Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

+17
Pagode Alto Astral
cicero moura
Pauler4
Guilé
Travbass
jgs
allexcosta
Rick Charles
felipebarba
Mauricio Luiz Bertola
Moshe Bar Elohim
Teus
thgbass
Rapha Avelino
CG
Lapetina
Silouco
21 participantes

Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Silouco Qua Mar 31, 2010 4:51 pm

Aqui vai o link do anuncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139834746-contra-baixo-phoenix-pbs-4-cordas-novo-_JM

A minha duvida é: será que vale a pena gastar algo em torno de 350 reais (todos os modelos desses vendidos no ML estão nessa faixa de preço) nesse bass pra fazer um upgrade do tipo trocar o captador por um Malagoli, e será que a construção é no minimo descente??
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Lapetina Qua Mar 31, 2010 5:03 pm

cara, eu não arriscaria
tenho um amigo batera que comprou uma guitarra phoenix só pra brincar
a guita esta abrindo ao meio(descolando as emendas do corpo)

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Silouco Qua Mar 31, 2010 5:09 pm

caramba, um brother meu tem um violão phoenix que é até bom, e na verdade só queria saber o que o pessoal acha dele mesmo, nunca gastaria R$ 300 nas escuras assim.
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Lapetina Qua Mar 31, 2010 5:20 pm

pode ter sido azar desse amigo
mas EU não arriscaria upgrade num instrumento que pode vir a de desintegrar.

se não me engano a condor tem uns P-bass bem legais

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por CG Qua Mar 31, 2010 5:32 pm

Esse baixo Phoenix é o tonante do século XXI...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Rapha Avelino Qua Mar 31, 2010 5:32 pm

velho sai fora um LIXO... por 300 conto vc compra um condor bx12, ja tokei em um phoenix... cara eh como tentar cometer suicidio creio eu, vc fica em constante agonia...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Silouco Qua Mar 31, 2010 5:33 pm

CG escreveu:Esse baixo Phoenix é o tonante do século XXI...

kkkkkkk, eu havia pensado em Jennifer do sec XXI
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Silouco Qua Mar 31, 2010 5:36 pm

Rapha Avelino escreveu:velho sai fora um LIXO... por 300 conto vc compra um condor bx12, ja tokei em um phoenix... cara eh como tentar cometer suicidio creio eu, vc fica em constante agonia...

Shocked uia!! deve ser rui mesmo, e o mais engraçado(ou triste) é que em um dos anuncios o cara já vendeu 8 desses, me parece que quem compra desses deve desistir rapido da idéia de tocar baixo, começar com um baixo bom ou ao menos confortável de tocar ajuda muito.
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por thgbass Qua Mar 31, 2010 7:39 pm

Sai fora! É uma CILADA Bino!
Como o Lapetina falou, a Condor tem uns P-Bass legais!

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Binoq

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Teus Qua Mar 31, 2010 8:12 pm

Se vc quiser fazer uma apresentação rock roll onde no final possa quebrar o baixo, pode até ser uma ideia valida Laughing
Teus
Teus
Membro

Mensagens : 352
Localização : Recife

http://teteubrog.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 31, 2010 9:21 pm

Boa noite Silouco.
Tocamos nesse bass na igreja sabe porque? Já levaram o baixo Fender não era grandes coisas era ums Soutern Cross e uma guitarra que ficava guardada lá. Aí pra evitar grandes perdas comprei esse da Phoenix e vamos levando a vida ou melhor o louvor.
A pegada dele é estilo do Eagle: durão mesmo pode até trocar o encordoamento se quiser. Regulei pra deixar o braço mais reto e a ação a mais baixa possível pra não ficar tão duro mas pouca coisa mudou. A captação obviamente não é a melhor mas dá muito bem pro gasto. O som é mais voltado pros médio/graves (minha preferência) e não tem muito agudos. Se você está começando vai fundo pode comprar e não esqueça de levar num luthier pra deixá-lo bem regulado. Agora se você está só querendo comprar pra fazer upgrades eu não acho que há muita vantagem não. Eu resumo como baixo bom pra ralar, testar, levar pra tocar na favela (por medo de roubarem seu top) ou levar nas suas apresentação sem chamar muito atenção. Mas nunca me deixou na mão e aguenta muito bem todos os cultos de manhã e a noite. Uso um cubo Staner Bold 106 uma edição limitada que saiu poucas unidades mas que é bem parrudão e aguenta qualquer tranco. Pra up não, pra tirar um som com a galera sem compromisso de qualidade sim. Acho que o que mais vale nele é o corpo. Pra ficar legal mesmo você teria que trocar praticamente tudo nele: braço, tarracha, encordoamento, captação, ponte, elétrica, potenciômetros, tudo-tudo, exceto o corpo que é em mahogany.
Esse é o mais barato que achei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140065036-baixo-phoenix-_JM
Espero ter ajudado.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qua Mar 31, 2010 11:14 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 31, 2010 9:37 pm

Moshe
Concordo com vc. Eu regulei um baixo desses e não achei tão ruim não (nem tampouco é bom); mas o corpo não é de mogno nem aqui nem em Marte, é de nato ou agathis...Recomendo a instalação de capts Sound/Malagoli Traditional; melhora a sonoridade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Silouco Qua Mar 31, 2010 9:43 pm

bom, pelo que disseram o Moshe e o Bertola o baixo não tão ruim quanto parece e é comparavel com os eagles, ou seja o preço é bom para o que ele oferece, mas eu não compraria.
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 31, 2010 9:51 pm

Condor só precision eu quase não vejo. Junta mais $$ leva Squier e troca a captação que vale a pena, fiz isso no meu Squier mas coloquei captadores Fender mexicanos antigos, aqueles com condutores de pano: MINHA NOSSA NOSSA NOSSA..: outro bass!. Ou então leva os condor PJ e troca o captador P e o volume do captador da ponte você não aumenta.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Teus Qua Mar 31, 2010 11:52 pm

os Condors precision são excelentes baixos, mas está em outra faixa de preço. Agora tem os Condors BX-12 que tem captação PJ e são bem mais legais e honestos que esse phoenix por uma faixa de preço igual.
fica a dica.


Última edição por Teus em Qua Mar 31, 2010 11:53 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : escrevido errado)
Teus
Teus
Membro

Mensagens : 352
Localização : Recife

http://teteubrog.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por felipebarba Seg Abr 12, 2010 5:24 pm

Lapetina escreveu:cara, eu não arriscaria
tenho um amigo batera que comprou uma guitarra phoenix só pra brincar
a guita esta abrindo ao meio(descolando as emendas do corpo)

Eu tive uma guitarra Phoenix para tirar um barato e na boa? Um lixo...
felipebarba
felipebarba
Membro

Mensagens : 333
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Rick Charles Qui Ago 11, 2011 2:16 pm

To ressucitando o tópico, to pensando em comprar um phoenix por 300 conto, mais o que me interessa nele, é só a madeira, pq eu quero customizar o baixo, pretendo trocar td, td mesmo. Vale a pena eu compra-lo para fazer isso?
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por allexcosta Qui Ago 11, 2011 2:18 pm

Rick Charles escreveu:To ressucitando o tópico, to pensando em comprar um phoenix por 300 conto, mais o que me interessa nele, é só a madeira, pq eu quero customizar o baixo, pretendo trocar td, td mesmo. Vale a pena eu compra-lo para fazer isso?

Não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Rick Charles Qui Ago 11, 2011 2:24 pm

Obrigado, acho que vo ir em um luthier a mandar fzr td, desde o corpo, fico entre um precision e uma réplica de um rickenbacker.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por jgs Qui Ago 11, 2011 2:25 pm

Rick Charles escreveu:To ressucitando o tópico, to pensando em comprar um phoenix por 300 conto, mais o que me interessa nele, é só a madeira, pq eu quero customizar o baixo, pretendo trocar td, td mesmo. Vale a pena eu compra-lo para fazer isso?

acho que vale mais a pena vc procurar um luthier de confiança e fazer um baixo "do zero". pode custar um pouco mais que o phoenix com os upgrades, mas com certeza vai ficar mais ao seu gosto.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Rick Charles Qui Ago 11, 2011 2:52 pm

Vlw msm pelos conselhos
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Travbass Qui Ago 11, 2011 7:12 pm

Cara,o vocalista da minha banda tem um desse,pelo preço,é bem honesto sim,mais não sei se vale o up

____________________________
"Não sou eu. São as músicas. Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas."(Bob Dylan)

Cort Club #063/Clube dos baixistas de Minas Gerais #028/Squier clube #?/ Clube do Rock,Metal #95
Travbass
Travbass
Membro

Mensagens : 226
Localização : Arcos - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por CG Qui Ago 11, 2011 8:04 pm

Para fazer um up decente e completo em um precision desses, vais gastar entre 700 e 1000 reais. Como as madeiras dos Phoenix não são confiáveis eu não recomendaria. Se for fazer um upgrade em um baixo, recomendo um Tagima TP-4 ou um condor P-master.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Guilé Qui Ago 11, 2011 8:09 pm

^ Podes crer...com mais cenzinho vc pega um TP4 q é filé...ja tive um e espero ter outro em breve...Caps Malagoli Custom e cordas flatwound...bom D+.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Rick Charles Qui Ago 11, 2011 8:41 pm

Vlw mesmo pelos conselhos gente, e depois de bastante tempo, eu resolvi, começar um baixo do zero, vo fzr a réplica de um 4003 cheers
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por CG Qui Ago 11, 2011 8:46 pm

Rick Charles escreveu:Vlw mesmo pelos conselhos gente, e depois de bastante tempo, eu resolvi, começar um baixo do zero, vo fzr a réplica de um 4003 cheers

Boa sorte, você vai precisar...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Pauler4 Qui Ago 11, 2011 9:28 pm

Muita sorte..

____________________________
Clubes:SX #061 | Amantes só das 4 cordas #018 | Foristas do Paraná #017 | Jazz Bass Clube #032 | Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #049
Clube Strinberg #057
Você tem valor, o Esperito Santo se move em você.
Pauler4
Pauler4
Membro

Mensagens : 667
Localização : Cascavel-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por cicero moura Qui Ago 11, 2011 9:41 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Boa noite Silouco.
. Pra up não, pra tirar um som com a galera sem compromisso de qualidade sim. Acho que o quea mis vale nele é o corpo. Pra ficar legal mesmo você teria que trocar praticamente tudo nele: braço, tarracha, encordoamento, captação, ponte, elétrica, potenciômetros, tudo-tudo, exceto o corpo que é em mahogany.
Esse é o mais barato que achei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140065036-baixo-phoenix-_JM
Espero ter ajudado.
Resumindo sai fora junta ai mais 300 reias e pega um sx usado ai vc faz quantos ups vc quiser..

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Pagode Alto Astral Qui Ago 11, 2011 11:26 pm

Rickcharlesson , lendo sua idéia me veio um desejo e um alívio:

Desejo boa sorte na sua empreitada.

E que alívio não estar na sua pele !

flw.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Rick Charles Qui Ago 11, 2011 11:37 pm

Pagode Alto Astral escreveu:Rickcharlesson , lendo sua idéia me veio um desejo e um alívio:

Desejo boa sorte na sua empreitada.

E que alívio não estar na sua pele !

flw.

KKKKKKKKKKKKKKKK, mt obrigado, to desanimando de fzr uma réplica do RK, acho qi a de um P bass, vai sair mais em conta, mais to a busca de um finch RK pra reformar, se eu naum achar, vo juntar uma grana ateh eu conseguir um.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Pagode Alto Astral Qui Ago 11, 2011 11:44 pm

Cara, é que o pessoal tá se assustando com o trabalho que isso pode dar.

Dá uma olhada nesse tópico , se vc ainda não o viu:

https://www.contrabaixobr.com/t12804-review-replica-rickenbacker-4001-1971-feita-por-daniel-japeta


Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Murilo Cesar Capella Ter maio 19, 2015 11:14 pm

revivendo o topico, coloquei um desses do lado de um squier, não vi diferença nenhuma, pluguei ambos em um kickback dos antigos da hartke, questão de timbre ele é pouca coisa mais aguda que o squier, madeira segura bem afinação e ta bem reguladinho, senti ele bem macio e acabei comprando por 450 junto com uma semicase solidsound e um strap de couro
Murilo Cesar Capella
Murilo Cesar Capella
Membro

Mensagens : 28
Localização : Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Marcondes_ Qui Jun 25, 2015 5:29 pm

Toquei hj na loja de um amigo em um P-Bass da PHX (nova roupagem da Phoenix), e me impressionei com o bass.. http://www.phxinstrumentos.com.br/?port=baixo-pbs
Ele era branco/creme, com escudo perolado sanduíche, mto bonito, com bom acabamento. Um lance meio "bizarro" era q ele vinha com um afinador no recorte superior (que funcionou bem, mas mesmo assim é meio bizarro)... O Head achei bonitinho... mas de resto, achei bem construído, e com um timbre ótimo.
Talvez um pouco mais agudo que o Squier VM, mas timbrão.. de vdd me impressionei.
Toquei sentado, e tipo, senti 2 incomodos: um pouco de neck dive (acho que culpa das tarraxas), e corpo pesado (até me surpreende o site dizer q é basswood). Não sei de pé como que a situação fica (provavelmente pior Razz)...

Mas de maneira geral.. achei um bom custo benefício pelo acabamento, e timbre. Por volta de R$780,00 aqui em Franca.. pra um estudante, que não pode ter acesso à um Squier VM, ótima pedida!

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por campos Qui Jul 28, 2016 9:04 pm

Ou seja, a PHX é uma nova Eagle - boa para iniciantes que não querem gastar muito ...

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Sex Ago 19, 2016 8:50 pm

Cara, peguei uma vez um desses, nunca vi acabamento pior. E era novo o bicho. Acho que se me derem um machado sem fio na mão esquerda eu não deixo tão feio o bicho. huahauhauha

- brincadeira, não é tão feio assim... mão direita!
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem conhece esse P bass da Phoenix??? Empty Re: Alguem conhece esse P bass da Phoenix???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos