Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

+12
Andremoura
Juninho Sampaio
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
WHead
Jãozeiro
tfk
allexcosta
Pz123
Zubrycky
Contraponto
dcfinger82
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 4:04 pm

Seguindo a dica do allexcosta:

Oi, tenho 37 anos, toco baixo há 24 anos, hoje tocando ocasionalmente de maneira amadora.
Gosto de cordas pesadas e uso 4 cordas mas busco um de 6 ou 5 cordas para me aventurar nessa(s) nova(s) corda(s).
Tenho mãos enormes e dedos grossos.
O baixo não precisa ser muito leve, pois não tenho planos de tocar bailes.
Hoje toco o que gosto: rock (70, southern, blues-rock) e funk. Gosto muito de metal mas provavelmente não voltarei a tocar em banda de metal novamente.
Não sou grande estudioso mas agora com tempo reiniciei estudos. Sempre toquei de ouvido covers fiéis (penso assim).
Tenho mão pesada mas precisa e recebo alguns elogios pelo som e timbres que tiro mesmo em baixos baratos. Então penso ter a experiência da busca por timbres, embora não mantenha grande contato com nenhum baixista para trocar ideias.

Toquei a vida toda em captações jazz bass. Mas adoro os timbres precision e hambuckers. Porém já estou construindo um Thunderbird (importando peças), o projeto está pronto. E sei sobre o neckdive e as desvantagens do modelo. Mas o quero como baixo da vida (aquele que não sairá das minhas mãos nunca) e venho o idealizando há tempos. Será um baixo feito por um baita Luthier da minha região (Canalli).

Porém, o que busco hoje é um baixo de 6 ou cinco cordas para estudo e descobrir algumas coisas novas em questão de timbres. Esse baixo usarei para estudar.
Valor: 2 a 3 mil. Dependendo do benefício, um pouco mais. Novo ou usado, não me importo com isso.
Odeio médios em demasia. Não gosto de compressão exagerada. Embora não a use, não digo que odeio compressão pois seria ignorância, já que pouco uso ou domino.
Sempre usei passivos e não me faltou o timbre que buscava. Vendo gente tocando sem saber regular, os ativos me causavam repulsa. É impressão que passou, embora eu não goste de agudos muito evidentes.

Pensei em captadores soapbar para fugir do lugar comum que me encontro e quem sabe buscar timbres mais ecléticos (ou é um engano meu?).
Ou PJ, quem sabe, que trariam o precision (embora os captadores do braço tipo JB sempre me fizeram satisfeito na busca por esse timbre vintage).
Vi alguns esquemas com captadores hambuckers (tipo Music Man) com ligações em série e paralelo e achei muito interessantes.


O que vi e achei interessante (baseado em som de vídeos do Youtube):

- Cort B5. Com captadores Bartolini MK1 ou mesmo os originais. Achei bem interessante.
----Vi um Ibanez SR 506 com a mesma linha de captação Bartolini MK1. Gostei dos comentários sobre a construção mas não consegui achar nenhum vídeo com timbre que me agrade. Há uns 50 vídeos mas nenhum tem timbre que me agrada.

- Yamaha TRBX505. Ouço falar bem da qualidade e acabamento dos Yamaha, mas nunca toquei em um. Gostei dos timbres que ouvi no Youtube. Gostei mesmo.
- Yamaha TRBX 305. Me agrada bastante o timbre com leve ronco mas sem puxar muito pro vintage.

- Yamaha RBX A2: achei esteticamente estranho, com aqueles leds toscos nos knobs, mas o som me agradou (visto que sou acostumado ao estilo de captação JB, que pode ser um viés...)
- Yamaha BB 615. Por eu estar com ouvidos gostando de timbres vintage ultimamente, gostei logicamente do timbre deste baixo. Mas eu queria um timbre mais moderno e com ronco.
- Yamaha BB 235: Me agradou um pouco mais que o acima em termos de timbre.

O que busco com meu questionamento: alguma dica de outras marcas que eu deva observar, ou ainda críticas quanto aos modelos que apresentei.
Muito obrigado!


dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 4:05 pm

Desculpem o texto longo. Talvez eu grave um filme com este roteiro.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Contraponto Dom Abr 26, 2020 4:18 pm

Já pensou em um Sterling Sub Ray de 5 cordas?

Mistura algo de clássico no design com um roncado bacana do humbucker, timbrão e bom custo x benefício. Na faixa de 3k, novo.

Contraponto
Contraponto
Membro

Mensagens : 42
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Zubrycky Dom Abr 26, 2020 4:28 pm

Talvez um Yamaha BB 515 ou 525.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Pz123 Dom Abr 26, 2020 5:53 pm

Bom.. pura questão de gosto, né?

Então:

Eu iria de Ibanez ou Yamaha BB, sem a menor dúvida.
.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 6:25 pm

Contraponto escreveu:Já pensou em um Sterling Sub Ray de 5 cordas?

Mistura algo de clássico no design com um roncado bacana do humbucker, timbrão e bom custo x benefício. Na faixa de 3k, novo.


Pensei mas não levei em conta. Vou procurar sobre. Muita coisa que gosto foi gravada com ele.
Obrigado!

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 6:29 pm

Pz123 escreveu:Bom.. pura questão de gosto, né?

Então:

Eu iria de Ibanez ou Yamaha BB, sem a menor dúvida.
.

Sim... É.
É que tenho visto tanto instrumento barato de qualidade duvidosa que fico com certo receio. Tenho visto tanta ponte torta e tanto comentário sobre braços ruins vindo da China que dá aquele receio. Ainda mais que comprarei à distância. Não tenho disponibilidade para testar.
Yamaha ouço falar bem. Ibanez barato nunca vi ao vivo.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Pz123 Dom Abr 26, 2020 6:43 pm

Se vai comprar à distância acho que a Yamaha é imbatível, entre os citados, na questão confiabilidade.
E eu acho a série BB bem legal, ao contrário dos TRBX.

Taí meu voto então.. Very Happy
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por allexcosta Dom Abr 26, 2020 7:05 pm

Desculpe se não ajuda muito, mas baixos de 5 e 6 cordas são completamente diferentes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54480
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Convidado Dom Abr 26, 2020 7:29 pm

Se vc não gostou dos Corts e Ibanez com MK1, da sua lista só resta Yamaha. Mas cuidado... Vídeo engana. Me apaixonei pelo RBX 375 por vídeos, comprei o baixo e detestei, sobretudo o som patoresco. Nos vídeos era sempre lindo e metalizado.

Fica a dica.. Seis cordas sem uma vida com propósito é enfeite de bag Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 7:47 pm

allexcosta escreveu:Desculpe se não ajuda muito, mas baixos de 5 e 6 cordas são completamente diferentes.

Sim. Por ora vejo os modelos de cinco cordas. Começarei por aí.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 7:50 pm

Henri-Q escreveu:Se vc não gostou dos Corts e Ibanez com MK1, da sua lista só resta Yamaha. Mas cuidado... Vídeo engana. Me apaixonei pelo RBX 375 por vídeos, comprei o baixo e detestei, sobretudo o som patoresco. Nos vídeos era sempre lindo e metalizado.

Fica a dica..  Seis cordas sem uma vida com propósito é enfeite de bag Wink

O Cort com MK1 e até captador original (linha action) eu gostei. Mas no baixo de 6 cordas da Ibanez não gostei... Claro, outro baixo, seis cordas, totalmente diferente.

Muito obrigado pela opinião sobre o 375! Muito útil o alerta..

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por allexcosta Dom Abr 26, 2020 8:05 pm

Algumas coisas...

dcfinger82 escreveu:Toquei a vida toda em captações jazz bass. Mas adoro os timbres precision e hambuckers.

Existem vários tipos de captadores P, mas é até aceitável se mencionar um "timbre tipo P".

Já "timbre humbucker" não tem como, já que a palavra "humbucker" simplesmente significa captador com arquitetura que permite redução de ruído do tipo "hum".

dcfinger82 escreveu:Porém, o que busco hoje é um baixo de 6 ou cinco cordas para estudo e descobrir algumas coisas novas em questão de timbres. Esse baixo usarei para estudar.

Associar número de cordas a timbres é um erro conceitual.

dcfinger82 escreveu:Odeio médios em demasia. Não gosto de compressão exagerada. Embora não a use, não digo que odeio compressão pois seria ignorância, já que pouco uso ou domino.
Sempre usei passivos e não me faltou o timbre que buscava. Vendo gente tocando sem saber regular, os ativos me causavam repulsa. É impressão que passou, embora eu não goste de agudos muito evidentes.

Não entendi bem se você associa compressão ao fato de um instrumento ser ativo, mas essas coisas não são relacionadas.

dcfinger82 escreveu:Pensei em captadores soapbar para fugir do lugar comum que me encontro e quem sabe buscar timbres mais ecléticos (ou é um engano meu?).

É um engano seu.

Soapbar é o formato físico do captador. Captadores com formato soapbar podem ter (e têm) topologias completamente diferentes, além de outras tantas características, o que confere características sonoras completamente distintas.

dcfinger82 escreveu:Ou PJ, quem sabe, que trariam o precision (embora os captadores do braço tipo JB sempre me fizeram satisfeito na busca por esse timbre vintage).
Vi alguns esquemas com captadores hambuckers (tipo Music Man) com ligações em série e paralelo e achei muito interessantes.

Se algo realmente te satisfaz, talvez seja disso que você precisa.

dcfinger82 escreveu:O que vi e achei interessante (baseado em som de vídeos do Youtube):

- Cort B5. Com captadores Bartolini MK1 ou mesmo os originais. Achei bem interessante.
----Vi um Ibanez SR 506 com a mesma linha de captação Bartolini MK1. Gostei dos comentários sobre a construção mas não consegui achar nenhum vídeo com timbre que me agrade. Há uns 50 vídeos mas nenhum tem timbre que me agrada.

- Yamaha TRBX505. Ouço falar bem da qualidade e acabamento dos Yamaha, mas nunca toquei em um. Gostei dos timbres que ouvi no Youtube. Gostei mesmo.
- Yamaha TRBX 305. Me agrada bastante o timbre com leve ronco mas sem puxar muito pro vintage.

- Yamaha RBX A2: achei esteticamente estranho, com aqueles leds toscos nos knobs, mas o som me agradou (visto que sou acostumado ao estilo de captação JB, que pode ser um viés...)
- Yamaha BB 615. Por eu estar com ouvidos gostando de timbres vintage ultimamente, gostei logicamente do timbre deste baixo. Mas eu queria um timbre mais moderno e com ronco.
- Yamaha BB 235: Me agradou um pouco mais que o acima em termos de timbre.

O que busco com meu questionamento: alguma dica de outras marcas que eu deva observar, ou ainda críticas quanto aos modelos que apresentei.
Muito obrigado!

Cort, Ibanez e Yamaha são marcas consagradas, mas o raciocínio me parece equivocado. Esqueça um pouco essa relação entre o tipo de captador que seu olho vê e um timbre que você tem na memória. Confie mais nos seus ouvidos.

E teste em lojas quando possível. Vídeos não são muito confiáveis.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54480
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por tfk Dom Abr 26, 2020 8:29 pm

Além de tudo que já foi falado, eu notei que entre as sugestões existem baixos com propostas sonoras diferentes (tipo Yamaha BB e RBX). Como já disseram tente testar os instrumentos. Não fique apenas na "sugestão" dos outros. Por exemplo, sempre achei os Yamahas RBX interessantes, mas quando toquei, não curti o braço. Resultado, o acabamento era bom, o som era bom, mas não achei muito confortável de tocar e perdi um pouco do interesse no baixo.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 10:07 pm

allexcosta escreveu:Algumas coisas...

dcfinger82 escreveu:Toquei a vida toda em captações jazz bass. Mas adoro os timbres precision e hambuckers.

Existem vários tipos de captadores P, mas é até aceitável se mencionar um "timbre tipo P".

Já "timbre humbucker" não tem como, já que a palavra "humbucker" simplesmente significa captador com arquitetura que permite redução de ruído do tipo "hum".

dcfinger82 escreveu:Porém, o que busco hoje é um baixo de 6 ou cinco cordas para estudo e descobrir algumas coisas novas em questão de timbres. Esse baixo usarei para estudar.

Associar número de cordas a timbres é um erro conceitual.

dcfinger82 escreveu:Odeio médios em demasia. Não gosto de compressão exagerada. Embora não a use, não digo que odeio compressão pois seria ignorância, já que pouco uso ou domino.
Sempre usei passivos e não me faltou o timbre que buscava. Vendo gente tocando sem saber regular, os ativos me causavam repulsa. É impressão que passou, embora eu não goste de agudos muito evidentes.

Não entendi bem se você associa compressão ao fato de um instrumento ser ativo, mas essas coisas não são relacionadas.

dcfinger82 escreveu:Pensei em captadores soapbar para fugir do lugar comum que me encontro e quem sabe buscar timbres mais ecléticos (ou é um engano meu?).

É um engano seu.

Soapbar é o formato físico do captador. Captadores com formato soapbar podem ter (e têm) topologias completamente diferentes, além de outras tantas características, o que confere características sonoras completamente distintas.

dcfinger82 escreveu:Ou PJ, quem sabe, que trariam o precision (embora os captadores do braço tipo JB sempre me fizeram satisfeito na busca por esse timbre vintage).
Vi alguns esquemas com captadores hambuckers (tipo Music Man) com ligações em série e paralelo e achei muito interessantes.

Se algo realmente te satisfaz, talvez seja disso que você precisa.

dcfinger82 escreveu:O que vi e achei interessante (baseado em som de vídeos do Youtube):

- Cort B5. Com captadores Bartolini MK1 ou mesmo os originais. Achei bem interessante.
----Vi um Ibanez SR 506 com a mesma linha de captação Bartolini MK1. Gostei dos comentários sobre a construção mas não consegui achar nenhum vídeo com timbre que me agrade. Há uns 50 vídeos mas nenhum tem timbre que me agrada.

- Yamaha TRBX505. Ouço falar bem da qualidade e acabamento dos Yamaha, mas nunca toquei em um. Gostei dos timbres que ouvi no Youtube. Gostei mesmo.
- Yamaha TRBX 305. Me agrada bastante o timbre com leve ronco mas sem puxar muito pro vintage.

- Yamaha RBX A2: achei esteticamente estranho, com aqueles leds toscos nos knobs, mas o som me agradou (visto que sou acostumado ao estilo de captação JB, que pode ser um viés...)
- Yamaha BB 615. Por eu estar com ouvidos gostando de timbres vintage ultimamente, gostei logicamente do timbre deste baixo. Mas eu queria um timbre mais moderno e com ronco.
- Yamaha BB 235: Me agradou um pouco mais que o acima em termos de timbre.

O que busco com meu questionamento: alguma dica de outras marcas que eu deva observar, ou ainda críticas quanto aos modelos que apresentei.
Muito obrigado!

Cort, Ibanez e Yamaha são marcas consagradas, mas o raciocínio me parece equivocado. Esqueça um pouco essa relação entre o tipo de captador que seu olho vê e um timbre que você tem na memória. Confie mais nos seus ouvidos.

E teste em lojas quando possível. Vídeos não são muito confiáveis.
obrigado por suas dicas! Reverei conceitos.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 10:11 pm

tfk escreveu:Além de tudo que já foi falado, eu notei que entre as sugestões existem baixos com propostas sonoras diferentes (tipo Yamaha BB e RBX). Como já disseram tente testar os instrumentos. Não fique apenas na "sugestão" dos outros. Por exemplo, sempre achei os Yamahas RBX interessantes, mas quando toquei, não curti o braço. Resultado, o acabamento era bom, o som era bom, mas não achei muito confortável de tocar e perdi um pouco do interesse no baixo.
Este é um grande problema.

Vamos esperar um pouco, então. Logo vou pra São Paulo e pego na mão os baixos.

O tópico é justamente para isso, para raciocinar melhor.
Valeu!

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Jãozeiro Dom Abr 26, 2020 10:16 pm

allexcosta escreveu:Desculpe se não ajuda muito, mas baixos de 5 e 6 cordas são completamente diferentes.

Eu ia comentar algo assim, para o dcfinger82 decidir se vai de 5 ou 6 cordas, porque são bem diferentes!
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3079
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Jãozeiro Dom Abr 26, 2020 10:17 pm

Parece que você tá pendendo para o 5 cordas, dcfinger82, mas eu iria em um 6 cordas, sem dúvida!

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3079
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 11:03 pm

Estou pensando em 5 cordas pois é o que tenho mais informações.
A corda Si poderia trazer os tons que às vezes parece me faltar. Não é exatamente timbres diferentes. Errei na escolha da palavra.
Sobre captadores, estou construindo um novo baixo com hambuckers mais vintage, menos quentes. Eu não queria nada nessa linha, então os tipo MM poderiam ser uma alternativa. Embora humbucker seja a solução para chiado ou"hum" dos singles, na minha cabeça sempre vem os humbuckers clássicos da Gibson e derivados próximos e seu timbre. Sim, erro de concepção meu.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom Abr 26, 2020 11:06 pm

Estou aqui justamente para amadurecer minha ideia e agora rever alguns conceitos.
Agradeço as ideias e orientações.
Se eu soubesse tudo não estaria aqui indagando, estaria lá na sessão bate-papo, hehe.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Contraponto Seg Abr 27, 2020 12:02 am

Pelo que você falou, foca em pegar um Baixo de 5 cordas com umas madeiras legais, bem construído. Boa parte do timbre sai das mãos do baixista, do captador, do ampli e da equalização.

Então se você já vai ter um instrumento com captadores vintage, pense em um Baixo diferente, com uma saída mais alta... sugeri o Sub Ray porque acho que é um baixo bacana nessa perspectiva.

Dito isso, pense bem antes de decidir para investir... às vezes menos é mais.

Abraços!
Contraponto
Contraponto
Membro

Mensagens : 42
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por WHead Seg Abr 27, 2020 12:56 am

allexcosta escreveu:Algumas coisas...

dcfinger82 escreveu:Toquei a vida toda em captações jazz bass. Mas adoro os timbres precision e hambuckers.

Existem vários tipos de captadores P, mas é até aceitável se mencionar um "timbre tipo P".

Já "timbre humbucker" não tem como, já que a palavra "humbucker" simplesmente significa captador com arquitetura que permite redução de ruído do tipo "hum". .


Sem querer desvirtuar o tópico, mas aproveitando a citação: os captadores humbuckers, então, não devem ser associados em termos de características tonais, basicamente, a um timbre mais encorpado/aveludado, sem tanto brilho e médios? Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2751
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por allexcosta Seg Abr 27, 2020 8:01 am

WHead escreveu:Sem querer desvirtuar o tópico, mas aproveitando a citação: os captadores humbuckers, então, não devem ser associados em termos de características tonais, basicamente, a um timbre mais encorpado/aveludado, sem tanto brilho e médios? Abraço.

Não, de forma alguma.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54480
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Seg Abr 27, 2020 8:12 am

Contraponto escreveu:Pelo que você falou, foca em pegar um Baixo de 5 cordas com umas madeiras legais, bem construído. Boa parte do timbre sai das mãos do baixista, do captador, do ampli e da equalização.

Então se você já vai ter um instrumento com captadores vintage, pense em um Baixo diferente, com uma saída mais alta... sugeri o Sub Ray porque acho que é um baixo bacana nessa perspectiva.

Dito isso, pense bem antes de decidir para investir... às vezes menos é mais.

Abraços!
Minha busca é exatamente isso. Madeira a construção. Acabamento.

Sim. Vintage já terei. Então é isso mesmo que procuro.
Parei de tocar por muito tempo e me desfiz de um modelo jazz bass, ficando somente com um B4 Tagima que foi meu primeiro baixo. Mas o coitado já passou da validade e não vale à pena investir nele.

Ainda tenho que amadurecer melhor minha busca. Cinco cordas definitivamente seria útil. Seis cordas não sei.

Hoje pretendo exemplificar com vídeos o que mais me agrada, na intensão de obter respostas do tipo: este modelo comprei e o timbre não é isso do vídeo, e o braço parece um coqueiro serrado no meio.
Ou ainda considerações positivas.

Obrigado à todos!

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Seg Abr 27, 2020 8:15 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Sem querer desvirtuar o tópico, mas aproveitando a citação: os captadores humbuckers, então, não devem ser associados em termos de características tonais, basicamente, a um timbre mais encorpado/aveludado, sem tanto brilho e médios? Abraço.

Não, de forma alguma.
Isto é no meu imaginário e de muitos também. Mas é um pensamento moldado baseado nos clássicos vintage, pois está cheio de humbuckers "modernos" estalando e brilhando com sons bem quentes.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por allexcosta Seg Abr 27, 2020 8:27 am

dcfinger82 escreveu:Isto é no meu imaginário e de muitos também. Mas é um pensamento moldado baseado nos clássicos vintage, pois está cheio de humbuckers "modernos" estalando e brilhando com sons bem quentes.

A palavra "imaginário" é apropriada.

Influenciam num captador:

- Indutância
- Capacitância
- Impedância (resistência)
- Material dos magnetos
- Material do fio
- Aperture

Além do que estamos discutindo aqui, que é a arquitetura básica.

Humbuckers são:

- Bobinas duplas lado a lado.
- Bobinas duplas em continuidade.
- Bobinas duplas superpostas.
- Bobinas quádruplas.

Enfim...

Como via de regra em música:

Tudo que você leu numa revista de rock ou escutou numa conversa de pessoas envolvidas com o rock não tem compromisso algum com a verdade ou a tecnicalidade de alguma coisa.

Sim, numa época longínqua no meio do século passado existiam modelos limitados de arquitetura single-coil e cancelamento de ruído, o que gerou este imaginário citado, mas não devemos propagar conceitos errados.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54480
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 27, 2020 8:50 am

Não é por nada não mas estou com um Cort Artisan 5 cordas e pré mark bass anunciado aqui num valor bem amigável.... Rssss

notme notme notme notme

Dance 1
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por WHead Seg Abr 27, 2020 8:53 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Sem querer desvirtuar o tópico, mas aproveitando a citação: os captadores humbuckers, então, não devem ser associados em termos de características tonais, basicamente, a um timbre mais encorpado/aveludado, sem tanto brilho e médios? Abraço.

Não, de forma alguma.

Muito interessante! Não sabia disso!

allexcosta escreveu:

Influenciam num captador:

- Indutância
- Capacitância
- Impedância (resistência)
- Material dos magnetos
- Material do fio
- Aperture

Sem querer me aproveitar, teria algum tópico aqui no Fórum que detalhe melhor esses influenciadores? Eu procurei mas não achei..
Gostaria de conhecer e comparar os aspectos de um humbucker de som com menos brilho e um com mais brilho, pra poder aprender a identificá-los..


Última edição por WHead em Seg Abr 27, 2020 8:54 am, editado 1 vez(es)
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2751
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 27, 2020 8:53 am

Fernando Zadá escreveu:Não é por nada não mas estou com um Cort Artisan 5 cordas e pré mark bass anunciado aqui num valor bem amigável.... Rssss

notme  notme  notme  notme

Dance 1
Ri Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Abr 27, 2020 9:18 am

allexcosta escreveu:


Tudo que você leu numa revista de rock ou escutou numa conversa de pessoas envolvidas com o rock não tem compromisso algum com a verdade ou a tecnicalidade de alguma coisa.


Ô Velho!!!
Por favor....estou tendo uma crise de gargalhadas aqui!!! Vou falar com vc pelo ZAP!!!!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por allexcosta Seg Abr 27, 2020 9:23 am

WHead escreveu:Sem querer me aproveitar, teria algum tópico aqui no Fórum que detalhe melhor esses influenciadores? Eu procurei mas não achei..
Gostaria de conhecer e comparar os aspectos de um humbucker de som com menos brilho e um com mais brilho, pra poder aprender a identificá-los..

Que eu lembre não há um tópico dedicado. Há diversas conversas relacionadas dentro de tópicos. Lembro que discutimos alguma coisa na visita à Mlaghus mas não sei bem qual pedaço da discussão entrou nos vídeos.

Falando de maneira bem ampla, maior indutância e resistência gerarão mais ganho de saída com alguma perda de agudos. Magnetos mais fortes resultarão em um timbre mais ardido, como menor dinâmica. "Aperture" menor gerará um timbre mais focado, talvez mais clínico.

E por aí vai.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54480
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Abr 27, 2020 9:54 am

Pega aquele video do YOUTUBE e cria um tópico. Já foi!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por WHead Seg Abr 27, 2020 10:09 am

allexcosta escreveu:

Que eu lembre não há um tópico dedicado. Há diversas conversas relacionadas dentro de tópicos. Lembro que discutimos alguma coisa na visita à Mlaghus mas não sei bem qual pedaço da discussão entrou nos vídeos.

Falando de maneira bem ampla, maior indutância e resistência gerarão mais ganho de saída com alguma perda de agudos. Magnetos mais fortes resultarão em um timbre mais ardido, como menor dinâmica. "Aperture" menor gerará um timbre mais focado, talvez mais clínico.

E por aí vai.

Entendi. Já é um começo.
Vou procurar. Muito obrigado.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2751
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Seg Abr 27, 2020 10:24 am

WHead escreveu:Sem querer me aproveitar, teria algum tópico aqui no Fórum que detalhe melhor esses influenciadores? Eu procurei mas não achei..
Gostaria de conhecer e comparar os aspectos de um humbucker de som com menos brilho e um com mais brilho, pra poder aprender a identificá-los..

Importei covers de captadores e pretendo comprar hambuckers para um Thunderbird. O Cabrera em conversa por Instagram assumiu a empreitada.

Acho que essa empreitada daria um tópico interessante por aqui, para discussão de mestres e aprendizado dos demais.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Andremoura Seg Abr 27, 2020 1:17 pm

Contraponto escreveu:Já pensou em um Sterling Sub Ray de 5 cordas?

Mistura algo de clássico no design com um roncado bacana do humbucker, timbrão e bom custo x benefício. Na faixa de 3k, novo.


Eu seguiria a dica do Contraponto, esse baixo é um excelente custo benefício e tem as caracteristicas que vc procura!
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Ter Abr 28, 2020 4:27 pm

Agradeço desde já a dica e orientações de todos.

Pesquisei e ouvi muita coisa e opinião pelos fóruns por aí e cheguei a conclusão de que o baixo que mais se aproxima do que espero em termos de timbre e preço é o Cort GB75.
O captador H da ponte trouxe o que preciso, realmente, e o captador J do braço me trouxe a possibilidade de ter um timbre mais puxado pro precision (nem tanto, mas lembra), mas com um pouco mais de versatilidade.

Agora é encontrar um para compra. Vi também que há uma diferença de madeira do braço entre os GB75, mas as informações que encontrei sobre o tipo da madeira de cada um deles foram inconclusivas. Mas gostei do que ouvi com a madeira clara da escala.
Muito obrigado!

ps: ainda agradecerei opiniões.


Última edição por dcfinger82 em Ter Abr 28, 2020 4:54 pm, editado 1 vez(es)

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Ter Abr 28, 2020 4:28 pm

Andremoura escreveu:
Contraponto escreveu:Já pensou em um Sterling Sub Ray de 5 cordas?

Mistura algo de clássico no design com um roncado bacana do humbucker, timbrão e bom custo x benefício. Na faixa de 3k, novo.


Eu seguiria a dica do Contraponto, esse baixo é um excelente custo benefício e tem as caracteristicas que vc procura!

Não decidi por ele, mas ao ouvir ele encontrei o que eu precisava. Obrigado!

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Andremoura Ter Abr 28, 2020 5:23 pm

O GB75 realmente vai te proporcionar essa coisa do moderno com um toque vintage, é um instrumento bem legal em termos de som, bem construído e pro meu gosto, muito bonito!
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom maio 03, 2020 11:18 am

Atualizando:

Agradeço por todas as dicas. Me fizeram entender um pouco mais o que busco.

Eu iria comprar um Cort GB75, mas aí surgiu um Ledur diferente de todos que vi. Me apaixonei.
Pré Aguilar obp3 e Seymour Duncan.

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Screen18
Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Screen17
Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Screen16

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Convidado Dom maio 03, 2020 12:08 pm

Lindo o baixo dcfinger82!

Depois manda um vídeo aí pra gente ver como soa.

claps

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Dom maio 03, 2020 12:41 pm

Mando, sim!

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Cantão Dom maio 03, 2020 12:52 pm

Parabéns pela aquisição brother ...👏👏👏
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Juninho Sampaio Dom maio 03, 2020 1:51 pm

Deve falar....

Cheio de botão!
Bonitão
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Bruno da Rosa Dom maio 03, 2020 5:20 pm

Bonito mesmo!
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Juninho Sampaio Dom maio 03, 2020 5:47 pm

Caps seymour duncan!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por CSergio Dom maio 03, 2020 8:31 pm

Bonito hein.

Já tava procurando fotos do GB75, desci mais o tópico e "fomos surpreendidos" com a escolha de outro.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Ter maio 05, 2020 11:44 am

Juninho Sampaio escreveu:Deve falar....

Cheio de botão!
Bonitão

Praticamente uma gaita (sanfona).

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por dcfinger82 Ter maio 05, 2020 11:47 am

CSergio escreveu:Bonito hein.

Já tava procurando fotos do GB75, desci mais o tópico e "fomos surpreendidos" com a escolha de outro.

Me apaixonei por este Ledur. Não teve jeito.
Não tem o single no braço qual eu pensava, mas consigo o timbre que eu buscava devido às possibilidades de configurar os hambuckers em single e tudo mais.

dcfinger82
Membro

Mensagens : 45
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Convidado Ter maio 05, 2020 1:01 pm

A referência que tenho dos Ledurs é esse baixo do Ivan Beck. Timbrasso!!!


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por caiovotta Dom maio 10, 2020 11:03 pm

Oi pessoal.
Estou na busca de um 5 cordas.
Aproveitar que muita gente vai precisar vender instrumento agora e pegar um baixo com otimo valor.
Eu quase comprei um cort A5 por 2000 mas demorei e o anuncio finalizou.
Se alguem souber de boas oportunidades estou na busca. Tem gente, como eu, que gosta de ficar pesquisando essas coisas.
No Talk Bass eles tem um sub forum bem legal de "hot deals" que o pessoal compartilha coisas relativas a baixo com otimos precos.

Tenho um 4 cordas(fender jazz bass special japones) que eu adoro mas vou começar com a estudar o 5 (principalmente leitura) para após essa crise eu pegar trampo de cruzeiro.
caiovotta
caiovotta
Membro

Mensagens : 163
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais) Empty Re: Dicas? Procuro baixo de 6 ou 5 cordas (2-3 mil reais)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos