Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

+7
DenisLM
KIQ
Voila Marques
gobatto
allexcosta
Edu Fettermann
Giuliano Tiburzio
11 participantes

Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Seg Jan 04, 2010 1:45 pm

Olá amigos foristas! Estive assistindo há alguns vídeos postados em tópicos aqui no fórum e ao ver um sobre o Bass Day 1997, aonde temos entre outros Billy Sheehan, John Patitucci, Reggie Hamilton, acabei por me questionar algo que sempre foi uma vontade e ao mesmo tempo uma deficiência que o Billy Sheehan domina com maestria: a técnica de utilizar os dedos indicador, médio e anelar na mão direita, o que lhe dá uma tremenda velocidade! Já observei também o Gary Willis fazendo isto porém de uma maneira diferente "pulando" cordas, deixando os dedos de prontidão, por exemplo, indicador na corda mi, médio na corda lá e anelar na corda ré, interessantíssimo também. A questão é: vocês sabem alguma técnica específica para o estudo do pizzicato com os três dedos de modo a ficar uniforme, assim como é o indicador e o médio naturalmente? Grande abraço a todos e muita paz!

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Edu Fettermann Seg Jan 04, 2010 2:02 pm

Bom, do jeito que eu estudo (e que pode muito bem estar errado, diga-se), eu faço exercícios em colcheias utilizando primeiro os dedos anelar e indicador, depois o anelar e o médio, e finalmente os três, na ordem anelar, médio, indicador. Depois colcheias em tercinas e semicolcheias.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Seg Jan 04, 2010 2:07 pm

Edu Fettermann escreveu:Bom, do jeito que eu estudo (e que pode muito bem estar errado, diga-se), eu faço exercícios em colcheias utilizando primeiro os dedos anelar e indicador, depois o anelar e o médio, e finalmente os três, na ordem anelar, médio, indicador. Depois colcheias em tercinas e semicolcheias.

Valeu pela dica Edu! Very Happy Abraço!

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2010 2:14 pm

A técnica do Gary Willis é impraticável pra quem já toca há algum tempo.
Uma das maneiras de se praticar usando 3 dedos é começar a estudar escalas e frases com 3 notas por corda e aplicar-se o padrão "seu vizinho, maior de todos, fura-bolo" (esqueci os nomes certos) nessa ordem: 321-321-321 etc...

Outras pessoas estudam indo e voltando, tipo 3 2 1 2 3 2 1 o que no começo deixa você mais lento.

Eu particularmente nunca vi necessidade de se tocar com 3 dedos da mão direita (exceto pra músicas "disco") e não considero isso uma deficiência, mas se a necessidade existe, é mais ou menos por aí...

É bom lembrar que MUITAS vezes essa técnica suja o som e é melhor tocar mais devagar e limpo do que mais rápido e sujo, pelo menos na minha opinião.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por gobatto Seg Jan 04, 2010 2:16 pm

Este tópico tem um vídeo bacana que o Ivanov fez...
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Seg Jan 04, 2010 2:26 pm

allexcosta escreveu:A técnica do Gary Willis é impraticável pra quem já toca há algum tempo

Com certeza, o Gary é louco ! Very Happy Ele tem uma pegada super leve com a mão direita né? Mas mesmo assim é um cara maravilhoso de se ver tocando! Obrigado pelas dicas de digitação meu caro! Já estou praticando aqui! Very Happy

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Seg Jan 04, 2010 2:27 pm

gobatto escreveu:Este tópico tem um vídeo bacana que o Ivanov fez...

Gobatto brigadão meu caro! To praticando com o vídeo também! Abraço e té mais!

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Voila Marques Seg Jan 04, 2010 3:44 pm

Giuliano Tiburzio escreveu: ... A questão é: vocês sabem alguma técnica específica para o estudo do pizzicato com os três dedos de modo a ficar uniforme, assim como é o indicador e o médio naturalmente?...

Tiburzio, pizzicato não é bem a minha praia, mas já toquei algumas peças só com ele... Uso os 3 dedos tb.
Para uniformidade, sugiro isso aqui:

1) Ritmos iguais (2 notas) e dedos iguais. Exemplo:
(desenho 11): sol-sol (tudo com o dedo 1) repetir;
(desenho 22): sol-sol (tudo com o dedo 2) repetir.

2) Ritmos iguais (2 notas) e dedos diferentes. Ex:
(desenho 12): sol (1)-sol (2) repetir;
(desenho 21): sol (2)-sol (1) repetir.
Variantes: (desenho 1221); (desenho 2112), etc

3) Ritmos iguais (3 notas) e dedos iguais. Ex:
(desenho 111): sol-sol-sol (tudo com o dedo 1) repetir;
(desenho 222): sol-sol-sol (dedo 2) repetir;
(desenho 333): sol-sol-sol (dedo 3) repetir.

4) Ritmos iguais (3 notas) e dedos variados. Ex:
(desenho 112): sol-sol (1)-sol (2);
(desenho 223): sol-sol (2)-sol (3);
(desenho 332): sol-sol (3)-sol (2);
(desenho 221): sol-sol (2)-sol (1);
(desenho 113): sol-sol (1)-sol (3);
(desenho 331): sol-sol (3)-sol (1).

(desenho 122): sol (1)-sol-sol (2);
(desenho 233): sol (2)-sol-sol (3);
(desenho 322): sol (3)-sol-sol (2);
(desenho 211): sol (2)-sol-sol (1);
(desenho 133): sol (1)-sol-sol (3);
(desenho 311): sol (3)-sol-sol (1).

(desenho 123): sol (1)-sol (2)-sol (3) repetir;
(desenho 123): sol (1)-sol (2)-sol (3)/ sol (3)-sol (2)-sol (1) repetir;
(desenho 123): sol (1)-sol (2)-sol (3)/ sol (2)-sol (1)-sol (2)/ sol (3)-sol (2)-sol (1)/ sol (2)-sol (3)-sol (2) repetir.

3) Ritmos iguais (4 notas) e dedos iguais. Ex:
(desenho 1111): sol-sol-sol-sol (tudo com o dedo 1) repetir;
(desenho 2222): sol-sol-sol-sol (dedo 2) repetir;
(desenho 3333): sol-sol-sol-sol (dedo 3) repetir.

4) Ritmos iguais (4 notas) e dedos variados. Ex:
(desenho 1222): sol-sol-sol (1)-sol (2);
(desenho 2223): sol-sol-sol (2)-sol (3);
(desenho 3332): sol-sol-sol (3)-sol (2);
(desenho 2221): sol-sol-sol (2)-sol (1);
(desenho 1113): sol-sol-sol (1)-sol (3);
(desenho 3331): sol-sol-sol (3)-sol (1).

(desenho 1231): sol (1)-sol (2)-sol (3)-sol (1) repetir;
(desenho 2312): sol (2)-sol (3)-sol (1)-sol (2) repetir;
(desenho 3123): sol (3)-sol (1)-sol (2)-sol (3) repetir;
Variante: fazer esses 03 exercícios seguidos, sem repetir cada um.

Depois disso, fazer ritmos diferentes (na mesma corda) com o mesmo dedo (2 notas iguais, 3 notas iguais, 4, etc);
Fazer ritmos diferentes, variando os dedos.

Acrescentar notas presas.

E ainda há a possibilidade de aumentar o nº de notas repetidas. Ex: 5= 3+2 ou 2+3 ou 4+1 ou 1+4, ou 2+2+1, etc; 6= 3+3 ou 2+2+2 ou 1+ 3+1, etc; 7= 4+3 ou 3+4 ou 3+2+2, etc.

As possibilidades matemáticas de variantes desses exercícios são infinitas (com notas repetidas ou não, com dedos repetidos ou não, com notas presas ou com cordas soltas, com com notas presas e cordas soltas alternadas, com ritmos iguais ou com ritmos diferentes, com ritmos alternados, com notas ligadas ou articuladas, com articulações alternadas, em andamentos variados, em escalas, 3ªs, 4ªs, 5ªs, com desenho ascendente, com desenho descendente, etc).

Bom divertimento e abraços contrabaixísticos!


Última edição por Voila Marques em Ter Jan 05, 2010 12:33 am, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : cricrizagens pessoais com o Português)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por KIQ Seg Jan 04, 2010 3:56 pm

allexcosta escreveu:É bom lembrar que MUITAS vezes essa técnica suja o som e é melhor tocar mais devagar e limpo do que mais rápido e sujo, pelo menos na minha opinião.

Por isso e outros que dei uma maneirada no ritmo de estudo... e comecei a me preocupar mais com a precisão das técnicas do que com a velocidade em que são executadas.
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Voila Marques Seg Jan 04, 2010 3:57 pm

Giuliano, enquanto vc toca notas repetidas, procure "igualar" o som dos dedos, ok?

No início, faça tudo devagar.
Vá aumentando o metrônomo, conforme os dedos forem ficando mais firmes e ágeis e tb quando vc conseguir "automatizar" o desenho estudado.

Ufa, cansei... Embarassed

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por DenisLM Seg Jan 04, 2010 4:03 pm

meldels!
que aula da Voila! Shocked

eu simplesmente toco com 3 dedos da mão direita até "do ré mi fá"...
é questão de acostumar a mão a trabalhar com os 3 dedos, eu pelomenos deixo isso para "minha mão" decidir!
direto eu me pego tocando da seguinte forma: 32121 ou até 321212
sem dúvidas pode não ser o jeito mais certo, mas é uma forma que eu acostumei a sempre tocar com 3 dedos...
vai entender... Rolling Eyes
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Rafael do Baixo Ter Jan 05, 2010 9:09 am

Eu sou um adepto da técnica de pizzicato com 3 dedos,quando eu comecei a estudar essa técnica eu utilizava a sequência 3213* [como um grupo de 4 semi-colcheias],que mecânicamente é a sequencia mais simples e natural a se fazer,com o tempo passei a fazer 3123*,1321,2313*,2123*[minha sequencia preferida] e várias outras pequenas combinações,principalmente por que eu costumo usar muitos sweeps,então se eu me prendesse a apenas um padrão de digitação,meu cérebro daria um nó em algumas frases[mais por deficiência minha do que por falha na técnica e/ou padrão de digitação escolhido].

Algumas coisas que complicam muito a vida de quem está se iniciando nesta técnica,é que no início o ataque de cada dedo,contra as cordas,tem uma força diferente,o que influi e muito no som,outro ponto crucial é a tendência de acentuar sempre a cada 3 notas [principalmente na sequencia 321321...],ou até mesmo de nunca acentuar nada [principalmente em altos bpm].Esses são os pontos iniciais a serem trabalhados com mais afinco.

Para fortalecer o dedo 3 [anelar],eu passei a estudar escalas,arpejos e algumas músicas,mas utilizando apenas os dedos 2 e 3,e depois fazia o mesmo usando os dedos 1 e 3,com isso conseguí desenvolver alguma mobilidade e força com esse dedo.Um ótimo método pra desenvolver um som mais preciso e com um som mais uniforme em todos os dedos,é utilizando os exercícios nos modelos do que a Voila postou,eles funcionam perfeitamente para esse fim.

Algo muito importante nessa técnica,e que é extremamente negligenciado,é a limpeza do som,muitas vezes essa sujeia no som,não é causada apenas pelo "excesso de velocidade"[causa mais comum do som sujo],mas sim pela falta de uma técnica de abafamento decente com a mão direita,e isso é algo que só se desenvolve estudando devagar e com muita calma.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Voila Marques Ter Jan 05, 2010 10:54 am

Rafael do Baixo escreveu:
Algumas coisas que complicam muito a vida de quem está se iniciando nesta técnica,é que no início o ataque de cada dedo,contra as cordas,tem uma força diferente,o que influi e muito no som,outro ponto crucial é a tendência de acentuar sempre a cada 3 notas [principalmente na sequencia 321321...],ou até mesmo de nunca acentuar nada [principalmente em altos bpm].Esses são os pontos iniciais a serem trabalhados com mais afinco.
...
Algo muito importante nessa técnica,e que é extremamente negligenciado,é a limpeza do som,muitas vezes essa sujeia no som,não é causada apenas pelo "excesso de velocidade"[causa mais comum do som sujo],mas sim pela falta de uma técnica de abafamento decente com a mão direita,e isso é algo que só se desenvolve estudando devagar e com muita calma.

Siiim, Rafael!
Os exercícios que deixei alguns posts acima são uma espécie de “coringa contrabaixístico”, ou seja, eles podem ter muitas utilidades, dependendo dos objetivos e do tipo de estudo. Ex:

a) Eles podem ser feitos sem acentos, para uniformizar os dedos e/ou condicionar os dedos;
b) Podem ser feitos com acentuações variadas, para trabalhar a variação de pressão nos dedos e/ou ritmos sincopados, e/ou o “swing”;
c) Podem ser feitos com ligaduras ou não, para trabalhar articulações variadas;
d) Podem ser feitos com variação de dinâmica, para trabalhar a variação de pressão nos dedos e/ou a expressividade;
e) Podem ser feitos com variação de velocidade, para trabalhar a precisão dos dedos e/ou a clareza das notas;
f) Podem ser feitos de muitas outras formas e/ou com muitos outros objetivos.

Nas variantes de acento, sugiro isso aqui:

1) Nos exercícios de 2 notas:
a) acentuar somente as 1ªs notas: sol-sol; sol-sol; sol-sol, etc;
b) acentuar somente as 2ªs notas: sol-sol; sol-sol; sol-sol, etc.

2) Nos exercícios de 3 notas:
a) acentuar somente as 1ªs notas: sol-sol-sol; sol-sol-sol; sol-sol-sol, etc;
b) acentuar somente as 2ªs notas: sol-sol-sol; sol-sol-sol; sol-sol-sol,etc;
c) acentuar somente as 3ªs notas: sol-sol-sol; sol-sol-sol; sol-sol-sol, etc.

3) Nos exercícios de 4 notas:
a) acentuar somente as 1ªs notas: sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol, etc;
b) acentuar somente as 2ªs notas: sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol, etc;
c) acentuar somente as 3ªs notas: sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol, etc;
d) acentuar somente as 4ªs notas: sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol, etc.

Os acentos em grupos de 5 notas, 6 notas, 7 notas, etc, devem ser feitos da mesma forma acima (acentuando uma nota em cada grupo), e tb através de subdivisões matemáticas. Ex:

a) um grupo de 5 notas pode tb ser executado como um grupo de 3+2 ou 2+3, 4+1, etc;
b) um grupo de 6 notas pode tb ser executado como um grupo de 2+2+2, 3+3, 4+2, etc;
c) um grupo de 7 notas pode tb ser executado como um grupo de 4+3, 3+4, 5+2, 1+6, etc.

Os grupos de 2 notas, 3 notas, 4 notas, etc, tb podem ter acentuações irregulares: Ex:

a) um grupo de 2 notas pode ser executado assim: sol-sol; sol-sol, etc;
b) um grupo de 3 notas pode ser executado assim: sol-sol-sol; sol-sol-sol; sol-sol-sol,etc;
a) um grupo de 4 notas pode ser executado assim: sol-sol-sol-sol; sol-sol-sol-sol, etc.

E prá esse "coringa contrabaixístico", vale o que já escrevi:

Voila Marques escreveu:
As possibilidades matemáticas de variantes desses exercícios são infinitas (com notas repetidas ou não, com dedos repetidos ou não, com notas presas ou com cordas soltas, com notas presas e cordas soltas alternadas, com ritmos iguais ou com ritmos diferentes, com ritmos alternados, com notas ligadas ou articuladas, com articulações alternadas, em andamentos variados, em escalas, 3ªs, 4ªs, 5ªs, com desenho ascendente, com desenho descendente, etc).

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Cantão Ter Jan 05, 2010 1:41 pm

Excelente aula Voila , estou dando nó nos dedos , mas já está dando resultado...rssss up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Ter Jan 05, 2010 4:34 pm

Voila Marques escreveu:Giuliano, enquanto vc toca notas repetidas, procure "igualar" o som dos dedos, ok?

No início, faça tudo devagar.
Vá aumentando o metrônomo, conforme os dedos forem ficando mais firmes e ágeis e tb quando vc conseguir "automatizar" o desenho estudado.

Ufa, cansei... Embarassed

Voila que bela explicação! up Obrigado pela excelente contribuição! Grande abraço e vou salvar todas as formas aqui no computador pra ir treinando devagarinho!

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Ter Jan 05, 2010 4:37 pm

Rafael do Baixo escreveu: Algumas coisas que complicam muito a vida de quem está se iniciando nesta técnica,é que no início o ataque de cada dedo,contra as cordas,tem uma força diferente

Verdade Rafael do Baixo, o som fica desuniforme Crying or Very sad Muito obrigado pelo depoimento! Show de bola também meu caro! Abraço!

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Ter Jan 05, 2010 4:40 pm

DenisLM escreveu:meldels!
que aula da Voila! Shocked

Sem dúvida DenisLM, legal mesmo a aula da Voila! Mas quero aproveitar e agradecer a você e a todos os outros que forneceram valiosas experiências pessoais de como se utilizar do pizzicato com 3 dedos! Vou guardar todas as informações aqui com muito carinho! claps

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por jiroumaru Ter Jan 05, 2010 7:45 pm

Tem esse vídeo do Myung:


____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Voila Marques Ter Jan 05, 2010 11:29 pm

DenisLM escreveu:meldels!
que aula da Voila! Shocked
Cantão escreveu:Excelente aula Voila , estou dando nó nos dedos , mas já está dando resultado...rssss up
Giuliano Tiburzio escreveu:
Voila que bela explicação! up Obrigado pela excelente contribuição! Grande abraço e vou salvar todas as formas aqui no computador pra ir treinando devagarinho!
Obrigada, meninitos!!! Very Happy Very Happy
Abraços contrabaixísticos da Tia Wink

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por cristianosantos Qui Jan 14, 2010 3:10 pm

Uau! Shocked
Também estava precisando mesmo esclarecer dúvidas desta técnica.
Mais uma vez nossa mestre jedi , Voila, contribuindo com sua sabedoria ..... hail

Obrigado !!!!
cristianosantos
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer? Empty Re: Técnica de pizzicato com três dedos na mão direita: como fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos