Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nota específica com sustain menor que as outras

+4
Stormbringer
vinibassplayer
allexcosta
Vtrpira
8 participantes

Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Vtrpira Qui maio 16, 2019 2:12 pm

Salve.

A nota B, tocada na 9ª casa da corda D, do meu baixo tem um sustain mais curto que as outras notas. Enquanto as outras notas se prolongam por um bom tempo, ela e apenas ela, morre rapidamente. Até já pude observar essa nota no espectrograma da minha DAW e vi que a onda dela é meio irregular e tremida, diferente das outras. O que será que pode ser e como resolver isso?
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por allexcosta Qui maio 16, 2019 2:30 pm

https://www.basschat.co.uk/topic/192342-dead-spots/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 16, 2019 2:57 pm

Vtrpira escreveu:Salve.

A nota B, tocada na 9ª casa da corda D, do meu baixo tem um sustain mais curto que as outras notas. Enquanto as outras notas se prolongam por um bom tempo, ela e apenas ela, morre rapidamente. Até já pude observar essa nota no espectrograma da minha DAW e vi que a onda dela é meio irregular e tremida, diferente das outras. O que será que pode ser e como resolver isso?

é um dead spot. um ponto no braço de menor ressonancia da corda e da madeira. o que pode causar isso, dito até no artigo mandado pelo allex(posso ter entendido errado) é massa desbalanceada no braço(mais massa de um lado do headstock que desbalanceia o braço), braço empenado, fretwork mal feito(trastes desnivelados ou mal instalados), cordas de má qualidade/velhas, mal ajuste das oitavas/regulagem geral do instrumento.

leve o instrumento num luthier de confiança, peça que ele avalie esses pontos e os corrija, pra ver se elimina o problema.
abçs
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Vtrpira Qui maio 16, 2019 3:06 pm

Não sabia que isso tinha nome, valeu pela ajuda.

Mas a propósito, que m**** hein.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Stormbringer Qui maio 16, 2019 3:18 pm

se voce for bem observador e tiver alguma habilidade manual, uma lixa bem fina(320, 400) desgaste a parte da corda ré, decimo traste até a corda parar de esbarrar ali quando vc toca o si...

Isso eu to considerando que é o traste 10 que ta mais alto do que deveria nessa parte... mas só da pra saber com o baixo na mão mesmo(por isso a parte do "observador").

as vezes vc consegue resolver até aumentando um pouco a acao das cordas e/ou aliviando o tensor um pouquinho
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por allexcosta Qui maio 16, 2019 3:25 pm

Verifique a junção corpo/braço, colocação do nut, firmeza das tarraxas e coisas assim...

Depois veja se a corda não foi colocada torcida. Se foi, coloque de novo ou troque a corda.

É importante verificar também se o traste em questão não está mal colocado ou se não há problema com fretwork.

Tudo isso feito, alterar a massa do headstock geralmente funciona.

https://www.bestbassgear.com/ebass/gear/hardware/tuner/treating-your-basses-deadspot.html

A Fender tem um aparato pra ajudar com isso:

https://www.amazon.com/Fender-0992180100-Fatfinger-Guitar-Nickel/dp/B004WQOFBI

Tinha também um produto chamado Fathead:

Nota específica com sustain menor que as outras Fathead-jpg
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 16, 2019 3:30 pm

Stormbringer escreveu:se voce for bem observador e tiver alguma habilidade manual, uma lixa bem fina(320, 400) desgaste a parte da corda ré, decimo traste até a corda parar de esbarrar ali quando vc toca o si...

Isso eu to considerando que é o traste 10 que ta mais alto do que deveria nessa parte... mas só da pra saber com o baixo na mão mesmo(por isso a parte do "observador").

as vezes vc consegue resolver até aumentando um pouco a acao das cordas e/ou aliviando o tensor um pouquinho

pelo q ele disse, nao parece q a corda tá pegando no traste da frente, nao parece estar trastejando pra matar o som, mas sim alguma outra coisa..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 16, 2019 3:31 pm

allexcosta escreveu:
Tinha também um produto chamado Fathead:

mas q coisa feia kkkkkkk é tipo uma chapa de metal embaixo das tarraxas?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 16, 2019 3:33 pm

alias, dizem as historias que isso acontecia nos primeiros modelos do precision, que tinha aquele headstock de tele, um deadspot na 4ª casa da corda sol, e só melhorou com essa versao maior do headstock
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por allexcosta Qui maio 16, 2019 3:35 pm

É feio mas muda a massa do conjunto, o que troca o lugar do deadspot, muitas vezes pra uma área do braço que não é usada, minimizando o problema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por bodhan Qui maio 16, 2019 4:22 pm

Uma dica: vá a uma oficina de balanceamento de rodas e pede aqueles chumbos em bloquinhos com adesivo. Cole atrás do headstock um bloco por vez e vai vendo o que acontece com o deadspot.

Veja no vídeo aos 0:43s a quantidade de chumbo que coloquei no meu baixo!



Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Paulo Penna Qui maio 16, 2019 5:15 pm

Na realidade o dead spot acontece na frequência de ressonância do baixo como um todo. Nessa frequência a vibração do baixo vai atrapalhar a vibração da corda.
Mudar a massa do baixo vai mudar a frequência de ressonância, isso pode ser feito alterando alguma peça do instrumento como também apertando o corpo com o cotovelo.
Muito provavelmente todo instrumento tenha um deadspot.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 16, 2019 5:27 pm

Paulo Penna escreveu:Na realidade o dead spot acontece na frequência de ressonância do baixo como um todo. Nessa frequência a vibração do baixo vai atrapalhar a vibração da corda.
Mudar a massa do baixo vai mudar a frequência de ressonância, isso pode ser feito alterando alguma peça do instrumento como também apertando o corpo com o cotovelo.
Muito provavelmente todo instrumento tenha um deadspot.

maioria dos jazz bass mais baratos q ja toquei tinha alguns na corda G
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Vtrpira Qui maio 16, 2019 6:36 pm

Estive fazendo uns testes aqui. Ao abaixar a afinação, não tive problemas na mesma região. Troquei de tarraxa, mas não mudou. Mas tive a impressão de que ter tirado e colocado de novo a tarraxa deu uma leve melhora (tipo, sobra um pequeno harmônico no som, mas não sustain real). Depois vou desparafusar o braço e recolocar, vamos ver.

Aliás, fiz o teste da mesa que sugeriram no talkbass e achei bem interessante. Forçar o headstock contra a superfície de uma mesa (eu fiz apertando a lateral) e tocar. Quando está pressionado assim, a nota sai normalmente. Ao desencostar, para.

Não sei, mas tenho a impressão de que o neck plate de três furos do SX contribua para isso.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por allexcosta Qui maio 16, 2019 6:47 pm

Vtrpira escreveu:Aliás, fiz o teste da mesa que sugeriram no talkbass e achei bem interessante. Forçar o headstock contra a superfície de uma mesa (eu fiz apertando a lateral) e tocar. Quando está pressionado assim, a nota sai normalmente. Ao desencostar, para.

Muda mesmo. Pode encostar em uma mesa, na parede, ou até uma pessoa segurando o headstock. Tem gente que até carrega um grampo de marceneiro (sargento) pra usar na mão do baixo.

Vtrpira escreveu:Não sei, mas tenho a impressão de que o neck plate de três furos do SX contribua para isso.

Não por serem 3 furos em si, mas alguma instabilidade ali ajuda sim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Vtrpira Sex maio 17, 2019 8:57 am

bodhan escreveu:Uma dica: vá a uma oficina de balanceamento de rodas e pede aqueles chumbos em bloquinhos com adesivo. Cole atrás do headstock um bloco por vez e vai vendo o que acontece com o deadspot.

Veja no vídeo aos 0:43s a quantidade de chumbo que coloquei no meu baixo!



Abs!

Valeu pela dica! Mas o dead spot (podemos chamar de ponto morto também?) do seu baixo era bastante evidente? Porque tem bastante chumbo ali no seu headstock, se eu tiver que colocar tantos, acho que vou buscar outra solução.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Stormbringer Sex maio 17, 2019 9:59 am

Esse tanto de chumbo vai dar neck dive pra dar inveja em thunderbird Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por bodhan Sex maio 17, 2019 10:06 am

... pois é! Depois tirei os chumbos e aprendi a conviver com o dead spot na nota dó da corda sol!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por allexcosta Sex maio 17, 2019 10:09 am

E se colocar só um chumbo ou um fat finger? Esse Dó aí a gente usa o tempo todo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por bodhan Sex maio 17, 2019 10:48 am

Sim, é uma nota bem usada. O dead spot no caso desse meu baixo é sutil, apenas uma pequena diferença no "decay", no decaimento da nota, por isso achei melhor conviver com essa característica!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Paulo Penna Sex maio 17, 2019 10:49 am

vinibassplayer escreveu:
Paulo Penna escreveu:Na realidade o dead spot acontece na frequência de ressonância do baixo como um todo. Nessa frequência a vibração do baixo vai atrapalhar a vibração da corda.
Mudar a massa do baixo vai mudar a frequência de ressonância, isso pode ser feito alterando alguma peça do instrumento como também apertando o corpo com o cotovelo.
Muito provavelmente todo instrumento tenha um deadspot.

maioria dos jazz bass mais baratos q ja toquei tinha alguns na corda G
Não é só nos baratos, todos os baixos devem ter pois todos tem uma frequência de ressonância que varia de acordo com a massa do instrumento.
Tenho jazz bass fender MIA que tem deadspot.
Tenho frankbass que tb tem.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por fheliojr Sex maio 17, 2019 4:35 pm

Stormbringer escreveu:Esse tanto de chumbo vai dar neck dive pra dar inveja em thunderbird Ri Muito

Ele deve ter um neck dive de 180 graus. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Vtrpira Sex maio 17, 2019 4:37 pm

Meu strinbergão não tinha nenhum, justo meu SX foi ter. Se eu não conseguir sanar esse problema com chumbos ou um sargento, vou ter que aprender a conviver com ele, como fez o bodhan. Não é um dead spot muito evidente, dá pra relevar. Se der coragem, experimento deixar o neck plate com quatro furos. Se não funcionar, pelo menos vai dar pra encaixar outro braço nele depois.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Andremoura Seg Jul 22, 2019 11:14 am

Esse fim de semana tocando ao vivo percebi um dead spot importante no meu baixo, mais especificamente na corda Lá, na segunda casa (Si). Toda vez que eu usava essa nota sentia o som mais baixo, o que não acontece nas outras casas. Vou tentar uma das soluções sugeridas. Vi um vídeo do Scott usando uma espécie de dico de metal acoplado no corpo do baixo. No vídeo fica nítida a diferença de timbre com e sem o acessório. Não sei até que ponto isso pode minimizar o dead spot, pois as soluções que vcs comentaram seriam alterações na massa do headsotck...
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Vtrpira Seg Fev 17, 2020 12:14 am

Eu que não achei ou não tem fatfinger pra vender no Brasil?

Quanto às técnicas pra resolver, tentei a de colocar peso no headstock, sem efeito. Pretendo procurar um sargento pequeno pra ver se resolve. Alguém aí já usou o sargento, é prático? Pelo que vi parece que ficar meio desajeitado aquele negócio no headstock. Estou cogitando também mandar fazer um fatfinger, não sei se compensa.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 17, 2020 7:57 am

Não quero parecer rude, mas um SX vale essa dor de cabeça toda? Tem alguma ligação espiritual/emocional com o baixo? Eu acho que nunca vi um dead spot "ao vivo", mas eu apostaria que um trato nos trastes resolveria
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Paulo Penna Seg Fev 17, 2020 8:15 am

Eu me acostumei com eles e pronto. Precisa de sustentação? Toco a nota em outra corda.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Paulo Penna Seg Fev 17, 2020 8:17 am

Uma ponte high massa ajuda e é a maneira simples de minimizar, ou mudar a nota da ressonância que mata o som.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por allexcosta Seg Fev 17, 2020 8:28 am

Vtrpira escreveu:Eu que não achei ou não tem fatfinger pra vender no Brasil?

Não sei, mas compra fácil lá fora e chega em uns 2 meses.

Você pode também usar um grampo de marcenaria, mesmo que de plástico, ou mesmo aliar grampos a pequenas placas de metal. O segredo é simplesmente mudar a massa do headstock.

Vtrpira escreveu:Pretendo procurar um sargento pequeno pra ver se resolve. Alguém aí já usou o sargento, é prático? Pelo que vi parece que ficar meio desajeitado aquele negócio no headstock.

Resolver mesmo às vezes não, mas muda a nota de vibração simpática e, consequentemente, o local do deadspot. Sim, o sargento é prático, mas se é ajeitado ou não, difícil te dizer pois isso é pessoal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nota específica com sustain menor que as outras Empty Re: Nota específica com sustain menor que as outras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos