Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

+12
Osmar1245
fheliojr
NeyBass
eduardoalvim1979
Jãozeiro
Edão
Fernando Zadá
Ivanov_br
allexcosta
Pz123
Uchoa
bibiu
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Dom Ago 11, 2019 10:31 am

Gente não tenho grana para estudar em uma escola presencial boa e nem muito tempo flexivel. Gostaria da opinião de vcs a respeito de dois cursos que vi sobre ensino a distancia de contrabaixo. Se alguém souber outro por favor informe...


https://www.musicdot.com.br/cursos-online-baixo

https://emt.com.br/curso/online/
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Uchoa Dom Ago 11, 2019 2:29 pm

Um curso bom que eu comprei que a minha mulher e eu estudei :- Toque mais baixo !

Mas eu comprei até as técnicas de groove , muito bom por sinal , isso em 2011-12 creio eu ...

Hoje em dia o site está todo reformulado e não aceita o meu login , nem sei se é o mesmo . Mas se for é bem legal !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Dom Ago 11, 2019 2:34 pm

Uchoa escreveu:Um curso bom que eu comprei que a minha mulher e eu estudei :- Toque mais baixo !

Mas eu comprei até as técnicas de groove , muito bom por sinal , isso em 2011-12 creio eu ...

Hoje em dia o site está todo reformulado e não aceita o meu login , nem sei se é o mesmo . Mas se for é bem legal !

Já tenho esse do toque mais baixo, é legalzinho. Eu já tenho base de algumas coisas... Queria algo intermediário ao avançado.
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Dom Ago 11, 2019 2:38 pm

O que eu procuro é aprender harmonia, aplicação das escalas sobre determinada harmonia. Analisar uma musica e suas cadencias, improvisação também acho importante. Estudar só é muito ruim pois não sei se o caminho que sigo é o correto, talvez esteja saltando alguma etapa sem saber... existem bons professores aqui em minha cidade mais custam R$ 300,00 por mês.
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Uchoa Dom Ago 11, 2019 2:54 pm

Estudar sozinho demora mais tempo para aprender e as vezes cria vícios que temos que depois tirar .

Para o que você procura , acho difícil sem ser presencial . Vai gastar em cursinhos , já que o básico já está certo ...

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Pz123 Dom Ago 11, 2019 7:11 pm

O que vc precisa é de teoria então.
Não precisa ser aula individual e muito menos com um baixista.

Eu estudei harmonia funcional com um violonista e foi excelente.
Aulas em grupo saem bem mais em conta também.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Dom Ago 11, 2019 10:53 pm

Pz123 escreveu:O que vc precisa é de teoria então.
Não precisa ser aula individual e muito menos com um baixista.

Eu estudei harmonia funcional com um violonista e foi excelente.
Aulas em grupo saem bem mais em conta também.

Isso mesmo, pois a pratica só depende de mim, saberia indicar algum livro de fácil entendimento sobre harmonia? Que não seja o do Almir Chediak que eu não consigo entender nada... rsrsrsrsrs
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Uchoa Dom Ago 11, 2019 11:33 pm

Então toma : https://www.descomplicandoamusica.com/
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Seg Ago 12, 2019 7:55 am

Uchoa escreveu:Então toma : https://www.descomplicandoamusica.com/

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 12, 2019 9:13 am

bibiu escreveu:O que eu procuro é aprender harmonia, aplicação das escalas sobre determinada harmonia. Analisar uma musica e suas cadencias, improvisação também acho importante. Estudar só é muito ruim pois não sei se o caminho que sigo é o correto, talvez esteja saltando alguma etapa sem saber... existem bons professores aqui em minha cidade mais custam R$ 300,00 por mês.

Talvez você esteja realmente querendo saltar etapas.

Quantas vezes você vai num show e os baixistas estão "aplicando escalas sobre harmonias"? Só se for gig do baixista ou de algum artista atípico como o João Bosco.

Analisar música e suas cadências? 99% dos baixistas que você vê trabalhando por aí não fazem isso.

Minha visão: se você consegue tocar uma gig local que paga bem sem ensaio ou gravar como um profissional, tudo bem, vá explorar improvisos, escalas mágicas sobre acordes alterados, etc...

Mas se você não consegue, está saltando etapas...

Um baixista normal (não digo nem virtuoso) que mora numa cidade como Fortaleza deveria receber um telefonema numa sexta-feira dizendo que o baixista do, digamos, Aviões do Forró adoeceu e que tem um show no Sábado. A produção te arruma o repertório e talvez umas mp3 e você toca a gig bem tocada sem errar uma nota, casadinho com o batera que você conheceu no dia. Mesmo pra uma gig de Lulu Santos, Roupa Nova, Anitta, ou Michel Teló...

O que eu descrevi acima são habilidades médias de um músico médio que trabalha... O baixista médio não aplica escalas sobre harmonias. Ele sabe o acorde que é, a sequência geralmente é meio lógica porque música popular não foge muito de campo harmônico. E ele percebe tranquilamente se um acorde é menor, maior, dominante, diminuto, 7M e coisas assim... E ele sabe também as notas que vão ali. Mas isso não é "aplicar escalas sobre harmonias".

Tentanto explicar melhor: veja o vídeo abaixo, que são músicas normais de samba. O baixista médio que trabalha chega nessa gig conhecendo talvez 20% das músicas e toca a gig inteira normalmente.

Se você escuta isso aí e não sabe os acordes que estão rolando DE OUVIDO, não é hora de aplicar escalas sobre acordes. Percepção é muito mais importante que isso.

Vídeo:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Ivanov_br Seg Ago 12, 2019 9:19 am

Very Happy Uma aula, Allex.
tem coisa que tem que vir antes de decorar um bando de escala que nunca sera aplicada.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Ago 12, 2019 12:42 pm

Fora que o povo enche linguiça pacas explicando modos de cara pra um aluno que não sebe nem tocar uma música tonal ainda quem dirá modal.
Se souber a escala maior e as menor e suas variações já consegue tocar de tudo. Praticamente tudo tirando algumas escalas como a de tons inteiros já estão todas ai dentro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Seg Ago 12, 2019 2:46 pm

allexcosta escreveu:
bibiu escreveu:O que eu procuro é aprender harmonia, aplicação das escalas sobre determinada harmonia. Analisar uma musica e suas cadencias, improvisação também acho importante. Estudar só é muito ruim pois não sei se o caminho que sigo é o correto, talvez esteja saltando alguma etapa sem saber... existem bons professores aqui em minha cidade mais custam R$ 300,00 por mês.

Talvez você esteja realmente querendo saltar etapas.

Quantas vezes você vai num show e os baixistas estão "aplicando escalas sobre harmonias"? Só se for gig do baixista ou de algum artista atípico como o João Bosco.

Analisar música e suas cadências? 99% dos baixistas que você vê trabalhando por aí não fazem isso.

Minha visão: se você consegue tocar uma gig local que paga bem sem ensaio ou gravar como um profissional, tudo bem, vá explorar improvisos, escalas mágicas sobre acordes alterados, etc...

Mas se você não consegue, está saltando etapas...

Um baixista normal (não digo nem virtuoso) que mora numa cidade como Fortaleza deveria receber um telefonema numa sexta-feira dizendo que o baixista do, digamos, Aviões do Forró adoeceu e que tem um show no Sábado. A produção te arruma o repertório e talvez umas mp3 e você toca a gig bem tocada sem errar uma nota, casadinho com o batera que você conheceu no dia. Mesmo pra uma gig de Lulu Santos, Roupa Nova, Anitta, ou Michel Teló...

O que eu descrevi acima são habilidades médias de um músico médio que trabalha... O baixista médio não aplica escalas sobre harmonias. Ele sabe o acorde que é, a sequência geralmente é meio lógica porque música popular não foge muito de campo harmônico. E ele percebe tranquilamente se um acorde é menor, maior, dominante, diminuto, 7M e coisas assim... E ele sabe também as notas que vão ali. Mas isso não é "aplicar escalas sobre harmonias".

Tentanto explicar melhor: veja o vídeo abaixo, que são músicas normais de samba. O baixista médio que trabalha chega nessa gig conhecendo talvez 20% das músicas e toca a gig inteira normalmente.

Se você escuta isso aí e não sabe os acordes que estão rolando DE OUVIDO, não é hora de aplicar escalas sobre acordes. Percepção é muito mais importante que isso.

Vídeo:



Massa... então o menos é mais? cara tenho muitos livros e as vezes fico pensando como vou decorar tanta coisa em tão pouco tempo no planeta terra... Um professor me disse uma vez que se eu quiser tocar uma musica em vários tons diferentes teria que pensar em graus não em notas, isso virou minha cabeça... Eu quero mergulhar nesse mundo e não voltar mais... isso é fascinante! Alguem conhece alguma droga pra eu possa tomar e não durmi mais? Tenho pouco tempo.... kakakakakkakakaka
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 12, 2019 3:03 pm

bibiu escreveu:Massa... então o menos é mais?

Não, de forma alguma. Menos é menos e mais é mais...

O que não pode é querer se tornar campeão de salto em distância se você não sabe andar.

bibiu escreveu:Um professor me disse uma vez que se eu quiser tocar uma musica em vários tons diferentes teria que pensar em graus não em notas, isso virou minha cabeça...

Eu sabia disso, por isso escrevi o que escrevi.

Em Inglês tem um dizer que é "you're barking up the wrong tree", que é exatamente o que você tá fazendo.

Na vida real, em meios normais, mesmo amadores, ninguém nem sequer pensa em graus, quanto mais em notas. Isso que virou sua cabeça é o básico do básico do básico. Coisa que quem toca violãozinho com os amigos no fim de semana sabe e faz sem precisar nem pensar.

A frase "escalas sobre acordes" nem deveria ser proferida por você se isso que você escreveu te parece avançado. Porque não é, é tipo o início de tudo, o que se aprende em oficina, antes do curso básico e muito antes de você começar a estudar música mesmo. É tipo a introdução e você deve fazer automaticamente no cacoete do dedo com alguns meses de revista vigu e um violãozinho de 100 Reais...

Tô te dizendo do jeito que é, sem enfeites...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Edão Seg Ago 12, 2019 4:38 pm

Passou a real!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por NeyBass Seg Ago 12, 2019 4:58 pm

Allex tem razão no que escreveu.

Experiência própria: Tenho um amigo que não sabe tocar "atirei o pau no gato" ou "parabéns pra você".
O danado do cara já quer aprender fazer slaps e improvisação. Aí na loucura achou um "professor" mais louco que ele que falou que ele deveria comprar um baixo 6 cordas ja que quer aprender improvisação. Vendeu o cort GB4 que já era baixo demais pra ele e comprou um ibanez 6c.

Falei pra ele toca uma música pra eu ouvir, musiquinha fácil, balada de tônica, quarta e quinta e o cara não conseguiu tocar nada.

"Meu irmão vc está no caminho errado, vc deve primeiro aprender tocar qualquer música de nível normal de dificuldade, depois se preocupar com slaps e improvisão. Como vc vai improvisar em uma música que vc não consegue tocar a condução dela?"

A dica que sempre dou para quem está iniciando é, ligue o rádio, senta com o baixo e toque as músicas que aparecer, seja la a música que for e saia do jeito que sair, isso vai melhor sua percepção musical, logo vai ver que está acompanhando as músicas naturalmente.

Quando tiver facilidade em tocar músicas assim como o Allex falou, pegar o repertório hoje com 30 músicas e apresentar no palco amanhã, aí já dá pra pensar em slaps, improvisão, modos, outsides, etc.

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 12, 2019 9:28 pm

Fernando Zadá escreveu:Se souber a escala maior e as menor e suas variações já consegue tocar de tudo. 
Aí eu discordo...
A escala é uma fórmula, uma relação intervalar ds notas. Saber isso não faz uma pessoa tocar música alguma. 

"Energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz". (E=mc2)

Eu sei essa fórmula acima. Porém não sei fazer nada com ela. Apenas decorei. É a mesma coisa com as escalas (fórmulas). Inclusive é o que muito professor faz. Lança os desenhos, os shapes das escalas e o aluno não tem noção de onde aplicar aquilo tudo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 12, 2019 9:34 pm

bibiu escreveu:O que eu procuro é aprender harmonia, aplicação das escalas sobre determinada harmonia. Analisar uma musica e suas cadencias, improvisação também acho importante. Estudar só é muito ruim pois não sei se o caminho que sigo é o correto, talvez esteja saltando alguma etapa sem saber... existem bons professores aqui em minha cidade mais custam R$ 300,00 por mês.
Questão de você encontrar um bom curso e pegar desde o início (desde o zero total) para você entender em qual nível você está, para não pular etapas.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Jãozeiro Seg Ago 12, 2019 9:40 pm

bibiu escreveu:O que eu procuro é aprender harmonia, aplicação das escalas sobre determinada harmonia. Analisar uma musica e suas cadencias, improvisação também acho importante.
Pelo o que você diz eu julgo que está bem no início mesmo na teoria. E não digo de forma pejorativa, muito pelo contrário, está procurando estudo e isso é ótimo. Muitos se acomodam e passam a vida ali.

Aplicar escala sobre determinada harmonia, isso é simplesmente uma das formas de música mais básicas do mundo. Quando você canta "Parabéns pra você" em Dó Maior, você tá cantando uma melodia com as notas da escala maior natural de Dó, sobre uma harmonia feita com acordes do campo harmônico de Dó maior. É só isso. Não é lá "na frente" tocando "jáiz". É o começo de tudo.

Então seria questão de você pegar lá do início.

O Descomplicando Música que alguém citou aí em cima é excelente.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 12, 2019 10:21 pm

NeyBass escreveu:A dica que sempre dou para quem está iniciando é, ligue o rádio, senta com o baixo e toque as músicas que aparecer, seja la a música que for e saia do jeito que sair, isso vai melhor sua percepção musical, logo vai ver que está acompanhando as músicas naturalmente.

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Ter Ago 13, 2019 7:38 am

Eu tive uma ideia! Como não tenho grana para ter aulas particulares irei estudar esse conteúdo (https://www.descomplicandoamusica.com/) e todo mês compro um livro para lê e aprender algo... Boa ideia?
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por eduardoalvim1979 Ter Ago 13, 2019 7:52 am

Experimenta esse aqui, fera: https://harmonianobaixo.com.br/
eduardoalvim1979
eduardoalvim1979
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Ter Ago 13, 2019 8:24 am

eduardoalvim1979 escreveu:Experimenta esse aqui, fera: https://harmonianobaixo.com.br/

legal cara, valeu!
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por bibiu Ter Ago 13, 2019 8:44 am

Agora vou correr atras. Obrigado a todos pela ajuda! Nós vemos futuramente... hehehe
bibiu
bibiu
Membro

Mensagens : 139
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por NeyBass Ter Ago 13, 2019 9:16 am

https://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=382821714313RJGARQ

Esse eu recomendo, tenho um exemplar. Vai do iniciante ao avançado e ainda vem com um CD com estudos.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 13, 2019 12:15 pm

Jãozeiro escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Se souber a escala maior e as menor e suas variações já consegue tocar de tudo. 
Aí eu discordo...
A escala é uma fórmula, uma relação intervalar ds notas. Saber isso não faz uma pessoa tocar música alguma. 


Leia de novo:
saber

conhecer por cima não faz mesmo.Aprender a digitação da escala na minha opinião não é saber a escala.
Há uma diferença absurda entre ambas as afirmações.
Saber no caso entender bem ela e seus desdobramentos..


Agora partindo do ponto de vista que o cara aprende e pode dizer que "sabe" ou domina a escala maior e as menores ele precisa de mais alguma coisa além disso?


PS: seus desdobramentos obviamente incluem campo harmônico, noções básicas de harmonia e etc... Esta tudo ali dentro do que eu nem gosto de chamar de tonalidade ou tom mas sim de complexo tonal já que como tempo ele abrange muito mais do que uma tonalidade quando se caminha para músicas mais trabalhadas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Ter Ago 13, 2019 12:22 pm

Tem um monte de baixista por aí trabalhando que não sabe uma escala mas toca o "normal".

Não há um (que eu saiba) baixista por aí trabalhando que é expert em escalas e não consegue tocar "o normal". Esse tipo aí não toca nem na bandinha da esquina que só toca cover do Legião Urbana e do U2.

Pense nisso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 13, 2019 12:58 pm

Concordo plenamente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 14, 2019 12:12 am

Fernando Zadá escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Se souber a escala maior e as menor e suas variações já consegue tocar de tudo. 
Aí eu discordo...
A escala é uma fórmula, uma relação intervalar ds notas. Saber isso não faz uma pessoa tocar música alguma. 


Leia de novo:
saber

conhecer por cima não faz mesmo.Aprender a digitação da escala na minha opinião não é saber a escala.
Há uma diferença absurda entre ambas as afirmações.
Saber no caso entender bem ela e seus desdobramentos..

Na verdade, "saber" também significa "conhecer ou estar informado de algo" (o dicionário que diz, não eu). Então não existe essa diferença absurda entre ambas as afirmações, como você diz no quote. 

Então, sim, decorar a fórmula ou o shape da escala é saber a escala, sim. Em algum nível é.

- "Sabe aquela escala natural de C?"
- "Ah, sei - conheço, estou informado do que é -, é 'essa aqui', né?" - e toca a escala.

Vou dizer que a pessoa não sabe a escala? Ela sabe. Decorou, é aquilo ali. Ela pode saber dezenas dessa forma. Isso foi o que eu disse.

Mas no fundo é uma minúcia semântica. Entendi o que você quis dizer com "saber" (realmente saber, conhecer a fundo).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 14, 2019 1:04 pm

Sim.
É que no fundo digitar a escala e decorar a forma é bem diferente de realmente conhecer a escala ou saber.
Mas no fundo no fundo esta tudo ali o povo complica muito mas mesmo os modos da forma como o povo aplica em música tonal na verdade não deixa de ser um deslocamento da escala para outra tonalidade gerando outra sensação.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 14, 2019 1:09 pm

São raras as linhas de baixo que contém escalas inteiras. No máximo, trechos de escalas ou tríades e tétrades...

Aliás, ter tríades e tétrades no dedo talvez seja mais proveitoso pra o baixista médio que ter escalas.

Outra coisa, caros baixistas médios, por favor não toquem a quinta justa do acorde quando você escutar uma tensão diminuta ou semi-diminuta. E se seu ouvido não consegue distinguir uma tensão desse tipo, você está longe de ser médio.

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

doni alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 14, 2019 1:15 pm

KKkkk
Boa
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por fheliojr Qui Ago 15, 2019 3:46 pm

Cursos q me parecem bons, mas q são em inglês, são os do Talkingbass, do Stuart Clayton e o do Scott´s Bass Lessons.

Bibiu, será q algum professor bom não toparia te dar uma aula por mês, ao menos, para vc não se perder muito no estudo do contrabaixo?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 15, 2019 4:52 pm

Tem aulas online por skype ou zoom também....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Osmar1245 Sex Out 04, 2019 9:24 pm

allexcosta escreveu:São raras as linhas de baixo que contém escalas inteiras. No máximo, trechos de escalas ou tríades e tétrades...

Aliás, ter tríades e tétrades no dedo talvez seja mais proveitoso pra o baixista médio que ter escalas.

Outra coisa, caros baixistas médios, por favor não toquem a quinta justa do acorde quando você escutar uma tensão diminuta ou semi-diminuta. E se seu ouvido não consegue distinguir uma tensão desse tipo, você está longe de ser médio.

up

Fiquei pensando sobre isso... Acho que tu deu uma exagerada... Imaginemos um baixista mandando instrumedley do Dream Theater na sua frente, aprendeu a tocar baixo sozinho, tirando de ouvido etc. Você considera que ele está longe de ser médio?
Osmar1245
Osmar1245
Membro

Mensagens : 47
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por nukebass Sáb Out 05, 2019 12:43 am

Música é uma espécie de "linguagem", e ninguém aprende gramática antes de entender os pais falando e começar a falar as primeiras palavras e frases. Quando na escola você começa a estudar o que é uma oração subordinada adjetiva restritiva, você já está falando e conversando com outras pessoas há anos.

Percepção e ouvido musical é tudo... li rapidamente as dicas passadas acima e tem muita coisa boa... ouvir rádio, sentar com o instrumento e ir tocando mesmo tropeçando (é assim que aprendemos a falar com os pais!), entender as estruturas e repetições (formas) das músicas, etc... Após ter um bom entendimento disso, aí o próximo passo pro Baixista é HARMONIA, e não escalas ou dezenas de modos gregos. O conhecimento de como os acordes são formados e suas relações entre si dentro de uma tonalidade ajudam MUITO a entender o que se passa dentro de uma música, e com esse entendimento, todo aquele processo de estrutura e de pegar as músicas, passa a fazer muito mais sentido e fica bem mais fácil.

Só após um excelente entendimento de Harmonia é que você estará preparado pra improvisação. Claro que muitos famosos improvisam sem saber nada, mas aí é uma absurda percepção, tão absurda que a Harmonia e as notas ficam triviais pelo simples ouvir... é o mesmo caso de alguns poetas e escritores que nunca foram especialistas em Gramática.

Harmonia é a parte "teórica" mais importante para o Baixista... a parte prática sem dúvida nenhuma é a divisão musical e percepção auditiva em geral... sugiro demais o bom e velho Pozzoli pra essa parte.

Forte abraço conterrâneo!
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 05, 2019 12:54 am

nukebass escreveu:Música é uma espécie de "linguagem", e ninguém aprende gramática antes de entender os pais falando e começar a falar as primeiras palavras e frases. Quando na escola você começa a estudar o que é uma oração subordinada adjetiva restritiva, você já está falando e conversando com outras pessoas há anos.

Acho que já escutei isso antes, hehe...



Nukebass, essa abordagem musical fazendo analogia com a fala é incrível.
Victor Wooten é uma dádiva da música. A fluência, conhecimento, propriedade e serenidade com que ele fala é tão impressionante quanto o jeito de ele tocar.

A quem não viu esse vídeo dele no TEDx Talks, recomendo demais, de verdade.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3084
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por nukebass Sáb Out 05, 2019 1:03 am

Jãozeiro escreveu:
nukebass escreveu:Música é uma espécie de "linguagem", e ninguém aprende gramática antes de entender os pais falando e começar a falar as primeiras palavras e frases. Quando na escola você começa a estudar o que é uma oração subordinada adjetiva restritiva, você já está falando e conversando com outras pessoas há anos.

Acho que já escutei isso antes, hehe...



Nukebass, essa abordagem musical fazendo analogia com a fala é incrível.
Victor Wooten é uma dádiva da música. A fluência, conhecimento, propriedade e serenidade com que ele fala é tão impressionante quanto o jeito de ele tocar.

A quem não viu esse vídeo dele no TEDx Talks, recomendo demais, de verdade.

Massa! Vou assistir!

Treinamento auditivo deve fazer parte do cronograma de qualquer músico. Não precisa ter ouvido absoluto, basta treinar para ao menos ter o ouvido relativo. Identificar acordes (se é menor, maior, sétima, dominante, diminuto, etc...), saber identificar progressões, ao menos as básicas, e divisão. Super importante DIVISÃO! Pozzoli até dar uma dor! Ouvido treinado abre todas as outras portas.
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 07, 2019 8:46 pm

A abertura do dvd dele Groove workshop ele vai além e o DVD em si é uma preciosidade.
A abordagem dele é uma das melhores que já vi.
Gosto muito de um livro dele só de texto chamado a Spiritual patch to music que acho absurdo de interessante e gostoso de ler.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por vinibassplayer Ter Out 08, 2019 11:56 am

Osmar1245 escreveu:
allexcosta escreveu:São raras as linhas de baixo que contém escalas inteiras. No máximo, trechos de escalas ou tríades e tétrades...

Aliás, ter tríades e tétrades no dedo talvez seja mais proveitoso pra o baixista médio que ter escalas.

Outra coisa, caros baixistas médios, por favor não toquem a quinta justa do acorde quando você escutar uma tensão diminuta ou semi-diminuta. E se seu ouvido não consegue distinguir uma tensão desse tipo, você está longe de ser médio.

up

Fiquei pensando sobre isso... Acho que tu deu uma exagerada... Imaginemos um baixista mandando instrumedley do Dream Theater na sua frente, aprendeu a tocar baixo sozinho, tirando de ouvido etc. Você considera que ele está longe de ser médio?

acho q a questao que ele falou é exatamente essa, msm se o kra noa souber a teoria do intervalo, ele deve pelo menos sentir pelo ouvido que a nota nao fez sentido. se o kra consegue tirar o instrumedley todo de de ouvido, com certeza ele tem aptidão pra discernir esses intervalos sem nem saber o nome deles
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Convidado Ter Out 08, 2019 12:04 pm

Osmar1245 escreveu:
allexcosta escreveu:São raras as linhas de baixo que contém escalas inteiras. No máximo, trechos de escalas ou tríades e tétrades...

Aliás, ter tríades e tétrades no dedo talvez seja mais proveitoso pra o baixista médio que ter escalas.

Outra coisa, caros baixistas médios, por favor não toquem a quinta justa do acorde quando você escutar uma tensão diminuta ou semi-diminuta. E se seu ouvido não consegue distinguir uma tensão desse tipo, você está longe de ser médio.

up

Fiquei pensando sobre isso... Acho que tu deu uma exagerada... Imaginemos um baixista mandando instrumedley do Dream Theater na sua frente, aprendeu a tocar baixo sozinho, tirando de ouvido etc. Você considera que ele está longe de ser médio?
Pelo comentário do Allex, entendi que ele se referiu aos baixistas incapazes de discernir o choque harmônico de quinta diminuta (típico de quem decorou o shape da escala e não sabe o que fazer com ele). Nada a ver com a capacidade de tocar linhas do DT

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Ter Out 08, 2019 1:36 pm

Osmar1245 escreveu:
allexcosta escreveu:São raras as linhas de baixo que contém escalas inteiras. No máximo, trechos de escalas ou tríades e tétrades...

Aliás, ter tríades e tétrades no dedo talvez seja mais proveitoso pra o baixista médio que ter escalas.

Outra coisa, caros baixistas médios, por favor não toquem a quinta justa do acorde quando você escutar uma tensão diminuta ou semi-diminuta. E se seu ouvido não consegue distinguir uma tensão desse tipo, você está longe de ser médio.

up

Fiquei pensando sobre isso... Acho que tu deu uma exagerada... Imaginemos um baixista mandando instrumedley do Dream Theater na sua frente, aprendeu a tocar baixo sozinho, tirando de ouvido etc. Você considera que ele está longe de ser médio?

Sei lá... Talvez eu não tenha entendido bem sua pergunta ou você não tenha entendido bem minha afirmação.

O que tocar essa música tem a ver com ser iniciante, médio ou avançado?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 08, 2019 2:07 pm

Dream Theather tem baixo???

Desculpe minha ignorância só consegui até hoje ouvir uns dois minutos dessa banda.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Convidado Ter Out 08, 2019 2:11 pm

Fernando Zadá escreveu:Dream Theather tem baixo???

Desculpe minha ignorância só consegui até hoje ouvir uns dois minutos dessa banda.....

Tem cara. O Myung é bastante técnico e criativo. Não obstante existe um monte de gente plagiando o cara. Tem algumas coisas novas que não tenho curtido, mas no geral é um ótimo baixista.

Sugiro ouvir na íntegra Awake e Images & Words (3 horinhas no Spotify e você mata). Dá uma visão geral da banda e do baixista.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 08, 2019 2:20 pm

Henri-Q escreveu: (3 horinhas no Spotify e você mata). Dá uma visão geral da banda e do baixista.

Pra mim soou:
3 horinhas e você se mata! Kkkkk

Brincadeiras a parte já ouvi algumas coisas quando era moleque mas nunca consegui curtir o som da banda.
Mas sempre ouço dizer que ele toca bem mesmo.
tem algo dele fora do DT?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Convidado Ter Out 08, 2019 2:27 pm

Liquid Tension Experiment. É tipo um DT instrumental (porque inclui Mike Portnoy na bateria e John Petrucci na guitarra). Mas o som é outra vibe.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Ter Out 08, 2019 2:28 pm

Eu não conheço uma pessoa sequer que consegue escutar Dream Theater.

E olhe que conheço gente que escuta Echo And The Bunnymen e Dave Matthews.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Convidado Ter Out 08, 2019 2:39 pm

allexcosta escreveu:Eu não conheço uma pessoa sequer que consegue escutar Dream Theater.

E olhe que conheço gente que escuta Echo And The Bunnymen e Dave Matthews.

Laughing Sou quase um combo então. Ouço DT e Dave Matthews. Echo And The Bunnymen NÃO!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por allexcosta Ter Out 08, 2019 2:47 pm

^ Então comece a ouvir... Aproveite e complete o kit azedume com R.E.M. e U2. Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 08, 2019 2:54 pm

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom? Empty Re: Cursos Online de contrabaixo... Existe algum bom?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos