Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

+4
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Fernando Zadá
rafael.buzzi.andrade
8 participantes

Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jul 01, 2020 10:04 am

Todo o nosso modo de vida é pensado assumindo-se que há energia elétrica.

Pensei nesse tópico porque passou um ciclone aqui em SC e metade da minha cidade está sem luz desde ontem.Agora meio-dia devo passar em algum supermercado e comprar gelo pra não perder a comida que está na geladeira

Mas, pensando com meus botões, estou seriamente pensando em comprar um gerador de energia à gasolina.

Alguém tem experiência com marcas e uma boa potência para o "basicão" da casa ficar funcionando?

Aguém tem experiência com esse tipo de situação? (sítio ou lugares mais ermos)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 01, 2020 11:18 am

Aqui melhorou só recentemente com a construção de uma central de distribuição próxima mas como é área quase rural teve uma época que cogitei seriamente um gerador.
Mas é assustadora a nossa dependência de energia elétrica mesmo.....
Ontem a noite e hoje cedo o bicho pegou aqui com ventos e previsão é de daqui a uma hora ficar complicado também. Torcendo para não faltar luz aqui.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Convidado Qua Jul 01, 2020 12:16 pm

Buzzi... gerador é bem funcional, sim. Mas cogite estudar energia limpa. Tem sistemas solares/fotovoltáicos bem interessantes no mercado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por allexcosta Qua Jul 01, 2020 12:40 pm

Esse é um assunto seríssimo e possível fim da sociedade como conhecemos.

Leia mais:

https://www.sciencealert.com/here-s-what-would-happen-if-solar-storm-wiped-out-technology-geomagnetic-carrington-event-coronal-mass-ejection
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 01, 2020 4:30 pm

Já pensei até em estudar sobre essas comunidades alternativas para saber como eles vivem sem....
Realmente somos dependentes num nível bizarro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jul 01, 2020 4:32 pm

Henri-Q escreveu:Buzzi... gerador é bem funcional, sim. Mas cogite estudar energia limpa. Tem sistemas solares/fotovoltáicos bem interessantes no mercado.
Eu já tenho energia fotovoltaica aqui em casa, mas ela funciona só quando tem energia na rede também (tecnicamente seria posśivel funcionar mesmo sem luz, mas apresentaria risco a quem fosse dar manutenção na rede elétrica, por exemplo).
Pode-se acoplar um conjunto de baterias para a casa funcionar, mas o valor do sistma vai nas alturas assim.


allexcosta escreveu:Esse é um assunto seríssimo e possível fim da sociedade como conhecemos.

Leia mais:

https://www.sciencealert.com/here-s-what-would-happen-if-solar-storm-wiped-out-technology-geomagnetic-carrington-event-coronal-mass-ejection
To ligado nesses esquemas, tio. Mas decidi há um tempo que não vale a pena se preparar pra ISSO aí. Pq, na eventualidade de uma tempestade solar acertar todo o grid de energia da terra, bem... não tem como um indivíduo se preparar sozinho pra isso.
O pessoal Kurzgesagt do fez um video esses dias mostrando algumas possibilidades.

rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 01, 2020 5:10 pm

allexcosta escreveu:Esse é um assunto seríssimo e possível fim da sociedade como conhecemos.

Leia mais:

https://www.sciencealert.com/here-s-what-would-happen-if-solar-storm-wiped-out-technology-geomagnetic-carrington-event-coronal-mass-ejection

Esse assunto já é discutido à tempos.
Lembro-me de ter lido um romance apocalíptico francês à algumas décadas atrás (acho que o livro foi escrito nos anos 60), em que o autor descreve um mundo no qual a eletricidade deixa de existir...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por allexcosta Qua Jul 01, 2020 5:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse assunto já é discutido à tempos.

Sim, nada disso é novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por PéDIPano Sex Jul 17, 2020 2:53 pm

Filme: Into The Forest

Tem disponível na Netflix. Bem interessante, a energia acaba do nada. Eu tomei várias questões do filme como se fossem alegorias e não situações totalmente verossímeis, mas gostei sim da abordagem.

---

Já na geração de energia, se você tiver uma pequena área com uma correnteza e caída de área, tem um pessoal que desenvolveu uma pequena Usina Hidrelétrica. Basicamente tem vários números indicados, mas ela produz em média 1KW/H (porque falam na média de 720KW por mês), o que te permite ligar geladeira, luzes e ventiladores e pequenos eletrodomésticos ao mesmo tempo. Esqueça tudo o resto se não estiver ligado na rede de energia, como chuveiro, secador, microondas, aquecedores, etc...

Curitibanos criam micro usina para que cada imóvel produza a própria energia elétrica

Brasileiros criam micro hidrelétrica capaz de abastecer 5 casas

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Mini-usina-hidreletrica-curitibanos-1
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 3:04 pm

^ Nem fala em água e Curitiba... Hoje mesmo eu tô sem tomando banho de tcheco...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por luiztebet Sex Jul 17, 2020 3:44 pm

A crise energética é prevista a começar seriamente a nos afetar em menos de cinquenta anos. A solução a curto prazo mais eficiente é a energia nuclear.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 567
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por PéDIPano Sex Jul 17, 2020 7:44 pm

allexcosta escreveu:^ Nem fala em água e Curitiba... Hoje mesmo eu tô sem tomando banho de tcheco...

Shocked
Bah, falta de água e tenso. Pior que energia. Você não fica entediado, mas...

luiztebet escreveu:A crise energética é prevista a começar seriamente a nos afetar em menos de cinquenta anos. A solução a curto prazo mais eficiente é a energia nuclear.

Sim. Curto prazo, energia nuclear. Pensando em médio e longo prazo, qualquer "solução" relacionada a combustíveis fósseis é confiar que a riqueza do tio avô vai durar para a eternidade. Combustíveis "líquidos", mesmo renováveis, são muito complicados no longo prazo. Ou teremos uma revolução energética, ou teremos um apagão energético.
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Groovin Sáb Jul 18, 2020 8:41 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:

Aguém tem experiência com esse tipo de situação? (sítio ou lugares mais ermos)

Gerador é uma opção, CSM e Toyama são marcas bem lembradas nessas situações, em casos de grandes necessidades, usa-se motores a combustão, mas não é tão fácil quanto parece... até acertar a regulagem você pode perder alguns eletrônicos em casa.

A energia solar está sendo amplamente usada, mas acredito que em uma queda de energia da cidade você iria ficar desprovido também, pelo fato de você gerar a energia para a companhia (no PR é COPEL) e eles descontam na sua conta de luz, e se cair na rede, vai cair pra ti também que tem energia solar e tudo mais.

Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 18, 2020 8:46 am

PéDIPano escreveu:Filme: Into The Forest

Tem disponível na Netflix. Bem interessante, a energia acaba do nada. Eu tomei várias questões do filme como se fossem alegorias e não situações totalmente verossímeis, mas gostei sim da abordagem.

Tentei ver esse filme e achei meio chatão, exceto pelas belas moçoilas Ellen Page e Evan Rachel Wood.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por PéDIPano Sáb Jul 18, 2020 11:12 am

allexcosta escreveu:
PéDIPano escreveu:Filme: Into The Forest

Tem disponível na Netflix. Bem interessante, a energia acaba do nada. Eu tomei várias questões do filme como se fossem alegorias e não situações totalmente verossímeis, mas gostei sim da abordagem.

Tentei ver esse filme e achei meio chatão, exceto pelas belas moçoilas Ellen Page e Evan Rachel Wood.  


As duas são colírios mesmo.
Então, entra naquele espectro que falei, mais alegorias do que situações reais. E é mais cinema europeu do que hollywood. Acho que o ritmo do filme acaba atrapalhando para alguns, apesar de achar que é intencional. Mas assim, achei legal a ideia. Energia acaba. PONTO.
Mas realmente, o colega que me indicou também não gostou muito. Questão de gosto.
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jul 20, 2020 4:50 pm

Vi um documentário na TV sobre a populacão mundial em 2050. A conclusão dos caras é meio chocante...
O Brasil será um dos países que menos mudará, mas mesmo assim preveem que teremos 50 milhões de habitantes a menos que hoje.
Muito diferente dos relatórios que a ONU emitiu em 2019, que previam crescimento de 26% (de 7,7M para 9,7M) de habitantes.
E não será pandemia ou escassez de recursos...
Será consequência cultural de uma taxa de natalidade que tende a se reduzir de forma exponencial nos próximos anos, chegando a zero em nichos da populacão.
Impossível prever futuro, mas energia elétrica é fundamental nos nossos dias, principalmente para mim, que moro no nono andar... Subir com malas (depois de chegar de uma viajem de 1 semana) os 11 andares para chegar no nono (vindo do subsolo e passando pelo térreo) quando se está sem energia não é fácil...
Mas segundo esse documentário, previsões de falta de recursos no futuro (inclusive de falta energética) seriam errôneas e na realidade sobrariam recursos com a diminuicão tão drástica e repentina da densidade populacional.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por PéDIPano Sex Jul 24, 2020 9:47 pm

Sinceramente, eu não sei como e quando paramos de bater na tecla dos combustíveis fósseis.
Devem ter encontrado mais reservas. Há uns dez anos atrás falávamos em carros híbridos (uma adaptação mais simples), mas hoje essa conversa é só um nicho do mercado de carros totalmente elétricos.

Assisti este documentário este ano, e me abriu os olhos. Achar que recursos sobram quando eles são finitos é uma ideia no mínimo perigosa. E nossa economia global é baseada nestes combustíveis fósseis. Recomendo assistir.
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos Empty Re: Energia elétrica em tempos pós-apocalipticos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos