Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

+5
Zubrycky
Uchoa
vinibassplayer
allexcosta
Tatohk
9 participantes

Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Tatohk Sex Set 27, 2019 8:33 am

Bom dia.

Estou iniciando agora no baixo. Toco batera há algum tempo e surgiu uma oportunidade de trocar um prato que tinha encostado em um Giannini GIB445 (MM ativo 5 cordas), e assim o fiz.

Curti o som dele. Está muito conservado, bem cuidado e funcionando perfeitamente até onde eu vi.

Surgiu uma oportunidade de, mesmo antes de iniciar os estudos, trocar esse baixo em um Tagima TBM4 ou em um Soundgear Ibanez 4 cordas.

Então tenho umas perguntas de total leigo/iniciante:

a) qual dos baixos é melhor no quesito som e no quesito durabilidade/componentes

b) qual seria mais confortável/fácil para aprender

c) qual deles atingiria uma maior gama de estilos após aprender, no caso o que seria mais versátil para uso

Agradeço desde já a atenção de todos. Um forte abraço.

Tatohk
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Convidado Sex Set 27, 2019 9:19 am

Tatohk escreveu:Bom dia.


Surgiu uma oportunidade de, mesmo antes de iniciar os estudos, trocar esse baixo em um Tagima TBM4 ou em um Soundgear Ibanez 4 cordas.

Se o baixo está em boas condições, permaneça com ele.

Tatohk escreveu:

Então tenho umas perguntas de total leigo/iniciante:

Bora lá...

Tatohk escreveu:
a) qual dos baixos é melhor no quesito som e no quesito durabilidade/componentes


Som depende do seu gosto e durabilidade do seu cuidado.

Tatohk escreveu:
b) qual seria mais confortável/fácil para aprender
Regulado e em boas condições qualquer um
Tatohk escreveu:
c) qual deles atingiria uma maior gama de estilos após aprender, no caso o que seria mais versátil para uso
scratch


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2019 10:20 am

Toque uma hora nos dois com boas cordas e regulados. O que seu coração mandar, é esse... Depois disso só pense de novo no assunto depois de uns 2 anos, talvez...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por vinibassplayer Sex Set 27, 2019 12:37 pm

boa tarde Tatohk!
bem vindo ao fórum
esse tipo de pergunta é simples de responder: qualquer baixo, se bem regulado e com cordas novas, dá pra aprender a tocar e tocar qualquer estilo musical.
Se vc esta começando agora no mundo da musica, nao só do baixo, preocupe-se primeiro em ter um instrumento funcional, estudar e desenvolver seus ouvidos. com o tempo e a experiencia seus ouvidos vao perceber o que falta e o que sobra nos instrumentos q vc usa e vc estará mais apto a determinar qual instrumento é melhor pra vc.

Curti o som dele. Está muito conservado, bem cuidado e funcionando perfeitamente até onde eu vi.

creio que aki vc já decidiu bem o que vc precisa.. teste os outros baixos e fique com o que te agrada, mas se esse giannini esta bem regulado e tocável, invista tua grana em aulas, estudos e prática que em breve vc vai entender melhor o que quer de um baixo.

abçs!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Uchoa Sex Set 27, 2019 1:11 pm

Testar os dois realmente como já citado e ver qual deles você se sente mais confortável .

Eu nesses baixos de entrada realmente não gosto que sejam ativos pela eletrônica bem ruim , até nos passivos de entrada os potenciômetros pecam bem .

Mas para começar é tocar e sentir o que manda o coração .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Tatohk Sex Set 27, 2019 6:17 pm

Caramba, show de bola pessoal. Valeu mesmo pelas indicações. Vou manter esse baixo então por enquanto. Vou levar até um luthier pra dar uma revisada nele, ver se precisa ajustar ou regular alguma coisa e vou ficar com ele até sentir que preciso mudar. Valeu mesmo pelas respostas. Forte abraço a todos.

Tatohk
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Zubrycky Sex Set 27, 2019 7:27 pm

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por vinibassplayer Sex Set 27, 2019 11:25 pm


um dos posts mais importantes desse blog TODO, devia estar fixado logo abaixo do logo do forum
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por marcelinhobass Qui Abr 09, 2020 4:31 am

Tatohk escreveu:Bom dia.

Estou iniciando agora no baixo. Toco batera há algum tempo e surgiu uma oportunidade de trocar um prato que tinha encostado em um Giannini GIB445 (MM ativo 5 cordas), e assim o fiz.

Curti o som dele. Está muito conservado, bem cuidado e funcionando perfeitamente até onde eu vi.

Surgiu uma oportunidade de, mesmo antes de iniciar os estudos, trocar esse baixo em um Tagima TBM4 ou em um Soundgear Ibanez 4 cordas.

Então tenho umas perguntas de total leigo/iniciante:

a) qual dos baixos é melhor no quesito som e no quesito durabilidade/componentes

b) qual seria mais confortável/fácil para aprender

c) qual deles atingiria uma maior gama de estilos após aprender, no caso o que seria mais versátil para uso

Agradeço desde já a atenção de todos. Um forte abraço.
Sei que eu estou meio atrasado mas vamos lá.
Eu prefiro o GIB 445 (Tive um GIB 440 e um 445) do que os Tagimas TBM. Tive 2 TBM's 5 e achei ambos uma porcaria.
a) Você gosta de loira, ruiva ou morena?
Não existe baixo melhor no quesito "som". Existe o que atrai os seus ouvidos. Em relação aos componentes, eu evitaria alguns Tagimas e alguns Memphis. Já dei manutenção e já vi diversos dele com péssimas ferragens. Tarraxas que quebraram com pouquíssimo tempo de uso e pontes que empenavam, etc.
b) Sei lá cara ! Isso é tão pessoal quanto o tipo de cueca que você prefere usar. Sente a bunda na cadeira e teste todos eles regulados e com bons encordoamentos.
c) Novamente... É algo pessoal ! Eu sou fã xiita dos Music Man Stingray's e acho eles super versáteis, porém já ouvi opiniões contrárias a minha. Isso se enquadra na mesma opção da letra B. É questão de gosto !
Hoje eu encontrei meu timbre depois de ter uns 25 baixos. O meu está nos Sterlings e nos Stingray's.
São baixos que para MIM se encaixam do forró ao metal.
Assim, provavelmente você já deve ter pegado seu novo baixo depois de ter criado esse tópico, mas eu recomendaria algum baixo do tipo Jazz Bass para você. É um baixo que a grande e esmagadora maioria dos baixistas curte.
Enfim, siga seu coração, teste e tire suas próprias conclusões !
Ah, antes que alguém diga alguma besteira pra você: baixos ativos não são melhores ou piores do que baixos ativos. Também é uma questão de gosto !
Eu só uso os Ativos. Sempre preferi... Mas é gosto, ok ?
Inclusive, caso queira, há um tópico por aqui especificando os tipos e as diferenças de cada um. É um tópico excelente para desmistificar algumas balelas que alguns vendedores adoram falar para iniciantes...
Abração e boa sorte !
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por CSergio Qui Abr 09, 2020 9:38 am



Bonito e som bacana; se topasse com um desses à venda, seria capaz de comprar.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4128
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por patriciofernandes Qui Abr 09, 2020 8:49 pm

Rapaz, que engraçado, o traste do instrumento acaba antes de acabar a escala kkkkkk
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por marcelinhobass Sex Abr 10, 2020 3:39 am

CSergio escreveu:

Bonito e som bacana; se topasse com um desses à venda, seria capaz de comprar.
Eu tive dois desses.
um GIB 445 e um GIB 440 verde translúcido. Eles eram mais antigos que esse do vídeo e também possuíam o headstock igual ao dos Stingray's.
Sinceramente, os meus davam um couro nesses TBM da vida.
Na época eu troquei o circuito dos dois e coloquei um circuito artec, sei lá...
Aliado ao fato de que esses GIB eram bem mais leves do que os TBM que eu tive e que também eles são muito mais fiéis as medidas dos Stingray (o que pra mim é um ponto extremamente positivo).
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por marcelinhobass Sex Abr 10, 2020 3:42 am

Antes que me pergunte, sim... eu tive dois TBM5 ! Um preto, daquele primeiro, com a ponte mais afastada da borda do corpo (detestei) e um branco desses mais atuais, que tem o corpo um pouco menor.
Eu peguei tanto nojo do primeiro que eu desmontei ele e montei outro baixo pra mim usando algumas peças dele e no final eu doei o corpo e o braço...
Enfim, detesto os TBM. (Nada contra quem tem)
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por patriciofernandes Sex Abr 10, 2020 5:06 am

não gostou dos novos TBM também?
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por marcelinhobass Sex Abr 10, 2020 6:07 am

patriciofernandes escreveu:não gostou dos novos TBM também?
Não! Tive um desses novos da cor branca...
Não casei mesmo ! Modifiquei ele, mexi no circuito, etc, etc...
A primeira que eu fiz nos dois que eu tive foi a ligação das bobinas em paralelo... você já deve saber, mas eles vem com os bobinas docaptador ligadas em série e o timbre "clássico" dos SR é com as bobinas em paralelo.
Bom, o som dele até que ficou bem legal, mas a minha implicância com eles é principalmente por conta do corpo... (se eu te contar os motivos você vai ficar até com raiva de mim hahaha). Mas não gostei... não casei com ele ! Assim, opinião minha, eu prefiri mil vezes os GIB que eu tive...
Inclusive eu tenho até um corpo aqui em casa. Comprei de luthier. É nas mesmas medidas um Stingray classic... mas acabou que na época eu peguei e passei o TBM pra frente e o corpo tá guardadinho aqui até hoje esperando um braço (Eu ia usar o braço do TBM, modificar o headstock e ia por nesse corpo)


Última edição por marcelinhobass em Sex Abr 10, 2020 6:12 am, editado 2 vez(es)
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por marcelinhobass Sex Abr 10, 2020 6:09 am

Mas não se ofenda Hahahahaha
Eu sou meio do "contra". Outro baixo que eu não curti foram os Millenium 5 . Só que no caso dele a minha birra é com as ferragens e com o timbre...
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Contraponto Sex Abr 10, 2020 8:02 pm

Tatohk escreveu:

a) qual dos baixos é melhor no quesito som e no quesito durabilidade/componentes

b) qual seria mais confortável/fácil para aprender

c) qual deles atingiria uma maior gama de estilos após aprender, no caso o que seria mais versátil para uso

Agradeço desde já a atenção de todos. Um forte abraço.

Cara, se puder, pegue o baixo que você já tem, leve a um luthier, faça uma regulagem e, se necessário nivelamento/retífica de trastes, troque o encordoamento por um novo e vá aprendendo com ele até você entender o seu próprio gosto em relação ao timbre do Baixo. É melhor do que você investir uma grana agora de começo e depois se arrepender.

Respondendo as perguntas com minha opinião pessoal:

a) Qualquer baixo bem construído, com boas madeiras selecionadas e ferragens bem cromadas e blindadas. Em relação a hardware, tem algumas marcas de grande confiança no mercado: Hipshot, Schaller, Gotoh, etc., mas não se costuma ver esse tipo de componente em baixos de entrada.

b) Em termos de conforto para aprender, normalmente se indica um Baixo de 4 Cordas, com encordoamento 0.40, pela maciez e menor tamanho do braço. Um braço em C Shape, como os Jazz vintage costuma ser bastante confortável e 'fácil' para aprender.

c) Um baixo com circuito ativo costuma atingir uma maior gama de estilos porque permite mais opções de timbragem, mas normalmente não são tão bem aproveitados por iniciantes que, justamente por estarem começando, tem dificuldades para timbrar o instrumento e equalizá-los perfeitamente.

Dito tudo isso, volto a recomendar que você leve o baixo que já possui a um Luthier, ajeite ele e seja feliz! Boa sorte!
Contraponto
Contraponto
Membro

Mensagens : 42
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando agora no baixo - dica de instrumento Empty Re: Iniciando agora no baixo - dica de instrumento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos