Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rickenbacker 4003

+42
Stormbringer
BLZENI
vinibassplayer
jefersonalvah
John Music
campos
afonsodecampos
Coder
Juninho Sampaio
Willian Casagrande
Thiago Almeida
fheliojr
BigBoy
Uchoa
Felipencs
JAZZigo
Stocco
Vazquez
edumoraes
lucochoa
Rico
mrbfisio
Luigi Pantaleoni
Ricardo Petrone
Pedro Jack
ticohg
tfk
Lapetina
dekobass1982
edumerino
DenisLM
Sommerlatte
CG
Paulo Penna
Gomba
Zuma
clabass
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Cid
Dan
Hugo Furlan
46 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Rickenbacker 4003

Mensagem por Hugo Furlan Ter Abr 13, 2010 9:14 pm

Grande Allex, você possui ou já tocou nesse baixo? Caso sim você pode dar uma geralzinha sobre ele? Conforto, tocabilidade, som, custo X benefício etc... Obrigado desde já.
Hugo Furlan
Hugo Furlan
Membro

Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Dan Ter Abr 13, 2010 10:07 pm

Vou deixar pro Alex dar a primeira resposta... apesar de já ter tocado nele, mas tenho que expressar opinião agora que surgiu a oportunidade. Tinha um belííííííííííííssimo exemplar sendo vendido aqui no fórum, cheguei a me emocionar quando vi o preço baixo... No entanto, por enquanto não tenho o dinheiro... E a moderação tinha pedido pra evitar comentários nos tópicos dos classificados... Mas nunca estive em uma sede tão grande de postar GAS... Porque o único baixo que eu pretendo adquirir antes do Rick, é um Bongo de uma cor que acho que eles não fabricam mais, por isso seria difícil de achar para vendendo. E o aparecimento dessa ótima oportunidade podia, se eu tivesse dinheiro, inverter a ordem da compra, ainda mais um JetGlo, como esse era...

Enfim, desculpa dar uma desvirtuada no tópico, prometo que respondo sobre o que você perguntou dele depois que o Alex postar.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Hugo Furlan Ter Abr 13, 2010 10:37 pm

Que isso Dan, é exatamente aquele Rick que eu estou tentando negociar, mas como nunca toquei em um, quero umas opiniões.
Hugo Furlan
Hugo Furlan
Membro

Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Cid Ter Abr 13, 2010 10:38 pm

Tem gente que ama, tem gente que odeia.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Dan Ter Abr 13, 2010 10:52 pm

Acho que ficou meio claro que eu sou um dos que ama, rs...
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Hugo Furlan Ter Abr 13, 2010 11:33 pm

Já tocou em um Cid?
Hugo Furlan
Hugo Furlan
Membro

Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por allexcosta Qua Abr 14, 2010 12:22 am

Gosto das guitarras Rick, os baixos são OK. A tocabilidade é melhor do que se espera olhando pra eles, mas o som e o visual não me agradam muito. Nunca nem cogitei ter um...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54459
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Hugo Furlan Qua Abr 14, 2010 12:31 am

Me disseram que é muito mais desconfortável que um Fender Jazz, verdade?
Hugo Furlan
Hugo Furlan
Membro

Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Hugo Furlan Qua Abr 14, 2010 12:32 am

Perdão, me expressei mal.. Em relação ao Jazz Bass, me disseram que ele é desconfortável.
Hugo Furlan
Hugo Furlan
Membro

Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 14, 2010 1:15 am

Olha, eu já toquei num Rick original e numa cópia da Giannini. O Rick original tinha um braço "taruguento" e desconfortável (para mim, mas eu não sou parâmetro, pois não toco p... nenhuma!). Já a sonoridade é bem específica. É o som que eu curto? Não. Meu som é o do Precision, gravão, mas é uma sonoridade fantástica a do Rick. Paul MacCartney tirava um som incomum deles (para o que estamos acostumados) no "Wings over América", Cris Squier dispensa comentários...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Dan Qua Abr 14, 2010 6:38 am

Conforto:
É, com certeza não é um dos pontos fortes do Rick. Tanto dos baixos quanto das guitarras. Ambos tem um braço que é excessivamente grosso. E a postura para tocar nesse braço pode incomodar alguns.

Tocabilidade
Não acho que fique comprometida sem, mas acho mais interessantes modelos com o cover plate, onde você pode apoiar seu polegar de forma apropriada, já que seus caps são pequenos e no caso da ponte tem um certo vão em volta de seu local de inserção. Quanto ao do braço Ele realmente é pequeno demais para que se possa apoiar nele.

Som
Chegamos ao ponto mais importante. O som. É uma coisa de louco o som que esse bicho faz. É lindo, muito lindo é roncado, pesado, olha é uma coisa de louco. Como o Rick, só o Rick.

Custo X Benefício
É mais uma coisa em que ele peca. Um Rick é muito caro. Se você procurar bem você acha Music Mans, Fenders, etc por preços mais acessíveis. Só que é aquele negócio. O Timbre do Rick é único.

Veredicto: É um baixo apenas para quem é fã dele. Porque ele não é uma escolha óbvia e racional. Ele é mais caro, tem um design duvidoso (que eu curto), não proporciona um grande conforto (motivo pelo qual não comprei, naquele momento, o Rick que eu testei, além do preço, que estava fora da realidade). Bom, mas quando falo em fãs do Rick, eles são até comuns. Muitos baixistas tem no Rick um dos sonhos de consumo. É com certeza um belo baixo.

Espero que tenha ficado bom, fiz meio na pressa, abraços!
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por clabass Qui maio 06, 2010 11:12 am

Eu não posso deixar de dar minha opiñião sobre o Rickenbacker.

Eu tenho um rickenbacker 4001 ano 1973 e toco com ele há mais de 20 anos.

Quem pesquisa sobre o assunto sabe que o rick 4001 tinha um braço mais fino e headstock reto em relação ao braço pois foi projetado para cordas flat com tensão menor. Alguns apresentaram problemas de torçao com uso de cordas com maior tensão mas o meu não apresentou.

O rick 4001 é muito confortável, e sua tocabilidade é melhor do que as do jazz bass e MM (tive um jazz bass american e um american reedição 75 como também um MM stingray - claro que existe a diferença de pegada para tocar em um baixo de captação passiva e outro de captação ativa). O 4001 é de maple mas leve do que o 4003 que também teve seu braço alargado e o headstock angulado para tras para resolver os problemas que alguns antigos apresentavam.

Como acho que o rickenbacker 4001 que eu possuo é em tudo muito melhor que todos os outros instrumentos que já tive e toquei, procurei por uns tempos adquirir um modelo 4003 novo. E CONFESSO QUE ME DECEPCIONEI.

Os 4003 novos, apesar de serem instrumentos fantásticos com timbre tão bom como os antigos 4001, são muito pesados, braço mais grosso e não têm a tocabilidade tão boa quando os 4001, e portanto, tirei de cabeça adquirir o 4003.

Acho que é isso que faz com que algumas pessoas falem que o 4003 é desconfortável.

Agora, eu te digo uma coisa: cada pessoa tem um corpo diferente, as mãos são diferentes, a sensibilidade é diferente.

Um baixo que se adapta ao corpo e a maneira de tocar de uma pessoa pode não servir para outra.

Assim, te dou um conselho de quem tem experiència e já comprou muito instrumento somente pelo visual:
Por mais que você seja fã de um instrumento específico nunca compre um sem colocar uma correia nele e tocar por algum tempo.

Espero que tenha te ajudado.

ABraço
clabass
clabass
Membro

Mensagens : 126
Localização : MInas

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Zuma Ter Jun 22, 2010 4:00 pm

Eu tenho um 4003, récem comprado. É um baixo especial! Muito bom mesmo! Comprei sem nunca ter tocado um, e, graças a Deus, não me arrependi! Minha adaptação à ele foi imediata... Achei mais fácil tocar nele do que no Music Man. Ouvi tanta coisa sobre o braço e sobre o peso do instrumento e não vi nada disso no meu baixo. Escala deliciosa de se tocar!
É um baixo muito versátil quanto ao timbre: sai do timbre extremamente grave para o rasgado bem forte só alterando a tonalidade e a posição da captação. Eu, particularmente, prefiro ele bem fechado, bem grave.
Agora vou falar de detalhes "negativos" dele: ele não tem um Mizão violento como meu Fender. Falta um peso final. Ele é um baixo bem puxado para o médio. Bem na cara! Você liga num P.A. e só dá você! Hehehehe! E a parte do braço após a 12ª casa é um absurdo de volume e pressão sonora! É uma coisa única que nunca vi em nenhum baixo que tive.
Mas tudo é uma questão de adequação... Por exemplo, se quero uma nota Fá para um parte violenta de uma música, no Fender vou na 1ª casa da corda E, no Ric eu vou na 8ª casa da corda A. Me adaptei a isso. Mas nada que uma equalização diferenciada não resolva também.
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Zuma Ter Jun 22, 2010 4:03 pm

A posição da mão direita é complicada pra mim. Sou baixista de Fender que toca em cima do captador do braço, usando a pegada entre os captadores (talvez por isso não tenha me adaptado ao MM). Tive que tirar o pickup cover (que, apesar de ser lindo no instrumento, é de plástico! Decepção!). Toco com o dedo apoiado no escudo entre os dois captadores, porque a parte metálica que sobra quando se tira o pickup cover é muito alta e a ainda tem umas pontas que podem ferir o dedo após tocar o Mizão. Me adaptei por aí e já foi.
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Zuma Ter Jun 22, 2010 4:03 pm

A ponte é muito complicada... Além de móvel, a regulagem das oitavas é muito escondida... De difícil acesso. Pensei que ia ter problemas, mas ela segura firmemente a afinação. Os carrinhos batem na ponte quando eu toco (toco com muita força), mas esta zuada não passada para o som aplificado. E e ponte também não tem regulagem individual de altura das cordas, mas não compromete muito o ajuste da ação não... Mas o baixo tem regulagem individual de altura para cada polo de cada captador! Uma maravilha! Me fez melhorar a questão da falta de peso no Mizão e uma presença um pouco menor da corda G (quando veio de fábrica).
O slap até rola, apesar do captador do braço ser colado no braço, dificultando a posição dos dedos para o pluck, mas o som não tem aquela pressão grave que o Fender e o MM me dão no slap.
Ainda não testei o baixo com o cabo stereo na saída stereo do baixo, e vou colocar cordas flat nele pra ver no que dá!
É um baixo muito bom! Recomendo! Eu uso ele bastante para tocar rock anos 60 e 70! É demais!
Espero ter ajudado a tempo (só tenho 2 dias de forum)!
Abraço!
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Dan Ter Jun 22, 2010 4:44 pm

Zuma escreveu:Toco com o dedo apoiado no escudo entre os dois captadores, porque a parte metálica que sobra quando se tira o pickup cover é muito alta e a ainda tem umas pontas que podem ferir o dedo após tocar o Mizão. Me adaptei por aí e já foi.

Isso foi o que definiu a minha escolha desfavorável ao Rick. O som do Rick e do "rival" dele na minha escolha era diferente, mas os dois em seus respectivos timbres me agradavam... Podia acontecer de eu me adaptar futuramente a esse desconforto citado acima, mas preferi não arriscar na época. Mas ainda pretendo ter um Rick um dia.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Gomba Ter Jun 22, 2010 4:46 pm

O Rickenbacker é um baixo que me agrada pelo timbre entre a 5a e a 12a casas.
Mas me desagrada em todo o resto...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Paulo Penna Sáb Out 09, 2010 9:18 pm

Meu gas esta toto voltado para o Ric, que é o baixo mais bonito que ja vi..... vou descobrir se é bom em breve!
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por CG Sáb Out 09, 2010 9:26 pm

Senhores, tive o prazer de tocar em um Rick 4003 na sexta feira lá na Crocodile. É feio, desconfortável e caro, mas na hora que você pluga o baixo no amplificador, o som que sai é poderoso. Sem dúvida, se tivesse dinheiro sobrando comprava um sem dúvida nenhuma.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Sommerlatte Qui Jan 20, 2011 7:54 pm

Gostaria de compartilhar minha opnião com vocês.
Acabou de chegar meu rickenbacker 4003 fireglo
de primeira vista, é um p*** baixo, bonito pra caramba.
Desconfortável? Achei pra caramba, pra não dizer outra coisa..
O cover do captador da ponte incomoda que só.... na tentativa de tirá-lo, eu ainda fiz besteira no captador. Depois de constertado o erro, sobram 2 pontas afiadas pra você cortar seus dedos ^^, fica a dica, não tirem o cover...

O que mais me aflige é o fato da corda mi, ter uma presença escabrosamente menor do que as outras cordas. Não sei se é azar de ter pego um baixo "premiado" como já discuti em outros fóruns, mas que eu desanimei pra caramba por conta disso, sim!
Não sei, dizem que pode ser a ponte do RK, outros dizem que é a captação..
quem tiver mais informações por favor compartilhar! estou desesperado pra usar esse bass!!
Obrigado

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Paulo Penna Qui Jan 20, 2011 8:06 pm

O rick novo tem polos reguáveis. No meu regulei o polo do captador do braço mais alto e pronto, o Mizão tá lá!
Acho ele muito confortável, somente tem de acostumar com o espaçamento mínimo na ponte.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Sommerlatte Sex Jan 21, 2011 12:37 am

acho que o problema é no pólo da ponte, o do braço está bem regular em relação as outras cordas, já o do braço apresenta desníveis.
Amanhã levarei no luthier e posto o resultado aqui.
Very Happy

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Paulo Penna Sex Jan 21, 2011 10:56 am

pra regular o polo não ´precisa de luthier, é so usar uma chave allem e em 2 segundos vc resolve o problema.
No meu eu só mexi no polo Mizão do captador do braço e abaixei a ponte poi gosto das crdas quase arrastando... ficou ninja!!!! macio pacas! ação super baixa... belezura além dos padrões mundiais de belezura subgrave!!!
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Zuma Sex Jan 21, 2011 2:59 pm

Sommerlatte escreveu:Gostaria de compartilhar minha opnião com vocês.
Acabou de chegar meu rickenbacker 4003 fireglo
de primeira vista, é um p*** baixo, bonito pra caramba.
Desconfortável? Achei pra caramba, pra não dizer outra coisa..
O cover do captador da ponte incomoda que só.... na tentativa de tirá-lo, eu ainda fiz besteira no captador. Depois de constertado o erro, sobram 2 pontas afiadas pra você cortar seus dedos ^^, fica a dica, não tirem o cover...

O que mais me aflige é o fato da corda mi, ter uma presença escabrosamente menor do que as outras cordas. Não sei se é azar de ter pego um baixo "premiado" como já discuti em outros fóruns, mas que eu desanimei pra caramba por conta disso, sim!
Não sei, dizem que pode ser a ponte do RK, outros dizem que é a captação..
quem tiver mais informações por favor compartilhar! estou desesperado pra usar esse bass!!
Obrigado

Eu postei tudo aquilo que está aí há seis meses atrás, quando comprei o baixo. Fiquei até pensando que não me adaptaria ao baixo e que até o venderia.
Hoje em dia eu não troco meu Ric por nada desse mundo. Baixo fantástico. Som fantástico. Só dá ele no P.A.
Quanto ao desconforto do braço e as pontas afiadas depois da retirada do cover, dá para se adaptar perfeitamente. Eu coloquei um thumb rest no meu e resolvi meu problema.
Quanto a sonoridade das cordas, é só você ir testando e ir mexendo na regulagem (não precisa levar para um luthier toda hora). Ele tem muitas regulagens disponíveis que podem ser feitas.
O Ric nunca vai ter um Mizão como um Fender, por exemplo, mas o som da corda E aparece sim, está lá, basta regulá-la do seu gosto.
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por DenisLM Sex Jan 21, 2011 3:43 pm

odeio esses topicos sobre rickenbackers! Mad

o negócio do cover eu tinha visto isso:
http://www.tubeampology.com/2501.html

e até a substituição completa da parte em volta:
Rickenbacker 4003 Chris-muse-5903348-333-500
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Sommerlatte Seg Jan 24, 2011 9:47 am

Fantástico. Pena que estes aparatos não são comuns em nosso país. Acho que uns cortes aqui e ali valem mais a pena do que importar isto por um valor absurdo que deve ser hehehe

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por edumerino Seg Jan 24, 2011 1:08 pm

Nunca pensei muito em ter um...mas ao mesmo tempo sempre pensei muito em ter um.
Entendem?

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Sommerlatte Seg Jan 24, 2011 2:41 pm

Denis LM, você tem um desses Treble Bezel?
Gostaria de saber se há diferença dos modelos 4001 pro 4003, em questão de encaixe.
Os 4003 que tem no ebay, naõ tem o 'thumb' que me agrade, visualmente, é o com uma cava.
http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=Rickenbacker+Treble+Bezel&_sacat=0&_odkw=Rickenbacker+4003+Bass+aftermarket+Treble+Bezel+Cove&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313


Aí vai o link, caso alguma dúvida.
Estou quase fechando a compra com um importador. Só gostaria de tirar essa dúvida!
Obrigado

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por dekobass1982 Seg Ago 22, 2011 6:02 pm

Hugo Furlan escreveu:Me disseram que é muito mais desconfortável que um Fender Jazz, verdade?

Fender desconfortável?
Só se for o falsificado ou o mexicano, por que tenho um American Standard (Made in USA) e nunca vi baixo com tamanho conforto, e sonoridade única, plugado em um show se destaca de tudo.
E quanto ao Rickenbacker é um sonho, um bass com um som incrível e não há nenhum baixo que possa imitar seu som.
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Lapetina Seg Ago 22, 2011 9:03 pm

^conforto é questão pessoal!
eu tb acho desconfortável
prefiro espeçamento entre cordas menor.
e não me agrada muito o corpo do jazz

ps: cite as diferenças de conforto entre um MIM e um MIA por favor
fiquei interessado.

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por dekobass1982 Seg Ago 22, 2011 9:49 pm

Lapetina escreveu:^conforto é questão pessoal!
eu tb acho desconfortável
prefiro espeçamento entre cordas menor.
e não me agrada muito o corpo do jazz

ps: cite as diferenças de conforto entre um MIM e um MIA por favor
fiquei interessado.



Eu ainda não toquei no mexicano, por isso não sei dizer ao certo a diferença de conforto, porém sei que o mexicano tem mais colagens (mais peças de madeira).

no Made in USA : há menos peças de madeira, As cordas entram pelo corpo (tem quatro furos no corpo), isso determina muito por que ele vibra junto com a música, com o ritmo, pois o som realmente é proveniente da vibração do corpo. No mexicano digamos que a madeira do corpo interfere menos na sonoridade.
Em anexo vão as fotos do Norte Americano.

<script src='http://img600.imageshack.us/shareable/?i=fenderusa1.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>Rickenbacker 4003 Fenderusa1</noscript>

<script src='http://img195.imageshack.us/shareable/?i=fenderusa2bridge.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>Rickenbacker 4003 Fenderusa2bridge</noscript>

Veja a ponte do mexicano:
<script src='http://img714.imageshack.us/shareable/?i=fenderstandardjazzbass.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>Rickenbacker 4003 Fenderstandardjazzbass</noscript>


Última edição por dekobass1982 em Seg Ago 22, 2011 10:02 pm, editado 1 vez(es)
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por CG Seg Ago 22, 2011 10:00 pm

dekobass1982 escreveu:

o mexicano tem mais colagens (mais peças de madeira).
Lenda...

dekobass1982 escreveu:
As cordas entram pelo corpo (tem quatro furos no corpo), isso determina muito por que ele vibra junto com a música
Outra lenda, existem americanos que as cordas não passam pelo corpo.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por dekobass1982 Seg Ago 22, 2011 10:04 pm

CG escreveu:
dekobass1982 escreveu:

o mexicano tem mais colagens (mais peças de madeira).
Lenda...

dekobass1982 escreveu:
As cordas entram pelo corpo (tem quatro furos no corpo), isso determina muito por que ele vibra junto com a música
Outra lenda, existem americanos que as cordas não passam pelo corpo.

Quais são os Made in USA que as cordas não entram pelo corpo?
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por CG Seg Ago 22, 2011 10:08 pm

American standard, Highway one, e American vintage.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por dekobass1982 Seg Ago 22, 2011 10:10 pm

CG escreveu:American standard, Highway one, e American vintage.

O meu é o American Standard e as cordas entram pelo corpo, as fotos estão logo acima.
dekobass1982
dekobass1982
Membro

Mensagens : 174
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por CG Seg Ago 22, 2011 10:15 pm

Fail!!!! confundi com os american specials....

http://www.fender.com/en-BR/products/americanspecial
http://www.fender.com/en-BR/products/search.php?partno=0190209800

Edit:
Os Deluxe também:
http://www.fender.com/en-BR/products/search.php?partno=0136760306

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por tfk Seg Ago 22, 2011 11:51 pm

Só para completar a informação do CG, mesmo que não sendo muito a ideia do tópico o lance da ponte que passa pelo corpo está presente nos americanos STD e DLX. As reedições não tem, assim como alguns modelos custom shop. Não conheço de forma prática esse sistema, mas acho que é meio subjetivo dizer que é melhor e ponto.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por CG Seg Ago 22, 2011 11:54 pm

Voltando ao tópico, Rickenbacker é Rickenbacker...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por ticohg Qua Ago 24, 2011 10:48 pm

Tenho um 4001 ano 81, um 4003 da decada de 90 e um 4001 ano 2006. Essa eh a ordem do melhor para o menos perfeito. Tenho tambem fender jazz bass, gibson les paul, hofner e ibanez roadstar anos 80.

Na minha opiniao, e para o meu gosto, nao existe termo de comparacao entre o rick e qualquer outro baixo. Principalmente em conforto e som.

Na minha experiencia, os que chegaram mais perto foram o fender victor bailey e os warwick mais velhos.

E vc num tira o som caracteristico de um rick de nenhum outro baixo, isso eh fato.
ticohg
ticohg
Membro

Mensagens : 107
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por clabass Sex Set 09, 2011 1:32 pm

^
Põxa. é estranho mesmo o fato de que quando você ama o som e tocabilidade de um rickenbacker 4001 todos os outros baixo parecem aquém.

Também tenho rick 4001 73, precision 83, jazz bass 78, gibson thunderbird IV reissue, jazz bass american standard 94; music man stingray 1999, g&l l2000 american, tudo isso na ordem de melhor baixo para os que eu gosto um pouco menos.
clabass
clabass
Membro

Mensagens : 126
Localização : MInas

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Lapetina Sex Set 09, 2011 3:46 pm

aff
o pessoal ta maquinado!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por DenisLM Seg Set 12, 2011 12:02 pm

num futuro não muito distante vou entrar pra esse clube....
era para eu já estar com o bixo em mãos, mas um monstro de 10 cordas acabou vindo primeiro!
Laughing


tirei um som fantástico uns dois meses atrás num 4003 ligado num ampeg monstrão valvulado e numa caixa de 8x10 numa Samash em Los Angeles
sonho de consumo total!
(mas deveria vir com um roadie e uma pickup de brinde Laughing )
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Pedro Jack Dom Set 25, 2011 6:46 am

Meu Giannini Rick (bem, é o que tenho...) é equilibrado desde o mizão até a sol. Tem neck dive. O Braço é realmente uma tora. Mas tem uma pegada boa pra caramba, apesar disso. Tem um som pedrada, adoro ele. Dá pra variar do "warm" até o "ardido". Essa pré de controles de vol e tone para cada cap é bem legal e funcional. Some-se a isso um toggle switch que te facilita muito o trabalho.
Nunca toquei, em P.A., num rick de verdade, não posso falar dele.
Outra coisa do giannini: sinto falta daquele rebaixamento do corpo onde apóio o ante-braço, o corpo é todo quadradão, sem o contorno suave. Incomoda um pouco, isso, se a gig se estender.
O ajuste da entonação é realmente uma m....., tem de soltar a corda pra deslocar o carrinho, o acesso ao parafuso deles é impossível.
Teria um fácil, fácil, mas, no momento, preciso vender meus baixos sobressalentes. Ainda terei um, um dia.
Pedro Jack
Pedro Jack
Membro

Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Ricardo Petrone Dom Set 25, 2011 7:39 am

clabass escreveu:^
Põxa. é estranho mesmo o fato de que quando você ama o som e tocabilidade de um rickenbacker 4001 todos os outros baixo parecem aquém.

Também tenho rick 4001 73, precision 83, jazz bass 78, gibson thunderbird IV reissue, jazz bass american standard 94; music man stingray 1999, g&l l2000 american, tudo isso na ordem de melhor baixo para os que eu gosto um pouco menos.





Parabéns pelo Set... posta ahe umas fotos?

____________________________
Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Ricardo Petrone
Ricardo Petrone
Membro

Mensagens : 1717
Localização : Tijuquistão, Hell de Janeiro...

http://www.reverbnation.com/syntagmatrio

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Luigi Pantaleoni Qua Nov 02, 2011 7:48 pm

Então, eu fui um que comprou tendo tocado poucas e breves vezes num Rickenbacker... Eu achei realmente desconfortável a princípio, o braço é mais grosso que do meu 6 cordas... não há um bom local pra apoiar o dedão e o pickup cover atrapalha a beça.

Foi um processo de várias semanas de obstinada adaptação, mas rolou. Hoje já não vejo mais nenhum desconforto em relação à tocabilidade. Por outro lado, é um baixo excelente pra se tocar com palheta (coisa que eu nunca gostei e nem usava.. mas até me adaptei bem e pra alguns sons realmente fica animal). Aliás, com relação a isso, é interessante como a distribuição de peso é bem melhor tocando com palheta do que com o dedo, no sentido que não consigo tirar um mizão ou um fazão no dedo com o mesmo peso que consigo com palheta.

Eu ainda não tive oportunidade de levar num bom luthier e deixa-lo com uma configuração mais ao meu gosto, já que não pretendo aderir à palheta... por enquanto tento compensar essa falta de grave no equalizador e fazendo o mesmo que o colega Zuma disse acima sobre usar as notas do meio do braço pra dar aquele peso.

No mais, é para loucos apreciadores. E como me enquadro nesse perfil, estou amplamente satisfeito! Very Happy

Abx!

____________________________
Pantaleoni
"Você é o responsável pelo groove. Logo, se ninguém na pista estiver dançando, a culpa é sua."
Luigi Pantaleoni
Luigi Pantaleoni
Membro

Mensagens : 173
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Zuma Qua Nov 02, 2011 10:57 pm

Pois é, Luigi, é um baixo fantástico com um grave sensacional.
Eu passei por uma adaptação mais dura do que a sua: testei corda .50, testei cordas flat, e um milhão de combinações de altura de captador e ação das cordas; e hoje estou 100% satisfeito com o Ric!
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por mrbfisio Sáb Mar 09, 2013 11:32 am

Tenho um 4001 S 77. O braço é o mais fino q ja toquei. O som é incrível, eu favorito. Uso pra tudo, inclusive. Único cuidado é q esse foi feito somente para cordas 0.40. Tenho MM 5, Precision V, JB Deluxe VTZ, BBNE2 , mas pra mim, o cara é o Rick. Demais mesmo, muita onda.
mrbfisio
mrbfisio
Membro

Mensagens : 128
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Rico Sáb Mar 09, 2013 5:22 pm

mrbfisio escreveu:Tenho um 4001 S 77. O braço é o mais fino q ja toquei. O som é incrível, eu favorito. Uso pra tudo, inclusive. Único cuidado é q esse foi feito somente para cordas 0.40. Tenho MM 5, Precision V, JB Deluxe VTZ, BBNE2 , mas pra mim, o cara é o Rick. Demais mesmo, muita onda.

Cara, meu 72 tá com EB 0.45...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por lucochoa Dom Mar 10, 2013 3:33 pm

Tenho uma réplica de 1979. Antes que digam algo, sim já toquei num original e comparei. O som praticamente identico.

Pra mim não tem baixo igual, estética e sonoramente. Tenho um Jazz Bass também que é ótimo mas nem se compara. É simplesmente emocionante e empolgante o som dos Ricks.
lucochoa
lucochoa
Membro

Mensagens : 112
Localização : Taquari, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por edumoraes Dom Mar 10, 2013 4:06 pm

mrbfisio escreveu:...Único cuidado é q esse foi feito somente para cordas 0.40.

Márcio, é sério isso, se por corda 0.45 dá algum problema? tipos, sabemos que a 0.45 vai aumentar a tensão, mas, é o tensor que não dá regulagem, como é isso?

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker 4003 Empty Re: Rickenbacker 4003

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos