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John Entwistle - Idolatria da mediocridade

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 03, 2021 3:01 pm

affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid


scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch scratch

Cara você pode até ser fã dele mas falar isso é o mesmo que dizer que jogo bola que nem o Cristiano Ronaldo ou até mesmo como o Pelé jogava.....


não rola não
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 03, 2021 3:03 pm

Nino escreveu:Muita sensibilidade no toque.

That's what she said... winkfinger
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Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 03, 2021 4:50 pm

Fernando Zadá escreveu:Depois que descobri que tem gente que gosta de verdade de Fanta Uva não duvido de mais nada da humanidade...

Achar o João do Twist legal ou não não me espanta mais...

lol! lol! lol! lol! lol!

Nossa... Eu amo Fanta Uva!!!
E também gosto desse baixista e dessa banda (aliás acho Tommy uma obra-prima).

Vou correndo procurar uma psicóloga para corrigir esse desvio de conduta.
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 03, 2021 5:32 pm

Shocked Shocked Shocked

Gosto é gosto né.....
Que bom que nem todo mundo gosta do que eu gosto...

Mas comprara ele ao Nico e outros.... não tem sentido nem porque....
Esse lance de comparar músico é uma bobagem na real mas mesmo em arte não da para colocar duas coisas tão distintas no mesmo patamar...

Seria como colocar Romero Brito e Picasso com a mesma importância ou habilidade.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Mar 03, 2021 6:01 pm

Jãozeiro escreveu:^ Ele mandou bem.
Mandou? Uma m$%& dessas?

Beleza! Quem manda bem aqui é você rapaz! Esqueça esse demente
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Mensagem por Nino Qua Mar 03, 2021 8:27 pm

O cara tem um senso rítmico e harmônico muito refinado. É de impressionar. Eu lembro de ver o Return To Forever e perceber a influência.

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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 03, 2021 10:50 pm

Nino escreveu:O cara tem um senso rítmico e harmônico muito refinado. É de impressionar. Eu lembro de ver o Return To Forever e perceber a influência.
Slap
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Mensagem por vinibassplayer Qui Mar 04, 2021 9:14 am

Meu Deus o q q esses jovens de hoje tão ouvindo pra achar isso sensível e refinado facepalm
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 04, 2021 10:12 am

Inclusive aproveito para indicar aqui umas coisas sensíveis pro povo ouvir:
Nuclear Assault, Exodus, Slayer.... Tudo bem suave e light.

lol! lol! lol! lol!
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Mensagem por Nino Qui Mar 04, 2021 10:55 am

Vocês não concordam que o toque dele é sensível?

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 04, 2021 11:31 am

Nino escreveu:Vocês não concordam que o toque dele é sensível?
Claro. Ele poderia ser melhor proctologista que baixista inclusive. Razz
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 04, 2021 11:34 am

Nino escreveu:Vocês não concordam que o toque dele é sensível?

That's what she asked... Wink
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 04, 2021 12:09 pm

KKkk
Brincadeiras a parte a gente é chato pacas aqui mas na real tudo não passa de gosto pessoal.
Se curte e acha ele o máximo se divirta e não ligue pro que postamos aqui.
O importante é ser feliz e não seguir o gosto dos outros....

O que me satisfaz não necessariamente vai te satisfazer e vice e versa.

Não é porque o Nico e outros que citaram ai esta muito distante em termos de refinamento e tudo, na minha modesta opinião, que precisam estar na sua também.
Relaxa e curte o som que te satisfaz.

Pior do que discordar é mudar sua opinião por opiniões e critérios dos outros. Ouça de tudo, se divirta e vida que segue.

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Mensagem por Zubrycky Qui Mar 04, 2021 12:28 pm

Nino escreveu:Vocês não concordam que o toque dele é sensível?

Não entendi bem o quê você quis dizer com "toque sensível", admito. Agora, se você se refere à força usada pela mão direita para tanger as cordas, John Entwistle, ao contrário do que pode parecer, usava muito pouca força na mão direita. Os baixos dele eram regulados com uma ação extremamente baixa e os amplificadores eram ligados com volumes altos.
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Mensagem por vinibassplayer Qui Mar 04, 2021 2:24 pm

Nino escreveu:Vocês não concordam que o toque dele é sensível?

depende do que vc esta conceituando como sensível. eu considero sensível como leve, por exemplo, Alain caron é um dos kras q tocam mais suave q eu conheço, diferente do entiestlw q eu considero agressivo e cru msm.

agr, no conjunto da obra: groove, tempo, melodia e harmonia, limpeza da tecnica, impossivel igual o john a jaco e os demais citados anteriormente, ele num chega nem perto. até no proprio estilo "rock" tem outros baixistas mais sensiveis e refinados do q ele.

mas é tudo questao de gosto
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Mensagem por CSergio Qui Mar 04, 2021 2:51 pm

Sensível???
Ele é um espancador kkk
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 04, 2021 5:14 pm

CSergio escreveu:Sensível???
Ele é um espancador kkk

That's what she said...
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Mensagem por Jãozeiro Qui Mar 04, 2021 7:06 pm

Esse Allex Costa não perdoa uma! Hahahaha
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Mensagem por Jãozeiro Qui Mar 04, 2021 7:11 pm

Nino escreveu:Vai ver ele não estava num bom dia. Mas, ele é um baixista do mesmo naipe de Jaco, Nico e Ron Carter. Muita sensibilidade no toque.

Do mesmo naipe? Cê tá zoando, né?
Jaco e Nico juntos não dão meio Entwistle depois da bebedeira.
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Mensagem por Nino Qui Mar 04, 2021 7:23 pm

Mas, as mudanças de acorde?

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 04, 2021 7:32 pm

Só consigo pensar em te responder isso:

Brincadeiras a parte a gente é chato pacas aqui mas na real tudo não passa de gosto pessoal.
Se curte e acha ele o máximo se divirta e não ligue pro que postamos aqui.
O importante é ser feliz e não seguir o gosto dos outros....

O que me satisfaz não necessariamente vai te satisfazer e vice e versa.

Não é porque o Nico e outros que citaram ai esta muito distante em termos de refinamento e tudo, na minha modesta opinião, que precisam estar na sua também.
Relaxa e curte o som que te satisfaz.

Pior do que discordar é mudar sua opinião por opiniões e critérios dos outros. Ouça de tudo, se divirta e vida que segue.
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 04, 2021 7:45 pm

Nino escreveu:Mas, as mudanças de acorde?

São legalzão né? Mó da hora... Muda pra um, depois pra outro, pro terceiro lá... drunk weed Zen
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Mensagem por Zubrycky Qui Mar 04, 2021 8:47 pm

Nino escreveu:Vai ver ele não estava num bom dia. Mas, ele é um baixista do mesmo naipe de Jaco, Nico e Ron Carter. Muita sensibilidade no toque.

Deixando a questão de "sensibilidade no toque" de lado (Não apreendi o sentido dessa expressão, para ser franco), como alguém familiarizado com a obra desses 4 baixistas, consigo ir além das óbvias diferenças de estilo musical entre eles e ver o que eles têm em comum.

Cada um destes músicos é, dentro de sua respectiva área de atuação, uma voz própria no instrumento, um dos raros contrabaixistas que pode ser reconhecido na primeira nota, alguém que criou um estilo que pode ser estudado por quem quer que se interesse pela discografia deixada por cada um deles, alguém cuja obra - em sua respectiva época - ajudou a ampliar o horizonte do nosso instrumento.


Última edição por Zubrycky em Sex Mar 05, 2021 7:35 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 04, 2021 8:57 pm

Zubrycky escreveu:Deixando a questão de "sensibilidade no toque" de lado (Não apreendi o sentido dessa expressão, para ser franco)

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Mensagem por Nino Qui Mar 04, 2021 9:06 pm

Não sou fã do cara nem de The Who.

Mas, o Hermeto Pascoal elogiou a sensibilidade de toque e harmônica do cara.


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Mensagem por CSergio Qui Mar 04, 2021 9:24 pm

allexcosta escreveu:
CSergio escreveu:Sensível???
Ele é um espancador kkk

That's what she said...

Jãozeiro escreveu:Esse Allex Costa não perdoa uma! Hahahaha

facepalm
Nem me toquei na hora de escrever
Ri Muito

Essas discussões de o "melhor", "maior", dão nisso... vão longe eheheh
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 04, 2021 9:29 pm

Nino escreveu:Não sou fã do cara nem de The Who.

Mas, o Hermeto Pascoal elogiou a sensibilidade de toque e harmônica do cara.


Uai mas o Hermeto falou e você não concorda!!!??
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Mensagem por WHead Sáb Mar 06, 2021 1:50 pm

The Jimi Hendrix of the bass guitar.

https://brianscottmackenzie.medium.com/the-jimi-hendrix-of-the-bass-guitar-7a4777ac926

"The doctor told me you’ve got to choose
Between livin’ & dyin’ and sex, drugs & booze.
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 06, 2021 1:53 pm

Ah para vai.... Hendrix of bass forçaram muito a barra.

Na minha humilde opinião tem dois caras que poderiam ser comparados em importância:
James Jamerson ou o Jaco
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Mensagem por WHead Sáb Mar 06, 2021 1:55 pm

^Mas não estão tão relacionados ao rock quanto o Entwinstle, né?
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Mensagem por Nino Sáb Mar 06, 2021 1:58 pm

Fernando Zadá escreveu:Ah para vai.... Hendrix of bass forçaram muito a barra.

Na minha humilde opinião tem dois caras que poderiam ser comparados em importância:
James Jamerson ou o Jaco

Na verdade, James jamerson e Jaco são os John Entwistle do jazz.

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Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 06, 2021 2:08 pm

Cada um desses baixistas, Jaco, Jamerson e Entwistle, tinha um modo próprio de tocar.

Cada um deles criou uma linguaguem.

Cada um deles foi um pioneiro.

Cada um deles ajudou a ampliar os horizontes do nosso instrumento.

Cada um deles deixou um legado.

Antes de cada um deles, não existia quem tocasse como eles. Depois de cada um deles, outros baixistas foram influenciados por eles.

Cada um deles é reconhecível na primeira nota.

Cada um deles tinha em mente um conceito de como o instrumento deveria soar e como ele deveria ser tocado.

Cada um deles foi único em vida e, após a morte deles, não haverão outros iguais.
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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 2:19 pm

Nino escreveu:Na verdade, James jamerson e Jaco são os John Entwistle do jazz.

Jamerson tocando jazz? Legal... Tem alguma gravação aí pra mostrar pra gente?
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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 2:29 pm

WHead escreveu:Mas não estão tão relacionados ao rock quanto o Entwinstle, né?

Pois é...

Que que algumas pessoas querem comparando músicos que tocam estilos limitados ao nosso querido e amado rock, né não?

Todos nós sabemos que um músico medíocre de rock será sempre anos luz melhor que um músico de qualquer outro estilo, seja em técnica, feeling, fraseado, capacidade de leitura, etc...

Afinal de contas, rock é rock...

Eu mesmo não consigo entender quando o pessoal diz que baixistas como Pipoquinha ou Wooten são bons... Eles podem tocar aquele estilo lá que nem sei o nome, mas quero ver conseguirem tocar "With or without you", do U2 ou "Sweet Child" do Guns... Inclusive diz que o Adam, o Duff, o Slash, o Axl, o Bono são mutantes e trocaram o sangue. E são clones de deuses antigos do Egito... E Bono não ficou com o dinheiro da instituição de caridade. Ele jamais faria isso. Ah, Bono... Seu danado... Mágico mascarado...
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Mensagem por Marlim Sáb Mar 06, 2021 2:41 pm

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Mas não estão tão relacionados ao rock quanto o Entwinstle, né?

Pois é...

Que que algumas pessoas querem comparando músicos que tocam estilos limitados ao nosso querido e amado rock, né não?

Todos nós sabemos que um músico medíocre de rock será sempre anos luz melhor que um músico de qualquer outro estilo, seja em técnica, feeling, fraseado, capacidade de leitura, etc...

Afinal de contas, rock é rock...

Eu mesmo não consigo entender quando o pessoal diz que baixistas como Pipoquinha ou Wooten são bons... Eles podem tocar aquele estilo lá que nem sei o nome, mas quero ver conseguirem tocar "With or without you", do U2 ou "Sweet Child" do Guns... Inclusive diz que o Adam, o Duff, o Slash, o Axl, o Bono são mutantes e trocaram o sangue. E são clones de deuses antigos do Egito... E Bono não ficou com o dinheiro da instituição de caridade. Ele jamais faria isso. Ah, Bono... Seu danado... Mágico mascarado...

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Mensagem por WHead Sáb Mar 06, 2021 2:42 pm

Hahaha.. Allex, você não pegou o contexto.. O artigo, ao associar o (legado do) Entwinstle ao (legado do) Hendrix o fez dentro do universo do rock. Tenho certeza que existiram - e existem - baixistas e guitarrista mais técnicos, inspirados e inovadores que esses dois fora (e dentro!) desse universo - mas nesse universo, naquela época e com tamanha representatividade/popularidade, poucos foram como os dois. Comparar alhos com bugalhos é um disparate (que garantiu o sustento de muita revista ruim de rock no passado). Mas negar a relevância do homem, dentro desse universo, parece-me exagero.. Podemos até discutir a relevância do rock mas, dentro dele, Hendrix e Entwinstle (e Bonham!) têm seus lugares. Abraço
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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2021 2:45 pm

WHead escreveu:Mas negar a relevância do homem, dentro desse universo, parece-me exagero..

Acho que ninguém fez isso...

"Enstol-Winstol". É assim que fala?
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Mensagem por WHead Sáb Mar 06, 2021 2:50 pm

Fernando Zadá escreveu:Ah para vai.... Hendrix of bass forçaram muito a barra.

Na minha humilde opinião tem dois caras que poderiam ser comparados em importância:
James Jamerson ou o Jaco

Fez sim.
Aliás, foi o motivo de eu ter mencionado o universo considerado para separar os nomes citados - o que por sua vez fez você achar que eu estava classificando os gêneros (enquanto eu estava somente delimitando a consideração a um limite observável). Mas tudo bem.. Essas colocações me fazem refletir. Às vezes concordo, às vezes não, mas sempre aprendo - mesmo que seja a respeitar uma opinião diferente. Abraço.

Obs.: pode chamar de Ox, é mais fácil. 😉👍
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 06, 2021 4:02 pm

Hendrix transcendeu o rock ele foi bem além....

Já o John?

Eu pelo que ouço falar do impacto acho que o Jamerson foi um lance mais orgânico e quem deu um soco no estomago e teve impacto foi o Jaco.
Jaco me parece que teve um impacto semelhante e afetou baixistas de todos os estilos tal qual o Hendrix.
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Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 06, 2021 4:22 pm

WHead escreveu:The Jimi Hendrix of the bass guitar.

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Obrigado pelo artigo. Acabei de lê-lo e o autor tem um ponto de vista bem interessante e a argumentação dele ressalta o pioneirismo de Entwistle.
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Mensagem por WHead Sáb Mar 06, 2021 4:58 pm

^Eu te entendo, Zadá.
Você, e muitos aqui, têm uma visão bem mais ampla do instrumento e da própria musicalidade - principalmente se compararmos com os adeptos do rock (geralmente jovens descobrindo o mundo ou adultos já confortáveis em suas convicções). Mas o artigo limita-se ao universo do rock - só por isso achei importante separar os nomes - geniais, diga-se de passagem - que você citou. Realmente não sei dizer se Entwinstle transcendeu o rock. Também não sei dizer o tamanho da influência de Jaco nesse gênero. Mas a meu ver, essa comparação é descabida e até injusta mesmo, posto que, proporcionalmente, poucas bandas de rock têm a veia jazzística tão definidas. Nada que diminua a importância do legado deixado por ambos. No mais, é como você escreveu alguns comentários atrás: "Ouça de tudo, se divirta e vida que segue." Abraço.
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Mensagem por BLZENI Seg Mar 08, 2021 12:36 pm

Eu como bom roqueiro sempre curti The Who. John Entwistle está entre os meus baixistas favoritos.

sei que a maneira com que toca é diferente de tudo, foge do comum. Ele solava o tempo todo
so posso dizer que grandes baixistas que vieram após ele no rock foram muito influenciados pelo The Ox!
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Mensagem por allexcosta Seg Mar 08, 2021 12:41 pm

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Mensagem por WHead Seg maio 03, 2021 8:43 pm

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Mensagem por kattastroff Ter maio 04, 2021 12:47 am

Eu adoro ler esses tópicos onde o Allex fala mal de um baixista de rock e vem a galera tretar hahaha. Como tá todo mundo falando groselha, vou falar também. Acho que o John Entwistle tem que ser colocado em contexto, e no geral concordo que ele só foi influente dentro do rock.

O primeiro disco da banda é de 1965 e a faixa-titulo My Generation tinha um solo de baixo distorcido. Isso foi antes do primeiro álbum do Jimi Hendrix, do Cream, do Pink Floyd, do Led Zeppelin, do Black Sabbath, antes do Doors e da Janis Joplin, foi antes dos Beatles ficarem psicodélicos, foi antes de uma porrada de coisa. E já nessa época, essa música tinha uma sonoridade que lembra um sub-gênero do rock que só viria a se estabelecer uns 10 anos depois, o punk (que eu particularmente acho chato pra caramba, só estou exemplificando a influência).

Sobre o cara tocar bem ou não (e sobre postar um vídeo dele tocando bem), acho que o ápice dele foi nos anos 60 e começo dos 70, e nessa época não era comum gravação em vídeo. Os péssimos vídeos postados são bem depois disso, e imagino que a qualidade da performance dele deva ter caído muito depois da morte do baterista da banda, salvo engano no fim dos anos 70. Os comentários no YouTube são de fãs incondicionais da banda, pessoas querendo likes, leigos, etc. Eu a uns 10 anos atrás se tivesse visto esses vídeos não perceberia os erros de tempo, ficaria impressionado com a velocidade, com o timbre sujo e estralado, e se eu assistisse na sequência um vídeo do Victor Wooten fazendo slap provavelmente acharia que ambos estão no mesmo nível. Não podemos esquecer que música mexe com a emoção das pessoas, e às vezes esse debate racionalizando tudo foge desse ponto que é o que prende o público de verdade.

Acho que a grande contribuição dele foi mostrar que o baixo pode ocupar outros lugares no rock, pode ter outros timbres. Isso influenciou imediatamente vários baixistas que estavam tocando nessa época, os que iriam formar as bandas que eu citei, e outros que considero tecnicamente melhores como Chris Squire, Geddy Lee, Greg Lake. Eu diria que essa influência foi se propagando até os dias atuais, tenho certeza que é uma influência indireta ou indireta na sonoridade de baixistas como Billy Sheehan por exemplo.

Dito tudo isso, não sou fã do cara, não gosto muito de The Who ao vivo, detestei os solos postados, e agradeço o elogio de que qualquer baixista iniciante de rock que toca de graça em barzinho toca 10x melhor que ele hahaha. Minha autoestima não é tão alta assim, mas garanto que eu faço solos mais musicais que os postados hehe.

Mas, quando a Rolling Stone faz uma lista idiota de 100 baixistas e coloca ele em terceiro lugar, é porque ele influenciou direta ou indiretamente dezenas de outros baixistas que estavam na mesma lista. Não é pela técnica dele, nem pelo que ele apresentou nesses dois vídeos, e sim pelo material gravado nos álbuns do The Who. Eu não colocaria ele nessa posição, mas polêmica vende revista e gera cliques e visualizações de anúncios.
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Mensagem por Jãozeiro Ter maio 04, 2021 8:44 am

kattastroff escreveu: Acho que o John Entwistle tem que ser colocado em contexto, e no geral concordo que ele só foi influente dentro do rock.

O primeiro disco da banda é de 1965 e a faixa-titulo My Generation tinha um solo de baixo distorcido. Isso foi antes do primeiro álbum do Jimi Hendrix, do Cream, do Pink Floyd, do Led Zeppelin, do Black Sabbath, antes do Doors e da Janis Joplin, foi antes dos Beatles ficarem psicodélicos, foi antes de uma porrada de coisa.

Acho que a grande contribuição dele foi mostrar que o baixo pode ocupar outros lugares no rock, pode ter outros timbres. Isso influenciou imediatamente vários baixistas que estavam tocando nessa época, os que iriam formar as bandas que eu citei, e outros que considero tecnicamente melhores como Chris Squire, Geddy Lee, Greg Lake. Eu diria que essa influência foi se propagando até os dias atuais, tenho certeza que é uma influência indireta ou indireta na sonoridade de baixistas como Billy Sheehan por exemplo.

Cara, muito bom esse comentário.
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Mensagem por vinibassplayer Ter maio 04, 2021 10:05 am

boa resposta

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Mensagem por allexcosta Ter maio 04, 2021 10:23 am

Em tempo, e eu sinto a necessidade de explicar...

Esse tópico não é sobre o baixista em questão ou sobre qualquer baixista tocando legal. É sobre um vídeo em que o referido músico toca mal. E eu sei que isso acontece com qualquer um...

O que me causa espécie, e acho que deveria causar em qualquer músico, é um vídeo onde ele (ou qualquer outro) toca mal, fora do tempo, sem musicalidade alguma, como os exemplos citados no início do tópico. E os comentários são "gênio", "melhor de todos os tempos", "deus mor do baixo", "nunca houve ninguém assim" e coisas do gênero...

É uma romantização e idolatria do ruim, o que leva a consequências nefastas no aprendizado de um instrumento ou à idiotização generalizada da música, onde o nome do cara é muito mais importante do que você está vendo ou ouvindo...

E é literalmente só isso que trago à mesa.

O baixista é de rock porque isso é um fenômeno do rock. Se um baixista de forró estiver tocando mal e você disser "esse cara tá tocando mal", o fã de forró vai dizer "é mesmo" e acaba o assunto. No universo do rock parece que é difícil demais dizer um simples "é mesmo, está mal..."

Onde que isso machuca, onde espezinha? Porque o músico põe a cara a tapa e não vai se importar com a opinião de alguém na internet... É esse conceito de que ídolos do rock são intocáveis e acima de tudo que tenho dificuldade em entender e mesmo de conviver... Porque não converso de música com paixões, converso sobre o que está acontecendo, numa maneira deveras objetiva, mesmo sendo a arte subjetiva...

E, durante o aprendizado, achar que coisas ruins são boas é uma tremenda pedra de tropeço...

Dito isso, também achei os comentários do colega kattastroff interessantes e pertinentes.

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Mensagem por Jãozeiro Ter maio 04, 2021 10:43 am

allexcosta escreveu:Se um baixista de forró estiver tocando mal e você disser "esse cara tá tocando mal", o fã de forró vai dizer "é mesmo" e acaba o assunto. No universo do rock parece que é difícil demais dizer um simples "é mesmo, está mal..."

Onde que isso machuca, onde espezinha? Porque o músico põe a cara a tapa e não vai se importar com a opinião de alguém na internet... É esse conceito de que ídolos do rock são intocáveis e acima de tudo que tenho dificuldade em entender e mesmo de conviver...

Isso é muito verdade. Várias vezes reparei nisso, inclusive aqui mesmo. Também não entendo, parece ser uma dor terrível admitir que um ídolo do rock toca mal, ou mesmo uma simples e pequena crítica a algum desses deuses é algo inadmissível. Nada, não tem um defeito. Sempre tem uma justificativa, um porquê estapafúrdio que encontram pra explicar a mediocridade de alguns artistas de rock, e aí fica tudo bem. Isso também não entra na minha cabeça. E olha que curto rock pra caramba.

allexcosta escreveu:Porque não converso de música com paixões, converso sobre o que está acontecendo, numa maneira deveras objetiva, mesmo sendo a arte subjetiva...

Por isso também gostei do comentário do kattastroff, pois não vi paixão, ou coisas tipo "ele toca assim porque passou dificuldades na infância."
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Mensagem por kattastroff Ter maio 04, 2021 10:56 am


O que me causa espécie, e acho que deveria causar em qualquer músico, é um vídeo onde ele (ou qualquer outro) toca mal, fora do tempo, sem musicalidade alguma, como os exemplos citados no início do tópico. E os comentários são "gênio", "melhor de todos os tempos", "deus mor do baixo", "nunca houve ninguém assim" e coisas do gênero...

Como eu disse, esses comentários foram feitos por leigos, fãs apaixonados, pessoas querendo likes, etc, e obviamente levaram em consideração não só o conteúdo do vídeo e sim a obra do cara. E aí querer entrar no mérito do escopo dos comentários do YouTube já é uma discussão que eu não vejo valor em continuar.

Sobre isso atrapalhar o desenvolvimento de iniciantes, entendi o argumento porém não sei se concordo. Pois se o cara é iniciante, leigo, vê um vídeo desses e gosta, e quer tocar igual, isso é necessariamente um problema? Pra quem? Se o cara tocar assim e gostar, isso pode satisfazer o desejo pessoal que o cara tinha ao começar a tocar baixo. Eu provavelmente não vou gostar de ouvir esse baixista tocando, mas se ele gostar de tocar assim quem sou eu pra "cagar regra" na diversão alheia? Nem todo mundo quando pega um instrumento almeja tocar com músicos grandes, de diferentes estilos, etc. Se a ambição do cara for essa, obviamente ele precisa de outras referências, mas muita gente pega o instrumento inicialmente pra tocar coisas bem específicas que gosta.

E vou além, acho que muitos iniciantes/leigos rockeiros podem ver esse vídeo, gostar, e simplesmente se inspirarem a não ser mais um Roger Waters/Paul McCartney da vida que deixa nosso instrumento lá atrás fazendo o feijão com arroz com o mínimo de tempero possível. E aí conforme as pessoas vão evoluindo no instrumento, o senso crítico também evolui pra reavaliar suas referências e suas próprias metas. Como eu disse, nos anos 60 ele inspirou dezenas de baixistas que, na minha opinião, tocam melhor que ele. Não tem como isso ter sido uma coisa ruim. Por pior que sejam, aposto que esses vídeos do YouTube inspiraram pelo menos uma pessoa a sair de casa e comprar um baixo e aprender. Como eu disse, a gente não pode esquecer que música (por pior que seja) provoca emoção nas pessoas, e no final das contas essa emoção é mais importante que qualquer discussão se tá no tempo ou não, no tom ou não.

Eu diria que é papel de um professor pegar um vídeo desses e apontar pros alunos que tá fora do tempo, questionar a musicalidade, e acho importante fazer isso aqui no fórum, onde todos somos alunos e professores. Acho que o ponto é esse, e apenas esse: esses solos são pessimamente executados. Os motivos de ter comentário falando bem no vídeo, do cara ser citado por outros baixistas, de ficar bem colocado em lista de revista, acho que tudo isso tá bem explicado.
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