Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Elites Peter Hook.

+2
JAZZigo
WHead
6 participantes

Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Elites Peter Hook.

Mensagem por WHead Dom Set 08, 2019 7:27 pm

Elites Peter Hook Custom Set.

Não sei se são boas, se valem o que custam, sequer sei se são diferenciadas - apesar de "signature"... Mas sou fã do Peter Hook  e adorei a sinceridade! Abraço.

Elites Peter Hook. Images61
Elites Peter Hook. Screen29

http://www.basscentre.com/elites-signature-series/elites-peter-hook.html
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2762
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por JAZZigo Dom Set 08, 2019 10:59 pm

WHead escreveu:Elites Peter Hook Custom Set.

Não sei se são boas, se valem o que custam, sequer sei se são diferenciadas - apesar de "signature"... Mas sou fã do Peter Hook e adorei a sinceridade! Abraço.

http://www.basscentre.com/elites-signature-series/elites-peter-hook.html
Não conhecia essa marca - Elites. O “custom/signature”, com certeza, é por causa da bitola desproporcionalmente aumentada na 1ª corda e, por isto mesmo, não acredito que seja um sucesso de vendas, exceto, talvez, entre bandas covers de Joy Division. Acredito que o Peter Hook, capa da Bass Player deste mês inclusive, deva ter arrebentado muitas cordas sol ao longo da sua carreira, vide:

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16430
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por Zubrycky Seg Set 09, 2019 8:12 pm

Esse jogo de cordas com a bitola da primeira corda aumentada seria ótimo para mim, uma vez que roubei - e aplico - muitos truques do Peter Hook.

Nunca pensei que ia dizer isso para uma corda, mas...




























...GAS! hyper
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por fheliojr Qua Set 11, 2019 4:15 pm

Zubrycky escreveu:...uma vez que roubei - e aplico - muitos truques do Peter Hook...

Diego, quais são estes truques? Não conheço muito o trabalho do Hook...  pale




























fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por Zubrycky Qua Set 11, 2019 10:12 pm

fheliojr escreveu:
Zubrycky escreveu:...uma vez que roubei - e aplico - muitos truques do Peter Hook...

Diego, quais são estes truques? Não conheço muito o trabalho do Hook...  pale


Salve, meu querido!

Bom, respondendo à sua pergunta, quando entrei no Gooks em 2005, percebi que todos os demais membros da banda eram muito fãs de Joy Division e, para me enturmar, comecei a escutar essa banda com mais atenção e estudar o estilo do Peter Hook. Não me preocupei com tirar as músicas mas sim em captar a essência do baixo naquele grupo.

Enfim, Hook é um baixista com um estilo pessoal e atípico. Basicamente ele costuma usar o baixo não como um instrumento de acompanhamento mas sim como um instrumento melódico que atua independentemente da guitarra e que muitas vezes é o instrumento que faz a principal melodia da canção ("She Lost Control", por exemplo).

Para isso, ele costuma...

1) Tocar com palheta (geralmente, mas nem sempre, com palhetadas para baixo)
2) tocar apenas nas cordas D e G, geralmente acima da décima segunda casa
3) Tocar as cordas D e G ao mesmo tempo com palheta, fazendo a melodia na corda G enquanto a corda D é tocada solta, servindo de drone.
4) Tocar com distorção e efeitos
5) Tocar de forma agressiva

Curiosamente, o estilo dele nasceu por causa do péssimo amplificador de baixo que ele tinha no início do Joy Division. Para se ouvir, ele começou a tocar o baixo acima da décima segunda casa e esse estilo foi encorajado pelo Ian Curtis, que achou muito interessante a relação entre o baixo agudo de Hook e a guitarra grave do Bernard Summer.

Outro aspecto digno de nota nesse estilo de tocar contrabaixo é o modo extremamente preciso, repetitivo e "mecânico" com o qual Hook toca as suas partes. Quando Hook toca uma frase musical ela sempre é repetida ad nauseaum sem a menor variação rítmica, o que perdura até a chegada de uma outra parte da canção quando Hook toca uma outra frase musical (que novamente é repetida e repetida sem que o ritmo varie em absolutamente nada).

Perceber essas coisas sobre o estilo de Hook fez com que eu mesmo fosse para direções para as quais nunca teria ido sem essa percepção. Tanto é assim que muitas músicas do Gooks têm linhas de baixo tocadas apenas nas cordas D e G (O que me faz pensar seriamente em fazer um instrumento signature com apenas essas duas cordas.... notme ).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por Bruno da Rosa Sex Set 13, 2019 9:57 pm

Zubrycky escreveu:
fheliojr escreveu:
Zubrycky escreveu:...uma vez que roubei - e aplico - muitos truques do Peter Hook...

Diego, quais são estes truques? Não conheço muito o trabalho do Hook...  pale



Curiosamente, o estilo dele nasceu por causa do péssimo amplificador de baixo que ele tinha no início do Joy Division. Para se ouvir, ele começou a tocar o baixo acima da décima segunda casa e esse estilo foi encorajado pelo Ian Curtis, que achou muito interessante a relação entre o baixo agudo de Hook e a guitarra grave do Bernard Summer.


Existe o mito também de que o empresário achava o Summer caído, e pra evitar a entrada de um guitarra solo o Hook tomou essa posição.
Sobre efeitos, eu li que ele usava bastante o Clone Theory da EHX, sou doido nesse pedal desde então, apesar de achar o uso meio limitado pra mim, o GAS é fortíssimo kkkk

Aqui o cara fez um cover usando esse pedal e um rick 4003
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por fheliojr Ter Set 17, 2019 4:07 pm

Muito obrigado pela resposta, Diego!!!


Amigos Amigos
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por Zubrycky Ter Set 17, 2019 9:01 pm

fheliojr escreveu:Muito obrigado pela resposta, Diego!!!


Amigos Amigos

Disponha, meu querido! Amigos Amigos

Estamos aqui pra isso.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por rodlburigo Qua Set 18, 2019 8:38 am

Gostei demais do som deste pedal, já estava a fim de clonar, mas só o chip custa quase 500 conto! Medo
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Elites Peter Hook. Empty Re: Elites Peter Hook.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos