Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnica da mão direita do Geezer

+6
Andre Azulao
MarinaBass
Zubrycky
CG
Stormbringer
B3ck1m2n
10 participantes

Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por B3ck1m2n 2015-01-20, 15:32

Pessoal, falaram que o som do baixo do Geezer Butler vem muito da pegada dele e não só do equipamento que ele utiliza. Neste caso, alguém teria alguma explicação ou vídeo que ensinasse a sua técnica da mão direita, como já fizeram aqui com o Steve Harris?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1187
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por Stormbringer 2015-01-20, 16:42

no começo ele tocava assim:

com mao direita já invadindo a escala...


de uns tempos pra ca(nao sei quanto) ele ja toca assim:

bem mais pra tras, nao sei ao certo como funciona esse jeito moderno dele tocar, mas parece que tem muita força, e ele bate a corda em direçao aos captadores...

Se não me engano, o Zubrycky "minuciou" essa técnica. Mas deve ser o tipo de coisa dificil de explicar, hahaha
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por B3ck1m2n 2015-01-20, 17:31

A primeira técnica é semelhante a do Steve Harris, mas tocado com mais força e em cima dos últimos trastes onde ocorre o "estalo". A segunda eu não entendi, mas me parece tocar com força sobre os captadores, s[o que de uma maneira mais puxada... Pergunta
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1187
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por CG 2015-01-20, 19:41

A técnica do Steve Harris é totalmente diferente. O cara baixa o cacete nas cordas com muita força e velocidade.

Observe o Zubrycky tirando um som, a técnica é a mesma:

CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por B3ck1m2n 2015-01-20, 20:10

Uau! Passa esse video pra aquele cara aqui do fórum que tava querendo melhorar a pegada porque achava que tocava muito fraco! Aula de pegada agressiva com o Prof. Zubrycky!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1187
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por CG 2015-01-20, 20:21

Geralmente o som que o músico tira é muito mais a técnica e a pegada que ele tem do que o equipamento em sí.

O dia que eu parei de tentar tirar o timbre dos outros e procurei achar o meu, fui muito mais feliz.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por B3ck1m2n 2015-01-20, 20:39

^ sem dúvidas! No meu estilo pessoal por exemplo eu gosto de enfiar um monte de slides e mini-slides nas músicas. No entanto, é bom conhecer as técnicas dos outros pra ir incorporando uma coisa aqui e ali e construindo e modificando o próprio estilo.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1187
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por Zubrycky 2015-01-22, 21:57

A técnica de mão direita do Geezer foi o que me fez virar um contrabaixista. Presenciá-la em ação ao vivo me fez querer fazer o meu melhor para perpetuar esse tipo de técnica.

Não sei se cheguei perto, mas baseei muito da minha própria técnica de mão direita a partir de estudos da dele.

A partir de muitos vídeos que vi, dos shows dele que pude presenciar ao vivo, das entrevistas dele que vi na internet e do estudo do material da minha coleção particular (Que inclui as edições da Bass Player americana nas quais ele aparece e um método de contrabaixo chamado "Black Sabbath Riff by Riff"), posso dizer o seguinte a respeito da técnica de mão direita do Geezer: De modo geral, ele alterna o indicador e o médio, tocando com a mão bem próxima ao fim da escala. Algumas vezes, quando as notas tem maior duração, ele usa, em um único movimento, todos os dedos ao mesmo tempo, tocando a corda com muita força.

(Sobre esse tipo de golpe, notem como ele toca o riff de "Iron Man" no vídeo abaixo aos 2:57, aproximadamente)



Ele também usa, quando necessário, palheta.



Vale lembrar que muito do timbre dele se deve também ao fato dele fazer muitos bends com a mão esquerda (Isso foi algo que ele fez por causa da influência que Jack Bruce teve sobre Geezer).

E por falar em influências do Geezer, além do Jack Bruce, outro baixista que teve uma enorme influência no início da carreira dele foi o Leo Lyons, baixista do Ten Years After (Notem a semelhança entre a técnica de mão direita de Leo e de Geezer).

[



Vale lembrar que posicionamento da mão direita dele também mudou muito ao longo dos anos, muito provavelmente (Aí é uma conjectura minha) por causa da mudança de instrumentos usado por ele ao longo dos anos.

No vídeo "Paris 70" (Na época ele usava um Fender Precision), por exemplo, ele toca com a mão direita no fim da escala.



Aqui, com o Vigier, ele toca com a mão direita mais no meio.



E aqui ele toca (Usando um Lakland) o começo de "Under The Sun" com a mão direita próxima à ponte.



Última edição por Zubrycky em 2015-01-22, 22:16, editado 2 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por Zubrycky 2015-01-22, 22:00

marciobs escreveu:Uau! Passa esse video pra aquele cara aqui do fórum que tava querendo melhorar a pegada porque achava que tocava muito fraco! Aula de pegada agressiva com o Prof. Zubrycky!

Essas patadas são resultado de muito treino sem o uso de amplicadores... Twisted Evil  notme Wink

Sobre o timbre, além das já citadas técnicas de mão direita, ter um precision (ou um baixo com esse tipo da captação como, no meu caso, um Yamaha BB 424) ajuda muito...

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por B3ck1m2n 2015-01-22, 23:10

Valeu pela explicação Zubrycky! Quando meu baixo voltar dos serviços de luthieria eu tentarei aplicar esse conhecimentos na prática! playing
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1187
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por Zubrycky 2015-01-22, 23:19

marciobs escreveu:Valeu pela explicação Zubrycky! Quando meu baixo voltar dos serviços de luthieria eu tentarei aplicar esse conhecimentos na prática! playing

Disponha, meu caro! Estamos aqui pra isso!



Espero que seus vindouros estudos sejam frutíferos! What a Face
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por MarinaBass 2015-01-25, 15:27

Oi turma! Fazia tempo que eu não entrava no fórum, desculpem a ausência mas foi por uma boa causa rsrs , estou me dedicando aos estudos , todo tempo livro estou com meu baixo e com meu livro da escola :-D
Bem sobre o Geezer, ele mudou um pouco o modo de tocar ao longo dos anos, mas basicamente ele senta a mão com vontade, ele manda as dedadas com força, independente da região em que ele toque, mas se vcs quiserem ouvir ele tocando sem a banda tem esse video aqui https://youtu.be/LmzuiRLcD2E onde da pra ver bem ele tocando e ouvir só o baixo
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por Andre Azulao 2015-01-26, 08:59

MarinaBass escreveu: basicamente ele senta a mão com vontade, ele manda as dedadas com força, independente da região em que ele toque,

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagens : 293
Localização : Z.O.- SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por J.Adalberto 2015-01-26, 10:07

estsva com um projeto de graçavao de algumas Classic rock, dentre essas musicas tinham algumas do Sabbath

Como sou ruim de tirar de ouvido me apoio muito em transcrições oficiais

Esse livro não tem as transcrições inteiras somente dos principais riff's que são comentados um a um e  tratando tbem técnica de mão direita e esquerda do Geezer

Técnica da mão direita do Geezer Image
windows 7 print screen

Técnica da mão direita do Geezer Image
jpg images
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por allexcosta 2015-01-26, 10:24

Peço desculpas por tentar ser a voz da razão, sei que é chato, mas...

Cada pessoa tem um jeito de tocar, uma genética, um tipo de pele, comprimento de dedos, etc...

Não vou nem discutir o conceito de tentar tirar o som idêntico ao de outra pessoa, pois se é isso que o cara quer, que busque.

Mas muitas vezes você não consegue aquele som copiando a técnica original. É preciso respeitar suas peculiaridades e tentar tirar determinado som com o seu próprio jeito de tocar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por J.Adalberto 2015-01-26, 10:30

allexcosta escreveu:Peço desculpas por tentar ser a voz da razão, sei que é chato, mas...

Cada pessoa tem um jeito de tocar, uma genética, um tipo de pele, comprimento de dedos, etc...

Não vou nem discutir o conceito de tentar tirar o som idêntico ao de outra pessoa, pois se é isso que o cara quer, que busque.

Mas muitas vezes você não consegue aquele som copiando a técnica original. É preciso respeitar suas peculiaridades e tentar tirar determinado som com o seu próprio jeito de tocar.


Concordo plenamente com vc Allex!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por MarinaBass 2015-01-27, 10:17

J.Adalberto, eu também tenho esse livro Riff by Riff, mas não boto fé nessas transcrções não, eu acredito que tem coisa errada aí, um exemplo é a Paranoid ,naquela parte das notas oitavadas (pág 27 na penúltima TAB) ,tem notas a mais ali , pelo menos não escuto na música aquilo que está no livro.
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por J.Adalberto 2015-01-27, 11:21

MarinaBass escreveu:J.Adalberto, eu também tenho esse livro Riff by Riff, mas não boto fé nessas transcrções não, eu acredito que tem coisa errada aí, um exemplo é a Paranoid ,naquela parte das notas oitavadas (pág 27 na penúltima TAB) ,tem notas a mais ali , pelo menos não escuto na música aquilo que está no livro.

Eu bem tenho minhas discordâncias qto algumas coisas so que esta escrito de como eu tocava, por exemplo a na musica Electric Funeral...esta bem diferente do que eu estava acostumado a tocar de ouvido...ai fui dando uma estuda melhor na musica...e vi/ouvi que a transcrição fazia bem mais sentido. mas as vezes o contrario tbem ocorre...acho que a transcrição ajuda muito principalmente quem tem um ouvido grosso como meu rr-srsrs, mas no final o interessante e tocar do modo que esta mais em acordo ao seu jeito, sem desvirtuar muito o original
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por allexcosta 2015-01-27, 12:01

Treinem seus ouvidos e confiem neles. Não fiquem presos em tocar licks nota por nota.

Nem o cara que gravou deve tocar do jeito exato que está no disco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por MarinaBass 2015-01-27, 12:11

Isso aí Alex :-D
Eu acho que se a gente conseguir tocar no rítimo certo, no tom certo e respeitar as notas da escala , no caso do Black Sabbath muita coisa é com escala pentatônica menor , ja da pra acompanhar sem fazer feio
Igualzinho igualziiiiinho mesmo em o Geezer toca, , eu fui no show deles em Munique e ele tocou o solo da N.I.B. Bem diferente do "original" do álbum
MarinaBass
MarinaBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Austria

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por luisb 2015-02-20, 20:14

allexcosta escreveu:Peço desculpas por tentar ser a voz da razão, sei que é chato, mas...

Cada pessoa tem um jeito de tocar, uma genética, um tipo de pele, comprimento de dedos, etc...

Não vou nem discutir o conceito de tentar tirar o som idêntico ao de outra pessoa, pois se é isso que o cara quer, que busque.

Mas muitas vezes você não consegue aquele som copiando a técnica original. É preciso respeitar suas peculiaridades e tentar tirar determinado som com o seu próprio jeito de tocar.

subscrevo o que o allex disse...parece-me que esta técnica ou o jeito da mão deriva do contrabaixo acustico...e o que não falta é pelo jazz dentro...

luisb
Membro

Mensagens : 23
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por warZ 2015-10-05, 10:03

No cifra club tem uma aula (paranoid) do Felipe Markis, que destaca como funciona a mão direita do Geezer, ao menos nesta faixa. Movimento de pulso rápido e dedos enérgicos, mas como já foi mencionado, nem todo baixista vai reproduzir fielmente esta técnica.
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por CG 2015-10-05, 14:09

warZ escreveu:No cifra club tem uma aula (paranoid) do Felipe Markis, que destaca como funciona a mão direita do Geezer, ao menos nesta faixa. Movimento de pulso rápido e dedos enérgicos, mas como já foi mencionado, nem todo baixista vai reproduzir fielmente esta técnica.

link?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por warZ 2015-10-05, 17:34

Vejo em casa. Aqui não tenho acesso ao youtube, ok?

Está ai: https://www.youtube.com/watch?v=XjmNKopCbhM&list=PL9tAYhVXGjRSM4qhNFdbSMBXUPjHORcoJ&index=19

A partir de 4:36.
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por warZ 2015-10-06, 14:16

CG escreveu:
warZ escreveu:No cifra club tem uma aula (paranoid) do Felipe Markis, que destaca como funciona a mão direita do Geezer, ao menos nesta faixa. Movimento de pulso rápido e dedos enérgicos, mas como já foi mencionado, nem todo baixista vai reproduzir fielmente esta técnica.

link?

Está ai: https://www.youtube.com/watch?v=XjmNKopCbhM&list=PL9tAYhVXGjRSM4qhNFdbSMBXUPjHORcoJ&index=19

A partir de 4:36.
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica da mão direita do Geezer Empty Re: Técnica da mão direita do Geezer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos