Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade de mixagem no pro tools

4 participantes

Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por marcelo andrade Seg Mar 15, 2010 5:54 pm

Salve galera!
Bom, sou novo em gravações caseiras e estou tento alguns probleminhas de mixagem no pro tools. O que está me incomodando é justamente não ter achado ainda um ponto satisfatório de boa convivência entre os instrumentos que gravei. O que quero dizer é que parece que os instrumentos ficam todos brigando pra ver quem se sobressai mais (postei alguma coisa no Audio, Videos e Demos recentemente). Já tentei mexer nos volumes no mixer por track (naquele amplificador que tem o efeito) mas não estou conseguindo um negócio legal tipo fazer com que fique tudo num bom nível de volume sem uma coisa tomar o lugar da outra e sem ficar tão baixo a ponto de quase sumir quando ouço tudo junto. Gostaria de saber se alguém sabe como fazer uma boa mixagem no pro tools ou mesmo se tem alguma dica mais específica de mixagem. Uma outra dúvida que tb é um tanto boba é quanto às bateras que monto no ezdrummer. Existe algum modo de criar uma batera stereo no ezdrummer? Nada exagerado. Apenas queria colocar uns pratos pra um lado ou pra outro ou alguns tons nas viradas pra criar um efeito stereo. Aproveitando, no pro tools quando eu crio a faixa, crio como mono pois só vou gravar um instrumento de cada vez. Tem também como fazer que um barulhinho de guitarra ou algumas notas de qualquer instrumento saia somente num canal no resultado final pra também criar um efeito stereo?
São dúvidas meio bobas mas que estão me tirando um pouco o sono.
marcelo andrade
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por Claudio Seg Mar 15, 2010 6:04 pm

Na maior parte dos gravadores multipista, o efeito estéreo você consegue através do recurso de "Envelope Pan", normalmente bem simples de ser utilizado.

Para gravação de bateria, o ideal (IMHO) é que cada peça da batera fique numa trilha em separado, isso vai te proporcionar um controle enorme sobre cada elemento da bateria na hora de gerar a pré-master.

Quanto ao uso do Pro Tools/Ez Drummer, teremos que aguardar o amigo Korg e outros... eu uso o Sonar Producer/Acid Pro, nunca tive muito contato com o o Pro Tools e nem Ez Drummer.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por marcelo andrade Seg Mar 15, 2010 7:44 pm

Valeu pela resposta Claudio.. vamos esperar pra ver se o Kork aparece por aqui..
Esse recurso Envelope Pan eu não vi no Pro Tools cara. Essa versão que eu veio com a Fast Track é limitada e não tem vários recusros da versão full. De qualquer forma vou dar uma olhada pra ver se acho algo parecido lá. A batera é mais complicado pq como disse no tópico que postei os áudios que gravei, fiz a batera no Ez Drummer como uma trilha só e nem sei fazer isso de colocar cada peça numa trilha. Como faria pra montar uma batera no piano roll dessa forma cara?
marcelo andrade
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por Claudio Seg Mar 15, 2010 10:12 pm

marcelo andrade escreveu:
Como faria pra montar uma batera no piano roll dessa forma cara?

Ihhh véio, aí você me quebrou! eu não uso o Piano Roll pra fazer nada... todo o sequenciamento de samplers que preciso fazer, eu uso o software Sony Acid Pro. Além do que, eu não curto trabalhar com arquivos MIDI, prefiro os trechos sampleados WAV.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por marcelo andrade Ter Mar 16, 2010 12:46 pm

Claudio, obrigado pelo toque do Envelope Pan cara. Achei onde fica no pro tools, que é somente Pan. Vou fazer um teste no Nuendo com uns lances de batera pra tentar um efeito stereo. Acho que vai dar um certo trabalho mas imagino que vai ficar melhor.
marcelo andrade
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por korg Seg Mar 22, 2010 12:49 pm

Marcelo, dê uma sacada nesse tópico:
http://bass.forumeiros.com/home-studio-f13/gravacao-mixagem-e-masterizacao-lista-de-referencias-bibliograficas-e-videos-t2270.htm

em resumo, foca nesses:

The Art of Mixing - A visual guide to recording, engineering and production - by David Gibson DVD tutorial
Mix It Like A Record - Charles Dye

que são bem fáceis de compreender o conceito geral de mixagem.

Depois, para se entender nas entranhas do ProTools, procure esses DVDs:

O pessoal do "Secret of The Pros" lança vários vídeos interessantes, alguns deles:

Modern Recording & Mixing
Protools DVD Volume I
Advanced Protools Volume II
Advanced Protools Volume III
Protools Method One DVD (diferenças para o ProTools 7)

Pegue o 1o e o 2o, já irão te ilustrar muito como funciona o ProTools.

Pelo que me parece, vc carece de conhecimentos gerais de mixagem, independente da DAW. Isso o material do David Gibson acima é um ótimo ponto de partida.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por marcelo andrade Seg Mar 22, 2010 2:07 pm

Korg, valeu pelas dicas cara. Vou dar uma olhada nesse tópico e procurar o material que vc indicou.
Realmente não manjo nada de mixagem e sou novato nesse lance de gravação. Postei algumas coisas que gravei recentemente no Pro Tools no Áudio, Videos e Demos. Se der, por favor dê uma ouvida e me diga se é mais ou menos por ali mesmo. Eu sei que tem muita coisa pra arrumar ainda.

http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/primeiros-testes-no-pro-tools-e-alguns-sons-que-ando-fazendo-t5779.htm

Em algumas passagens, a impressão que eu tenho é que os instrumentos ficam brigando pra ver quem se destaca mais. Tô indo devagar até mesmo porque não tenho muito tempo de mexer no Pro Tools cara. De qualquer forma, obrigado.
marcelo andrade
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por marcelo andrade Seg Mar 22, 2010 3:33 pm

korg, esse The Art of Mixing é loucura total cara. Tô tentando não prestar atenção no bigode e nos mullets do David Gibson rsrs..
Falando sério, estou assistindo aqui e é muito boa a noção de som 3D que o cara passa. Confesso que como leigo, não tinha pensado nisso. Por enquanto estava mais preocupado em L R somente mas a noção de espaço que o cara passa é muito boa principalmente através dos gráficos do vídeo.
Vou terminar de assistir.
marcelo andrade
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por korg Ter Mar 23, 2010 1:54 am

isso ai Marcelo! Primeiro vc tem que entender toda essa mecânica de mixagem, como cada instrumento é posicionado no espectro de freqs e no espaço (de acordo como vc quer que sua mix soe), enfim, tem muita coisa a vc entender.
Depois que vc vai aprender a ferramenta (ai entra a que vc preferir,Sonar, Nuendo, Cubase, ProTools, Ableton, Logical, etc.

Ve depois o do Charles Dye que é legal também, embora ele dê uma corrida na mixagem no geral dizendo como ele costuma dizer. Mas pra vc que esta aprendendo agora a arte da mixagem, serve como apoio inicial Smile

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por Alex Dom maio 09, 2010 11:43 pm

Vi uma frase uma vez que dizia que mixagem não acaba, a gente é que desiste dela! A briga dos instrumentos na verdade deve ser sobra de frequências. Sou técnico de gravação, mas pra te falar a verdade até evito postar nesse tipo de tópico porque o problema é grande.... Crie submasters batera/ guitarras/ vozes etc... tente identificar quem tá embolando com quem e cuidado com os graves... Tente deixar o som mais "natural", faça pre mixes e as ouça no som da sua casa até chegar num consenso. Te digo que vc nunca vai gostar do resultado, mas uma hora vc vai ver que o bom senso prevaleceu. Espero ter ajudado, qq coisa tamos ai.
Alex
Alex
Membro

Mensagens : 71
Localização : Ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de mixagem no pro tools Empty Re: Dificuldade de mixagem no pro tools

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos