Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiência com cordas Flat. Como foi?

+16
Raul S.
Stormbringer
Edão
Bananoise
CSergio
Zubrycky
Mulambo
BLZENI
Christian
Pz123
JAZZigo
pedrohenrique.astronauta
WHead
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Breno_Barnabe
20 participantes

Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Fev 04, 2020 8:49 am

Galera,

Desde que toco baixo, sempre usei cordas round.
Tenho muita curiosidade por cordas flat, cheguei a testar alguns baixos com essas em encontros, mas não deu pra sacar como seria tocar em banda.
Gostaria de ouvir de quem já usa ha um tempo, como foi, se sentiu que o som mudou muito na banda, alguns falam que o baixo fica mais apagado, etc.
E também na questão de tocabilidade, se sentiram muita diferença.

O objetivo é só ouvir um pouco da experiência dos colegas, pois estou com um jogo de flats aqui que pretendo colocar quando as cordas no meu PB daqui um tempo.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 04, 2020 9:44 am

Adoro cordas "flat".
Em 2 dos meus Bertola's P-Bass tem delas.
Som encorpado, digitação confortável, etc
Como não sou "slapero" e não tenho técnica apurada, funciona bem.
Minha banda tem 2 guitarristas, e a gente presta bem atenção nas timbragens, e o "flat" cai bem com o som grave que tiro dos meus baixos.
Já nos com escala de 32pol acho grave demais...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 04, 2020 9:49 am

Acho ótimo na mão dos outros, em algumas situações, mas nunca funcionou muito bem pra mim.

Sou o tipo de baixista que precisa ouvir bem as notas com resposta instantânea, senão eu vou murchando e termino tocando tum tum tum esperando o show acabar.

Mesmo as half rounds me deixaram muito agoniado quando as usei.

Só que você só vai saber se você curte ou não tocando ao vivo, gravando, estudando, fazendo as mesmas coisas que você faz normalmente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54458
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 04, 2020 9:52 am

allexcosta escreveu:Acho ótimo na mão dos outros, em algumas situações, mas nunca funcionou muito bem pra mim.

Sou o tipo de baixista que precisa ouvir bem as notas com resposta instantânea, senão eu vou murchando e termino tocando tum tum tum esperando o show acabar.

Mesmo as half rounds me deixaram muito agoniado quando as usei.

Só que você só vai saber se você curte ou não tocando ao vivo, gravando, estudando, fazendo as mesmas coisas que você faz normalmente.
Legal...
Eu já usei as "half wound" e curtí. Tem um pouco mais de brilho...
Mas de fato esses encordoamentos, para quem curte um som mais "moderno" e "na cara" como você, talvez não satisfaça...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por WHead Ter Fev 04, 2020 10:06 am

Eu sempre ouvi falar sobre as flatwound mas só as experimentei há pouco tempo. Achei fantásticas para o tipo de som que eu busco ("fechado", "gordo", "vintage"). São macias pra se tocar e não somem no meio da banda - apenas soam diferente, como é de se esperar. Eu uso nos meus Squier (Jaguar e Precision TB) mas usaria em todos, se os preços fossem mais acessíveis (pra mim). Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Fev 04, 2020 2:31 pm

Direi as minhas experiências com flatwounds.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que o som que você tirará das flatwounds dependerá do instrumento que você tem em mãos e até mesmo da mão do baixista. As cordas flats tendem a soar diferentes em cada instrumento que elas são utilizadas. Se eu usá-las no Precision, elas me darão um som, no Jazz Bass ela dará outro, no Stingray ela dará outro. Hoje eu digo que além do som de cada encordoamento flatwound em si, há também o som de cada baixo com as flatwounds. Tudo isso influencia.

Um outro ponto que precisamos ressaltar é que elas não tiram o brilho do baixo. Isso depende muito. É claro que elas não possuem o brilho de uma roundwound de aço, mas dependendo do encordoamento, você só irá lembrar que está tocando com uma flatwound pelo fato das cordas serem lisas e por elas não terem a agressividade de uma roundwound, mas elas possuem um brilho no som(vide as Ernie Ball Cobalts Flatwounds).

Agora um outro ponto, as flatwounds ressaltam os médios e os graves dos instrumentos e tendem a dar aquela aparência de arredondamento no som. Mas isso não signifique que elas cortem as frequências agudas. Elas continuam lá, mas tendem a aparecer de uma forma diferente, com uma sonoridade diferente, não metálica. Acredito que o sumir ou não na banda depende de outros fatores além das cordas usadas. Lembrem-se que existem instrumentos que mesmo com cordas rounds, tendem a desaparecer, pelo estilo de equalização usada.

Um outro ponto, dentre tantos pontos. Existem inúmeras gravações de baixos em discos em que são usadas cordas flatwounds. Algumas eu só fui descobrir recentemente. Eu comecei a me interessar novamente por cordas flatwounds por ouvir bastante Ed Motta.

Agora um vídeo que eu resolvi postar. Muitos associam as flats com Precision. Esse vídeo me fez perceber que elas possuem também seu lugar com o Jazz Bass.

pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 04, 2020 3:59 pm

Gibson Midtown Standard Bass com captadores Curtis Novak EB-BS Single Coil AlNiCo V no braço & Seymour Duncan SRB-1n Rickenbacker Bass Humbucker Neck Ceramic na ponte e cordas D'Addario ETB92 XL Flat-Nylon Tapewound. up

Fender Musicmaster Bass com captador Sentell B16 Single Coil AlNiCo V e cordas Rotosound RS77S Jazz Bass 77 Monel Flatwound. up

Warmoth Custom '54 P-Bass Tobacco Burst com captador Seymour Duncan Antiquity Single Coil P-Bass AlNiCo II e cordas Ernie Ball 2804 Group II Flatwound. up

Squier Classic Vibe P Bass 60's com captador Nordstrand NP4V Vintage P-Bass Split Coil AlNiCo III e cordas D'Addario ECB81 Chromes Flatwound. :hmm:

Pra mim, P-Bass com splitcoil pede cordas rounwound e o Classic Vibe vai acabar voltando para elas, assim como voltaram os demais baixos em que testei as flatwound.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16392
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Pz123 Qua Fev 05, 2020 12:51 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Eu comecei a me interessar novamente por cordas flatwounds por ouvir bastante Ed Motta.

O Fernando Rosa só toca com JB e flats.

Acho o som que ele tira fantástico também!
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Christian Qua Fev 05, 2020 7:17 am

^ este baixista é muito bom, curto demais a onda dele
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por BLZENI Qua Fev 05, 2020 10:49 am

Eu coloquei cordas Flat (La Bella .045 - .0105) no meu Gibson Midtown semiacustico semana passada, e desde então não consigo pegar outro baixo do meu set para tocar. o som casou muito bem com ele, e a pegada, na minha modesta opinião, é infinitamente melhor que a de cordas round. sinceramente estou pensando em colocar flats no meu Les Paul e no Coronado (para este inclusive ja estão compradas).
O som muda, fica mais "arredondado", mais gordo, menos brilho, mais melado. como minha praia é o old school, então gostei muito. casa muito bem com amplificador valvulado tambem.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 05, 2020 11:39 am

Obrigado pelas opiniões e relatos!
Realmente só testando que vou saber. É o que farei mais a frente.

Não sei pq na minha cabeça era mais comum o uso com PB, mas interessante saber de JB e das experiências do Jazzigo.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Mulambo Qua Fev 05, 2020 11:51 am

Musicman + Flats= Bernie Edwards (Chic)
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 101
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por BLZENI Qua Fev 05, 2020 12:36 pm

Breno_Barnabe escreveu:Obrigado pelas opiniões e relatos!
Realmente só testando que vou saber. É o que farei mais a frente.

Não sei pq na minha cabeça era mais comum o uso com PB, mas interessante saber de JB e das experiências do Jazzigo.

pra minha cabeça sempre foi esse pensamento tambem. mas esses videos de JB com flats me provaram o contrario. fica muito bom tb.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Zubrycky Qua Fev 05, 2020 11:21 pm

Meu velho e altamente modificado contrabaixo Giannini SG teve flatwounds por algum tempo, láaaaa em 2002 (Sei do ano porque há alguns vídeos comigo tocando o SG naquela época).

As flats eram aquelas signature do Steve Harris. Comprei para experimentar e também porque o preço estava muito barato. Que me lembre, gostei da experiência (O som não ficou apagado... Também, com aquele timbre médio agudo anormal daquele baixo e a minha patada não tinha como o som ficar apagado... notme ) e só não continuei usando essas cordas porque na época em que eu finalmente quebrei a mizona não encontrei de novo esse jogo de cordas para comprar e, como o filho pródigo, voltei às D'addario Roundwond 0.40 de sempre.  notme hide

Se voltaria a usar flats? Talvez. Mas, como não quebro cordas há anos, talvez isso nunca aconteça. notme hide
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19005
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por CSergio Seg Fev 10, 2020 10:45 am

Tô curioso pra pegar essas flat... gosto d+ de som mais fechado e estilo mais vintage... me enerva um pouco aquele som mais "brilhante" metálico, uma vez ou outra até vai, mas o tempo todo não dá pra mim.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qua Fev 12, 2020 1:26 pm

alguém já usou as da Fender? ta 27.95 haha
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Fev 12, 2020 2:22 pm

Bananoise escreveu:alguém já usou as da Fender? ta 27.95 haha

O Fernando Rosa usa as Flatwounds da Fender. Obtive essa informação dele em um papo no Instagram.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qua Fev 12, 2020 2:52 pm

Opa! vou mandar bala nessa mesmo. Como vai ser a minha primeira experiência com essas cordas, vamos ver o que rola ahahaha
valeu brou
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Edão Qua Fev 12, 2020 3:46 pm

Bananoise escreveu:alguém já usou as da Fender? ta 27.95 haha

Usei e não gostei. Soltaram um tipo de zinabre, sei lá. Tipo daqueles de cordas de violão que deixam a cabeça dos dedos cinza. Perderam o brilho cedo demais e quando o brilho apagou totalmente, o timbre não me agradou. Com as GHS foi diferente. Qualidade, durabilidade e timbre final, ok.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1963
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qua Fev 12, 2020 4:40 pm

Edão escreveu:
Bananoise escreveu:alguém já usou as da Fender? ta 27.95 haha

Usei e não gostei. Soltaram um tipo de zinabre, sei lá. Tipo daqueles de cordas de violão que deixam a cabeça dos dedos cinza. Perderam o brilho cedo demais e quando o brilho apagou totalmente, o timbre não me agradou. Com as GHS foi diferente. Qualidade, durabilidade e timbre final, ok.

uuuuiiiiaaaaaa hahahaha ainda bem que não comprei ainda, mas quase finalizei. será que da pra voltar atras?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qua Fev 12, 2020 4:48 pm

GHS 3025 Precision Flats Stainless Steel Light Bass Strings 45-95
GHS CM3050 Precision Flats Stainless Steel Custom Medium 45-105
GHS M3050 Precision Flats Stainless Steel Medium Bass Strings 45-105
GHS 3050 Precision Flats Stainless Steel Regular, 55-105

Cê manja as diferenças das cordas? pelo que entendi, a primeira e a última é tipo uma híbrida né não?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 12, 2020 5:48 pm

Eu toquei uns 3 anos só com flatwounds, fora o óbvio do som mais "aveludado", a pegada é diferente. Embora mais macia pra mao esquerda, eu sentia(depois que migrei pras rounds) que fazia mais esforço na mão direita.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Edão Qua Fev 12, 2020 6:40 pm

Bananoise escreveu:GHS 3025 Precision Flats Stainless Steel Light Bass Strings 45-95
GHS CM3050 Precision Flats Stainless Steel Custom Medium 45-105
GHS M3050 Precision Flats Stainless Steel Medium Bass Strings 45-105
GHS 3050 Precision Flats Stainless Steel Regular, 55-105

Cê manja as diferenças das cordas? pelo que entendi, a primeira e a última é tipo uma híbrida né não?

Já usei 45-95 e 55-105. Gostei mais da 55-105. Sonzeira. Usei num Precision. Se teu baixo for um Jazz Bass, talvez seja melhor 45-105. É mais leve se você quiser tocar mais rápido. Se quiser peso e som gordo é 55-105 mesmo.

Os dois modelos CM3050 (45 60 80 105) e M3050 (45 65 85 105)
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1963
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qua Fev 12, 2020 8:24 pm

Stormbringer escreveu:Eu toquei uns 3 anos só com flatwounds, fora o óbvio do som mais "aveludado", a pegada é diferente. Embora mais macia pra mao esquerda, eu sentia(depois que migrei pras rounds) que fazia mais esforço na mão direita.

Massa... valeu pelas informações hehe
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qua Fev 12, 2020 8:27 pm

Edão escreveu:Já usei 45-95 e 55-105. Gostei mais da 55-105. Sonzeira. Usei num Precision. Se teu baixo for um Jazz Bass, talvez seja melhor 45-105. É mais leve se você quiser tocar mais rápido. Se quiser peso e som gordo é 55-105 mesmo.

Os dois modelos CM3050 (45 60 80 105) e M3050 (45 65 85 105)

Tenho um P-51's classic vibe e um P-master da condor. Tava pensando em colocar no P-master hehe
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Pz123 Qui Fev 13, 2020 8:58 am

Tô com o Edão nas duas questões.

Não gosto de corda Fender e gostei muito das GHS 0.55 quando usei.
(Usei elas num Stingray).
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Qui Fev 13, 2020 5:03 pm

^Massa brou. valeu a dica hyper
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Raul S. Sex Fev 14, 2020 5:09 pm

toquei os últimos 15 anos exclusivamente com flat, e foi uma experiência incrível. o som é bastante diferente, e os encordoamentos que experimentei também são bem diferentes entre si em sensação, brilho e resposta... do que experimentei, as melhores flat são DR e as com mais brilho são da Fender, também experimentei D'addario, mas não achei nada demais.

coloquei um jogo de round que comprei no começo do ano, deixei o baixo num luthier pra instalar um captador que não estava dando certo e fazer uma revisão, e toquei pela primeira vez ontem depois de todo esse tempo!

foi uma explosão de nostalgia! toquei um monte de música no estúdio que não tocava há séculos. é engraçado que, como acontece com outros modelos de instrumento, as cordas também tiveram esse efeito de me fazer tocar coisas diferentes!
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1780
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Dom Fev 16, 2020 2:12 pm

Massa, cara hehe
Minha dúvida seria: se eu colocar as flat vou ter que tocar uns sons específicos, que combina com ela ou bandas que os baixistas usaram flat?
Eu tenho um Mustang Squier, um Condor P master é um P 51’s Classic vibe e queria colocar ela no Mustang e é o baixo que mais uso, toco desde jovem guarda, Elvis e esses rock anos 60/70, engenheiros do Hawai e essas bandas nacionais, pop estilo Dua Lipa, Katy Perry, indie, pop punk e por aí vai, dai o JAZZ falou que no Mustang fica bom mas ele combina mais com as round haha
Vocês seguem um “padrão” com as flat ou vai no estilo f***-se e toca de tudo com ela?

thumbs
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Raul S. Dom Fev 16, 2020 3:24 pm

não, não existe isso, eu só recordei da época em que usava round, foi só isso
o resto do ensaio toquei as outras músicas normalmente, sem nenhum problema
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1780
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Fev 17, 2020 10:15 am

Bananoise escreveu:Massa, cara hehe
Minha dúvida seria: se eu colocar as flat vou ter que tocar uns sons específicos, que combina com ela ou bandas que os baixistas usaram flat?
Eu tenho um Mustang Squier, um Condor P master é um P 51’s Classic vibe e queria colocar ela no Mustang e é o baixo que mais uso, toco desde jovem guarda, Elvis e esses rock anos 60/70, engenheiros do Hawai e essas bandas nacionais, pop estilo Dua Lipa, Katy Perry, indie, pop punk e por aí vai, dai o JAZZ falou que no Mustang fica bom mas ele combina mais com as round haha
Vocês seguem um “padrão” com as flat ou vai no estilo f***-se e toca de tudo com ela?

thumbs


Claro que não é possível nomear cada música agora. Mas há muitas músicas que você ouve que foram gravadas com o binômio Precision mais cordas flatwounds.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 17, 2020 10:32 am

Bananoise escreveu:Minha dúvida seria: se eu colocar as flat vou ter que tocar uns sons específicos, que combina com ela ou bandas que os baixistas usaram flat?

Não, mas o timbre e jeitão das flat vai te inspirar de forma diferente.

Isso é um processo natural e até divertido. Você terá vontade de tocar linhas que nunca passaram pela sua cabeça, com sotaque que é diferente do que você sempre teve.

Haverá uma enriquecedora adaptação de linguagem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54458
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Raul S. Seg Fev 17, 2020 12:46 pm

^exato! alex traduziu exatamente o que senti!
lembro também de isso ter acontecido quando experimentei pela primeira vez as flat.
sempre que podia, fazia propaganda pros outros; queria que todo mundo experimentasse!
certa vez, fiz um comprador que veio buscar um cabeçote em casa tocar um pouco só por causa do encordoamento rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1780
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bananoise Ter Fev 18, 2020 11:41 am

Valeu galera. Me ajudou bastante
love
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Bruno da Rosa Ter Fev 18, 2020 12:37 pm

Com tantos relatos positivos agora to morrendo de vontade de colocar um set no RickJapa
GAS
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Mulambo Qua Fev 19, 2020 10:55 am

Esse fim de semana peguei umas flats thomastik que tenho usadas, e botei no meu Ibanez Roadstar 1984 (o do meu avatar).  Caramba, que corda boa, não é a toa que os gringos adoram, ela é o mais perto de uma round de nickel que uma flat pode chegar.
Ela é a antítese de uma corda flat tradicional. Som definidos, com agudos e muito flexível, tem uma tensão baixíssima. É impressionante, a corda tem anos e não perde o som.
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 101
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty ótimo assunto

Mensagem por jefdapaixao Sáb Fev 29, 2020 6:10 pm

Breno_Barnabe escreveu:Galera,

Desde que toco baixo, sempre usei cordas round.
Tenho muita curiosidade por cordas flat, cheguei a testar alguns baixos com essas em encontros, mas não deu pra sacar como seria tocar em banda.
Gostaria de ouvir de quem já usa ha um tempo, como foi, se sentiu que o som mudou muito na banda, alguns falam que o baixo fica mais apagado, etc.
E também na questão de tocabilidade, se sentiram muita diferença.

O objetivo é só ouvir um pouco da experiência dos colegas, pois estou com um jogo de flats aqui que pretendo colocar quando as cordas no meu PB daqui um tempo.




Excelente assunto!!!! Sou amarrado no timbre de cordas Flats... ainda mais buscando alguns lances tendo como referências, James Jamerson, Pino Palladino, Robinho Tavares, e outros... Aproveitando, gostaria de perguntar como "equalizam" o som no amp ( para aqueles que usam Flats La Bella 0,52 no Precision ), tenho buscado aperfeiçoar o timbre, mas tenho achado muito grave! obrigado desde já
jefdapaixao
jefdapaixao
Membro

Mensagens : 6
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Edão Dom Mar 01, 2020 12:13 pm

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1963
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por jefdapaixao Dom Mar 01, 2020 3:24 pm

jefdapaixao
jefdapaixao
Membro

Mensagens : 6
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por jefdapaixao Dom Mar 01, 2020 3:27 pm



Amigo , li a bem a discussão que você me enviou , mas não achei nada muita coisa especificando experiências de Precision com cordas Flats e suas equalizações... em todo caso, valeu pela ajuda....teve outras ideias interessantes lá
jefdapaixao
jefdapaixao
Membro

Mensagens : 6
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por NESCAU Dom Mar 01, 2020 8:42 pm

Já tentei usar, duas vezes. Não me entendi com elas.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Christian Seg Mar 02, 2020 6:40 am

jefdapaixão eu ja usei as labellas modelo signature robinho, elas são mais graves mesmo, são 0,52 tem uma tensão um pouco pesada o som no inicio você acha muito fechado, mas eu ajustava diminuindo o grave no amplificador sempre partindo da posição flat. Agora ve qual o seu baixo e captador tem uns modelos de baixo precision e captadores que podem te dar um timbre mais hifi ao estilo do robinho o Emg não é um deles, tu toca mais ponte? mais braço? abafa as cordas isso faz diferença nas nuances do timbre
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por jefdapaixao Seg Mar 02, 2020 9:26 am

Christian escreveu:jefdapaixão eu ja usei as labellas modelo signature robinho, elas são mais graves mesmo, são 0,52 tem uma tensão um pouco pesada o som no inicio você acha muito fechado, mas eu ajustava diminuindo o grave no amplificador sempre partindo da posição flat. Agora ve qual o seu baixo e captador tem uns modelos de baixo precision e captadores que podem te dar um timbre mais hifi ao estilo do robinho o Emg não é um deles, tu toca mais ponte? mais braço? abafa as cordas isso faz diferença nas nuances do timbre


Brother.... eu tenho um Precision aquele edição especial de aniversário da Fender 60 anos, que tem o corpo parecendo telecaster, o amp que uso é o ampeg PF 500 , com caixas teksound 2x12. O som das La Bellas(essa mesmo do Robinho) me agradam para o que tenho em mente. Todavia , quando preciso de mais sustain, utilizando estes set... me perco . E vejo alguns exemplos de uma galera usando precision com flats e com o sustain. Aquele show do Jhon Mayer em L.A com o trio... o Pino Paladino consegue um certo "sustain"... ou pode ser coisa da minha cabeça tb...hehe
jefdapaixao
jefdapaixao
Membro

Mensagens : 6
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Edão Seg Mar 02, 2020 10:42 am

jefdapaixao escreveu:


Amigo , li a bem a discussão que você me enviou , mas não achei nada muita coisa especificando experiências de Precision com cordas Flats e suas equalizações... em todo caso, valeu pela ajuda....teve outras ideias interessantes lá

Realmente não é uma discussão específica pro modelo de cordas que você citou. Mas eu usei GHS 055 e diminui no equalizador gráfico as frequências de grave, acentuei o médio grave e atenuei o as frequência de médio agudo.
Pra ter mais sustain, talvez você precise de pedais como um compressor com ajuste de sustain ou outra caixinha mágica que proporcione uma "cauda" pras notas.
Tem que ver o que o Pino usa, por exemplo, pra obter o som que você almeja.
O Robinho Tavares já tem o som mais percussivo e grave, parece mais limpo.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1963
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Raul S. Seg Mar 02, 2020 1:35 pm

ué, mas não é óbvio? tem que deixar o eq flat tbm!
[zuera! rs]
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1780
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por jefdapaixao Seg Mar 02, 2020 5:01 pm

Edão escreveu:
jefdapaixao escreveu:


Amigo , li a bem a discussão que você me enviou , mas não achei nada muita coisa especificando experiências de Precision com cordas Flats e suas equalizações... em todo caso, valeu pela ajuda....teve outras ideias interessantes lá

Realmente não é uma discussão específica pro modelo de cordas que você citou. Mas eu usei GHS 055 e diminui no equalizador gráfico as frequências de grave, acentuei o médio grave e atenuei o as frequência de médio agudo.
Pra ter mais sustain, talvez você precise de pedais como um compressor com ajuste de sustain ou outra caixinha mágica que proporcione uma "cauda" pras notas.
Tem que ver o que o Pino usa, por exemplo, pra obter o som que você almeja.
O Robinho Tavares já tem o som mais percussivo e grave, parece mais limpo.



Perfeito brother! obrigado
jefdapaixao
jefdapaixao
Membro

Mensagens : 6
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Corda D'Addario 045 Chrome 5c

Mensagem por andrevsc8 Sáb Mar 12, 2022 1:17 pm

Gente, alguém já usou as cordas Chrome 045 da D'Addario? Ou a Half Rounds 045 ambas num baixo de 5 cordas? Estou pretendendo pegar uma dessas duas por serem cordas com menos brilho que as flats e nickel wounds da vida. Alguém tem experiência com essas cordas? Chrome 045 5c ou Half Rounds 045 5c D'Addario?

andrevsc8
Membro

Mensagens : 1
Localização : recife, pe

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por CSergio Qua Ago 31, 2022 11:32 pm

andrevsc8 escreveu:Gente, alguém já usou as cordas Chrome 045 da D'Addario? Ou a Half Rounds 045 ambas num baixo de 5 cordas? Estou pretendendo pegar uma dessas duas por serem cordas com menos brilho que as flats e nickel wounds da vida. Alguém tem experiência com essas cordas? Chrome 045 5c ou Half Rounds 045 5c D'Addario?

Especificamente Daddario não, mas já usei semiflat ou halfround da SIT; são um meio termo em todos os quesitos:

- meio de timbre fechado de flat
- meio um brilho da round
- menos lisa ao toque que as flats, porém mais lisa que as round

Corda é uma experiência bem pessoal, tu pode não gostar de determinada corda, mas outro pode adorar.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por CSergio Qua Ago 31, 2022 11:40 pm

CSergio escreveu:Tô curioso pra pegar essas flat... gosto d+ de som mais fechado e estilo mais vintage... me enerva um pouco aquele som mais "brilhante" metálico, uma vez ou outra até vai, mas o tempo todo não dá pra mim.

Após essa mensagem, digo que uso flats da GHS e usei da LaBella (tive de tirar porque quebrou uma das cordas Crying or Very sad )

Eu gosto, de tudo nelas:
- toque aos dedos
- timbre fechado, mais grave
- virtualmente sem barulhinhos de zing, clank, quando passa os dedos da mão esquerda sobre elas

Os contras são um dedinho a menos de sustain.
E para quem gosta, o timbre metálico é bem menor; elas até produzem, mas eles soam diferentes, de forma mais contida, mais velada.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência com cordas Flat. Como foi? Empty Re: Experiência com cordas Flat. Como foi?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos