Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

+10
Cantão
Zubrycky
JAZZigo
WHead
Fernando Zadá
Stormbringer
Breno_Barnabe
Marvis
CSergio
allexcosta
14 participantes

Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Dom Dez 13, 2020 7:51 am

Dia desses eu tava falando com minha sobrinha no telefone e ela disse que tava querendo aprender a tocar baixo e perguntou o que eu achava. Ela nasceu nos EUA e mora na Florida, tem 17 anos.

Tentei entender os motivos e fiz algumas perguntas básicas. Ela disse que achava o instrumento "cool", porém "underrated" e "undervalued". Ela só conversa comigo em Portunglês...

Eu já sabia porque ela disse isso, mas perguntei mesmo assim: "Que tipo de música você ouve?" ao que ela respondeu "indie rock".

Mandei uns vídeos da Ida, da Marta, da Rhonda e expliquei que o baixo era um instrumento de destaque em todos os estilos, menos no que ela costumava ouvir. Ela ficou surpresa com o que ouviu e vai buscar um instrumento pra comprar.

Moral da história: vocês já sabem... Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por CSergio Dom Dez 13, 2020 8:43 am

Indie né?
Esse canal KExp descobri uns meses atrás, toca bastante coisa do gênero, apresentações nos estudios da rádio.

Morando nos EUA, as opções de instrumento pra ela são quase infinitas affraid
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4112
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 10:00 am

Embora existam os casos do "baixista x que revolucionou o estilo y", inegável que há estilos como Indie rock que, ao menos no que se tem hoje, limitam a participação do contrabaixo.

Mas às vezes a criança/adolescente até se aproxima do instrumento num estilo que exige pouco (às vezes até encoraja o aprendizado por conseguir mais rápido tocar as linhas) e, com a maturidade (musical e de vida), vai seguindo por outros estilos.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

fheliojr e gloliveira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Dez 13, 2020 1:20 pm

Allex, tente desviar ela do caminho do rock o quanto antes, se não ja era, daqui a pouco ela entra aqui no Forum falando da escala clara vs. escura, etc...
Se possivel, peça para os pais/responsáveis colocar um controle parental no computador/tablet/celular que evite qq coisa com os seguintes nomes:

Rock, Geezer Butler, Metal, Adam Claytom, todo os nomes de bandas de rock possiveis, etc.

Caso contrário, ele vai acabar num caminho péssimo e, Deus que a livre, reinventar o Fiat Marea ou algo do genero.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Tarcísio Caetano e latajacydziobak gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Stormbringer Dom Dez 13, 2020 2:12 pm

Bom, se ela quer tocar, tem que começar a tocar o que bate no coracão dela, mesmo que seja indie rock
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 13, 2020 2:18 pm

Breno_Barnabe escreveu:Allex, tente desviar ela do caminho do rock o quanto antes, se não ja era, daqui a pouco ela entra aqui no Forum falando da escala clara vs. escura, etc...
Se possivel, peça para os pais/responsáveis colocar um controle parental no computador/tablet/celular que evite qq coisa com os seguintes nomes:

Rock, Geezer Butler, Metal, Adam Claytom, todo os nomes de bandas de rock possiveis, etc.

Caso contrário, ele vai acabar num caminho péssimo e, Deus que a livre, reinventar o Fiat Marea ou algo do genero.

Perfeito!!
Eu concordo! Kkkkk

Mas nem precisa de alarde basta mostrar pra ela coisas boas como funk, soul, disco, música latina, jazz o resto universo se encarrega de corrigir.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Convidado Dom Dez 13, 2020 2:33 pm

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Ahahah10

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por WHead Dom Dez 13, 2020 2:38 pm

^A popularidade de certos gêneros é inegável. Se é o que ela gosta, não terá outro caminho: ou não será. Mas fique tranquilo pois a maturidade abrirá, pra ela, novos horizontes musicais - e ela, sabiamente, se apropriará do que lhe servir.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 2:57 pm

Eu não comecei a tocar querendo aprender jazz, bossa e curtindo as levadas do Bona, Marcus Miller...com 14 anos eu me reunia com os amigos pra tocar smoke on the water e afins mesmo. Era o que eu gostava com aquela idade e o que era "possível", tecnicamente falando, para um novato.

Com certeza tem gente aí que com essa idade e tempo de instrumento (1, 2 anos) tava já "comendo" teoria musical e aprendendo desde cedo jazz, bossa, fusion, axé (tocado direito)...mas acredito que isso seja a exceção, ainda mais pra juventude impaciente de hoje.

Da infância/juventude até a fase adulta muita coisa muda na cabeça da maior parte das pessoas. Gosto musical não está isento disso.

E pra quem quer evoluir no contrabaixo e curte esses estilos mais simples, é normal em dado momento chegar um certo "incômodo" decorrente da limitação deles e depois ir partindo para outros que valorizem mais o instrumento.

Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Dom Dez 13, 2020 4:15 pm

Breno_Barnabe escreveu:Allex, tente desviar ela do caminho do rock o quanto antes, se não ja era, daqui a pouco ela entra aqui no Forum falando da escala clara vs. escura, etc...
Se possivel, peça para os pais/responsáveis colocar um controle parental no computador/tablet/celular que evite qq coisa com os seguintes nomes:

Rock, Geezer Butler, Metal, Adam Claytom, todo os nomes de bandas de rock possiveis, etc.

Caso contrário, ele vai acabar num caminho péssimo e, Deus que a livre, reinventar o Fiat Marea ou algo do genero.

Como presidente do esquadrão anti-rock, eu aprovo a sua mensagem. thumbs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Dom Dez 13, 2020 4:16 pm

Stormbringer escreveu:Bom, se ela quer tocar, tem que começar a tocar o que bate no coracão dela, mesmo que seja indie rock

Negativo. Leia a mensagem do Breno e aprenda a dar bons conselhos. Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Stormbringer Dom Dez 13, 2020 5:00 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:Bom, se ela quer tocar, tem que começar a tocar o que bate no coracão dela, mesmo que seja indie rock

Negativo. Leia a mensagem do Breno e aprenda a dar bons conselhos. Wink

Ri Muito

ok Alex

mostre pra ela a Nik West, vai na mesma pegada da Ida, só que mais "show woman"... se não me engano ela mora na Flórida também
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 13, 2020 5:58 pm

allexcosta escreveu:

Como presidente do esquadrão anti-rock, eu aprovo a sua mensagem. thumbs

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

Detalhe: meu vizinho de muro esta ouvindo Black Sabbath hoje e este que vos digita o faz com fone de ouvido mesmo sem ter som nenhum tocando.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por JAZZigo Dom Dez 13, 2020 6:45 pm

allexcosta escreveu:Eu já sabia porque ela disse isso, mas perguntei mesmo assim: "Que tipo de música você ouve?" ao que ela respondeu "indie rock".

Mandei uns vídeos da Ida, da Marta, da Rhonda e expliquei que o baixo era um instrumento de destaque em todos os estilos, menos no que ela costumava ouvir. Ela ficou surpresa com o que ouviu e vai buscar um instrumento pra comprar.
Depende da banda, né? Exemplo:

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 13, 2020 8:30 pm

Fernando Zadá escreveu:
allexcosta escreveu:

Como presidente do esquadrão anti-rock, eu aprovo a sua mensagem. thumbs

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

Detalhe: meu vizinho de muro esta ouvindo Black Sabbath hoje e este que vos digita o faz com fone de ouvido mesmo sem ter som nenhum tocando.


Esse é um vizinho de bom gosto. hail
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 13, 2020 9:12 pm

scratch scratch scratch

Pra mim qualquer pessoa que houve música em volume muito alto é na verdade um pessoa muito mal educada. Seja Mozart, Bach ou o que for eu acho chato obrigar um vizinho a ouvir a música que eu quero ouvir.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 13, 2020 9:22 pm

Fernando Zadá escreveu:scratch scratch scratch

Pra mim qualquer pessoa que houve música em volume muito alto é na verdade um pessoa muito mal educada. Seja Mozart, Bach ou o que for eu acho chato obrigar um vizinho a ouvir a música que eu quero ouvir.

Entendo o seu ponto de vista e concordo. Entretanto, se eu for me estressar com cada vez que alguém põe música no talo por aqui vou perder o pouco cabelo que me resta. Deixo pra lá, aproveito para ouvir coisas que não ouviria normalmente e uso essas ocasiões para tirar essas músicas no baixo.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 13, 2020 9:29 pm

No geral não me incomoda muito mas de domingo é sacanagem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 10:12 pm

Tive que morar um período no interior do Pará e todos meus domingos começavam com tecno brega no talo em um som altíssimo e de péssima qualidade (tudo embolado). Realmente, música alta denota falta de educação, seja lá qual for o estilo.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 13, 2020 10:14 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Eu já sabia porque ela disse isso, mas perguntei mesmo assim: "Que tipo de música você ouve?" ao que ela respondeu "indie rock".

Mandei uns vídeos da Ida, da Marta, da Rhonda e expliquei que o baixo era um instrumento de destaque em todos os estilos, menos no que ela costumava ouvir. Ela ficou surpresa com o que ouviu e vai buscar um instrumento pra comprar.
Depende da banda, né? Exemplo:

(Vídeo)

Pode-se não gostar de indie rock (Por mim, nenhum problema nisso e entendo quem não goste), mas, como alguém que ouve (entre muitos outros) esse estilo de música, que tocou sons desse gênero em meus tempos de banda cover e que até já tocou com uma banda autoral deste estilo, o que posso dizer que a afirmação de que o baixo não tem destaque no indie rock é algo que não sobrevive, de forma alguma, à medida em que se nos embrenhamos dentro deste universo e conhecemos mais e mais bandas do estilo.

É claro que muitas dessas linhas são tecnicamente simples (o que não é nenhum demérito mesmo porque, dependendo do arranjo e da banda, a ideia é justamente essa) mas nem mesmo isso transforma o indie rock em um estilo musical no qual o destaque de linhas de baixo seja algo completamente inexistente.

Para fins de ilustração, eis aqui alguns exemplos, pinçados agora de memória.













Última edição por Zubrycky em Dom Dez 13, 2020 10:36 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 10:31 pm

Zubrycky escreveu:Pode-se não gostar de indie rock (Por mim, nenhum problema nisso e entendo quem não goste), mas, como alguém que ouve (entre muitos outros) esse estilo de música, que tocou sons desse gênero em meus tempos de banda cover e que até já tocou com uma banda autoral deste estilo, o que posso dizer que a afirmação de que o baixo não tem destaque no indie rock é algo que não sobrevive, de forma alguma, à medida em que se nos embrenhamos dentro deste universo e conhecemos mais e mais bandas do estilo.

É claro que muitas dessas linhas são tecnicamente simples (dependendo do arranjo e da banda, a ideia é justamente essa) mas nem mesmo isso transforma o indie rock em um estilo musical no qual o destaque de linhas de baixos seja algo inexistente..

Para fins de ilustração, eis aqui alguns exemplos, pinçados agora de memória.

POR FAVOR NÃO FAÇA QUOTE DE IMAGENS E VIDEOS. GRATO

Já ouvi umas coisas boas desse Tame Impala. Na época que toquei Indie era aquele mais mainstreamzão: Strokes, Arctic, Muse...uma ou outra música até tinha destaque do baixo (poucas), mas mesmo essas era algo simples porque a proposta do estilo, no geral, é simples mesmo nos arranjos como um todo (não só no baixo).

Reptillia dos Strokes tem uma frase no refrão de baixo que é marcante, dá pra dizer que é "destaque no baixo". Juicebox também tem uma base marcante no baixo.

Eu toquei essas coisas e, de verdade, me diverti e talvez me divertiria ainda hoje (por nostalgia). Mas pra quem sempre tocou bossa, jazz, axé, fusion, isso deve ser monótono de tocar. Acho que mistura aí gosto musical (de ouvir mesmo) com "satisfação" que se consegue ou não tocando determinado estilo.

Eu nunca teria essa satisfação tocando brega ou sertanejo, por exemplo, por mais elaboradas e destacadas que sejam as linhas (tenho todo o respeito pelos músicos que trampam nesses estilos, mas não consigo curtir).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Cantão Dom Dez 13, 2020 11:37 pm

allexcosta escreveu:

Eu já sabia porque ela disse isso, mas perguntei mesmo assim: "Que tipo de música você ouve?" ao que ela respondeu "indie rock".

Mandei uns vídeos da Ida, da Marta, da Rhonda e expliquei que o baixo era um instrumento de destaque em todos os estilos, menos no que ela costumava ouvir. Ela ficou surpresa com o que ouviu e vai buscar um instrumento pra comprar.

Moral da história: vocês já sabem... Wink
Sim , vai ser eclética , e isso é bom... mas vai tocar rock Twisted Evil
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Stormbringer e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Bananoise Dom Dez 13, 2020 11:45 pm

Zubrycky, vendo um vídeo do canal Music Dot (tirando de ouvido), onde o forista Leandro Ferreira da as aulas de contrabaixo, li dois comentários que a linha de baixo seria uma guitarra com octave.
Parece que a Tame Impala é só um cara, e ele que grava todos os instrumentos.

Eu acho essa música muito massa aahahaha
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Rogério Barbosa Seg Dez 14, 2020 11:08 am

Fernando Zadá escreveu:scratch scratch scratch

Pra mim qualquer pessoa que houve música em volume muito alto é na verdade um pessoa muito mal educada. Seja Mozart, Bach ou o que for eu acho chato obrigar um vizinho a ouvir a música que eu quero ouvir.
Ultimamente estou sendo torturado com piseiro e bregafunk.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Seg Dez 14, 2020 12:16 pm

JAZZigo escreveu:Depende da banda, né? Exemplo:

video

Tio google falou que essa banda é pop/rock.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Seg Dez 14, 2020 12:20 pm

Cantão escreveu:Sim , vai ser eclética , e isso é bom... mas vai tocar rock Twisted Evil

Aí que tá...

Sabe aquele vídeo que postei do Richard Bona? A orquestra Raices é de Miami. Minha sobrinha mora 30 minutos ao norte, tem o carro dela, dirige, etc... Ao invés de num sábado à noite ver a Raices tocar, ela sai de casa pra ver um azedume desses aí de indie rock, provavelmente pagando mais que pagaria pra ver músicos com aquele pedigree.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Convidado Seg Dez 14, 2020 12:23 pm

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:Depende da banda, né? Exemplo:

video

Tio google falou que essa banda é pop/rock.

Indie é bem genérico. Nunca entendi esse label e de certa forma o acho meio desnecessário.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 14, 2020 12:47 pm

Não li o tópico inteiro ainda, mas no indie tem muitas músicas com um baixo legal e perceptível. E alguns baixistas tem um visual bem "cool" mesmo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Seg Dez 14, 2020 12:51 pm

Jãozeiro escreveu:Não li o tópico inteiro ainda, mas no indie tem muitas músicas com um baixo que baixista que passou anos se acostumando ao som do instrumento, consegue ouvir. E alguns baixistas tem um visual bem "hipster" mesmo.

Consertei pra você. winkfinger
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 14, 2020 12:54 pm








A primeira com um bass synth tem uma linha bem legal.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Stormbringer Seg Dez 14, 2020 1:31 pm

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:Sim , vai ser eclética , e isso é bom... mas vai tocar rock Twisted Evil

Aí que tá...

Sabe aquele vídeo que postei do Richard Bona? A orquestra Raices é de Miami. Minha sobrinha mora 30 minutos ao norte, tem o carro dela, dirige, etc... Ao invés de num sábado à noite ver a Raices tocar, ela sai de casa pra ver um azedume desses aí de indie rock, provavelmente pagando mais que pagaria pra ver músicos com aquele pedigree.


isso ta parecendo uma cilada Medo
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por JAZZigo Seg Dez 14, 2020 2:39 pm

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:Depende da banda, né? Exemplo:

video

Tio google falou que essa banda é pop/rock.
Da lista de bandas/músicos de indie rock na Wikipedia:

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Captura-de-Tela-2020-12-14-a-s-14-35-27
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_indie_rock_musicians


Última edição por JAZZigo em Seg Dez 14, 2020 2:47 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por JAZZigo Seg Dez 14, 2020 2:44 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Não li o tópico inteiro ainda, mas no indie tem muitas músicas com um baixo que baixista que passou anos se acostumando ao som do instrumento, consegue ouvir. E alguns baixistas tem um visual bem "hipster" mesmo.

Consertei pra você.  winkfinger
Cuidado, tio!!!  Shocked

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Ill-only-listen

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Captura-de-Tela-2020-12-14-a-s-14-26-24
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 14, 2020 2:48 pm

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:Sim , vai ser eclética , e isso é bom... mas vai tocar rock Twisted Evil

Aí que tá...

Sabe aquele vídeo que postei do Richard Bona? A orquestra Raices é de Miami. Minha sobrinha mora 30 minutos ao norte, tem o carro dela, dirige, etc... Ao invés de num sábado à noite ver a Raices tocar, ela sai de casa pra ver um azedume desses aí de indie rock, provavelmente pagando mais que pagaria pra ver músicos com aquele pedigree.

Mas você sinceramente espera que uma jovem de 17 anos (ainda mais não musicista) morra de vontade de ir assistir a uma orquestra num sábado à noite ao invés de ir pra uma festa/balada com os amigos, curtir, dançar, namorar e virar a madrugada se divertindo e escutando as músicas da moda do seu tempo?

Sério mesmo, isso aí é papo de velho, hein, Allex, e pelo que vi no post do Lennon, você (se não me engano) tem 46 anos, muito mais novo do que parece querer ser.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 14, 2020 2:52 pm

Pomplamoose é legal pacas!!





E essa cantora é uma gracinha....
bounce bounce bounce affraid affraid
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Bananoise e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Seg Dez 14, 2020 3:08 pm

Jãozeiro escreveu:Mas você sinceramente espera que uma jovem de 17 anos (ainda mais não musicista) morra de vontade de ir assistir a uma orquestra num sábado à noite ao invés de ir pra uma festa/balada com os amigos, curtir, dançar, namorar e virar a madrugada se divertindo e escutando as músicas da moda do seu tempo?

Espero.

Jãozeiro escreveu:Sério mesmo, isso aí é papo de velho, hein, Allex, e pelo que vi no post do Lennon, você (se não me engano) tem 46 anos, muito mais novo do que parece querer ser.

Eu nasci assim. Quando eu era criança, minha mãe dizia que nasci com 80 anos. Até hoje ela diz isso de vez em quando. E não quero ser velho não... Quero poder perder noite e não ficar com dor de cabeça e não acordar todo dia com dor nas costas. Sou velho porque o tempo passa, fazer o quê? E passou de 27 é velho...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Convidado Seg Dez 14, 2020 3:21 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Mas você sinceramente espera que uma jovem de 17 anos (ainda mais não musicista) morra de vontade de ir assistir a uma orquestra num sábado à noite ao invés de ir pra uma festa/balada com os amigos, curtir, dançar, namorar e virar a madrugada se divertindo e escutando as músicas da moda do seu tempo?

Espero.

E ouvindo isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. (MT 8:10)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por allexcosta Seg Dez 14, 2020 3:28 pm

JAZZigo escreveu:Cuidado, tio!!!

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Tenor

Henri-Q escreveu:E ouvindo isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. (MT 8:10)

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Tenor
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Christian Seg Dez 14, 2020 4:06 pm

estilo onde precision e baixos a estilo Zubrycky reinam
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Zubrycky e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 14, 2020 4:41 pm

Christian escreveu:estilo onde precision e baixos a estilo Zubrycky reinam

Zubricky e WHead para mim viraram adjetivos oara classificar instrumentos feios e esquisitos .....

Os amigos que me desculpem a brincadeira ela se refere só em relação ao gosto no design de baixos....


notme notme notme notme notme
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Mauricio Luiz Bertola, Tarcísio Caetano, Zubrycky, WHead e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Bananoise Ter Dez 15, 2020 9:31 am

Henri-Q escreveu:Indie é bem genérico. Nunca entendi esse label e de certa forma o acho meio desnecessário.

Também nunca entendi e sempre entro em discussão com minha namorada.
Eu curto algumas bandas do estilo hein ahaha
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por CSergio Ter Dez 15, 2020 12:07 pm

Do pouco que vi e li uns meses atrás, quando fui pesquisar o que é indie rock, seria rock independente, feito sem apoio de grandes gravadoras, estúdios, etc.

E eu pensava que era algo relacionado a cultura indigena Rolling Eyes Razz lol!
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4112
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Marvis Ter Dez 15, 2020 4:57 pm

CSergio escreveu:Do pouco que vi e li uns meses atrás, quando fui pesquisar o que é indie rock, seria rock independente, feito sem apoio de grandes gravadoras, estúdios, etc.

E eu pensava que era algo relacionado a cultura indigena Rolling Eyes Razz lol!

Como já falaram aqui, esse label/rótulo é bem complicado de fechar. Nos anos 2000 esse termo era usado para um estilo de rock que se destacou na década com arctic monkeys, strokes, franz ferdinand...tem quem associe a rock de garagem. Enfim... Estudando
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Convidado Ter Dez 15, 2020 5:51 pm

Marvis escreveu:
CSergio escreveu:Do pouco que vi e li uns meses atrás, quando fui pesquisar o que é indie rock, seria rock independente, feito sem apoio de grandes gravadoras, estúdios, etc.

E eu pensava que era algo relacionado a cultura indigena Rolling Eyes Razz lol!

Como já falaram aqui, esse label/rótulo é bem complicado de fechar. Nos anos 2000 esse termo era usado para um estilo de rock que se destacou na década com arctic monkeys, strokes, franz ferdinand...tem quem associe a rock de garagem. Enfim... Estudando

pois é...

a descrição do CSergio confere com o que se fala do estilo, no entanto... olha as bandas citadas e suas "pequenas" gravadoras...

Artic Monkeys - WARNER
The Strokes - RCA e Sony Music
Franz Ferdinand

Meio incongruente isso. Me lembra aquele Guitar que é outra invenção sem nexo. No final, tudo é marrom.

Por essas e outras existem tópicos como esse aqui ... https://www.contrabaixobr.com/t43197-conversas-sem-nexo-de-roqueiros-em-bares

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por WHead Ter Dez 15, 2020 6:58 pm

A primeira menção ao termo indie, que eu tenho conhecimento, remete ao Reino Unido, na década de 70, quando os Buzzcocks lançaram o EP Spiral Scratch e despertou o interesse de se aferir os números alcançados pelas pequenas gravadoras - fossem com bandas punks, new wave, pós-punks e alternativos em geral. Foi nos anos 80 o termo passou a definir um gênero, nos 90 que explodiu e alcançou o mainstrean até que nos 2000.. bem, cada um que tire suas próprias conclusões. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Convidado Ter Dez 15, 2020 7:23 pm

WHead escreveu:A primeira menção ao termo indie, que eu tenho conhecimento, remete ao Reino Unido, na década de 70, quando os Buzzcocks lançaram o EP Spiral Scratch e despertou o interesse de se aferir os números alcançados pelas pequenas gravadoras - fossem com bandas punks, new wave, pós-punks e alternativos em geral. Foi nos anos 80 o termo passou a definir um gênero, nos 90 que explodiu e alcançou o mainstrean até que nos 2000.. bem, cada um que tire suas próprias conclusões. Abraço.

Aí que tá... não acho que defina muita coisa. É um lance bem utópico.

-Se eu colocar uma musica de uma banda de Hard Rock que você não conhece, só pelo timbre retrô dos instrumentos, aquele jeitão meio desengonçado de fazer riffs com levadas de baixo e bateria coladas, você dirá que é uma banda de Hard Rock.
-Se eu colocar uma banda que faça um som rápido, com bumbo duplo, cheio de riffs com dobras de guitarras em terças e um vocalista cantando como se tivesse sido atingido por um taco de baseball no saco (naipe Gamma Ray, Halloween, Angra) você dirá que é Power Metal.

Nos dois exemplos acima, deram nome aos bois e há certa identidade sonora no "estilo/label/firula semântica/invenção de americano". Indie não diz nada.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por WHead Ter Dez 15, 2020 7:40 pm

^Acho que havia uma identidade - mesmo ciente de que havia um indie britânico e um indie americano - no princípio. Não acompanho muito as bandas do gênero de 2000 pra cá pra afirmar qualquer coisa sobre elas.. mas acho que dá pra reconhecer traços comuns àquelas primeiras gerações (80-90). Talvez "indie" perca o sentido quando se deixa de ser independente, é verdade, mas o gênero não se limitava apenas a não ter contrato com majors etc.. Eu acho. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Zubrycky Ter Dez 15, 2020 7:59 pm

O rótulo indie é um daqueles musicalmente bem elásticos e nada homogêneos, abarcando bandas de eras e propostas diferentes, conforme mostra o link já postado pelo JAZZigo.

JAZZigo escreveu:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_indie_rock_musicians

A mesma heterogeneidade musical aconteceu nos primórdios do punk de New York, cena que reuniu artistas díspares como Patti Smith, Television, Ramones, Blondie e Talking Heads.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_punk_artists_and_styles

https://en.wikipedia.org/wiki/Punk_rock
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por WHead Ter Dez 15, 2020 8:25 pm

^Eu sempre achei o indie "pós-pós-punk".. cyclops
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Cantão Ter Dez 15, 2020 11:26 pm

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:Sim , vai ser eclética , e isso é bom... mas vai tocar rock Twisted Evil

Aí que tá...

Sabe aquele vídeo que postei do Richard Bona? A orquestra Raices é de Miami. Minha sobrinha mora 30 minutos ao norte, tem o carro dela, dirige, etc... Ao invés de num sábado à noite ver a Raices tocar, ela sai de casa pra ver um azedume desses aí de indie rock, provavelmente pagando mais que pagaria pra ver músicos com aquele pedigree.
Pois é Tio...mas quem sabe ela ouvindo o que você sugeriu ela passe a gostar também , provavelmente ela irá começar tocando músicas de bandas que ela curti , mas com o tempo , e se ela pegar gosto mesmo pelo nosso instrumento , ela vai curtir tocar uns ritmos diferentes , acredito eu.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo Empty Re: Conversa com minha sobrinha que quer aprender a tocar baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos