Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a altura das cordas

3 participantes

Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Sobre a altura das cordas

Mensagem por flooyd21 Dom Nov 28, 2021 12:41 pm

Salve rapaziada, to aqui pra tirar uma duvida, tenho um baixo acustico a alguns meses e nao sei se isso é normal por ser um instrumento grande mas meu baixo é muito duro de tocar, e ja vi muita gente falando que se deixar as cordas muito baixas o baixo fica ruim pra isso ou aquilo, perde a pegada do som, ja levei o baixo para um luthier(q e muito bom por sinal) umas 3 vezes e ele continua duro a ponto de doer a mao ao tocar mesmo meses praticando, queria saber qual a opiniao de voces, dicas e etc, agradeço desde ja...
flooyd21
flooyd21
Membro

Mensagens : 5
Localização : SC - Sao Francisco do Sul

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Nov 29, 2021 8:14 am

Quanto mais alta a corda, mais som ele vai ter.
Quanto mais baixa a corda, não só fica mais fácil de tocar como a própria entonação se torna mais simples (entre você colocar o dedo na corda e prensar ela contra o espelho, pode haver deslocamento e desafinação).

Eu tendo a deixar a altura das minhas cordas o mais baixo que é possível para o arco.
Se eu tocasse somente pizzicato, deixaria ainda mais baixo.

Quanto a "dureza", pode ser a tensão das cordas.

Eu gosto de usar cordas de tensão média.

Quem é o luthier que regulou ele?

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por flooyd21 Qua Dez 01, 2021 5:46 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Quanto mais alta a corda, mais som ele vai ter.
Quanto mais baixa a corda, não só fica mais fácil de tocar como a própria entonação se torna mais simples (entre você colocar o dedo na corda e prensar ela contra o espelho, pode haver deslocamento e desafinação).

Eu tendo a deixar a altura das minhas cordas o mais baixo que é possível para o arco.
Se eu tocasse somente pizzicato, deixaria ainda mais baixo.

Quanto a "dureza", pode ser a tensão das cordas.

Eu gosto de usar cordas de tensão média.

Quem é o luthier que regulou ele?

Entao... quem regulou foi o polvani, quando comprei as cordas estavam altas a ponto de nao ser tocavel, e como disse, levei 3 vezes ja para regulagens, e sou de SFS, ir ate JLLE para levar, e depois ir buscar é f***, fora que tenho que ir só pra isso ja que so cabe eu e o baixo no carro

Voce disse cordas baixas para pizzicato e um pouco mais alta para arco, mas e se eu for tocar os 2 como faz?

Sei que se eu quiser qualidade terei que investir muita grana na qual nao posso gastar(por agora) com cordas e um baixo realmente bom, nao peço qualidade sonora, apenas conforto para aprender ja que meu baixo é um chines que paguei 2.600 reais, mas gostaria de ter um bom proveito dele para aprender, nao queria "desistir" por que o meu instrumento esta duro demais de tocar, se eu "desistir" gostaria que fosse porque nao gostei da sonoridade, ou nao me agradou e etc... por isso vim aqui pedir um help em relação a isso

OBS: na ponta no espelho na região proxima ao cavalete, minhas cordas estao com quase 2cm de espaço entre o espelho e a corda MI, ja na corda SOL esta com cerca de 1.3cm
flooyd21
flooyd21
Membro

Mensagens : 5
Localização : SC - Sao Francisco do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por Christian Qua Dez 01, 2021 6:27 pm

as cordas que estão nele são as originais, pois as que vem nos baixos chineses são horríveis. acho que tu deve investir em novas cordas tenta ver a de tensão média e achar um meio termo entre arco e Dedo, geralmente tu usa mais um então pense nisso, talvez o material da corda te ajude tambem.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Dez 02, 2021 9:00 am

flooyd21 escreveu:(...)quem regulou foi o polvani(...)
Ok. Quem regulou meus dois baixos foi ele (um chinês e um artesanal).
Ambos ficaram com excelente tocabilidade, logo teu problema não é o luthier.
O Chinês eu realmente precisei levar duas vezes, mas ficou extremamente confortável, que acredito que seja teu objetivo. Conforto pra aprender.
flooyd21 escreveu:(...) so cabe eu e o baixo no carro(...)
Não vem muito ao caso, mas que carro que é? O baixo acústico ocupa espaço, mas não tanto espaço assim.

flooyd21 escreveu:Voce disse cordas baixas para pizzicato e um pouco mais alta para arco, mas e se eu for tocar os 2 como faz?
O arco é o parâmetro e não pode ser sacrificado. Pizzicato é secundário, mas a altura no meu baixo fica bom com ambos.
No mundo ideal a gente precisaria de pelo menos dois baixos acústicos: Um pra arco e outro pra pizzicato, mas haja espaço na casa e no bolso. (eu vendi meu chinês pra pagar o artesanal).

flooyd21 escreveu:(...)é um chines que paguei 2.600 reais, mas gostaria de ter um bom proveito dele para aprender(...)
Infelizmente é o caso do "barato" que sai caro. Você vai investir um valor ainda considerável nele, mas já chego nisso.

flooyd21 escreveu:(...)na ponta no espelho na região proxima ao cavalete, minhas cordas estao com quase 2cm de espaço entre o espelho e a corda MI, ja na corda SOL esta com cerca de 1.3cm(...)
DOIS CENTÍMETROS?? tem certeza? Mediu isso com uma régua ou um paquimetro?
A minha corda E não tem nem 0.5cm nessa região e no G nem consigo colocar o paquimetro direito para medir.

Não vi o instrumento então não posso dar pitaco, mas parece ter um problema de ângulo aí em algum lugar.

Antes de investir mais um centavo nele, leve a um luthier especializado em instrumentos de orquestra para uma avaliação.
O mais perto que conheço de ti é o Cristiano Mannes (http://www.cristianomannes.com/). Fica em Jaraguá.

Se ele sugerir que cordas de média tensão vão resolver teu caso, essa é a loja oficial da Thomastik no Brasil e os preços estão até bem bons para a média de baixo acústico: https://www.encorda.com.br/produto-categoria/contrabaixo/page/2/?orderby=price&paged=1
Sim, alguns jogos ali são quase o preço do teu contrabaixo. Infelizmente.

Tempos atrás, li sobre um luthier de baixo acústico que se mudou para São Chico afim de aprender a construir barcos. Pelo que soube ele não parou de construir. Nunca consegui localizá-lo. Talvez você consiga.

Christian escreveu:as cordas que estão nele são as originais, pois as que vem nos baixos chineses são horríveis.
Sim, são horríveis, mas eu nunca toquei em cordas desse tipo que tivessem tensão alta. Pelo contrário. A tensão era tão leve que nem dava para usar arco.
Dado o preço que ele pagou, acho que comprou usado.
Não dá para saber se são as originais e se são as cordas que são duras demais.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por flooyd21 Qui Dez 02, 2021 12:24 pm

Entao, sobre as cordas, sim sao as que vem com o baixo ja que comprei ele novo

sobre o luthier sei que o polvani é um monstro, ja levei varios instrumentos para ele e nunca me deixou na mao

sobre o carro é um celta, deito o banco de traz, coloco o baixo do porta mala ao painel do carro, logo tenho que deitar o banco da frente tambem, se nao o braço do baixo fica em cima da marcha

sobre a distancia das cordas, sim, 2cm medido com um paquimetro

sobre o luthier de sao chico, eu ja perguntei pra um monte de gente e ninguem conhece, nem mesmo o luthier mais conhecido aqui de sao chico

acho que vou ter que levar pra jaragua do sul mesmo o meu baixo entao e espero que seje um problema que de pra resolver, se for somente as cordas eu parcelo em 10x e ja era, ate porque sabia que um dia ou outro teria que trocar de corda, mas ja que o meu intuito era aprender, apenas nao queria fazer esse gasto tao cedo, mas se for uma soluçao para esse problema...
flooyd21
flooyd21
Membro

Mensagens : 5
Localização : SC - Sao Francisco do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Dez 02, 2021 5:46 pm

flooyd21 escreveu:sobre a distancia das cordas, sim, 2cm medido com um paquimetro
Aí fica difícil mesmo.
flooyd21 escreveu:sobre o carro é um celta, deito o banco de traz, coloco o baixo do porta mala ao painel do carro, logo tenho que deitar o banco da frente tambem, se nao o braço do baixo fica em cima da marcha
Esse video da nossa querida Voila talvez te ajude:



flooyd21 escreveu:Entao, sobre as cordas, sim sao as que vem com o baixo ja que comprei ele novo
(...)
acho que vou ter que levar pra jaragua do sul mesmo o meu baixo entao e espero que seje um problema que de pra resolver, se for somente as cordas eu parcelo em 10x e ja era, ate porque sabia que um dia ou outro teria que trocar de corda, mas ja que o meu intuito era aprender, apenas nao queria fazer esse gasto tao cedo, mas se for uma soluçao para esse problema...
Se você pagou 2.6K num baixo novo, pagou BEM barato. Barato MESMO. Infelizmente o preço talvez seja mecher bastante nele.
Mas, como tu mesmo já confirmou, leva ele no Mannes antes pra que tu não precise gastar mais do que o necessário.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a altura das cordas Empty Re: Sobre a altura das cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos