Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encordoamento para escala curta

4 participantes

Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Encordoamento para escala curta

Mensagem por Márcio Seg Jan 25, 2010 5:27 pm

Pessoal, estou interessado num baixo Condor Violin Bass da Condor, que tem escala curta. Parece que sao ncessárias cordas especificas para esse tamanho de escala. Alguem sabe dizer algo a respeito? É possivel usar cordas para escala longa? Melhor um encordoamento leve ou pesado? Por fim, alguem tem o Violin Bass da Condor? Gosta do baixo? Obrigado, Márcio.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Wotan Ter Jan 26, 2010 1:22 pm

Eu tenho um Condor VB-40 e gosto muito de sua tocabilidade e da sua aparência e timbre "vintage".

Segundo os entendidos o comprimento das cordas para escala longa ou curta está apenas relacionado à economia do material gasto na sua confecção. Ao usar cordas de escala longa num instrumento de escala curta você terá que cortar o excesso para enrolar na tarraxa. Já as cordas de escala curta provavelmente não alcançarão as tarraxas em um baixo de escala longa.

Num baixo de escala curta as cordas ficam mais frouxas, portanto quanto maior o calibre, melhor. As mais grossas ficam mais tensas, diminuindo a possibilidade de trastejamento.

Atualmente uso cordas 0.045 flatwound de escala longa cortadas no meu VB. Elas ficam menos frouxas que as 0.040, mas ainda ficam um pouco. Pretendo usar cordas mais grossas em breve.

Abraços.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Márcio Ter Jan 26, 2010 5:28 pm

Wotan escreveu:Eu tenho um Condor VB-40 e gosto muito de sua tocabilidade e da sua aparência e timbre "vintage".

Segundo os entendidos o comprimento das cordas para escala longa ou curta está apenas relacionado à economia do material gasto na sua confecção. Ao usar cordas de escala longa num instrumento de escala curta você terá que cortar o excesso para enrolar na tarraxa. Já as cordas de escala curta provavelmente não alcançarão as tarraxas em um baixo de escala longa.

Num baixo de escala curta as cordas ficam mais frouxas, portanto quanto maior o calibre, melhor. As mais grossas ficam mais tensas, diminuindo a possibilidade de trastejamento.

Atualmente uso cordas 0.045 flatwound de escala longa cortadas no meu VB. Elas ficam menos frouxas que as 0.040, mas ainda ficam um pouco. Pretendo usar cordas mais grossas em breve.

Abraços.


Fala, wotan, valeu pelo toque. cara, vc usa cordas flat?! Tenho a maior curiosidade de experimentar as flat num baixo de timbre tao pecular quanto o VB-40. vc por acaso tem algum arquivo de som que possa postar? cara, as cordas ficam muuuito frouxas?! Pergunto isso ate porque toco com a mao direita praticametne encima do final da escala, com se fosse um baixo acustico sabe? Sera que eu colocar uma corda mais pesada que a sua, isso tende a minimizar um pouco? Na semana que vem devo testar um VB-40. Se gostar, acho que vou bater o amrtelo nele! O som é grave e aveludado como dizem?
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Muzak Ter Jan 26, 2010 5:33 pm

Lembre-se que as cordas do baixo ficam mais finas na ponta oposta à bolinha, para poderem ser enroladas nas tarraxas. As cordas específicas para escala curta são adequadas para isto - vide: http://www.juststrings.com/dad-exl160s.html

Muzak
Banido

Mensagens : 55
Localização : Em um elevador.

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Márcio Ter Jan 26, 2010 5:52 pm

Muzak escreveu:Lembre-se que as cordas do baixo ficam mais finas na ponta oposta à bolinha, para poderem ser enroladas nas tarraxas. As cordas específicas para escala curta são adequadas para isto - vide: http://www.juststrings.com/dad-exl160s.html

saquei cara! nao sabia que a dadario fabricava! Putz sera dificil achar dessas por aqu?! se bobear, acho que so importanto ne?!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Muzak Ter Jan 26, 2010 7:48 pm

Tive um Danelectro Long Horn Bass entre 2001 e 2003 e, naquela época, era fácil encontrar encordoamentos de escala curta na Gang Music em Sampa. Pesquisando bem, talvez você ainda consiga encontrar em alguma loja da famosa Teodoro Sampaio.
Encordoamento para escala curta PhpX3dzCu-1-021-021893-Danelectro-Long-Horn-Bass

Muzak
Banido

Mensagens : 55
Localização : Em um elevador.

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por renatogaragerock Ter Jan 26, 2010 9:04 pm

Estou usando um jogo flatwound 0.50 da Yamaha para escala curta, mas que era um jogo do antigo proprietário do meu Epiphone Rivoli.
De qualquer modo, recomendo muito alguma corda flat. As D'Addario Chromes são as que mais me agradam e ficam excelentes em instrumentos como o seu, se não for inclusive abusar do termo "apropriadas".

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Márcio Ter Jan 26, 2010 9:18 pm

renatogaragerock escreveu:Estou usando um jogo flatwound 0.50 da Yamaha para escala curta, mas que era um jogo do antigo proprietário do meu Epiphone Rivoli.
De qualquer modo, recomendo muito alguma corda flat. As D'Addario Chromes são as que mais me agradam e ficam excelentes em instrumentos como o seu, se não for inclusive abusar do termo "apropriadas".

Valeu pela dica, renato. cara, vc é aquele baixista do youtube que tem vááários baixos?! Vi um video (seu?!) com um EBC1 da Condor. Bicho, nao se acha mais esse baixo neste pais, e eu vidrei naquele baixo!! Tava a fim de um sunbust ou vermelhoh mas putz, sem chance! entao, ou vai rolar o Violin Bass ou o Epiphone SG!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por renatogaragerock Ter Jan 26, 2010 9:24 pm

Opa! Eu mesmo!!!
Infelizmente os tirei do ar pois havia uma pessoa usando um deles para praticar um golpe no Mercado Livre (a pessoa se passava por mim e sugeria a troca de um baixo meu por outro, usando minhas fotos e vídeos - daí provavelmente a pessoa mandava algo em troca, não recebia nada e eu ainda que ficava com a má fama!!!). Parece que o usuário saiu à tempo de eu tomar providências, mas também sem conseguir fechar nada.
Talvez em breve eu coloque novas fotos e vídeos, com algum tipo de legenda ou marca d'água dizendo que não são imagens de instrumentos a venda.
Sobre o Condor, de vez em quando fico sabendo de algum pois mais gente me procurou perguntando, e no fim soube de um ou outro disponíveis. Descobrindo algo te aviso.
E você conhece o Fábio França daí de BH? Ele costuma ter uns instrumentos legais!!!
abraços

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Márcio Ter Jan 26, 2010 9:29 pm

renatogaragerock escreveu:Opa! Eu mesmo!!!
Infelizmente os tirei do ar pois havia uma pessoa usando um deles para praticar um golpe no Mercado Livre (a pessoa se passava por mim e sugeria a troca de um baixo meu por outro, usando minhas fotos e vídeos - daí provavelmente a pessoa mandava algo em troca, não recebia nada e eu ainda que ficava com a má fama!!!). Parece que o usuário saiu à tempo de eu tomar providências, mas também sem conseguir fechar nada.
Talvez em breve eu coloque novas fotos e vídeos, com algum tipo de legenda ou marca d'água dizendo que não são imagens de instrumentos a venda.
Sobre o Condor, de vez em quando fico sabendo de algum pois mais gente me procurou perguntando, e no fim soube de um ou outro disponíveis. Descobrindo algo te aviso.
E você conhece o Fábio França daí de BH? Ele costuma ter uns instrumentos legais!!!
abraços

Que sinistra essa historia do mercado livre hen?! Po, cara, se souber de algum EBC1, me fala sim! Fabio França? Luthier? conheço nao mas vou pesquisar. Vc tem o contato dele? Abraço.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 525
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por renatogaragerock Ter Jan 26, 2010 9:31 pm

Ele é músico, mas sempre traz uns instrumentos legais para venda. Ele sempre tem uns eastwood legais.
http://www.eastwoodguitars.com
Peguei um Hi Flyer com ele, e acho que ele tinha ainda um Club Bass.
abraços

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Wotan Qua Jan 27, 2010 1:18 pm

renatogaragerock escreveu:... As D'Addario Chromes são as que mais me agradam e ficam excelentes em instrumentos como o seu, se não for inclusive abusar do termo "apropriadas".
São as que eu uso e comprovo o que Renato disse.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Encordoamento para escala curta Empty Re: Encordoamento para escala curta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos