Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a mão esquerda

+2
elson.arcos
jholanda
6 participantes

Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Sobre a mão esquerda

Mensagem por jholanda Seg Set 30, 2019 10:56 pm

Bom, imagino que seja a coisa mais tola que já perguntaram por aqui mas estou tendo dificuldade com a mão esquerda. Vi em vídeos - inclusive da Voila - que se costuma manter uma separação equidistante entre os dedos 1, 2 e 4.
Só que, ao tentar fazê-lo, acabo tendo que abandonar o formato natural da mão, forçando os dedos da mão e a musculatura do braço. Ouvi dizer que antigamente se colocava algum objeto entre os dedos. Há uma maneira certa de treinar isso?

Obrigado
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por elson.arcos Qui Out 10, 2019 9:45 pm

Olá, em primeiro lugar, acho que o mais seguro é procurar um professor pra te dar as noções corretas nessa primeira montagem da tua técnica.

Vou tentar colaborar aqui, espero que os demais também dêm uma força. Mesmo que o Baixo seja um instrumento que exige muito da tua mão, não deveria estar doendo, pelo menos ao ponto de te molestar muito ou causar alguma lesão, e se está com a postura correta da mão e ainda assim dói, então tem que fazer pausas maiores entre os estudos.

Mas não esqueça, procure um amigo que toque, um professor, alguém que possa te orientar presencialmente.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por jholanda Sex Out 11, 2019 10:22 am

Obrigado pela atenção. Estou me adaptando ao instrumento aos poucos. Diminui as sessões de prática e estou usando um espelho para verificar pontão de tensão, o que tem ajudado bastante. Acho que vai levar algu temp até que a mão se acostume mas um dia chego lá
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 11, 2019 10:55 am

jholanda escreveu:(...)Vi em vídeos - inclusive da Voila - que se costuma manter uma separação equidistante entre os dedos 1, 2 e 4.
Sim.

Como a da imagem abaixo:
Sobre a mão esquerda  1-30.002

Caso essa imagem saia do ar algum dia, o link de busca no google é esse aqui:
https://www.google.com/search?q=double+bass+left+hand&sxsrf=ACYBGNQbodUGM--HaO7tmVT3LmR34PuMFg:1570801156348&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiAgb-nqpTlAhUMH7kGHcURAasQ_AUIEygC&biw=1134&bih=594

jholanda escreveu:Só que, ao tentar fazê-lo, acabo tendo que abandonar o formato natural da mão, forçando os dedos da mão e a musculatura do braço. Ouvi dizer que antigamente se colocava algum objeto entre os dedos. Há uma maneira certa  de treinar isso?

A Voila trada disso em alguns videos. Aqui tem um exemplo:


Se o seu inglês estiver em dia, dá pra fazer algumas aulas no Discover Double Bass ( https://discoverdoublebass.com )
Aqui tem alguns videos free que também podem ajudar:





Não conheço muito material bom que esteja em português além da Voila mesmo.

http://www.voilamarques.com

Minhas considerações:
- Procure um professor. Instrumentos de cordas são muito difícieis de se aprender sozinho e sem supervisão;
- O baixo do seu avatar me parece ser 1/2. Mais uma razão para procurar um professor. Ele é menor do que um 3/4. A grande maioria dos videos considera uso de baixos 3/4 ou 4/4. Baixo 1/2 possuem o espelho ligeiramente menor e um professor pode te ajudar nisso também;
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por jholanda Sex Out 11, 2019 12:14 pm

Muito obrigado por dedicar um tempo para separar esses vídeos :-) Inglês não é problema. Vou estudá-los ainda hoje! Comecei as aulas com um professor. Mesmo assim acho que suas dicas vão ser de grande ajuda.

Meu contrabaixo é 3/4. Eu é que sou um tanto alto. Até pensei em comprar um 4/4 ... Mas ele não é tão pequeno como parece na foto. Depois de ajustar o espigão ficou bem confortável ... para um contrabaixo ;-)

abs

joão
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por Claudio Qua Out 30, 2019 12:37 pm

jholanda escreveu:
Há uma maneira certa  de treinar isso?

Em função do dedo 4 ser o mais "fraco" no momento de fazer a pressão sobre as cordas, algumas escolas utilizam o dedo 3 como apoio para o dedo 4. Uma forma de treinar isso e fazer a concha se adaptar ao estilo, é prender os dedos 3 e 4 com um elástico ou esparadrapo. Com o tempo você acaba acostumando!

Mas... mas... maaaaaasss, sinceramente, eu já assistir vários vídeos de baixistas do calibre de Ron Carter, NHOP e Brian Broomberg, utilizando os 4 dedos de forma plena dentro do espelho e sem a menor preocupação com "certo ou errado". Se você não vai seguir caminho pela música erudita e suas escolas ortodoxas, aconselho ao amigo a buscar a forma mais confortável e que melhor lhe agrada para trabalhar a concha no espelho, seja com 1,2,4 ou com 1,2,3,4. E, não menos importante, é entender que na busca da afinação, a distância entre os dedos 1 e 4 deve compreender um intervalo de segunda.  :-)
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por jholanda Qui Out 31, 2019 8:06 am

Obrigado, Claudio. Às vezes dou uma escorregada, por conta da digitação no elétrico, mas já estou me acostumando com o 1-2-4. Adorando a experiência de tocar mais com cordas soltas e ter que ouvir mais as notas, que dificilmente saem certas de prima. O shape da mão ainda está ruim, ainda mais quando comparo com o da Voila. O maior problema está em manter o formato da mão como um todo além da, dificuldade de ajustar a distância entre os dedos ao longo da escala do instrumento. Mas quando escolhi o instrumento já sabia o que ia encontrar pela frente ;-)
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Gabriel Felix gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por Gabriel Felix Dom Out 17, 2021 10:05 pm

procure não isolar o dedo mínimo (4) quando for pensar em posicionar seus dedos na meia posição até a sétima ou oitava posição... pense na digitação do dedo 4, como se fosse digitar o dedo anelar JUNTO ao dedo mínimo...


Última edição por Gabriel Felix em Ter Out 19, 2021 11:41 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : resposta mais precisa)

____________________________
Arrow * Músico, Contrabaixista. *
|Baixo acústico & Baixo elétrico.|
Arrow * Professor particular.(12)996480191 *
|Aulas práticas & Aulas teóricas|
Gabriel Felix
Gabriel Felix
Membro

Mensagens : 12
Localização : São José dos Campos (SP)

https://linktr.ee/gabrielfelixmsantos

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por fheliojr Seg Out 18, 2021 11:24 pm

^ Um amigo e ex-professor meu de baixo elétrico tocava acústico, pela escola francesa, mas ele dizia que a alemã era melhor, mas não me lembro o porquê.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a mão esquerda  Empty Re: Sobre a mão esquerda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos