Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

+19
Jefther
Bananoise
manorawe
Sonikado
Coder
Stefano T.
Rafael_B_Freitas
Zubrycky
rafael.buzzi.andrade
Jãozeiro
Pedro Cavalcanti
KenjiTsuna
Juninho Sampaio
Renato
Maurício_Expressão
pedrohenrique.astronauta
Cantão
allexcosta
CSergio
23 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Dom Jul 03, 2022 11:08 pm



Para quem não quer perder tempo, veja a introdução e pule para comparação de timbre em 9:20.

Valores aproximados:

Squier Classic Vibe Jazz Bass £399 = U$ 483 = R$ 2.575
Fender Custom Shop Jazz £4299 = U$ 5200 = R$ 27.732


Acho que tem um tópico com essa questão de "a marca faz tanta diferença assim?!?"; como não achei na pesquisa criei este (caso alguém encontre, poste o link e a moderação faz a união Wink).


Última edição por CSergio em Sex Jul 08, 2022 7:28 pm, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Jefther, manorawe e DiegoBueno gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 03, 2022 11:20 pm

Foram exatamente os dois modelos que toquei na loja no dia em que tive o primeiro contato com os CV.

Testei também outros tantos Fender de série e o CV era melhor que vários deles.

O CS era um master built de $3600 e estava num nível completamente diferente. Foi um dos melhores Fender que já testei até hoje.

Mas o CV, que custava $329 à época, era um instrumento impressionante pelo preço.

A diferença de valor está principalmente em quem fez, onde foi feito e na lei dos rendimentos decrescentes. E obviamente os insumos do CS são superiores.

Respondendo sua pergunta: não, não há uma grande diferença no timbre.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

CSergio e DiegoBueno gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Cantão Dom Jul 03, 2022 11:43 pm

Também não achei diferença grande no timbre , não sei se é meu fone , ou se a regulagem dos tones não estavam idênticas ( não entendo o que eles falam) mas me pareceu poucas diferenças sutis , em algumas levadas , algo um pouco mais agudo em algumas frases no JB branco.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21781
Localização : Bauru

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jul 04, 2022 11:56 am

Eu sustento a minha opinião, que formulei há um tempo, de que o preço, o valor de um instrumento, não é percebido e não pode ser baseado em seu som. A diferença de preço só é percebida quando se toca. Nesse momento é que se pode perceber o motivo de um instrumento custar mais do que outro. Agora, falar de som? Qualquer Jazz Bass soará como um independente do valor que se encontra na etiqueta. Assim como um Precision.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9109
Localização : Volta Redonda-RJ

Nelson Bass, CSergio e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 06, 2022 11:32 am

Também concordo que há uma nítida impressão/sensação para quem escuta e outra nítida impressão/sensação para quem toca. Isso é muito subjetivo.

No caso específico, realmente não não há uma diferenciação assim tão grande. eu nem percebo com meus recursos aqui (minhas caixas de som externas do laptop de baixa qualidade).
Talvez nem ao vivo, usando o mesmo ampli na mesma regulagem eu perceba alguma coisa como ouvinte.

Já para quem está tocando pode ser que a diferenciação não seja assim tão discreta ou sutil. Talvez a sensibilidade do baixista seja apurada e se perceba alguma diferença.

Mas tentar justificar diferenças de preço por diferenças no timbre é algo sem parâmetros nesse nível específico de comparação.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Nelson Bass e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Renato Qui Jul 07, 2022 2:54 pm

A diferença está mais na cabeça de quem vê a marca no headstock do que no ouvido.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Jefther e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 08, 2022 10:41 am

Renato escreveu:A diferença está mais na cabeça de quem vê a marca no headstock do que no ouvido.


Renato,
Isso que você falou é verdade!

O último fender que passou aqui um professional estava comigo e chegou através de uma troca.

Meu amigo tinha ele e eu um Squier CLassic Vibe e meu amigo trocou o baixo comigo. Claro que dei 3k de volta, mas mesmo assim nem passou perto do valor.

Trocar um Squier por um Fender Usa e do novo. Acredite...esse Squier CV só não tem o nome Fender no Head. Mas, é um deles....
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12072
Localização : Salvador-Ba

Renato e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Sex Jul 08, 2022 11:34 am

Vintage Modified
Classic Vibe

hummmm.... interessante.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Renato Sex Jul 08, 2022 3:04 pm

Juninho Sampaio escreveu:(...)esse Squier CV só não tem o nome Fender no Head. Mas, é um deles....

Quando eu era moleque, a umas boas décadas atrás, era quase que uma regra você ter uma calça jeans Fiorucci, Zoomp, M. Officer ou Forum para "chegar bonito" nas festinhas de garagem. Outras calças poderiam vestir melhor, ter um caimento mais bacana e serem mais confortáveis, mas não tinham no bolso traseiro a infame marquinha... Ninguém queria saber de qualidade, durabilidade, caimento ou conforto, mas sim ostentar aquela desejada etiqueta.

Mais ou menos é o que este tópico retrata, e que você pode conferir na experiência que relatou... A marquinha desejada, que desta vez não está no bolso mas sim no headstock, é o que "faz a cabeça" da moçada. Sonoridade, conforto, timbre, são deixados em outro plano e somente importa o que está escrito.

Por isso que vende-se na internet decalques com a marca da 7ender - e de outras fábricas também -, para que os meros mortais, aqueles que andam de calça US-Top ( Laughing ), possam ter seu som milagrosamente alterado com a simples substituição da marca original de seu instrumento pela maravilhosa e desejada.

O mais interessante é que o público em geral, aquela parcelinha de 99,99% que está no seu show, não sabe a diferença entre um 7ender ou um Phoenix, para ele é tudo "guitarra de 4 cordas grossas"... Se não for para usar em gravações e afins, um baixo de "de nome" serve para apenas duas coisas: Satisfazer o ego de seu proprietário e impressionar outros musicos.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Jefther gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Sex Jul 08, 2022 3:44 pm

Verdade o lance da calça nos anos 80 e 90 Laughing
Morria e não sabia que calça US Top, não era tão top assim.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Renato Sex Jul 08, 2022 3:50 pm

CSergio escreveu:Verdade o lance da calça nos anos 80 e 90 Laughing
Morria e não sabia que calça US Top, não era tão top assim.
US-Top era mais popular, usava para ir à escola com Conga ou Montreal e camisa do uniforme.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 08, 2022 4:36 pm

A prova disso, é que eu gravei um video com um baixo de um amigo que pediu pra eu limpá-lo. Um EAGLE!!!!
Fiz um som com ele e não senti uma distância astronômica entre outros JB. Te juro!



Claro! Temos instrumentos muito bons!Mas, isso é desprezível por muitos essa questão ter o 7 no head
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12072
Localização : Salvador-Ba

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por KenjiTsuna Sex Jul 08, 2022 8:56 pm

Escutando com um bom headphone lado a lado existe sim uma pequena diferença entre os dois instrumentos, no entanto, os dois falam como Jazz Bass e é claro que a diferença de preço não se justifica só pelo no som.

Quando fui levar meu baixo para a troca de tensor com o Luthier de confiança que frequento ele me contou de um Fender made in USA que apareceu pra ele e que não regulava de jeito nenhum, puro azar do dono.

O fato é que esse baixo foi projetado na década de 60, qualquer fabricante competente hoje em dia tem condições de construir instrumentos que falam tão bem quanto.

Toda vez que eu penso que o som do meu Tagima TJB4 está meio xoxo eu lembro que fazem meses que não troco as cordas jocolor
KenjiTsuna
KenjiTsuna
Membro

Mensagens : 16
Localização : Joinville - SC

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Sex Jul 08, 2022 10:38 pm

Juninho Sampaio escreveu:...
Claro! Temos instrumentos muito bons! Mas, isso é desprezível por muitos essa questão ter o 7 no head

O cara que 3 anos atrás me vendeu um Squier coreano, tocava na noite e tinha um Fender e um Yamaha.
Ele me falou que apesar do Squier ser bom (e é, gosto muito do braço, do som também), disse que se "tu não aparece no estúdio ou na cena com um Fender, tu não é nada".
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sex Jul 08, 2022 10:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Renato escreveu:A diferença está mais na cabeça de quem vê a marca no headstock do que no ouvido.


Renato,
Isso que você falou é verdade!

O último fender que passou aqui um professional estava comigo e chegou através de uma troca.

Meu amigo tinha ele e eu um Squier CLassic Vibe e meu amigo trocou o baixo comigo. Claro que dei 3k de volta, mas mesmo assim nem passou perto do valor.

Trocar um Squier por um Fender Usa e do novo. Acredite...esse Squier CV só não tem o nome Fender no Head. Mas, é um deles....

Já me surgiu a oportunidade de trocar meu Squier Jazz Bass Classic Vibe 60s em um Fender.

Em resumo... Testando, percebi que eu ficaria com o mesmo instrumento e um belo buraco na conta bancária.

Ou seja, me deixa quieto com meu CV!!!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

patriciofernandes e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 11, 2022 2:31 pm

Temos Fender muito bons e outros muito ruins, de não conseguir colocar se quer cordas baixas. Enfim...
Os últimos que testei, realmente dei sorte e consegui colar as cordas. Breve mostro pra vocês o meu atual.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12072
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 11, 2022 4:13 pm

Juninho Sampaio escreveu:Temos Fender muito bons e outros muito ruins, de não conseguir colocar se quer cordas baixas. Enfim...
Os últimos que testei, realmente dei sorte e consegui colar as cordas.

E tem também Fender bom que você não consegue colar as cordas. E Fender ruim que você consegue. Isso, aliás, acontece com qualquer marca.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 11, 2022 5:50 pm

Very Happy
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12072
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 11, 2022 7:31 pm

Uma vez li alguma turma do TalkBass falando sobre isso, se queixando que Fender antigos não pegavam ação baixa como gostariam.

Mas acho que é até compreensível, né, são instrumentos bem antigos, não havia essa preocupação naquela época. Acho que depois os construtores aprimoraram a construção para privilegiar esse ajuste (ação mais baixinha).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Seg maio 15, 2023 9:49 pm



Escolha o seu.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter maio 16, 2023 7:56 am

Gostei mais do som dos dois que usam Thomastik Flat Wound Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Jãozeiro Ter maio 16, 2023 8:25 am

O YouTube trouxe uma situação irreal e eu diria até improdutiva na avaliação de equipamentos, que é essa comparação em situações ideais em que podemos ouvir com calma e repetidas vezes o baixo A, depois o B, depois o C...

Aí ficamos em dúvida e voltamos no A pra ver se tinha aquela sensação de um pouquinho mais de médio,  aí deixa eu escutar de novo o B pra ver se é melhor, agora o C...tudo tocando exatamente a mesma coisa, com o mesmo equipamento, tudo certinho, e assim a pessoa vai, caçando minúcias de timbre tudo no conforto da nossa casa com um fone de ouvido. Aí tira-se conclusões à base de minúcias.

É uma situação inédita que o YouTube proporcionou. Na vida real isso não existe, num palco, num show, ou escutando um disco em alto e bom som.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Marlim, brunoaguiarbass, CSergio e Rafael_B_Freitas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Zubrycky Ter maio 16, 2023 8:52 am

Quanto ao som, os dois baixos do primeiro vídeo são praticamente a mesma coisa, o que era de se esperar quando se têm dois instrumentos elétricos sólidos de um mesmo modelo tocados da mesma maneira.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19026
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Jefther e brunoaguiarbass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Rafael_B_Freitas Ter maio 16, 2023 10:26 am

Jãozeiro escreveu:O YouTube trouxe uma situação irreal e eu diria até improdutiva na avaliação de equipamentos, que é essa comparação em situações ideais em que podemos ouvir com calma e repetidas vezes o baixo A, depois o B, depois o C...

Aí ficamos em dúvida e voltamos no A pra ver se tinha aquela sensação de um pouquinho mais de médio,  aí deixa eu escutar de novo o B pra ver se é melhor, agora o C...tudo tocando exatamente a mesma coisa, com o mesmo equipamento, tudo certinho, e assim a pessoa vai, caçando minúcias de timbre tudo no conforto da nossa casa com um fone de ouvido. Aí tira-se conclusões à base de minúcias.

É uma situação inédita que o YouTube proporcionou. Na vida real isso não existe, num palco, num show, ou escutando um disco em alto e bom som.
Foi a primeira coisa que pensei, eu ouvi pouquíssimas diferenças e logo pensei que quando se está tocando com todos os outros instrumentos, acredito que essa diferença seja irrelevante.
Rafael_B_Freitas
Rafael_B_Freitas
Membro

Mensagens : 43
Localização : Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Ter maio 16, 2023 8:53 pm

Dos PB´s do video postado ontem, gostei mais do mexicano vermelho, na marca de 35s; detalhe: com cordas GHS rounds.
Soou pra mim bem velado, mais que outros com cordas flats mais caras.

O Squier soou bem também, teoricamente custando menos $$ que os outros.
Os últimos americanos, o preto e um amarelo ou creme, a partir de 47s, gostei menos.

Edit: essas opiniões acima, ficaram mais evidentes num fone AKG tipo concha; já num AKG de celular não ficou tãooo assim.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Stefano T. Qua maio 17, 2023 12:32 am

Temos que levar em consideração que baixos gravados para vídeos do Youtube passam primeiro por um preamp, pela placa de som (que no caso de vídeos gringos são do nível da Focusrite Scarlett pra cima - 24 bits+), e eventualmente, por uma pós-produção/mixagem digital na hora de editar o vídeo.

Dificilmente o instrumento vai soar mal.

Instrumentos de entrada de hoje em dia como os Squiers CV, ou até mesmo os Squier Affinity, SX e Tagimas chineses são feitos em máquinas CNC de ponta e possuem todos uma boa construção, acabamento decente, braço retinho, tarraxas e tensores funcionais e ausência de dead spots. Basta fazer uma boa regulagem, blindagem, colocar um set de cordas novas e correr pro abraço. No máximo eventualmente fazer um upgrade nos captadores.

A chance de encontrarmos aberrações que não pegam regulagem, não afinam, empenam constantemente, possuem os polos dos captadores desalinhados com as cordas e etc. hoje em dia só ocorre em instrumentos sem marca, vendidos no AliExpress e afins (ou em certas luthierias nacionais citadas pelos foristas hide hide ).

O que encarece o preço, e agrega valor ao instrumento, é a durabilidade e "tocabilidade".

Há instrumentos que simplesmente não desafinam, seguram a afinação facilmente durante 4-5 horas de show ou ensaio; não perdem a regulagem, mesmo com variações de temperatura mantêm a mesma regulagem por 2-3 anos, ou até mais; são macios de tocar, pegam regulagem baixa sem trastejamento com facilidade; os captadores (mesmo passivos) possuem ruído quase nulo; possuem peso equilibrado e são ergonômicos (zero neck dive), etc. A chance é que um instrumento de baixo custo dificilmente terá todas essas características. (Tagima com Malagoli dá pau em Feder)

Os Custom Shop e seu preço são uma grande jogada de marketing da Fender, mas há sim instrumentos razoavelmente "caros" (que custam de 4 a 5 vezes o valor de um Squier) que facilmente justificam seu preço.

No final das contas tudo depende da necessidade, do gosto, e do limite do cartão de crédito do baixista.

Stefano T.
Membro

Mensagens : 552
Localização : Curitiba - PR

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=3591919909565

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Jãozeiro Qua maio 17, 2023 4:22 am

Stefano T. escreveu:Temos que levar em consideração que baixos gravados para vídeos do Youtube passam primeiro por um preamp, pela placa de som (que no caso de vídeos gringos são do nível da Focusrite Scarlett pra cima - 24 bits+), e eventualmente, por uma pós-produção/mixagem digital na hora de editar o vídeo.

Mas qual seria a outra forma? Essa é a forma mais básica de se gravar, que é passando por uma interface e indo para um pc. E a Focusrite não tem nada demais, o som não fica melhor passando por ela. Não entendi muito bem seu ponto...os instrumentos estão soando bem por causa disso?


Stefano T. escreveu:
Instrumentos de entrada de hoje em dia como os Squiers CV, ou até mesmo os Squier Affinity, SX e Tagimas chineses são feitos em máquinas CNC de ponta e possuem todos uma boa construção, acabamento decente, braço retinho, tarraxas e tensores funcionais e ausência de dead spots. Basta fazer uma boa regulagem, blindagem, colocar um set de cordas novas e correr pro abraço. No máximo eventualmente fazer um upgrade nos captadores.

A chance de encontrarmos aberrações que não pegam regulagem, não afinam, empenam constantemente, possuem os polos dos captadores desalinhados com as cordas e etc. hoje em dia só ocorre em instrumentos sem marca, vendidos no AliExpress e afins (ou em certas luthierias nacionais citadas pelos foristas  hide  hide ).

Concordo

Stefano T. escreveu:
O que encarece o preço, e agrega valor ao instrumento, é a durabilidade e "tocabilidade".

Há instrumentos que simplesmente não desafinam, seguram a afinação facilmente durante 4-5 horas de show ou ensaio; não perdem a regulagem, mesmo com variações de temperatura mantêm a mesma regulagem por 2-3 anos, ou até mais; são macios de tocar, pegam regulagem baixa sem trastejamento com facilidade; os captadores (mesmo passivos) possuem ruído quase nulo; possuem peso equilibrado e são ergonômicos (zero neck dive), etc. A chance é que um instrumento de baixo custo dificilmente terá todas essas características. (Tagima com Malagoli dá pau em Feder)

O que encarece instrumento é a grife no headstock e o lugar onde é feito...
E sobre tocabilidade,  qual o segredo da tocabilidade de um JB ou PB? Esses instrumentos existem há 50, 60, 70 anos, nada sobre a construção deles é desconhecido. Um JB clássico tem tocabilidade de JB, uma cópia fiel de PB vai ter tocabilidade de PB. 
E sobre afinação, eu só mexia na do meu SX no palco quando tinha que dropar a Mizona em alguma música. Mantinha afinado o show inteiro numa boa.

Construção sofisticada com tocabilidade levada à risca é assunto de Fodera e Cia.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Jefther gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Qua maio 17, 2023 9:07 am

Fui até conferir na descrição do video, se tinha algo sobre os equipamentos, e:

RECORDING:
-Ampeg SCRI-DI
-UAD Apollo
-Logic X
-ADR Cables
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Zubrycky Qua maio 17, 2023 9:21 am

Stefano T. escreveu:
No final das contas tudo depende da necessidade, do gosto, e do limite do cartão de crédito do baixista.

Me lembrei deste tópico do Talkbass.

https://www.talkbass.com/threads/the-bassist-in-this-band-is-touring-all-over-the-world-with-a-100-chinese-sx-bass.1400126/

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19026
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Jefther gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Jãozeiro Qua maio 17, 2023 9:41 am

CSergio escreveu:Fui até conferir na descrição do video, se tinha algo sobre os equipamentos, e:

RECORDING:
-Ampeg SCRI-DI
-UAD Apollo
-Logic X
-ADR Cables

Ou seja, um pedal preamp a gosto do freguês, uma placa de áudio sim, excelente, mas que "não deixa som melhor", uma DAW, que de uma pra outra também não altera nada o som (somente questão de preferência por "essa ou aquela" plataforma), e cabos que desconheço. Inclusive, se for pra classificar, os cabos são os que mais influenciam nessa cadeia...hehe. O cara tá fazendo uma das gravações mais básicas possíveis.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua maio 17, 2023 2:20 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Eu sustento a minha opinião, que formulei há um tempo, de que o preço, o valor de um instrumento, não é percebido e não pode ser baseado em seu som. A diferença de preço só é percebida quando se toca. Nesse momento é que se pode perceber o motivo de um instrumento custar mais do que outro. Agora, falar de som? Qualquer Jazz Bass soará como um independente do valor que se encontra na etiqueta. Assim como um Precision.


O tempo passou. Algumas coisas mudaram. Mas a minha opinião sobre o assunto continua igual.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9109
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Coder Qua maio 17, 2023 4:02 pm

CSergio escreveu:Tem tanta diferença no timbre?

Tem. É difícil tirar uma conclusão apenas por um vídeo. Você precisa pegar, ouvir e sentir como o instrumento se encaixa nas suas mãos. Só quem já pegou em um CS sabe como é. Não é querendo se gabar, mas a parada é diferente.

CSergio escreveu:a marca faz tanta diferença assim?!?
Faz. Madeira é madeira em qualquer parte do mundo. Ferragem também. O CS vai enrolar um pickup de uma forma e outro irá fabricar vários pickups em lote sem qualquer controle de qualidade. O CS considera o peso, ergonomia e conforto como principais fatores pra te proporcionar a melhor tocabilidade. O outro não vê a hora de terminar o expediente pra ir pra casa.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Sonikado Qua maio 17, 2023 5:28 pm

Tem. É difícil tirar uma conclusão apenas por um vídeo. Você precisa pegar, ouvir e sentir como o instrumento se encaixa nas suas mãos. Só quem já pegou em um CS sabe como é. Não é querendo se gabar, mas a parada é diferente.
Fui em um estudio fazer uma gravação e obviamente meu humilde Squier ficou pra trás em prol de um Fender CS que eles tinham lá (estudio elitizado, então não era 7ender não)

Além do instrumento ser consideravelmente mais pesado e obviamente muito mais caro do que jamais poderei pagar, não era nada estrondoso assim não, viu. Na verdade eu tava tocando e com um pouco de saudade do meu Squier. O set da gravação era inteiro ampeg (com aquela geladeira 8x10), tinha pressão sonora e etc.

Mas honestamente? Se tivesse dinheiro, não pagaria. Não vale. E como sou hobbista, não vivo de música e nem de estúdio, se pegar emprestado pra tocar meia dúzia de músicas tá muito bom já.

Claro que posso ter pego um que não tava tããão bom assim. Mas existe uma mística em cima dos Custom Shop que na verdade me faz pensar se um iPhone de ouro é mais diferente de um iPhone normal do que os CS de um bom contrabaixo "normal". E nem sei se consigo encaixar os CS na lógica dos "diminishing returns".

Talvez pague-se pela consistência de construção? Ao invés da qualidade em si.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Rafael_B_Freitas Qua maio 17, 2023 6:20 pm

Coder escreveu:
CSergio escreveu:Tem tanta diferença no timbre?

Tem. É difícil tirar uma conclusão apenas por um vídeo. Você precisa pegar, ouvir e sentir como o instrumento se encaixa nas suas mãos. Só quem já pegou em um CS sabe como é. Não é querendo se gabar, mas a parada é diferente.

CSergio escreveu:a marca faz tanta diferença assim?!?
Faz. Madeira é madeira em qualquer parte do mundo. Ferragem também. O CS vai enrolar um pickup de uma forma e outro irá fabricar vários pickups em lote sem qualquer controle de qualidade. O CS considera o peso, ergonomia e conforto como principais fatores pra te proporcionar a melhor tocabilidade. O outro não vê a hora de terminar o expediente pra ir pra casa.
Cara imagine, se você estivesse assistindo a um show e o baixista estiver com um SX (ou qualquer marca de boa construção) modificado com todas as características visuais iguais ao de um Fender será que somente pelo som você saberia que não é um Fender legítimo?
Rafael_B_Freitas
Rafael_B_Freitas
Membro

Mensagens : 43
Localização : Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Zubrycky Qua maio 17, 2023 6:31 pm

Rafael_B_Freitas escreveu:
Cara imagine, se você estivesse assistindo a um show e o baixista estiver com um SX (ou qualquer marca de boa construção) modificado com todas as características visuais iguais ao de um Fender será que somente pelo som você saberia que não é um Fender legítimo?

Mas nem a pau.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19026
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Rafael_B_Freitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Qua maio 17, 2023 10:58 pm

A verdade é... quem desembolsou uma grana para comprar um CS, sempre vai bater o pé dizendo que existe uma gritante diferença!!!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Zubrycky, Jefther e Rafael_B_Freitas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por manorawe Qui maio 18, 2023 10:13 am

Queria tocar nesses squiers que vcs dizem ai, pois o CV 60's 2019 que comprei (indo na onda do "sua cabeça que deixa o baixo bom e não a marca do headstock") por 3,5k ano passado não chegou nem perto das expectativas que tinha dele. sem duvida o instrumento mais sem graça que ja toquei, e quando eu digo sem graça é no contexto geral: som, conforto, acabamento, material empregado, etc. Até coloquei um captador dimarzio DP123, não adiantou
Depois de pesquisar vi que la por 2014~2015 foram feitas alterações nos CV, mas ai ja perdi a vontade de ir atras de um desse pois peguei o sire V7 (por 3,7k) que é impossível de fazer qualquer tipo de comparação com aquele squier.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 399
Localização : Votorantim

Rafael_B_Freitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Bananoise Qui maio 18, 2023 12:01 pm

^ Ainda bem que consegui meu CV 60's de 2010 uhsuahuhauhsauhsa
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por manorawe Qui maio 18, 2023 12:03 pm

Bananoise escreveu:^ Ainda bem que consegui meu CV 60's de 2010 uhsuahuhauhsauhsa

fiadamae kkk
Se aparecer um aqui na minha cidade eu vou experimentar pra matar a curiosidade.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 399
Localização : Votorantim

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Jefther Qui maio 18, 2023 2:52 pm

Zubrycky escreveu:
Stefano T. escreveu:
No final das contas tudo depende da necessidade, do gosto, e do limite do cartão de crédito do baixista.

Me lembrei deste tópico do Talkbass.

https://www.talkbass.com/threads/the-bassist-in-this-band-is-touring-all-over-the-world-with-a-100-chinese-sx-bass.1400126/
 Impressionante mesmo.

Tava vendo o vídeo em que ela fala do setup dela. Sx JB Vintage Series (com dimarzio e tarraxas trocadas) e um pedal compressor (que ela disse que é necessário só pra se movimentar melhor no palco).

https://youtu.be/hr7ScpVj1QY?t=1002

Jefther
Membro

Mensagens : 11
Localização : Sobradinho/DF

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Rafael_B_Freitas Qui maio 18, 2023 3:55 pm

manorawe escreveu:Queria tocar nesses squiers que vcs dizem ai, pois o CV 60's 2019 que comprei (indo na onda do "sua cabeça que deixa o baixo bom e não a marca do headstock") por 3,5k ano passado não chegou nem perto das expectativas que tinha dele. sem duvida o instrumento mais sem graça que ja toquei, e quando eu digo sem graça é no contexto geral: som, conforto, acabamento, material empregado, etc. Até coloquei um captador dimarzio DP123, não adiantou
Depois de pesquisar vi que la por 2014~2015 foram feitas alterações nos CV, mas ai ja perdi a vontade de ir atras de um desse pois peguei o sire V7 (por 3,7k) que é impossível de fazer qualquer tipo de comparação com aquele squier.
O Sire V7 é um ótimo baixo, tive um por pouco tempo e só me desfiz dele para trocar em um Fender Precision que eu estava querendo, mas sinto saudades do Sire e acho ele um ótimo JB.
Rafael_B_Freitas
Rafael_B_Freitas
Membro

Mensagens : 43
Localização : Betim - MG

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Rafael_B_Freitas Qui maio 18, 2023 3:59 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:A verdade é... quem desembolsou uma grana para comprar um CS, sempre vai bater o pé dizendo que existe uma gritante diferença!!!
Mesmo que a pessoa se arrependa e conclua que não fez um bom negócio ou que não tem justificativa pagar um valor absurdo, não vai admitir isso hehehe
Rafael_B_Freitas
Rafael_B_Freitas
Membro

Mensagens : 43
Localização : Betim - MG

Pedro Cavalcanti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Anderson Qui maio 18, 2023 4:32 pm

Tive bons baixos por aqui, gosto de JB, ja passou CV aqui e deixou saudades, é muito bom

____________________________
Anderson FIO
Anderson
Anderson
Membro

Mensagens : 879
Localização : São Paulo

Pedro Cavalcanti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Qui maio 18, 2023 10:22 pm

Nunca tive nem terei um CS, mas tenho um CV 2009 e não tenho do que reclamar!!!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por CSergio Seg Ago 14, 2023 10:17 am

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4122
Localização : 2°55"S, 44°30"W

rafael.buzzi.andrade e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 16, 2023 1:41 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:A verdade é... quem desembolsou uma grana para comprar um CS, sempre vai bater o pé dizendo que existe uma gritante diferença!!!

"Ué, vc não está vendo essa aura dourada em torno dele e os anjos em volta fazendo coro? não é possivel!" Suspect
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 16, 2023 4:20 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:A verdade é... quem desembolsou uma grana para comprar um CS, sempre vai bater o pé dizendo que existe uma gritante diferença!!!

Isso é mais verdade pra o consumidor brasileiro médio, que é bem fora da curva em termos de mundo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Qua Ago 16, 2023 10:41 pm

B3ck1m2n escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:A verdade é... quem desembolsou uma grana para comprar um CS, sempre vai bater o pé dizendo que existe uma gritante diferença!!!

"Ué, vc não está vendo essa aura dourada em torno dele e os anjos em volta fazendo coro? não é possivel!" Suspect

😂
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Qua Ago 16, 2023 10:45 pm

allexcosta escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:A verdade é... quem desembolsou uma grana para comprar um CS, sempre vai bater o pé dizendo que existe uma gritante diferença!!!

Isso é mais verdade pra o consumidor brasileiro médio, que é bem fora da curva em termos de mundo.

Pode ser que você esteja certo, pois sempre medimos com a régua que temos...

Como seria essa tal verdade para os consumidores dos outros paises mundo afora?!
🤔
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 16, 2023 11:16 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:Como seria essa tal verdade para os consumidores dos outros paises mundo afora?!

Há uma crítica e sensação de anormalidade embutidas no seu comentário, especialmente sobre as pessoas que "batem o pé" sobre uma grande diferença. Se elas precisam bater o pé, é porque tal diferença não há, correto?

Então, se isso é o anormal, basta buscar o que você mesmo consideraria normal e voilá... É isso...

Muitas vezes a gente comenta ou vê o quanto os gringos são meio desligados em relação ao mundo fora da sua bolha ou geografia básica, não sabem apontar um determinado país ou mesmo continente num mapa ou não fazem idéia de qual língua é falada em determinado lugar. Isso ocorre mesmo...

Já o brasileiro que terminou ensino médio sabe essas coisas, sabe matrizes, números complexos e a fórmula do negro de fumo. Em compensação não consegue entender quanto de juro tá pagando num bem parcelado, o conceito mais básico de oferta e procura ou a lei dos rendimentos decrescentes, que é o que rege o fenômeno discutido aqui e que um pré-adolescente gringo conhece.

Talvez tudo isso torne o brasileiro tão único.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre? Empty Re: U$ 483 vs U$ 5200 - Tem tanta diferença no timbre?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos