Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ainda vale a pena discutir?

+10
Rico
Fernando Zadá
WHead
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Uchoa
CG
Jãozeiro
Edu Fettermann
14 participantes

Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir?

Ainda vale a pena discutir? Vote_lcap65%Ainda vale a pena discutir? Vote_rcap 65% 
[ 11 ]
Ainda vale a pena discutir? Vote_lcap35%Ainda vale a pena discutir? Vote_rcap 35% 
[ 6 ]
 
Total de votos : 17
 
 

Ainda vale a pena discutir? Empty Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Convidado Seg Ago 24, 2020 7:47 pm

Vamos ficando velhos e começamos a pensar em tudo, até mesmo em onde investimos nosso tempo e saliva. Faz uns bons anos que me pergunto se as discussões valem a pena e nesse tempo atual, por conta principalmente da polarização política e voracidade com que essas discussões têm acontecido, essa pergunta lateja na minha mente.

Lanço aqui votação e debate...

Para efeito de fomento:

- De um lado temos uma frase curta e incisiva de Martin Luther King Jr. “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

- De outro um pensamento do Budismo Zen: “Todos os debates são inúteis. O próprio debater é uma idiotice: ninguém pode atingir a verdade pela discussão. Todas as discussões são uma grande perda de tempo, porque provocam um clima no qual qualquer entendimento entre duas ou mais pessoas se torna insuportável, onde qualquer coisa dita é sempre mal interpretada.”

Sei que poderia haver diversas respostas, tais como “depende do assunto”, mas isso tornaria o resultado difuso e pouco objetivo, portanto, vamos trabalhar com “sim e não” e justificar o que for necessário nos posts.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Edu Fettermann Seg Ago 24, 2020 9:20 pm

Eu não discuto mais nada com ninguém, cara. Cada um que acredite no que quiser e vida que segue.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

santana.ma gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 24, 2020 9:27 pm

Um outro ditado diz que é melhor ser feliz do que ter razão. Eu tento adotar isso, mas gosto de uma treta.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 24, 2020 9:29 pm

Edu Fettermann escreveu:Eu não discuto mais nada com ninguém, cara. Cada um que acredite no que quiser e vida que segue.

Mas aí você admite que debater tem o intuito de convencer (ou converter) o outro a alguma crença, que o debate precisa de um vencedor. Eu não penso assim. Debater é muitas vezes apenas um passatempo, uma conversa, um exercício de escrita e argumentação.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 24, 2020 9:32 pm

Além do mais, bons debates são altamente construtivos, principalmente pra quem observa. Eu vejo muito mais construção na oposição e debate de ideias do que na concordância automática e conveniente.


Última edição por Jãozeiro em Seg Ago 24, 2020 9:54 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por CG Seg Ago 24, 2020 9:43 pm

Jãozeiro escreveu:Um outro ditado diz que é melhor ser feliz do que ter razão.

Isso é essencial quando vc é casado... Foi o primeiro conselho que meus amigos me deram quando eu casei.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Uchoa Seg Ago 24, 2020 9:53 pm

Vi um meme que diz exatamente o que penso :

Ainda vale a pena discutir? 4b20057a0b84a1338d1928cf78226937

up


Última edição por Uchoa em Seg Ago 24, 2020 9:56 pm, editado 1 vez(es)
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 24, 2020 9:53 pm

Jãozeiro escreveu:bons debates são altamente construtivos

Isso aí.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 24, 2020 10:21 pm

Discussão é a base do aprendizado. Como Professor eu sempre procuro discutir com meus alunos (da Universidade); graças à isso descobri erros na minha abordagem de determinados pontos, ou erros na forma como eu ministrava minhas aulas, e isso me tornou um profissional melhor.
Há uma outra questão também: A mentira, a manipulação.
Se não discutirmos, se não nos colocarmos frontalmente contra tais coisas, como disse o Henri-Q, citando o Pastor Luther King, os maus ganharão "no grito"...
Discordo totalmente da abordagem budista nessa questão (embora concorde com outras), e prefiro a ação e o exemplo de Jesus contra os "Vendilhões do Templo".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Zubrycky Seg Ago 24, 2020 10:31 pm

Nunca aprendi nada de novo com quem pensa igual a mim.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19026
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por WHead Ter Ago 25, 2020 12:01 am

Não nos faltam assuntos, motivos nem argumentos para discutir. Falta-nos jeito. A tentação de convencer o outro, a mentalidade competitiva (esportiva ou bélica) e a simplificação típica dos dias atuais, entre outras coisas, transformam o que poderia ser uma experiência complementar em uma rinha de insegurança e desejos mal-resolvidos. Certas discussões são necessárias, outras inevitáveis, mas cada vez mais me pergunto se haverá, no final das contas, algo a se extrair dali. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2756
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 25, 2020 7:56 am

Depende....
Valer a pena até vale..... mas as vezes dá uma preguiça.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Rico Ter Ago 25, 2020 8:16 am

Eu diria que discussões são inevitáveis e necessárias para a vida em sociedade.

São formas de aprendizado também, mas isso se você tiver alguma maturidade pra aprender algo com a experiência alheia.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por santana.ma Ter Ago 25, 2020 10:56 am

Ultimamente tenho cuidado mais da minha vida, dos meus interesses e desenvolvimento como pessoa, sem questionar opiniões nem entrar em discussões, PRINCIPALMENTE na internet.


santana.ma
Membro

Mensagens : 19
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Convidado Ter Ago 25, 2020 11:10 am

santana.ma escreveu:Ultimamente tenho cuidado mais da minha vida, dos meus interesses e desenvolvimento como pessoa, sem questionar opiniões nem entrar em discussões, PRINCIPALMENTE na internet.

Santana, bem vindo. Acho que essa é nossa primeira interação...

Acho que isso é uma tendência, presente principalmente entre os mais jovens, que encontraram na web um choque, principalmente com as gerações mais velhas, como no caso hipotético de uma sobrinha que posta uma música do Pablo Vitar em seu perfil, por que ela gosta e tem que lidar com o tio chato comentando (babando de ódio)... "Que lixo, a juventude de hoje não sabe nada de música, na minha época tinha O Clube da Esquina, o Roberto e o Erasmo e blá, blá, blá".

Quando estava presente no FB, vi por diversas vezes coisas parecidas com o exemplo que dei acima.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 25, 2020 12:05 pm

Jãozeiro escreveu:Além do mais, bons debates são altamente construtivos, principalmente pra quem observa. Eu vejo muito mais construção na oposição e debate de ideias do que na concordância automática e conveniente.

tbm tenho me deleitado mais em contemplar as diversas discussões aqui, do que tomado partido em algum topico..
eu tbm nao tenho tanto conhecimento da maioria dos assuntos aki, e vou pela máxima de um tio meu que diz "um tolo calado passa por experto".
muitas vezes eu já escrevi uma resposta enorme sobre o q penso sobre determinado assunto, as vezes até com devida propriedade dependendo do assunto, mas aí acabo contando ate 5 e apagando a resposta, me abstendo da opiniao pra evitar um delongamento maior da conversa.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 25, 2020 12:10 pm

Fernando Zadá escreveu:Depende....
Valer a pena até vale..... mas as vezes dá uma preguiça.....

sim... fujo da maioria das discussoes nao por medo de eu estar com a opiniao errada, mas mtas vezes por saber que, eu tenho facilidade em entender e mudar com opinioes contrarias, mas nem sempre a outra parte do debate tem a humildade de admitir qdo esta errado., quase sempre partindo pra ignorancia e ad hominem.. a maior preguiça é levar a discussao sabendo q pode chegar a esse ponto.

um exemplo, a tal discussao sobre a pintura sparkle e o melhor luthier do brasil, o kra tava com a mente tao fechada que partiu pra ignorancia e nem soube entender qdo a galera ja tinha deixado de discutir e partido pra zoeira..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Convidado Qui Ago 27, 2020 7:35 pm

Criei o tópico e não tinha votado até então... hoje empatei o jogo, votando no sim (6 a 6, no momento).

Tem discussões que enriquecem, outras aborrecem... é questão de saber se situar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Nelson Bass Sex Ago 28, 2020 9:48 am

Convivo em ambientes em que a discussão é parte fundamental dos processos, o problema é que isso não se aplica a maioria dos casos. Concordo com Henri-Q, tem que saber escolher a discussão que vale a pena, principalmente em redes sociais.


Última edição por Nelson Bass em Sáb Ago 29, 2020 10:06 pm, editado 1 vez(es)
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por fheliojr Sáb Ago 29, 2020 7:15 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Discussão é a base do aprendizado. Como Professor eu sempre procuro discutir com meus alunos (da Universidade); graças à isso descobri erros na minha abordagem de determinados pontos, ou erros na forma como eu ministrava minhas aulas, e isso me tornou um profissional melhor.
Há uma outra questão também: A mentira, a manipulação.
Se não discutirmos, se não nos colocarmos frontalmente contra tais coisas, como disse o Henri-Q, citando o Pastor Luther King, os maus ganharão "no grito"...
Discordo totalmente da abordagem budista nessa questão (embora concorde com outras), e prefiro a ação e o exemplo de Jesus contra os "Vendilhões do Templo".

[2]

claps claps

Não pode ser diferente disso... Uma verdadeira discussão (debate respeitoso e proveitoso) é fundamental para nosso evolução tanto pessoal como em sociedade, por mais que isso chegue a ser desgastante, às vezes.


Fernando Zadá escreveu:Depende....
Valer a pena até vale..... mas as vezes dá uma preguiça.....

[2]

...Daí a necessidade de saber qnd discutir. Eu, por exemplo, me recuso a dialogar com fanáticos sobre os temas que lhes são sensíveis.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda vale a pena discutir? Empty Re: Ainda vale a pena discutir?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos