Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarto Acústico - Ajuda?

+8
HOTA
Fernando Zadá
danluccasta
djmmaster
Edson Caetano
Lapetina
Claudio
KIQ
12 participantes

Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por KIQ Qua Mar 24, 2010 7:09 pm

Boa Noite Galera!

Antes da minha dúvida; Caso ela já tenha sido discutida aqui antes, desculpas e pode exluir o topico.

A dúvida é a seguinte.
Pintou um quarto vago aqui em casa, e pra evitar gastos com ensaios em estudio, minha banda esta querendo fazer um aqui em casa.

Qual seria a alternativa mais em conta, para um quarto de ensaios?
O som tem que ser abafado o maximo possivel, pois os vizinhos reclamam!

Ouvi falar em "caixa de ovos" ... alguem comenta algo sobre?

Enfim, estou aberto a dicas, sugestões, e links para venda desse tipo de material pela internet.

Abraços!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Claudio Qua Mar 24, 2010 7:30 pm

Ao invés de caixa de ovos, tenta isso aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138048369-value-bd-embalagem-c-390m-espuma-acustica-absorvedora-_JM

Dá um acabamento bem melhor... é fácil de instalar e eficiente...

Tem umas empresas no ML que estão vendendo o metro quadrado dessa espuma na faixa de R$ 45,00... são 4 placas... se pesquisar bem, vai achar várias delas.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Lapetina Qua Mar 24, 2010 7:41 pm

cara, a caixa de ovo apenas da um tapa na acustica, mas o som com certeza vaza!
uma de minhas bandas ensaia num quato assim e da pra ouvir da rua ha uns 50 metros

assim, se for ensaiar até as 20 horas taca o F***** nos vizinhos e toca .
se for ensaio noturno acho que nem as mantas te ajudarão muito(só um isolamento profissa)

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Edson Caetano Qui Mar 25, 2010 12:12 am

Caixas de ovo nao seguram nada, espumas tipo alveolar tambem não, na verdade estes materiais estariam tratando o som, e nem de perto isolando

Infelizmente para isolamento completo, em quartos com vizinhança e com poucas possibilidades, seria o box in a box, criar uma caixa dentro do quarto, carissimo alias, ou mais barato, criar toda uma segunda parede e preencher o vao com la de rocha

Cara as possibilidades sao muitas, mas para isolamento absoluto, somente através de investimento $$, pois qualquer opçao fica caro

Se o quarto vago for grande, eu faria uma segunda parede de tijolinho separado 10cm da parede original e forraria o interior com la de rocha, lacraria tudo com alvenaria, e usava uma porta estilo frigorifico, esta é a minha meta, pois meustudio de espuma vaza tuuuuudo, e a patroooa fica loooouuuuca hehe

Boa sorte , qualquer soluçao mais em conta bota ai

Edson Caetano
Membro

Mensagens : 10
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por djmmaster Qui Mar 25, 2010 1:22 am

isolamento é algo bem complicado, a espuma no caso é absorvente de som e não de todas as frequencias mas só algumas (médias pra altas)
pra vc melhorar seu isolamento o lugar que vc deve atacar e que vai te trazer mais resultado é aberturas (portas e janelas) uma porta de madeira maciça ou um material isolante na mesma ajudara muito, a mesma coisa na janela, e elimine ao maximo frestas.
as outras alternativas provavelmente sejam irreais pra tua necessidade e muito caras.
abraço
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por danluccasta Qui Mar 25, 2010 1:35 am

Na montagem de um estudio o tratamento acustico tem basicamente duas etapas, primeiro o isolamento acustico, e depois o tratamento acustico interno , o primeiro visa minimizar o vazamento de som, o segundo tratar o ambiente acusticamente pra que a sala fique o mais flat possivel e o som se torne agradavél, espumas e caixas de ovo não são recomendados, talvez somente qdo o tratamento dos graves ja foi executado, para se tratar os agudos de um estudio é muito facil , o problema são os graves , em geral espumas como outros materias tem uma taxa alta de absorção de agudos, mas nenhuma de graves, se vc tratar um estudio com espumas e outros materiais de alta absorção de agudos vc estará aumentado o seu problema de graves, pois estara retirando os agudos do estudio. o tratamento de graves interno se faz atraves do uso de bass traps, bass traps são dispositivos proprios para absorção de frequencias graves, e a eficiencia no uso destes esta muito relacionada na disposição correta deles dentro de uma sala. junto com os bass traps ao inves de espumas para o tratamento dos agudos e medios o melhor são os difusores colocados estrategicamente nas paredes para causar a difusão das frequencias, o que é desagradavel no som de uma sala sem tratamento são as ondas diretas reverberando por todas a sala, qdo se difunde as ondas são quebradas se tornando de menor intensidade , e assim se torna agradavel ao ouvido , junto com a correção dos graves no geral são os aspectos mais importantes de um tratamento acustico .
o isolamento acustico em geral se faz com fibra de vidro e como sempre o problema é o vazamento das frequencias graves, e para absorver grave so existe uma solução efetiva, Massa, pareces grossas e pesadas como de concreto, pedra e material similares , são as mais eficientes, mas fibra de vidro tb quebra o galho qto maior a densidade do material mais eficiente ele é. em termos de absorção de ruido.
danluccasta
danluccasta
Membro

Mensagens : 130
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 25, 2010 9:43 am

Pois é isolamento total é complicado mesmo. Quando montei a segunda unidade de minha escola uma das salas a idéia era montar um estudio simples mas quando fizemos o projeto ficava mais caro que todo o resto incluindo equipamentos e instrumentos!!!!
Acabei só dando uma trato na sala e não usamos como estúdio por enquanto!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por HOTA Qui Mar 25, 2010 10:40 am

Qdo eu estudava sax, fiz um quarto com revestimento em casa. Fizemos uma estrutura em madeira e compensado (uma segund aparede) com uma distancia de 10 ou 15 cm da parede original, dentro dela foi colocado lã de vidro, destas de portas de geladeira e, por fora do compensado revesti com carpete, no chão carpete . Mesmo aasim não tinha ficado legal... depois que um engenheiro comentou que o som também se propagava pelas tubulações (aliás, tocar sax no banheiro, mesmo com o sistema de sifão dos ralos, faz com que teu som vá prá todos os banheiros do prédio...rsrs). E, se tiver janelas, tem que usar cortinas bem grossas...
HOTA
HOTA
Membro

Mensagens : 369
Localização : Nova Mutum - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por KIQ Qui Mar 25, 2010 7:23 pm

Pouts!

Totalmente eu sei que não vai abafar ...
Queria algo que ao menos não incomodasse a vizinhança até as 22:00 ^^

Mas pelo jeito, to vendo que vai ficar mais caro do que ensaiar em estudio rs...

Bom ... Muito Obrigado pelas dicas, mas to vendo que a ideia não vai sair do papel hahahaha

Abraços e obrigado mais uma vez =)
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por jj Dom Abr 04, 2010 5:24 pm

ola pessoal sou novo no forum, e estou montando o meu home Studio, fi um curso de tecnico de audio com perifericos fisicos e tudo mais,agora quero montar um studio, no começo vai ser mais para ensaios com provaveis gravaçoes, não sei bem ainda do trasncorrer do negocio como vai, mas vai ai uma pergunta para os veteranos, TAMANHO E DOCUMENTO, calma espera que eu explico, o tamanhao da sala é importante, pois o meu espaço a principio até mesmo pela questão $$$$$$, não é muito grande de 4,40mts por 2,50mts, a intençao é depois ampliala, como tenho umpouco de pratica em marcenaria vou fazer o BOX in BOX, alguem pode me dar uma ideia para isso.
obrigado
jj

jj
Membro

Mensagens : 4
Localização : ribeirao preto

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Thales_Sr Dom Abr 04, 2010 6:22 pm

jj
Olá, seja bem-vindo. Passe no tópico de boas-vindas ( http://bass.forumeiros.com/fale-com-os-moderadores-f15/novos-membros-se-apresentem-aqui-continuacao-t3366.htm ) e dá um oi pra galera lá...

Tente estruturar melhor seus posts, isso ajuda na compreensão da sua mensagem (seja ela uma dúvida ou uma explicação).

Abraços.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por jj Dom Abr 04, 2010 8:10 pm

ola pessoal,
meu nome é joao carlos, ou jj, porque jj? os amigos dizem que eu converso por dois Joao, por isso o apelido.
Bom meu interesse no forum é: dicas e ajuda sobre o home studio, me formei em tecni de som pelo CAM, e então resolvi montar um studio para trabalhar com, tudo de quer pra ganhar $$$$$$$$$, e tambem por gosta uito de musica.
Aqui vai meu projeto, tenho uma sala de 2,50mt x 4,4 mt altura de 2,80mts, estou com intenção de fazer o sistema BOX IN BOX, ja que tenho uma experiencia em marcenaria, não vai ser dificil, a duvida é em questão do tamanho da sala, eu não vou fazer aquela separação entre a sala de gravação e a tecnica, acho que fica mais proximo dos musicos, vou trabalha com o sistema digital sem muitos perifericos, somente o indispensavel
por favor me ajudem nessa empreitada.

att
jjk

jj
Membro

Mensagens : 4
Localização : ribeirao preto

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por danluccasta Qui Abr 08, 2010 7:12 am

jj escreveu:ola pessoal,
meu nome é joao carlos, ou jj, porque jj? os amigos dizem que eu converso por dois Joao, por isso o apelido.
Bom meu interesse no forum é: dicas e ajuda sobre o home studio, me formei em tecni de som pelo CAM, e então resolvi montar um studio para trabalhar com, tudo de quer pra ganhar $$$$$$$$$, e tambem por gosta uito de musica.
Aqui vai meu projeto, tenho uma sala de 2,50mt x 4,4 mt altura de 2,80mts, estou com intenção de fazer o sistema BOX IN BOX, ja que tenho uma experiencia em marcenaria, não vai ser dificil, a duvida é em questão do tamanho da sala, eu não vou fazer aquela separação entre a sala de gravação e a tecnica, acho que fica mais proximo dos musicos, vou trabalha com o sistema digital sem muitos perifericos, somente o indispensavel
por favor me ajudem nessa empreitada.

att
jjk

tecnica aquario nao funciona, como vc vai ter a referencia de som e monitorar o que esta sendo tocado ?
por fone, junto com o a execução, isso nao funciona ninguem vai querer pagar pra gravar em um estudio amador assim.
isso me lembra de um causo a pouco tempo eu tava procurando estudio com bom custo beneficio e me deparei com um cara que ate tinha um equipamento decente mic neumann, pre millenia, amp de guit mesa e talz ai fui visitar, "pagar pra ver" o estudio era um quarto do ap dele sem nenhum tratamento , ele queria gravar a voz onde desse na sala ou mesmo no quarto, a guitarra ele queria gravar no armario , esse tipo de coisa , e nao tinha espaço pra gravar a batera e isso ia sair por fora por nossa conta, ou seja nao rolou, ele queira 300 por musica e nao tinha negociação ele ate tava achando barato demais, conseguimos gravar( produção mesmo devido a falta do $$$ nao teve) a musica por cerca de 500, fizemos a gravina dos instrumentos em um estudio que tinha menos equipamento que esse home estudio, mas pelo menos tinha uma tecnica e um aquario, e o mix e master em outro, ficou show!!
se o kra tivesse um aquario separado da tecnica tinha levado a grana.
danluccasta
danluccasta
Membro

Mensagens : 130
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por jj Qui Abr 08, 2010 1:02 pm

ola Dan
obrigado pela dica , ás pelo espaço que eu tenho a tecnica não vai ficar muito pequena, qual as medidas daria pra fazer neste espaço se eu for dividir os ambientes?
att
jj

jj
Membro

Mensagens : 4
Localização : ribeirao preto

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Filipe Castro Qui Jun 17, 2010 9:05 pm

Achei esses videos interessantes, talvez interesse a mais alguém...

https://www.youtube.com/watch?v=X-2kLzZAnRg&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=iyYUpkpL0gw&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=qRjKRqNrYrE&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=lX0ultNDx6E&feature=fvw
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por JORGERA Qui Jun 17, 2010 9:15 pm

se vc poder fazer um quarto dentro do outro e a melhor maneira, paredes portas duplas e colocar isolacao entre as paredes, e depois o sonex muito cuidado c/ o vazamento de ar, procure tapar todas as frestas de janelas ar condicionado portas etc.. se esta saindo ar esta saindo som.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto Acústico - Ajuda? Empty Re: Quarto Acústico - Ajuda?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos