Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas D´addario short scale

+3
JAZZigo
allexcosta
Rui Lima
7 participantes

Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 12:12

Boas a todos!

Criei esse tópico para fazer um alerta sobre as cordas d'addario shortscale!

Eu adquiri um baixo estilo Hofner do Paul Mccartney:

Cordas D´addario short scale IMG-20191104-175037

E como desejava ter umas cordas flatwound  fui numa loja aqui do Porto e comprei as chromes flatwound 0.45 (ECB81S).

Quando cheguei a casa fiquei surpreendido por elas não servirem no baixo e na minha opinião por via de uma estupidez da marca.

Antes do mais para melhor ilustração vou colocar foto do meu outro shortscale da Ibanez:

Cordas D´addario short scale IMG-20190909-173636

Acabei por colocar as cordas nesse daí e mesmo assim menos 1cm de corda e não dava.

Então é assim, como podem ver esse baixo tem uma ponte normal dessas que se colocam em precision ou jazz bass, cujas cordas estão presas até dois cm dos carrinhos (sadles) e mesmo assim aquele fio azul que enrola na ponta das cordas ficou apenas 1 cm acima do NUT.

Agora no baixo de cima (Harley Benton) como podem ver tem essa ponte flutuante que se encontra a 7 ou 8 cm do mecanismo que segura as cordas, logo o fio azul que está enrolado nas cordas ocupa todo o 1º traste o que torna impraticável. Também não dá para tirar o fio azul porque debaixo dele as cordas são muito menos espessas.

Agora a minha questão é a seguinte, porque é que a marca opta por colocar mais de 30 cm de corda revestida com o fio azul? Para que serve isso? Algum baixo tem um headstock de 30 cm?

Para mim é só estupidez mesmo.

Agora até medo tenho de comprar cordas para um medium scale. Vai ver e mesmo assim não dá.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por allexcosta Qui 7 Nov 2019 - 13:45

Qual a escala do Benton?

Baixo com cavalete é diferente a medida.

A parte coberta é longa porque você tem que enrolar na tarraxa.

Se você mandar uma foto pra D'Addario explicando o problema eles devem resolver sem maiores problemas.

Curiosidade: por que comprar short scale, já que você pode cortar a ponta?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por allexcosta Qui 7 Nov 2019 - 13:55

"Hey all. I hope this exact topic hasn't already been covered, but I couldn't find it on TB.

I got a set of D'addario ECB81S FlatWound short scale XL Chromes from JustStrings thinking I would swap strings on my wife's 6 year old Fender Mustang for her. But low and behold and much to my surprise - they are way too short! Of course I had to open the package to get out a string and (of course) JustStrings won't take them back. Here is how D'addario replied to me in an email - and I quote:

"You can't always tell which strings you need just by the scale length of your bass. Some basses are strung through the body, and the distances from the bridge to where the ball-end locks in, and the distance from the nut to the tuning pegs are not always exact. The best way to figure out the scale length would be to perform the following test:

1) Mark the lowest pitched string (while on your bass) at the nut with a marker.
2) Remove the string
3) Measure the distance from the inner edge of the ball end the mark you just made.
4) Record this length and refer to the following chart.

Length String Set Scale
Up to 32' D'Addario Short
32" - 34" D'Addario Medium
34" - 36" D'Addario Long
36" - 38" D'Addario Super Long

I hope this helps you." .... and by the way the "mediums" you need are on backorder.

Nowhere on any "string" site is this "string-through-body" problem mentioned. Now I'm out $28.91 because I opened the package.

I hope this post helps someone else avoid this expensive (to me) hassle."


https://www.talkbass.com/threads/daddario-ecb81s-too-short.631661/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por JAZZigo Qui 7 Nov 2019 - 15:34

Rui Lima escreveu:Boas a todos!

Criei esse tópico para fazer um alerta sobre as cordas d'addario shortscale!

Eu adquiri um baixo estilo Hofner do Paul Mccartney:

E como desejava ter umas cordas flatwound  fui numa loja aqui do Porto e comprei as chromes flatwound 0.45 (ECB81S).

Quando cheguei a casa fiquei surpreendido por elas não servirem no baixo e na minha opinião por via de uma estupidez da marca.

Antes do mais para melhor ilustração vou colocar foto do meu outro shortscale da Ibanez:

Acabei por colocar as cordas nesse daí e mesmo assim menos 1cm de corda e não dava.

Então é assim, como podem ver esse baixo tem uma ponte normal dessas que se colocam em precision ou jazz bass, cujas cordas estão presas até dois cm dos carrinhos (sadles) e mesmo assim aquele fio azul que enrola na ponta das cordas ficou apenas 1 cm acima do NUT.

Agora no baixo de cima (Harley Benton) como podem ver tem essa ponte flutuante que se encontra a 7 ou 8 cm do mecanismo que segura as cordas, logo o fio azul que está enrolado nas cordas ocupa todo o 1º traste o que torna impraticável. Também não dá para tirar o fio azul porque debaixo dele as cordas são muito menos espessas.

Agora a minha questão é a seguinte, porque é que a marca opta por colocar mais de 30 cm de corda revestida com o fio azul? Para que serve isso? Algum baixo tem um headstock de 30 cm?

Para mim é só estupidez mesmo.

Agora até medo tenho de comprar cordas para um medium scale. Vai ver e mesmo assim não dá.

As D'Addario short scale não servem mesmo. Você deve adquirir as D'Addario medium scale, para baixos com tail piece, como o Hofner violin, ou baixos com string thru body, como o Fender Mustang. Acredito que as Fender short scale possam servir no Hofner uma vez que servem no Mustang, mas não tenho certeza.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por JAZZigo Qui 7 Nov 2019 - 15:37

allexcosta escreveu:Curiosidade: por que comprar short scale, já que você pode cortar a ponta?
As cordas short scale e medium scale estreitam-se na medida certa sobre o headstock, logo após o nut, para facilitar a fixação/enrolação nos postes da tarraxas.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 15:37

allexcosta escreveu:Qual a escala do Benton?

Tem 30.5", As cordas short scale dariam se a ponte fosse do género do meu Ibanez.

allexcosta escreveu:

A parte coberta é longa porque você tem que enrolar na tarraxa.

Não colhe! Eu enrolei bem na tarraxa do Ibanez e cortei entre 15 a 18 cm nas 4 cordas, não há nenhum baixo que necessite disso tudo. É inacreditável.

allexcosta escreveu:
Curiosidade: por que comprar short scale, já que você pode cortar a ponta?

Porque é que elas existem?
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 15:41

Só agora vi os seus comentários Jazzigo!

Acho que vou experimentar as medium mas experimentar sem ter a certeza é mau porque o preço dessas cordas é muito elevado.
T
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por JAZZigo Qui 7 Nov 2019 - 15:48

Rui Lima escreveu:Só agora vi os seus comentários Jazzigo!

Acho que vou experimentar as medium mas experimentar sem ter a certeza é mau porque o preço dessas cordas é muito elevado.
T
up
A La Bella tem cordas específicas para baixos estilo "Hofner Beatle Bass":

Cordas D´addario short scale S-l1600

Comprei um set deste para o meu Mustang. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Zubrycky Qui 7 Nov 2019 - 15:55

Como curiosidade, as cordas que Paul McCartney usava no Hofner durante a época dos Beatles eram as Pyramid Gold Pure Nickel Flatwounds.

Cordas D´addario short scale Image-placeholder-title

Essas também foram as cordas usadas pelo Jack Casady e pelo Phil Lesh no Jefferson Airplane e no Grateful Dead, respectivamente.

https://www.bassplayer.com/gear/flat-world-a-roundup-of-flatwound-strings
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 16:14

Descobri que aqui em Portugal somos mesmo roubados no que às cordas diz respeito, paguei 39 euros por umas que nesse site estão a 25 dólares que ainda por cima tem uma cotação inferior ao euro.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 16:16

https://www.ludimusic.com/produtos/1719

Não foi nessa loja que comprei porque não tinha short mas paguei até menos 5 euros

https://www.ludimusic.com/produtos/19830/1719
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 16:18

Essa é a loja de referência aqui da europa

https://www.thomann.de/pt/daddario_ecb81s.htm

45 euros.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Zubrycky Qui 7 Nov 2019 - 16:41

Se em Portugal vocês são roubados, aqui no Brasil, tenha certeza, a situação é muito pior... cup Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por allexcosta Qui 7 Nov 2019 - 16:50

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Curiosidade: por que comprar short scale, já que você pode cortar a ponta?
As cordas short scale e medium scale estreitam-se na medida certa sobre o headstock, logo após o nut, para facilitar a fixação/enrolação nos postes da tarraxas.

Pois é, eu sei...

Rui Lima escreveu:Não colhe! Eu enrolei bem na tarraxa do Ibanez e cortei entre 15 a 18 cm nas 4 cordas, não há nenhum baixo que necessite disso tudo. É inacreditável.

"Não colhe" é muito legal. Laughing

JAZZigo escreveu:A La Bella tem cordas específicas para baixos estilo "Hofner Beatle Bass":

Será que o braço dos Hofner aguenta essas cordas?

Rui Lima escreveu:Descobri que aqui em Portugal somos mesmo roubados no que às cordas diz respeito, paguei 39 euros por umas que nesse site estão a 25 dólares que ainda por cima tem uma cotação inferior ao euro.

Nos EUA elas não são importadas...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Zubrycky Qui 7 Nov 2019 - 17:02

Acredito que eu tenha uns dois jogos dessa corda em algum lugar daqui de casa...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 21:52

Para que é que queres dois jogos de cordas se não as vais usar. Laughing
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Qui 7 Nov 2019 - 21:55

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Curiosidade: por que comprar short scale, já que você pode cortar a ponta?
As cordas short scale e medium scale estreitam-se na medida certa sobre o headstock, logo após o nut, para facilitar a fixação/enrolação nos postes da tarraxas.

Pois é, eu sei...

Rui Lima escreveu:Não colhe! Eu enrolei bem na tarraxa do Ibanez e cortei entre 15 a 18 cm nas 4 cordas, não há nenhum baixo que necessite disso tudo. É inacreditável.

"Não colhe" é muito legal.  Laughing

JAZZigo escreveu:A La Bella tem cordas específicas para baixos estilo "Hofner Beatle Bass":

Será que o braço dos Hofner aguenta essas cordas?

Rui Lima escreveu:Descobri que aqui em Portugal somos mesmo roubados no que às cordas diz respeito, paguei 39 euros por umas que nesse site estão a 25 dólares que ainda por cima tem uma cotação inferior ao euro.

Nos EUA elas não são importadas...

Não sei se é só dá importação. Aqui a política não é tão protecionista como aí. Os direitos alfandegários penso que são bem menores
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por allexcosta Qui 7 Nov 2019 - 22:00

Rui Lima escreveu:Não sei se é só dá importação. Aqui a política não é tão protecionista como aí. Os direitos alfandegários penso que são bem menores

Qualquer lugar do mundo terá taxas menores que o Brasi, mas ainda assim há taxas. E quase tudo na Europa é mais caro que nos EUA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por vcrz Qui 7 Nov 2019 - 22:45

Por isso eu gosto México, o custo de acessórios sai mais ou menos 30% mais caro q nos EUA, mas desses 30%, 16% é imposto único. Sendo assim o sobrepreço real é de 14%. Lógico q algumas lojas abusam por aqui, pelo fato de estar próximo a fronteira, quem pode vai até o Texas e compra tudo por lá, por consequência quem precisa no dia paga mais caro, quem pode se organizar e ir até os EUA economiza. Se não me engano o imposto no texas é algo de 9%, mas para entrar no México, você tem direito de trazer um conjunto completo de instrumento musical independente do valor ( ex: um baixista pode trazer, um baixo, um amplificador e acessórios do instrumento, o que me causa inveja de não termos algo do tipo no Brasil)
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por BLZENI Sex 8 Nov 2019 - 8:49

Não servem mesmo. uma rapida procura pela internet vc consegue verificar que baixos com tailpiece ou que prendem a corda por tras, as cordas precisam ser medium scale.
eu comprei um jogo de daddario flats medium scale pra colocar no meu fender coronado, coisa que ainda não fiz. pretendo trocar em breve.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Rui Lima Sex 8 Nov 2019 - 18:43

Sou um calhau! O próprio site da thomann, onde comprei o baixo, diz que quem quiser umas flatwound poderá compras as d' addario médium scale.

Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Zubrycky Sáb 9 Nov 2019 - 16:02

Rui Lima escreveu:Para que é que queres dois jogos de cordas se não as vais usar. Laughing

Ganhei de presente. Quanto à usá-las, bom, tenho que esperar alguma corda de algum de meus short scales quebrar para ver se elas servem... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por peter.forc Dom 10 Nov 2019 - 18:36

JAZZigo escreveu:

(...)
As D'Addario short scale não servem mesmo. Você deve adquirir as D'Addario medium scale, para baixos com tail piece, como o Hofner violin, ou baixos com string thru body, como o Fender Mustang. Acredito que as Fender short scale possam servir no Hofner uma vez que servem no Mustang, mas não tenho certeza.

Tenho utilizado as D´Addario short scale (EXL220S) em meu mustang (strings through body), sem problemas. Mas utilizo as round wound 0.040... Não sei se há diferença de tamanho para as flat wound 0.045 (creio que não deveria haver, sendo o mesmo fabricante...)
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por JAZZigo Dom 10 Nov 2019 - 22:21

ˆ
Sério?

Se bem me lembro, acho que foram D'Addario Chromes .050'' e a seda da extremidade do headstock passava sobre o nut.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas D´addario short scale Empty Re: Cordas D´addario short scale

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos