Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

+9
LeonardoSalles
ct.colela
Renato
Lapetina
allexcosta
GusVCD
Boss2K
Eduardo Chaves
DT
13 participantes

Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por DT Sáb Mar 27, 2010 10:54 am

MEU FENDER PRECISION BASS, FAZ UM BARULHO MUITO CHATO QDO ESTOU TOCANDO E ENCOSTO NAQUELAS BOLINHAS DO CAPTADOR. O Q PODE SER,,?..SE EU COBRIR COM UMA FITA ISOLANTE SERA Q RESOLVE..?

VALEU;;

DT
Membro

Mensagens : 1
Localização : guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Eduardo Chaves Sáb Mar 27, 2010 11:01 am

tenta abaixar a um pouco os captadores, para não encostar na corda, ou seu dedo encostar no cap! up
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Boss2K Sáb Mar 27, 2010 11:03 am

Eduardo Chaves escreveu:tenta abaixar a um pouco os captadores, para não encostar na corda, ou seu dedo encostar na corda! up
scratch

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Eduardo Chaves Sáb Mar 27, 2010 11:05 am

Caramba!!!! tava na minha cola Boss! hahaha! Eu editei... nem ta marcado como editado no meu post... facepalm
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Boss2K Sáb Mar 27, 2010 11:11 am

Ainda bem que fui eu e não o Renatão das Pérolas ... Twisted Evil

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por GusVCD Sáb Mar 27, 2010 11:24 am

Se vc encosta a corda no captador qd toca, vai acontecer isso mesmo...

Para resolver, ou vc abaixa o captador como falado pelo Edu Atoladinho, ou então vc tem q aumentar a ação das cordas, pois devem estar muito baixas (coladas no braço) e vc deve ter um pegada mais agreÇiva...

Um abraço e boa sorte.

P.S.: Se puder, refaça o titulo do tópico, pois Capslock aqui no Forum não é bem visto, esse recurso é utilizado somente pela Moderação para chamar a atenção dos membros do Forum...

Aproveite e dê uma lida nas regras do Forum AQUI

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 27, 2010 1:35 pm

Um aluno meu tinha esse problema. Encostava os dedos nos polos dos captadores. A solução foi colocar captação EMG...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Lapetina Sáb Mar 27, 2010 1:43 pm

^concordo com a opinião dos amigos!
até porque os captadores não foram criados para serem tocados(no sentido de encostar neles)

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Renato Dom Mar 28, 2010 10:56 am

Boss2K escreveu:Ainda bem que fui eu e não o Renatão das Pérolas ... Twisted Evil
Obrigado pela lembrança, Boss... Já está lá... Very Happy What a Face

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6225
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Eduardo Chaves Dom Mar 28, 2010 11:53 pm

^ mad To me sentindo ofendido com essas atitudes suas... vou pedir que a moderação comece a ligar o motor do possante, o Caveirão! Laughing
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por ct.colela Sáb Jun 12, 2010 10:06 pm

Ola pessoal geralmente esse problema de ruido quando vc toca um polo de captador é pq ele esta com a bobina aberta,alguns caps principalmente os antigos fenders tem como caracteristica o enrolamento dos fios direto nos polos de alnico uns tem uma fita isolante e outros nao,,,,com o passar dos anos o verniz usado nos fios da bobina acabam quebrando e encostando na parte metalica dos polos, isso passa a vazar condutividade, nao suficiente para fechar curto e comprometer o sinal dos caps
isso nao tem concerto pq se voce aterrar os polos que estao com esse tipo de problema voce acaba por diminuir a impedancia do cap
ex. um cap de jazz bass tem de 7 a 9 k,dependendo de onde esta o fio que esta em contato com os polos ao aterrar o polo voce pode baixar dos 7 para 5 ,,6,,4k, uma das soluçoes usadas nas luthierias que trabalhei era pintar as unhas kkkkkk ops ...... e passar esmalte transparente nos polos kkkkkkkkk isolando o contato pode roubar aquele esmalte da sua mina ou esposa e usar esse mesmo kkkk
parece besteira mais digamos ameniza o problema
abraçao
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por LeonardoSalles Sáb Jun 12, 2010 10:14 pm

ct.colela escreveu:Ola pessoal geralmente esse problema de ruido quando vc toca um polo de captador é pq ele esta com a bobina aberta,alguns caps principalmente os antigos fenders tem como caracteristica o enrolamento dos fios direto nos polos de alnico uns tem uma fita isolante e outros nao,,,,com o passar dos anos o verniz usado nos fios da bobina acabam quebrando e encostando na parte metalica dos polos, isso passa a vazar condutividade, nao suficiente para fechar curto e comprometer o sinal dos caps
isso nao tem concerto pq se voce aterrar os polos que estao com esse tipo de problema voce acaba por diminuir a impedancia do cap
ex. um cap de jazz bass tem de 7 a 9 k,dependendo de onde esta o fio que esta em contato com os polos ao aterrar o polo voce pode baixar dos 7 para 5 ,,6,,4k, uma das soluçoes usadas nas luthierias que trabalhei era pintar as unhas kkkkkk ops ...... e passar esmalte transparente nos polos kkkkkkkkk isolando o contato pode roubar aquele esmalte da sua mina ou esposa e usar esse mesmo kkkk
parece besteira mais digamos ameniza o problema
abraçao

Bem Cotela, na verdade esta proteção de esmalte não funciona para este tipo de proteção, e sim, para proteger os polos contra ferrugem. O mais indicado neste caso é reenrolar os fios no imã, refazendo a blindagem interna. Quem faz restauração de captadores mede a frequência de ganho antes desta medida, para que o captador fique no mesmo estado do original, que porém, já não é mais original, pois, com o passar dos anos, os captadores perdem um pouco da saída original, encostando em outros metais, pancadas, etc.

Abraços e até mais!

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por NETOULTRA Sáb Jun 12, 2010 10:56 pm

GusVCD escreveu:...como falado pelo Edu Atoladinho,

flower poke

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por ct.colela Sáb Jun 12, 2010 11:08 pm

E ae leo bele entao no caso quando citei em esmaltar os polos é justamente para que nao precise enrolar um cap . principalmente um cap original de um precision o fato de esmaltar o cap sim ajuda a proteger da ferrugem mais nesse caso é so pra isolamento eletrico mesmo
é uma das alternativas usadas para amenizar o problema sem ter que partir para uma pratica cara que seria a troca ou o rebobinamento do cap
temos que tomar um pouco de cuidado com essa historia de caps rebobinados com a mesma impedancia
voce pode enrolar os dois caps iguais com a mesma impedancia so que se voce usar fios de bitolas diferentes vc tera diferença no resultado sonoro
entao enrolando um cap de um precision citado no topico usando os fios encontrados hoje no mercado(brasil) vc poderia comprometer o som do istrumento ,nao que fique ruim ,nao é isso, é que o timbre original do cap rebobinado vc so tera c enrolar com a mesma bitola de fio (hoje so encontrada na gringa)
abraçao
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por LeonardoSalles Sáb Jun 12, 2010 11:14 pm

ct.colela escreveu:E ae leo bele entao no caso quando citei em esmaltar os polos é justamente para que nao precise enrolar um cap . principalmente um cap original de um precision o fato de esmaltar o cap sim ajuda a proteger da ferrugem mais nesse caso é so pra isolamento eletrico mesmo
é uma das alternativas usadas para amenizar o problema sem ter que partir para uma pratica cara que seria a troca ou o rebobinamento do cap
temos que tomar um pouco de cuidado com essa historia de caps rebobinados com a mesma impedancia
voce pode enrolar os dois caps iguais com a mesma impedancia so que se voce usar fios de bitolas diferentes vc tera diferença no resultado sonoro
entao enrolando um cap de um precision citado no topico usando os fios encontrados hoje no mercado(brasil) vc poderia comprometer o som do istrumento ,nao que fique ruim ,nao é isso, é que o timbre original do cap rebobinado vc so tera c enrolar com a mesma bitola de fio (hoje so encontrada na gringa)
abraçao

Tem toda a razão cotela. Meu chefe estava me explicando a respeito deste lance da bitola estes dias. Parece que quanto mais fina é a bitola, mais grave o timbre será, pois mais voltas necessitarão ser feitas para chegar a impedância necessária. Ou é ao contrário, me corrijam se eu estiver errado. Interessante o lance do esmalte para este fim. Será que se trocar a capa do captador por uma de imãs não aparentes resolve o problema?

Abraços e até mais!

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por ct.colela Sáb Jun 12, 2010 11:40 pm

Entao leo assim
eu nao tenho o conhecimento tecnico nessa parte de enrrolamento digo no sentido de que espessura usar para atingir determinadas frequencias num cap
essa é uma area que ate me interresso ,por estar envolvido com a parte eletrica dos instrumentos ,so que no momento estou focado em circuitos ativos ,inclusive fabriquei varias copias de pres de baixos de linha ,hoje desenvolvi um circuito proprio
essa opçao de trocar o cover é uma boa opçao tamben
eu nao teria problemas em fazer isso em um baixo meu
mas temos casos de pessoas que nao aceitam nenhum tipo de mudança nos seus instrumentos mesmo que seja pra melhorar
eu tinha um cliente na teodoro sampaio que nao queria nem que eu trocasse os prafusos emferrujados do escudo so pra manter o baixo original
voce me parece ser um cara curioso como eu que gosta de desmontar tudo kkkkkk
eu todo baixo que caia no meu colo mesmo pra regular eu abria a eletrica olhava tudo ,pots ,blindagem tipo de pre sempre tentando saber o por que de cada bass
com isso aprendi muita coisa e estraguei muita coisa tambem (principalmente as minhas kkkkkkkk)
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Serginho Severo Qua Mar 21, 2012 9:40 pm

ct.colela escreveu:Ola pessoal geralmente esse problema de ruido quando vc toca um polo de captador é pq ele esta com a bobina aberta,alguns caps principalmente os antigos fenders tem como caracteristica o enrolamento dos fios direto nos polos de alnico uns tem uma fita isolante e outros nao,,,,com o passar dos anos o verniz usado nos fios da bobina acabam quebrando e encostando na parte metalica dos polos, isso passa a vazar condutividade, nao suficiente para fechar curto e comprometer o sinal dos caps
isso nao tem concerto pq se voce aterrar os polos que estao com esse tipo de problema voce acaba por diminuir a impedancia do cap
ex. um cap de jazz bass tem de 7 a 9 k,dependendo de onde esta o fio que esta em contato com os polos ao aterrar o polo voce pode baixar dos 7 para 5 ,,6,,4k, uma das soluçoes usadas nas luthierias que trabalhei era pintar as unhas kkkkkk ops ...... e passar esmalte transparente nos polos kkkkkkkkk isolando o contato pode roubar aquele esmalte da sua mina ou esposa e usar esse mesmo kkkk
parece besteira mais digamos ameniza o problema
abraçao


Poxa acho que meu baixo ta com esse problema... tenho um Fender jazz bass 76, com os captadores originais e ele sempre deu um ruido como se fechasse um curto ao encostar o dedo no polo do captador. Nos últimos tempos notei que o ruido está bem maior principalmente no captador do braço. Isso ta me incomodando mesmo pois num show em volume alto da um chiadão, ou pra gravar nem se fala...
Vou passar o esmalte da mulher pra ver o que acontece, mas cara fiquei muito triste ao ler isso.
Mas você tafalando sério só rebobinando mesmo os captadores??? ou seja desmanchando ele e fazendo de novo?? Sad
Serginho Severo
Serginho Severo
Membro

Mensagens : 28
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.myspace.com/serginhosevero

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Darlon Pitta Ter Set 29, 2015 3:00 pm

Ressuscitando o tópico:

Estou passando pelo mesmo problema. Comprei um Precision e, sempre que encosto nos polos dos captadores, aparece um chiado característico de ausência de blindagem.

Pedi para o meu luthier blindar os captadores e a parte elétrica para resolver a questão mas, infelizmente, o barulho continua (deu uma diminuída, mas está presente).

Vale a pena tentar a dica do Colela (esmalte transparente) para ver se resolve.

Alguém mais tem alguma dica - sem ser "trocar o captador"?

Um abraço.
Darlon Pitta
Darlon Pitta
Membro

Mensagens : 102
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por gsfteodoro Ter Set 29, 2015 7:02 pm

O esmalte resolve.
Mas pode aterrar os pólos de captador também.
Porém, se perde um pouco de ganho, mas não a qualidade.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Darlon Pitta Ter Set 29, 2015 7:26 pm

gsfteodoro escreveu:O esmalte resolve.
Mas pode aterrar os pólos de captador também.
Porém, se perde um pouco de ganho, mas não a qualidade.

Obrigado pela ajuda, gsfteodoro.

Eu vi o luthier fazendo todo o trabalho:
Ele retirou os captadores e envolveu a parte das bobinas com fita de cobre adesiva, depois os colocou sobre uma plataforma metálica - que é acoplada aos captadores, depois soldou. É isso que "aterrar" ? rs
Foi mal a ignorância, rs...
Darlon Pitta
Darlon Pitta
Membro

Mensagens : 102
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por gsfteodoro Ter Set 29, 2015 10:41 pm

Aterrar é o negativo estar em contato.

Ou seja, os pólos devem estar ligado na blindagem e a blindagem no terra do Jack.
Entendeu?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Darlon Pitta Ter Out 06, 2015 10:12 am

Neste fds toquei em uma casa de shows e o barulho de rádio não se repetiu.

Vai entender...
Darlon Pitta
Darlon Pitta
Membro

Mensagens : 102
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR Empty Re: RUIDO QDO ENCOSTO NO CAPTADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos