Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

+16
mum
Maurício_Expressão
Jãozeiro
Breno_Barnabe
Groovin
WHead
Rafael lírio campos
Ivanov_br
Davi Motta
CG
vcrz
Fernando Zadá
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
BLZENI
20 participantes

Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por BLZENI Seg Jul 20, 2020 6:35 pm

Resolvi abrir este tópico para saber da opinião de vocês, ja que sempre leio aqui e em outros lugares:
"Ja testou os 2 baixos que vc esta em dúvida?"
"testou o bass que vc quer comprar?"
"vá la e teste o baixo antes"

o que pergunto é: Vc indo a uma loja, ou a casa de alguém que está vendendo, ou o vendedor ir a sua casa, para testar o instrumento antes de vc o adquirir, vc irá ter 100% de certeza que ele irá soar, ou a pegada é ou não confortável? ou vc irá ter 100% de certeza se o baixo é bom ou não?

Pois, como sempre falam aqui, e com a experiencia que adquiri com o passar dos anos, tem muita variavel no meio: é muito comum pegar um baixo usado com cordas velhas, podres, cordas altas, oitavas completamente fora do lugar, sendo que a pegada e a sensação de toque nas cordas estão escondendo do que o instrumento em questão é capaz. muitas vezes o amp usado em testes em lojas não agrada.
e isso que to falando especificamente de baixos, não de amps ou efeitos

minha experiencia pessoal, de baixos do meu set

Rickenbacker 4003: um cara aqui de Curitiba tava vendendo, ele comprou o baixo zero em 2005, usou quando tinha banda por um periodo e depois parou e ficou guardado. ele anunciou para venda em 2012. eu fui ver: o baixo tava todo opaco, de guardado mesmo, case sujo, cordas terriveis, uma pegada terrivel por conta da ação. testei num amp de guitarra e não soou legal, embora o classico timbre de rick tivesse lá. no mais ele nao tinha o braço empenado ou estragos na madeira e pintura. não comprei. 1 mes depois o vendedor me mandou mensagem, que precisava de grana, e me ofereceu o baixo por um preço que eu não tinha como negar. não lembro quanto foi, mas foi bem abaixo da media de preço que pediam: comprei no mesmo dia. fiz uma limpeza e polimento completo, comprei cordas Rotosound Swing Bass e levei no meu luthier: O resultado foi o melhor Rick que ja toquei, tanto que está comigo ate hj e daqui não sairá

Gibson EB Bass: comprei este baixo novo, de uma loja de São Paulo. me foi enviado por transportadora. o baixo chegou aqui com uma ação de cordas ridiculamente alta, as cordas eram velhas (o baixo foi fabricado em 2013, e as cordas eram as de fabrica. embora o baixo novo, as cordas ja tinham 6 anos de idade nele). estava impraticavel tocar. regulei tensor, cordas novas, oitavas e tudo mais. melhorou bastante, porem percebi que o nut estava extramemente alto. levei ao meu luthier, que fez um nut de osso novo. O resultado: Eh o baixo que mais uso no meu set, o mais leve, o mais versátil, com um timbre matador principalmente em amp valvulado. se fosse testar na loja com a cabeça focada numa boa tocabilidade, jamais o compraria.

Gibson SG: foi uma historia muito parecida com a do Rickenbacker, porem o baixo ja estava anunciado a um preço bem baixo. O antigo dono tinha comprado o baixo nos EUA em 2011, tocou pouquissimo com ele e deixou guardado no case até o ano passado. ale anunciou no OLX, fui ver e o baixo estava completamente mofado, cordas enferrujadas, porem dava para ver que o mesmo estava intacto. nao titubeei e comprei. uma boa limpeza, regulagem e cordas novas o deixaram novo, com uma otima pegada e timbre idem

Ja estive tambem em loja aqui em Curitiba que o vendedor plugou um Fender PB com uma pegada sensacional num combo Hartke 1x15 que eu tentei regular de tudo quanto é jeito, mas soou embolado o tempo todo. e digo que isso eh algo bem comum em lojas do ramo.

o que quero levantar com isso é: muitas vezes estes itens que listei ali podem apagar um bom instrumento a um bom preço. Claro que testar ele antes da pra sentir muita coisa, como peso, neckdive , acabamento, ruídos eletricos, empenamento, ferragens funcionais, etc... mas muitas vezes podemos deixar o baixo dos sonhos passar por conta de algo facilmente corrigivel.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Rafael lírio campos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 20, 2020 6:46 pm

BLZENI escreveu:o que pergunto é: Vc indo a uma loja, ou a casa de alguém que está vendendo, ou o vendedor ir a sua casa, para testar o instrumento antes de vc o adquirir, vc irá ter 100% de certeza que ele irá soar, ou a pegada é ou não confortável? ou vc irá ter 100% de certeza se o baixo é bom ou não?

Não. Nem próximo de 100%. É mais uma informação.

BLZENI escreveu:o que quero levantar com isso é: muitas vezes estes itens que listei ali podem apagar um bom instrumento a um bom preço. Claro que testar ele antes da pra sentir muita coisa, como peso, neckdive , acabamento, ruídos eletricos, empenamento, ferragens funcionais, etc... mas muitas vezes podemos deixar o baixo dos sonhos passar por conta de algo facilmente corrigivel.

É bem possível sim.

Esse lance de testar é ligado ao fato do instrumento estar ok de regulagem e cordas. É muito difícil pra alguém com pouca experiência saber como um baixo desregulado ficará após regulagem. Aliás, um braço torto pode até estar com o tensor quebrado. Acho importante todo músico saber verificar essas coisas básicas.

Esse conselho genérico de testar é para condições ideais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Convidado Seg Jul 20, 2020 7:19 pm

Nunca comprei um instrumento a distância.

Fato é de que já perdi muito negócio bom por isso. Mas nunca tive desprazeres extremos, como comprar baixo com avaria séria, por exemplo. Minha maior decepção foi um Yamaha RBX 375, que coloquei na cabeça que precisava de um... passei dias vendo vídeos do baixo e tal... fui testar e o baixo não vestiu muito bem, ainda assim insisti e passei a detestar o baixo no segundo dia com ele. Ainda tentei trocar cordas e regular, mas não adiantou. Enfiei ele num negócio com um Ibanez que fui buscar em Diadema, a tipo... uma hora da minha casa rsrsrs.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 20, 2020 7:25 pm

Testar é sempre importante.
Mas a pessoa que compra deve saber o que verificar.
Acabei de entregar à um cliente um baixo BC Rich que ele comprou à alguns meses. O instrumento estava com as cordas altíssimas, a escala estava descolando e os captadores não eram originais e a parte elétrica teve que ser refeita. Mas não é só isso. Quando coloque as cordas o braço estalou, descolando bem na "colagem espanhola" - o que denota falta de cuidado por parte do dono e manufatura ruim.
Tive que recolar o braço injetando cola e deixando compressionado por "sargentos" por cerca de 3 dias.
Mesmo assim, após a regulagem do tensor a ação das cordas não me agradou (chegou ao limite).
Má-fé do vendedor à parte, o cara que comprou não tinha o conhecimento necessário para perceber tais problemas (graves) no braço do baixo...
Testar, de preferência com um amigo que tenha mais conhecimento, é o ideal - o que é bem dificultoso em tempos de pandemia...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por BLZENI Seg Jul 20, 2020 8:20 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Testar é sempre importante.
Mas a pessoa que compra deve saber o que verificar.
Acabei de entregar à um cliente um baixo BC Rich que ele comprou à alguns meses. O instrumento estava com as cordas altíssimas, a escala estava descolando e os captadores não eram originais e a parte elétrica teve que ser refeita. Mas não é só isso. Quando coloque as cordas o braço estalou, descolando bem na "colagem espanhola" - o que denota falta de cuidado por parte do dono e manufatura ruim.
Tive que recolar o braço injetando cola e deixando compressionado por "sargentos" por cerca de 3 dias.
Mesmo assim, após a regulagem do tensor a ação das cordas não me agradou (chegou ao limite).
Má-fé do vendedor à parte, o cara que comprou não tinha o conhecimento necessário para perceber tais problemas (graves) no braço do baixo...
Testar, de preferência com um amigo que tenha mais conhecimento, é o ideal - o que é bem dificultoso em tempos de pandemia...

Concordo com vc Maurício, mas aí ta no que disse no post titulo. a questão é mais verificar peso, neckdive, acabamentos, possiveis avarias, braço empenado... a integridade do instrumento
aí entra tambem a questão honestidade do vendedor, e temos realmente de tomar muito cuidado com isso
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 20, 2020 8:30 pm

Nunca comprei um instrumento sem espancá-lo testá-lo pessoalmente primeiro. Até o faria, mas nunca apareceu uma oportunidade que me apetecesse.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jul 20, 2020 8:39 pm

Eu acho importante testar mas se não rolar é só passar pra frente. Baixo sob encomenda não tem como e a gente arrisca mesmo assim! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 20, 2020 8:40 pm

allexcosta escreveu:É muito difícil pra alguém com pouca experiência saber como um baixo desregulado ficará após regulagem.

Concordo. Algumas vezes compro instrumentos em estado deplorável com o intuito de trazê-lo de volta à vida (Um de meus hobbies). Nesse caso, minha intuição me dá uma visão de como o instrumento ficará depois da reforma. É estranho, mas tem funcionado.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 20, 2020 8:42 pm

Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:É muito difícil pra alguém com pouca experiência saber como um baixo desregulado ficará após regulagem.

Concordo. Algumas vezes compro instrumentos em estado deplorável com o intuito de trazê-lo de volta à vida (Um de meus hobbies). Nesse caso, minha intuição me dá uma visão de como o instrumento ficará depois da reforma. É estranho, mas tem funcionado.
No meu caso é a experiência...
Mesmo assim... surpresas podem acontecer...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por vcrz Seg Jul 20, 2020 9:16 pm

Minha experiência diz que testar antes é válido, não é certeza de êxito na compra mas válido para eliminar o que não desceu bem.

Um exemplo foi em 2018 em Los Angeles testei na Sam Ash um Schecter CV5... Adorei o baixo, mas queria um BB435, tinha a grana da diferença pra dar no CV5, mas segui o plano inicial que era o yamaha. Não tinham o 5 cordas yamaha, só um de 4, acabei levando o de 4 cordas e hoje que ele não está mais no set, vejo que fazia muito mais sentido ter comprado o Schecter pq ele foi melhor em tudo, timbre, tocabilidade, conforto. Não sofro por isso mas vou seguir mais o "gut feeling" da próxima que comprar um novo.

Agora de baixos usados... Eu to sempre vendo os anúncio em busca de oportunidades. Quando encontro uma coisa interessante, faço a pesquisa inicial, contrabaixoBR, talkbass, reverb etc. Consigo desenhar a imagem do baixo e como ele pode "ser". Fecho o negócio e normalmente em "oportunidades" o baixo fica 1 dia em casa para eu tentar calibrar ele pro meu jeito, se não fica confortável, vai pro luthier no dia seguinte. Quando volta, normalmente está bom, mas cada baixo tem seu estilo, sua alma, não é uma fórmula exata, mas cada um te deixa uma experiência.

O peavey foundation s que eu peguei em abril, estava igual um berimbau, cordas eram um arame farpado, me diverti trazendo mais um a vida, o baixo ficou BOM, ótimo som, ótima pegada. Um baixo extremamente divertido.  O testar ele no momento da compra, não teria sentido nenhum, era óbvio que o baixo estava horrível.

Agora no caso de instrumentos mais caros anunciados como "regulados" em estado de novo, é valido testar para atestar que de fato ele se encontra conforme anunciado. Porque nessa minha vida de roleiro e agente funerário de contrabaixo, o que tem mentiroso é incrível, cordas novas e regulado tem total outro sentido nesse mundo. Testar nesse caso é realmente importante para decidir se é válido dispor de tamanha quantia para certa instrumento, sendo que normalmente temos outras opções (no meu caso eu tenho uma lista de pelo menos 3 opções na hora que eu vou comprar um baixo usado novo, isso me ajuda a não comprar por impulso)

Meu exemplo atual no meu celular, esses estão no radar (PREÇO em peso MX), se eu chegar a ter a grana pra fazer oferta, eu vou ver o baixo e atestar que vale a pena, apesar que nessa lista nenhum baixo é equivalente, porém estão com ótimos preços.

Baixos de interesse:

1. Alembic Epic - 36.000
2. G&L L2500 USA - 19.000
3. Carvin LB70 9.500

Grana atual: 0 Sad


vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por CG Seg Jul 20, 2020 9:52 pm

Eu, sempre que posso testo o instrumento antes de comprar, quando comprei o SX eu testei 3 antes de levar.

Testando eu descobri por exemplo que os Music Man não são minha praia, por exemplo.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Davi Motta Seg Jul 20, 2020 11:44 pm

Em 2015, quando peguei o meu JB Geddy Lee, já conhecia o som dele e era exatamente o que eu buscava. Testei na casa do vendedor num head + 4x10 Hartke e soou como era esperado.
A surpresa foi quando cheguei em casa e pluguei no meu set Ampeg PF-350 + Teksound 2x10. O timbre totalmente diferente. Até minha mulher disse "esse baixo tem um som diferente, né?".
Há relacionamentos que precisam de um tempo para amadurecer. Esse JB ainda está por aqui. Uso bastante em gravações e pretendo que seja assim eternamente. Rsrs
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jul 21, 2020 12:02 am

O Meu Geddy Lee, comprado de um colega aqui, foi totalmente as cegas. Se não me engano, o Nando trouxe e vendeu para um forista de BSB que depois anunciou aqui. Falavam tão bem desse baixo que comprei sem testar nem nada. Até hoje é minha paixão.

Os últimos baixos que comprei foram todos do Rodrigo Baixista, e como ele mora aqui perto, testo tudo antes com ele.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Rafael lírio campos Ter Jul 21, 2020 12:35 am

Estou em dúvida nunca toquei nem um dos 2 o BB 735a e o tbx 305 ambos Yamaha aqui nao tem ninguém que tenha os 2 e nem nas lojas interior da Bahia estou a procura de um som bem cheio encorpado e limpo qual só conheço por vídeo tô em dúvida alguém poderia mim ajudar aí?

Rafael lírio campos
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jacobina

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por vcrz Ter Jul 21, 2020 2:14 am

Rafael lírio campos escreveu:Estou em dúvida nunca toquei nem um dos 2 o BB 735a e o tbx 305 ambos Yamaha aqui nao tem ninguém que tenha os 2 e nem nas lojas interior da Bahia estou a procura de um som bem cheio encorpado e limpo qual só conheço por vídeo tô em dúvida alguém poderia mim ajudar aí?

Dois baixos totalmente diferentes e com preços em lados opostos, o BB735a custa 800 dolares e o TRBX305 custa na faixa de 400 dólares, ou seja um custa o dobro.

Ambos são baixos versáteis, porém construção e eletrônica diferentes, soam diferentes. Ambos tem som encorpado e limpo de acordo com o que vc setar no preamp de ambos. A diferença é realmente teu Dedo e teu Ouvido. Não sei se ajudei, mas indico pesquisar mais e tentar pelo menos testar o TRBX305 que é muito mais fácil de encontrar a venda que o BB735a.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Rafael lírio campos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Rafael lírio campos Ter Jul 21, 2020 7:30 am

Vcrz obr ajudou sim e muito

Rafael lírio campos
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jacobina

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por WHead Ter Jul 21, 2020 8:56 am

Penso que testar um instrumento pode tirar algumas dúvidas sobre conservação, ergonomia e tocabilidade - mas não sobre sonoridade.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 21, 2020 8:58 am

WHead escreveu:Penso que testar um instrumento pode tirar algumas dúvidas sobre conservação, ergonomia e tocabilidade - mas não sobre sonoridade.

Como não?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por WHead Ter Jul 21, 2020 9:06 am

^Acho que existem muitas variáveis que definem o som e podem não se repetir: o amplificador, as cordas, o ambiente, a pegada.. Penso que conhecer o instrumento, seus limites e alcance, é mais relevante - nesse sentido - do que o próprio teste.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 21, 2020 9:09 am

WHead escreveu:^Acho que existem muitas variáveis que definem o som e podem não se repetir: o amplificador, as cordas, o ambiente, a pegada.. Penso que conhecer o instrumento, seus limites e alcance, é mais relevante - nesse sentido - do que o próprio teste.

Pra conhecer o exemplar em questão você precisa testar correto?

Agora, testar mesmo é poder levar pra casa, gravar, ensaiar, tocar na gig... Quando eu tinha interesse em comprar instrumentos de pessoas conhecidas eu sempre trocava por um baixo meu por uma semana pra poder decidir.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por WHead Ter Jul 21, 2020 9:14 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:^Acho que existem muitas variáveis que definem o som e podem não se repetir: o amplificador, as cordas, o ambiente, a pegada.. Penso que conhecer o instrumento, seus limites e alcance, é mais relevante - nesse sentido - do que o próprio teste.

Pra conhecer o exemplar em questão você precisa testar correto?

Agora, testar mesmo é poder levar pra casa, gravar, ensaiar, tocar na gig... Quando eu tinha interesse em comprar instrumentos de pessoas conhecidas eu sempre trocava por um baixo meu por uma semana pra poder decidir.

Eu nunca levei instrumento pra testar em minha casa. Quando comprei na loja, testei na loja. Quando pensei em testar, imaginei essa situação. Meus atuais instrumentos foram comprados "à distância": pesquisei bastante, busquei bastante amostras e opiniões sobre eles e fechei o negócio. Deu certo pra mim.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Groovin Ter Jul 21, 2020 9:17 am

Sempre é bom testar antes...

Comprei um Epiphone BlackBird (Nikki Sixx) pela internet quando moleque, pelo fato de ter gostado da estética do instrumento. O timbre dele era um soco no peito, mas o neck dive e a regulagem dele eram terríveis, acabei vendendo pouco tempo depois.
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 21, 2020 10:01 am

Groovin escreveu:mas o neck dive

Bem lembrado.

Peso e neck-dive sozinhos são motivos suficientes pra você testar.

Lembro de um Precision 78 que fui olhar uma vez porque tava com preço bom. Era uma âncora e todo errado no ombro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Rafael lírio campos Ter Jul 21, 2020 10:57 am

Whead sobre som pode sim concordo no tópico não tira sempre o mesmo som por alguns fatores mais vc pode ter uma noção da sonoridade do estrumento eu mesmo não sou fã dos tagimas Millenium acho feio e chochu tenho hj um samick koreano

Rafael lírio campos
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jacobina

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por vcrz Ter Jul 21, 2020 11:15 am

allexcosta escreveu:
Agora, testar mesmo é poder levar pra casa, gravar, ensaiar, tocar na gig... Quando eu tinha interesse em comprar instrumentos de pessoas conhecidas eu sempre trocava por um baixo meu por uma semana pra poder decidir.

Tenho um amigo que fiz nessas vendas de baixo. Ele entrou em contato comigo interessado em um Fender que eu tinha s venda no olx, quando ele foi na minha casa ver, tinha outros baixos dentro do orçamento dele a venda também, e ele gostou de 2, o Di castellis e do Fender. Foi pra casa e voltou na outra semana com o guitarrista da banda dele, nessa época ele era apenas um "cliente".

Ficamos trocando uma idéia e o cara pediu pra levar os dois baixos pro ensaio para decidir qual ficaria. Eu só tinha visto o cara duas vezes na minha vida, e falei blz leva os dois e testa. Morrendo de medo que nunca mais iria ver o cara.

No final ele trouxe os dois baixos de volta, disse que ia ficar com o Fender (era um lyte). No final viramos amigos e até fui nos shows da banda dele. Mas o fato dele ter testado no ensaio fez ficar satisfeito. Até hoje ele tem o baixo 5 anos depois.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jul 21, 2020 11:27 am

Qualquer experiência de teste é válida, mesmo que seja algo rápido, pelo menos você pode sacar algo que te incomode, etc. E pra quem não conhece nada, pelo menos começa a conhecer alguma coisa pra poder usar como base depois.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Groovin Ter Jul 21, 2020 11:31 am

Alguns iniciantes compram pela internet pelo preço. O instrumento chega todo desregulado, com o braço parecendo uma canoa, encordoamento velho etc... penso que isso atrapalha muito o aprendizado dos iniciantes, em alguns casos até desanima.
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por vcrz Ter Jul 21, 2020 12:43 pm

Groovin escreveu:Alguns iniciantes compram pela internet pelo preço. O instrumento chega todo desregulado, com o braço parecendo uma canoa, encordoamento velho etc... penso que isso atrapalha muito o aprendizado dos iniciantes, em alguns casos até desanima.

Quando eu comecei a tocar lá em janeiro de 1997, comprei um samick precision, e toquei com ele como saiu da loja até 2000, 2000 comprei outro baixo e toquei com ele como saiu da loja até 2003, meu terceiro baixo, comprado em 2002, foi para um luthier apenas em 2015... Cordas sempre foram trocadas nesses períodos, na época trocava a cada 6/8 meses pq tocava todo dia umas 2/3 horas (obrigado aos meu pais por nunca terem mandando eu baixar o volume)

Eu tenho um visão de que tocar em pau velho, te faz dar valor e perceber quando vc alcança um intrumento melhor. Eu juro que nunca me importei como o baixo estava, apenas se ele afinava e eu conseguia tocar. Eu tb nunca fui profissional, mas de 1997 até 2002, eu toquei todos os dias da minha vida e só me importava em tirar um bom som, que modestia parte eu sempre fui relativamente satisfeito com o que saia do amp.

Acho que é a lei da seleção natural, se o baixo que vc começou te desanima pq é difícil, não é o teu caminho. Não discordando do seu ponto de vista, mas agregando outro.

Óbvio que hoje em dia vc tem a facilidade da internet para encontrar um luthier, no meu tempo era tudo páginas amarelas e luthier não fazia parte do meu vocabulário apesar de comprar revistas de baixo mas bancas. A internet em 1997 vc só encontrava nos sites de busca se a pessoa tivesse um site e indexasse manualmente no buscador o seu site (altavista, yahoo).

Eu não me recordo, ou não vi em nenhum revista de baixo na epoca de 1997 a 2000 falando de regulagem de instrumentos... Provavelmente tinha, mas não me prendia atenção. Hoje em dia muita gente aprendeu, aqui no fórum, regulagem básica que eu acho sensacional.


Hoje eu não admito um instrumento estar desregulado pq eu tenho o conhecimento básico, mas quando era ignorante, tocar era o único prazer e não perdia um fio de cabelo preocupado se o baixo estava bom ou ruim.

Pra estender a história em... 2015 eu comprei um Samick igual ao que eu tinha, o meu original eu tinha vendido em 2002 pra visitar uma namorada em outra cidade de surpresa... Me arrependo de ter vendido o baixo... Em 2015 encontrei um idêntico ao meu, paguei 350 reais, 1997 custava 250 novo.

Quando toquei no baixo em 2015.... Depois ter tido alguns baixos na vida.... Que baixo horrível!!! Mas me fez feliz por muitos anos e na ignorância de não conhecer um baixo melhor, fez com que eu tocasse sem perder o foco no mais importante que era tocar. Sempre sonhei com ter outro baixo, mas na época era o que eu tinha e dinheiro não era algo disponível hahahaa
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Jãozeiro Ter Jul 21, 2020 1:02 pm

vcrz escreveu:Eu tenho um visão de que tocar em pau velho, te faz dar valor e perceber quando vc alcança um intrumento melhor. Eu juro que nunca me importei como o baixo estava, apenas se ele afinava e eu conseguia tocar...de 1997 até 2002, eu toquei todos os dias da minha vida e só me importava em tirar um bom som

Acho que é a lei da seleção natural, se o baixo que vc começou te desanima pq é difícil, não é o teu caminho.

Cara, eu concordo totalmente com você.
Sempre tomo como exemplo eu próprio com 13 anos com uma guitarrinha Golden e um amp A/C Works com "distorção". Imaginem que beleza de som que saia daquilo ali...

Isso NUNCA me desanimou. Eu só queria tocar, aprender as músicas que eu gostava, aprender coisas novas, praticar as técnicas, e tocar, tocar, tocar a toda hora. Eu queria mostrar para os outros que eu tava tocando muito, hahaha.

Claro que eu babava e pagava pau quando via guitarras e amplificadores maravilhosos nas vitrines da Teodoro Sampaio, e morria de vontade de ter. Mas isso nunca me desanimou. Mas assim, nem de relance sequer, nem uma ponta. Minha vontade de música sempre foi muito maior.  
Conheço amigos endinheirados da época que tinham equipamentos melhores e não levaram música adiante.

É bem o que você disse: se o instrumento com que você começou te desanimou a ponto de você não levar música adiante, seu caminho era outro.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3085
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Rafael lírio campos Ter Jul 21, 2020 1:05 pm

Whead sobre som pode sim concordo no tópico não tira sempre o mesmo som por alguns fatores mais vc pode ter uma noção da sonoridade do estrumento eu mesmo não sou fã dos tagimas Millenium acho feio e chochu tenho hj um samick koreano

Rafael lírio campos
Membro

Mensagens : 4
Localização : Jacobina

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Convidado Ter Jul 21, 2020 1:06 pm

Jãozeiro escreveu:

Sempre tomo como exemplo eu próprio com 13 anos com uma guitarrinha Golden e um amp A/C Works com "distorção". Imaginem que beleza de som que saia daquilo ali...

Isso NUNCA me desanimou. Eu só queria tocar, aprender as músicas que eu gostava, aprender coisas novas, praticar as técnicas, e tocar, tocar, tocar a toda hora. Eu queria mostrar para os outros que eu tava tocando muito, hahaha.

Claro que eu babava e pagava pau quando via guitarras e amplificadores maravilhosos nas vitrines da Teodoro Sampaio, e morria de vontade de ter. Mas isso nunca me desanimou. Mas assim, nem de relance sequer, nem uma ponta. Minha vontade de música sempre foi muito maior.  
Conheço amigos endinheirados da época que tinham equipamentos melhores e não levaram música adiante.

É bem o que você disse: se o instrumento com que você começou te desanimou a ponto de você não levar música adiante, seu caminho era outro.

Jão...

Comprei meu primeiro instrumento razoável em 2010... ou seja, 10 anos após começar a tocar.

Fui o rei do instrumento ruim. Todas as aves de caráter duvidoso (exceto Phoenix) eu já tive rsrsrsrs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por BLZENI Ter Jul 21, 2020 1:10 pm

Minha primeira guitarra foi uma Jennifer, em 1992, com uma caixa amplificada frahm
depois comprei um baixo Tagima jazz bass em 2002, com um cubinho warm music.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por WHead Ter Jul 21, 2020 1:25 pm

Rafael lírio campos escreveu:Whead sobre som pode sim concordo no tópico não tira sempre o mesmo som por alguns fatores mais vc pode ter uma noção da sonoridade do estrumento eu mesmo não sou fã dos tagimas Millenium acho feio e chochu tenho hj um samick koreano

Isso mesmo, Rafael. Dá pra ter uma boa noção testando o instrumento - isso é inegável.
Contudo, em alguns casos, o instrumento não está disponível para teste (ou não está na loja física, ou não está próximo a você, ou você não pode levá-lo pra uma temporada de testes com você, seu amplificador, no seu ensaio/gig). Nesses casos, pesquisar - ouvir amostras, reviews - e ler bastante sobre o modelo (informações técnicas e opiniões de usuários e proprietários) ajuda bastante. Infelizmente, sem contato físico não dá pra saber sobre o estado de conservação, a ergonomia e/ou a tocabilidade do instrumento - e às vezes isso é suficiente para inviabilizar o negócio, principalmente se for de segunda-mão - mas ciente das potencialidades e limitações do instrumento, das características físicas gerais do modelo, garantindo a procedência e se resguardando de eventuais inconvenientes (prejuízos financeiros e custos adicionais), o teste não é tão fundamental para uma aquisição, ao meu ver. Meus últimos instrumentos foram comprados "à distância". Eu já sabia que tipo de som procurava e gastei um bom tempo identificando quais modelos me ofereceriam o que eu queria - pesquisei, vi e ouvi amostras, li opiniões e o fato de não poder testá-los não me impediu de adquirí-los pois a procedência foi a melhor possível. Funcionou pra mim, é o que eu posso dizer. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Groovin Ter Jul 21, 2020 1:55 pm

vcrz escreveu:
Groovin escreveu:Alguns iniciantes compram pela internet pelo preço. O instrumento chega todo desregulado, com o braço parecendo uma canoa, encordoamento velho etc... penso que isso atrapalha muito o aprendizado dos iniciantes, em alguns casos até desanima.


Eu tenho um visão de que tocar em pau velho, te faz dar valor e perceber quando vc alcança um intrumento melhor.

Acho que é a lei da seleção natural, se o baixo que vc começou te desanima pq é difícil, não é o teu caminho. Não discordando do seu ponto de vista, mas agregando outro.


- Concordo com o que disse a dar valor no instrumento melhor;

- Discordo respeitosamente do que disse sobre seleção natural.

Dois colegas meus de trabalho decidiram aprender a tocar violão, um pegou o violão antigo do pai (que estava em péssimas condições) e já desistiu, outro comprou um tagimão da internet que estava em liquidação, ele tinha (muita) dificuldade em fazer pestanas e definir um bom som nos acordes e estava se queixando que era difícil demais. Pedi para ele trazer o violão para dar uma olhada, as cordas pareciam um berimbau o rastilho um muro.
Com o pouco conhecimento que eu tenho em regulagem (que adquiri nesse fórum e no youtube) regulei o braço e rebaixei o rastilho, o cara está voando nos estudos agora.

Para concluir meu pensamento: penso que se o iniciante não focar somente na marca do headstock, mas guardar um dinheiro para regulagem e se dedicar, o aprendizado dele e o "ânimo" irão melhorar bastante.

Meu ponto de vista ok?!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jul 21, 2020 2:49 pm

Na realidade, quando dizem testar o baixo antes, ao meu ver, funciona como ver o baixo pessoalmente.
Eu fico vendo uma hora o baixo e na hora que ligo no ampli, não fico nem 2 min.
Nessa 1 hora, peso, empeno do braco, acão, conservacão, folgas, ferrugem, trincas na madeira, escalas descoladas, etc... Que ao meu ver são importantes na performance do instrumento são analidadas.
Isso pra mim é testar o instrumento.
Agora, curtir o som, as nuances, o timbre... Isso é coisa de namoro, noivado e casamento (se acontecer) e só depois de levar o baixo pra casa!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por mum Ter Jul 21, 2020 3:10 pm

No meu ponto de vista, depende de alguns fatores:
- É um instrumento que vc já conhece ou tem familiaridade? Ai vale dar aquela olhada sempre para conferir tensor, pintura, elétrica, modificações e o estado geral do instrumento.
- É um instrumento que vc não conhece? Mais complexo, pq ai envolve outras questões como pegada e sonoridade.

Mas dito isso, já me arrisquei muito comprando instrumentos usados pela internet. Sempre que viajo para fora fico de olho nos Reverbs e Talkbass da vida para encontrar uma boa oportunidade, e nestes casos nem sempre dá pra testar - e pior ainda, nem dá para devolver. Eu ainda não comprei um instrumento que me arrependi (pelo contrário, consegui comprar alguns dos baixos mais legais que ja tive assim), mas sempre leio e escuto MUITO sobre os instrumentos antes de comprar. Instrumentos "judiados" as vezes podem ser uma oportunidade (tirar ferrugem, polir ferragens e pintura é um trabalho relativamente fácil e que dá uma cara nova para o instrumento), porém sempre fico preocupado com danos estruturais no instrumento, entao também sempre fico de olho na reputação do vendedor nessas transações à distância.

Alias, lembrei de uma vez que vendi um baixo (que comprei de um forista daqui inclusive, e estava em perfeitas condições em seu case original) e despachei para outro estado. Uns 6 meses depois o novo proprietário me ligou, reclamando que o baixo estava empenando, pedindo o dinheiro de volta, e que o luthier dele disse que isso acontecia "porque o case que eu despachei não era o original, já que o baixo era de 5 cordas, e o case era para um baixo de 4 cordas, e fazia com que a tarraxa da corda G ficasse tensionada" segundo as palavras dele.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 21, 2020 3:23 pm

eu mal decido que cor e detalhes o Samuel vai colocar nos meus baixos. To indo pro quarto e só o primeiro escolhi madeiras e etc
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Victorpsilva Ter Jul 21, 2020 6:38 pm

Zadá tá querendo competir com o Sentinela. Laughing
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Kitsunee Dom Ago 16, 2020 11:48 am

Henri-Q escreveu:Nunca comprei um instrumento a distância.

Fato é de que já perdi muito negócio bom por isso. Mas nunca tive desprazeres extremos, como comprar baixo com avaria séria, por exemplo. Minha maior decepção foi um Yamaha RBX 375, que coloquei na cabeça que precisava de um... passei dias vendo vídeos do baixo e tal... fui testar e o baixo não vestiu muito bem, ainda assim insisti e passei a detestar o baixo no segundo dia com ele. Ainda tentei trocar cordas e regular, mas não adiantou. Enfiei ele num negócio com um Ibanez que fui buscar em Diadema, a tipo... uma hora da minha casa rsrsrs.
Isso aconteceu comigo.
Queria porque queria um Mustang Bass.
Fui lá, vi vídeos, exatamente a mesma coisa.
Comprei de um cara do MARANHÃO e quando chegou aqui fiquei muito animado... por 2 semanas, depois disso o visual do baixo começou a me incomodar (preto com escudo preto e escala em maple, particularmente acho horrível) e a escala curta não era assim tão legal. Pra tocar Hardcore Punk na minha banda era bacana, mas quando fomos tocar Higher Ground do RHCP foi um slap tão feio ao meu ouvido que cheguei a pedir o Jazz Bass genérico que tinha no estúdio.
No final esse Mustang Bass virou uma Epiphone SG G400 que acabou virando o meu amado Yamaha BB414, e esse eu só troco se for por um 1024X ou 2024X lol!
O que aprendi com isso? Testar antes de comprar é muito bom e 99% das vezes é válido.
Igual da vez que fui comprar uma Telecaster e na loja não existia um meio termo, ou era uma Memphis ou uma Vintage V52. No final saí de lá sem nada porque Memphis eu já tenho e a V52 achei o som totalmente ruim.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 225
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Convidado Dom Ago 16, 2020 11:58 am

Maurício_Expressão escreveu:Na realidade, quando dizem testar o baixo antes, ao meu ver, funciona como ver o baixo pessoalmente.
Eu fico vendo uma hora o baixo e na hora que ligo no ampli, não fico nem 2 min.
Nessa 1 hora, peso, empeno do braco, acão, conservacão, folgas, ferrugem, trincas na madeira, escalas descoladas, etc... Que ao meu ver são importantes na performance do instrumento são analidadas.
Isso pra mim é testar o instrumento.
Agora, curtir o som, as nuances, o timbre... Isso é coisa de namoro, noivado e casamento (se acontecer) e só depois de levar o baixo pra casa!

Paciência de pescador! Sempre faço o contrário... ligo o bass e passo o tempo que tiver disponível tocando pra ver se ele me encanta ou não; após isso checo se há ou não avarias. Dá próxima vez vou testar a tua metodologia, sem me deixar levar por aspectos emocionais.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Zubrycky Dom Ago 16, 2020 10:19 pm

allexcosta escreveu:

Peso e neck-dive sozinhos são motivos suficientes pra você testar.

Muito bem lembrado. Mas muito bem lembrado mesmo.

allexcosta escreveu:

Lembro de um Precision 78 que fui olhar uma vez porque tava com preço bom. Era uma âncora e todo errado no ombro.

Uma vez espanquei testei um baixo Fender Mustang 1970 e alguma coisa. Aquele short scale foi uma das âncoras mais pesadas que já vi na vida... Shocked
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por NeyBass Qua Ago 19, 2020 11:28 am

Dos mais de 30 baixos que já tive ao logo das compras, vendas e trocas, antes da compra testei apenas 2.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por gloliveira Qua Ago 19, 2020 11:46 am

Eu tenho a impressão de que sempre me ferro nessas compras sem testar o instrumento. Peguei um baixo nesses dias, via ML (até perguntei sobre o problema para o Bertola), no qual o dono tentou, possivelmente, afinar o braço, e ficou com um rebaixo perto do headstock. Sad

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Convidado Qua Ago 19, 2020 12:18 pm

NeyBass escreveu:Dos mais de 30 baixos que já tive ao logo das compras, vendas e trocas, antes da compra testei apenas 2.

Isso é uma escolha sua ou algum tipo de limitação, tipo ausência de lojas próximas?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por NeyBass Qua Ago 19, 2020 12:44 pm

Henri-Q escreveu:
NeyBass escreveu:Dos mais de 30 baixos que já tive ao logo das compras, vendas e trocas, antes da compra testei apenas 2.

Isso é uma escolha sua ou algum tipo de limitação, tipo ausência de lojas próximas?

99% dos instrumentos são comprados pela net, ML, grupos de facebook etc.
Nas lojas aqui são caros demais e a variedade bem limitada, daí tenho que me arriscar na compra as cegas e cruzar os dedos para dar certo.

Já comprei baixos que estavam abaixo do esperado, mas num patamar aceitável, assim como alguns acima do esperado. Mas a maior decepção foi justamente de onde não deveria vir, um baixo feito por luthier.

No mais, fazendo um balanço geral, não tenho do que reclamar.

Baixos testados antes da compra: Deoliveira (na fábrica), baixolão (loja) Ibanez BTB (de um amigo aqui da cidade mesmo)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido? Empty Re: Testar o instrumento antes de comprar - até quando é válido?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos