Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

+19
Sidnei D Ferreira
Paulo Penna
NeyBass
Juninho Sampaio
AndréBurger
arturbmallmann
rafacar
fheliojr
Stormbringer
dibass
Ivanov_br
NESCAU
Fernando Zadá
JAZZigo
Zubrycky
NETOULTRA
Uchoa
Coder
allexcosta
23 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Qui Mar 21, 2019 8:46 pm

Há meses venho pensando em falar sobre isso aqui, e agora que to passando por isso, decidi enfim postar...

Minha visão: músicos são como funcionários. Bandas são como empresas. Numa empresa, ou você trabalha de modo casual mas comportado (calça jeans, camisa,tênis), com roupa social ou uniforme da empresa, que a mesma disponibiliza.

No caso do mercado musical, ao meu ver a única obrigação do músico é entrar com instrumento e acessórios (fone,adaptador,afinador...) e figurino proporcional ao estilo musical que costuma tocar com mais frequência (além daqueles casos comuns de "todo mundo de branco", "todo mundo de preto").

Então, supondo que você não tem e não gostaria de ter um tipo específico de roupa que um tal evento mais formal pede...

Até que ponto é certo uma banda pedir ou cobrar que você COMPRE roupas mais caras e sofisticadas, das quais você usaria em raras situações, como roupa/sapato social, terno e gravata?

Vendo as bandas como empresas (e são...), isso pra vocês é correto (cobrar)?

Se tiver no lugar errado do fórum, peço aos moderas que movam para o certo Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Qui Mar 21, 2019 8:52 pm

Complicado.

Esquecendo a lei e falando da prática...

A banda pode exigir o que ela quiser. Se você não quiser fazer, ela arruma alguém que faça... Simples assim.

Ainda mais em Salvador, onde até mendigo é músico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Coder Qui Mar 21, 2019 8:58 pm

Depende da ocasião
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Uchoa Qui Mar 21, 2019 9:25 pm

Nem me lembre disso , o meu cunhado que é baterista ,pediu meus dois blazers de marca e calças sociais que tinha um evento com ou o Bacamarte ou o Skylab no programa do Jô e até hoje não vi mais as coisas de volta .

Ele sumiu que nem ele mesmo sabe onde as colocou .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por NETOULTRA Qui Mar 21, 2019 9:59 pm

allexcosta escreveu:Complicado.

Esquecendo a lei e falando da prática...

A banda pode exigir o que ela quiser. Se você não quiser fazer, ela arruma alguém que faça... Simples assim.

Ainda mais em Salvador, onde até mendigo é músico.

Por aí mesmo, aqui em Fortaleza der uma ré e bater na árvore cai uma 10 baixistas de Forró...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por NETOULTRA Qui Mar 21, 2019 10:00 pm

Uchoa escreveu:Nem me lembre disso , o meu cunhado que é baterista ,pediu meus dois blazers de marca e calças sociais que tinha um evento com ou o Bacamarte ou o Skylab no programa do Jô e até hoje não vi mais as coisas de volta .

Ele sumiu que nem ele mesmo sabe onde as colocou .

Aí o problema é seu cunhado, aliás q se cunhado fosse bom não começava com C*...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 21, 2019 10:01 pm

Dependendo da banda e do evento no qual ela tocará, roupas sociais são necessárias. Aliás, mesmo usando esse tipo de roupa raríssimas vezes, penso que todo homem tem que ter esse tipo de roupa no armário... Afinal de contas, é melhor estar preparado para as ocasiões nas quais esse tipo de vestuário deve ser usado (Independentemente da rareza de tais ocasiões). Wink

Quanto à banda exigir um vestuário especial, estou ok com isso. Quando eu tocava samba, eu me apresentava ao vivo com chapéu, calça e sapatos brancos e uma camiseta vermelha com uma foto de São Jorge... E precisei comprar tudo isso.

Acontece.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por NETOULTRA Qui Mar 21, 2019 10:04 pm

Zubrycky escreveu:
Quanto à banda exigir um vestuário especial, estou ok com isso. Quando eu tocava samba, eu me apresentava ao vivo com chapéu, calça e sapatos brancos e uma camiseta vermelha com uma foto de São Jorge... E precisei comprar tudo isso.

Acontece.

Tu tocava Samba num terreiro de umbanda? Kkkk

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por JAZZigo Qui Mar 21, 2019 10:26 pm

Slap
Fala sério, galera!!! Problema mesmo é este aqui:



Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 21, 2019 10:28 pm

NETOULTRA escreveu:
Zubrycky escreveu:
Quanto à banda exigir um vestuário especial, estou ok com isso. Quando eu tocava samba, eu me apresentava ao vivo com chapéu, calça e sapatos brancos e uma camiseta vermelha com uma foto de São Jorge... E precisei comprar tudo isso.

Acontece.

Tu tocava Samba num terreiro de umbanda?  Kkkk

Nunca toquei num terreiro de umbanda, mas toquei numa festa de Dia de São Jorge no ginásio municipal e o evento teve a participação de todas as nações da Umbanda (O que, de certa forma, equivale a um super terreiro).

De certa forma, é como se eu nunca tivesse tocado numa casa da luz vermelha e um dia eu tivesse tocado no Bahamas... Ri Muito
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Uchoa Qui Mar 21, 2019 10:38 pm

NETOULTRA escreveu:
Uchoa escreveu:Nem me lembre disso , o meu cunhado que é baterista ,pediu meus dois blazers de marca e calças sociais que tinha um evento com ou o Bacamarte ou o Skylab no programa do Jô e até hoje não vi mais as coisas de volta .

Ele sumiu que nem ele mesmo sabe onde as colocou .

Aí o problema é seu cunhado, aliás q se cunhado fosse bom não começava com C*...

lol!
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Uchoa Qui Mar 21, 2019 10:45 pm

NETOULTRA escreveu:
Zubrycky escreveu:
Quanto à banda exigir um vestuário especial, estou ok com isso. Quando eu tocava samba, eu me apresentava ao vivo com chapéu, calça e sapatos brancos e uma camiseta vermelha com uma foto de São Jorge... E precisei comprar tudo isso.

Acontece.

Tu tocava Samba num terreiro de umbanda?  Kkkk

Ter que ter cuidado nessa hora se algum membro da banda recebe um santo e para o show ! affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 21, 2019 10:47 pm

Uchoa escreveu:
NETOULTRA escreveu:
Zubrycky escreveu:
Quanto à banda exigir um vestuário especial, estou ok com isso. Quando eu tocava samba, eu me apresentava ao vivo com chapéu, calça e sapatos brancos e uma camiseta vermelha com uma foto de São Jorge... E precisei comprar tudo isso.

Acontece.

Tu tocava Samba num terreiro de umbanda?  Kkkk

Ter que ter cuidado nessa hora se algum membro da banda recebe um santo e para o show ! affraid

Pior que sempre acham que eu recebo um santo no show... Ri Muito notme hide Twisted Evil
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Uchoa Qui Mar 21, 2019 10:51 pm

^Igual aquele baixista doidão no palco que era da postagem do gordinho dançando ? lol!
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 21, 2019 11:01 pm

Uchoa escreveu:^Igual aquele baixista doidão no palco que era da postagem do gordinho dançando ? lol!

Não, mesmo porque 1) Juninho Groovador é um mito inalcançável e 2) sou fisicamente incapaz de fazer coisas como rebolar e dançar. Ri Muito
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 22, 2019 11:34 am

Eu acho bom estar vestido adequadamente e ultimamente tenho tido inclusive mais cuidado com isso vou quase sempre vestindo camisa e de uma forma que não pareça um adolescente super informal...
Ajuda a impor um pouco de respeito.
Já temos tanta coisa contra para atrapalhar porque não se cuidar um pouco no visual.
O social só quando a ocasião pede mesmo mas quando participei de uma banda de baile que eu era meio um dos sócios a gente se juntou foi numa loja comprou as roupas pra todo mundo pedindo desconto e rachamos os custos entre os donos da banda. Mas acessórios como suspensórios e umas coisas mais especificas a banda tinha para todo mundo.
É uniforme né mas acontece de entrar gente nova e a gente indicar onde compramos e valor e falar pro cara providenciar. Se for o caso o custo rola por conta do músico mesmo. Mas depende da situação e do tamanho da banda e da estrutura que ela oferece.
Acho que cada caso é um caso a se conversar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por NESCAU Sáb Mar 23, 2019 10:44 am

Toco em uma banda de baile. O foco das apresentações são formaturas, então, sempre de roupa social (terno completo, ou colete substituindo o paletó para ficar mais confortável). Não vejo problemas em comprar roupas desse tipo para tocar. O terno é uma peça coringa do guarda roupa, sendo preto mesmo, dá de usar em diversas ocasiões, não só para tocar. Sobre o custo, hoje em dia existem ternos bem bons, confortáveis e resistentes, por preços bem camaradas. Em brechós se acha muita coisa boa a preços excelentes também.

Sobre o músico ter que arcar com o custo disso, bem, se formos levar em consideração que a banda deveria ser uma empresa, o uniforme deveria ser arcado por ela, obviamente; mas o meio musical é sui generis, então, comprar o próprio uniforme para tocar acaba entrando nessa condição, às vezes.

É questão de conversa com o responsável/patrão da banda, penso eu.

NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 23, 2019 11:45 am

Saindo da esfera musical:

Se dou aula para alunos da medicina, calca jeans e camisa social é o indicado.
Se dou aula para alunos das ciencias biológicas, vou de bermuda tranquilamente.

A universidade não me da nada. A forma como me apresento para trabalhar faz parte do pacote. E cada publico pede um decoro, cada ambiente é tem suas particularidades.

Como disse o Alex, se vc não se adequar ao ambiente, outros irão. Simples assim.

Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por dibass Sáb Mar 23, 2019 12:09 pm

Caso vc precise de roupa social pra tocar e acha que vai usar pouco pode alugar

aluga toca e devolve depois vc decide se compra ou não de acordo com a agenda
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Stormbringer Sáb Mar 23, 2019 4:33 pm

se eu sou sócio da banda, eu toco de monóculo, se eu sou contratado eu visto o que o contratante me pede.

nao tem bicho de sete cabeças nisso nao, tem que ver se o que a banda te paga cobre o custo do figurino.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 23, 2019 4:50 pm

Stormbringer escreveu:tem que ver se o que a banda te paga cobre o custo do figurino.

Esse é o único motivo da existência desse tópico.

Se a banda pagasse 2 conto por show com 25 shows por mês ele tocava de Armani sem reclamar. Aliás, a maioria de nós tocaria.

Problema é banda que faz 5 ensaios por semana, dois shows por mês pagando $150 por show e quer figurino de $1000 no palco, fora a fortuna que você coloca lá em equipamento.

Eu sou de Salvador e sei como funciona. Dono de banda no nordeste é especialmente escr%$# porque, como já foi dito, você dá um spray de Baygon e sai músico de qualquer bueiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por fheliojr Dom Mar 24, 2019 4:04 pm

Pessoal, trabalhar com arte, em regra, é uma atividade inglória, q exige muitos recursos e dedicação, mas q não tem do devido retorno... não compensa.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Stormbringer Dom Mar 24, 2019 7:00 pm

Pois é,
Eu entendi o lance da concorrência, mas tem gente que vai pagar pra trabalhar? Não faz sentido.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por rafacar Seg Mar 25, 2019 9:33 am

Um membro da minha ex-banda não queria comprar uma calça jeans, outro não queria comprar um sapato. Isso que até são coisas que eles podem usar no dia a dia. Saí da banda.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 9:47 am

Stormbringer escreveu:Pois é,
Eu entendi o lance da concorrência, mas tem gente que vai pagar pra trabalhar? Não faz sentido.

Em música, pagar pra trabalhar é muito comum. Há sempre a esperança de que aquela banda em que você está tocando consiga projeção e você resolva sua vida financeira e se torner uma estrela. Papo mais comum de dono de banda é "a gente tá precisando de gente pra vestir a camisa, esses shows serão de graça ou só haverá ajuda de custo, mas assim que a situação melhorar todo mundo vai ficar rico".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Stormbringer Seg Mar 25, 2019 10:53 am

^Então... eu não entendo mesmo esse tipo de pensamento numa coisa que nem é "sua". "A banda do cara" já denota que nem liberdade artística vc vai ter.

Vantagem de ser "amador": eu só aceito convite pra tocar em banda "que não é minha" se valer financeiramente meu dia e minhas cordas novas

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por arturbmallmann Seg Mar 25, 2019 11:10 am

Acho interessante que bandas com um nicho bem específico disponibilizem roupas, como por exemplo: as bandas de músicas alemãs aqui no sul. De resto, se são roupas que podem ser usadas em outros contextos sem problemas comprar.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por arturbmallmann Seg Mar 25, 2019 11:14 am

rafacar escreveu:Um membro da minha ex-banda não queria comprar uma calça jeans, outro não queria comprar um sapato. Isso que até são coisas que eles podem usar no dia a dia. Saí da banda.
Tocamos com nosso trio em um casamento, mas eu não tinha roupa social que me servisse. O guitarristam me emprestou e logo que pude comprei roupa social pra uma próxima. Geralmente se todos tem bom senso a coisa é mais simples.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 4:13 pm

allexcosta escreveu:Problema é banda que faz 5 ensaios por semana, dois shows por mês pagando $150 por show e quer figurino de $1000 no palco, fora a fortuna que você coloca lá em equipamento.

Isso resume bem o que eu ia comentar aqui. O problema ta todo aí. Aqui mesmo o pessoal fica exigindo roupa social pra pagar 150 Reais pra tocar por 3 horas e meia ainda.

Claro, tem a lábia, a conversa, o jeitinho brasileiro, e a gente vai desconversando em alguns casos (como no último agora que acabei usando só a camisa social kkkk), mas tem evento que tem que usar mesmo, ou bandas mais exigentes... E aí, como fica?

Daí a gente volta naquela questão de marmanjo querer pagar uma bagatela risível às bandas exigindo ainda beca fina.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 4:22 pm

^ Cara, é mercado...

Você está em SSA, correto? Dono de banda não precisa ouvir nada de músico porque tem músico demais. Alguém vai lá, vai tocar direitinho e não vai reclamar de comprar a beca. E o cara que reclamou vai ficar sem a gig.

Em alguns lugares do mundo aqueles meninos que sobem em coqueiro ganham 1 dólar por coco, o que dá 30 ou 40 dólares por viagem. Em Sergipe eles ganham 1 Real, não importa quantos cocos derrubem. Sabe por quê? Porque toda criança do litoral de Sergipe sobe em coqueiro.

Simples assim.


Última edição por allexcosta em Seg Mar 25, 2019 4:24 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 4:24 pm

E defendo uma ideia meio polêmica pra essa questão da desvalorização/valorização do músico. E eu odeio defender isso, porque sou contra Estado influenciando, mas essa coisa de TODO MUNDO querer ser músico e reduzir a profissão de musicista à um hobbie qualquer, isso ta f*** todo mundo.

Pra mim só há uma única saída: carteira de músico obrigatória pra tocar no palco. Do contrário, sujeito a multa e reclusão.

Prova teórica e prática para obter uma carteira. E que seja um órgão justo com os músicos, que não cobrem taxas altas mensais pra manter a carteira.

Isso não iria fazer mágica, nem transformar àgua em vinho, mas ia desaforar bastante, se desse certo...

Um sujeito qualquer não entrar numa sala de aula pra dar aula sobre Química num colégio, pois tem que ter graduação, mas o carteiro (advogado, açougueiro...) pega o instrumento musical e pode subir no palco e tocar de boas...

Ou seja, o músico é o vagabundo dos vagabundos no mercado de trabalho...

Se alguém me apresentar uma solução melhor eu mudo de ideia enquanto a isso. De resto, pra mim isso aí é a única saída.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 4:28 pm

Poxa Allex, discordo. Mercado musical é diferente. Ou se curva à ele e ganha miséria, ou sai dele. Música é uma das ciências mais difíceis de se aprender. E a mais desvalorizada de todas.

Esse papo de "mercado", mesmo pra mim que defendo Estado pequeno, pra mim não cola mais não. Pra mim é bobagem isso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por AndréBurger Seg Mar 25, 2019 4:36 pm

Max Payne escreveu:
...
Um sujeito qualquer não entrar numa sala de aula pra dar aula sobre Química num colégio, pois tem que ter graduação, mas o carteiro (advogado, açougueiro...) pega o instrumento musical e pode subir no palco e tocar de boas...
...

Tem uns carteiros que tocam melhor que os profissas, rs.

Cara, toda área tem hobbista.
Tem o cara que faz curso de churrasqueiro, tem o cara que faz curso de cervejeiro e com a disponibilidade cada vez maior de ferramental/informação, fica mais fácil para indivíduos aperfeiçoarem seus hobbies.

Entretanto, creio que quem seja 'profissional', se está com medo do 'amador' é porque tem algo errado.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 4:36 pm

Max Payne escreveu:Esse papo de "mercado", mesmo pra mim que defendo Estado pequeno, pra mim não cola mais não. Pra mim é bobagem isso.

Mercado é bobagem?

O tipo de residência onde você mora, o carro que você dirige, a comida que você come, o papel higiênico que você usa, tudo é do jeito que é por causa do mercado. Como assim bobagem?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 4:38 pm

Cara, até a mulher que dorme do seu lado (assumindo a preferência heterossexual) está ali por questões de mercado.

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 4:54 pm

AndréBurger escreveu:Tem uns carteiros que tocam melhor que os profissas, rs.
De fato. Assim como tem um cara que nunca fez um curso superior que saca mais de uma determinada matéria/ciência que muitos professores. Mas quem pode lecionar é o professor formado.

AndréBurger escreveu:Cara, toda área tem hobbista.
Não não kkk.. Definitivamente não, man...

allexcosta escreveu:Cara, até a mulher que dorme do seu lado (assumindo a preferência heterossexual) está ali por questões de mercado.
Quis dizer "mercado" completamente livre introduzido no contexto do mercado musical. Ou seja, sem qualquer tipo de exigência acadêmica, profissional...

É minha visão...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Stormbringer Seg Mar 25, 2019 4:58 pm

Max Payne escreveu:Pra mim só há uma única saída: carteira de músico obrigatória pra tocar no palco. Do contrário, sujeito a multa e  reclusão.
Ah véi, ai vc vai ter inimizade inclusive comigo, já mandei um "monstro da musica goiana" tomar naquele lugar por causa de uma conversa dessas... Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 5:00 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkk... Poxa, Storm, eu odeio defender essa ideia, cara. Juro pra você! Mas foi como eu disse: quem vier me apresentar solução melhor, agradeço. Aí sim mudo esse meu modo de pensar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 5:02 pm

Max Payne escreveu:Quis dizer "mercado" completamente livre introduzido no contexto do mercado musical. Ou seja, sem qualquer tipo de exigência acadêmica, profissional...

É livre porque a atividade tem tal natureza. Se o cirurgião errar a pessoa morre, se o baixista errar uma nota, não acontece nada...

Não há exigência acadêmica porque, mais uma vez, o mercado dessa atividade se desenvolveu dessa forma. Se diploma de música enchesse estádio, músicos com diplomas seriam contratados e aqueles sem diploma estariam em casa sem trabalhar.

Se sua cidade tivesse 500 bandas tocando todo dia por cachê excelente e 50 baixistas razoáveis, te garanto que ninguém iria exigir que você comprasse uma beca.

Mas sua cidade tem 500 baixistas e 50 bandas.

Tudo bem que tocar um instrumento demora um pouco pra aprender, mas pra sociedade é uma atividade equivalente a cortar grama ou pintar uma casa. Ninguém exige afiliação e diploma pra que essas atividades sejam praticadas. Se inventarem uma bomba que só mata músico e detonarem em alguma cidade do mundo, no outro dia todo mundo sai de casa, pega ônibus, dirige, faz suas atividades normalmente. Não deixe nossa visão lúdica dessa atividade tapar seus olhos pra realidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 5:10 pm

Stormbringer escreveu:Ah véi, ai vc vai ter inimizade inclusive comigo, já mandei um "monstro da musica goiana" tomar naquele lugar por causa de uma conversa dessas... Ri Muito

Eu falei pro Jorge Taime, que é um dos patriarcas da música baiana de trio e um senhor de bengala, que ia jogar ele de cima do trio elétrico se ele me pedisse a carteira mais uma vez. Detalhe, aquele ano ela tava até paga, mas achei desaforo demais ele subir no trio e dizer que a banda ia parar de tocar se todo mundo não apresentasse carteira.

Detalhe, eu conheço o presidente da OMB de lá e sei que ele comprou uma fazenda na cidade de Candeal (perto de Feira) com o dinheiro que pegava da gente. Nunca ofereceu suporte jurídico, uma sede, dentista com desconto, absolutamente nada... Ele ficava lá numa salinha na Rua Chile e mandava você tocar um acorde no violão ou fazer um batuque mequetrefe num bongô velho ou num balde virado e te dava a carteira de músico, cobrando uma boa grana, é claro. O nome do brother é Donga.

E, como vocês sabem que minhas histórias sempre tem fotos ou vídeos, tá aí o Jorge Taime.



allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por AndréBurger Seg Mar 25, 2019 5:16 pm

Max Payne escreveu:
AndréBurger escreveu:Tem uns carteiros que tocam melhor que os profissas, rs.
De fato. Assim como tem um cara que nunca fez um curso superior que saca mais de uma determinada matéria/ciência que muitos professores. Mas quem pode lecionar é o professor formado.
[/quote]

Quem pode lecionar é o formado, principalmente o que seguiu carreira academica. Mas em uma empresa, se o 'amador' der resultado, dane-se os títulos que o cara tem.

Cara, o mundo caminha para a informalidade, governos eleitos buscam isso. Algo que sou contra, pois ainda confio na pessoa que tem uma carreira na área, principalmente em áreas com grandes responsabilidades: um físico nuclear é diferente de um músico em questão de responsabilidades, um dentista é diferente de um fotógrafo, etc. Não desmereço as carreiras artísticas, mas os danos que uma pessoa sem conhecimento pode causar em suas atribuições variam de gravidade de acordo com suas responsabilidades.

Ainda assim, na ciência vemos vários casos que hobbismo é bem vindo:
De áreas que exigem conhecimento técnico, digamos, de ponta: astrofísica (inclusive podem ajudar na classificação de fenomenos em sites de universidades).

  • https://www.zooniverse.org/projects/mschwamb/planet-four-terrains
  • https://www.zooniverse.org/projects/povich/milky-way-project
  • http://scope.pari.edu/


^Ajudas são sempre bem vindas!!! Wink

Também já vi algo relacionado a biologia molecular que tinha isso.

Por fim, sou a favor de regulamentações, mas o livre mercado, nao, inclusive creio ser uma das principais colunas do neoliberalismo: cada um por si.


Última edição por AndréBurger em Seg Mar 25, 2019 5:20 pm, editado 1 vez(es)

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Stormbringer Seg Mar 25, 2019 5:18 pm

Não tem solução boa pra quem é profissional da música...

A arte em geral não é uma coisa imprescindível(na semântica fria da palavra). As pessoas vivem sem. Não é bom viver sem arte, mas o valor financeiro dela varia de acordo com o quanto as pessoas querem pagar.

Agora, uma historinha paralela. Eu sou programador, eu ganhava muito bem em São Paulo. Meu currículo acadêmico é muito bom e minha experiência profissional vasta. Vim pra Goiania, e o salario que queriam me pagar era equivalente a de um aprendiz.
"Ah, pra ser programador vai ter que ter curso superior, se nao for formado tem que tomar o PC dele" kakakak... Não, recusei as ofertas e comecei a prestar serviço autonomo. Se não desse certo, eu faria outra coisa, já trabalhei de mecânico, sei cozinhar muito bem(herança da minha avó baiana), eu sei fazer muita coisa e de fome eu não morreria.

Da pra fazer isso com a musica? Se você acha que o problema é o dono da banda, monte uma. Se você acha que nao rola, tem que tentar outra profissão que ponha a comida na mesa, enquanto o "mercado" da musica ta em baixa.

Diferente de um engenheiro ou médico, que o risco envolve bens e vidas, o risco de um músico sem estudo formal se limita a fazer musica ruim, e música ruim não é contratada duas vezes :v.

Esse tipo de elitismo pra fazer arte seria ruim pra todo mundo que gosta de arte...

A imagem mental de alguem sendo tirado de um palco ou trio elétrico por não pagar um sindicato qualquer me incomoda na alma.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 5:19 pm

Allex, como vou ter que sair aqui rápido, não vou responder tudo agora. Mas ja sabia das questões que vc citou e concordo. Mas os problemas continuam. A explicação fica vazia sem uma solução. Se bem que eu já to pensando em vazar pra sempre do mercado musical e ter música como hobbie mesmo...

E em tempo, discordo completamente da OMB. Desde antigamente (através de coisas que musicos mais experientes me contaram), até a OMB de hoje.

Dessa OMB aí eu não sou à favor mas nem f...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 5:22 pm

Max Payne escreveu:A explicação fica vazia sem uma solução.

A solução tá aqui ó:

Max Payne escreveu:Se bem que eu já to pensando em vazar pra sempre do mercado musical e ter música como hobbie mesmo...

O que você quer e acha justo não vai rolar. Sabe por quê? Mercado...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Somos uma categoria profissional completamente desmobilizada...

Mensagem por JAZZigo Seg Mar 25, 2019 5:28 pm

Max Payne escreveu:E defendo uma ideia meio polêmica pra essa questão da desvalorização/valorização do músico. E eu odeio defender isso, porque sou contra Estado influenciando, mas essa coisa de TODO MUNDO querer ser músico e reduzir a profissão de musicista à um hobbie qualquer, isso ta f*** todo mundo.

Pra mim só há uma única saída: carteira de músico obrigatória pra tocar no palco. Do contrário, sujeito a multa e  reclusão.

Prova teórica e prática para obter uma carteira. E que seja um órgão justo com os músicos, que não cobrem taxas altas mensais pra manter a carteira.

Isso não iria fazer mágica, nem transformar àgua em vinho, mas ia desaforar bastante, se desse certo...

Um sujeito qualquer não entrar numa sala de aula pra dar aula sobre Química num colégio, pois tem que ter graduação, mas o carteiro (advogado, açougueiro...) pega o instrumento musical e pode subir no palco e tocar de boas...

Ou seja, o músico é o vagabundo dos vagabundos no mercado de trabalho...

Se alguém me apresentar uma solução melhor eu mudo de ideia enquanto a isso. De resto, pra mim isso aí é a única saída.
A solução para todos os seus anseios está prevista na Lei Nº 3.857, de 22/12/1960.

No entanto, é bom lembrar que, ao contrário dos médicos, advogados e outras categorias profissionais de viés corporativo fortíssimo, foram os próprios músicos que optaram por banir a OMB, em vez de se mobilizarem em torno de seu saneamento administrativo e valorização. Enfim, deu no que está dando há muitos anos e, sem obrigações ou benefícios, nossa atividade profissional é exercida à margem da Lei e à mercê dos empresários.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 6:41 pm

^ OMB a gente já teve e não deu certo.

Daria certo se estivéssemos no Japão, fosse feito por japoneses para músicos japoneses. Mas se fosse feito por brasileiros para músicos brasileiros teríamos o que já tivemos, ou seja, nada...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por JAZZigo Seg Mar 25, 2019 6:57 pm

^
Ou seja, precisamos assumir nossas mazelas culturais, parar de reclamar e encarar o mercado.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 6:58 pm

JAZZigo escreveu:Ou seja, precisamos assumir nossas mazelas culturais, parar de reclamar e encarar o mercado.

Tipo isso... Aliás, foi isso que escrevi, só que usei uns 10 posts e umas 500 palavras.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 7:47 pm

O negócio é que o pessoal é muito oito ou oitenta. Ou é mercado liberal ou um esquema semi-socialista cheios de "direitos" e pisos salariais. O que ferra tudo é isso: o oito ou oitenta.

Não sou a favor de cachê fixo, e dane-se os direitos (acesso a isso, acesso a aquilo). Gostaria apenas de uma regulamentação que garantisse o exercício profissional do músico de forma legítima e digna.

Cada um seria livre pra aceitar o cachê que quisesse, mas você exigindo que o músico se regularize e passe por exames que comprovem a sua capacidade, isso já iria cortar a onda do pessoal que trabalha em outra área e prostitui todo o mercado musical, ""tocando"" por cerveja e uns 60 conto.

Só em ter um exame rigoroso que habilitaria você a subir no palco, isso desencorajaria muito aventureiro aí que tira a sua onda de instrumentista, de cantor. Muito espertinho ia tirar o cavalo da chuva, porque ia ver que não é casa de mãe Joana.

Agora, enquanto os próprios músicos repetirem esse discurso de que não tem jeito, ou virem com extremismos, ""quero direitos!!"", ""mercado 100% livre"", aí todo mundo se ferra e os aproveitadores riem da nossa cara

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Convidado Seg Mar 25, 2019 7:59 pm

^To falando do pessoal que trabalha em outro ramo e que não toca/canta bem e ainda por cima se prostitui por valores muito baixos

O resto não entre nesse quesito que falei acima.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico? Empty Re: Sobre Figurino - Até Que Ponto é Dever do Músico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos