Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

+5
Stormbringer
Sandro Levi
heenrique_bass
allexcosta
Hilário Ferreira
9 participantes

Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Hilário Ferreira Ter Jun 11, 2019 11:00 am

Olá amigos baixistas,


um vez conversando com outro baixista eu defendia a ideia de que não se ligaria um pedal pré-amplificador no imput do amp porque teríamos dois prés atuando no som. Ele me respondeu que nessa lógica eu também não usaria um baixo ativo(que tem um pré também) no imput do amp porque teria dois prés funcionando. Eu não soube mais o que responder. Qual a experiência de vocês com relação a isso?
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

MNacarato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Jun 11, 2019 11:09 am

Não há um problema inerente ligado a pré sobre pré. Múltiplos prés é ocorrência comum em áudio, não só em amplificação de baixo, mas de outros instrumentos.

Só respeite estrutura de ganho e tenha certeza de que o uso de prés múltiplos está realmente melhorando o som (pra seus ouvidos), caso contrário, encontre maneiras de desabilitar um dos prés na cadeia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Hilário Ferreira Ter Jun 11, 2019 11:14 am

Obrigado pela resposta Allex Costa. Intuitivamente eu sigo essa ideia de usar o equipamento em função da sonoridade que ele possa resultar. O pré que eu testei foi um eden wtdi que ao reduzir um pouco o grave soava não alterava em quase nada o som original do amp markbass, mas quando eu ligava num staner eu conseguia ter um timbre melhor por ter mais possibilidades de equalização.
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por heenrique_bass Ter Jun 11, 2019 11:20 am

aproveitando o embalo, pra ligar um pedal de pré num amplificador e excluir o pré desse amplificador e usar apenas o power, o certo é ligar o pedal no Return, em vez de ligar no imput na frente do amp, é isso?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Hilário Ferreira Ter Jun 11, 2019 11:22 am

heenrique_bass escreveu:aproveitando o embalo, pra ligar um pedal de pré num amplificador e excluir o pré desse amplificador e usar apenas o power, o certo é ligar o pedal no Return, em vez de ligar no imput na frente do amp, é isso?


Suponho que sim, no caso de ligar no return você usaria apenas o power amp. Alguns fabricantes criam caixas assim pra quem usa pré-externo. Tinha visto em caixa de guitarra(acho que no Brasil a Roxy Stage fez recentemente), mas de contrabaixo ainda não.
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Jun 11, 2019 11:22 am

^ A função SEND-RETURN é justamente pra isso, pra você dar um bypass no pré do amp e usá-lo como um power amp, com mínima coloração.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Sandro Levi Ter Jun 11, 2019 11:33 am

Seja bem vindo Hilário,

seu amigo tem um pouco de razão nessa questão. Na verdade, o bom censo é o fator mais importante no resultado final do seu som. Numa sonorização profissional, é comum você se deparar com mais de um pré trabalhando juntos. O ideal é que um deles prevaleça e que não se identifique problemas de relação sinal/ruido, ou saturação ( estrutura de ganho como o Allex falou).

O resultado final, deve ser o som que você tem na cabeça.

Desculpem se fui redundante. Não vi as outras mensagens antes de publicar a minha.

Bons sons pra você.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Hilário Ferreira Ter Jun 11, 2019 11:54 am

Sandro Levi escreveu:Seja bem vindo Hilário,

seu amigo tem um pouco de razão nessa questão. Na verdade, o bom censo é o fator mais importante no resultado final do seu som. Numa sonorização profissional, é comum você se deparar com mais de um pré trabalhando juntos. O ideal é que um deles prevaleça e que não se identifique problemas de relação sinal/ruido, ou saturação ( estrutura de ganho como o Allex falou).

O resultado final, deve ser o som que você tem na cabeça.

Desculpem se fui redundante. Não vi as outras mensagens antes de publicar a minha.

Bons sons pra você.


Obrigado Sandro Levi. Não foi redundante, não sabia que profissionalmente eram usados vários prés.
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Stormbringer Ter Jun 11, 2019 5:17 pm

Se não pudessemos usar mais de um pré, certamente não poderiamos usar pedais de efeito tambem... equalizadores de pedal, compressores, boosters... nada...


Mas tem uma coisa, quando eu não toco com o meu amplificador(que eu conheço bem e sei como ele se comporta em variadas situações de palco) normalmente eu deixo o amp em flat e altero o que preciso no pré do pedal, por que acabaria somando um nivel de complexidade pra achar o som que quero regular pedal e amp, sendo um amp que não tenho intimidade.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por joabi Ter Jun 11, 2019 5:35 pm


Um detalhe bem importante é que a impedância do Return (cerca de 50k) é muito diferente da impedância do preamp (instrument input - geralmente 1Mega). Isso já é suficiente para alterar demais o timbre do instrumento. É por isso que instrumentos ativos costumam melhorar bastante quando ligados no Return... não é só a questão do pré sobre pré. Com pedais e pedaleiras acontece o mesmo: a impedância é mais adequada para se ligar no Return do que na entrada de instrumento.

Minha dica é que, se o timbre do baixo ligado no return não ficar tão bom num primeiro momento, experimente usar um Direct Box e puxar a saída XLR para o Return (como se estivesse mandando o sinal para uma mesa de som). A impedância de saída de um DI varia bastante, mas geralmente fica em torno de 150k, muito mais adequada para se usar no Return.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Hilário Ferreira Ter Jun 11, 2019 6:17 pm

joabi escreveu:
Um detalhe bem importante é que a impedância do Return (cerca de 50k) é muito diferente da impedância do preamp (instrument input - geralmente 1Mega). Isso já é suficiente para alterar demais o timbre do instrumento. É por isso que instrumentos ativos costumam melhorar bastante quando ligados no Return... não é só a questão do pré sobre pré. Com pedais e pedaleiras acontece o mesmo: a impedância é mais adequada para se ligar no Return do que na entrada de instrumento.

Minha dica é que, se o timbre do baixo ligado no return não ficar tão bom num primeiro momento, experimente usar um Direct Box e puxar a saída XLR para o Return (como se estivesse mandando o sinal para uma mesa de som). A impedância de saída de um DI varia bastante, mas geralmente fica em torno de 150k, muito mais adequada para se usar no Return.




Joabi, primeiramente obrigado pela resposta. Eu não tinha essa informação sobre as impedâncias de cada entrada e não tinha atentado pra como isso afeta o som. Tentei uma vez ligar no return pra usar um delay do pod x3, mas não consegui um timbre legal e desisti.

O segundo ponto é que tua fala me trouxe uma outra indagação: meu amplificador tem uma entrada imput balanceada. Seria melhor ligar a saída balanceada do pré nesse imput balanceado do amp ou ligo a saída comum no imput comum do amp? (Vou testar essa ligação e posto o resultado empírico).
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por joabi Ter Jun 11, 2019 6:28 pm


Qual o amp? Entrada de instrumento não é balanceada, em geral.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Jun 11, 2019 6:31 pm

Isso que o Joabi descreve é o famoso casamento de impedância ou "impedance coupling" pra quem for buscar em Inglês.

Todo circuito tem uma janela de níveis de energia onde ele trabalha de maneira ótima. É bom sempre saber e tentar respeitar as specs dos equipamentos que a gente usa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Hilário Ferreira Sáb Nov 09, 2019 4:02 pm

joabi escreveu:
Qual o amp? Entrada de instrumento não é balanceada, em geral.

Um märk bass III, ligado na entrada input p10 e não na balanceada. o pré é um éden wtdi.
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 09, 2019 4:39 pm

Se eu usasse um Mark Bass não ligaria outro pré antes.....
Tem algo no Eden que te agrada tanto assim?
Eu gosto do som dele já tive dois mas pra usar em amplis mais flats.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por oribeiro Seg Fev 17, 2020 1:48 pm

Eu tenho alguns prés externos, os quais ligo no input do meu ampli, sem maiores problemas. Um macete é comparar o volume em bypass com o volume do pré. Quanto mais próximo o volume do pré estiver do volume em bypass, menos problemas para regular o ampli vc vai ter.

Aproveito pra relatar uma gambiarra que eu fiz, que deu certo, que por acaso é relacionado ao tema do tópico. É um "biamp overdrive de pobre". Eu pluguei o baixo no VT Bass Deluxe, de lá liguei a saída paralela no input do ampli, e a saída com efeito na volta do loop. Regulei o VT Bass com bastante drive e pouco grave, comprimi um pouco mais o sinal no ampli (compressor do Ampeg PF-500), e dosei os dois sinais no FX loop mix. O som ficou muito legal. Usei pra fazer um set de Rush.

P.S.: podem me esculhambar por causa do Ampeg... hehehehe
oribeiro
oribeiro
Membro

Mensagens : 213
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Guga Ramone Seg Fev 17, 2020 4:08 pm

Muito interessante a ideia de usar o controle de mix do loop de efeitos! Pena que meu GK só tem loop de efeitos em série, senão ia testar essa brincadeira aí.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por oribeiro Qua Fev 19, 2020 12:17 am

Guga Ramone escreveu:Muito interessante a ideia de usar o controle de mix do loop de efeitos! Pena que meu GK só tem loop de efeitos em série, senão ia testar essa brincadeira aí.

Talvez você consiga o mesmo efeito usando um pedal tipo o Line Selector da Boss, ou o Amp Selector da Behringer. São A/B boxes com controle de volume individual por saída. Tô pensando em pegar um pedal desse pra combinar o VT Bass com o Para Driver ou o MXR M-80.
oribeiro
oribeiro
Membro

Mensagens : 213
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Guga Ramone Qui Fev 20, 2020 12:39 pm

Tive o Boss LS-2 um tempo, mas usava tão pouco que passei pra frente. Funciona muito bem pra essas misturas de som limpo com distorção, ou até de dois tipos de distorções diferentes.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador Empty Re: Usando um pedal pré-amplificador no imput do amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos