Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chiado que surge do nada

+7
CSergio
vcrz
Guga Ramone
JAZZigo
Mauricio Luiz Bertola
Maurício_Expressão
Vtrpira
11 participantes

Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Chiado que surge do nada

Mensagem por Vtrpira Qua 08 Abr 2020, 15:11

Salve.

Estou fazendo umas gravações com meu SX jazz bass, está tudo normal e do nada surge um chiado no instrumento, tipo um "bzzzz".

Estou usando o baixo ligado direto numa interface da behringer plugada no notebook. Eu uso só o cap do braço aberto e não é o ruído do single coil, também não é o ruído de aterramento, porque persiste com as mãos nas cordas. Mesmo tirando o notebook da tomada esse ruído continua. A única coisa que faz ele parar é se eu abrir o captador da ponte. O que eu posso fazer pra sanar isso? Eu quero usar só um captador aberto, e consigo fazer isso a maior parte do tempo sem esse barulho aparecer, mas do nada ele surge pra atrapalhar minhas gravações.

Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Maurício_Expressão Qua 08 Abr 2020, 15:19

Desculpe o desvirtuamento do tópico, mas achei que era sobre o barulho que estão falando que está vindo do céu...

Hehehehe.

https://www.metropoles.com/brasil/ciencia-e-tecnologia-br/ouviu-um-barulho-no-ceu-professora-explica-o-motivo-do-fenomeno
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 08 Abr 2020, 15:20

Rede elétrica.
Aqui em casa acontece isso direto.
Ou você muda TODA a rede de sua casa, com aterramento dedicado, ou faz uma boa blindagem no baixo, ou... deixa pra lá...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por JAZZigo Qua 08 Abr 2020, 16:18

Vtrpira escreveu:Salve.

Estou fazendo umas gravações com meu SX jazz bass, está tudo normal e do nada surge um chiado no instrumento, tipo um "bzzzz".

Estou usando o baixo ligado direto numa interface da behringer plugada no notebook. Eu uso só o cap do braço aberto e não é o ruído do single coil, também não é o ruído de aterramento, porque persiste com as mãos nas cordas. Mesmo tirando o notebook da tomada esse ruído continua. A única coisa que faz ele parar é se eu abrir o captador da ponte. O que eu posso fazer pra sanar isso? Eu quero usar só um captador aberto, e consigo fazer isso a maior parte do tempo sem esse barulho aparecer, mas do nada ele surge pra atrapalhar minhas gravações.
É ruído de single coil sim.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16413
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Guga Ramone Qua 08 Abr 2020, 16:24

Pela descrição é ruído de single coil, sim!

A blindagem do instrumento ajuda um pouco mas não resolve. Para usar somente o captador do braço dum JB sem ter ruídos, só com um captador tipo "stack coil", que possui duas bobinas, sendo uma delas pra cancelamento de ruidos.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por vcrz Qua 08 Abr 2020, 16:32

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Rede elétrica.
Aqui em casa acontece isso direto.
Ou você muda TODA a rede de sua casa, com aterramento dedicado, ou faz uma boa blindagem no baixo, ou... deixa pra lá...

Rede elétrica é punk, aqui no méxico, tone aberto, mão no ar chiado. Se acendo a luz da sala onde eu toco.... Piora hahhahaa
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por vcrz Qua 08 Abr 2020, 16:34

Guga Ramone escreveu:Pela descrição é ruído de single coil, sim!

A blindagem do instrumento ajuda um pouco mas não resolve. Para usar somente o captador do braço dum JB sem ter ruídos, só com um captador tipo "stack coil", que possui duas bobinas, sendo uma delas pra cancelamento de ruidos.

Mesmo humbucker com rede elétrica ruim não adianta, vai chiar... Experiência própria.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por CSergio Qua 08 Abr 2020, 16:55

Vou aterrar a tomada onde vou ligar o amplificador e usar um filtro de linha bom, na esperança de não dar ruído.

Já liguei um amp de guitarra na tomada não aterrada do cômodo, direto sem filtro sem nada, e deu um leve chiado em volumes mais altos, sendo que o instrumento já foi blindado.
O baixo em breve vou mandar blindar também, em breve.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4126
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por allexcosta Qua 08 Abr 2020, 17:36

O fato de ser intermitente diz que é a rede. Há sintomas de hum de single-coil também.

Parece um combo de problemas, tipo o hum é exacerbado pelas flutuações.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Guga Ramone Qua 08 Abr 2020, 17:53

Uma coisa que acontece muito é interferência eletromagnética de lâmpadas e outros equipamentos. Experimente ver o que está ligado nos cômodos ao redor e vá verificando a influência deles no ruído.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 08 Abr 2020, 19:53

allexcosta escreveu:O fato de ser intermitente diz que é a rede. Há sintomas de hum de single-coil também.

Parece um combo de problemas, tipo o hum é exacerbado pelas flutuações.
Aqui em casa, quando estou trabalhando num instrumento na minha pequenina oficina, volta e meia o ruído aparece.
Daí, inverto a posição da tomada do amp e ele diminui (ou aumenta! Laughing ).
Pouco depois o ruído some... e por aí vai...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Vtrpira Qui 09 Abr 2020, 16:28

Mas eu tiro o notebook da tomada e o ruído persiste, não há contato com a rede elétrica da casa porque a interface fica ligada no notebook. Não é hum de single coil, pode ser uma "mutação" dele como alguém aí disse. Eu só toco com um único captador aberto no jazz bass, sei como é o som normal do single.

Ás vezes percebo algum barulho e ao tirar o note da tomada resolve. Mas esse barulho que estou me referindo não some, a única solução é esperar ele passar. Não sei o que pensar, só se captador está funcionando como uma "antena" ou algo assim rs
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Alexveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Sentinela Qua 20 maio 2020, 16:28

Vtrpira escreveu:Salve.

Estou fazendo umas gravações com meu SX jazz bass, está tudo normal e do nada surge um chiado no instrumento, tipo um "bzzzz".

Estou usando o baixo ligado direto numa interface da behringer plugada no notebook. Eu uso só o cap do braço aberto e não é o ruído do single coil, também não é o ruído de aterramento, porque persiste com as mãos nas cordas. Mesmo tirando o notebook da tomada esse ruído continua. A única coisa que faz ele parar é se eu abrir o captador da ponte. O que eu posso fazer pra sanar isso? Eu quero usar só um captador aberto, e consigo fazer isso a maior parte do tempo sem esse barulho aparecer, mas do nada ele surge pra atrapalhar minhas gravações.


Eu troquei a fiaçao do chuveiro aqui em casa, que tava bem velha e com a espessura pequena. Aproveitei que o eletricista tava aqui e pedi pra ele fazer o aterramento no meu quarto, onde toco. Tenho um jazz bass com caps da DiMarzio Ultrajazz, que dava um chiado tambem. Nao era blindagem e nem aterramento do baixo. Depois que ele fez o aterramento nas tomadas, melhorou bem. Aquele pequeno chiadinho, é normal. Vem do captador, single coil mesmo. Ai eu comprei tambem um filtro de linha da marca CLAMPER, modelo energia 5. Ele é muito bom para equipamentos de audio porque filtra ruidos que possam vir da rede eletrica. Antes de fazer tudo isso....eu ouvia um zumbido vindo dos falantes, parece radio. Ai quanto eu tirava a fonte do notebook, melhorava. Ai eu percebi que o aterramento era o maior vilao.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Alexveira Sex 26 Fev 2021, 13:57

Vtrpira escreveu:Mas eu tiro o notebook da tomada e o ruído persiste, não há contato com a rede elétrica da casa porque a interface fica ligada no notebook. Não é hum de single coil, pode ser uma "mutação" dele como alguém aí disse. Eu só toco com um único captador aberto no jazz bass, sei como é o som normal do single.

Ás vezes percebo algum barulho e ao tirar o note da tomada resolve. Mas esse barulho que estou me referindo não some, a única solução é esperar ele passar. Não sei o que pensar, só se captador está funcionando como uma "antena" ou algo assim rs

Uso o notebook na tomada s terra (bateria tá ruim), o baixo ligado no poweclik c a saída d fones ligada a placa d som do note e o zumbido só acaba quando uso uma pulseira d aterramento na carcaça d metal dos plugs do baixo.
O baixo é blindado c tinta condutora e não produz ruído quando eu transmito o áudio dele via Bluetooth p o computador.

Alexveira
Membro

Mensagens : 1
Localização : Itaboraí- RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por fheliojr Dom 28 Fev 2021, 16:54

^ Cara, o Powerclick é conhecido por gerar MUITO ruído, mas não sei se este é o problema do seu caso.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado que surge do nada Empty Re: Chiado que surge do nada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos