Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

+4
edumalta
allexcosta
Claudio
Voila Marques
8 participantes

Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 01, 2009 9:53 am

Olá colegas contrabaixistas!!

Na tentativa de concretizar uma idéia antiga e, ao mesmo tempo, de acatar as idéias do nosso amigo contrabaixista Eduardo Malta, venho aqui pedir para vocês sugestões de assuntos contrabaixísticos para um - talvez, quem sabe - futuro livro sobre contrabaixo acústico... scratch

Tenho planos de começar esse trabalhinho nas férias escolares. Será que vcs poderiam me ajudar???? Wink

Escrevi sobre alguns assuntos de contrabaixo acústico, e esses textos estão postados na comu do Orkut 'Mulheres no contrabaixo' e aqui no Contrabaixo Br (em "Teoria & técnica"), mas estou precisando saber sobre o que vocês gostariam de ler ou saber, para que eu possa fazer um trabalho mais abrangente, que ultrapasse os limites da minhas próprias idéias e/ou dos meus próprios conhecimentos, hahahha!

Obrigada e abraços contrabaixísticos para todos!! Smile

"Orientação contrabaixística para contrabaixistas":
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/orientacao-contrabaixistica-para-contrabaixistas-acustico-t2297.htm
"A-B-C-Dedilhados":
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/a-b-c-dedilhados-acustico-t2330.htm.

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Claudio Ter Dez 01, 2009 1:46 pm

Voila... as sugestões são somente para assuntos técnicos/didáticos ligados a execução, ou podem ser assuntos "variados"?

Caso possa, acho interessante poder ler/conhecer sobre a vida de um músico de Orquestra: a escalada pra chegar a esse nível, a rotina de estudos, os testes/audições, o dia-a-dia, os ensaios, as apresentações, os preparativos, as satisfações e os perrengues, a hora de parar e etc... poderia tomar como base a sua própria trajetória.

O que acha?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por allexcosta Ter Dez 01, 2009 1:57 pm

Acho que tinha que ter um capítulo sobre histórias engraçadas ao se transportar o gigante.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Convidado Ter Dez 01, 2009 2:04 pm

Acho que seria interessante falar sobre a forma de se colocar dentro do naipe e da orquestra, musicalmente falando...

Sobre as dificuldades e como resolvê-las, como o equilíbrio do seu instrumento dentro do naipe e do todo, a atenção no maestro, o ouvido atento na sua execução pessoal e no som total da orquestra... Enfim, coisas que possam ajudar musicalmente mas no "além das notas" pra quem quer tocar em orquestra um dia.

Na verdade acho que seria útil para qualquer músico saber da experiência de um músico erudito sobre essas questões referentes ao tocar em grupo.

Não sei se fui claro... hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por edumalta Ter Dez 01, 2009 9:17 pm

Voila, eu acredito que o pessoal que já postou está no caminho.
Perceba que não temos literatura sobre esses assuntos.
Muitos livros falam de Teoria, Técnica, etc, etc...
Eu acredito que poderia abordar isso também... porém com a sua didática... entendi mais lendo seu post, do que pagando 40 reais por 1 hora de aula.

Concordo com os amigos, de escrever a sua experiência, contar "causos" mesmo !
Esse tipo de coisa, só aprendemos com a experiência dos outros e quase ninguém "documenta"...

Acredito que pela forma que escreve e expressa, você não tenha dificuldade em misturar alguns exercícios com alguma história que passou.

Do ponto de vista mercadológico, seria muito interessante mostrar o início do contra-baixo, por exemplo principais madeiras, construção, etc...
Falar sobre cordas, tensão....
Arcos, tipos de crina, Grip...

Muitos que tem vontade em aprender o instrumento, muitas vezes não encontram respostas de iniciantes... acho que abordando um pouco disso, o livro venderia mais.

Você por ser experiente no instrumento, deveria colocar algumas lições, não o livro todo, mas ele poderia acabar com um "mini-método".

Analisando como um todo, esse livro fugiria dos tradicionais, que na maioria das vezes são métodos ou transcrições.
Você poderia transformar o livro em um "romance contrabaixístico"Smile

Sabe aqueles bate-papos que professores tem com os alunos, com dicas, comentando cada situação... então... eu compraria fácil esse livro.

Assim que for tendo idéias, eu vou postando...

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 01, 2009 10:47 pm

ClaudioBass escreveu:Voila... as sugestões são somente para assuntos técnicos/didáticos ligados a execução, ou podem ser assuntos "variados"?

Caso possa, acho interessante poder ler/conhecer sobre a vida de um músico de Orquestra: a escalada pra chegar a esse nível, a rotina de estudos, os testes/audições, o dia-a-dia, os ensaios, as apresentações, os preparativos, as satisfações e os perrengues, a hora de parar e etc... poderia tomar como base a sua própria trajetória.

O que acha?

Obrigada, Claudio!!!
Bem, estou aceitando sugestões "variadas", tanto sobre assuntos técnicos/didáticos, quanto sobre assuntos "variados", hahaha!

Costumo falar um pouco sobre uma parte das suas sugestões nas minhas oficinas de contrabaixo, na escola onde dou aula. Gosto muito de falar sobre rotina de estudos; como entrar em orquestras, bandas, etc; como está o mercado de trabalho; quanto ganha contrabaixista de orquestra, de banda, profs de contrabaixo, etc.

Na última oficina, uma das pessoas que estavam assistindo me disse que de todas as oficinas que ela tinha visto, a minha era a única que tinha mostrado o mercado de trabalho. Fiquei feliz, porque quando estruturo a oficina, penso em falar tudo o que eu gostaria de ter ouvido antes, durante e depois de escolher o contrabaixo, hahahaha!

Pessoalmente, e sem querer ser esnobe ou besta, penso que poder assistir, numa escola de música do governo, oficinas de 02 horas de duração com profissionais de vários instrumentos, é um "luxo", pois nem as universidades de música têm esse tipo de serviço. Nas minhas, costumo abordar um pouco de história do instrumento, peculiaridades dele, mercado de trabalho, mostrar o som do contrabaixo, falar sobre como estudar com ou sem instrumento, responder trocentas perguntas, etc.

Na minha próxima oficina, mudarei completamente o conteúdo: vou aproveitar um dos meus monólogos sobre o contrabaixo em que falo sobre como tornar divertido (ou menos maçante) um dia de estudo contrabaixístico chato, hahaha!

Suas sugestões foram bem interessantes, porque "oficializar" por escrito coisas que falo em oficinas, eu nunca havia pensado. E falar sobre os ensaios e os preparativos, etc, assim como sobre as "tradições orquestrais", será algo bem instigante, hahaha!

Obrigada mais uma vez e abraços contrabaixísticos!!


Última edição por Voila Marques em Dom Mar 11, 2012 2:39 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : troca de um ss por um ç)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 01, 2009 10:56 pm

allexcosta escreveu:Acho que tinha que ter um capítulo sobre histórias engraçadas ao se transportar o gigante.

Obrigada, Allex!!
No meu monólogo "Contrabaixo & cia", única peça que a minha burocracia pessoal conseguiu registrar, há uma dessas histórias. Essa peça tem mais de 90% de seu conteúdo baseado em fatos contrabaixísticos reais, hahaha!

A sua idéia de colocar coisas engraçadas no livro é muito boa, porque tiraria um pouco do "rótulo" de livro escrito por uma contrabaixista do erudito, hahaha!

Intercalar assuntos técnicos com histórias ou opiniões pessoais deixaria o livro com a "minha cara", hahaha!

Obrigada de novo e abraços contrabaixísticos!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 01, 2009 11:05 pm

Sá Reston escreveu:Acho que seria interessante falar sobre a forma de se colocar dentro do naipe e da orquestra, musicalmente falando...

Sobre as dificuldades e como resolvê-las, como o equilíbrio do seu instrumento dentro do naipe e do todo, a atenção no maestro, o ouvido atento na sua execução pessoal e no som total da orquestra... Enfim, coisas que possam ajudar musicalmente mas no "além das notas" pra quem quer tocar em orquestra um dia.

Na verdade acho que seria útil para qualquer músico saber da experiência de um músico erudito sobre essas questões referentes ao tocar em grupo.

Não sei se fui claro... hehe

Obrigada, Sá Reston!!
Vc foi claro, sim. Espero ter entendido, hahahaha!
Falar sobre equilíbrio do naipe e sobre tocar em grupo é muito interessante, porque varia de orquestra para orquestra, de naipe para naipe. Penso que a abordagem desse assunto deva ser algo difícil de ser explicado, ao mesmo tempo em que acho muito útil que os contrabaixistas saibam que essas diferenças e muitas outras existem.
Ótimas sugestões! Obrigada e abraços contrabaixísticos!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 01, 2009 11:19 pm

edumalta escreveu:Voila, eu acredito que o pessoal que já postou está no caminho.
Perceba que não temos literatura sobre esses assuntos.
Muitos livros falam de Teoria, Técnica, etc, etc...
Eu acredito que poderia abordar isso também... porém com a sua didática... entendi mais lendo seu post, do que pagando 40 reais por 1 hora de aula.

Concordo com os amigos, de escrever a sua experiência, contar "causos" mesmo !
Esse tipo de coisa, só aprendemos com a experiência dos outros e quase ninguém "documenta"...

Acredito que pela forma que escreve e expressa, você não tenha dificuldade em misturar alguns exercícios com alguma história que passou.

Do ponto de vista mercadológico, seria muito interessante mostrar o início do contra-baixo, por exemplo principais madeiras, construção, etc...
Falar sobre cordas, tensão....
Arcos, tipos de crina, Grip...

Muitos que tem vontade em aprender o instrumento, muitas vezes não encontram respostas de iniciantes... acho que abordando um pouco disso, o livro venderia mais.

Você por ser experiente no instrumento, deveria colocar algumas lições, não o livro todo, mas ele poderia acabar com um "mini-método".

Analisando como um todo, esse livro fugiria dos tradicionais, que na maioria das vezes são métodos ou transcrições.
Você poderia transformar o livro em um "romance contrabaixístico"Smile

Sabe aqueles bate-papos que professores tem com os alunos, com dicas, comentando cada situação... então... eu compraria fácil esse livro.

Assim que for tendo idéias, eu vou postando...

Obrigada, Edu!!
As suas sugestões quase deixariam o livro "um samba do crioulo doido" ( Laughing ), mas muito me agradaram, acho que por torná-lo mais espontâneo e diversificado, sem uma preocupação "formal" com um só direcionamento de conteúdo.
Acho que essa sua "mistureba contrabaixística" era tudo o que eu queria para tornar o livro mais realizável, pois isso me daria uma liberdade de assuntos, sem que eu precisasse ficar atada a rótulos de "orientação contrabaixística" ou "método de contrabaixo" ou de "memórias ou comentários de uma contrabaixista de orquestra" ou qualquer coisa do tipo.
Maravilhosa essa sua sugestão: é só misturar tudo, hahahaha! up
Aguardo mais idéias, ok? (Ameaçou, tem que cumprir, hahaha!)
Obrigada again e abraços contrabaixísticos!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 8:27 am

Nossa a galera matou a pau.
Vim com + ou - essas idéias, falar sobre a vida de músico (como o Cláudio falou) um pouco de histórias engraçadas para descontrair (Como o Alex falou).

Tem uma coisa também que não tenho facilidade de encontrar que é o treinamento para a leitura a primeira vista, vejo que o pessoal da música erudita é muito fluente nisso chegando ao ponto de ler alguns compassos a frente e fico muito curioso em todo o processo para se chegar a esse nível.

Acho muito importante falar sobre a vida de músico, hoje as pessoas não acreditam que dê pra viver de músico, vejo muitos estudando algum instrumento e quando chega a hora do vestibular escolhe outra profissão, estamos perdendo grandes músicos por aí por não saberem das possibilidades que teriam como músico.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Qui Dez 03, 2009 2:00 am

Henrique Alencar escreveu:Nossa a galera matou a pau.
Vim com + ou - essas idéias, falar sobre a vida de músico (como o Cláudio falou) um pouco de histórias engraçadas para descontrair (Como o Alex falou).

Tem uma coisa também que não tenho facilidade de encontrar que é o treinamento para a leitura a primeira vista, vejo que o pessoal da música erudita é muito fluente nisso chegando ao ponto de ler alguns compassos a frente e fico muito curioso em todo o processo para se chegar a esse nível.

Acho muito importante falar sobre a vida de músico, hoje as pessoas não acreditam que dê pra viver de músico, vejo muitos estudando algum instrumento e quando chega a hora do vestibular escolhe outra profissão, estamos perdendo grandes músicos por aí por não saberem das possibilidades que teriam como músico.

Obrigada, Henrique!!
Siiim, as sugestões dos colegas daqui do fórum têm sido muito interessantes!!
E a sua idéia da leitura é um ótimo tópico para ser abordado!

Depois da sugestão do Edu, de misturar os assuntos, talvez fique um pouco mais fácil escrever sobre a vida do músico e sobre muitas outras coisas, sem "esgotar" o assunto, pois poderia ser uma abordagem "leve".

Obrigada mais uma vez e abraços contrabaixísticos!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Danilo catalão Sáb Fev 25, 2012 12:16 pm

Voila,

Acho que um capitulo sobre postura para se tocar sentado e em pé seria muito interesante. A posição e altura de cotovelos e mãos tanto em posições agudas, graves e capo, seria de grande ajuda. Outra coisa, espigão verso altura do musico versos 3/4 ou 4/4. Uma outra coisa caso voce precise de algum apoio anatomico fisiologico da estrutura física do ser humano, sou bioengenheiro/fisioterapeuta...sobre tendinites e inflamações e má postura sou craque...........
Danilo catalão
Danilo catalão
Membro

Mensagens : 55
Localização : Catalão

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Fev 25, 2012 1:17 pm

Voila,
Trabalhos como esse podem optar por duas posturas distintas: Uma mais "informal" (nesse caso cabería aqui a sugestão do Allex e do Henrique Alencar), e outra mais "acadêmica". Nesse caso seria obrigatória uma introdução histórica sobre o contrabaixo (origem e desenvolvimento do instrumento e da técnica de execução e de seu papel na música em geral e na orquestração e harmonia).
A sugestão do Danilo catalão também é primordial para a 2ª opção.
Em ambos os casos ( e como professor profissional!), acho que a abordagem da questão didática é fundamental.
Uma sugestão minha (pessoal), é o arrolamento e comentários de toda a literatura nacional sobre o contrabaixo, e o máximo possível da literatura internacional; como referência para os leitores.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Danilo catalão Sáb Fev 25, 2012 8:47 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Voila,
Trabalhos como esse podem optar por duas posturas distintas: Uma mais "informal" (nesse caso cabería aqui a sugestão do Allex e do Henrique Alencar), e outra mais "acadêmica". Nesse caso seria obrigatória uma introdução histórica sobre o contrabaixo (origem e desenvolvimento do instrumento e da técnica de execução e de seu papel na música em geral e na orquestração e harmonia).
A sugestão do Danilo catalão também é primordial para a 2ª opção.
Em ambos os casos ( e como professor profissional!), acho que a abordagem da questão didática é fundamental.
Uma sugestão minha (pessoal), é o arrolamento e comentários de toda a literatura nacional sobre o contrabaixo, e o máximo possível da literatura internacional; como referência para os leitores.

Mauricio,

Ta ai uma coisa que é de suma importancia e ninguem fala ou tem : Literatura nacional para contrabaixo.....muito bem lembrado...importantissimo um capitulo voltado ao que o brasil tem de melhor........
Danilo catalão
Danilo catalão
Membro

Mensagens : 55
Localização : Catalão

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Dom Mar 11, 2012 1:03 am

Hoje revi este tópico, que o Danilo Catalão e o Bertola tiraram a poeira e, como o livro está quase pronto, pude ver o que fiz, não fiz ou o que estou fazendo sobre o que vocês escreveram.

ClaudioBass escreveu:Voila... as sugestões são somente para assuntos técnicos/didáticos ligados a execução, ou podem ser assuntos "variados"?
Caso possa, acho interessante poder ler/conhecer sobre a vida de um músico de Orquestra: a escalada pra chegar a esse nível, a rotina de estudos, os testes/audições, o dia-a-dia, os ensaios, as apresentações, os preparativos, as satisfações e os perrengues, a hora de parar e etc... poderia tomar como base a sua própria trajetória.
O que acha?
Cláudio: coloquei em “Venenos Orquestrais Breves” um pouco dos assuntos de orquestra (afinação, 1º contrabaixo, como dividir a estante, etc).

Em outra parte, vou falar dos concursos contrabaixísticos, sobre o mercado de trabalho e sobre a “logística” de um dia de concerto.

Não falei diretamente sobre as satisfações de tocar e sobre a hora de parar, mas estes assuntos são comentados ao longo do livro.
Ainda vou tentar escrever sobre como chegar a tocar numa orquestra profissional. hyper

allexcosta escreveu:Acho que tinha que ter um capítulo sobre histórias engraçadas ao se transportar o gigante.
Allex: escrevi sobre como transportar o contrabaixo de carro, de ônibus e de avião. Vou escrever sobre uma caixa de contrabaixo no aeroporto, e gostaria de conseguir uma foto muito interessante de um contrabaixista carregando o contrabaixo, que está com terceiros e que preciso de autorização. hyper

Sá Reston escreveu:Acho que seria interessante falar sobre a forma de se colocar dentro do naipe e da orquestra, musicalmente falando...
Sobre as dificuldades e como resolvê-las, como o equilíbrio do seu instrumento dentro do naipe e do todo, a atenção no maestro, o ouvido atento na sua execução pessoal e no som total da orquestra... Enfim, coisas que possam ajudar musicalmente mas no "além das notas" pra quem quer tocar em orquestra um dia.
Na verdade acho que seria útil para qualquer músico saber da experiência de um músico erudito sobre essas questões referentes ao tocar em grupo.
Não sei se fui claro... hehe
Sá: nos “Venenos Orquestrais Breves”, comento sobre alguns probleminhas (quando o contrabaixista desafina, o que fazer; quando o naipe está desafinado, o que fazer, etc), e tenho alguns textos fora dali que dão algumas pinceladas sobre interpretação, temperamento do músico e técnica.

Vou tentar escrever sobre como entender e resolver alguns problemas que surgem na orquestra (dinâmica do naipe, ritmos errados, notas erradas, leitura não-precisa, etc). hyper

edumalta escreveu:Voila, eu acredito que o pessoal que já postou está no caminho.
Perceba que não temos literatura sobre esses assuntos.
Muitos livros falam de Teoria, Técnica, etc, etc...
Eu acredito que poderia abordar isso também... porém com a sua didática... entendi mais lendo seu post, do que pagando 40 reais por 1 hora de aula.
Concordo com os amigos, de escrever a sua experiência, contar "causos" mesmo !
Esse tipo de coisa, só aprendemos com a experiência dos outros e quase ninguém "documenta"...
Acredito que pela forma que escreve e expressa, você não tenha dificuldade em misturar alguns exercícios com alguma história que passou.
Do ponto de vista mercadológico, seria muito interessante mostrar o início do contra-baixo, por exemplo principais madeiras, construção, etc...
Falar sobre cordas, tensão....
Arcos, tipos de crina, Grip...
Muitos que tem vontade em aprender o instrumento, muitas vezes não encontram respostas de iniciantes... acho que abordando um pouco disso, o livro venderia mais.
Você por ser experiente no instrumento, deveria colocar algumas lições, não o livro todo, mas ele poderia acabar com um "mini-método".
Analisando como um todo, esse livro fugiria dos tradicionais, que na maioria das vezes são métodos ou transcrições.
Você poderia transformar o livro em um "romance contrabaixístico"Smile
Sabe aqueles bate-papos que professores tem com os alunos, com dicas, comentando cada situação... então... eu compraria fácil esse livro.
Assim que for tendo idéias, eu vou postando...
Edumalta: os “causos” eu os “dilui” ao longo do livro, sem contar nenhum especificamente, mas fazendo “ilustrações” com eles em alguns textos, para tornar a leitura mais leve e humorada.

Sobre construção, madeiras, etc, falei com o luthier Andrea Spada, e ele ficou de me dar uma orientação sobre isso.

Os textos sobre assuntos como lutheria e pizzicato (que já está pronto), por exemplo, terão a revisão de competentíssimos colegas, para evitar problemas.

A minha proposta é fazer do livro quase o “romance contrabaixístico” que você sugeriu, hahaha!

Os capítulos já estão divididos. Um capítulo está voltado para questionamentos “filosóficos” (ser ou não ser contrabaixista, o que fazer quando o rendimento contrabaixístico cai, etc), um capítulo para questionamentos “físicos” (minha mão é pequena? sou canhoto, tamanho do contrabaixista, etc); um capítulo para postura (como se sentar, posição das mãos esquerda e direita, alongamentos, etc); um capítulo sobre técnica (dedilhados, fortalecimento dos dedos, mudança de posição, etc); um capítulo para acessórios (arcos, resina, cordas, etc); um capítulo para interpretação (afinação, vibrato, etc); um capítulo para assuntos profissionais (venenos orquestrais, concursos, mercado de trabalho, etc).
A minha proposta é fazer, junto com o livro, um DVD com aulas iniciais de contrabaixo (postura, posicionamento das mãos, condução inicial do arco, etc), e um pequeno compêndio com alguns exercícios diários para o contrabaixista.

Sobre o bate-papo entre professores e alunos, talvez eu deixe a finalização de cada capítulo a cargo de um colega contrabaixista.
Ainda não defini a forma que isso teria, mas encerrarei o livro com uma auto-entrevista minha (modesta, viu?), hahaha! hyper

Henrique Alencar escreveu:Nossa a galera matou a pau.
Vim com + ou - essas idéias, falar sobre a vida de músico (como o Cláudio falou) um pouco de histórias engraçadas para descontrair (Como o Alex falou).
Tem uma coisa também que não tenho facilidade de encontrar que é o treinamento para a leitura a primeira vista, vejo que o pessoal da música erudita é muito fluente nisso chegando ao ponto de ler alguns compassos a frente e fico muito curioso em todo o processo para se chegar a esse nível.
Acho muito importante falar sobre a vida de músico, hoje as pessoas não acreditam que dê pra viver de músico, vejo muitos estudando algum instrumento e quando chega a hora do vestibular escolhe outra profissão, estamos perdendo grandes músicos por aí por não saberem das possibilidades que teriam como músico.
Henrique: escrevi sobre a leitura à primeira vista (capítulo de interpretação), mas farei mais um texto sobre o treinamento para ela, de uma forma mais específica.

Não sei se contei muitas histórias engraçadas, mas estou me esforçando para deixar o livro bem descontraído...

Sobre ser músico e continuar na música, tento dar essa pincelada ao longo do livro, até por experiência própria, pois continuo na música e não vou virar escritora, hahaha! hyper

Danilo catalão escreveu:Voila,
Acho que um capitulo sobre postura para se tocar sentado e em pé seria muito interesante. A posição e altura de cotovelos e mãos tanto em posições agudas, graves e capo, seria de grande ajuda. Outra coisa, espigão verso altura do musico versos 3/4 ou 4/4. Uma outra coisa caso voce precise de algum apoio anatomico fisiologico da estrutura física do ser humano, sou bioengenheiro/fisioterapeuta...sobre tendinites e inflamações e má postura sou craque...........
Danilo: no mês retrasado, sentei para pensar na postura contrabaixo – contrabaixista, que me pediram, e fiquei instigada com a relação matemática entre um e outro, só que ainda não terminei o texto, porque ele demanda não só um tempo bem grande de pesquisa, mas também um trabalho detalhado com as palavras, para que eu me faça entender de forma clara, no meio de tantas angulações, paralelas, perpendiculares, etc.

Escrevi sobre a altura e a posição dos cotovelos nos textos sobre posicionamento da mão e do braço esquerdos, e também nos textos sobre mudança de posição.

Sobre o cotovelo direito, escrevi nos textos sobre posicionamento da mão e braço direitos (arco e pizzicato). Falta escrever sobre a posição do cotovelo no capotasto, porque me fixei nas posições mais básicas (1ª e 3ª posições).

Sobre o espigão X altura do músico dei alguma pincelada sobre isso em um texto que não me lembro qual, mas deixei claro que, inicialmente, essa questão está vinculada à Escola de contrabaixo que o contrabaixista e o seu professor seguem mas que, depois, o contrabaixista pode se desvincular desses “parâmetros”, em prol de maior conforto ao tocar ou de tirar mais som, por exemplo.

Agradeço e não descarto a sua ajuda!
Por enquanto, para os assuntos “físicos”, combinei a revisão dos textos por uma osteopata maravilhosa, que tem até doutorado.
Acho que outra opinião, a sua, sobre alguns textos seria de grande valia! hyper

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Voila,
Trabalhos como esse podem optar por duas posturas distintas: Uma mais "informal" (nesse caso cabería aqui a sugestão do Allex e do Henrique Alencar), e outra mais "acadêmica". Nesse caso seria obrigatória uma introdução histórica sobre o contrabaixo (origem e desenvolvimento do instrumento e da técnica de execução e de seu papel na música em geral e na orquestração e harmonia).
A sugestão do Danilo catalão também é primordial para a 2ª opção.
Em ambos os casos ( e como professor profissional!), acho que a abordagem da questão didática é fundamental.
Uma sugestão minha (pessoal), é o arrolamento e comentários de toda a literatura nacional sobre o contrabaixo, e o máximo possível da literatura internacional; como referência para os leitores.
Bertola: mostrei o meu trabalho para o coordenador do mestrado da UFRJ e ele gostou bastante dele. Ele disse que nada impediria que eu publicasse o livro, e que depois fizesse o mestrado com ele. Para isso, eu teria principalmente que colocar a bibliografia ou, caso não a tivesse (argumentei que os textos foram feitos a partir da minha experiência pessoal), teria que discutir sobre os assuntos com outros colegas. Penso que para o curso, precisaria haver uma adequação da linguagem, que está bem coloquial e com pitadas de humor.

A introdução histórica “oficial” sobre o contrabaixo eu deixarei para o mestrado. Para que os colegas leitores não fiquem “boiando” sobre o instrumento, fiz um texto leve, em que descrevo algumas características e peculiaridades do contrabaixo, com uma breve pincelada histórica, num texto por enquanto denominado Aula de Contrabaixo.
Sobre a literatura, eu ainda não sei se farei isso nesse livro. Certamente farei no mestrado, hahaha!

Talvez, eu coloque um texto do tipo “livros contrabaixísticos de cabeceira”, mas eles serão quase todos em inglês, já que a literatura nacional sobre o contrabaixo é paupérrima, e é mais desenvolvida nas universidades. hyper

Bem, Cláudio, Allex, Sá, Edumalta, Henrique, Danilo e Bertola, essas são as notícias mais atualizadas sobre a quantas anda o livro, e sobre as sugestões de vocês, ok?
Obrigadíssima a todos e, se tiverem mais sugestões, estarei por aqui para tentar aproveitá-las da melhor maneira possível!

Beijocas contrabaixísticas procês! kiss



____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Dpaulo Dom Mar 11, 2012 7:58 am

Voila,
juntamente com o auxílio de um luthier poderia escrever uma breve resenha de como é construído um contrabaixo para servir de gancho sobre o que observar na hora de comprar um contrabaixo. Isso serviria para o arco também.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Dom Mar 11, 2012 9:22 am

Dpaulo escreveu:Voila,
juntamente com o auxílio de um luthier poderia escrever uma breve resenha de como é construído um contrabaixo para servir de gancho sobre o que observar na hora de comprar um contrabaixo. Isso serviria para o arco também.
Dpaulo: farei isso com o luthier Andrea Spada.
Não pensei na resenha sobre como é construído um contrabaixo, mas colocarei sim um "mapa" do contrabaixo (assim como um do corpo humano e do arco) com os nomes das partes principais e que têm alguma referência no livro (voluta, alma, cravelha, barra harmônica, etc).

Talvez a orientação do Andrea seja escrita sob a forma de uma entrevista: qual a função de uma barra harmônica, como o som se propaga, diferenças entre os instrumentos de fundo chato e abaulado, o que observar na hora da compra, o que fazer quando o contrabaixo tá com cupim, cuidados básicos com o arco, como se faz a manutenção básica no instrumento, quando é necessário fazer a manutenção no luthier, etc.

Obrigada pela sugestão e abraços contrabaixísticos procê! Colegas

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Danilo catalão Seg Mar 12, 2012 10:50 am

Voila,

Acredito que o livro vai ser referencia nacional em contra baixo acustico....mas uma coisa acho que ainda falta e ninguem ainda referiu a este ponto importante. SUGESTÃO : Seria interessante um capitulo ou subcapitulo sobre LUTHIER - Algo que explique as pessoas sobre, madeiras, construção, modelos de contrabaixo. mitos, regulagens, madeiras nacionais x madeiras importadas algo deste tipo......talvez voce possa fazer em forma de pergunta resposta com alguns Luthies como por exemplo Andrea Spada, Eliel, Paulo gomes e outros grandes por ai.......Há e o que precisar e so falar......
Danilo catalão
Danilo catalão
Membro

Mensagens : 55
Localização : Catalão

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Voila Marques Seg Mar 12, 2012 11:32 am

Danilo catalão escreveu:Voila,

Acredito que o livro vai ser referencia nacional em contra baixo acustico....mas uma coisa acho que ainda falta e ninguem ainda referiu a este ponto importante. SUGESTÃO : Seria interessante um capitulo ou subcapitulo sobre LUTHIER - Algo que explique as pessoas sobre, madeiras, construção, modelos de contrabaixo. mitos, regulagens, madeiras nacionais x madeiras importadas algo deste tipo......talvez voce possa fazer em forma de pergunta resposta com alguns Luthies como por exemplo Andrea Spada, Eliel, Paulo gomes e outros grandes por ai.......Há e o que precisar e so falar......

Danilo: Respondi aqui no tópico mesmo sobre isso. Por enquanto, combinei com o Andrea Spada uma entrevista para o livro.
Não sei ainda se colocarei a entrevista como entrevista, ou se passarei as informações com os créditos todos.
Pensei num outro luthier também, mas se já não consigo administrar as perguntas nem com o Andrea, hahaha!
Infelizmente, não poderei fazer um capítulo sobre luthier, porque o livro já está com os capítulos pré-determinados e o que comportaria bem a entrevista seria o capítulo sobre acessórios, mas isso ainda não está definido. Talvez, eu possa colocá-la em outro capítulo também definido.
Se o livro vai ser referência nacional, eu ainda não sei. Só sei que é um trabalho inédito, e que é referência no meu computador, hahaha! Very Happy
Obrigada e abraços contrabaixísticos Very Happy

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro Empty Re: Sugestões sobre assuntos contrabaixísticos para um livro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos