteses voce tera um baixo top!

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por bodhan Qui maio 24, 2012 11:59 am

Questão muito pessoal.
Como amador, não me considero "hobbista"!
Parece um paradoxo, mas não é ...
Não vejo nada de errado em um amador possuir um instrumento top, só que não me sinto bem andando com instrumento caro por aí, um dos motivos de possuir instrumentos medianos, porém sempre bem regulados.
my 2cents
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 12:01 pm

Pra clarear os bons conselhos que os colegas vem postando aqui e que já agradeço de antemão.
Sobre a situação financeira. O "baixo dos sonhos" só sairia se fosse parcelado. Como alguns amigos disseram, seria uma dívida a mais pra assumir.
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por gobatto Qui maio 24, 2012 12:07 pm

Deixei a GAS tomar conta né. Laughing

Até hoje bate uma coçera as vezes de trocar de instrumento, achando que outro vai ser melhor, ou que eu vou tocar melhor se tiver um baixo novo.
Mas não é assim que funciona.

Sai de um Samick para um DeOliveira e agora pro meu Yamaha. A maioria em busca de timbre, ou achando que no próximo baixo iria encontrar algo mágico que iria me satisfazer. Mas como tudo vem do dedo, principalmente, já sabe como isso acabou né? rs

É igual trocar de carro. Tem diferença entre um Celta e um Vectra GT? Tem. Vai fazer você virar um piloto? Não. Claro, o Vectra GT tem mais opcionais, mais conforto, mas no fim, os dois andam e pegam trânsito e gastam gasolina do mesmo jeito. E todo ano tem modelo novo que te atiça pra trocar. Pode ser que um dia você ache um baixo que faça você nunca mais querer saber de outro (Zadá e o Dingwall), ou não.

Em relação à minha evolução musical, esta ficou meio estagnada nesse período todo. Estudar mesmo, fiz pouco. Evolui mais com a experiência de tocar com várias bandas e em bares.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 24, 2012 12:07 pm

- Um instrumento top pode trazer melhor performance quando se fala em conforto, melhor timbre, ergonomia, versatilidade.
Sim, principalmente nos três primeiros itens.

- Talvez o instrumento "não mereça" ser tocado por um instrumentista de nível mediano, dado o seu potencial.
- O investimento em grana não lhe trará retorno.
Se fosse assim eu não tinha encomendado meu JB com o Samuel... Laughing
Acho que aí a questão é: Você tem dinheiro sobrando pra gastar com um hobby? Se sim, compra...

- Ter um instrumento top pode lhe dar mais "gana" para estudar, explorar mais o seu lado músico.
Pura verdade. Mas a "gana" inicial tem que existir. Um amigo meu encomendou um violão muito bom, mas desistiu de estudar. Pelo menos ele não largou o violão num canto: Ao invés disso, ele me deu o instrumento.... rs

- Seria a hora de pensar em si, e justificar a compra de um instrumento top com as típicas frases: "Me dei um presente!", "Eu mereço!", "Vou tocar mais agora!"?
Foi o que eu fiz...

- Ou seria a hora de pensar: "Tenho que estudar mais, investir em aulas para me tornar um baixista top, e aí sim, ter um baixo top!"
Novamente, se você vai sacrificar aulas e um bom aprendizado pra comprar um baixo melhor, talvez AINDA não seja a hora de comprar um instrumento tão caro. Vai juntando um pouquinho todo mês, até poder pagar ele sem sacrificar outras áreas da sua vida.

Pra ilustrar minha situação: Tenho um SX modificado com captação Fender e Ponte Gotoh e estou pensando em iniciar um projeto com um amigo meu luthier fazendo um "baixo dos sonhos" que me custará aproximadamente 4k. Um outra opção seria subir apenas um nível acima e adquirir um Fender MIM.
Eu só não iria no Fender MIM. Não que seja um baixo ruim. Mas você já sabe qual é seu sonho de consumo, e que não é tão impossível de atingir.
OU eu encomendaria o baixo com o luthier, OU esperava mais um tempo, juntava mais grana, e... encomendaria o baixo com o luthier.

Considerando que luthier leva um certo tempo pra fazer o instrumento, acho que você pode negociar com ele pra pagar em 4 vezes, à medida que o projeto vai avançando. Assim não pesa tanto pra você, e também dá subsídio pro luthier ir tendo uma folga financeira (ele também tem conta pra pagar, né?).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 12:11 pm

Estou me encontrando mais ou menos igual você Gobatto. Tanto com relação ao nível dos baixos quanto ao nível de estudo que acaba melhor só com a experimentação mesmo.
A GAS faz a gente sofrer ... rs
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Edu Fettermann Qui maio 24, 2012 12:11 pm

Gobatto matou a charada.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por gobatto Qui maio 24, 2012 12:19 pm

leandrosf89 escreveu:Estou me encontrando mais ou menos igual você Gobatto. Tanto com relação ao nível dos baixos quanto ao nível de estudo que acaba melhor só com a experimentação mesmo.
A GAS faz a gente sofrer ... rs

Nem me fale. Laughing

Eu sou impulsivo. Mas hoje, analisando friamente, acho que eu me contentaria com meu baixo e juntaria dinheiro (de preferência uma quantia fixa e tangível por mês) para troca futura. Nesse meio tempo, vai tocando a vida, testanto baixos nos encontros, nas lojas, etc... Se até você juntar a grana o baixo dos sonhos continuar o mesmo, mais chances de não se arrepender. Além de você não ter sacrificado muito e estar se sentindo mais seguro com seus conhecimentos musicais.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 12:23 pm

Grana não sobra nunca Thalles. Alguem aqui com grana sobrando? rsrsrs Faz o que né? rs
Estou estou tendo os mesmos motivos que você teve pra fazer um custom. Sò que vou privar a parte de educação musical inevitavelmente. Poderá ser mais ou menos como o Gobatto falou.
Minha idéia inicial seria pegar o MIM agora e no fim do ano ter alguma grana juntada pra poder dar uma boa entrada pro luthier evitando ficar estacionando demais o projeto.
Pra quem quiser opinar sobre o trabalho do menino. Ta aqui alguma coisa de um baixo que ele fez.
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GPyaAzQpqq0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista G1idg (Só clicar na imagem)

leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 24, 2012 12:29 pm

Grana não sobra nunca Thalles. Alguem aqui com grana sobrando? rsrsrs Faz o que né? rs
Grana sobra, sim senhor... Só é querer fazer sobrar.
Tem que ter um certo controle das contas senão não sobra mesmo, mas aí a gente não realiza nossos sonhos.

Minha idéia inicial seria pegar o MIM agora e no fim do ano ter alguma grana juntada pra poder dar uma boa entrada pro luthier evitando ficar estacionando demais o projeto.
Eu não iria por aí não... Depois do esforço pra pegar o MIM, pode dar uma preguiça pra pegar o sonho de consumo... E seu SX já tá bem bom.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 12:36 pm

^Isso é bem verdade hein brother!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 24, 2012 12:37 pm

Eu investiria em estudo e ia subindo de baixo aos poucos, se sentir mesmo necessidade....
Fora que GAS dá toda hora e o tempo que se perde com isso é punk.
Invista em discos, métodos e em aulas se puder que o baixo top pinta na hora que for necessário.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por bodhan Qui maio 24, 2012 2:30 pm

Fernando Zadá escreveu:Invista em discos, métodos ...

... minha GAS! Tenho tantos métodos aqui em casa ... estou sempre me controlando para não comprar mais um ... e agora com iPad a coisa está ficando feia!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por enderbass Qui maio 24, 2012 2:46 pm

Não acredito que o instrumento esta acima do instrumentista aliás, não querendo ser antropocêntrico mas, já sendo acredito que a vontade humana deve prevalecer perante o objeto. Mas, tudo depende do que vc quer de fato, eu por ex. não sou um instrumentista profissional mas, admiro o baixo e tenho um baixo feito por um luthier que para alguns pode ser luxo no entanto, para mim é um sonho que realizei. Agora se vc tem um sonho de ser profissional não aconselho comprar um baixo caro invista em estudos e aprenda a arte da esquema.
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 24, 2012 2:55 pm

bodhan escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Invista em discos, métodos ...

... minha GAS! Tenho tantos métodos aqui em casa ... estou sempre me controlando para não comprar mais um ... e agora com iPad a coisa está ficando feia!

Nem me fale. O Povo da Amazon e da Free Note sorri sói de ouvir meu nome.
Umas hora dessa vou postar uma foto da minha estante de métodos!!
Já falei que se tocasse um décimo do que tenho aqui seria uma mistura de Jaco e Hendrix, com Mozart. Algo alienigena!! rsss
E não é só de baixo não tem de bateria e de guitarra, improvisação, percussão... tudo que me chama a atenção!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por CaQuinhO Qui maio 24, 2012 3:02 pm

Amigo,

Se eu fosse milionário, teria 400 baixos em casa, independente de tocar bem ou mal, de ser profissional ou amador.

Paixão é paixão.

Eu posso ter vontade de ter uma Ferrari sem ser piloto de corrida.
É personalíssima essa decisão de adquirir ou não o objeto. Vai depender do SEU orçamento, independentemente de QUAISQUER OUTROS FATORES.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por webercar Qui maio 24, 2012 3:28 pm

Acho esta relação não tem fundamento. Cada um tem o q pode ou o q considera ideal. Independente de ser um excelente músico ou ruim, profissional ou amador. É fazer analogia = ao cara comum q dirige seu carro a passeio e um piloto de formula F1. Se eu tenho grana e quero uma Ferrari, eu vou comprar uma ferrari independente se eu dirijo bem ou não. Se não tenho, vou de fusca mesmo e ponho um poster de uma ferrari no meu quarto, e junto grana até um dia poder comprar, se é q vou viver para isto. Agora se sou um Fernando Alonso sou piloto profissional, sou campeão de F1 e tenho uma ferrari como ferramenta de trabalho e tenho dinheiro para comprar mais 20 e botar todas na garagem da minha mansão. Agora se sou o Felipe Massa, sou profissinal, sou razoavel, nunca fui campeão, mas tenho uma ferrari como ferramenta de trabalho, não sou milionário mas sou rico o bastante para ter umas 5. rsrrsrs!!!
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 24, 2012 3:38 pm

CaQuinhO escreveu:Amigo,

Se eu fosse milionário, teria 400 baixos em casa, independente de tocar bem ou mal, de ser profissional ou amador.

Paixão é paixão.

Eu posso ter vontade de ter uma Ferrari sem ser piloto de corrida.
É personalíssima essa decisão de adquirir ou não o objeto. Vai depender do SEU orçamento, independentemente de QUAISQUER OUTROS FATORES.

Até concordo mas confesso 4 a 5 baixos elétricos é o máximo que eu consigo usar/administrar sem deixar nenhum encostado. Já tive mais que isso (não tops) mas nunca consegui manter em uso mais que isso. Atualmente to com um 5 cordas, um 6 e um fretless e estão me atendendo bem.
Um instrumento médio mas bem tocado e bem aproveitado tem mais sentido que um top encostado sem uso.
Mas vai de como você consegue controlar sua GAS. Quando peguei o Dingwall do nando a GAS era tanta que vendi um recém comprado com prejuízo, um Godin e mais uns 2 pra levantar a grana sem nenhuma dor no coração. (mentira o Godin ainda quero pegar outro!!Rsss)
Por sorte casei com o baixo mas o perigo é saciar a GAS e depois ela te levar a outras. Se não se cuidar fica que nem o GUS que não sossega!! (Rsss Não podia perder a chance!! Rssss)
Ai periga gastar mais tempo com as GAS que tocando e ai acho complicado...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por CaQuinhO Qui maio 24, 2012 3:45 pm

Realmente, Zadá, não dá pra usar mais do que 5. Muito raro ver alguém que o faça...

Seria mais por questão de coleção. Eu gostaria de ter a maioria dos baixos clássicos, e vários custom shops famosos.

Como não teria necessidade de vender nenhum pra comprar outro (nessa situação hipotética), iria virar coleção mesmo.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por GANSO Qui maio 24, 2012 3:53 pm

Bem, se eu fosse ter um instrumento e/ou equipamento pro meu nível técnico eu teria um cabo de vassoura com arame e uma corneta de peixeiro.
Eu curto muito equipamento e instrumentos. Eu trabalho há muito tempo, dou um duro danado e se eu tiver grana pra comprar o que me interessa sem prejudicar o orçamento de minha família não penso duas vezes. Se tem um cara que mereça um bom instrumento e equipamento nesse mundo, na minha opinião sou eu..hehe.

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Seu Vagem Qui maio 24, 2012 3:53 pm

Cara, a relação que vc tem que medir é o prazer e a realização pessoal que ter um instrumento dos sonhos vai te dar. É aquele negócio de tocar, mesmo que apenas em casa, com um instrumento que vai te realizar, é algo inestimável. No entanto, existem diversos instrumentos medianos que proporcionam essa sensação, ou que podem proporcioná-la com algum upgrade, feito aos poucos, sem dívidas. Eu, que sempre toquei em instrumentos no máximo um pouco acima da média, nunca senti falta, mas um colega meu tinha um Ibanez SDGR 6 cordas equipado com dois EMG que eu babava; hoje não gostaria pelo fato de ser 6 cordas. Ou o Factor usado pelo Stuart Ham e Nando Reis, que tem um sonzão, mas hoje não seria minha escolha dos sonhos mais. Ainda tenciono pegar um bom Ibanez 5 cordas com pré ativo, mas estou feliz com meu RBX da Yamaha e em breve estarei muito feliz se conseguir fazer o upgrade que viso no meu Strndberg CLB 25-A. O bom de fazer com o Luthier é que vc pode ir adquirindo aos poucos as peças, sem sentir tanto o baque, e de repente parcelar com ele o restante. O lance é medir mesmo se o instrumento vai te retribuir o investimento quando você estiver tocando. Boa sorte aí na sua escolha!
Seu Vagem
Seu Vagem
Membro

Mensagens : 44
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por GusVCD Qui maio 24, 2012 3:58 pm

Fernando Zadá escreveu:(...) Se não se cuidar fica que nem o GUS que não sossega!! (Rsss Não podia perder a chance!! Rssss)

Tava demorando... eu tentei sossegar e te ofereci grana na mão pra pegar o Dingwall, vc q não quis! Mad

Agora como para trazer um de fora ou mandar fazer um Mlaghus sai o mesmo preço, vou pro MLaghus por todo q o instrumento oferece com o Plus da customização.

E na boa, se fosse depender de ter q tocar bem como o Allex ou o Montenegro pra poder ter o "direito" de ter um M.lhagus, poderia ser milionário q nunca chegaria lá... Ou seja, sou do grupo q admira o instrumento como uma peça de arte e adepto de q se há a possibilidade de pegar um baixo sem se estourar, de forma responsável, realize seu sonho e seja feliz! What a Face

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por bodhan Qui maio 24, 2012 4:12 pm

Tenho em mente de que gostar de tocar e gostar de instrumentos são coisas distintas mas que estão relacionadas ...


Última edição por bodhan em Qui maio 24, 2012 4:15 pm, editado 1 vez(es)
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por CaQuinhO Qui maio 24, 2012 4:15 pm

O objeto é meu escravo.
E não o contrário!

rs...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por LuCaSbass Qui maio 24, 2012 4:24 pm

GusVCD escreveu:
E na boa, se fosse depender de ter q tocar bem como o Allex ou o Montenegro pra poder ter o "direito" de ter um M.lhagus, poderia ser milionário q nunca chegaria lá...
Somos 2 What a Face
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por André Souza Qui maio 24, 2012 4:57 pm

Eu estudo o máximo que posso/quero, ouço muita música nos diversos estilos que gosto e ensaio e toco o máximo que dá. O resultado disso me agrada mas melhora lentamente com o tempo já que a música não é a minha principal atividade remunerada. É o projeto de uma vida, quero ficar velinho tocando baixo. Tenho amigos que foram excelentes músicos e se permitiram não ter a música como parte de sua vida. Inclusive um cara que tocou comigo que foi um exemplo bacana de baixista aos 17 anos, tocava muito.

A minha relação com o consumo é complicada com tudo, não só com a música. Ultimamente tive condições de ter bons equipamentos, sei que não preciso deles pra tocar, ajuda mas não me torna melhor. O bom é que me conheço e tenho trabalhado nisso, mas não faço dívidas. Prefiro ter alguns baixos bons a ter um carro muito caro. Hoje tento ajustar o meu set a minha necessidade, por isso estou vendendo algumas coisas e comprando outras que vou usar e aproveitar mais. Até para "colecionar" tem que ter uma lógica. Principalmente quando não se é rico e pode precisar vender os equipos, alto poder de revenda é básico.

"Profissionalmente" toquei Axé(pouco), Pagode(muito), Forró(muito) e há um ano tenho uma banda de Pop/Rock que toca uma vez por mês em média. Em junho fará shows semanais em um bar bem legal de Salvador aumentando a responsabilidade de um show bacana. Isso me motiva a estudar mais que os equipos em si. Não acho legal subir no palco todo equipado e mandar mal no timbre e na execução. O que quero te dizer: compre o que você pode, ouça muita música que gosta e estude o que julgar necessário para chegar onde quer como músico.

up

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Gomba Qui maio 24, 2012 5:09 pm

gobatto escreveu:É igual trocar de carro. Tem diferença entre um Celta e um Vectra GT? Tem. Vai fazer você virar um piloto? Não. Claro, o Vectra GT tem mais opcionais, mais conforto, mas no fim, os dois andam e pegam trânsito e gastam gasolina do mesmo jeito. E todo ano tem modelo novo que te atiça pra trocar.

Se me permitem, vou usar isso aí como gancho pra outro ponto:

A grande diferença entre o celta e o vectra gt é que quem anda de celta (sx, condor, cort) é fudido, quem anda de vectra (fender, mm, ww) é gerente e quem anda de malibu (fodera) é patrão.
As mulheres e os olhares (= outros músicos e contratantes) vão se voltar muito mais pra quem tem um malibu ou um vectra do que pra um coitado que anda de celta.
Num caso desses, será que vale a pena comprar um instrumento que tenha um decalque que dê mais presença?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por André Souza Qui maio 24, 2012 5:22 pm

^
Em Salvador é comum que o empresário invista no equipo da banda, assim como tem igrejas que compram os equipos de suas bandas. Já vi vários desses em lojas, na M Laghus e em Marinho Guitars. Sei que nada é de graça... Mas acho bacana.


____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 5:41 pm

Agradeço de coração os conselhos dos amigos aqui.
Se fosse pra responder um por um eu ia ficar o dia inteiro digitando aqui. rs
Sendo sincero, não me decidi ainda... rs... Mas está ajudando bastante saber da experiência de vocês!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 24, 2012 5:43 pm

GusVCD escreveu:

Tava demorando... eu tentei sossegar e te ofereci grana na mão pra pegar o Dingwall, vc q não quis! Mad

Agora como para trazer um de fora ou mandar fazer um Mlaghus sai o mesmo preço, vou pro MLaghus por todo q o instrumento oferece com o Plus da customização.

E na boa, se fosse depender de ter q tocar bem como o Allex ou o Montenegro pra poder ter o "direito" de ter um M.lhagus, poderia ser milionário q nunca chegaria lá... Ou seja, sou do grupo q admira o instrumento como uma peça de arte e adepto de q se há a possibilidade de pegar um baixo sem se estourar, de forma responsável, realize seu sonho e seja feliz! What a Face

Fugindo da maldição dos fanneds né!! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por DUDUBASS Qui maio 24, 2012 5:53 pm

Concordo com o que alguns dos colegas postaram. Pra mim tudo é questão de: vontade X grana X prioridade, eu particularmente tenho inúmeros instrumentos, estou até dando uma diminuída aqui no "estoque" hehehe, mas foi uma opção que fiz, deixei de fazer algumas coisas sem sacrificar a família e comprei os baixos, alguns pra negociar mesmo e outro não, eu curto bastante e pra mim isso é tudo...

Mas as vezes me incomoda quando chega uma pessoa e pergunta (com o intuito de dar vazão pra comentários de outros que estão ouvindo) Tu "tá" com quantos baixos? As vezes respondo " Cara, nem sei bem ao certo", aí o cara da pergunta(as vezes é até da família) mesmo responde " acho que são uns vinte" eu não curto isso, mas tiro de letra.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Maurício_Expressão Qui maio 24, 2012 8:29 pm

"O cara tem que tocar bem para ter instrumento top?"
Nossa, eu não sabia disso...

Estou parecendo o sapo surdo que por não escutar os outros atingiu o topo do poste!
Ele devia ter ouvido os outros que diziam que é impossível para um sapo subir um poste!

Traduzindo a relação entre o nível do instrumento e o nível do baixista inexiste. Isso é coisa que botam na sua cabeça!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Qui maio 24, 2012 8:53 pm

^Sábias palavras Mr. Dino! Oriundas da origem da Filosofia... rs
Valeu o conselho Maurício. Já tirei isso da cabeça! Colegas
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por allexcosta Qui maio 24, 2012 9:27 pm

Acho que a gente precisa deixar de lado essa idéia de que baixos como Fender e MusicMan são o supra-sumo da engenharia.

Sabemos que são bem feitos, soam bem e funcionam, mas não há nada de extremamente complexo na fabricação desses baixos e não são instrumentos "boutique" ou realmente top.

Essa idéia é difundida no Brasil pelo preço que esses baixos chegam aqui, mas baixo não é igual a carro, que um motorista iniciante pode estragar ou bater. O músico iniciante pode sim comprar o melhor baixo que seu bolso permite e isso facilita as coisas quando as gigs começam a pintar.

Acho que as pessoas precisam analisar os instrumentos pelo que são e pelo que sentem tocando cada um, e não por pré-concepções de que tal baixo é melhor que tal baixo ou esse é top e aquele não é...

Só uma opinião...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por malka_aff Qui maio 24, 2012 11:56 pm

eu sempre comparo instrumento musical com ferramentas.

Baixos são como martelos.

Se você é um ótimo marceneiro com um ótimo martelo, você fará ótimos móveis. Se você é um ótimo marceneiro com um martelo comum, você fará ótimos móveis. Mas usando o martelo ótimo se sentirá mais confortável pra fazer os móveis, cansará menos e ficará mais empolgado. E eles continuarão a ser ótimos móveis.

Se você é um péssimo marceneiro com um ótimo martelo, você fará péssimos móveis. Se você é um péssimo marceneiro com um martelo comum, você fará péssimos móveis. Mas usando o martelo ótimo se sentirá mais confortável pra fazer os móveis, cansará menos e ficará mais empolgado. E eles continuarão a ser péssimos móveis.




____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por herrero Sex maio 25, 2012 12:19 am

Estou de acordo com o Allexcosta, por morar nos Estados Unidos eu sempre achei que tinha que comprar os baixos top que vende aqui, ( e tinha que ser de cinco cordas por causa da aparência); depois de gastar muita grana, eu descobri que o meu baixo era mesmo aquele MusicMan Stingray de quatro cordas que estava jogado pelos cantos da casa. É algo duro de aceitar porque a qualidade num geral do Stingray é inferior a um Ken Smith ou um Elrick, mas é o instrumento que me agrada quando toco.


Última edição por herrero em Sex maio 25, 2012 10:27 am, editado 1 vez(es)

herrero
Membro

Mensagens : 305
Localização : NYC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por malka_aff Sex maio 25, 2012 12:24 am

herrero escreveu:MusicMan Stingray de quatro cordas que estava jogado pelos cantos da casa.
affraid

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Thales_Sr Sex maio 25, 2012 6:40 am

malka_aff escreveu:
herrero escreveu:MusicMan Stingray de quatro cordas que estava jogado pelos cantos da casa.
affraid
Quem dera eu ter um Stingray largado em casa... rs

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por GusVCD Sex maio 25, 2012 7:35 am

Fernando Zadá escreveu:Fugindo da maldição dos fanneds né!! Rssss
Nem fala... mas se depender de comprar mesmo, no cash, quero a engenharia fanned pra função mais extrema possível: 6 cordas.

E hj de longe tenho domínio pra tal instrumento... mas quem sabe, se algum fanned-aholic resolver desapegar, pode ser q ele chegue mais rápido q o esperado! KKKKKKKKKK

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Cayo Castro Sex maio 25, 2012 8:09 am

malka_aff escreveu:
herrero escreveu:MusicMan Stingray de quatro cordas que estava jogado pelos cantos da casa.
affraid

Evil or Very Mad

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por LuCaSbass Sex maio 25, 2012 9:18 am

allexcosta escreveu:Acho que a gente precisa deixar de lado essa idéia de que baixos como Fender e MusicMan são o supra-sumo da engenharia.
Fato

É até estranho, mas quando uma pessoa fala que vai comprar um baixo "top", pensa em Fender e MM...
Nada contra, mesmo, são baixos muito bons... Mas top pra mim é M. Laghus, Eliezer, alguns Zaganin... Isso só de nacionais, tirando os gringos Fodera, Ken Smith, Pedulla... Enfim, custom shops que tem a qualidade de construção notavelmente superior a de um produto industrial...

E detalhe que os "tops" nacionais pelo que oferecem saem mais em conta que os industriais importados tidos como "tops".
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por inibass Sex maio 25, 2012 9:28 am

Realmente o papo-cabeça aqui tá rendendo...e em um ótimo nível, como sempre.
Entrei porque o título me chamou a atenção....e acho que essa relação do título simplesmente não existe e nunca irá existir porque estamos falando de Arte, algo que vem do artista e não da ferramenta. Exemplo de grandes baixistas com instrumentos simples temos de rodo.

- Um instrumento top pode trazer melhor performance quando se fala em conforto, melhor timbre, ergonomia, versatilidade.
Acredito que sim...facilita a evolução de algumas técnicas, mas só se vc casar as características ergonomicas do instrumento com o seu gosto ou biotipo (tamanho de mão e etc). Mas como disse, pode apenas facilitar a evolução, mas acho que nada impede o artista de executar a tecnica seja ele com a ferramenta que for...isso é arte...ele cria.

- Talvez o instrumento "não mereça" ser tocado por um instrumentista de nível mediano, dado o seu potencial.
Nada haver, até mesmo o iniciante pode ter o instrumento que curtir e o bolso permitir.

- O investimento em grana não lhe trará retorno.
Se pensar apenas em retorno financeiro, eu acho errado. E a sua satisfação pessoal? Seu sonho de consumo? Seu sonho de timbre? Artista não trabalha apenas pelo dinheiro.

- Ter um instrumento top pode lhe dar mais "gana" para estudar, explorar mais o seu lado músico.
No princípio sim, pode estudar técnicas que ficaram mais gostosas de tocar e tal....a gana fica nos primeiros meses mas a sua evolução, o conhecimento adquirido fica pra sempre(desde que continue praticando). Por experiencia própria, meu primeiro bass mal soava harmônicos e era triste pra slap...então essas tecnicas foram deixadas de lado....quando peguei um bass melhor percebi a delícia do colorido dos harmônicos e de outras técnicas, solos, velocidade e tal.

- Seria a hora de pensar em si, e justificar a compra de um instrumento top com as típicas frases: "Me dei um presente!", "Eu mereço!", "Vou tocar mais agora!"?
O "Me dei um presente" é o fator realização pessoal. Se eu tivesse grana eu compraria um Ken Smith de 10-12k e mais um TRB-JP, e nunca ganhei um centavo de musica.(toco em igreja). O retorno é apenas pessoal mesmo.
O "vou tocar mais agora" é relativo...depende do empenho do músico e não do instrumento.
Mas....por experiência própria....a banda pode sentir mais som no seu instrumento, mais definição, mais harmonia entre os timbres e vai achar que vc está tocando muito melhor....até em coisas simples eles podem comentar isso.

- Ou seria a hora de pensar: "Tenho que estudar mais, investir em aulas para me tornar um baixista top, e aí sim, ter um baixo top!"
ter instrumento top não implica em deixar de estudar, nem o inverso. Mas que estimula, pods crer q sim rsrs

Sobre investimento financeiro: para a realização do sonho, da satisfação própria só não pode vacilar em comprometer a renda para outras áreas da vida, o que pode levar o músico até a uma frustração com o instrumento devido aos males financeiros que a aquisição o trouxe.

Sobre o Fender MIM, na minha opinião(que não entendo muito de Fender), vc estaria trocando 6 por meia dúzia, estaria apenas adicionando a logomarca (posso estar falando besteira), vc já tem um SX que é bem construído e com captadores originais Fender não tá muito longe de um MIM e se brincar superior no timbre que vc curte.....determinados MIM pode não ser do seu agrado. A evolução tem que ser pra cima e em saltos largos, não em poucos centímetros.

Apenas minha humilde opinião.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por CG Sex maio 25, 2012 9:54 am

allexcosta escreveu:Acho que a gente precisa deixar de lado essa idéia de que baixos como Fender e MusicMan são o supra-sumo da engenharia.



Quando eu falo que Fender não é a última guaraná do deserto, o pessoal só falta me crucificar...

Sobre o tópico, para amadores e hobistas, se você tem a verba e essa verba não lhe fará falta, por que não ter o melhor baixo possível?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por leandrosf89 Sex maio 25, 2012 9:57 am

Valeu inibass.
Sobre o MIM já descartei porque realmente estaria apenas adicionando o logo e um pouquinho menos de peso do instrumento rs...
As opiniões e experiência dos amigos aqui valem ouro hein!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista Empty Re: Sobre a relação Nível do Instrumento x Nível do Baixista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos