Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

5 participantes

Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por AndréBurger 2019-09-25, 23:08

Senhores, boa noite.

Estou planejando a planta de um sobrado comprido e estreito no qual moro para uma reforma, ele já está há mais de 30 anos sem uma reforma geral e pretendo fazer isto agora.

Ao fazer a planta, obviamente vieram as
loucuras de quem baba por fazer um som...
Pois bem, abaixo apresento o que fantasiei no fundo desse sobrado comprido e estreito:
[url=https://servimg.com/view/20117441/1]Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Img_2010.
A imagem acima refere-se ao fundo da casa.
Ou seja, planejo (não sei se é possível) fazer um híbrido de:
.sala de estudo
.estúdio de ensaio
.um 'palquinho' integrado com a sala.

A preocupação principal e que creio ser a mais fácil de resolver é em relação a transmissão de som para os vizinhos A e B (que são comerciais, não residência). Colocarei uma camada de lã de rocha e MDF, ainda vou estudar melhor qual espessura desses materiais irei necessitar, mas creio eles junto com a alvenaria baste - infelizmente não sei qual a espessura da parede.

Ainda quanto aos vizinhos, creio que C não terá problema, com o uso das portas 3 e 4.

Bem, o desafio principal, resume-se a esse caráter híbrido que quero do estúdio/palco: planejei colocar a porta 1(p1) ligando a sala de estar e o restante da casa ao estúdio, de forma a poder transformá-lo em 'palquinho' quando receber amigos em casa.
O que gostaria de saber é se vocês conhecem alguma porta com um material que reduza pelo menos uns 15db (para o modo estudo e ensaio) que possibilite a abertura quando necessário (para utilizar como o 'palco'.
Estava imaginando uma porta com pelo menos uns 2m de largura.
Estava pensando em fazer algo semelhante àquelas gaiolas de acrílico que o pessoal usa para bateria. Vocês tem outras sugestões?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por allexcosta 2019-09-26, 09:23

Não sei se entendi bem.

Essa porta 1 é de correr? Aí você quer ela aberta e bem larga pra seus amigos assistirem aos mini-shows sentados na sala de estar?

Não imagino um cenário em que uma pessoa sentada em frente à TV mostrada terá algum sossego pra ver um filme enquanto você ensaia com banda no estúdio ao lado.

E o grave indefinito vai chegar nos vizinhos sim. E, dependendo do tipo de comércio, pode incomodar bastante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por Uchoa 2019-09-26, 09:43

Teria que fazer box in box para diminuir as ondas transmitidas mecanicamente .

Mas tem problema do tamanho dos cômodos que com o tratamento pesado , praticamente vai ficar uma pessoa em pé e está arriscado ainda a passar som .

Seria algo caríssimo a princípio , mais certo seria derrubar e fazer um cômodo só e box in box e prepara o bolso , pois vai ter que contratar um profissional para te dar garantias que vá funcionar .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por Paulo Penna 2019-09-26, 09:46

Tem de isolar o chão e teto TB.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por Uchoa 2019-09-26, 09:54

^Sim Box in Box !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por Paulo Penna 2019-09-26, 11:01

Uchoa escreveu:^Sim Box in Box !
Postamos quase juntos....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por Uchoa 2019-09-26, 12:00

rock
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por AndréBurger 2019-09-26, 13:10

Oi Allex, Paulo e Uchoa, obrigado pelo apoio!!!

Sobre o box in a box: não tinha me ligado quanto ao chão e ao teto quando escrevi. Há a necessidade de preenchê-los? O teto é uma laje e o chão está sobre terra firme (estou montando no andar térreo, ou no rés-do-chão de um sobrado).

Nas paredes colocaria um dry wall preenchido com lã de rocha, chegando até a uns 15cm de espessura em cada parede. Só o Dry wall, pelo o que estudei já me forneceria uma atenuação de até 48dB:

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Especificacao-drywall-tabela-de-desempenho-768x330
https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/especificacao-drywall/


Sobre a porta P1 (o que considero o principal problema):
A questão do tipo da porta está em aberto para mim. Não sei que tipo de porta seria a mais eficiente nessa P1 e se é que existe algum tipo de porta para isso. Tive em mente aquelas gaiolas de acrílico que batera usa em gravações, com dobradiças. Poderia ser algo de correr, também. Alguma sugestão?

Lembrando que não quero abrir uma balada pros amigos rsrs, mas fazer um som com o pessoal em casa.

Cenário 1: reunir amigos para tocar em horários fora do expediente dos vizinhos A e C. O vizinho B é residencial e já estaria protegido pela parede com isolamento.
. P1 aberta
. P2 mais o pessoal dentro do lugar atenuaria o som que sai de casa.
. Imagino que ainda teria um vazamento de som pequeno, mas verificaria se estaria atendendo a legislação e se for o caso, abafadores na batera.

Cenário 2: estudar nesse espaço, sozinho ou com banda/ensaio com no máximo amigos de amigos que podem ser sax, trompete, etc.
.P1 fechada.

Nesse caso, não me passou pela cabeça uma porta transparente e de grande dimensão capaz de reduzir o barulho vindo do estúdio a ponto de poder assistir filme na sala de estar ficando completamente isolado do estúdio.

Mas o que eu gostaria de garantir é uma atenuação a ponto de não ficar incomodo para quem está na casa, pelo menos com a possibilidade de ler um livro num cômodo mais distante rs. Ontem disse 15dB, mas hoje testando, acho que seria mais algo para 30-40dB de atenuação. Pelo o que li janelas antirruídos prometem esta atenuação que desejo.

Pela semana vou conversar com amigos que tiveram estúdios, também. Essa ideia me veio ontem, de não simplesmente ter um quarto isolado da casa para tocar, mas ter também a possibilidade de deixar ele integrado a casa.

Possibilidades que são as últimas³³ opções:
.bateria eletrônica
.fechar este quarto e tratá-lo como um box in a box comum.


Valeu galera!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por allexcosta 2019-09-26, 14:07

^ Essas teorias de quanto atenua são legais no papel, mas esse tipo de coisa se baseia pelo link mais fraco, no caso, a tubulação de energia, o buraco do ar-condicionado (caso exista) e coisas assim...

Box in a box é legal, mas o custo é alto...

Esse lance de alguém estar em casa tranquilamente lendo um livro enquanto você toca nessa sala com banda é meio utópica sem investir em algo profissional.

A tal da porta 1 é meio um mistério mesmo. Talvez a melhor opção seja um aquário, mas aí a interação entre os ambientes fica prejudicada. O ideal seria uma porta de estúdio normal mesmo, mas não dá pra fazer uma larga assim. Alguma opção de correr perderia todo o isolamento.

Sobre o piso, o Cid montou um lance sobre borrachas ou pneus, não lembro bem. Você acha aqui nesse sub-fórum se pesquisar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por NETOULTRA 2019-09-26, 15:33

allexcosta escreveu:^ Essas teorias de quanto atenua são legais no papel, mas esse tipo de coisa se baseia pelo link mais fraco, no caso, a tubulação de energia, o buraco do ar-condicionado (caso exista) e coisas assim...

Box in a box é legal, mas o custo é alto...

Esse lance de alguém estar em casa tranquilamente lendo um livro enquanto você toca nessa sala com banda é meio utópica sem investir em algo profissional.

A tal da porta 1 é meio um mistério mesmo. Talvez a melhor opção seja um aquário, mas aí a interação entre os ambientes fica prejudicada. O ideal seria uma porta de estúdio normal mesmo, mas não dá pra fazer uma larga assim. Alguma opção de correr perderia todo o isolamento.

Sobre o piso, o Cid montou um lance sobre borrachas ou pneus, não lembro bem. Você acha aqui nesse sub-fórum se pesquisar.

Som e agua sao 2 coisas dificeis de segurar, eles sempre encontram um brecha pra vazar... O Spl de uma bateria acustica é absurdo, pra um projeto como esse na minha opinião nao tem como fugir de uma bateria eletronica com o mínimo de caixas possíveis, outra coisa cubo de baixo é um problemão... se tu ligar um meteoro de 8 Polegadas dentro de um quarto já complicado de segurar as ondas... Enfim, nao da pra fugir da física...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por AndréBurger 2019-09-26, 16:16

@Allex, dei várias olhadas já no projeto do Cid. Acho que vc tá se referindo a um tablado com bolas de tenis, né? Entendi que o dele teve que ser essa engenharia pois estava em um apartamento. O meu por se tratar de uma residência no térreo creio não exigir aquilo. Borracha mais compensado acho que já bastaria.


@NETOULTRA
É, meu medo é optar pela bateria eletrônica ou aquelas híbridas. Nunca fui muito com a cara delas. Mas sem dúvida os prós que ela oferecem em questão de espaço e controle do som tão ganhando minha mente. Quando meu lado músico fala, eu volto pra acústica hehehe

Infelizmente ainda tô tendo que dividir meu tempo com questões estruturais que estão antes no meu cronograma.
Enquanto isso brotou na minha cabeça uma ideia de colocar 2 janelas, ou ver duas portas de correr menor ou fazer um aquário com vidro duplo.. fazer o que? Neutral
O que eu quero é ter a possibilidade de estar visualmente junto do restante da casa.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por allexcosta 2019-09-26, 19:57

AndréBurger escreveu:@Allex, dei várias olhadas já no projeto do Cid. Acho que vc tá se referindo a um tablado com bolas de tenis, né? Entendi que o dele teve que ser essa engenharia pois estava em um apartamento. O meu por se tratar de uma residência no térreo creio não exigir aquilo. Borracha mais compensado acho que já bastaria.

Blz...

Mas é um projeto legal pra você dar uma olhada, mesmo que não tenha servido (se me lembro bem) pra o que ele queria.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa Empty Re: Palco, sala de estudo e estúdio de ensaio: sala híbrida dentro de casa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos