Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escala curta ou escala longa?

+22
felipebarba
fheliojr
patriciofernandes
Rui Lima
heenrique_bass
gsfteodoro
Stormbringer
JAZZigo
Renato Aversari
vinibassplayer
Fernando Zadá
Paulo Penna
WHead
Pz123
BLZENI
Zubrycky
Uchoa
peter.forc
allexcosta
Ivanov_br
Mauricio Luiz Bertola
Bajista
26 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Zubrycky Ter Set 10, 2019 9:20 pm

Fernando Zadá escreveu:eu sempre usei 0.45.....

Agora lembrei! O Little que testei, o do Flávio, tinha 0.50. What a Face
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Rui Lima Qua Set 11, 2019 8:42 am

Uchoa escreveu:Eu particularmente não curto escala curta !

Comprei o Ibanez talmat tbm 30 porque queria um baixo barato para levar quando vou passar o fim de semana fora e que coubesse na mala do meu carro, coisa que com um 34" não dá.

Este baixo coube numa bag Fender da minha guitarra strat e cabe perfeitamente na mala do meu carro.

A sua principal utilização irá ser com um amp de phones da vox.

E eu me surpreendi muito com o som. Faz lembrar os BB da yamaha que eu tive (414, 415 e 425X).

Não dou fé da corda E ser frouxa ou faltar peso.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por fheliojr Qua Set 11, 2019 4:32 pm

allexcosta escreveu:...
Rui Lima escreveu:Uma vez que estou num forum brasileiro vou tentar "abrasileirar" meu português quando aqui escrever.

Assim como o Bertola, eu prefiro que você não o faça. Diversidade só enriquece. Por exemplo, agora posso começar a chamar os baixos Tonante de "maus", acho que combina mais...

[+1]

Fale naturalmente, a seu modo Rui. Se não entendermos algo, nós te perguntamos (como o rés-de-chão, q eu, tb, não conhecia), e fique à vontade para fazer o mesmo conosco. up up up

Alex, só sei q seria uma ofensa vc chamar os baixos "maus" de Tonante. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por felipebarba Ter Out 15, 2019 5:50 pm

Eu particularmente concordo com a opinião que o Bertola fez. Os baixos mais confortáveis são os de escala média (32"). Peguei o Hondo que era do JAZZigo e é uma manteiga de tocar!

Meio que off topic, mas só pra constar. Rui, você pode me ver uma bica cheia numa chávena fria? Very Happy
Morei 2 anos aí na terrinha e voltei ao pouco pro Brasil. Fiquei 2 meses pra me adaptar ao idioma, mas acho construtivo que vc mantenha as expressões daí. Desta forma, como já mencionaram, todos nos enriquecemos o vocabulário.

Rui Lima escreveu:Sei... Vocês usam ruins né?

Os portugueses entendem melhor os brasileiros do que o contrário devido ao consumo que os portugueses fazem da cultura brasileira o que não acontece com os brasileiros que praticamente não consomem cultura portuguesa.

Uma vez que estou num forum brasileiro vou tentar "abrasileirar" meu português quando aqui escrever.

Eu por exemplo trabalho para a Administração Fiscal Portuguesa e atendo muitos brasileiros todos os dias e é engraçado quando eu digo para se dirigirem ao rés-do-chão, eles ficam a olhar para mim e depois eu lembro-me e corrijo dizendo "tem que descer no térreo."
felipebarba
felipebarba
Membro

Mensagens : 333
Localização : São Paulo

gdias09 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por alberto.fernandesdosreis Qui Abr 02, 2020 1:23 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Para mim a medida de escala mais confortável é a de 32 pol. Construí 2 baixos para mim mesmo com essas medidas: Um SG e um de design próprio (inspirado no RK) com um circuito interno de pré.

Só uma pergunta, tenho uma baixo de escala de 32". É possível uma ação bem baixa das cordas. nesse comprimento? Obs: Acho o raio da escala um pouco mais alto ou curvado. e um Fender Urge mexicano. dos primeiros.
alberto.fernandesdosreis
alberto.fernandesdosreis
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por lucian.cupin Qui Abr 02, 2020 1:37 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Rés-do-chão é local baixo ou coisa que está sobre o chão aqui no Brasil, mas não se usa no sentido lusitano de "andar térreo" como o Rui Lima usa.
Sobre o que o Allex colocou acerca de 1º andar, aqui no RJ tem prédios em que o térreo (res-do-chão em Portugal) é "listado" como 1 no elevador. Geralmente isso ocorre em prédios mais antigos, no qual a portaria fica elevada em relação ao nível da rua - o prédio em que moro aqui em Niterói é assim, não tem "térreo", tem 1º andar...

anos atrás morava em um apartamento em itapema-sc que era assim
meu ap era ó 104, primeiro ap subindo as escadas do térreo
no elevador era andar 2, e as correspondências vinham como segundo andar
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 340
Localização : Florianópolis

gdias09 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por lucian.cupin Qui Abr 02, 2020 2:00 pm

Bajista escreveu:Quais as características e vantagens ou desvantagens de tocar com um baixo com escala de 32" ou de 34"?  Banda

32" nao sei te dizer
tenho 30", 34" e 35"

adoro o som grave seco do 30", uso com corda flat e geralmente toco ele com drive e palheta
sempre que penso nele penso desse jeito
lembro que na época que peguei ele me sentia tocando um violão
mas isso era porque tava acostumado com o 35" fanned
vai mais da vibe que você gosta de som
da uma olhada nos videos da galera usando os escala curta



lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 340
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por lucian.cupin Qui Abr 02, 2020 2:07 pm

Rui Lima escreveu:

Comprei o Ibanez talmat tbm 30 porque queria um baixo barato para levar quando vou passar o fim de semana fora e que coubesse na mala do meu carro, coisa que com um 34" não dá.

Este baixo coube numa bag Fender da minha guitarra strat e cabe perfeitamente na mala do meu carro.


isso do espaço é um saco
quantas viagens de 8horas+ com o case do baixo nas costas da galera no banco de trás por nao caber no porta malas
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 340
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Abr 02, 2020 2:47 pm

eu só uso hoje em dia um 30 polegadas com ação baixíssima e atualmente corda 0.40
To tocando só com ele e não sinto falta de nada mas é um S Martyn né.... rsssss

troquei até foto do avatar para mostrar ele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

gdias09 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 02, 2020 5:48 pm

alberto.fernandesdosreis escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Para mim a medida de escala mais confortável é a de 32 pol. Construí 2 baixos para mim mesmo com essas medidas: Um SG e um de design próprio (inspirado no RK) com um circuito interno de pré.

Só uma pergunta, tenho uma baixo de escala de 32". É possível uma ação bem baixa das cordas. nesse comprimento? Obs: Acho o raio da escala um pouco mais alto ou curvado. e um Fender Urge mexicano. dos primeiros.
A ação das cordas depende da forma como você toca (eu, por exemplo, tenho "pegada" leve e mãos pequenas).
Agora, como as cordas ficam menos tensas, não espere que tal ação baixa seja a mesma de um baixo com escala de 34". Mas dá pra baixar sim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

gdias09 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Kitsunee Qui Abr 02, 2020 7:01 pm

Gostava bastante do meu Squier Mustang e me arrependo amargamente de ter vendido ele. Meu Epiphone EB0 também era bem tranquilo de tocar, uma pena que ele deu um monte de problema e eu detestava o timbre dele.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 216
Localização : Balneário Camboriú - SC

gdias09 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por alberto.fernandesdosreis Qui Abr 02, 2020 7:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
alberto.fernandesdosreis escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Para mim a medida de escala mais confortável é a de 32 pol. Construí 2 baixos para mim mesmo com essas medidas: Um SG e um de design próprio (inspirado no RK) com um circuito interno de pré.

Só uma pergunta, tenho uma baixo de escala de 32". É possível uma ação bem baixa das cordas. nesse comprimento? Obs: Acho o raio da escala um pouco mais alto ou curvado. e um Fender Urge mexicano. dos primeiros.
A ação das cordas depende da forma como você toca (eu, por exemplo, tenho "pegada" leve e mãos pequenas).
Agora, como as cordas ficam menos tensas, não espere que tal ação baixa seja a mesma de um baixo com escala de 34". Mas dá pra baixar sim.

É o que percebo, muito obrigado. Boa noite.
alberto.fernandesdosreis
alberto.fernandesdosreis
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Nordstrand Acinonyx Short Scale Bass

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 17, 2020 1:02 am

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Nordstrand_Audio_Acinonyx_Lake_PLacid_Blue_1600x
Nordstrand Acinonyx Bass
Made in USA

https://nordstrandaudio.com/



JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Stormbringer e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Out 17, 2020 7:04 am

o segundo video tem um groove delicioso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Tiny Boy Basses - MIJ (23'' Scale)

Mensagem por JAZZigo Sex Out 23, 2020 11:50 pm



https://tinyboybass.com/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Out 24, 2020 9:24 am

Muito pequeno assim pro meu gosto a ergonomia sai prejudicada
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

gdias09 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Bananoise Sáb Out 24, 2020 2:46 pm

Eu prefiro escala curta. Acabei acostumando muito com o mustang ainda mais porque sempre senti um pouco de dificuldade com certas músicas tocando com meu P-master, e também porque minha mão é pequena né haha
Agora eu nunca percebi esse lance de falta de peso na corda E.

As vezes me sinto um pouco noob :/
kkkkkkkk
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Escala curta ou escala longa? - Página 2 Empty Re: Escala curta ou escala longa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos