Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Stradivarius no metrô.

5 participantes

Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 05, 2021 9:44 pm

O que acontece quando um dos melhores violinistas do mundo se apresenta disfarçado tocando um violino Stradivarius em uma estação de metrô?

A história (Longa demais para ser posta no Fórum, mas a leitura vale a pena)

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/perolas-aos-poucos/

O vídeo

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Gabriel_cwb Sex Mar 05, 2021 10:13 pm

Vi esse vídeo na época em que foi divulgado, estudava violino na época. Vale a pena conferir o trabalho do Joshua Bell na trilha sonora do The Red Violin.

Na época fiquei bastante impressionado com a reação do público passante, todavia hoje sou mais conformado com tal postura.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 06, 2021 10:25 am

Nada mais me assusta nesta sociedade doente.Viramos robôs. Eu me incluo.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 06, 2021 12:52 pm

As pessoas correndo para casa, para o trabalho.... a vida hoje é corrida!!! talvez alguém pare para ouvir um cara tocando um violino no metrô. mas é isso....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 06, 2021 1:05 pm

Pra variar, vou na opinião contrária...

Não acho nada demais o violinista ali incólume em meio a multidão que sequer nota sua presença. Ninguém tem obrigação de saber que ele é um astro da música erudita, e muito menos têm que saber que o violino que ele toca custa mais que suas casas.

Numa análise geral - e venial - das pessoas é só mais um músico na estação de metrô, fazendo seu trabalho honestamente, tudo certo, bonito de ver, sim, mas ok, a coisa cabe até aí. Por que achar que a multidão deveria parar e apreciar uma música estranha, por que a multidão deveria achar que tem algo de especial ali? Não consigo entender essa pomposidade de "alta cultura" no "pérola aos poucos" do título do link (cujo conteúdo não abri ainda para ler). Aliás, até entendo, tendo convivido alguns anos nesse meio fechado e elitista que é a Música Erudita no geral, embora esteja mudando.

Essas pessoas na estação estão com pressa, têm horário,
compromissos, precisam trabalhar, têm "n" outras preocupações, e o mais: não são musicistas. Elas não têm a mínima obrigação de saber quem esse músico é. Se ele tocar um Stradivarius e um violino de 4 mil reais ninguém vai saber a diferença. Eu não saberia.
Alguém aqui do contrabaixo elétrico diz num teste cego qual violino é um Stradivarius em meio a uma pá de outros? Algueḿ sabia quem é Joshua Bell?

Então por que as pessoas comuns numa estação de metrô têm que ter essa falaciosa "superioridade cultural" do tipo: "para tudo!, ali no canto tem um Stradivarius sendo tocado pelo melhor violinista do mundo. Não estão escutando as nuances desse timbre inconfundível? Não estão vendo essa técnica violinística diferenciada que o faz ímpar em meio aos outros músicos de rua?"

Desculpem (ou não) o textão. Mas esse "pérola aos poucos" realmente me incomodou e é o tipo de coisa a que sou extremamente avesso.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 06, 2021 1:54 pm

Sendo o chato que sou, para a obtenção de uma vista panorâmica do experimento, recomendo enfaticamente a leitura do texto anexado ao link da primeira postagem do tópico e publicado - sem o título "pérolas aos poucos" (uma liberdade poética da revista Piauí, um claro trocadilho com a expressão bíblica "pérolas aos porcos") - pelo jornal Washington Post.

No texto, a situação é explicada com maiores detalhes por vários ângulos, incluindo os motivos por trás do experimento.

O vídeo, visto sem a leitura do texto, dá uma visão muito empobrecida do panorama.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 06, 2021 1:57 pm

Nunca julguem qualquer matéria pelo titulo. Leiam-na e depois teçam os devidos julgamentos.

Afinal de contas, vivemos na era do clickbait.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Um Stradivarius no metrô. Empty Re: Um Stradivarius no metrô.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos