Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

+3
joabi
Cantão
Art_AR77
7 participantes

Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Art_AR77 Qua maio 13, 2020 6:41 pm

Bom, não sei como começar um tópico, então vou direto ao ponto: Hoje, eu finalmente comecei minhas aulas de contrabaixo Very Happy
A aula foi legal e tudo mais. Mas aí me surgiu uma dúvida, logo depois que o professor foi embora. O que eu devo fazer primeiro: Conectar o cabo no baixo e no amplificador, e após isso ligar o amp., ou eu devo primeiro ligar o amplificador e só depois conectar o cabo no baixo?
Sei que essa dúvida é meio idiota, mas eu tenho medo de acabar estragando algo. Então, eu peço a ajuda de vocês.

OBS: Sou novo aqui no Fórum, então não sei se criei o tópico no lugar certo.

Art_AR77
Membro

Mensagens : 5
Localização : Concórdia - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Cantão Qua maio 13, 2020 7:18 pm

Seja bem-vindo Art...eu sempre uso a primeira opção , ligo o cabo no amp e no baixo , depois ligo o amp...👍
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por joabi Qua maio 13, 2020 7:33 pm


O Cantão está correto. O amplificador é sempre o último a ser ligado (a não ser que tenha um sistema de Stand-by).
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Art_AR77 Qua maio 13, 2020 7:35 pm

Cantão escreveu:Seja bem-vindo Art...eu sempre uso a primeira opção , ligo o cabo no amp e no baixo , depois ligo o amp...👍

Obrigado pelas boas-vindas Very Happy
Bom, então também vou usar a primeira opção, ela parece mais certa. Obrigado.


Última edição por Art_AR77 em Qua maio 13, 2020 7:37 pm, editado 1 vez(es)

Art_AR77
Membro

Mensagens : 5
Localização : Concórdia - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Jãozeiro Qua maio 13, 2020 7:35 pm

Bem vindo, Art. Sua pergunta não é idiota, não. 

Igual ao Cantão, geralmente conecto o cabo ao baixo e amp e só depois ligo o amp.

E quando porventura raramente me vejo fazendo o contrário (ligando primeiro o amp), antes de conectar o cabo me certifico se o volume/ganho do amp está zerado, pra não dar aquele mini barulho explosivo quando se conecta o cabo ao instrumento/amp (que acredito eu que seja nocivo de alguma forma ao amp).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Art_AR77 Qua maio 13, 2020 7:38 pm

joabi escreveu:
O Cantão está correto. O amplificador é sempre o último a ser ligado (a não ser que tenha um sistema de Stand-by).

Ok. Obrigado.

Art_AR77
Membro

Mensagens : 5
Localização : Concórdia - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Art_AR77 Qua maio 13, 2020 7:43 pm

Jãozeiro escreveu:Bem vindo, Art. Sua pergunta não é idiota, não. 

Igual ao Cantão, geralmente conecto o cabo ao baixo e amp e só depois ligo o amp.

E quando porventura raramente me vejo fazendo o contrário (ligando primeiro o amp), antes de conectar o cabo me certifico se o volume/ganho do amp está zerado, pra não dar aquele mini barulho explosivo quando se conecta o cabo ao instrumento/amp (que acredito eu que seja nocivo de alguma forma ao amp).

Obrigado pelas boas-vindas Very Happy

Entendi, obrigado.

Art_AR77
Membro

Mensagens : 5
Localização : Concórdia - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Stormbringer Qui maio 14, 2020 3:07 pm

o correto é o que o pessoal ja disse... Amp é o ultimo a ser ligado, o primeiro a ser desligado... É o que eu sempre faço com equipamentos de outras pessoas, pra ter cuidado mesmo...

Os meus, bem, eu faço em qualquer ordem, estado de contato do cabo com o metal do jack, to nem ai: se o amp nao resiste a isso, não merece viver Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por joabi Qui maio 14, 2020 3:18 pm


haha O problema é que o amp resiste, já os falantes... Blow Escondido

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Stormbringer Qui maio 14, 2020 3:38 pm

joabi escreveu:
haha  O problema é que o amp resiste, já os falantes... Blow Escondido

Razz
mas falando sério, não é aconselhável mesmo, mas eu realmente faço isso por preguiça, quando to em casa e vou trocar de um baixo pro outro.. Acho que no volume de "tocar em casa" os falantes não sofrem tanto com esse mal trato.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Davi Motta Qui maio 14, 2020 7:49 pm

1. Normalmente uso a opção de ligar o amp por último.
2. Também espeto/tiro o cabo do amp com o mesmo ligado, estando com o volume aberto ou não, mas sempre com a outra ponta espetada no baixo.
3. Algumas vezes zero o volume do amp e espeto/tiro o cabo do baixo com o amp ligado.
4. Nunca tiro o cabo do baixo com o volume do amp aberto. Mesmo o equipamento aguentando, odeio esse barulho.
5. Corrigindo o "nunca" anterior, as vezes na aula eu tiro o cabo do baixo com o amp ligado e o volume aberto, mas sempre falo pro aluno, "nunca faça isso". hahaha
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 7:54 pm

Na prática, você pode tirar e colocar o cabo (já plugado no baixo) num amp ligado com o volume no zero que não esteja mandando sinal pra outro lugar por um DI ou um line out.

Mas não há necessidade nenhuma de se fazer isso.

Acostume da maneira correta e leve isso pra sua vida.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Art_AR77 Sex maio 15, 2020 9:39 pm

Obrigado a todos pelas respostas, vocês me ajudaram muito Very Happy

Art_AR77
Membro

Mensagens : 5
Localização : Concórdia - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador Empty Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos