Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circuito Pre Cabrera CP-T3

+12
jgs
ecolli
fabio bass
3ng
ct.colela
Cris Simões
Dja
dogao
Eduardo Chaves
jonathanjdft
Amagomes
Hil
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Ter Dez 01, 2009 12:05 pm

A imagem foi editada devido à um erro que havia na ligação do potenciômetro de volume.
Circuito Pre Cabrera CP-T3 Cabrerag


Como havia prometido, digitalizei o esquema de instalação do circuito Cabrera CP-T3. Lembrando que este esquema eu fiz baseado em utilizar apenas um captador e acionar o Boost Slap pelo potenciometro Push-Pull. Caso use dois captadores (Ponte e Braço) deverá usar um Pot duplo de 250k para passivos ou 100k para ativos e o acionamento do Boost Slap será feito atraves de uma chave DPDT.

Qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar!

Saudações
Hilarion Vianna


Última edição por Hil em Sex Mar 26, 2010 1:49 pm, editado 1 vez(es)
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Seg Dez 07, 2009 7:02 pm

Cara, muito obrigado, este esquema "clareou as idéias" do luthier e ele conseguiu solucionar todos os problemas. Vlw!!
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por jonathanjdft Dom Fev 21, 2010 4:45 pm

e aew cara, se eu quiser ligar dois captadores e usar um push pull pra ligar e desligar o circuito o esquema eh esse tbm ??? fica na paz e aguardo respostas!!!

jonathanjdft
Membro

Mensagens : 6
Localização : maceio

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Dom Fev 21, 2010 11:02 pm

jonathanjdft escreveu:e aew cara, se eu quiser ligar dois captadores e usar um push pull pra ligar e desligar o circuito o esquema eh esse tbm ??? fica na paz e aguardo respostas!!!

Rapaz, segundo o luthier, esse circuito não permite o trabalho em "passivo", ou seja, desligado, só com o som do captador... eu não questionei muito porque sou uma negação em eletrônica...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por jonathanjdft Seg Fev 22, 2010 6:08 pm

Rapaz, segundo o luthier, esse circuito não permite o trabalho em "passivo", ou seja, desligado, só com o som do captador... eu não questionei muito porque sou uma negação em eletrônica...[/quote]

mas intaum se eu quiser instalar dois caps com esse sistema push pull e colocar um blend ao inves de um volume duplo, como eu q eu faço??? abraços!!!

jonathanjdft
Membro

Mensagens : 6
Localização : maceio

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Ter Fev 23, 2010 12:57 am

Amagomes escreveu:
jonathanjdft escreveu:e aew cara, se eu quiser ligar dois captadores e usar um push pull pra ligar e desligar o circuito o esquema eh esse tbm ??? fica na paz e aguardo respostas!!!

Rapaz, segundo o luthier, esse circuito não permite o trabalho em "passivo", ou seja, desligado, só com o som do captador... eu não questionei muito porque sou uma negação em eletrônica...

Qualquer circuito pode ser desligado (Modo Bypass)!! O som do captador será desviado diretamente para o Jack. Dessa maneira terá o som puro do Captador sendo ele ativo ou passivo. Existem algumas maneiras de realizar esta configuração. Neste esquema elétrico que fiz, eu me baseei em apenas utilizar um captador passivo, no caso de dois captadores deverá usar um potenciômetro duplo e o fio do sinal que supostamente iria para o circuito ativo recebera uma chave de 2 posições Switch DPDT, que em uma posição desviará o sinal para o jack e em outra posição para o circuito. Com isso perderá os controles de tonalidade e boost do circuito ficando totalmente cru o som. Se preferir coloque entre o sinal puro e o jack um potenciômetro com um capacitor cerâmico 473 para ter um controle de agudos com o circuito em modo bypass.


Última edição por Hil em Sáb Mar 27, 2010 12:04 pm, editado 1 vez(es)
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Ter Fev 23, 2010 1:44 pm

"^"

Hill,

Obrigado pela explicação... como eu disse, eu não questionei porque não conheço muito de eletrônica e a instalação desse ckt estava se tornando uma novela... Mas imaginei que fosse algo como uma ligação para o ckt e outra para o captador. Ao "bypassar" o ckt deixando o captador passivo como eu teria os controles de volume e tone, lembrando que é um captador estilo MM (Seymour Duncan)?
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Ter Fev 23, 2010 2:45 pm

Amagomes,

No circuito Cabrera ele possui; Controle de grave, médios, agudos e um boost que pode ser acionado por um potenciometro push pull ou uma chave Dpdt.
Para acionar o circuito em modo Bypass terá que adicionar mais uma chave Dpdt e um potenciometro para controle de tone.

Para funcionar corretamente o Volume Master terá que ser na entrada do circuito e não na saída senão em modo Bypass não terá como regular o volume já que esta depois do circuito e o áudio esta vindo direto do captador.

Em caso de dois captadores deverá usar na sequência: o potenciometro de Panorama, o de volume geral, a chave de seleção do Bypass e depois ir com o sinal para o circuito.

Pode parecer meio confuso, mas se precisar faço alguns desenhos para facilitar o entendimento.

Abraços
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Ter Fev 23, 2010 3:22 pm

Hil escreveu:Amagomes,

No circuito Cabrera ele possui; Controle de grave, médios, agudos e um boost que pode ser acionado por um potenciometro push pull ou uma chave Dpdt.
Para acionar o circuito em modo Bypass terá que adicionar mais uma chave Dpdt e um potenciometro para controle de tone.

Para funcionar corretamente o Volume Master terá que ser na entrada do circuito e não na saída senão em modo Bypass não terá como regular o volume já que esta depois do circuito e o áudio esta vindo direto do captador.

Pode parecer meio confuso, mas se precisar faço alguns desenhos para facilitar o entendimento.


Rapaz,

Vc entende mais desse ckt do que o cara que projetou... foi ele que disse ao luthier que não dava para ligar em passivo, isso em muitas consultas por telefone,algumas tarde da noite, por isso não culpo o luthier. Ele só conseguiu ligar depois que mandei aquele desenho que vc fez... . Como eu disse o meu tem só um Humbucker MM. Se vc puder me fazer mais este favor, me mande o desenho desta ligação citada acima , assim posso fazer a ligação eu mesmo.

Muito Obrigado, fq com Deus
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Ter Fev 23, 2010 6:55 pm

Camarada,

Estou elaborando o esquema elétrico. Gostaria que você me ajudasse relatando os controles ja existentes no seu instrumento, como por exemplo; chave split serie/paralelo, push pull de boost... Me diga qual o modelo do captador Basslines e por curiosidade qual o contrabaixo.
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por jonathanjdft Ter Fev 23, 2010 8:41 pm

[quote="Hil"]Camarada,

Estou elaborando o esquema elétrico. Gostaria que você me ajudasse relatando os controles ja existentes no seu instrumento, como por exemplo; chave split serie/paralelo, push pull de boost... Me diga qual o modelo do captador Basslines e por curiosidade qual o contrabaixo.[/quote]

cara eu tbm gostaria q tu fizesse um esquema de ligação desse pra mim... eu tenho um seymour duncan SMB-5 e um cabrera hot tone neck. Eu gostaria de usar os dois caps usando um blend (selecionador de caps) e um volume geral ... gostaria tbm de ligar e desligar o circuito e usar o tone dos caps e tbm acionar o boost dele...vlw cara, fica na paz!!


Última edição por jonathanjdft em Ter Fev 23, 2010 8:48 pm, editado 1 vez(es)

jonathanjdft
Membro

Mensagens : 6
Localização : maceio

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por jonathanjdft Ter Fev 23, 2010 8:46 pm

Hil escreveu:Camarada,

Estou elaborando o esquema elétrico. Gostaria que você me ajudasse relatando os controles ja existentes no seu instrumento, como por exemplo; chave split serie/paralelo, push pull de boost... Me diga qual o modelo do captador Basslines e por curiosidade qual o contrabaixo.

cara eu tbm gostaria q tu fizesse um esquema de ligação desse pra mim... eu tenho um seymour duncan SMB-5 e um cabrera hot tone neck. Eu gostaria de usar os dois caps usando um blend (selecionador de caps) e um volume geral (não quero usar um volume duplo) ... gostaria tbm de ligar e desligar o circuito e usar o tone dos caps e tbm acionar o boost dele...vlw cara, fica na paz!!

jonathanjdft
Membro

Mensagens : 6
Localização : maceio

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Qua Fev 24, 2010 9:22 am

Hil escreveu:Camarada,

Estou elaborando o esquema elétrico. Gostaria que você me ajudasse relatando os controles ja existentes no seu instrumento, como por exemplo; chave split serie/paralelo, push pull de boost... Me diga qual o modelo do captador Basslines e por curiosidade qual o contrabaixo.

Te mandei por MP...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por jonathanjdft Sáb Fev 27, 2010 9:19 pm

liguei meu circuito hj...mas os potenciometros de bass, midle e treble ficaram invertidos (quando aumenta abaixa e quando abaixa aumenta)...tem como eu solicionar esse problema??? abraços!!

jonathanjdft
Membro

Mensagens : 6
Localização : maceio

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Dom Fev 28, 2010 12:58 pm

jonathanjdft escreveu:liguei meu circuito hj...mas os potenciometros de bass, midle e treble ficaram invertidos (quando aumenta abaixa e quando abaixa aumenta)...tem como eu solicionar esse problema??? abraços!!

Jonathan,

O fio que vai no meio do potenciometro está correto! Voce precisa somente inverter a posição do fio da esquerda com o da direita.

*Pessoal,

Desculpe a demora em relação ao circuito que prometi. Esta semana tive o tempo apertado e não conclui o esquema eletrico.
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Dom Fev 28, 2010 10:19 pm

Que nada irmão, eu é que só tenho a agradecer pelo favor... up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por jonathanjdft Qua Mar 03, 2010 10:15 am

pow hil vlw mermo cara!!! vc num sabe o qnto tem me ajudado com esse esquema e essa dica de trocar os fios!!!! fica na paz!!! abraços!! cheers

jonathanjdft
Membro

Mensagens : 6
Localização : maceio

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Sex Mar 26, 2010 1:03 pm

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Cabreraw

Camarada Amagomes,

Este circuito possui o sistema de boost slap acionado por uma chave switch dpdt. O pot push/pull agora acionará o circuito em modo bypass.
O volume geral funciona tanto pro captador em passivo (bypass) como o circuito ativo. O controle de tone funcionará também em modo ativo então atente-se para não fechar o tone do captador e abrir o tone do circuito. No pot de tone use um valor de 250k a 500k com capacitor de 473.

Quanto a ligação serie/paralelo das bobinas do captador achei muito confuso desenhar neste diagrama. Se tiver interesse achei ilustrado no próprio site da Basslines.

http://www.seymourduncan.com/images/products/basslines/501040-110.pdf
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Sex Mar 26, 2010 9:29 pm

Grande Hill,

Cara, muito obrigado mesmo!! Quanto à ligação série/paralelo, não se preocupe, esse esquema veio junto como o captador SD.

Abs,fq com Deus e mais uma vez obrigado!! up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Eduardo Chaves Sáb Mar 27, 2010 10:34 am

Desculpa entrar na história ai... onde ficaria o Pot de volume?
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Sáb Mar 27, 2010 12:02 pm

Eduardo Chaves escreveu:... onde ficaria o Pot de volume?

Eduardo,

Repare que o pot de volume é este Pot Push/Pull dpdt próximo ao jack. Ele recebe o sinal pelo push/pull sendo puro do captador ou processado pelo pré, após selecionar manualmente, o sinal vai para o potenciômetro através do fio azul claro e depois de regulado o volume pela resistência variável (pot) irá para o jack.
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por dogao Seg Abr 26, 2010 9:50 am

como ficaria essa configuração com dois captadores??? no último eskema vemos um pot de tone, qual função deste???
dogao
dogao
Membro

Mensagens : 131
Localização : pe

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Seg Abr 26, 2010 9:10 pm

dogao escreveu:como ficaria essa configuração com dois captadores??? no último eskema vemos um pot de tone, qual função deste???

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Onevolume_oneblend

No caso de dois captadores terá que utilizar um potenciômetro duplo para seleção dos captadores e o "out" descrito na foto deverá ser ligado no fio cinza do pré amp. Normalmente o fabricante indica o valor adequado para o Pot, compreendido entre 250k a 500k em passivos e 25k a 100k em ativos.

Este pot de tone no ultimo circuito é para ter controle de agudos com o pré em bypass (modo "passivo").
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Dja Qui maio 06, 2010 2:39 pm

breve estarei vendendo um circuito CABRERA T3.
Dja
Dja
Membro

Mensagens : 653
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Seg Jun 28, 2010 1:18 pm

Hil escreveu:Amagomes,

No circuito Cabrera ele possui; Controle de grave, médios, agudos e um boost que pode ser acionado por um potenciometro push pull ou uma chave Dpdt.
Para acionar o circuito em modo Bypass terá que adicionar mais uma chave Dpdt e um potenciometro para controle de tone.

Para funcionar corretamente o Volume Master terá que ser na entrada do circuito e não na saída senão em modo Bypass não terá como regular o volume já que esta depois do circuito e o áudio esta vindo direto do captador.

Em caso de dois captadores deverá usar na sequência: o potenciometro de Panorama, o de volume geral, a chave de seleção do Bypass e depois ir com o sinal para o circuito.

Pode parecer meio confuso, mas se precisar faço alguns desenhos para facilitar o entendimento.

Abraços

Hil, Valeu por todas as explicações cara!
Eu tenho um De Oliveira e to querendo tirar o circuito Kent Armstrong (fraquinho) e colocar um Cabrera CP T3. O meu já vem com essa chave dpdt para modo ativo/passivo mas não tem o botão de tone. Achei até que não teria como botar, mas com sua explicação eu vi que dá sim.
Bom... meu baixo tem 2 captadores Seymor Duncan: 1 Music man na ponte e um Jazz Bass no braço. Quero botar esse circuito com 2 chaves DPDT: uma para ativo/passivo (by pass) e outra para "Slap" mode.
Se não for pedir muito... como ficaria o esquema pra eu passar pro Luthier?
Abraços cara! Smile
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Seg Jun 28, 2010 5:11 pm

Hil escreveu:
dogao escreveu:como ficaria essa configuração com dois captadores??? no último eskema vemos um pot de tone, qual função deste???

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Onevolume_oneblend

No caso de dois captadores terá que utilizar um potenciômetro duplo para seleção dos captadores e o "out" descrito na foto deverá ser ligado no fio cinza do pré amp. Normalmente o fabricante indica o valor adequado para o Pot, compreendido entre 250k a 500k em passivos e 25k a 100k em ativos.

Este pot de tone no ultimo circuito é para ter controle de agudos com o pré em bypass (modo "passivo").
So uma questao a frisar
alguns potenciometros encontrados a venda no mercado principalmente os chineses duplos de 500k e 250k
tem o lado correto de ligaçao ,,,,,,para saber a ligaçao correta voce precisaria de um miter para a comferencia de qual lado correto
ja vi luthiers jogarem pots novos no lixo por acharem que estavam com defeito onde na verdade so estava sendo ligado errado
Circuito Pre Cabrera CP-T3 Potduplo

Uploaded with ImageShack.us
Os potenciometros normalmente funcionam da seguinte maneira de A ate C existe uma resistencia de 500k
esses modelos que falei ele tem uma parada central que chamamos de potenciometro concentrico
e quando deixado no meio se medirmos no miter de A pra B teria a resistencia de 500K e de B para C teria zero
isso se inverte na parte de baixo do potenciometro
se medirmos o pot da foto a resistencia de C para B seria zero e de B para A daria 500k
isso com o potenciometro posicionado na parada central ( meio)
por isso se voce ligar invertido se colocar o volume para um lado um dos caps funcionara e se colocar para o outro lado o outro cap funcionara agora colocando no meio fecharia curto desligando ambos os caps(isso so acontece quando voce liga errado ok)
se isso ocorrer é so inverter as ligaçoes de A e C
espero que tenham entendido
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Seg Jun 28, 2010 10:14 pm

ct.coleta escreveu:alguns potenciometros encontrados a venda no mercado principalmente os chineses duplos de 500k e 250k tem o lado correto de ligaçao

ct.coleta escreveu:esses modelos que falei ele tem uma parada central que chamamos de potenciometro concentrico
e quando deixado no meio se medirmos no miter de A pra B teria a resistencia de 500K e de B para C teria zero
isso se inverte na parte de baixo do potenciometro
Ct.colela,

Obrigado pelas informações complementares. Realmente é notório que alguns desconhecem o funcionamento de um potenciometro duplo e acabam utilizando de maneira errada, mas discordo quanto a sua afirmação sobre apenas os produzidos na China possuírem maneira correta de ligação, quando na verdade são todos iguais, tratando-se de potenciometros sobrepostos de ação linear ou logarítmica no mesmo sentido já que o eixo que move as "agulhas" na resistência é igual para os dois pots. Por isso a aplicação destes componentes para efeito panorama deverá ser inversamente já que pretende acionar cada captador por vez.

E quanto ao potenciometro ser concêntrico indica que ele possui ação dupla com controle independente para cada resistencia, como por exemplo nos circuitos ativos onde no mesmo potenciometro temos controle de graves embaixo e agudos em cima.


Última edição por Hil em Seg Jun 28, 2010 10:47 pm, editado 2 vez(es)
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Seg Jun 28, 2010 10:43 pm

Cris Simões escreveu:Hil, Valeu por todas as explicações cara!
Eu tenho um De Oliveira e to querendo tirar o circuito Kent Armstrong (fraquinho) e colocar um Cabrera CP T3. O meu já vem com essa chave dpdt para modo ativo/passivo mas não tem o botão de tone. Achei até que não teria como botar, mas com sua explicação eu vi que dá sim.
Bom... meu baixo tem 2 captadores Seymor Duncan: 1 Music man na ponte e um Jazz Bass no braço. Quero botar esse circuito com 2 chaves DPDT: uma para ativo/passivo (by pass) e outra para "Slap" mode.
Se não for pedir muito... como ficaria o esquema pra eu passar pro Luthier?
Abraços cara! Smile
Camarada,

O seu pedido é exatamente o segundo diagrama que disponibilizei aqui no tópico, e com certeza com este diagrama seu luthier já terá o esquema completo, precisando talvez modificar pouquíssimas coisas para customizar da maneira que você quer.

Quanto a desenhar um novo diagrama acho que isso não será preciso já que este tópico contem todas as informações necessárias, e convenhamos que seu luthier esta sendo pago para executar este serviço, então deixe ele queimar um pouquinho a mufa! up
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Seg Jun 28, 2010 11:12 pm

Opa hil bele
Os potenciometros nao sao iguais nao
existem sim potenciometros sobrepostos mais que nao foram projetados para o uso em instrumentos musicais desde 5k a ate 1 mega,,,e é muito comum encontrar potenciometros de 500k no mercado
eu citei esse modelo de pot por haver modelos de instrumentos e modelos de uso geral nao destinados a instrumentos,, que se forem usados para tal fim ,,, mesmo sendo ligados corretamente nao teriam um funcionamento satisfatorio
em resumo nao aconselho o uso de outro tipo de potenciometro a nao ser o ja destinado a istrumentos musicais

Entao Hil fabrico pres desde 2002 e ja testei potes de tudo quanto é marca e modelo
agora falando dos pots concentricos de frequencia (100 a 50k)
de 2002 a 2008 nao tinhamos potenciometros para reposiçao de 100 e 50k(de qualidade)
pois a maioria dos pots encontrados a venda ou sao de lotes reprovados ou sobras de linha de produçao
aqui em sao paulo ja rodei tudo quanto é lugar atras de um potenciometro de qualidade para meus pres(pots concentricos de 100 e 50k)
eu so consegui potenciometros concentricos de qualidade e de funcionamento correto quando comprei um lote de 200 peças de uma importadora de componentes eletronicos
e eram potes destinados a audio profissional nao foram importados para o uso de instrumentos musicais
de 2008 para frente as importadoras de peças de instrumentos perceberam que o mercado desse tipo de componente era vago e começaram a trazer poucas unidades
hoje esta mais facil de encontralos
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Ter Jun 29, 2010 12:33 am

ct.colela escreveu:Os potenciometros nao sao iguais nao
existem sim potenciometros sobrepostos mais que nao foram projetados para o uso em instrumentos musicais desde 5k a ate 1 mega,,,e é muito comum encontrar potenciometros de 500k no mercado
eu citei esse modelo de pot por haver modelos de instrumentos e modelos de uso geral nao destinados a instrumentos,, que se forem usados para tal fim ,,, mesmo sendo ligados corretamente nao teriam um funcionamento satisfatorio
em resumo nao aconselho o uso de outro tipo de potenciometro a nao ser o ja destinado a istrumentos musicais

Desculpe se fui mal entendido, em minha mensagem eu me referia apenas aos potenciometros fabricados para instrumentos musicais. Realmente existem diversos tipos de potenciometros, alguns até antilog com atuação inversa, mas como não é comum no ramo de instrumentos descartei a hipótese e por isso falei que não existem.

ct.colela escreveu:
Entao Hil fabrico pres desde 2002 e ja testei potes de tudo quanto é marca e modelo
agora falando dos pots concentricos de frequencia (100 a 50k)
de 2002 a 2008 nao tinhamos potenciometros para reposiçao de 100 e 50k(de qualidade)
pois a maioria dos pots encontrados a venda ou sao de lotes reprovados ou sobras de linha de produçao
aqui em sao paulo ja rodei tudo quanto é lugar atras de um potenciometro de qualidade para meus pres(pots concentricos de 100 e 50k)
eu so consegui potenciometros concentricos de qualidade e de funcionamento correto quando comprei um lote de 200 peças de uma importadora de componentes eletronicos
e eram potes destinados a audio profissional nao foram importados para o uso de instrumentos musicais
de 2008 para frente as importadoras de peças de instrumentos perceberam que o mercado desse tipo de componente era vago e começaram a trazer poucas unidades hoje esta mais facil de encontralos


Não só nesta época que você citou, até hoje não temos no mercado potenciometros satisfatórios que cumprem com eficiência o seu papel.

Um dos unicos potenciometros confiaveis são os produzidos pela marca ALPS, muito utilizado nos equipamentos StudioR e em mesas analogicas de marcas famosas.
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Ter Jun 29, 2010 1:09 am

Ok Hil voce nao foi mal entendido nao
eu so falei pq voce sabe que potenciometro usar
mais tem musicos que nao e quando vao a alguma eletronica atras de um possivel substituto os vendedores oferecem o que ele tem la e a acabam por comprometer a qualidade dos circuitos
e os pots que citei eram da alps so que infelismente eu vacilei quando comprei na tal importadora eu so comprei 200 unidades achando que iria ter sempre
ai uma empresa de audio de curitiba veio e comprou as 1800 unidades disponiveis e nesssa eu dancei bonito
depois fui ate a tal importadora e levei pots concentricos duplos de dois eixos pedindo a cotaçao na alps
so que a importadora nao me retornou e eu nao fui atras
pois tentei importar os normais simples ai a importadora estava me pedindo um minimo de 1000 unidades como eu fabricava pequenas quantidades ficaria inviavel para tal investimento
e so tinha aquela quantidade pq uma empresa que fabricava mesas de som tinha comprado um enorme quantidade e eles troxeram 2000 unidades a mais para ter em estoque
depois de varios contatos eles nao importaram mais
hoje nao sei se ainda trazem
como parei de fazer circuitos de controle variavel nao fui mais atraz disso
hoje fabrico um unico modelo para baixo ja com as frequencias pre definidas
faço um pre que nao plastifica o som original do instrumento
tenho uma sonoridade de baixo passivo mais com o punch dos baixos ativos
atualmente os circuitos hoje encontrados no mercado tem uma sonoridade plastica muito maqueada,,,,,estou totalmente na contra mao desse tipo de pre
aqui vai ujm video de um cliente meu usando meu pre
esse baixo é um eagle e os caps sao bartolini e esse video foi gravado em uma camera fotografica com o som dela e o baixo foi ligado em um pequeno cubo meteoro com auto falante de 10 polegadas

ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Ter Jun 29, 2010 1:00 pm

Galera!
(Desculpem as perguntas, mas aqui em Belém-Pará acho que os luthier's não tem tanto conehcimento em eletrônica.)
O botão pra "tone" presente nos baixos passivos não existe no meu baixo. Quando coloco no modo passivo os botões Bass, Treble e Mid ficam desativados e fico sem controle de agudos.
*** Teria como fazer com que um desses botões (O Treble por ex) fucionasse como "tone"?
Isso porque meu baixo já tem 5 botões: bass, mid, treble, volume e balance. Mais 2 chaves DPDT: Ativo/passivo e Liga/desliga as bobinas do captador MM da ponte.
Valeu!
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Ter Jun 29, 2010 3:20 pm

Cris Simões escreveu:Galera!
(Desculpem as perguntas, mas aqui em Belém-Pará acho que os luthier's não tem tanto conehcimento em eletrônica.)
O botão pra "tone" presente nos baixos passivos não existe no meu baixo. Quando coloco no modo passivo os botões Bass, Treble e Mid ficam desativados e fico sem controle de agudos.
*** Teria como fazer com que um desses botões (O Treble por ex) fucionasse como "tone"?
Isso porque meu baixo já tem 5 botões: bass, mid, treble, volume e balance. Mais 2 chaves DPDT: Ativo/passivo e Liga/desliga as bobinas do captador MM da ponte.
Valeu!
teria que ver os valores dos seus pots ae e o seu esquema de ligaçao para estudar uma melhor opçao
é que existem n maneiras de se ligar uma configuraçao tando de caps como balnços e volume
qual é a marca do seu pre se possivel post uma foto do seu pre ok
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Sáb Jul 03, 2010 11:21 am

Ct. Cotela,
Abri o compartimento do ciruito e tem um monte de fiação e não pra tirar uma foto decente. Bom os Pots de equalização são todos os 3 de 100 K. dá pra fazer uma ligação com esses?
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Sáb Jul 03, 2010 12:43 pm

Cris Simões escreveu:Ct. Cotela,
Abri o compartimento do ciruito e tem um monte de fiação e não pra tirar uma foto decente. Bom os Pots de equalização são todos os 3 de 100 K. dá pra fazer uma ligação com esses?

Já que não quer e não pode adicionar mais um potenciometro ao circuito, uma opção interessante é substituir o pot atual de treble por um Potenciometro Concêntrico.

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Pote%20concentrico%20250-250

Desta forma voce não precisará fazer modificações físicas no instrumento, e este Pot por ter ajustes independentes, será responsável por ajustar o treble ativo e o tone passivo.




Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Sáb Jul 03, 2010 1:41 pm

Hil escreveu:

Já que não quer e não pode adicionar mais um potenciometro ao circuito, uma opção interessante é substituir o pot atual de treble por um Potenciometro Concêntrico.

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Pote%20concentrico%20250-250

Desta forma voce não precisará fazer modificações físicas no instrumento, e este Pot por ter ajustes independentes, será responsável por ajustar o treble ativo e o tone passivo.




Opa Hil para isso funcionar esse potenciometro teria que ter uma pista de 100k e a outra pista de no minimo 250k
se voce colocar um controle de 100k para atuar no modo passivo ele vai matar os agudos naturalmente
voce nao pode colocar um pot inferior a 250k em nunhum tipo de controle tanto volume como tone em uma ligaçao passiva
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Sáb Jul 03, 2010 6:19 pm

Boa idéia essa do Potenciômetro Concêntrico Hil!
Ct. Cotela - Então posso colocar um pot de 250 K pros dois? Wink Acho que não... mas...
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Sáb Jul 03, 2010 6:48 pm

Cris Simões escreveu:Boa idéia essa do Potenciômetro Concêntrico Hil!
Ct. Cotela - Então posso colocar um pot de 250 K pros dois? Wink Acho que não... mas...
entao poder ate pode mais tem que ver o projeto do seu circuito pq tem circuitos em que as frequencias trabalha em cadeia e um alteraçao dos valores de um pot podem influenciar no controle dos outros pots
outro detalhe é dificil de encontar um pot assim duplo de 250k ainda mais com parada central
eu tenho um pote desses que comprei a mais ou menos uns 8 anos uma banda de 100k e outra de 250k
so acabei de medir ele é uma das bandas que teriam que ser 250k esta dando 209k
a outra esta dando 110k talvez ate funcione mais nao te garanto nao
Circuito Pre Cabrera CP-T3 Pottx

Uploaded with ImageShack.us
esse é o ultimo so tinha 4 desses na loja de refugos da industria nacional nao sei para que ele foi projetado com certeza nao foram para instrumentos musicais
os outros 3 foram usados em outros pres que ja vendi a muito tempo
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Sáb Jul 03, 2010 7:03 pm

ct.colela escreveu:Opa Hil para isso funcionar esse potenciometro teria que ter uma pista de 100k e a outra pista de no minimo 250k
se voce colocar um controle de 100k para atuar no modo passivo ele vai matar os agudos naturalmente
voce nao pode colocar um pot inferior a 250k em nunhum tipo de controle tanto volume como tone em uma ligaçao passiva

Exato, mas em momento algum eu citei os valores dos pots, somente dei a idéia de utilizar o pot concêntrico visando economizar espaço!

Valores de 100k/250k e 100k/500k são facilmente encontrados em lojas no exterior. Aqui no Brasil só achei 250k/500k.

Pode também comprar um Pot de 100k/100k e utilizar um Resistor de MetalFilm 1/8W com 1% de precisão para alcançar o valor desejado.

Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Sáb Jul 03, 2010 7:19 pm

Hil escreveu:

Pode também comprar um Pot de 100k/100k e utilizar um Resistor de MetalFilm 1/8W com 1% de precisão para alcançar o valor desejado.

Na logica funciona mais na pratica nao
somando um resistor de valor 150k voce nao teria um controle preciso
o problema da resistencia em roubar agudos seria resolvido mais o controle de frequencia nesse pot nao passaria dos 100k
seria o mesmo que girar um pot normal so que o giro nao pudesse passar de um pouco antes da metade
inviavel
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Sáb Jul 03, 2010 8:29 pm

Acabei de comprar na PlayTech um Circuito Cabrera CP T3. Agora é esperar e levar num luthier pra ver como ele resolve isso... Mas valeu pela discussão! Isso já "abriu" minha mente pra outras opções de pots e ligações! Wink
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Amagomes Sáb Jul 03, 2010 8:46 pm

Cris Simões escreveu:Acabei de comprar na PlayTech um Circuito Cabrera CP T3. Agora é esperar e levar num luthier pra ver como ele resolve isso... Mas valeu pela discussão! Isso já "abriu" minha mente pra outras opções de pots e ligações! Wink

claps

Esse tópico está uma aula de eletrônica...parabéns!!
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Ter Jul 06, 2010 8:30 pm

Alô câmbio!
Resolvi fazer o seguinte: Trocar o botão de "balance" dos captadores por uma chave de 3 posições (1- cap do braço, 2- dois caps funcionando e 3- cap da ponte) e deixar o Botão de balance para servir como "tone" no modo passivo.
Agora o desafio é encontrar uma chave de 3 posições pequena pois o espaço é limitado.
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Hil Qua Jul 07, 2010 12:55 am

Cris Simões escreveu:Agora o desafio é encontrar uma chave de 3 posições pequena pois o espaço é limitado.

Simples! Use um Mini Switch de 3 posições...

Circuito Pre Cabrera CP-T3 431294
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ct.colela Qua Jul 07, 2010 1:12 am

Cris Simões escreveu:Alô câmbio!
Resolvi fazer o seguinte: Trocar o botão de "balance" dos captadores por uma chave de 3 posições (1- cap do braço, 2- dois caps funcionando e 3- cap da ponte) e deixar o Botão de balance para servir como "tone" no modo passivo.
Agora o desafio é encontrar uma chave de 3 posições pequena pois o espaço é limitado.
Ae Cris a chave que o Hil citou é a melhor opçao mais só use a chave com o codigo "on on on" (importada)
a chave com o codigo "on off on" nao serve como controle de balanço

ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Qui Jul 08, 2010 12:57 am

ct.colela escreveu:
Cris Simões escreveu:Alô câmbio!
Resolvi fazer o seguinte: Trocar o botão de "balance" dos captadores por uma chave de 3 posições (1- cap do braço, 2- dois caps funcionando e 3- cap da ponte) e deixar o Botão de balance para servir como "tone" no modo passivo.
Agora o desafio é encontrar uma chave de 3 posições pequena pois o espaço é limitado.
Ae Cris a chave que o Hil citou é a melhor opçao mais só use a chave com o codigo "on on on" (importada)
a chave com o codigo "on off on" nao serve como controle de balanço

Valeu! Mas "onde" eu encontro isso para comprar? Vou pesquisar no Mercado Livre! Wink
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Cris Simões Qui Jul 08, 2010 1:02 am

Acho que é esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146389195-3pdt-mini-toggle-switch-_JM
Tem as opções: ON/ON; ON/OFF/ON e ON/ON/ON
Wink
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por 3ng Qui Jan 20, 2011 5:52 pm

será que consigo algo por aqui?resolvi reutilizar esse topico aqui por que é uma situação parecida...
como eu usaria o pot treble em um unico cap music man??

seria algo haver com as bobinas do cap?

3ng
Membro

Mensagens : 1
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty como ligar emg 45tw na chave gotoh DPDT on on on

Mensagem por fabio bass Dom Mar 27, 2011 12:27 pm

como faço para ligar captador emg 45tw numa chave gotoh on on on, para dividir as bobinas???? não estou usando o volume push/pull, quero usar a chave.
fabio bass
fabio bass
Membro

Mensagens : 12
Localização : Alagoas Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por ecolli Seg maio 02, 2011 6:31 pm

Ola Pessoal Sou Novo No Forum E Peço Desculpas Se eu fizer Algo De Forma Errada

Bom ,Tenho Um Baixo Warwick 5 Que Originalmente é Passivo e Coloquei Um Circuito Cabrera CP T3 e Por Isso Usei esse Topico Ja Existente

A Minha Duvida seria o Seguinte

É Possivel Usar Os Potenciometros De Bass ,Mid e Treble De Forma Similar a Um Potenciometro Blend(Balance) De Forma Que Eu Tenha Uma Posiçao Neutra No Meio E Assim Consiga Controlar Se Quero reforço,Corte da Frequencia ou Deixo Flat ,Se Sim è Necessario Um tipo de Potenciometro Especial ? Espero que Tenha Me Expressado De forma Correta .Valeu
ecolli
ecolli
Membro

Mensagens : 1
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Pre Cabrera CP-T3 Empty Re: Circuito Pre Cabrera CP-T3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos