Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprar baixo da China?

+23
Ivanov_br
eltonpereira22
CSergio
WHead
Marvis
Gabriel_cwb
JAZZigo
Marcos1881
lucian.cupin
Stormbringer
fheliojr
Zubrycky
Uchoa
heenrique_bass
allexcosta
vinibassplayer
Jãozeiro
CG
Christian
Maurício_Expressão
Fernando Zadá
Mauricio Luiz Bertola
z0h
27 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Comprar baixo da China?

Mensagem por z0h Seg Set 21, 2020 10:07 am

Eu to procurando pelo meu primeiro baixo, e vi que é possível comprar direto da fábrica por sites como Ali Express, etc.
Achei um modelo igual ao Rickenbacker 4003 e to apaixonado, daí queria saber o que acham sobre comprar dessa forma.

Acham que a qualidade do baixo vai ser muito inferior ou a mesma coisa, já que os instrumentos são fabricados na China mesmo?
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 21, 2020 10:33 am

Há que se ter muito cuidado com compras desse tipo no AliExpress.
Não há garantia alguma que um instrumento desses tenha a qualidade necessária (eu mesmo já peguei alguns que nem afinavam! Outros que eram ok).
Ademais, ao chegar aqui ele será taxado fortemente pela Receita Federal e ainda se cobrarão taxas de entrega.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 21, 2020 10:38 am

Não dá nem para te aconselhar numa situação dessas é um tiro totalmente no escuro já gente pegar baixo razoável e também baixo que nem afina.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Set 21, 2020 10:47 am

Modelo igual ao Rickenbacker 4003 chinês, em tese, é uma falsificacão.
Analise se devido ao baixo valor vale a pena comprar uma falsificacão.
Eu pegaria um Condor usado barato (ML, loja, amigo, etc...).
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Christian Seg Set 21, 2020 10:53 am

esses rick chineses não valem a pena
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por CG Seg Set 21, 2020 11:41 am

Fuja coruja!!!!!
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Jãozeiro Seg Set 21, 2020 11:46 am

Não existe Rickenbacker chinês...esses instrumentos não são cópias, nem réplicas, são falsificações. Foge disso com todas as suas forças.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por vinibassplayer Seg Set 21, 2020 12:44 pm

nao colabore com o crime
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

MarceloSouza e gpascutti gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por z0h Seg Set 21, 2020 1:00 pm

Melhor deixar esse quieto mesmo e arrumar um por aqui.
Brigadão pelas respostas
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Christian Seg Set 21, 2020 1:41 pm

Faz no luthier tem umas boas réplicas
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Seg Set 21, 2020 1:45 pm

Sem entrar no mérito do crime de falsificação, o controle de qualidade desses instrumentos é inferior ao de outros chineses, como SX, Tagima, etc...

Alguns têm problemas simples, como fretwork mal feito ou ruído na eletrônica, enquanto outros tantos sofrem com defeitos de entonação, função de hardware, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por heenrique_bass Seg Set 21, 2020 9:32 pm

z0h escreveu:Melhor deixar esse quieto mesmo e arrumar um por aqui.
Brigadão pelas respostas

Como amante por rk, também ja pensei em pegar um chines, mas graças ao pessoal aqui e alguns videos que vi no youtube, não vale a pena arriscar. Outra opção era os giannini rk, mas pela dor de cabeça de pensar que é um baixo que cobram mais do que vale e que não tinha controle de qualidade na época que faziam, também corri longe.

Duas opções que sugiro:

- Fica de olho e vê se acha algum rickenbacker lawsit (se você não conhece, sugiro pesquisar, mas resumindo, marcas como Ibanez, Greco, Tokai, entre outras, faziam cópias legais dos rickenbacker lá no Japão nos anos 70 e 80).

- Outra opção, como mencionado, seria fazer em um luthier. Esses dias me falaram de um luthier, tal de Edson Gomes que é de Pernambuco, ele faz alguns ricks e parecem ser bem legais. Eu to pensando seriamente fazer um estilo rickenbacker noir mais pra frente. Tem outros luthier também que fazem, um deles é o Bertola que frequenta o fórum aqui, ele tem algumas fotos por ai também.

segue videos dos que o Edson Gomes fez:
https://www.facebook.com/axel.bass/videos/3131498193563297

Relato de uma pessoa que fez um RK com o Edson:


heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Uchoa Seg Set 21, 2020 9:33 pm

Incendio
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Zubrycky Seg Set 21, 2020 9:35 pm

Eu não compraria um baixo desses, a não ser que desejasse muito jogar dinheiro fora (O que não é o caso...).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Heitorzilla e Deivisonn gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 21, 2020 11:03 pm

Fora que eu não teria nunca um RK como primeiro baixo. Já tocou em algum ou achou só bonito? Dei uma canja com um uma vez e odiei o baixo e era um original.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

silvanoandrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por fheliojr Qui Set 24, 2020 5:29 pm

heenrique_bass escreveu:....

- Outra opção, como mencionado, seria fazer em um luthier. Esses dias me falaram de um luthier, tal de Edson Gomes que é de Pernambuco, ele faz alguns ricks e parecem ser bem legais. Eu to pensando seriamente fazer um estilo rickenbacker noir mais pra frente. Tem outros luthier também que fazem, um deles é o Bertola que frequenta o fórum aqui, ele tem algumas fotos por ai também.

segue videos dos que o Edson Gomes fez:
https://www.facebook.com/axel.bass/videos/3131498193563297

Relato de uma pessoa que fez um RK com o Edson:
[...]

Feiões, hein!?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Stormbringer Seg Set 28, 2020 11:07 am

Meu irmao tem um baixo sem marca chines que não pretendia ser cópia de nenhum, e eu acho ele bem legal, tensor regula bem, ponte, da pra deixar a açao baixinha... talvez a elétrica eu trocaria, por que o timbre é meio fechadão, mas como ele tem banda de black metal e toca cheio de distorção, pra ele ta melhor que bom akkaak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por lucian.cupin Sex Dez 11, 2020 4:12 pm

lendo esse tópico me bateu uma duvida sobre falsificação e replica
esses ricks que se ve no aliexpress geralmente (pelo menos os que eu vi) não tem logo/marca, nada escrito e etc

seguindo a logica, instrumentos que seguem o mesmo moldes do original, por exemplo de luthier
sao falsificações também?
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 11, 2020 4:31 pm

lucian.cupin escreveu:lendo esse tópico me bateu uma duvida sobre falsificação e replica
esses ricks que se ve no aliexpress geralmente (pelo menos os que eu vi) não tem logo/marca, nada escrito e etc

seguindo a logica, instrumentos que seguem o mesmo moldes do original, por exemplo de luthier
sao falsificações também?

http://www.differencebetween.net/language/words-language/difference-between-replica-and-fake/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 11, 2020 4:32 pm

lucian.cupin escreveu:lendo esse tópico me bateu uma duvida sobre falsificação e replica
esses ricks que se ve no aliexpress geralmente (pelo menos os que eu vi) não tem logo/marca, nada escrito e etc

seguindo a logica, instrumentos que seguem o mesmo moldes do original, por exemplo de luthier
sao falsificações também?
Não, são réplicas.
Falsificação é quando vem no instrumento um logotipo de uma marca conhecida...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por lucian.cupin Sex Dez 11, 2020 4:43 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Não, são réplicas.
Falsificação é quando vem no instrumento um logotipo de uma marca conhecida...
pois é, sempre pensei assim
bateu essa duvida lendo galera falando de falsificação pra esses rick que geralmente quando vinha propaganda deles não tinham nenhuma marca no headstock
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Stormbringer Sex Dez 11, 2020 4:53 pm

lucian, esses ricks do aliexpres VEM SIM com logo, a nao ser que voce peça explicitamente pra nao ter...

no site voce pode ver que eles apagam o logo por ediçao na imagem
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

CGDalapossa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marcos1881 Sex Dez 11, 2020 5:49 pm

Sobre falsificação x réplica, acho que tudo uma questão dos direitos de propriedade intelectual sobre o instrumento. Não sei se algum desses modelos mais famoso não tem a patente controlada, mas a regra é necessitar de autorização se quiser comercializar um modelo de instrumento patenteado.

A Tagima faz uma réplica (autorizada) dos Musicman. Inserir a marca pode até ser uma falsificação "mais grave", mas fabricar cópias sem autorização (ainda que sem a marca) continua sendo uma maneira de falsificar algo.

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por JAZZigo Sex Dez 11, 2020 11:48 pm

Marcos1881 escreveu:Sobre falsificação x réplica, acho que tudo uma questão dos direitos de propriedade intelectual sobre o instrumento. Não sei se algum desses modelos mais famoso não tem a patente controlada, mas a regra é necessitar de autorização se quiser comercializar um modelo de instrumento patenteado.

A Tagima faz uma réplica (autorizada) dos Musicman. Inserir a marca pode até ser uma falsificação "mais grave", mas fabricar cópias sem autorização (ainda que sem a marca) continua sendo uma maneira de falsificar algo.
:hmm:
Discordo. São conceitos distintos. Falsificação é mentira, dolo, embuste, enganação, gato por lebre etc.. Numa réplica, não existe nada disso.

Comprar baixo da China? DSC08315
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Gabriel_cwb Sáb Dez 12, 2020 12:06 am

Marcos1881 escreveu:Sobre falsificação x réplica, acho que tudo uma questão dos direitos de propriedade intelectual sobre o instrumento. Não sei se algum desses modelos mais famoso não tem a patente controlada, mas a regra é necessitar de autorização se quiser comercializar um modelo de instrumento patenteado.

A Tagima faz uma réplica (autorizada) dos Musicman. Inserir a marca pode até ser uma falsificação "mais grave", mas fabricar cópias sem autorização (ainda que sem a marca) continua sendo uma maneira de falsificar algo.

TBM da Tagima é autorizada pela MM? Rolling Eyes

Acredito que não hein, pois na segunda geração a Tagima até mudou o desenho do corpo para "fugir" do design da MM.

E para quem não lembra, o Seizi Tagima levou uma fumada da Fender no inicio dos anos 2000 por utilizar o headstock idêntico ao da stratocaster, o que levou a marca adotar o headstock "bico de papagaio".
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marcos1881 Sáb Dez 12, 2020 11:36 am

JAZZigo escreveu:
Marcos1881 escreveu:Sobre falsificação x réplica, acho que tudo uma questão dos direitos de propriedade intelectual sobre o instrumento. Não sei se algum desses modelos mais famoso não tem a patente controlada, mas a regra é necessitar de autorização se quiser comercializar um modelo de instrumento patenteado.

A Tagima faz uma réplica (autorizada) dos Musicman. Inserir a marca pode até ser uma falsificação "mais grave", mas fabricar cópias sem autorização (ainda que sem a marca) continua sendo uma maneira de falsificar algo.
:hmm:
Discordo. São conceitos distintos. Falsificação é mentira, dolo, embuste, enganação, gato por lebre etc.. Numa réplica, não existe nada disso.

Então não me fiz entender cara, pois concordo. Na réplica não existe enganação, é algo autorizado. Me referia a uma falsificação que insere até a marca de origem.


Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marcos1881 Sáb Dez 12, 2020 11:39 am

Gabriel_cwb escreveu:
TBM da Tagima é autorizada pela MM? Rolling Eyes

Acredito que não hein, pois na segunda geração a Tagima até mudou o desenho do corpo para "fugir" do design da MM.

E para quem não lembra, o Seizi Tagima levou uma fumada da Fender no inicio dos anos 2000 por utilizar o headstock idêntico ao da stratocaster, o que levou a marca adotar o headstock "bico de papagaio".

Caraio cara, será que não é autorizada?

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Sáb Dez 12, 2020 11:59 am

É até possível uma marca "autorizar" o uso de algo cuja propriedade intelectual é sua. No entanto, a empresa que faz um negócio desses certamente tem que gastar uma boa grana e/ou pagar um percentual razoável para cada instrumento/equipamento que usa o design autorizado. Na maioria das vezes, não compensa...ainda mais para uma marca como a Tagima que já tem seu mercado próprio. Na maior parte dos casos, acontece o "se colar colou" até vir uma reclamação do design original. Isso era muito comum nos anos 70, 80...vide Giannini com os Ricks. Hoje, qualquer coisa parecida já dá problema.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 12, 2020 12:02 pm

Marcos1881 escreveu:Caraio cara, será que não é autorizada?

Eu duvido que seja.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Convidado Sáb Dez 12, 2020 12:09 pm

Marcos1881 escreveu:Caraio cara, será que não é autorizada?

Quando li seu post, fui no site dar uma verificada. Acho que se fosse eles divulgariam.

Agora um parêntese... os TBM são um nojo. A Tagima faz excelentes instrumentos de baixo custo e quando clona um MM entrega aquela porcaria de baixo!? É de logne o pior Tagima que já testei.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Sáb Dez 12, 2020 12:09 pm

Marcos1881 escreveu:
JAZZigo escreveu:
Marcos1881 escreveu:Sobre falsificação x réplica, acho que tudo uma questão dos direitos de propriedade intelectual sobre o instrumento. Não sei se algum desses modelos mais famoso não tem a patente controlada, mas a regra é necessitar de autorização se quiser comercializar um modelo de instrumento patenteado.

A Tagima faz uma réplica (autorizada) dos Musicman. Inserir a marca pode até ser uma falsificação "mais grave", mas fabricar cópias sem autorização (ainda que sem a marca) continua sendo uma maneira de falsificar algo.
:hmm:
Discordo. São conceitos distintos. Falsificação é mentira, dolo, embuste, enganação, gato por lebre etc.. Numa réplica, não existe nada disso.

Então não me fiz entender cara, pois concordo. Na réplica não existe enganação, é algo autorizado. Me referia a uma falsificação que insere até a marca de origem.


Acho que não necessariamente é autorizado para ser réplica. Os Giannini Rickenbackers não são falsificações no sentido de enganarem o que são: tá lá no head a marca correta do instrumento. Acho que seria mais o uso de design não autorizado (réplica, mas não autorizada). Aí entra até discussão sobre o que pode ou não pode ser copiado legalmente.

Falsificações vão usar o nome da própria marca e o intuito é se passarem pelo instrumento daquela marca.

Se um luthier faz uma réplica de um Rick pra você, pode até ser discutível se é "certo" ou não colocar o logo da marca no head.

Se o intuito for você se passar pros amigos e em shows, ou mesmo sua satisfação pessoal, não gera dano prático a ninguém...agora se for pra vender o instrumento pra um leigo que jura que está pagando por um Rick autêntico americano...
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Dez 12, 2020 12:29 pm

Mas, afinal, o que precisa de autorização, o que é proibido? A questão não era somente o headstock, já resolvida? Ou os corpos dos instrumentos também? 

Sobre a Tagima, ela é uma em um oceano...qual marca no mundo não tem uma guitarra tipo Stratocaster, ou um baixo tipo Jazz Bass idêntico ao original pra qualquer um ver e comprar? Todas as marcas do mundo tem uma autorização?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Sáb Dez 12, 2020 12:32 pm

Jãozeiro escreveu:Mas, afinal, o que precisa de autorização, o que é proibido? A questão não era somente o headstock, já resolvida? Ou os corpos dos instrumentos também? 

Sobre a Tagima, ela é uma em um oceano...qual marca no mundo não tem uma guitarra tipo Stratocaster, ou um baixo tipo Jazz Bass idêntico ao original pra qualquer um ver e comprar? Todas as marcas do mundo tem uma autorização?

Muitas marcas deixam rolar até dar problema. Mudar o head, em tese, já descaracteriza "o mesmo" design (parecido não é igual)...
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Convidado Sáb Dez 12, 2020 1:13 pm

Jãozeiro escreveu:Mas, afinal, o que precisa de autorização, o que é proibido?

Quando entra no campo do direito internacional, tudo vira um imbróglio.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Sáb Dez 12, 2020 2:27 pm

Mesmo em um mesmo país...vide várias ações nos EUA para discutir se trechos de arranjos idênticos dentro de músicas distintas caracterizam plágio...imagina só quando entram dois sistemas legais distintos (de diferentes países).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 12, 2020 3:01 pm

Marvis escreveu:Se um luthier faz uma réplica de um Rick pra você, pode até ser discutível se é "certo" ou não colocar o logo da marca no head.

Comprar baixo da China? 165462_4981469810383_1333410425_n_zps4730521b
Comprar baixo da China? 971239_4981475650529_343427082_n_zpsd5402eb1
https://www.contrabaixobr.com/t28046-review-renatobacker-4005-luthier-daniel-japeta

Comprar baixo da China? IMG_4835
Comprar baixo da China? IMG_4646
https://www.contrabaixobr.com/t32394-review-projeto-rickcarvalho-4001v63-luthier-daniel-japeta

Não vejo mal algum em réplicas, como estas então, muito pelo contrário! Só quem pode achar ruim e tem todo o direito de reclamar é o detentor legal da ™.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marcos1881 Sáb Dez 12, 2020 3:15 pm

Bom, como estamos vendo, a questão é bem complexa.

Creio que primeiro a fábrica (a original) tem que ter registrado o produto no sistema internacional de patentes.
E, depois disso, caso haja cópia não autorizada, cabe a empresa em cada país exigir seus direitos de propriedade intelectual quando desrespeitados.

Mas é como foi falado aí, as empresas detentoras dos direitos não tem muito interesse em gastar grana com isso. A MM não deixa de vender um dos seus baixos porque alguém resolveu comprar um TBM, certo?

Acho que é por aí

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 12, 2020 3:26 pm

Marcos1881 escreveu:A MM não deixa de vender um dos seus baixos porque alguém resolveu comprar um TBM, certo?

Deixa...

O cara quer porque quer um baixo modelo Stingray, tá juntando aquela grana pra segunda linha da MM ou algo do gênero. Vai na lojinha, toca num TBM, curte o baixo, olha pro bolso, vê que cabe e pronto, baixo comprado.

Isso acontece com certa frequência, até mesmo com quem faz questão da marca. Esses vão no Alibaba e compram um baixo MusicMan "primeira linha" Chinês... Wink :china:

E já que, como sabemos, o som vem do logo no headstock, esses baixos possuem o som de anjos.

Em resumo, falsificações e réplicas ilegais machucam sim o dono da patente. Mas no mundo de hoje há muito pouco a ser feito. A Rick, por exemplo, corre atrás disso e já enviou cartas "cease and desist" pra inúmeros fabricantes do mundo, a própria Giannini deve ter recebido algumas, além de entrar na justiça mesmo. Só que no Alibaba tem baixo Rick qualquer dia da semana... Quem que mexe com a China?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Sáb Dez 12, 2020 3:31 pm

JAZZigo escreveu:
Marvis escreveu:Se um luthier faz uma réplica de um Rick pra você, pode até ser discutível se é "certo" ou não colocar o logo da marca no head.

Comprar baixo da China? 165462_4981469810383_1333410425_n_zps4730521b
Comprar baixo da China? 971239_4981475650529_343427082_n_zpsd5402eb1
https://www.contrabaixobr.com/t28046-review-renatobacker-4005-luthier-daniel-japeta

Comprar baixo da China? IMG_4835
Comprar baixo da China? IMG_4646
https://www.contrabaixobr.com/t32394-review-projeto-rickcarvalho-4001v63-luthier-daniel-japeta

Não vejo mal algum em réplicas, como estas então, muito pelo contrário! Só quem pode achar ruim e tem todo o direito de reclamar é o detentor legal da ™.

Aí tá tranquilo demais, claramente o intuito dele não foi revender o baixo como um Rick original (fez até um jogo com as palavras do head). Acho de boa e acho difícil a Rick encrencar com um luthier que faz uma réplica dessas, ainda mais com o nome no head diferente. Diferente seria se alguém começasse a produzir em quantidade considerável réplicas emulando tudo nos rickenbackers, inclusive o nome da marca no head, etc.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Sáb Dez 12, 2020 3:37 pm

allexcosta escreveu:
Marcos1881 escreveu:A MM não deixa de vender um dos seus baixos porque alguém resolveu comprar um TBM, certo?

Deixa...

O cara quer porque quer um baixo modelo Stingray, tá juntando aquela grana pra segunda linha da MM ou algo do gênero. Vai na lojinha, toca num TBM, curte o baixo, olha pro bolso, vê que cabe e pronto, baixo comprado.

Isso acontece com certa frequência, até mesmo com quem faz questão da marca. Esses vão no Alibaba e compram um baixo MusicMan "primeira linha" Chinês... Wink :china:

E já que, como sabemos, o som vem do logo no headstock, esses baixos possuem o som de anjos.

Em resumo, falsificações e réplicas ilegais machucam sim o dono da patente. Mas no mundo de hoje há muito pouco a ser feito. A Rick, por exemplo, corre atrás disso e já enviou cartas "cease and desist" pra inúmeros fabricantes do mundo, a própria Giannini deve ter recebido algumas, além de entrar na justiça mesmo. Só que no Alibaba tem baixo Rick qualquer dia da semana... Quem que mexe com a China?


Até porque, diferente da Tagima e da Giannini, quem faz esses baixos chineses normalmente não tem nem nome nem cara...e o intuito não é uma réplica que deixa claro não ser a versão original do modelo, mas sim uma falsificação na cara lavada mesmo com nome da marca igual e tudo.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marcos1881 Sáb Dez 12, 2020 3:37 pm

allexcosta escreveu:
Marcos1881 escreveu:A MM não deixa de vender um dos seus baixos porque alguém resolveu comprar um TBM, certo?

Deixa...

O cara quer porque quer um baixo modelo Stingray, tá juntando aquela grana pra segunda linha da MM ou algo do gênero. Vai na lojinha, toca num TBM, curte o baixo, olha pro bolso, vê que cabe e pronto, baixo comprado.

Isso acontece com certa frequência, até mesmo com quem faz questão da marca. Esses vão no Alibaba e compram um baixo MusicMan "primeira linha" Chinês... Wink :china:

E já que, como sabemos, o som vem do logo no headstock, esses baixos possuem o som de anjos.

Em resumo, falsificações e réplicas ilegais machucam sim o dono da patente. Mas no mundo de hoje há muito pouco a ser feito. A Rick, por exemplo, corre atrás disso e já enviou cartas "cease and desist" pra inúmeros fabricantes do mundo, a própria Giannini deve ter recebido algumas, além de entrar na justiça mesmo. Só que no Alibaba tem baixo Rick qualquer dia da semana... Quem que mexe com a China?

Putz cara, aí é pra acabar mesmo...

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por lucian.cupin Sáb Dez 12, 2020 3:50 pm

Marvis escreveu:Até porque, diferente da Tagima e da Giannini, quem faz esses baixos chineses normalmente não tem nem nome nem cara...
mas se tiver nome fica igual um dia já foi os dois citados
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Dez 12, 2020 7:21 pm

Em resumo, falsificações e réplicas ilegais machucam sim o dono da patente. Mas no mundo de hoje há muito pouco a ser feito. A Rick, por exemplo, corre atrás disso e já enviou cartas "cease and desist" pra inúmeros fabricantes do mundo, a própria Giannini deve ter recebido algumas, além de entrar na justiça mesmo. Só que no Alibaba tem baixo Rick qualquer dia da semana... Quem que mexe com a China?

Acho essa coisa de copiar isso ou aquilo um falso problema, exceto a falsificação "na cara dura" (como a feita nessa fabriquetas chinesas fuleiras que colocam logo Rickenbaker e Fender em uns baixos muito ruins); e muita gente usa esse argumento.
Desde que a humanidade existe todo mundo copia tudo...
E isso não tem nada demais. Exceto muito recentemente.
Imaginem se um chinês ou o seu governo da época iria lá na Europa do século XIII para cobrar "copyright" da pólvora... Ou cobrar do Gutemberg que ele copiou os tipos móveis...
Como o JAZZigo falou, cópia é ruim quando é picaretagem, enganação...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por lucian.cupin Sáb Dez 12, 2020 8:00 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Como o JAZZigo falou, cópia é ruim quando é picaretagem, enganação...
sim, inclusive as replicas de boa qualidade só beneficia os consumidores
tanto no preço como no fácil acesso a elas
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Sáb Dez 12, 2020 9:22 pm

allexcosta escreveu:
Marcos1881 escreveu:A MM não deixa de vender um dos seus baixos porque alguém resolveu comprar um TBM, certo?

Deixa...

O cara quer porque quer um baixo modelo Stingray, tá juntando aquela grana pra segunda linha da MM ou algo do gênero. Vai na lojinha, toca num TBM, curte o baixo, olha pro bolso, vê que cabe e pronto, baixo comprado.

(...)

E já que, como sabemos, o som vem do logo no headstock, esses baixos possuem o som de anjos.


Desculpe-me, não entendi essa relação..
Se o sujeito quer um MM e compra um Tagima (porque é só o que o seu orçamento permite) ele fica satisfeito? scratch

Edit:
Se o sujeito é fã do modelo Singray provavelmente as réplicas lhe atenderão. Mas não haveria o logo mágico no headstock, certo? Diversas vezes, aqui mesmo no Fórum, li conselhos do tipo "se o seu sonho é ter um (coloque aqui qualquer marca mágica) nenhum (coloque aqui a subsidiária da marca mágica que você escolheu) te satisfará" - e eu concordo com isso. Mesmo com um SUB nas mãos o desejo de um MM continuaria, não é?

Fiquei confuso aqui..


Última edição por WHead em Sáb Dez 12, 2020 9:31 pm, editado 2 vez(es)
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 12, 2020 9:30 pm

WHead escreveu:Desculpe-me, não entendi essa relação..
Se o sujeito quer um MM e compra um Tagima (porque é só o que o seu orçamento permite) ele fica satisfeito? scratch

Ele quer um baixo modelo Stingray. MM era a vontade inicial, mas aparece um similar e compra se dá. Isso acontece o tempo todo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Sáb Dez 12, 2020 9:32 pm

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Desculpe-me, não entendi essa relação..
Se o sujeito quer um MM e compra um Tagima (porque é só o que o seu orçamento permite) ele fica satisfeito? scratch

Ele quer um baixo modelo Stingray. MM era a vontade inicial, mas aparece um similar e compra se dá. Isso acontece o tempo todo.

Mas um SUB ainda não é um MM, certo?
Não tem o logo mágico..


Última edição por WHead em Sáb Dez 12, 2020 9:33 pm, editado 1 vez(es)
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 12, 2020 9:32 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho essa coisa de copiar isso ou aquilo um falso problema, exceto a falsificação "na cara dura" (como a feita nessa fabriquetas chinesas fuleiras que colocam logo Rickenbaker e Fender em uns baixos muito ruins); e muita gente usa esse argumento.
Desde que a humanidade existe todo mundo copia tudo...
E isso não tem nada demais. Exceto muito recentemente.
Imaginem se um chinês ou o seu governo da época iria lá na Europa do século XIII para cobrar "copyright" da pólvora... Ou cobrar do Gutemberg que ele copiou os tipos móveis...
Como o JAZZigo falou, cópia é ruim quando é picaretagem, enganação...

Não vejo assim.

Designs são propriedade intelectual. Você não pode fabricar um carro idêntico a um Mercedes ou BMW. Bem, na China pode...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 9:42 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho essa coisa de copiar isso ou aquilo um falso problema, exceto a falsificação "na cara dura" (como a feita nessa fabriquetas chinesas fuleiras que colocam logo Rickenbaker e Fender em uns baixos muito ruins); e muita gente usa esse argumento.
Desde que a humanidade existe todo mundo copia tudo...
E isso não tem nada demais. Exceto muito recentemente.
Imaginem se um chinês ou o seu governo da época iria lá na Europa do século XIII para cobrar "copyright" da pólvora... Ou cobrar do Gutemberg que ele copiou os tipos móveis...
Como o JAZZigo falou, cópia é ruim quando é picaretagem, enganação...

Não vejo assim.

Designs são propriedade intelectual. Você não pode fabricar um carro idêntico a um Mercedes ou BMW. Bem, na China pode...

Essa lógica tem todo o sentido, no entanto, creio que para instrumentos isso fica mais difícil de aplicar. Não à toa que existem centenas de marcas mas bem menos modelos (tanto de baixo como de guitarra).

Se legalmente tivessem que seguir isso a "ferro e fogo", só a Fender faria jazz bass e stratocaster, só a Hofner faria baixo violino (desconheço se alguém fez antes) e assim vai...

No fim, penso que o máximo exigível é que não seja idêntico. De toda forma, a Tagima colocar um head de bico de papagaio não vai fazer (na prática) uma strato deixar de ser uma strato.

Caso a réplica do Rick 4001/4003 tivesse o head ou outra parte diferente do original, em tese, estaria resolvido (assim como aconteceu com a strato).

Lado outro, se a Ford fizesse um Civic idêntico ao da Honda mas mudasse só a angulação dos faróis traseiros, certamente isso ainda renderia uma provável derrota para a montadora americana (essa semelhança, ainda que não seja perfeita, na prática, não é tolerada a depender do ramo).

Outro caso em que são tolerados designs semelhantes (senão idênticos): Imaginem se resolvessem patentear o design "quadrado com um botão embaixo da tela" para tablets e, toda vez que uma empresa quisesse lançar um, se fosse quadrado e tivesse um botão embaixo da tela, levasse um "copyright claim" de quem patenteou...

Finalmente, cada país tem sua legislação e em muitos deles existe prazo para o monopólio da patente. Eventualmente aquelas de modelos mais antigos (como a própria stratocaster) já devem ter expirado em alguns desses países.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Dez 13, 2020 11:16 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho essa coisa de copiar isso ou aquilo um falso problema, exceto a falsificação "na cara dura" (como a feita nessa fabriquetas chinesas fuleiras que colocam logo Rickenbaker e Fender em uns baixos muito ruins); e muita gente usa esse argumento.
Desde que a humanidade existe todo mundo copia tudo...
E isso não tem nada demais. Exceto muito recentemente.
Imaginem se um chinês ou o seu governo da época iria lá na Europa do século XIII para cobrar "copyright" da pólvora... Ou cobrar do Gutemberg que ele copiou os tipos móveis...
Como o JAZZigo falou, cópia é ruim quando é picaretagem, enganação...

Não vejo assim.

Designs são propriedade intelectual. Você não pode fabricar um carro idêntico a um Mercedes ou BMW. Bem, na China pode...

Automóveis tem uma tradição que vem desde sua invenção de "designs" bem diferenciados, e isso tornou-se uma referência nessa indústria - coisa que não ocorre na indústria de instrumentos. Isso não ocorreu com a indústria de instrumentos, tanto acústicos quanto elétricos. Porém, uma coisa é certa desde a invenção dos automóveis: Interna e estruturalmente eles diferem muito pouco (assim como os instrumentos).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos