Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62

4 participantes

Ir para baixo

Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62 Empty Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62

Mensagem por Vitor Viveiros Qua Abr 29, 2020 9:49 pm

Olá camaradas do fórum! antes de executar a postagem acho que devo me explicar sobre os motivos do upgrade.

Comecei a tocar Baixo em um Eagle Jazz Bass, foi com esse baixo que tive a minha primeira banda e que toquei na adolescência; quando fiz 18 anos meu pai que sempre gostou de ouvir música, porém, nunca tocou nada, me deu de presente um Cort A-5. Isso tudo ocorreu já fazem alguns anos e entre as indas e vindas no mundo da música, sempre tive em mente manter a originalidade desses instrumentos e não me desfazer dos mesmos ou modifica-los para além de possíveis reparos, pois mesmo que entre os dois baixos já citados exista uma diferença colossal de sonoridade, para mim, esses baixos possuem um valor sentimental não quantificado em preço. Meu pai ainda é vivo, ele ainda gosta de me ver tocar, e até o final da minha vida carregarei esses instrumentos comigo da maneira que os recebi de meu pai.

Dito isso, vou agora de fato entrar no motivo da aquisição do Sx e das modificações. Estou entrando em uma banda, que possui uma multiplicidade de referências pelos seus membros, e mesmo todos tendo influências em comum, temos em mente que cada componente tem suas preferências sonoras e estes DEVEM transportar essas preferências pra banda, entendo até mesmo as preferências de timbres e sonoridades dos membros como um combustível para fazer as coisas darem certo.

Sempre fui fã dos modelos precision, mesmo que nunca tenho tido um, pesquisei bastante sobre a possibilidade de aquisição de diversas marcas de baixos, mas acabei optando pelos Sx, pelo motivo de: pretendo executar modificações nos componentes elétricos, captação e ferragens e quero fazer o meu pai, que sempre me apoiou, participar de alguma forma dessas modificações, nem que seja me ajudando na parte elétrica, quero meu pai participando da música, da minha música, mais do que como um patrocinador do meu hobbie que foi no passado, quero que ele participe das modificações e quero também que de certa forma, esse seja mais um baixo que eu vá carregar comigo e que tenha a memória afetiva do meu pai nele.

Apesar de eu ver a banda agora com uma vibe muito proxima de bandas como "supercombo" e "scalene", eu sempre gostei de baixos rasgados, crus e que roncassem como motores. Não posso negar ser fascinado pelo Geezer Butler e a sonoridade de baixos como os das bandas Pentagram, Kadavar e Graveyard.

Dito tudo isso, então, e justificando os motivos que me levarão a dar "upgrades" no baixo, gostaria de sugestões, nas ferragens pensei em ponte gotoh ou hipshot, nas tarraxas havia pensado hipshot, mas quanto aos captadores, potenciômetros e etc gostaria de sugestões se possíveis, pois confesso não conhecer muito à respeito. Desde já peço desculpas pelo longo texto para pedir algo assim, mas já gostaria de esclarecer os motivos que me levarão a essas modificações em um baixo recém comprado.

p.s: além disso, eu estou bolando o projeto para fazer uma pedalboard show com ele, para nos distrairmos nessa quarentena. kkkkkkkk

Vitor Viveiros
Membro

Mensagens : 1
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62 Empty Re: Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Abr 29, 2020 10:39 pm

Eu esqueceria ferragens e partiria só pra um captador mais rasgado, tipo um SPB3 ou um Quarter Pound da Malagoli. Cordas round e tone um bocado aberto.

EDIT: elétrica eu só mexeria numa blindagem ou se algo não estiver funcionando corretamente, na minha opiniao a eletrica dos SX não é a mais perfeita mas não é nada que você precise mexer também.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62 Empty Re: Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62

Mensagem por vinibassplayer Qua Abr 29, 2020 11:13 pm

bem vindo ao forum!

eu nao mexeria em ferragens, as do Sx sao bem aceitaveis, tanto ponte qto tarrachas.. na boa, acho q da pra tocar esses sons ai com ele todo original, o q ajudaria msm é um pedal preamp com um bom drive, no estilo sansamp, tone do baixo no meio, e palheta, é o q as bandas citadas provavelmente usam... kadavar por exemplo o kra usa um epiphone semi acustico q nada tem a ver com precision, mas da pra tocar tranquilo com uma boa distorção
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62 Empty Re: Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62

Mensagem por joaopBass Qua Abr 29, 2020 11:32 pm

Com certeza uma blindagem, comprei um SX modelo 51 que não consegui ficar 2 dias sem fazer a blindagem, como a elétrica do precision é bem simples, é muito fácil de se executar a blindagem. Captação também ajuda muito, estou com o SPB3 mas não curti a definição do som, e se puder troque os potenciômetros que são bem ruins. Isso ai já segura uma boa onda com o bass.
joaopBass
joaopBass
Membro

Mensagens : 23
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62 Empty Re: Projeto de Upgrade no Precision Bass SX SPB62

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos