Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

+6
Toninho (Tequeba)
edu_carvalho
Cantão
Thales_Sr
JAZZigo
drzdesign
10 participantes

Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por drzdesign Seg maio 31, 2010 3:41 am

Olá galera!

Talvez esse fosse um tópico interessante para a área de luthieria, mas minha dúvida também é voltada para o lado eletrico da coisa. Possuo um baixo Fender Squier, modelo Jazz Bass California de 4 cordas e quero tacar fogo nele, rsrsrs. Quer, dizer, no som dele... É o seguinte: pensei em colocar um captador Saymour Duncan SMB-4a mais próximo da ponte e trocar o outro captador por um Fender Jazz Bass Custom 60 ou um Noiseless. Pra não descaracterizar tanto o baixo, pretendo colocar um cover pra esconder o humbucker. A questão é, como seria o circuito pra atender esses dois tipos de captadores? Como obter melhores resultados dos dois? Eles poderiam rolar em conjunto?

Grato!
drzdesign
drzdesign
Membro

Mensagens : 2
Localização : Brasília

http://www.myspace.com/portal74

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Seg maio 31, 2010 8:52 am

drzdesign escreveu:Olá galera!

Talvez esse fosse um tópico interessante para a área de luthieria, mas minha dúvida também é voltada para o lado eletrico da coisa. Possuo um baixo Fender Squier, modelo Jazz Bass California de 4 cordas e quero tacar fogo nele, rsrsrs. Quer, dizer, no som dele... É o seguinte: pensei em colocar um captador Saymour Duncan SMB-4a mais próximo da ponte e trocar o outro captador por um Fender Jazz Bass Custom 60 ou um Noiseless. Pra não descaracterizar tanto o baixo, pretendo colocar um cover pra esconder o humbucker. A questão é, como seria o circuito pra atender esses dois tipos de captadores? Como obter melhores resultados dos dois? Eles poderiam rolar em conjunto?

Grato!
Claro que rolam! É a configuração típica de MusicMan HS e o esquema (wiring diagram) é o mesmo que encaminho anexo.
Anexos
Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Attachment
musicman_pbass.pdf Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(506 Kb) Baixado 21 vez(es)

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Warmoth Custom Active Precision Bass P(Reverse)/P (Made in USA, 2023) - Powered by Nordstrand The Power Blade Pickup Set & Bartolini HR-2.5 18V 3-Band Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16413
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por JAZZigo Seg maio 31, 2010 9:10 am

Em vez de um SMB-4a, acho que este aqui é o ideal para um Jazz Bass para a configuração que você pretende:

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Mc4hy
Delano The Hybrid 4
Made in Germany


An uncompromising pickup series that combines in one single construction the two most legendary sounds in bass history!

Part 1: J-Bass™️ – Single coil bridge pickup with the immortal characteristics of early 60’s pickups. AlNiCo 5 magnets, classic fiber bobbin and gauge 42 wire. Part 2: Sting Ray™️ Humbucker – Low resistance neck coil with 9.5 millimeter AlNiCo 5 magnets. Authentic sound guaranteed in this setting too, thanks to the special engineered bridge J-coil: the second MM™️-coil is inte-grated inside.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Warmoth Custom Active Precision Bass P(Reverse)/P (Made in USA, 2023) - Powered by Nordstrand The Power Blade Pickup Set & Bartolini HR-2.5 18V 3-Band Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16413
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Thales_Sr Seg maio 31, 2010 9:13 am

drzdesign
Muito embora eu desencoraje essa operação (colocar captação cara em baixo mediano), se você quer mesmo fazer (lembre que você vai gastar o valor do seu baixo em captação + serviço), essa sugestão do JAZZigo é ótima.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por drzdesign Seg maio 31, 2010 10:49 am

JAZZigo

Que legal cara! Obrigado mesmo! rsrsrs
Enquanto meu Lakland Decade não chega (e nem o dinheiro para compra-lo), vou me virando fazendo essas brincadeiras no meu baixo...

Thales_Sr

É justamente por ser um baixo mediano que vou me permitir "experimentar o experimental"... Vai que a proposta de som acabe ficando legal? rsrsrs
drzdesign
drzdesign
Membro

Mensagens : 2
Localização : Brasília

http://www.myspace.com/portal74

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Thales_Sr Seg maio 31, 2010 12:09 pm

É justamente por ser um baixo mediano que vou me permitir "experimentar o experimental"... Vai que a proposta de som acabe ficando legal? rsrsrs
É, tem gente que vai pro cassino, tem gente que compra captação. É uma jogada de sorte do mesmo jeito.
Boa sorte.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Cantão Ter Jun 01, 2010 12:02 am

Se você fizer esse up no bass , não esqueça de postar o som dele aqui pra gente...abraço... up
PS : Pra ficar mais interessante , grave o antes e o depois... Very Happy

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por edu_carvalho Qua Jun 02, 2010 6:24 pm

Thales_Sr escreveu:drzdesign
Muito embora eu desencoraje essa operação (colocar captação cara em baixo mediano), se você quer mesmo fazer (lembre que você vai gastar o valor do seu baixo em captação + serviço), essa sugestão do JAZZigo é ótima.

(2)

drzdesign:

Eu acho que só o valor dos captadores em questão já supera o próprio valor do squier california (série inferior da marca, superior apenas à série squier affinity, direcionada ao mercado nacional).

Eu não acho esse instrumento mediano, não. Já possuí um, e o considero um pouco abaixo desse parâmetro. Baixo mediano, da squier, talvez os da série standard. Os melhores, segundo os colegas foristas (alô Cláudio_bass e Tequeba), possivelmente são os da série classic vibe.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Toninho (Tequeba) Qua Jun 02, 2010 7:00 pm

drzdesign,

Eu tenho um JB Seizi Tagima, que considero um bom baixo, coloquei caps Fender Custon Shop 60, blindei, coloquei todos os pots Goth e acho que esse investimento não recupero. Pesquise no youtube, talvez vc encontre algo semelhante com o que pretende fazer pra ter uma idéia se a relaçao de custo e beneficio é valida. Agora se vc tá afins de turbinar e seja o que Deus quiser, vai fundo e divirta-se.

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por edu_carvalho Qui Jun 03, 2010 2:57 pm

Sábias palavras, Toninho!

Se o drzdesign tiver disponibilidade para investir no squier, vá sem medo, tendo em mente, claro, que, quanto ao valor (R$) agregado ao instrumento, independente do upgrade, um tagima será sempre vendido como um tagima, um sx como um sx, um squier como um squier, etc.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por renatogaragerock Qui Jun 03, 2010 6:20 pm

Eu acho que o cover no captador não irá cobri-lo pois os captadores estilo MM são maiores e não ficam tão para baixo quanto o captador da ponte. Daí colocá-lo muitíssimo para baixo talvez deixe anasalado demais.
Por outro lado, sou à favor de upgrade em instrumentos. Tenho também um JB California Series que fiz algumas mudanças e ficou um baixo legal, e quando adquiro um instrumento não penso depois em trocar, acabo sempre casando com os baixos.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por edu_carvalho Qui Jun 03, 2010 7:03 pm

Tenho a minha opinião à respeito dos squier california series e o upgrade pretendido, mas respeito muito a sua opinião, RenatoGarage! up

Até mesmo, porque o considero um dos experts em instrumentos vintage, upgrades, restaurações e afins aqui no nosso forum (ao lado do Maurício, do Bertola e outros nomes que me fogem à memória nesse momento)...

E por falar em upgrade, restaurações, por onde anda aquele Giannini modelo rickenbacker que você mandou restaurar/reconstruir recentemente?

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Toninho (Tequeba) Qui Jun 03, 2010 7:43 pm

Renato,
Concordo com vc, a grande maioria dos nossos colegas levam muito em conta a revenda, por isso meu comentário.
As mudanças que fiz no meu JB foram concientes de que não agregam valor, não me arrependo nem um pouco e tambem não sou comerciante de instrumento, não as fiz pensando em ganhar dinheiro e sim na minha satisfação pessoal.

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por edu_carvalho Qui Jun 03, 2010 8:01 pm

Entendo a sua colocação Toninho, e concordo em parte.

Garanto que seu eu possuísse um tagima JB como o seu, eu faria o mesmo. O que estou querendo dizer é que, no caso do squier JB california series, independente de agregar valor, acho que esse instrumento não merece um upgrade desses.

Possuí um, e tenho minha opinião formada a respeito dessa série da squier. Só isso.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por renatogaragerock Qui Jun 03, 2010 9:24 pm

Opa!
Por outro lado entendi também o ponto. Com um pouco mais de grana dá para pegar um vintage modified ou um classic vibe que já estão mesmo em um patamar além. O meu california eu peguei um entre vários que testei (notei uma diferença boa de instrumento para instrumento), com a idéia de ser mesmo um baixo "de guerra", mas tinha o som mais perto do que eu procurava do que outros instrumentos que testei, como o SX (que parecia mais bem construído, mas no fim o timbre que procurava que foi quem deu a palavra final). No fim, com uma mudança aqui, outra ali, etc, o California acabou virando um interessante Jazz Bass baseado em um 1963, mas com uma clara consciência de que este não seria meu instrumento principal e que por mais que eu o melhorasse isso teria um limite. No fim acho que valeu, mas também fui modificando o instrumento em pequeninos passos, mas se eu tivesse esperado mais alguns poucos anos teria mesmo pego um Classic Vibe ou um Vintage Modified (aliás, o Classic Vibe é idêntico a como ficou meu California, exceto por uma modificação de série/paralelo que instalei).
Bom, mudando aqui, o projeto do Giannini RK com novo corpo está por enquanto parado pois o luthier está acabando um outro instrumento para levá-lo a pintura, e daí quando buscar este levarará o meu, que após pintado daí sim deve ser montado. Depois daquela foto só do corpo a única novidade envolve apenas as ferragens (tarraxas menarguez modificadas para ficarem réplicas do rickenbacker e uma pecinha ou outra cromando).
Aliás, legal citar o Maurício e o Bertola, pois eu sempre acompanho mesmo os posts deles a respeito de vintages/pseudovintages, etc. Alguns eu acho que tenho até salvo aqui, rs!
abraços

edu_carvalho escreveu:Tenho a minha opinião à respeito dos squier california series e o upgrade pretendido, mas respeito muito a sua opinião, RenatoGarage! up

Até mesmo, porque o considero um dos experts em instrumentos vintage, upgrades, restaurações e afins aqui no nosso forum (ao lado do Maurício, do Bertola e outros nomes que me fogem à memória nesse momento)...

E por falar em upgrade, restaurações, por onde anda aquele Giannini modelo rickenbacker que você mandou restaurar/reconstruir recentemente?

[ ]´s

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por edu_carvalho Qui Jun 03, 2010 10:45 pm

Coerente o seu post, Renatogarage, e que bom que você compreendeu o espírito das minhas colocações.

Quanto ao velho Giannini Rick, estamos na espera...

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Toninho (Tequeba) Sex Jun 04, 2010 6:08 pm

Renato e Edu,
Na verdade temos o mesmo pensamento e opinião sobre o assunto, só que apresentados de maneiras diferentes.

Valeu!!!!

PS. tb estou na espera do Giannini by Renato.

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por renatogaragerock Sex Jun 04, 2010 7:16 pm

Aliás, drzdesign, qual é o objetivo da mudança para o captador de MM?
Estive pensando aqui se a idéia for apenas para deixar o som do baixo mais encorpado, tem uma mudança de ~R$100 que dá para chegar em um resultado bem legal. Dá para instalar um push-pull que muda o circuito de paralelo para série. Assim você consegue um sinal de uns ~15K, bem mais gordo que o som original do baixo, mas mantendo as características tonais. Eu fiz isso no meu e gostei bem. O Fender Jaguar vem assim já de série.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por edu_carvalho Sex Jun 04, 2010 11:09 pm

Toninho (Tequeba) escreveu:Renato e Edu,
Na verdade temos o mesmo pensamento e opinião sobre o assunto, só que apresentados de maneiras diferentes.

Valeu!!!!

PS. tb estou na espera do Giannini by Renato.

Grande Toninho: rapaz, depois daquele maravilhoso squier classic vibe que você adquiriu, todos os seus pecados estão perdoados! Very Happy

Brincadeiras à parte, o espírito do forum é esse mesmo, e eu vou tentando aprender com os colegas mais experientes, como você e o Renatogarage.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por ct.colela Sex Jun 11, 2010 1:40 pm

Opa pode colocar sim esse cap modelo music man desde que vc coloque ele na posiçao certa
colocando esse cap na posiçao certa vc tera uma sonoridade parecida com a do music man mais vc tem que posicionar na posiçao exata
se for colocado um centimetro a frente ou um centimetro atraz vc tera uma mudança no som talves nao tao agradavel agora c colocar na posiçao exata nao vai c arrepender
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por GusVCD Ter Jun 15, 2010 5:27 pm

ct.colela escreveu:Opa pode colocar sim esse cap modelo music man desde que vc coloque ele na posiçao certa
colocando esse cap na posiçao certa vc tera uma sonoridade parecida com a do music man mais vc tem que posicionar na posiçao exata
se for colocado um centimetro a frente ou um centimetro atraz vc tera uma mudança no som talves nao tao agradavel agora c colocar na posiçao exata nao vai c arrepender
abraço

E qual seria a posição exata Colela? Em relação a distancia da ponte por exemplo?

Um abração.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por ct.colela Ter Jun 15, 2010 6:03 pm

As medidas de escala que passei sao do padrao fender
as medidas do padrao fender sao usadas na maioria dos baixos atuais
os unicos instrumentos que sei que essa medida na bate sao
rk,gibson bass ,hofner,modulos grafite,deve haver outros modelos que nao seguem a escala fender que desconheço mais a grande maioria seguem a escala fender
Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Mmmedidas

Uploaded with ImageShack.us
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por LeonardoSalles Ter Jun 15, 2010 6:05 pm

^ Opa! Interessantíssimo Cotela! Valeu pela informação cara! claps

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass Empty Re: Humbucker SMB-4a no Fender Squier Jazz Bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos