Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformação - TBM 5

+9
patriciofernandes
Diegobass
Rick Charles
Guga Ramone
Uchoa
RobertoGrecoJr
Mauricio Luiz Bertola
vinibassplayer
D.Pinheiro
13 participantes

Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Transformação - TBM 5

Mensagem por RobertoGrecoJr Seg Set 23, 2019 5:04 pm

Prezados amigos.

Tenho um Tagima TBM 5 que, hoje, é o meu baixo secundário.
Há tempos tenho a vontade de "transformá-lo" em passivo e andei lendo alguns tópicos aqui no fórum sobre "splitar" o captador MM dele.
Não tenho interesse, a princípio, de "splitar" o captador mas sim de deixá-lo passivo.

Pergunta:
Como faço para realizar esse procedimento de eliminar de vez o uso da bateria do baixo, deixando-o totalmente passivo?
Preciso comprar um novo circuito? O Captador original dele é compatível para ser passivo ?

Estou com orçamento apertadíssimo e, portanto, mandar ao luthier não é uma opção no momento.
Seria uma experiência mesmo. Algo que, além de me trazer uma sonoridade interessante, seria como uma experiência, um passatempo.

Tenho certa experiência com soldas e blindagem de instrumentos, bem como com regulagens, então, não estaria completamente no escuro.

Agradeço desde já.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por D.Pinheiro Seg Set 23, 2019 5:16 pm

Estou para fazer essa modificação no meu baixo, falei com luthie e na conversa ele me explicou que só preciso trocar os potenciômetros. Na verdade, ele vai tirar o circuito, trocar os potenciômetros (ficando 1 de volume e 1 de tone) e pronto. Minha intenção é colocar uma chave de serial/paralelo também mas ainda estou analisando.
Da pra usar o mesmo captador que vem no baixo (minha ideia é mudar para um melhor) e o esquema de ligação acho que não é difícil de achar, no site dos captadores cabrera tinha um PDF com esquema de ligação.
Em relação a fazer em casa, parece um processo simples mas eu não me garanto em fazer só então prefiro mandar para um profissional.

D.Pinheiro
Membro

Mensagens : 41
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 23, 2019 5:18 pm

RobertoGrecoJr escreveu:Prezados amigos.

Tenho um Tagima TBM 5 que, hoje, é o meu baixo secundário.
Há tempos tenho a vontade de "transformá-lo" em passivo e andei lendo alguns tópicos aqui no fórum sobre "splitar" o captador MM dele.
Não tenho interesse, a princípio, de "splitar" o captador mas sim de deixá-lo passivo.

Pergunta:
Como faço para realizar esse procedimento de eliminar de vez o uso da bateria do baixo, deixando-o totalmente passivo?
Preciso comprar um novo circuito? O Captador original dele é compatível para ser passivo ?

Estou com orçamento apertadíssimo e, portanto, mandar ao luthier não é uma opção no momento.
Seria uma experiência mesmo. Algo que, além de me trazer uma sonoridade interessante, seria como uma experiência, um passatempo.

Tenho certa experiência com soldas e blindagem de instrumentos, bem como com regulagens, então, não estaria completamente no escuro.

Agradeço desde já.
Basta refazer o circuito (quem sabe fazê-lo).
Com 3 potenciômetros e um "jack" de saída.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Seg Set 23, 2019 5:42 pm

^ aí vc vai ter q adaptar o plate que tem mais furos do que vao ser utilizados.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por RobertoGrecoJr Seg Set 23, 2019 5:57 pm

Agradeço aos amigos !

Vou tentar executar o serviço.

RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 23, 2019 6:15 pm

Esse circuito acima NÃO é o padrão.
O padrão é esses:
https://www.google.com/search?rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR846&sxsrf=ACYBGNTLTAs-6cSoFkOsMJkrUPI89153Qg:1569273278557&q=MM+bass+passive+schematics&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjttcvC7ufkAhVPIbkGHf7YAiYQsAR6BAgIEAE&biw=1600&bih=767#imgrc=YIWppdQyWsBG0M:
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por RobertoGrecoJr Seg Set 23, 2019 6:17 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse circuito acima NÃO é o padrão.
O padrão é esses:
https://www.google.com/search?rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR846&sxsrf=ACYBGNTLTAs-6cSoFkOsMJkrUPI89153Qg:1569273278557&q=MM+bass+passive+schematics&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjttcvC7ufkAhVPIbkGHf7YAiYQsAR6BAgIEAE&biw=1600&bih=767#imgrc=YIWppdQyWsBG0M:

Obrigado Bertola !
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Seg Set 23, 2019 9:01 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse circuito acima NÃO é o padrão.
O padrão é esses:
https://www.google.com/search?rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR846&sxsrf=ACYBGNTLTAs-6cSoFkOsMJkrUPI89153Qg:1569273278557&q=MM+bass+passive+schematics&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjttcvC7ufkAhVPIbkGHf7YAiYQsAR6BAgIEAE&biw=1600&bih=767#imgrc=YIWppdQyWsBG0M:

ai vai ser um cap funcionando como dois? sempre splitado?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Uchoa Seg Set 23, 2019 9:11 pm

Eu acho estranho , prefiro em um volume só !

Teria que recorrer a chavinha + volume .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 23, 2019 11:02 pm

vinibassplayer escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse circuito acima NÃO é o padrão.
O padrão é esses:
https://www.google.com/search?rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR846&sxsrf=ACYBGNTLTAs-6cSoFkOsMJkrUPI89153Qg:1569273278557&q=MM+bass+passive+schematics&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjttcvC7ufkAhVPIbkGHf7YAiYQsAR6BAgIEAE&biw=1600&bih=767#imgrc=YIWppdQyWsBG0M:

ai vai ser um cap funcionando como dois? sempre splitado?
Não. Cada pot aciona uma bobina. Ao acionar os dois temos as duas bobinas funcionando, como um Hb.
Esse é o padrão dos Music Man.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Guga Ramone Ter Set 24, 2019 10:56 am

Vou fazer uma mod semelhante no meu TBM4. Definitivamente não gosto do pré dele. Atualmente ele está com uma chavinha q desliga o pré e manda o sinal do captador direto pro jack de saída. Minha intenção é colocar controles de volume e tonalidade aliados a uma chave rotatória de 4 posições, onde poderei escolher entre usar somente a bobina do braço, somente a bobina da ponte, bobinas em série ou bobinas em paralelo.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 24, 2019 11:09 am

Guga Ramone escreveu:Vou fazer uma mod semelhante no meu TBM4. Definitivamente não gosto do pré dele. Atualmente ele está com uma chavinha q desliga o pré e manda o sinal do captador direto pro jack de saída. Minha intenção é colocar controles de volume e tonalidade aliados a uma chave rotatória de 4 posições, onde poderei escolher entre usar somente a bobina do braço, somente a bobina da ponte, bobinas em série ou bobinas em paralelo.
Pode ser feito, mas é complexa a ligação.
Eu prefiro chaves DPDT de 6 pinos.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Guga Ramone Ter Set 24, 2019 12:31 pm

Já fiz a mesma ligação no meu Jazz Bass, Bertola. Só alegria! Próximo passo é fazer no TBM4.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Guga Ramone Ter Set 24, 2019 12:51 pm

Segue um roteiro (bem cru) pra fazer a mod. A sequencia é captador -> chave rotatória 2P4T -> Volume -> Tone -> Jack de saída:

Transformação - TBM 5 Chave-2-P4-T Transformação - TBM 5 Liga-o-chave-2-P4-T Transformação - TBM 5 1-pickup-bass-wiring-VT

Quanto à fiação do captador do TBM4, é pra ser a seguinte:
Fio amarelo: Bobina 1 +
Fio branco: Bobina 1 -

Fio vermelho: Bobina 2 +
Fio preto: Bobina 2 -

Malha = terra

Apenas não sei qual das bobinas é a da frente (braço) e a de trás (ponte). Só quando eu fizer as ligações vou ter certeza disso.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 24, 2019 1:20 pm

Guga Ramone escreveu:Segue um roteiro (bem cru) pra fazer a mod. A sequencia é captador -> chave rotatória 2P4T -> Volume -> Tone -> Jack de saída:

Transformação - TBM 5 Chave-2-P4-T   Transformação - TBM 5 Liga-o-chave-2-P4-T  Transformação - TBM 5 1-pickup-bass-wiring-VT

Quanto à fiação do captador do TBM4, é pra ser a seguinte:
Fio amarelo: Bobina 1 +
Fio branco: Bobina 1 -

Fio vermelho: Bobina 2 +
Fio preto: Bobina 2 -

Malha = terra

Apenas não sei qual das bobinas é a da frente (braço) e a de trás (ponte). Só quando eu fizer as ligações vou ter certeza disso.
Muito bom!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Rick Charles Ter Set 24, 2019 10:52 pm

RobertoGrecoJr escreveu:Prezados amigos.

Tenho um Tagima TBM 5 que, hoje, é o meu baixo secundário.
Há tempos tenho a vontade de "transformá-lo" em passivo e andei lendo alguns tópicos aqui no fórum sobre "splitar" o captador MM dele.
Não tenho interesse, a princípio, de "splitar" o captador mas sim de deixá-lo passivo.

Pergunta:
Como faço para realizar esse procedimento de eliminar de vez o uso da bateria do baixo, deixando-o totalmente passivo?
Preciso comprar um novo circuito? O Captador original dele é compatível para ser passivo ?

Estou com orçamento apertadíssimo e, portanto, mandar ao luthier não é uma opção no momento.
Seria uma experiência mesmo. Algo que, além de me trazer uma sonoridade interessante, seria como uma experiência, um passatempo.

Tenho certa experiência com soldas e blindagem de instrumentos, bem como com regulagens, então, não estaria completamente no escuro.

Agradeço desde já.


Eu fiz umas modificações no TBM da minha igreja, coloquei uma chave ativo/passivo e uma série/paralelo. O som dele passivo melhorou demais ao meu gosto.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Sex Set 27, 2019 2:16 pm

RobertoGrecoJr
qdo fizer os mods, posta o resultado pra gnt..
ta me surgindo uma oportunidade de pegar um tbm5 special series mais antigo, com esse pré exagerado, e ja to na ideia de mexer tbm pra dar uma amenizada, até pq vo transformar ele em fretless
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Diegobass Dom Set 29, 2019 1:58 pm

Eu fiz no meu com uma chave para ativo e passivo e uma chave para defasar as bobinas...
Na falta de uma chave on-on-on usei uma on-off-on que ficou como um blend entre as bobinas.
Acabei usando uma on-off-on na chave ativo/passivo pois não tinha uma on-off.
Custo total cerca de 10 reais.

[/img]Transformação - TBM 5 Img-2010" />

Usei esse esquema:

Transformação - TBM 5 Ligaca10

Futuramente vou utilizar esse esquema que achei em um anúncio do mercado livre.
Mas necessita de uma chave on-off e duas on-on-on, o bom é que teria todas as ligações possíveis para o captador; bobina 1, bobina 2, paralelo e série.

Transformação - TBM 5 Screen11
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Rick Charles Ter Out 01, 2019 7:49 pm

Diegobass escreveu:Eu fiz no meu com uma chave para ativo e passivo e uma chave para defasar as bobinas...
Na falta de uma chave on-on-on usei uma on-off-on que ficou como um blend entre as bobinas.
Acabei usando uma on-off-on na chave ativo/passivo pois não tinha uma on-off.
Custo total cerca de 10 reais.

No ativo passivo achei uma chave on-on aqui na minha cidade, procurei a on-on-on pra fazer a seleção de bobinas e não achei, acabei deixando só série-paralelo, vou comprar uma on-of-on pra fazer uma ligação igual o seu.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Diegobass Ter Out 01, 2019 10:12 pm

Pois é Rick, aqui na minha cidade também não acho essa chave on-on-on de jeito algum... Ninguém vende... Só no mercado livre mesmo...

Essa ligação com on-off-on, quando estiver na posição meio, deixará o captador como no original.. Ligado em série... Você vai notar uma queda no volume quando selecionar as bobinas individualmente, mas o timbre da bobina mais próxima do braço é o mais bonito pra mim... Tenho usado mais nessa posição.
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por RobertoGrecoJr Qua Out 02, 2019 12:17 pm

Boa tarde amigos.
Desculpem o sumiço.

Sem tempo pra nada. Ainda não conseguir fazer o serviço.
Assim que conseguir, posto o resultado pra vocês.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Qui Nov 21, 2019 2:43 pm

RobertoGrecoJr chegou a mexer no TBM? vo mandar o meu pro luthier esse sabado e quero saber o resultado das suas mexidas...
meu luthier disse que esse cap do TBM não funciona mto bem como passivo, que o ideal é deixar ativo e fazer o split, ou trocar de cap pra um passivo.. o que me dizem?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por patriciofernandes Sex Nov 22, 2019 2:47 am

Besteira. Já vi muitas vezes esse baixo funcionando passivo e ele fica 300 vezes melhor que ativo. Inclusive, um dos membros do fórum já deixou uma gravação em algum tópico com este baixo no modo passivo e ficou ótimo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por patriciofernandes Sex Nov 22, 2019 2:49 am

ah, e o Captador do TBM é passivo. O circuito ativo (que é uma porcaria) deveria ser excluído do projeto desse instrumento
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por RobertoGrecoJr Sex Nov 22, 2019 11:34 am

vinibassplayer escreveu:RobertoGrecoJr chegou a mexer no TBM? vo mandar o meu pro luthier esse sabado e quero saber o resultado das suas mexidas...
meu luthier disse que esse cap do TBM não funciona mto bem como passivo, que o ideal é deixar ativo e fazer o split, ou trocar de cap pra um passivo.. o que me dizem?

Parece mentira mas ando tão sem tempo que não consegui fazer o procedimento ainda.
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 22, 2019 12:20 pm

patriciofernandes escreveu:ah, e o Captador do TBM é passivo. O circuito ativo (que é uma porcaria) deveria ser excluído do projeto desse instrumento

uai, originalmente o cap é passivo, só que com o pre ativo?? se vc tiver a demo dele ativo/passivo com o cap e pré originais, me manda por favor!

pq o meu vai virar fretless, se ficar bom ativo e passivo sao mais possibilidades ne
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por HenriqueBessa Sex Nov 22, 2019 4:05 pm

vinibassplayer escreveu:uai, originalmente o cap é passivo, só que com o pre ativo??

É a configuração mais comum, principalmente em baixos de baixo custo... captador passivo + pré (pré sempre bem muquirana por sinal).
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por patriciofernandes Sáb Nov 23, 2019 12:30 am

vinibassplayer escreveu: se vc tiver a demo dele ativo/passivo com o cap e pré originais, me manda por favor!

pq o meu vai virar fretless, se ficar bom ativo e passivo sao mais possibilidades ne

é só procurar no fórum
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por patriciofernandes Sáb Nov 23, 2019 12:32 am

aliás, os únicos baixos de entrada com captador ativo que eu conheço são um modelo da Condor e os Rock Bass. Todos os outros que conheço tem captador passivo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Guga Ramone Sáb Nov 23, 2019 6:27 pm

vinibassplayer escreveu:meu luthier disse que esse cap do TBM não funciona mto bem como passivo, que o ideal é deixar ativo e fazer o split, ou trocar de cap pra um passivo.. o que me dizem?
Digo que teu luthier tem uma opinião diferente da minha. O TBM funciona muito bem com o captador original passivo, sim.

Segue a gravação que fiz algum tempo atrás com um outro TBM4 que tive. Perdoe a execução e foque no timbre, por favor hehehe
https://soundcloud.com/gugaramone/tagima-tbm4
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por fheliojr Sáb Nov 23, 2019 7:30 pm

vinibassplayer escreveu:RobertoGrecoJr chegou a mexer no TBM? vo mandar o meu pro luthier esse sabado e quero saber o resultado das suas mexidas...
meu luthier disse que esse cap do TBM não funciona mto bem como passivo, que o ideal é deixar ativo e fazer o split, ou trocar de cap pra um passivo.. o que me dizem?

Procure um luthier de verdade.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Sáb Nov 23, 2019 10:29 pm

fheliojr escreveu:
vinibassplayer escreveu:RobertoGrecoJr chegou a mexer no TBM? vo mandar o meu pro luthier esse sabado e quero saber o resultado das suas mexidas...
meu luthier disse que esse cap do TBM não funciona mto bem como passivo, que o ideal é deixar ativo e fazer o split, ou trocar de cap pra um passivo.. o que me dizem?

Procure um luthier de verdade.

deixei com ele, ele é bom, ja mexeu com outros tagimas e disse q o pre varia mto de baixo pra baixo, mas vai ver como esta e fazer o possivel... vo so botar uma chavinha ativo/passivo, e deixar fretless.. qdo estiver pronto posto o resultado
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por patriciofernandes Seg Nov 25, 2019 1:14 am

Tagima ativo vem tudo com o mesmo pré xingling. Não varia não, uai
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Ter Jan 14, 2020 12:49 pm

update: peguei hj o baixo, ficou mto bom.
fretless, nut de osso.
uma chavinha de duas posições pra ativo/passivo. no ativo o Eq funciona normal, no passivo funciona so volume.
uma chavinha pra desativar uma das bobinas do captador, de humbucker pra single no lado da ponte. msm no passivo esse cap tem um belo punch, e com as cordas daddario round tá roncando bem demais.
mais a noite posto fotos e algum audio.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por patriciofernandes Ter Jan 14, 2020 6:38 pm

Esse baixo passivo fica com um som tão legal que me dá raiva
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por vinibassplayer Qua Jan 15, 2020 1:03 pm

patriciofernandes escreveu:Esse baixo passivo fica com um som tão legal que me dá raiva

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e curti demais o som de fretless com cordas round, ronca bem e nao chora tanto, eu prefiro o fretless tocado como um fretted, no sentido de poucos vibratos, sem exagerar mto. uma referencia é o Christian McBride..

segue algumas fotos, em breve videos.

Transformação - TBM 5 Whatsa14

Transformação - TBM 5 Whatsa13

Transformação - TBM 5 Whatsa11

Transformação - TBM 5 Whatsa12
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Marcelogomes12 Qua Jul 21, 2021 11:20 am

Bom dia, desculpe-me por ressuscitar o tópico, mas fiz um troca e peguei um TBM 5 e comprei um Cap Cabrera MM Pro. Estou com uma dúvida, deixo ele passivo e utilizo um Pré Eden WTDI externo  com ele ou ponho um pré onboard, estava pensando num Mendes 3eq. Poderiam dar suas opiniões?

Marcelogomes12
Membro

Mensagens : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por NeyBass Qui Jul 22, 2021 12:27 pm

Eu sempre falo, o problema dos tagimas chineses, são o pré, os captadores são bem honestos, mas o pré é uma caca, quem tira esse treco do baixo descobre o baixo honesto que tem.

Uma dica: quem quiser deixar o baixo ativo/passivo, é melhor trocar o potenciômetro de volume por um de 250k, pois esse que vem original, perde muita qualidade sonora quando usado no modo passivo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Guga Ramone Qui Jul 22, 2021 2:18 pm

Concordo sobre o pré original do baixo não ser lá essas coisas. Sem contar que qualquer sinal mais forte vindo do captador já faz ele distorcer.

Se fosse meu baixo, colocaria esse cap, refaria a elétrica pra deixar ele passivo, com controle de volume + tone e usaria um pré externo.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Marcelogomes12 Qui Ago 05, 2021 10:22 am

Obrigado pelas opiniões, segui o indicado por vcs, coloquei o Cabrera MM Pro, também tirei o Pré original e refiz a elétrica deixando ele passivo com pots alpha 250k (volume e tone) , também coloquei uma chave on on on, para ligar série/paralelo/single , Jack Santo Angelo e cordas Solez 045. Optei em usar o pré externo Eden WTDI. Gostei muito do resultado, imensamente melhor do que ele original, as cordas originais também estavam bem ruins.
Achei que ficou com bom ataque, graves bem definidos, com boa presença e aquele agudo característico deste tipo de captador.
O Eden me dá mais possibilidades, gosto do som dele, assim como a chave de três posições, embora prefira o som dele em série.

Marcelogomes12
Membro

Mensagens : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Marcelogomes12 Qui Ago 05, 2021 10:26 am

Transformação - TBM 5 20210813


Última edição por Marcelogomes12 em Qui Ago 05, 2021 10:31 am, editado 1 vez(es)

Marcelogomes12
Membro

Mensagens : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Marcelogomes12 Qui Ago 05, 2021 10:29 am

Transformação - TBM 5 20210811

Marcelogomes12
Membro

Mensagens : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Marcelogomes12 Qui Ago 05, 2021 10:32 am

Transformação - TBM 5 20210814

Marcelogomes12
Membro

Mensagens : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Marcelogomes12 Qui Ago 05, 2021 10:35 am

Transformação - TBM 5 16281710

Marcelogomes12
Membro

Mensagens : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação - TBM 5 Empty Re: Transformação - TBM 5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos