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Cabeçotes que não "colorem" o som

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Mensagem por Jeff Ramalho Sáb maio 29, 2010 11:20 am

Galera Bom dia!

Gostaría da opinião dos amigos que já tiveram oportunidades de testar diferentes tipos de cabeçotes (Hartke, GK, Ampeg, Eden, entre tantas marcas) no quesito de "colorir" o som, quais marcas e modelos preservaram o som original do contrabaixo, ou seja, sem interferir no timbre?


Abraço
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Mensagem por Ricardo Sáb maio 29, 2010 11:48 am

Que tal uma potência (PA) e um pré do tipo do Tone Hammer ou similar? É o que pretendo fazer um dia (O TH eu já tenho). Idea

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Mensagem por Lapetina Sáb maio 29, 2010 12:03 pm

Jeff, vc ja ouviu o seu instrumento sem um ampli "colorindo"?
eu não!
por mais que vc use só um power amp, ele vai colorir de algum modo!
por mais sutil que seja!

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Mensagem por mum Sáb maio 29, 2010 12:11 pm

se quer fidelidade, vai de hartke serie HAxxxx.
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Mensagem por NESCAU Sáb maio 29, 2010 12:56 pm

Esse é o principal motivo de eu nem pensar em vender o meu velho Peavey Sessionbass. Ele nao colore o som e tem um equalizador ótimo.
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Mensagem por Jeff Ramalho Sáb maio 29, 2010 1:33 pm

Pois é gente, as vezes fico "encanado" com esse lance de amp alterar o som do baixo...

mas vamo lá que tiver mais experiências manda aí...
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Mensagem por Lapetina Sáb maio 29, 2010 1:45 pm

cara, eu acho melhor vc testar o maximo possivel e decidir quel para o seu ouvido colore menos!

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Mensagem por LuCaSbass Sáb maio 29, 2010 1:48 pm

Acoustic Image

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Mensagem por Thales_Sr Sáb maio 29, 2010 3:37 pm

Bom, o som do baixo sem nenhuma coloração eu acho meio sem graça.


Aí um baixo sem nenhuma equalização, coloração ou coisa do gênero. Sugiro ouvir em fones, pois a caixa do PC timbra também.

Enfim, na verdade, som "sem coloração" é algo utópico, não existe... Sempre algo dá uma mexida no som. Nem que seja a posição das caixas em relação ao ouvinte, ou o volume em que o som tá sendo tocado.

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Mensagem por Rafael FindanS Sáb maio 29, 2010 3:44 pm

Direto na mesa, não seria uma forma sem coloração não?
Toco em casa com o baixo plugado numa mesa Tascam e com fone. Me parece bem fiel ao som original do baixo.

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Mensagem por Thales_Sr Sáb maio 29, 2010 3:54 pm

Direto na mesa, não seria uma forma sem coloração não?
Mais ou menos... O PA vai "colorir" um pouco. Mas sim, é um jeito que colore menos.

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Mensagem por Steve Albini Sáb maio 29, 2010 4:31 pm

Compre um GK e deixa "colorir" o que quiser hehehe.

Brincadeira a parte, tb acho o amps da hartke bem flat IMO.
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Mensagem por Lapetina Sáb maio 29, 2010 4:33 pm

Rafael FindanS escreveu:Direto na mesa, não seria uma forma sem coloração não?
Toco em casa com o baixo plugado numa mesa Tascam e com fone. Me parece bem fiel ao som original do baixo.

o que seria o som original do maixo, o que vc escuta colocando o ouvido na madeira?

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Mensagem por Schafe Sáb maio 29, 2010 4:56 pm

sempre vai ter uma coloração, mas alguns amplis parecem q não importa o baixo q tu coloca, ele sempre soa igual (exemplo é o ultrabass da meteoro!!!!)

tem alguns q tem uma característica, mas deixam o timbre especifico do teu baixo aparecer (GK, AMPEG, e outros)...

Os amplis da hartke q eu ja toquei foram os q mais deixaram meu baixo com o timbre próprio dele (tipo, testa o mesmo ampli, com baixos diferentes e tu nota a grande diferença de timbre entre um e outro...)

mas uma coisa q as vezes altera o timbre mais do q o cabeçote são as caixas, tanto a configuração quanto o material (alumínio x papelão)
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Mensagem por Jeff Ramalho Sáb maio 29, 2010 6:48 pm

O som original ou o som sem o "colorido" do amp, seria aquele timbre característico do instrumento, por exemplo um Fender jazz bass, um Fender Precision ou MM Sting ray, tem seus timbres bem característico. A utopia seria em um amp que preservasse essas características, mas realmente sempre há uma influencia no som, ou pouca ou grande mas existe... acho que deu pra entender né scratch
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Mensagem por Convidado Sáb maio 29, 2010 7:08 pm

Um GK dos antigos e não se fala mais nisso!

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb maio 29, 2010 7:40 pm

O Roland Cube 100 tem a função super flat que acho bem limpa e sem coloridos. Caixas ativas tipo PA também costumam ter um timbre menos colorido.
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Mensagem por Schafe Sáb maio 29, 2010 9:04 pm

Sá Reston escreveu:Um GK dos antigos e não se fala mais nisso!

eu não concordo, mas opinião é que nem nariz né?
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Mensagem por allexcosta Sáb maio 29, 2010 9:29 pm

Como foi dito acima, amplificação sem cor é meio utopia.

Alguns amps bastante transparentes são os Walter Woods, Euphonic Audio e Acoustic Image. Bom lembrar que caixas também adicionam caráter ao som. As Accugroove são bem transparentes.

Colorir não é necessariamente algo negativo. Amps GK, pre Retro e caixas Bergantino colorem o som de forma positiva na minha opinião.

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Mensagem por José Carlos Sáb maio 29, 2010 10:02 pm

Schafe escreveu:sempre vai ter uma coloração, mas alguns amplis parecem q não importa o baixo q tu coloca, ele sempre soa igual (exemplo é o ultrabass da meteoro!!!!)

Se vc usar baixos com o mesmo modelo de captador ou algum similar o ampli vai soar igual para todos, (exceto o
caso que vc citou do meteoro onde inexiste equalização) mas dependendo do modelo dos captadores o som muda
sim, mas aí já entra a timbragem natural do instrumento, e por ai vai..
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Mensagem por Schafe Sáb maio 29, 2010 11:19 pm

allexcosta escreveu:
Colorir não é necessariamente algo negativo. Amps GK, pre Retro e caixas Bergantino colorem o som de forma positiva na minha opinião.

esse é o ponto, ja q vai colorir o som, q fique da cor q eu quero!!!
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Mensagem por Cantão Sáb maio 29, 2010 11:38 pm

^(2)... up

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Mensagem por CG Sáb maio 29, 2010 11:49 pm

^^ up (3)

sei não, eu acho esse negócio de colorir o som muito pessoal.

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Mensagem por Gomba Dom maio 30, 2010 7:05 pm

A unica forma de você ouvir o sol fiel do teu baixo é colocando um estetoscópio na madeira, penso eu.

Qualquer circuito pelo qual o som passe, acaba 'colorindo' ou 'desbotando' alguma coisa.

De fato tem alguns amps que acabam por ser mais 'flats' que o outro, mas mesmo assim 'colorem' ou 'desbotam'. Os principais foram citados aí em cima por allexcosta.

Talvez se você pegar um P.A Crown dos antigos, idos de 1960~70, plugado num par de NS-10M, você consegue algo bastante fiel também... mas será que vale a pena?
Será que nao é mais proveitoso você timbrar seu baixo de acordo com o que seu ouvido e seu coração gostam, 'colorindo' ou não o som?
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Mensagem por Rafael FindanS Dom maio 30, 2010 7:33 pm

No caso, os amps que colorem menos são os usados pra contrabaixo acústico?

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Mensagem por Mayo Pamplona Dom maio 30, 2010 8:03 pm

LuCaSbass escreveu:Acoustic Image

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Mensagem por LuCaSbass Dom maio 30, 2010 8:15 pm

Rafael FindanS escreveu:No caso, os amps que colorem menos são os usados pra contrabaixo acústico?
São os mais usados pra instrumentos acusticos, mas funcionam bem com instrumentos eletricos com captadores magneticos

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Mensagem por José Carlos Dom maio 30, 2010 9:33 pm

(Acoustic Image)

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Mensagem por GusVCD Dom maio 30, 2010 10:01 pm

Gomba escreveu:A unica forma de você ouvir o sol fiel do teu baixo é colocando um estetoscópio na madeira, penso eu.

E o pior q nem assim será o som fiel, porque o timbre do baixo é muito influenciado pelos caps tbm, e esses não influenciam no teste do estetoscópio...

Eu testaria tudo q é possível até descobrir o timbre q ao meu ouvido é tudo de bom! Por isso essa minha vida de desapego com instrumentos! Ri Muito

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Mensagem por Gomba Dom maio 30, 2010 10:43 pm

Como diz o nosso estimado José Carlos na sua assinatura:


"A busca pelo timbre é uma CIÊNCIA tão complexa quanto a MEDICINA"


#tenso
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Mensagem por Daniel Dom maio 30, 2010 11:26 pm

O acoustic realmente tem um som bem transparente.

Mas entre ele e um GK semelhante (ambos combos de potencia parecida e falantes de mesmo tamanho), tocados lado a lado na loja, preferi cegamente o GK...

Mas é questão pessoal. De nada adianta ter um amp transparente e plugar um tonante. O som será uma bosta.

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Mensagem por José Carlos Dom maio 30, 2010 11:32 pm

Na verdade a busca pelo timbre é uma mindfuck...

É um pra cada ouvido..
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Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Seg maio 31, 2010 9:50 pm

Por aí há quem curta um som beeeemmm colorido Cabeçotes que não "colorem" o som Icon_flower

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Mensagem por José Carlos Seg maio 31, 2010 9:57 pm

^OOO MioJO bão demais amigo!!! ha tempos não dava as caras hehe!
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Mensagem por Jeff Ramalho Ter Jun 01, 2010 8:38 am

"A busca pelo timbre é uma CIÊNCIA tão complexa quanto a MEDICINA"

Essa frase José Carlos falou tudo!!
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Mensagem por Dja Ter Jun 15, 2010 6:42 pm

Ñ acho que seja discutivel. tem a praticidade mais agil, tem gente que chora por ampli, outros por cubo que colorem...Versatilidade é In NEAR ligado em note com placa boa com simuladores da AMPEG, GK, HARTKE e afins Very Happy , ñ é real mais tem gente depois do palco que só ouve grave mesmo e acha que ta bom!
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Mensagem por gobatto Qua Jun 16, 2010 7:53 am

Dja escreveu:Ñ acho que seja discutivel. tem a praticidade mais agil, tem gente que chora por ampli, outros por cubo que colorem...Versatilidade é In NEAR ligado em note com placa boa com simuladores da AMPEG, GK, HARTKE e afins Very Happy , ñ é real mais tem gente depois do palco que só ouve grave mesmo e acha que ta bom!

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Mensagem por Carlosrzz Sex Jun 18, 2010 7:27 pm

Eu por minha vez gosto demais de SWR, "para mim" é um dos melhores amps. Pelo que eu entendí "colorir"o som é alterar o som do baixo como, "na minha" opinião fazem os peaveys, Crate, Ampeg da vida, minha opinião, não precisam concordar comigo, quanto aos que o Alex citou nunca toquei em nenhum deles, mas assim que tiver um por perto eu testo a criânça.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 18, 2010 7:53 pm

Acho que só existem tres tipos de amplificadores: O bons e os ruins....E os mal utilizados
Quanto a "colorir".... Igor Stravinsky pensava em suas músicas como pinturas impressionistas... Sons e côres possuem uma relação, uma analogia.
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Mensagem por Carlosrzz Sáb Jun 19, 2010 6:12 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho que só existem tres tipos de amplificadores: O bons e os ruins....E os mal utilizados
Falou tudo Maurício e o que muitas vezes para nós parece o the best não é lá estas coisas.

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