Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com modificação em pré

+4
patriciofernandes
Paulo Penna
Renato Aversari
jcsk8
8 participantes

Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Ajuda com modificação em pré

Mensagem por jcsk8 Seg Out 14, 2019 11:40 am

Bom dia.

Tenho um pré Sonorus CP 600J4 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-941714131-kit-pre-amplificador-circuito-ativo-p-baixo-cp600j4-sonorus-_JM)

Eu modifiquei ele, trocando o pot de médio para um duplo concêntrico, mantendo o médio em cima.
O de baixo foi usado como tone no modo passivo.
Instalei uma chave de duas posições. Uma ele vai pro circuito, outra ele faz a ligação direta como num passivo.
Funcionou corretamente. Só que no modo passivo, quando o volume está todo aberto, o som fica abafado, e o volume menor. Se eu reduzo ele pra uns 80% ele normaliza o volume, aumentando um pouco e volta o brilho.
Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Renato Aversari Seg Out 14, 2019 11:59 am

Pelo relato parece ser problema no próprio Potenciômetro.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 14, 2019 12:08 pm

Não tenho o conhecimento pra decifrar ainda mais sem o esquema mas pode ser valor incompatível de componente e quanto todo aberto pode estar desviando o sinal. Poste o esquema que alguém vai te ajudar
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por patriciofernandes Seg Out 14, 2019 11:44 pm

troque o potenciômetro
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por jcsk8 Qua Out 16, 2019 11:03 am

O problema não é no potenciômetro, visto que ele opera normalmente em modo ativo, e também testei outro valor de 500K e o problema continuou exatamente o mesmo.

Bom, o esquema é esse:
Ajuda com modificação em pré Deskto10

A modificação que eu fiz fio exatamente a descrita nesse vídeo Optei por postar o vídeo porque foto do circuito fica muito confuso e e não consegui desenhar por cima desse esquema aí.:


Me chamou a atenção o primeiro comentário do vídeo, "Cara, ficou interessante porém faço uma observação. Para não haver perda de sinal é interessante cortar o caminho da saída do pré para o potenciômetro na configuração passivo, além disso mesmo em passivo a bateria está sendo consumida nessa configuração, sendo assim recomendo usar uma toggle switch 3pdt pois aí em uma chave você mantem a seleção de sinal passando pelo pré ou bypassando, a outra você corta a saída do pré na configuração passivo e na outra você corta a alimentação da bateria. Eu pelo menos faria assim. Abraço"

Só que fiz o teste aqui agora, removendo a bateria e o baixo funciona. Então não sei está consumindo bateria mas não usando o sinal no modo passivo, mas pode ser essa perda de sinal que ele referiu.

Obrigado.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Guga Ramone Qua Out 16, 2019 12:42 pm

Tem que ver como você está fazendo esse chaveamento de ativo pra passivo. Talvez o teu problema esteja aí.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por patriciofernandes Qua Out 16, 2019 1:01 pm

Fiz esse tipo de chaveamento uma vez e não funcionou. Precisei trocar por uma chave com 2 posições/6 polos on/on para funcionar. Pode ser aí o problema.
Mas não tenho certeza.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por jcsk8 Qua Out 16, 2019 2:44 pm

patriciofernandes escreveu:Fiz esse tipo de chaveamento uma vez e não funcionou. Precisei trocar por uma chave com 2 posições/6 polos on/on para funcionar. Pode ser aí o problema.
Mas não tenho certeza.

É mais ou menos o que citei no comentário aí. O meu está funcionando, apesar desse problema. Eu acho que vou ter que usar a chave com seis pólos. Um lado usando o circuito, ativando a bateria e com a saída do pré chegando no potenciômetro, do outro lado desliga o circuito, desconecta a bateria e ainda desativa a saída do pré, mesmo estando sem participar, pra não ter desvio de sinal.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por patriciofernandes Qua Out 16, 2019 3:34 pm

jcsk8 escreveu:
patriciofernandes escreveu:Fiz esse tipo de chaveamento uma vez e não funcionou. Precisei trocar por uma chave com 2 posições/6 polos on/on para funcionar. Pode ser aí o problema.
Mas não tenho certeza.

É mais ou menos o que citei no comentário aí. O meu está funcionando, apesar desse problema. Eu acho que vou ter que usar a chave com seis pólos. Um lado usando o circuito, ativando a bateria e com a saída do pré chegando no potenciômetro, do outro lado desliga o circuito, desconecta a bateria e ainda desativa a saída do pré, mesmo estando sem participar, pra não ter desvio de sinal.

Fiz isso e resolveu meu problema. Até funcionava com a chave de 3 polos, mas não funcionava bem. Mas no meu caso, não tinha pot de tone
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Rick Charles Qua Out 16, 2019 6:47 pm

Eu coloquei ativo/passivo no TBM com a chave on-on de 6 polos, comigo funcionou beleza.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por leonariosousa Seg Nov 08, 2021 5:46 pm

Caracas!!! Também comprei esse pré e paguei pra o luthier instalar e não funcionou bacana. O som do volume ficou cortando e cheio de variações e chiados. Ele falou que veio com defeito. Já fiz a reclamação no ml e pedi a troca por outro. O meu baixo é um stringberg de 5 cordas que já não era essas coisas boas ( ching guin ling) e ficou pior com esse pré brasileiro. Que decepção. Espero que me enviem outro melhor.

leonariosousa
Membro

Mensagens : 2
Localização : Estreito - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por leonariosousa Seg Nov 08, 2021 5:47 pm

Ajuda com modificação em pré Fotoci10

leonariosousa
Membro

Mensagens : 2
Localização : Estreito - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por patriciofernandes Seg Nov 08, 2021 6:01 pm

Pelo que você descreve, o problema é provavelmente o potenciometro de volume. O pré deve estar em boas condições
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Guga Ramone Qui Nov 11, 2021 11:16 am

Pela foto e descrição do problema, me parece que alguma parte do circuito está encostando na blindagem do instrumento. Peça para seu luthier verificar atentamente isto.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Gabriel_cwb Qui Nov 11, 2021 1:15 pm

Guga Ramone escreveu:Pela foto e descrição do problema, me parece que alguma parte do circuito está encostando na blindagem do instrumento. Peça para seu luthier verificar atentamente isto.

Boa! Isso já aconteceu comigo umas 2 vezes. Inclusive o contato não negativo de algum dos potenciometros, na hora de atarrachar o potenciometro acaba encostando na blindagem. Eu coloco uma fita isolante nestes pontos para evitar o contato.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com modificação em pré Empty Re: Ajuda com modificação em pré

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos