Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Microfones para Baixo Acústico

+7
Claudio
Zarra
Gomba
edumalta
Alexandre Montenegro
luizribeiro
Dpaulo
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Dpaulo Sex maio 14, 2010 2:33 pm

Gente,
esse assunto fica se repetindo parcialmente em outros tópicos e achei melhor concentrarmos aqui.
Seria a respeito de sugestões de microfones para baixo acústico.
O que vocês conhecem. Qual seria a configuração ideal de um microfone para o baixo acústico.
Vi que algumas pessoas usam microfones de bumbo e falam que o resultado é bom.
Vamos todos colaborar.....
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por luizribeiro Sáb maio 15, 2010 3:08 am

bicho, esse assunto ainda é meio obscuro no Brasil, pouca gente usa microfone por aí. Como eu sou uma mula nesse assunto vou tentar ajudar com respostas de emails que mandei para grande baixistas perguntando sobre esse assunto, você pode inclusive tentar fazer o mesmo, mande emails pros baixistas que você gosta da sonoridade, você vai se surpreender que a maioria vão ser bem cordiais em te responder. Ai vai, perguntei sobre isso pro Paulo Paulelli e pra ninguem menos que o Ron Carter, o Mr Carter me viu tocando aqui com uma opera e veio falar comigo fiquei super honrado, quase chorei na verdade, mas o que importa é que fiquei curioso, sobre um show que vi dele semana passada, perguntei como ele atingiu a sonoridade dele, que claro era maravilhosa, ai vão os emails;

"mr.Bacchi,
i NEVER EVER use a pedal.....
and i use a pre-amp in the studio(with no amp) to better match
the control board, and i use a amp head(acoustic image) on the road
to avoid using the one that comes with the rented amp(the head is
nearly always not working correctly).
Usually i use a AMT microphone, i do not know really well the model cause i won it from the maker.
i hope that these answers help, and thanks for your inquiry.
Congratulations for your playing with the New Word Symphony.
regards,
ron carter"

agora o do paulelli;

" OI LUIZ

MUITO OBRIGADO PELO SEU CARINHO E POR ACOMPANHAR O MEU TRABALHO.
BEM AO VIVO EU GERALMENTE MESCLO O PICKUP COM UM MICROFONE QUE EU USO NA PARTE INTERNA DO CONTRA BAIXO.

NO ESTÚDIO EU SÓ USO O MEU MICROFONE (DPA) MESCLADO COM UM NEUMANN DIRECIONADO PARA O ESPELHO.

SE TIVER ALGUMA DÚVIDA ME TELEFONE NO (omiti isso por motivos óbvios).

ABRAÇOS

PAULELLI"

Essa é a contribuição que posso dar.
Abraços
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Dpaulo Qua maio 19, 2010 11:54 am

Luiz,
esse seu DPA precisa de phantom? não consegui achar o preço dele.
pode colocar o link de alguma loja que tenha ele em estoque?
abraço
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Dpaulo Qua maio 19, 2010 3:24 pm

Vi que alguns baixistas usam o mic AKG D112 que foi desenvolvido inicialmente para microfonar o bumbo da bateria.
Alguém sabe algo a respeito?
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por luizribeiro Qui maio 20, 2010 12:52 am

Bicho, meu microfone é um baixo 7/8 com cordas original flatchrome altas o suficiente para caber dois dedos entre o fingerboard e as cordas!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Alexandre Montenegro Qua Jun 02, 2010 10:01 pm

Olá!

Gostaria de dizer que tive a oportunidade de gravar em um grande estúdio aqui de Salvador e usei um Neumann U87 pegando o som do corpo do instrumento e um Audix de lapela nos Fs e ficou muito bom. vale a pena lembrar que ambos estavam ligados em um pré Avalon o que com certeza fez toda diferença pois pude cortar as frequências indesejáveis do meu instrumento. Ao vivo sugiro usar o captador e microfonar a sua caixa com um shure SM 58, se tiver um bom ampli da muito resultado.

Abr e espero ter contribuído.

Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro
Membro

Mensagens : 28
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Dpaulo Qui Jun 03, 2010 8:40 am

Alexandre, o Neumann é excelente, pena que é caríssimo.
O que já vi usando que achei com um bom custo benefício é Shure Beta 98H/C Clip-On. Na verdade é um mic para percurssão que pega bem as frequências mais baixas e funcionou muito bem para baixo acústico. Combinado com um bom captador piezo ficou muito bom. É um ótima dica para quem não quer ou não pode gastar tanto.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Ago 13, 2010 12:05 am

Pessoal, olhem só que maravilha!


____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Ago 13, 2010 12:06 am

Pesquisando sobre microfones, achei um fórum que diz um pouco.
Tem que ler com calma, pq tem muita informação.

Mas foi o que achei de mais técnico.
Eles começam falando de Violino e acabam em contrabaixo.
Vale a pena dar uma olhada.

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=210


____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Sex Ago 13, 2010 12:24 am

SM58 no contrabaixo é excelente... pra transformar ele em um cello. Só.
Se for microfonar amp de baixo acústico tem que ser do akg 414 pra cima.

Em estúdio, condensadores de diafragma grande (u87, mxl v67, etc).
O piezo jogado direto num bom preamp. E se quiser ainda dá pra usar um condensador 'fino' pra pegar as coisas mais agudas.

É interessante a discussão que o edumalta postou. Tem até um esquema de com se posicionar os mics pra ter um bom resultado.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Ago 13, 2010 12:29 am

Achei interessante que o cara comentou que microfones omnidirecional atenuam as ressonâncias...
O que acham disso.
O que mais gostei, é que realmente a discussão era técnica, falam de frequencias.
Eu que sou leigo, me impressionou bastante.

Vale lembrar que estão falando de gravação e não ao vivo.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Sex Ago 13, 2010 12:33 am

Eu não sei como isso funciona na prática. Nunca gravei um baixo acústico.
A única coisa pra qual eu precisei de mics foi violão.

Mas isso do omni, hm, talvez seja porque ele pega todo o ambiente teoricamente ao mesmo tempo (ou as mesmas distancias ao mesmo tempo), então você tem uma quantidade de reverberações menor, ou mais tênue. Mas a sala tem que ter um tratamento acústico top, senão o tiro vai sair pela culatra.


Qual esquema vocês utilizam ao vivo?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Ago 13, 2010 12:49 am

Então é como o Cláudio fala... nunca tive coragem de usar um MIC ao vivo.
So uso captação... e dependendo com quem estou tocando...a ressonância é inevitável... demoro para conseguir regular...

Preciso aprender mais sobre isso... para evitar dores de cabeça!!!

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Sex Ago 13, 2010 12:52 am

Mas a microfonação é uma faca de dois gumes. Se for mal feita ou estiver mal regulada, vai piorar ainda mais a coisa... talvez esse clip que o Claudio falou seja interessante. Eu não conheço a curva dele. Vou pesquisar e depois posto as minhas impressões aqui.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Sex Ago 13, 2010 1:00 am

Edu, muito bacana esse vídeo.

O som do baixo ficou bem legal, mas não senti tanta diferença no som quando o cara somou os outros mics (to usando uns fones de ouvido bons como referência). Achei que o mic distante já deu o grave necessário e a presença de médio-agudo que é necessária na gravação, e o mic pra pegar o "barulho dos dedos" seria dispensável com uma equalização básica no primeiro mic.

Só aconselho aos colegas que forem gravar o baixo, ou qualquer outro instrumento com mais de um microfone, que observe o alinhamento de fase entre as pistas, pois pistas simultâneas e defasadas podem causar cancelamento de frequências na região de média-alta e alta, e dar uma sensação falsa de "mais grave"... às vezes fica bom, mas na maioria das vezes fica aquele som difícil de se encaixar na mixagem.

Sobre o microfone do Ron Carter que o Luiz descreveu no e-mail, o AMT S25B é um microfone condensador com um decaimento na região aguda a partir de 10KHz, pra compensar esse barulho dos dedos que produz com uma captação de perto do baixo.
Sobre os mics da DPA que eu já usei, achei eles excelentes, mas só microfoei piano e violino com eles. Como todo microfone condensador, é super sensível e bem fácil de dar microfonia se vc aumentar muito o som do monitor no palco, mas se bem equalizado, é excelente mesmo.

Sobre o AKG D112, Beta 92 e qualquer outro microfone para bumbo, eu desaconselho os colegas a usarem pois esses microfones já vem com um padrão de resposta "programado" para maquiar o bumbo... a sensação de grave que ele dá é meio forçada e ele puxa outras frequências que não são interesantes para o som do contrabaixo. Microfones dinâmicos que também são usados para microfonar bumbo como o RE-20 da ElectroVoice e o MD-421 da Sennheiser já são outro caso, pois são mics com uma resposta bem plana. Também não é aquela coisa do tipo "pelamordedeus! jogue fora esses mics!!!", mas se vc comparar um microfone de bumbo com um outro microfone, de preferência condensador, vc vai sentir a diferença gigantesca de se usar um ou outro. É como falar do SM58. Uso ele a todo momento para microfonar bandas e coisa e tal (aliás, hj teve o Sizão Machado lá no SESC que eu trabalho), é um mic excelente, até o momento em que coloco um RE-20 do lado dele... aí fica difícil achar o SM58 bom...

Abrax!
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Ago 13, 2010 1:09 am

Zarra, bem legal seus comentários...
E o que acha do Shure Beta 98H/C, vc acha que ele funcionaria bem nos F do contrabaixo?
Queria comprar para testar... mas 200 dólares em algo que não tenho certeza é complicado.
Eu tenho problema de ressonância até com captador, como disse acima.
Eu não sei o que a galera faz ou com quem toca... só eu tenho problema?

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Claudio Sex Ago 13, 2010 9:05 am

edumalta escreveu:Pesquisando sobre microfones, achei um fórum que diz um pouco.

AudioList, esse Fórum é maravilhoso, a turma lá é de um nível técnico bem alto, e o Edu Silva é um cara gente boa que saca muito do assunto.

Gostei bastante dessa idéia de colocar o microfone entre o Cavalete enrolado em espuma, pode ser uma excelente idéia pra gravação, vou testar isso em breve.

edumalta escreveu:
Eu tenho problema de ressonância até com captador, como disse acima.
Eu não sei o que a galera faz ou com quem toca... só eu tenho problema?

Não tenho problemas com ressonância não... pelo menos com essa captação que utilizo eu não tenho mais... a única "precaução" que tenho, é ficar bem afastado de peças como Bumbo de Bateria e Cajon microfonados... tirando isso, o resto é tranquilo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Ago 13, 2010 9:25 am

a única "precaução" que tenho, é ficar bem afastado de peças como Bumbo de Bateria e Cajon microfonados

Cláudio, não sei como é no RJ, mas em SP os palcos estão cada vez menores.
Com um trio que toco, fico colado com todo mundo. Pode ser esse o problema.
Começo em setembro a tocar com uma Big Band, para ser sincero estou com um pouco de medo, afinal de contas tem instrumento pra caramba.. tenho medo de todos irem parar dentro da "minha" caixa harmônica...

Eu ainda não consegui, resolver esses problemas... Mas vamos a Luta!

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Claudio Sex Ago 13, 2010 9:33 am

Edu... aqui no Rio temos palcos bem pequenos também... uma dica é utilizar um pedal EQ só pra cortas as frequências que estão sobrando na ressonância, sem cortar volumes.

Como o Razza citiu em outro tópico, deixar o pré aberto o mínimo também produz um excelente resultado, você manda pro amplificador uma quantidade insignificante de ruído ambiente, já testei isso e funcionou numa boa.

Em palcos grandes com big bands, vale a pena microfonar a caixa e mandar uma linha pro PA.

Veja o Silvinho Mazuca (Maria Rita) tocando com aquela banda gigante do trabalho "Samba Meu"... som do baixo limpo e com ressonância zero! ele microfona a caixa, joga linha pra retornos do resto da banda e monitores, e ainda usa um Powerclick.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Sex Ago 13, 2010 9:46 am

Gente, cês já viram que eu não sou entendido do assunto baixo acústico, mas não tem como selar a caixa? Digo, 'tampar' os efes pra diminuir a ressonancia?
Aí você usa um microfone de clip, tipo o beta98 lá dentro, além do piezo no cavalete.

Isso é viável?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Claudio Sex Ago 13, 2010 9:58 am

Viável é... já vi Acústico com o F selado em estúdio, sala de gravação... em shows ainda não vi nenhum, o que aliás, esteticamente falando fica feio pacas.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Sex Ago 13, 2010 10:29 am

Mas em shows diminuiria bastante a ressonância, não?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Claudio Sex Ago 13, 2010 11:00 am

^ Não sei... na época em que fiz um circuito de shows numa gig do Banco da Amazônia, utilizava um Baixolão Takamine, que já veio com aquele redutor de ressonância de borracha... na boa, aquilo não fazia muito efeito não, eu sempre tinha que procurar a melhor posição no palco pra tocar.

Em estudio faz um efeito bom, mas considere que o ambiente já tem (em tese) um tratamento acústico que por sí só já elimina grande parte desse problema.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Sáb Ago 14, 2010 12:16 am

^

É. Como eu disse, a minha experiência é com violões. Pelo menos eu sempre consegui resultados satisfatórios com eles tampando a boca. Não sabia que no baixo isso não mudava nada.


Como e com que material costumam fechar os efes?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sáb Ago 14, 2010 12:28 am

O pessoal do rockabilly pode nos contar... já vi muitos tampando os F com Fita adesiva mesmo!
Para o tipo de som, pouco importa os F, segundo eles próprios.

Porém tampar os F eu teria a sonoridade modificada. Não sei se é uma boa opção... acho que vai de testar...


____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Qua Set 01, 2010 10:34 pm

Pessoal, olha o link do DPA:

http://www.dpamicrophones.com/en/products.aspx?c=Item&category=118&item=24359

Aqui no BR é distribuído pela Quanta:
http://www.quanta.com.br/systems/

Qto será que custa?

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Qua Set 01, 2010 11:51 pm

Nossa... só agora recebi a msg de acompanhamento desse tópico... foi mal pela demora pra responder, Edu.

Como nunca ouvi o Beta 98H/C ao vivo, fui no site da Shure pegar as informações do microfone. Aqui vai o link pra gente ir entendendo o mic junto: http://www.shure.com/americas/products/microphones/beta/beta-98hc-instrument-microphone

Em primeiro lugar, ele diz no início da descrição que é um microfone para SOPROS e que tem a sua cápsula "equalizada" para isso. Tudo bem que esse papo de microfone só para voz, só para percussão ou só para cordas não existe na prática, pois vc pode usar qq microfone em qq instrumento, porém com isso o fabricante já nos dá uma dica sobre como o mic foi pensado.

Por ele ser um microfone CONDENSADOR, ele tem uma sensibilidade maior de captação do que um microfone DINÂMICO (o nosso querido SM 58 velho de guerra). A cápsula pequena favorece a captação de transientes mais rápidos, isto é, capta frequências agudas com mais "facilidade" (olha o som de dedo pintando com ele posicionado perto do cavalete...).

O padrão polar deste microfone é CARDIÓIDE (direcional), e a principal característica desse tipo de padrão polar é o chamado EFEITO PROXIMIDADE, que dá uma soma nos graves quando o microfone fica próximo. O que me assustou olhando o diagrama de frequências desse microfone é o quanto esse "efeito" soma de grave a 1cm de distância da fonte sonora. Se vcs repararem, a 1 cm ele soma 20 dB entre 20 e 50 Hz, decaindo depois, porém ainda em 100Hz ele soma 10dB, e só vai sumir essa soma na região dos médio-agudos (2KHz). Um microfone como o SM 58, essa soma termina mais ou menos em 200 Hz, pra vcs terem uma ideia de quanto esse Beta 98H/C amplifica os graves.

Se pensarmos num instrumento de sopro, esse reforço nos graves até vem a calhar, já que o forte de ressonância deles é a partir de 400 Hz, porém, pro contrabaixo que já tem uma boa resposta a partir de 30, 40 Hz, 20 dB de volume é muita coisa... Aí quando chega em 150, 200 Hz que é uma frequência que desponta no baixão, o mic me soma 10 dB... já sacou o que acontece no monitor?
Resumindo, (perceberam q gosto de uma prosa...), acho que se vc não pega um bom técnico na casa, com bons equipamentos, vc roda bonito com esse microfone...

Essa semana fiz um show em que o baixista (Mauricio Biazzi, super gente fina) tocou com um Fishman Full Circle e um pré da MXR (DI+effect)... excelente som. Muito bom...

Sobre fechar os F's, não sei se dá certo, pois a ressonância das frequências graves se dá no corpo inteiro do contrabaixo. Acredito que o som possa ficar mais abafado, com menos agudos, até com menos volume do instrumento acústico, porém se uma frequência começar a somar e realimentar, não será isso que irá segurar a microfonia. Por isso que as borrachas pra fechar o buraco do baixolão não funcionam direito (já tive um baixolão tb que me deu muito trabalho).

Sobre o microfone enrolado na espuma, não sei o que pensar... só precisamos tomar cuidado pq todo microfone quando "abafamos a grade" vira um microfone omnidirecional, e aí se subir muito o volume no monitor dá microfonia na certa.

Acho que é só isso... rsrsrs

Abrax!
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Qua Set 01, 2010 11:58 pm

Esqueci de falar sobre o DPA... eu sou fã demais dos DPAs... excelente microfone... se vcs compararem o diagrama do Shure Beta 98 com esse DPA 4099 que o Edu mandou, vcs irão sacar o que eu quis dizer com o efeito proximidade. O DPA é um mic muito mais equilibrado...

Agora sim foi... rsrs...

Abrax!
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Claudio Qui Set 02, 2010 7:30 am

edumalta escreveu:Pessoal, olha o link do DPA:

http://www.dpamicrophones.com/en/products.aspx?c=Item&category=118&item=24359

Aqui no BR é distribuído pela Quanta:
http://www.quanta.com.br/systems/

Qto será que custa?

Mas, parece que a Quanta não distribui aqui o 4099b... veja o link:
http://www.quanta.com.br/systems/produtos/dpa/audio-profissional/microfones/dpa-4099/

Sobre o preço, deve ser beeeem salgado... dá só uma olhada no precinho mixa do 4022:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152207056-microfone-de-lapela-cardioide-4022-cabo-traseiro-dpa-compact-_JM

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Qui Set 02, 2010 9:59 am

Esse cara do MercadoLivre tá de sacanagem... 6 paus e meio???? tá de brincadeira...

O DPA 4099b custa US$600... http://www.shopping.com/-buy+dpa+microphone+4099b+price

Encontrei no Forum TalkBass um comparativo entre o DPA 4099b e o AMT SP25b: http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=584383 e http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?p=9609507

Um baixista de lá diz que tem os dois mics, e que a diferença básica entre um e outro é que o AMT (US$670) tem um bom suporte que permite posicionar bem o microfone, é excelente em rejeição de microfonia, principalmente se vc toca com um amplificador atrás, porém ele capta bastante os instrumentos ao lado (bateria/guitarra muito alta).

Já o DPA 4099b (US$600) tem um padrão polar de super ou hipercardióide, o que faz com que ele rejeita bastante o som de outros instrumentos no palco, ajudando bastante em palcos pequenos, tem um clip pra posicionar o mic muito mais prático que o AMT, porém dá bastante microfonia com amplificadores (e acredito que com monitores tb), mas o cara diz que é o que tem o melhor som pra PA, mais claro e próximo ao som real do instrumento. Nem falo qual amplificador o cara disse que usa com esse mic pra eitar microfonia...

Depois de ler sobre esses mics, me deu uma preguiça de morar aqui no Brasil...
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Qui Set 02, 2010 10:16 am

Cláudio, o cara deve estar de Sacanagem... 6,5K é muito dinheiro!

Zarra, excelente informação...

por 600 dólares tb dá quase pra comprar um excelente captador... com aquele que o Luiz Ribeiro apresentou pra gente
(http://www.lemurmusic.com/Schertler-Electrodynamic-Transducer-for-Double-Bass-DYN-B/productinfo/A1417/ )

Mas pra ser sincero, eu gostaria mesmo de testar esse MIC da DPA.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Qui Set 02, 2010 11:20 am

Olha esse link que eu achei tb: http://www.kontrabass-atelier.de/pickups_e.html

O cara testa os captadores e o microfone DPA 4099b... vale a pena ver.

Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Qui Set 02, 2010 11:27 am

Zarra, que link bacana!
Muito útil o trabalho dele!

Valeu!

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 02, 2010 3:14 pm

Zarra escreveu:Nossa... só agora recebi a msg de acompanhamento desse tópico... foi mal pela demora pra responder, Edu.


Essa semana fiz um show em que o baixista (Mauricio Biazzi, super gente fina) tocou com um Fishman Full Circle e um pré da MXR (DI+effect)... excelente som. Muito bom...


Abrax!

Pô o Biazzi é super brother!
Comprei o acústico com a ajuda dele e as únicas aulas que tive foi com ele. Super gente boa e tira um som maravilhoso do acústico.
mas ele tava usando o Acustic Image?
Se tava é covardia pois até berimbau fica bom nesse ampli!!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Qui Set 02, 2010 3:20 pm

Pois é Fernando, o Rui Barossi que toca com um amigo meu no quarteto solto, acabou de comprar um Acustic Image.
É um absurdo esse Ampli. 2 Falantes apenas...
quem não conhece, segue o link:
http://www.acousticimg.com/flash-index.html

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Qui Set 02, 2010 10:45 pm

Fernando, o Biazzi usou o GK 800RB que tenho lá no SESC... 2 caixas (4x10" e 1x15"), mas usei mais o som que vinha direto do pré mxr dele...

o Rui toca muito tb... e é super gente fina...
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Qui Set 02, 2010 11:12 pm

Zarra nem me fale... O Rui é mto bom.
Inclusive postei uma gravação de um ensaio do Quarteto dele, pena que nem todo mundo comentou.
Feedback é extremamente importante na música...

Acho que você já ouviu:
http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/quarteto-solto-t8550.htm

Vou perguntar para ele, como está captando o som do instrumento. Aliás ele acabou de comprar outro contrabaixo. Trouxe da frança.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por LucasJazz Sex Set 03, 2010 10:57 am

Só pra matar a curiosidade dos forumeiros, a Quanta vende o DAP 4099B sim, mas custa R$ 1990,00 mais o frete!!!!!
Pra quem tem bala na agulha é uma opção.
Nos Estados Unidos.... U$600,00.
Abraço
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por edumalta Sex Set 03, 2010 11:14 am

Nossa quase 2 mil... realmente vale mais a pena trazer...ou pedir para alguém...

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Sex Set 03, 2010 11:02 pm

Muito bom esse som que vc mandou, Edu... muito bom...

Agora, sobre o DPA, não sei se vale a pena trazer de fora tb... 600 doletas vai bater na alfândega (e os caras tão manjando bastante de equipo de áudio) e vai ser sobretaxado em 60%... se sair 900 dólares, ou 1800 reais, pra entrar legalizado aqui no Brasil, vc já se deu malz, pq poderia comprar na Quanta por quase o mesmo preço, com nota fiscal e garantia...
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por LucasJazz Sáb Set 04, 2010 12:54 am

Zarra, é bem difícil isso acontecer, a não ser que voce traga na caixa original. Tira ele da caixa e coloque num bolso interno da jaqueta, na mochila, na mala entre as roupas, etc... Já fiz isso com vários equipamentos musicais e nunca deu problema.
Além disso agora tem uma lei nova a respeito disso - pode trazer como objeto de uso pessoal, ou seja, se voce é músico e toca acústico, tem um microfone pra tocar...
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Sáb Set 04, 2010 1:08 am

Ainda prefiro a nota fiscal e a garantia, pelo menos nesse caso...
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por bassman4 Seg Nov 01, 2010 11:51 pm

Trupe desse fórum maravilhoso!!! eu tenho duvidas em relação de som de microfone pra SOM COM ARCO eu ouvi falar que usar um microfone de bumbo de bateria e um outro microfone normal no "F" do baixo fica bom, porém o uso de microfone vc tem que FICAR ESTÁTICO NUMA POSIÇÃO e ....ehehe eu me emplgo várias vezes não gosto de ficar parado não kkkk. queria saber a melhor dica pra captação de som pra arco (lógico que não pra fins erudito kkkkk)bem e a minha querida teacher Miranda ela falou de um captador chamado barkus berry(acho que ese escreve assim) que é ótimo mas só vende nas grinas se não me engano.
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Ter Nov 02, 2010 6:49 pm

Bassman, há umas 2 semanas o Rui Barossi levou o DPA 4099b prum show q ele fez lá no SESC... achei o microfone muito bom tanto pro som de arco qto pizzi, o problema dele é tocar muito perto do amplificador, mas cortei a freqência que estava sobrando e ficou ótimo.
Como já falei nas mensagens acima, mic de bumbo é equalizado pra bumbo, perde-se muitos transientes na captação do baixo acústico. E microfone no F capta muito grave, um grave falso tb...

Em estúdio, o melhor é um condensador de cápsula larga posicionado a uns 25 cm do baixo, um pouco acima do cavalete. Em show ao vivo, se vc não tem um bom equipo de retorno e um bom técnico na mesa, aí vc tá pego... prefiro um bom captador a um microfone no palco.
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Nov 02, 2010 6:58 pm

Pois é, concordo totalmente, Zarra. Quem quer usar um mic tem que ter um captador como segunda opção ou mesmo pra misturar. Por melhor que seja o mic, não adianta... em muitos casos vai dar xabu.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Ter Nov 02, 2010 9:22 pm

Acaba que no baixo você padece dos mesmos males do violão, então? O melhor som é microfonado, mas só dá pra fazer isso em estúdio...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Nov 02, 2010 9:35 pm

Dá pra fazer com mic, tanto no violão como no baixo, mas é raro.. precisa de equipe competente, equipamento bom e sala boa.

Mas contrabaixo é ainda mais problemático que violão acústico pra amplificar.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Zarra Qua Nov 03, 2010 12:40 am

Como bem disse o Mayo, o violão é mais fácil do que o baixo acústico de captar com microfone no palco, por questão da região de resposta de frequências do instrumento... isto é, um violão eu consigo "cortar" as frequências que geralmente sobram sem prejudicar tanto o timbre, numa região grave/médio-grave por exemplo, já que a resposta de frequência do violão é maior na região médio-aguda.
Num contrabaixo, se eu cortar essa mesma frequência, posso descaracterizar totalmente o som do instrumento.

Essa explicação foi meio "a grosso modo"... A questão é um pouco mais complexa e envolve mais variáveis.

Eu acho que buscar um som "puro" no palco sem ter bons - e caros - equipamentos é praticamente impossível. Já dentro de um estúdio, isso vira uma obrigação.
Zarra
Zarra
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por bassman4 Qua Nov 03, 2010 1:23 am

Bassman, há umas 2 semanas o Rui Barossi levou o DPA 4099b prum show q ele fez lá no SESC... ZARRA ONDE ENCONTRO ESSE MICROFONE E QUANTO É (SE É QUE VENDE AQUI NO BRASIL) Question
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Gomba Qua Nov 03, 2010 10:18 am

Zarra escreveu:Essa explicação foi meio "a grosso modo"... A questão é um pouco mais complexa e envolve mais variáveis.

Eu acho que buscar um som "puro" no palco sem ter bons - e caros - equipamentos é praticamente impossível. Já dentro de um estúdio, isso vira uma obrigação.


Eu entendo. Mas qualquer condensador em palco é já é um convite a dar microfonia se quem tiver operando o som não souber como lidar com ele...

Eu não sei, não toco acustico e as vezes que usaram um quando eu tava operando, eu já recebia a linha do amp dos caras. Mas um bom piezo + um beta98 já conseguem uma boa captação no palco, não?

O piezo pode pegar as partes mais graves enquanto o 98 pega o médio característico do arco...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Microfones para Baixo Acústico Empty Re: Microfones para Baixo Acústico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos