Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática

+9
Sandro Levi
Gomba
Juninho Sampaio
Guga Ramone
CSergio
patriciofernandes
Gabriel_cwb
Raul S.
Flaming Red
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Sex Abr 16, 2021 2:01 pm

Olá! Desculpem por fazer uma pergunta boba, mas o quão efetivo é o aterramento e a blindagem ao ligar um instrumento em equipamentos de som?
A situação é que quero fazer umas gravações usando a interface de áudio USB, porém sofro com problemas de chiados/ruídos, tanto da rede elétrica quanto dos instrumentos.
Em um teste rápido, quando a interface ligada ao PC, o chiado é grande, mas quando uso um notebook alimentado apenas pela bateria, o chiado diminui bastante, mas ainda sim aquele chiado ao tirar as mãos das cordas continua usando o notebook.
Já tentei falar com alguns eletricistas e um amigo que tem estúdio, porém as respostas foram inconclusivas. Na minha casa já possui aterramento na entrada dela, logo os eletricistas disseram que fazer um aterramento exclusivo para a tomada onde ligo o PC não iria resolver, mas o amigo do estúdio diz ao contrário.

Então, primeira questão: O aterramento teoricamente elimina interferência da rede no áudio ou apenas protege de levar choques? Fazer um aterramento exclusivo para aquela tomada (haste de cobre no chão) resolveria em parte o chiado?

A segunda pergunta seria sobre blindagem. É necessário fazer blindagem nos instrumentos mesmo que os equipamentos estejam devidamente aterrados? Na situação dada acima sobre o notebook sem ser ligado a rede, o chiado por falta de blindagem é normal? (quando conecto o notebook na rede para carregar, o chiado aumenta)

Enfim, uma última questão: De uma forma resumida, o aterramento seria para eliminar ruídos e chiados provindos da rede elétrica/equipamentos, enquanto a blindagem seria para eliminar os provindos pelos instrumentos?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Raul S. Sex Abr 16, 2021 3:30 pm

a função do aterramento é proteger o equipamento e o usuário contra descargas elétricas e curto-circuitos, e a intensidade do ruído do sistema depende da rede

o aterramento adicional que você propôs não vai mudar em nada a qualidade do sinal

a blindagem do instrumento evita que os captadores atuem como antenas, minimizando a interferência eletromagnética

uma sugestão seria usar um filtro de linha, que suprime alguns ruídos da rede, mas cuidado que a maioria dos produtos anunciados como "filtro de linha" são apenas uma régua com mais de uma tomada. filtro de linha de verdade não custa "dérreal"
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Gomba, Flaming Red e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Sex Abr 16, 2021 4:54 pm

Raul S. escreveu:uma sugestão seria usar um filtro de linha, que suprime alguns ruídos da rede, mas cuidado que a maioria dos produtos anunciados como "filtro de linha" são apenas uma régua com mais de uma tomada. filtro de linha de verdade não custa "dérreal"
Já uso um filtro de linha da Clamper. O engraçado é que do nada o chiado quando ligado ao PC varia em certos momentos, tanto que por poucos minutos é um silêncio total e som quase que perfeito.
Infelizmente, para meu azar, onde moro um vizinho tem portão elétrico, outro tem máquina de solda, e por ai vai.
Quanto ao restante respondido, muito obrigado, já ajudou muito a entender melhor de como funciona cada um. Sabendo a origem dos chiados e o que é considerado normal já seria meio caminho andado.
Mesmo assim, vou pedir para um eletricista verificar as condições do aterramento e da tomada.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Raul S. Sex Abr 16, 2021 7:15 pm

Flaming Red escreveu:
Raul S. escreveu:uma sugestão seria usar um filtro de linha, que suprime alguns ruídos da rede, mas cuidado que a maioria dos produtos anunciados como "filtro de linha" são apenas uma régua com mais de uma tomada. filtro de linha de verdade não custa "dérreal"
Já uso um filtro de linha da Clamper. O engraçado é que do nada o chiado quando ligado ao PC varia em certos momentos, tanto que por poucos minutos é um silêncio total e som quase que perfeito.
Infelizmente, para meu azar, onde moro um vizinho tem portão elétrico, outro tem máquina de solda, e por ai vai.
Quanto ao restante respondido, muito obrigado, já ajudou muito a entender melhor de como funciona cada um. Sabendo a origem dos chiados e o que é considerado normal já seria meio caminho andado.
Mesmo assim, vou pedir para um eletricista verificar as condições do aterramento e da tomada.
esses filtros de linha da Clamper são bons; se você já usa, não tem muito o que fazer

pra ver se está tudo certinho, nem precisa chamar eletricista, abre a tomada e vê se três fios estão conectados. é muito improvável um eletricista não fazer o aterramento se a fiação foi passada

outra possivel origem do ruído é a própria interface. o preamp da minha mesa/interface usb p.ex. é ruidoso demais, mesmo com volume baixo
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Gabriel_cwb Sex Abr 16, 2021 10:04 pm

Se você mora em uma casa, pode pedir para um eletricista refazer o aterramento (caso este esteja mal feito ou inexistente). Se for em prédio, aí teria que ver...

Aterramento adequado da rede elétrica já resolve muitas questões de ruídos. Apenas um alerta bobo: se atentar em utilizar sempre a tomada com os 3 pinos, e que sua tomada na parede realmente esteja com o terra conectado.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por patriciofernandes Sex Abr 16, 2021 10:20 pm

ligue sua interface sem nada conectado nela, abra um canal e verifique se você ouve o ruído
caso não ouça, plug seu cabo, mas sem plugar o baixo, verifique novamente. o cabo precisa estar com uma ponta conectada na interface e a outra ponta totalmente livre, sem encostar em nada.
o nível de ruído que você conseguir ouvir sem o cabo, vem da rede ou da interface. se o cabo aumentar o nível de ruído, o cabo estará alimentando-o. se não houver ruído até então, o problema é seu baixo.

fazendo esse teste você pode verificar o nível de ruído e suas variantes na cadeira de sinal
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Sex Abr 16, 2021 10:28 pm

Blindagem do instrumento é bom fazer também; vai zerar ou eliminar grande parte do ruído, pois dizem que tem captador que pode gerar sempre um ruidozinho, independente de blindagem.

Numa das minhas salas aterrei uma tomada e uso um filtro desses.
Antes de aterrar, até mesmo já com o filtro comprado, se eu não estivesse com calçado de borracha, eu levava uns pequenos choques ao encostar em qualquer parte do baixo ou do amplificador; depois do aterramento da tomada, zero problemas, toco até descalço rsrs.

Mas quando eu levo a pedaleira pra estudar no quarto, com fone de ouvido, se eu ligar na tomada não aterrada, e encostar o pé descalço no chão, é batata, lá vem aquele choque de assustar.

Filtros Clamper são bons, segundo uma figurinha carimbada em fóruns que participo e tinha (ou ainda tem) o costume de comprar para analisar esses filtros (ou fotos enviadas por outras pessoas); acho que eu da Intelbrás, que é um pouco mais barato não deve fazer feio.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Sáb Abr 17, 2021 9:57 am

Raul S. escreveu:esses filtros de linha da Clamper são bons; se você já usa, não tem muito o que fazer

pra ver se está tudo certinho, nem precisa chamar eletricista, abre a tomada e vê se três fios estão conectados. é muito improvável um eletricista não fazer o aterramento se a fiação foi passada

outra possivel origem do ruído é a própria interface. o preamp da minha mesa/interface usb p.ex. é ruidoso demais, mesmo com volume baixo
Já não sei mais nada. Ontem ao testar novamente, o som saiu bem limpo, sem nenhum chiado provindo da interface ou instrumento (fora é claro aquele pela falta de blindagem), tanto que uma guitarra que tenho que antes era impossível de aguentar os chiados altos, ficou silenciosa. Só não consegui testar com o notebook para ver se o mesmo ocorria.
Talvez eu possa eliminar os instrumentos, cabo e interface por enquanto como problema central. Ou é questão de aterramento na tomada ou interferência de alguma coisa ligada na volta.
Vou ver neste fds esta questão da tomada e conferir.

Gabriel_cwb escreveu:Se você mora em uma casa, pode pedir para um eletricista refazer o aterramento (caso este esteja mal feito ou inexistente). Se for em prédio, aí teria que ver...

Aterramento adequado da rede elétrica já resolve muitas questões de ruídos. Apenas um alerta bobo: se atentar em utilizar sempre a tomada com os 3 pinos, e que sua tomada na parede realmente esteja com o terra conectado.
Todas tomadas da casa foram instaladas para usar os 3 pinos, e tanto o PC quanto o filtro usam os 3 pinos. Apesar de dizerem que o terra está de fato funcionando (segundo meu pai que ajudou na obra), não custa muito chamar um eletricista para checar. Obrigado!

patriciofernandes escreveu:ligue sua interface sem nada conectado nela, abra um canal e verifique se você ouve o ruído
caso não ouça, plug seu cabo, mas sem plugar o baixo, verifique novamente. o cabo precisa estar com uma ponta conectada na interface e a outra ponta totalmente livre, sem encostar em nada.
o nível de ruído que você conseguir ouvir sem o cabo, vem da rede ou da interface. se o cabo aumentar o nível de ruído, o cabo estará alimentando-o. se não houver ruído até então, o problema é seu baixo.

fazendo esse teste você pode verificar o nível de ruído e suas variantes na cadeira de sinal
Obrigado pelas dicas, vou fazer estes testes assim que possível. Até achei no início que poderia ser o cabo, pois já tenho ele a uns 5 anos (Santo Angelo Ninja), mas é estranho que tem momentos de completa ausência de chiado e outros onde é impossível ficar usando os fones de tão irritante que é o barulho. Quando o chiado é alto já tentei mexer nos cabos ou qualquer outra coisa ligada e nada muda.

CSergio escreveu:Blindagem do instrumento é bom fazer também; vai zerar ou eliminar grande parte do ruído, pois dizem que tem captador que pode gerar sempre um ruidozinho, independente de blindagem.

Numa das minhas salas aterrei uma tomada e uso um filtro desses.
Antes de aterrar, até mesmo já com o filtro comprado, se eu não estivesse com calçado de borracha, eu levava uns pequenos choques ao encostar em qualquer parte do baixo ou do amplificador; depois do aterramento da tomada, zero problemas, toco até descalço rsrs.

Mas quando eu levo a pedaleira pra estudar no quarto, com fone de ouvido, se eu ligar na tomada não aterrada, e encostar o pé descalço no chão, é batata, lá vem aquele choque de assustar.

Filtros Clamper são bons, segundo uma figurinha carimbada em fóruns que participo e tinha (ou ainda tem) o costume de comprar para analisar esses filtros (ou fotos enviadas por outras pessoas); acho que eu da Intelbrás, que é um pouco mais barato não deve fazer feio.
Este é um dos motivos que acabei desistindo dos modelos Jazz Bass, devido aos captadores single que por natureza tendem a gerar ruído.

Isto de choque é terrível. Antigamente eu nem me preocupava muito com estas coisas, mas hoje já fico paranoico com qualquer variação do instrumento.

Sim, a Clamper sempre é bem citada nos fóruns por ai, e foi um dos motivos de eu ter comprado.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Sáb Abr 17, 2021 7:53 pm

Seu problema me parece ser ruído de rede elétrica, provindo dos equipamentos industriais dos seus vizinhos, ou mesmo de outros eletrodomésticos, até mesmo da sua própria casa. Na casa da minha mãe acontecia algo bem parecido, quando a luz do quarto dela estava acesa o ruído no meu set aumentava bastante...
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por patriciofernandes Sáb Abr 17, 2021 8:12 pm

Uso jazz bass e não tenho muitos problemas com ruídos. Gera um ruído sim quando uso um dos captadores apenas, mas é inaudível no meio da banda, mesmo em gravações. Não vejo isso como um problema, no meu caso. O baixo é blindado com tinta condutiva, mas não é lá a melhor blindagem do mundo. Mas acho que funciona em certo ponto... Na verdade, acredito que a famosa blindagem seja mais como um grande terra/negativo do que como uma blindagem realmente, visto que não há como blindar o baixo por completo, afinal os captadores sempre estarão expostos
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Dom Abr 18, 2021 1:53 pm

Guga Ramone escreveu:Seu problema me parece ser ruído de rede elétrica, provindo dos equipamentos industriais dos seus vizinhos, ou mesmo de outros eletrodomésticos, até mesmo da sua própria casa. Na casa da minha mãe acontecia algo bem parecido, quando a luz do quarto dela estava acesa o ruído no meu set aumentava bastante...
Estou chegando nesta conclusão. Depois de todos os testes já feitos, não tem muita explicação além de interferência externa dos equipamentos. Meu medo era que a interface nova ou os instrumentos em si estivessem com problemas.

patriciofernandes escreveu:Uso jazz bass e não tenho muitos problemas com ruídos. Gera um ruído sim quando uso um dos captadores apenas, mas é inaudível no meio da banda, mesmo em gravações. Não vejo isso como um problema, no meu caso. O baixo é blindado com tinta condutiva, mas não é lá a melhor blindagem do mundo. Mas acho que funciona em certo ponto... Na verdade, acredito que a famosa blindagem seja mais como um grande terra/negativo do que como uma blindagem realmente, visto que não há como blindar o baixo por completo, afinal os captadores sempre estarão expostos
Eu sofri muito em ensaios usando Jazz Bass pois nos locais de ensaio até mesmo sem abrir o tone o chiado era bem alto e a única maneira de sofrer menos era diminuindo o volume do amp. Usando modelo PJ por exemplo o som era muito melhor em relação ao chiado usando apenas os captadores split, por isto desde então não consigo mais gostar de tocar usando captadores single, tanto pela questão de chiado quanto preferência de timbre.
Sobre a blindagem, é meio como você disse, pois está agindo de acordo com a gaiola da Faraday, logo mesmo que os captadores estejam teoricamente expostos, ainda assim estão sendo partes da gaiola e só vão aceitar a captação de ondas do próprio instrumento. Não sou bem entendido neste ramo de eletrônica, mas poderia ser um resumo feito porcamente.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Dom Abr 18, 2021 2:46 pm

Flaming Red escreveu:
Sim, a Clamper sempre é bem citada nos fóruns por ai, e foi um dos motivos de eu ter comprado.

Clamper tenho dois, o de 5 tomadas uso no quarto (tomada não aterrada, então funciona mais como extensão); e um de 8 tomadas que uso na sala com o amp, e também ligados aparelho de som, notebook, ventilador rsrss, carregador de celular e etc (essa é tomada aterrada).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Abr 18, 2021 7:00 pm

Recomendo fazer a blindagem do instrumento, pois é mais barato e eficiente que qualquer outra coisa.

Fui tocar no Pelourinho (Aqui em Salvador) e meu baixo estava pegando uma rádio. Aumentava o volume e vinha um rádio alto. Então, como só tinha ele...Passei o som com a banda junto e a cada final de música, era obrigado a abaixar todo o volume. Na época ele tinha um ARTEC.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Dom Abr 18, 2021 8:01 pm

Achei um cara no OLX da minha city, vendendo fita de cobre barato, 15 mirréis o metro; acho que vou comprar dele 1 ou 2 metros, pra blindar um Tagima Precision, deve levar pouca fita pois as cavidades são pequenas Smile
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Abr 18, 2021 8:09 pm

Leve no luthier pra fazer, caso não saiba. Pq tem que colocar um terra
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Qui Abr 22, 2021 1:17 pm

Por sorte achei no OLX um cidadão que vende fita de cobre, trabalha a poucas quadras da minha casa, peguei 2 metros com ele.
Agora é ver o tal fio do aterramento.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2010
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Gabriel_cwb Qui Abr 22, 2021 2:58 pm

CSergio escreveu:Por sorte achei no OLX um cidadão que vende fita de cobre, trabalha a poucas quadras da minha casa, peguei 2 metros com ele.
Agora é ver o tal fio do aterramento.

Em baixos com cap single coil a diferença é brutal após a blindagem, vc vai ver.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Qui Abr 22, 2021 3:17 pm

O TW66 Precision será a cobaia, aproveitando que cordas novas estão chegando provavelmente próxima semana, então faço tudo.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Gomba Qui Abr 22, 2021 3:40 pm

CSergio escreveu:Agora é ver o tal fio do aterramento.

Qualquer fio que tiver sem uso aí resolve bem. Pedaço de cabo rca, etc. É bom ligar todas as partes que você fizer de fita de cobre ao ground para fechar a gaiola com eficiência, e toma muito cuidado pra não encostar fita de cobre no filamento do captador sem isolamento pra não alterar as características sonoras.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Sex Abr 23, 2021 1:15 pm

Já meti a mão no Precisão 🤪

Difícil - não  Função exata de um aterramento e blindagem na prática 274c
Trabalhoso - talvez 🤭
Prazeroso - sim ✔

Ainda vou estudar esse aterramento com fio.
PS: no caso, ligar todas partes isoladas com cobre, significa colocar um fio ligando as duas cavidades, da elétrica e dos captadores?

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2013

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2012
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Gomba Dom Abr 25, 2021 6:33 pm

CSergio escreveu:no caso, ligar todas partes isoladas com cobre, significa colocar um fio ligando as duas cavidades, da elétrica e dos captadores?

Sim.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Seg Jun 21, 2021 10:49 am

Depois de muito tempo, passando estresse com a função de blindagem e aterramento, a coisa parece nunca melhorar...
Mandei fazer a blindagem no meu contrabaixo, um Tagima TW66 (igual ao mencionado do amigo acima). Infelizmente o resultado final mudou nada, pois ainda possui o chiado/ruído após tirar as mãos das cordas. Já testei em vários locais e usando cabos diferentes, e sempre o mesmo sintoma.
Segundo o luthier que fez o processo, não há nada de errado com a blindagem ou o aterramento do instrumento. Estou frustrado...
Será que o luthier fez algo errado que foi despercebido ou pode ser algum componente com problema.
Aliás, se alguém puder mandar um esquema elétrico de blindagem deste modelo, agradeceria muito.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Seg Jun 21, 2021 11:41 am

Aos professores, a blindagem, além da folha metalizada (aluminio ou cobre), precisa de?

a) fio soldado na blindagem, ligando as cavidades isoladas?
b) fio soldado na blindagem e fazendo contato na ponte?

Ja vi corpo de contrabaixo sem a ponte, com um furinho embaixo da ponte e que vai até a cavidade mais próxima.

O tal furinho debaixo da ponte

Função exata de um aterramento e blindagem na prática P5642610
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Sandro Levi Seg Jun 21, 2021 4:04 pm

CSergio, a resposta é sim para as duas questões e lembrar que todos os aterramentos devem estar ligados entre si. Inclusive potenciômetros e jack.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 424
Localização : Fortaleza - CE

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Artur Vini Ter Jun 22, 2021 1:58 am

Tambem utilizo o IClamper para ligar todos os equipamentos em meu quarto (notebook, amplificador e monitor de referencia ). Pedi a um eletricista que fizesse o aterramento das tomadas. Melhora, mas nao elimina totalmente o ruido em algumas horas. Por exemplo, durante o dia percebo que o ruido é bem menor que quando vou gravar a noite depois das 23h. Meu instrumento é todo blindado e aterrado. E antes de pedir ao eletricista para aterrar as tomadas, percebia que quando o notebook estava sem o carregador da bateria conectada o ruido era maior. Quando conectava, melhorava bastante.

Outro detalhe são os captadores single, que nao tem jeito. Se voce nao quer ruido tera que usar um captador single noiselless. Se for para tocar ao vivo com a banda, isso é bobagem pois só voce vai notar o ruido (se tiver TOC igual eu.....rss ). Mas, na gravacao em sua casa, isso realmente pode ser um incomodo.
Artur Vini
Artur Vini
Membro

Mensagens : 92
Localização : Sao Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 22, 2021 8:14 am

Artur Vini escreveu:Outro detalhe são os captadores single, que nao tem jeito. Se voce nao quer ruido tera que usar um captador single noiselless. Se for para tocar ao vivo com a banda, isso é bobagem pois só voce vai notar o ruido (se tiver TOC igual eu.....rss ). Mas, na gravacao em sua casa, isso realmente pode ser um incomodo.
scratch E o que seria um captador "single noiseless"? Poderia citar algum exemplo (marca/modelo)?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16413
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Ter Jun 22, 2021 8:52 am

Artur Vini escreveu:Tambem utilizo o IClamper para ligar todos os equipamentos em meu quarto (notebook, amplificador e monitor de referencia ). Pedi a um eletricista que fizesse o aterramento das tomadas. Melhora, mas nao elimina totalmente o ruido em algumas horas. Por exemplo, durante o dia percebo que o ruido é bem menor que quando vou gravar a noite depois das 23h. Meu instrumento é todo blindado e aterrado. E antes de pedir ao eletricista para aterrar as tomadas, percebia que quando o notebook estava sem o carregador da bateria conectada o ruido era maior. Quando conectava, melhorava bastante.

Outro detalhe são os captadores single, que nao tem jeito. Se voce nao quer ruido tera que usar um captador single noiselless. Se for para tocar ao vivo com a banda, isso é bobagem pois só voce vai notar o ruido (se tiver TOC igual eu.....rss ). Mas, na gravacao em sua casa, isso realmente pode ser um incomodo.
Mas no caso seu baixo depois de blindado o ruído continua aumentando quando tira as mãos das cordas? Atualmente é isto que mais me incomoda.
Em relação a aparelhagem e rede elétrica já percebi que há muita interferência e não existe forma simples de resolver sem investir pesado. Em shows nem ligo muito para estes detalhes, mas em gravação ou até mesmo para estudo é chato, pois a interferência chega alterar a sonoridade, principalmente com efeitos, logo fico na dúvida se o som está realmente correto. Escutar um instrumento com chorus por exemplo, a diferença de som quando há chiado e quando está completamente limpo é enorme.
Meu baixo é um precision com captador split, outro detalhe que deveria apresentar menos chiado. Alguém já me disse que pode ser algum problema no captador e sugeriu comprar um novo, só que tenho pouca experiência da diferença dos diversos modelos (até gosto do timbre original do instrumento), fora que não quero correr o risco de comprar um novo e o sintoma do chiado com blindagem continuar ali... Não quero investir em mais nada no momento.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 22, 2021 10:43 am

Sugestão de blindagem para captadores estilo P Bass split coil:

Função exata de um aterramento e blindagem na prática IMG-0418
Função exata de um aterramento e blindagem na prática IMG-0416
Função exata de um aterramento e blindagem na prática IMG-0417
Fender Vintage Precision Bass Split Single Coil Pickup
Made in USA
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16413
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Ter Jun 22, 2021 11:01 am

Sandro Levi escreveu:CSergio, a resposta é sim para as duas questões e lembrar que todos os aterramentos devem estar ligados entre si. Inclusive potenciômetros e jack.

Obrigado.
Então vai além do que imaginava... pensava ser só aplicação da fita em cavidades, escudo, jack plate quando houvesse, e acabou.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Seg Jul 19, 2021 2:42 pm

Up maroto no tópico de blindagem, que o assunto tá em alta em outro tópico (treta!).
snax

JAZZigo escreveu:Sugestão de blindagem para captadores estilo P Bass split coil:


Jazzigo, essas capas de captadores, em cor creme, vendem separado em algum lugar?

Procurei e não achei.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 19, 2021 3:32 pm

CSergio escreveu:Jazzigo, essas capas de captadores, em cor creme, vendem separado em algum lugar?

Procurei e não achei.
https://www.ebay.com/itm/124588605556?hash=item1d020f4074:g:zXsAAOSwsbhgNDGK

https://www.ebay.com/itm/324687811556?hash=item4b98e6d3e4:g:cQAAAOSwyltZSrHZ
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16413
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 19, 2021 5:39 pm

CSergio escreveu:essas capas de captadores, em cor creme, vendem separado em algum lugar?

Procurei e não achei.

A Malagoli vende. Na página tem as medidas, veja se batem com as do cap do Tagima. 
20 conto (no caso do Precision, 20 + 20). Prazo de 25 dias úteis. 

https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-2141-capa_cover_p_captador_precision_bass_4_cordas
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Qua Jul 21, 2021 8:47 am

Já não sei mais o que fazer! Depois de vários testes, ligações e tal, o TW66 continua chiando ao remover as mãos das cordas (somente ao usar o pot de tone). Já sei que blindagem não reduz completamente os chiados/ruídos, mas não senti praticamente nenhuma diferença do antes e depois...
Tenho um outro baixo da Tagima, um Millenium 6 TOP usado, com blindagem de alumínio e fica bem limpo, logo se fosse alguma interferência da rede elétrica, teoricamente também apresentaria algum chiado.
Estou cogitando como último recurso mudar os captadores para Malagoli Custom 51 ou Quarter Tone.
O captador pode realmente fazer a diferença neste caso? Aliás, hoje mais tarde mandarei fotos de como ficou a blindagem e as ligações elétricas para ver se alguém consegue dar uma luz do que pode estar faltando.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Qua Jul 21, 2021 8:52 am

Quase certeza que essa blindagem não foi feita corretamente. Mande as fotos bem detalhadas que tentaremnos ajudar daqui.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Qua Jul 21, 2021 9:45 am

Como você tem um TW66, vou tentar contribuir com o que já fiz no meu e o que falta fazer.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2040

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2039

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2038


* forrar as cavidades do plate e do captador com o adesivo de cobre (fotos 1 e 2)
* na cavidade do plate subi um pouco na beirada pra poder fazer contato entre o cobre aplicado dentro da cavidade e o cobre aplicado na parte de trás do plate (setas azuis foto 1)
~> acho que só uma tripinha colada na parte que fica em direção ao escudo já seria o suficiente e ficaria discreto, escondido pelo plate (seta verde foto 1)
* pra tirar os pots usei soquete de ¹/² meia polegada, tamanho 10 mm e outro talvez 11 ou 12 (foto 3)
* falta interligar as blindagens das cavidades plate e captador com um fio tocando no cobre (seta laranja foto 3).
* não posso afirmar que existe uma passagem de fio pra fazer a ligação cavidade do plate <~> ponte (não tirei a ponte pra averiguar isso)

Se fiz algo errado e /ou estiver faltando algo, por favor comentem up

Jazzigo e Jãozeiro, obrigado pelos links; daqui um tempo penso em dar um tapa no visual desse TW66 com as capas creme ou branco nos captadores.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Qua Jul 21, 2021 11:55 am

Se o plate for metálico, não há necessidade de aplicar fita de cobre / tinta condutiva nele. Ele apenas precisa encostar na fita condutiva que está aplicada dentro da cavidade.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Qua Jul 21, 2021 1:28 pm

Guga Ramone escreveu:Quase certeza que essa blindagem não foi feita corretamente. Mande as fotos bem detalhadas que tentaremnos ajudar daqui.
Como tive pouco tempo para ver esta questão, só consegui tirar fotos desta parte. No escudo não foi colocado fita de cobre, pois não teria contato entre as partes, ou seria necessário mesmo assim ao menos colocar um pouco aonde encosta no plate?
Na parte onde vai os captadores não deu para tirar foto, mas provavelmente estaria aquele fio vermelho na esquerda aterrado/conectado entre os dois locais.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00111
Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00211
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Qua Jul 21, 2021 4:23 pm

Tem algo estranho aí. Muito fio pra um baixo com só um captador...

Seu captador é o original? Se sim, dele saem dois fios. Entretanto temos 4 condutores vindo da cavidade do captador (preto, branco amarelo e vermelho), quando deveriam ser 3, sendo dois do próprio captador e um para fazer a interligação das cavidades. Também não faz sentido estarem vindo 2 condutores da cavidade da ponte, quando somente 1 seria suficiente.

Você comentou que o serviço de blindagem foi feito por um luthier? Se sim, fuja dos serviços dele. Como sugestões de melhoria, recomendo que refaça as soldas. Também não reaproveite a ponta velha já estanhada dos condutores. De preferência, corte fora, desencape uma porção nova, estanhe e faça a solda, usando o mínimo de fio possível. Padronização das cores também facilita. Vermelho costuma ser fio "vivo", que carrega o sinal, e o preto o aterramento. Cuide com o excesso de solda e com respingo, como as porções que caíram dentro da cavidade.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Flaming Red gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Qua Jul 21, 2021 8:10 pm

Guga Ramone escreveu:Tem algo estranho aí. Muito fio pra um baixo com só um captador...

Seu captador é o original? Se sim, dele saem dois fios. Entretanto temos 4 condutores vindo da cavidade do captador (preto, branco amarelo e vermelho), quando deveriam ser 3, sendo dois do próprio captador e um para fazer a interligação das cavidades. Também não faz sentido estarem vindo 2 condutores da cavidade da ponte, quando somente 1 seria suficiente.

Você comentou que o serviço de blindagem foi feito por um luthier? Se sim, fuja dos serviços dele. Como sugestões de melhoria, recomendo que refaça as soldas. Também não reaproveite a ponta velha já estanhada dos condutores. De preferência, corte fora, desencape uma porção nova, estanhe e faça a solda, usando o mínimo de fio possível. Padronização das cores também facilita. Vermelho costuma ser fio "vivo", que carrega o sinal, e o preto o aterramento. Cuide com o excesso de solda e com respingo, como as porções que caíram dentro da cavidade.
Não exatamente um luthier de muita experiência, a pessoa faz este tipo de bico e já conseguiu fazer blindagens eficientes para alguns conhecidos (por coincidência, os baixos deles eram PJ e o escudo cobria toda as cavidades). Nesta foto seria um esquema que ela supostamente conseguiu com um contato, já que esquemas anteriores também não foram eficazes.
Sinceramente creio que vou ter que fazer tudo por mim mesmo, pois há algumas coisas ali nas conexões de pots e jack meio estranhas depois de ver alguns vídeos sobre, sem falar que já aproveito para ganhar experiência prática. Estou pensando em botar potenciômetros novos também (já levaram muita solda coitados). E neste caso, qualquer um serve em questão de qualidade?
E quanto aos fios, tem algum tipo específico mais indicado? Desculpe as perguntas leigas...

Aliás, este vídeo é confiável quanto aos esquemas?
https://www.youtube.com/watch?v=sEn2WVhSlg8
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Qua Jul 21, 2021 8:48 pm

Guga Ramone escreveu:Se o plate for metálico, não há necessidade de aplicar fita de cobre / tinta condutiva nele. Ele apenas precisa encostar na fita condutiva que está aplicada dentro da cavidade.

Bom saber.
A quantidade de fita de cobre que foi aplicada, foi pouca, pois o plate é pequeno; acho que se soubesse de antemão, mesmo assim eu teria aplicado a fita.
Hoje fui ao centro da cidade, tava querendo me lembrar de algo que eu deveria comprar... só agora lembrei Rolling Eyes: é o fio preto de bitola fina, pra fazer o aterramento.

Flaming Red, vou mandar uma foto da fiação original do TW66, mas não deve ser diferente do diagrama elétrico de PBass.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 233a15eafb9e4bc85fbd5c052a319201

Função exata de um aterramento e blindagem na prática IMG-20210721-205055
Função exata de um aterramento e blindagem na prática IMG-20210721-205108
Função exata de um aterramento e blindagem na prática IMG-20210721-205153
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Flaming Red gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Qui Jul 22, 2021 8:29 am

CSergio escreveu:Flaming Red, vou mandar uma foto da fiação original do TW66, mas não deve ser diferente do diagrama elétrico de PBass.
Muito obrigado pelas fotos, pois realmente vai ajudar a me guiar e deixar mais limpo visualmente. Interessante que seu baixo tem uma tonalidade de cor diferente, creme, enquanto o meu tende para amarelo alaranjado, o que provavelmente seja questão de lote.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Qui Jul 22, 2021 9:15 am

Flaming Red escreveu:Estou pensando em botar potenciômetros novos também (já levaram muita solda coitados). E neste caso, qualquer um serve em questão de qualidade?
E quanto aos fios, tem algum tipo específico mais indicado? Desculpe as perguntas leigas...

Aliás, este vídeo é confiável quanto aos esquemas?
https://www.youtube.com/watch?v=sEn2WVhSlg8

Pots Alpha não são caros e costumam ser bons. Dunlop, Gotoh e Fender são opções mais caras e de maior renome. Veja o que se encaixa melhor no seu bolso. Não recomendo pots genéricos de lojinhas de eletrônica, pois não duram nada. Qualquer fio serve, desde que não seja muito grosso e que não atrapalhe o manuseio. 0,3 a 0,5 mm2 está de bom tamanho.

O vídeo que você postou é confiável, sim.

Não precisa se desculpar. Estamos aqui pra ajudar!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Flaming Red gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Qui Jul 22, 2021 11:48 am

Ao tirar as fotos, aproveitei pra passar uma lixa no jack p10, estava dando alguns pipocos de mal contato; tinha uma marquinha preta onde o o plug P10 faz contato, agora zerou.

Flaming Red escreveu:
CSergio escreveu:Flaming Red, vou mandar uma foto da fiação original do TW66, mas não deve ser diferente do diagrama elétrico de PBass.
Muito obrigado pelas fotos, pois realmente vai ajudar a me guiar e deixar mais limpo visualmente. Interessante que seu baixo tem uma tonalidade de cor diferente, creme, enquanto o meu tende para amarelo alaranjado, o que provavelmente seja questão de lote.

Acho que lote não é; é controle de qualidade mesmo.
Tô com duas guitarra Tagima, ambas mesma cor Lake Placid Blue e:

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2042

Com os Tw66 mesma coisa na cor Butterscotch, já vi da mesma cor mais clara do meu, já vi mais escuro.

E pra deixar registrado, já tive a chance de botar lado a lado as cores do Tw66, o Sunburst de um amigo:

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Img_2043
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Qui Jul 22, 2021 8:38 pm

Guga Ramone escreveu:Pots Alpha não são caros e costumam ser bons. Dunlop, Gotoh e Fender são opções mais caras e de maior renome. Veja o que se encaixa melhor no seu bolso. Não recomendo pots genéricos de lojinhas de eletrônica, pois não duram nada. Qualquer fio serve, desde que não seja muito grosso e que não atrapalhe o manuseio. 0,3 a 0,5 mm2 está de bom tamanho.

Não precisa se desculpar. Estamos aqui pra ajudar!
Estava dando uma olhada no ML e vi circuitos já montados da marca Spirit, que sai um tanto mais caro que o anúncio que achei do kit Alpha desmontado. Somente pela diferença de preço já fico no receio que possa ser produtos falsos ou no caso do Spirit, superfaturado.

Circuito Spirit R$150
Kit Alpha R$38

De qualquer forma, creio que neste fim de semana eu consiga tentar fazer as mudanças nas ligações já feitas apenas para testes e se não surtir efeito, além de encomendar novos potenciômetros, irei encomendar fita de cobre para refazer toda a blindagem, pois do modo que vi, era bem mais simples do que pensei.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Sex Jul 23, 2021 10:31 am

Encare comprar as peças separadas como investimento, pois você vai aprender bastante no processo. Meter a mão na massa parece complicado, mas só acontece pela nossa falta de conhecimento. Você vai ver que não é tão difícil como parece. A dica que te dou é já ir praticando as soldas em componentes velhos e que não vão mais ser utilizados.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Ter Jul 27, 2021 9:18 am

Este fim de semana consegui mexer na elétrica do baixo. Removi praticamente tudo, deixando apenas o braço e tarraxas, assim já pude entender melhor a anatomia do instrumento.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00310

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00410

Na segunda foto pode se ver que o fio vermelho meio que se tornou dispensável, e apenas aproveitei o fio amarelo para interligar as cavidades blindadas. Outro fio vermelho que estava junto a ponte também removi, e deixei apenas o preto.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00510

Aqui eu fiz um ponto de solda (ficou bem no meio do fio branco, caso não consigam ver) e nele coloquei o fio que vinha da cavidade dos captadores e o da ponte. Usando um multímetro, todas as partes e cavidades apresentaram um sinal de condutividade.

Depois comecei a refazer todas as ligações elétricas de acordo com os esquemas e vídeos de referência. Após terminar todo o serviço e pegar um pouco de experiência em solda, fui testar o baixo. Agora ele não sai som!  Laughing
Acho que uma combinação de detalhes possam ter contribuído para este final... Comprei fios de 0,5mm porém achei eles bem mais grossos e menos flexíveis do que já tinha no baixo (eu deveria ter pegado alguns pedaços de 0,3mm só por precaução); o ferro de solda peguei emprestado do meu pai, só que depois fui ver que a ponta dele já estava meio gasta, além de ser antigo, o que pode ter implicado na qualidade e manuseio do derretimento do estanho; as pontas dos fios ficaram grande demais.
Nas imagens abaixo foi o resultado das soldas, que por sinal, ficou bem ruim, além do aspecto da solda parecer ter queimado. Ao menos pude aprender a mexer e a "brincar" com a solda. Agora não sei se os potenciômetros estão dando algum curto ou estragaram de vez. Quando eu tiver um tempo, comprarei um ferro de solda novo e fios 0,3mm e refazer tudo novamente.

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00610

Função exata de um aterramento e blindagem na prática 00710

Neste meio tempo, e adiantando os planos, encomendei novos potenciômetros e um captador Custom 51 da Malagoli. Creio que vou ter que mandar a um luthier da cidade vizinha para fazer o serviço todo só por garantia.
Enfim, mesmo tendo eu fracassado no processo final (mas é errando que se aprende), quero agradecer a todos aqui que me ajudaram e deram boas dicas. Uma hora retorno aqui para dizer o desfecho da história.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Ter Jul 27, 2021 9:50 am

Um outro detalhe que vi. Acabei soldando o fio da ponte na cavidade para depois ir ao potenciômetro. O certo é ir direto no pot ou não faria diferença?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por CSergio Ter Jul 27, 2021 11:03 am

Flaming Red escreveu:Este fim de semana consegui mexer na elétrica do baixo. Removi praticamente tudo, deixando apenas o braço e tarraxas, assim já pude entender melhor a anatomia do instrumento.

...

Depois comecei a refazer todas as ligações elétricas de acordo com os esquemas e vídeos de referência. Após terminar todo o serviço e pegar um pouco de experiência em solda, fui testar o baixo. Agora ele não sai som!  Laughing

Gargalhei aqui Ri Muito
Primeiro achei que viria um resultado bom, mas quando leio o final facepalm facepalm

Como eu não entendo nada da elétrica, vou me abster de comentar; máximo que farei no meu é acrescentar o fio preto que ainda vou comprar, pra concluir o aterramento.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Guga Ramone Qua Jul 28, 2021 10:49 am

Flaming Red escreveu:Um outro detalhe que vi. Acabei soldando o fio da ponte na cavidade para depois ir ao potenciômetro. O certo é ir direto no pot ou não faria diferença?
Em se tratando de conexões ao terra, o ideal é que todas as ligações sejam feita num único ponto. Como a fita adesiva já está conectada ao terra do circuito através do contato com a carcaça do jack, o fio que vem da ponte pode ser conectado tanto na fita quanto em algum outro ponto de terra. Não precisa conectar este fio nos dois lugares como você fez.

Experimente remover o control plate e testar o baixo com ele fora do lugar. O que acontece muitas vezes é que na hora de fechar a cavidade, alguma parte do circuito com o sinal vivo encosta na malha do terra e mata o sinal.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Flaming Red Ter Ago 03, 2021 9:40 am

CSergio escreveu:Gargalhei aqui Ri Muito
Primeiro achei que viria um resultado bom, mas quando leio o final  facepalm facepalm

Como eu não entendo nada da elétrica, vou me abster de comentar; máximo que farei no meu é acrescentar o fio preto que ainda vou comprar, pra concluir o aterramento.
A intenção foi justamente a virada ao digitar. Very Happy
Fazendo alguns testes, as ligações feitas estavam corretas, porém como o amigo mencionou antes, tirando o plate o curto parava e saiu o som normal.

Guga Ramone escreveu:
Flaming Red escreveu:Um outro detalhe que vi. Acabei soldando o fio da ponte na cavidade para depois ir ao potenciômetro. O certo é ir direto no pot ou não faria diferença?
Em se tratando de conexões ao terra, o ideal é que todas as ligações sejam feita num único ponto. Como a fita adesiva já está conectada ao terra do circuito através do contato com a carcaça do jack, o fio que vem da ponte pode ser conectado tanto na fita quanto em algum outro ponto de terra. Não precisa conectar este fio nos dois lugares como você fez.

Experimente remover o control plate e testar o baixo com ele fora do lugar. O que acontece muitas vezes é que na hora de fechar a cavidade, alguma parte do circuito com o sinal vivo encosta na malha do terra e mata o sinal.
Na real eu peguei o fio da ponte, soldei na cavidade dos pot, e neste mesmo ponto, liguei ao potenciômetro, ou seja, apenas vai um único fio. A dúvida seria mais se ligar o fio da ponte seria mais eficaz direto no potenciômetro, sem passar por um ponto de solda antes.

Para desfecho da história, após refazer as soldas, o sintoma perssistiu, sem som. Nisto, entrei em contato com um conhecido antigo que já teve estúdio e ele disse que poderia dar uma olhada no baixo. Levei lá, expliquei tudo e em poucos minutos já viu o problema e o resolveu colocando um pedaço de fita isolante no local dos fios que estavam ligados ao jack. Agora está saindo o som perfeitamente.
Ele nunca trabalhou como luthier, mas tem um bom conhecimento para tal profissão, uma descoberta legal, sendo um daqueles casos das coisas que acontecem quando menos se espera.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Renato e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função exata de um aterramento e blindagem na prática Empty Re: Função exata de um aterramento e blindagem na prática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos