Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

+8
Normando Neto
heenrique_bass
AGliceria
afonsodecampos
Pz123
edumerino
Stormbringer
quasenada
12 participantes

Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Seg Fev 04, 2019 5:19 pm

Preocupado com o volume do som que a banda onde eu toco faz, e preocupado ao sair de todo ensaio com zumbido no ouvido, decidi voltar a usar protetor.
Existe muita informação desconexa por aí, e muito "eu acho que", que decidi fazer alguns testes e escolher o que melhor encaixa às minhas necessidades.

Os concorrentes:

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_10
Os concorrentes são (esquerda pra direita):
1 - Aqueles baratezas de EPI
2 - Music Safe Pro, filtros gold, silver e white.
3 - Etymotic XS 20
4 - Pro Guard

Os quesitos


Os protetores serão julgados pelos seguintes quesitos: Conforto, bloqueio geral de barulho, bloqueio de frequências mais altas, impressão geral de uso.

O método


Conforto e "impressão geral de uso" são extremamente subjetivas.
Bloqueio de barulho / bloqueio de frequências mais altas pode ser medido. Pras minhas necessidades, um bloqueador ideal boquearia mais as frequências mais agudas enquanto a frequência do baixo fosse menos atingida.
Para tentar medir isto eu utilizei um aplicativo de audiometria e um fone de ouvido Bose Q35 no volume máximo.
Como o equipamento não é profissional, o ambiente não é protegido de ruídos e eu mesmo rodei os testes (o correto é uma segunda pessoa executar a avaliação), leia este review sabendo que os resultados não são precisos.


O aplicativo utilizado permite calibragem. O aplicativo foi calibrado de acordo com o meu ouvido e com o meu fone de ouvido.
Ao utilizar o meu ouvido e o meu fone como base, eu posso descobrir o efeito de cada um dos protetores (sem precisar comparar com outra audiometria - pois a minha sem nenhum dos protetores ficou obviamente flat).
Tentei repetir o teste em cada frequência pra ter certeza de que eu estava ouvindo o bip, e não "achando que estava ouvindo".

Conforto


Baratezas: Esses baratezas são facilmente encontrados em lojas de EPI ou material de construção. Tem a vantagem de serem muito baratos e, como são inteiros de silicone e sem partes rígidas, também são confortáveis.
O cordão é geralmente grosso, o que impede que embole com facilidade. Neste quesito eles vão muito bem.
O case é OK. Única coisa chata é que, na hora de lavar, o cordão molha e demora mais pra secar porque não dá pra desplugar.

Music Safe Pro: São confortáveis. Também são de silicone e os filtros, apesar de rígidos, são razoavelmente confortáveis. Você mal os sente. O case é grande comparado aos outros, mas dá pra guardar os 6 filtros e os dois protetores (mais um reserva) com tranquilidade. A ligação entra os plugs e o cabo é fácil de remover. Também é fácil de remover/colocar os filtros e lavar os plugs.
No quesito conforto, estes levam uma nota "Ok"

Etymotic: Como dá pra ver na foto, a 'base' deles é grande e rígida. O que não dá pra ver na foto é que o interior é relativamente rígido também. No meu ouvido pelo menos, eles incomodam bastante.
O case é flexível e compacto, o que torna o ato de guardar tudo mais difícil, mas nada de mais. O problema pior é que o fio sempre embola no case.
O fio é fácil de soltar mas a parte plástica não é. O que torna este fone um pouco mais difícil pra lavar. No quesito conforto, este é certamente o pior.

Pro guard: A principal vantagem deste protetor é que o "filtro" é pequeno e não corre dentro do interior do fone. Isto, aliado ao fato de ser completamente de silicone, o torna o mais confortável dos 4 (talvez junto dos Baratezas).
Ele tem pequenas alças para remoção e não são ligados por fio. O case é metálico e razoavelmente e tranquilo de usar. Dá pra prender no ziper do bag pra nunca esquecer.

Medições


Como explicado em sessão anterior, eu rodei algumas medições com cada um dos protetores.
O eixo X são as frequências, o eixo Y é o volume. Quanto mais baixo o ponto, maior é a ação do protetor naquela frequência.

O Etymotic parece trabalhar de maneira flat com frequencias baixas e médias, e ser mais agressivo em frequências mais altas.
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_10

ProGuard é menos agressivo em frequências baixas e altas, mais agressivo em médias e muito altas.
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_11

O gráfico dos baratezas se parece muito com os do ProGuard. Menos agressivo para o baixo e agudos, mais agressivo em médias e muito agudas.
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_12

Os MusicSafe agem de maneira parecida: Parecem que tem uma atuação mais linear, menos agressivo nas frequências mais baixos e sendo mais agressivo na mais alta.
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_13
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_14

Este me pareceu o mais eficaz dada minhas necessidades: Mantém o som do baixo alto e reduz o resto o quanto der.
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Audio_15


Impressão geral de uso


Utilizei os 4 no mesmo ensaio.

Os baratezas funcionam bem, mas a impressão que tenho é que somem tudo de maneira equivalente.

Os Etymotic foram uma decepção. São muito desconfortáveis e não tiveram o efeito desejado.

Os ProGuard: A sensação que tive com os ProGuard foi que eles reduzem o som do baixo mais do que os outros. Entretanto, este efeito não apareceu no gráfico.
Talvez até indique um problema na metodologia dos testes, ou algo relacionado à musica que tocava na hora.

MusicSafePro gold: Durante o ensaio eu utilizei o filtro gold. Foi o que melhor priorizou o contra-baixo, reduzindo mais as guitarras e a bateria.

Conclusão


Dá pra tirar algumas coisas interessante desta análise:

1 - Nem todo protetor é igual.

2 - A primeira é que protetores baratos fazem o serviço de maneira relativamente flat. Parecido, inclusive, com um dos protetores mais caros.

3 - Etymotic: Fujam!

4 - MusicSafePro: Os filtros realmente agem de maneira diferente. Achei que fosse só marketing =)


Minha escolha


Se quiser economizar, de longe escolha os baratezas de EPI mesmo.
Se puder/quiser adquirir uma solução mais precisa, me parece que o MusicSafePro Alpine é a resposta. Pelo menos pra mim.
Inclusive, vou deixar o gold de lado pra usar o silver no próximo ensaio.


Última edição por danilocesar em Qua Fev 06, 2019 10:33 pm, editado 1 vez(es)

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 04, 2019 5:42 pm

Eu uso o silver no ouvido que fica mais perto da bateria, e o white no outro

edit: eu nao entendi por que tem a linha azul e a vermelha nos graficos... o que são elas?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Seg Fev 04, 2019 5:52 pm

Stormbringer escreveu:Eu uso o silver no ouvido que fica mais perto da bateria, e o white no outro

edit: eu nao entendi por que tem a linha azul e a vermelha nos graficos... o que são elas?

Ouvido direito e esquerdo. Porque a calibragem é feita em ambos os ouvidos ao mesmo tempo. Mas a capacidade auditiva deles não é igual.


Última edição por danilocesar em Seg Fev 04, 2019 6:05 pm, editado 1 vez(es)

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por edumerino Seg Fev 04, 2019 6:00 pm

Cara, primeiramente, parabéns e obrigado pelo review! Certamente será muito útil para a galera em pesquisas futuras...

Eu estou usando o MusicSafe Pro. Já testei os três níveis de redução. O dourado me pareceu o pior deles para tocar justamente por ter um nível de redução mais agressivo. O usaria certamente quando quiser apenas proteger os ouvidos em situações de ruído alto em que a definição não seja prioridade.
Para shows e ensaios fico com o branco ou cinza. Ambos com bons resultados.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Pz123 Seg Fev 04, 2019 10:46 pm

Parabéns pela iniciativa! Bem legal o review.

Seria interessante se a 1a audiometria mostrada fosse uma de controle (sem uso de protetor algum).
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por afonsodecampos Ter Fev 05, 2019 9:40 am

Rapaz, que bacana o review... parabéns! Eu tenho esse genérico, vou experimentar no próximo ensaio.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por edumerino Ter Fev 05, 2019 10:10 am

Danilo, um detalhe sobre o Alpine: Como você lida com o cordão?

Esse pra mim é o único contra dele. O cordão só pode ser encaixado depois do protetor inserido no ouvido, acho bem difícil e não fico tranquilo de estar seguro. Tenho deixado sem. Até porque, se tirar, deixar pendurado, depois, de qualquer forma, é necessário tirar para recolocar no ouvido... Enfim, único ponto negativo a citar...
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 05, 2019 10:30 am

^Eu uso sem o cordão, alias, nem sei mais onde está esse cordão kakakak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 10:41 am

Bom dia,
Eu quanto profissional da área não poderia deixar de oferecer uma contribuição à sua análise.
Primeiramente, os métodos de verificação da eficácia dos protetores são realizados através da mensuração in-situ por meio de um microfone sonda capaz de detectar de fato o som que chega dentro do conduto auditivo no qual está inserido o protetor auricular.
Nos últimos congressos, a 3M trouxe uma espécie de microfone sonda já instalado no protetor utilizado para testes, no qual já mostra em gráficos a eficácia do protetor para aquela anatomia específica e necessidade do cliente. Porém sabemos que nem todos vão preferir usar um protetor da 3M, no entanto precisamos saber o que de fato queremos investigar e quais ferramentas podem ajudar ou não na obtenção desses achados.
A tua avaliação não segue os parâmetros necessários infelizmente principalmente pelo método utilizado que foge dos prescritos para essa avaliação, nem para se ter noção da eficácia do protetor. Os resultados estão avaliados de forma errônea, totalmente inverso da lógica audiológica e podendo trazer sérios prejuízos a sua audição e também a quem possa ler.
Sugiro a procura de um profissional da área de audiologia para lhe esclarecer melhor a escolha dos protetores e proteger de fato a sua audição para que não venha desencadear qualquer alteração que possa lhe atrapalhar futuramente.
Se tiveres alguma dúvida podes me perguntar.
Espero ter lhe ajudado.
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por heenrique_bass Ter Fev 05, 2019 10:45 am

Muito legal o review, parabéns!

Eu sempre usei esses mais baratos e funcionavam, porém, o que me incomodava era as cordinhas que o seguravam. Um amigo trouxe da Finlândia uma caixinhas com dois pares de um protetor que até então eu nunca tinha ouvido falar:

https://www.moldex.com/product/soothers-disposable-earplugs-nrr-33db/

Gostei bastante desses, é possível moldar para entrar no ouvido e estando dentro, começa a fixar, abafam bastante o som exterior, muitas vezes as frequências graves são prejudicadas também, o que pra alguns pode ser um incomodo, mas pra mim, saio do ensaio/show sem zumbido no ouvido e faceiro Very Happy Very Happy .
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 11:17 am

edumerino escreveu:Danilo, um detalhe sobre o Alpine: Como você lida com o cordão?

Esse pra mim é o único contra dele. O cordão só pode ser encaixado depois do protetor inserido no ouvido, acho bem difícil e não fico tranquilo de estar seguro.  Tenho deixado sem. Até porque, se tirar, deixar pendurado, depois, de qualquer forma, é necessário tirar para recolocar no ouvido... Enfim, único ponto negativo a citar...

Eu coloco direto no ouvido, com o cordão. É uma garra "em C". Me pareceu bem prática. Talvez não seja a mesma?

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 11:18 am

heenrique_bass escreveu:Muito legal o review, parabéns!

Eu sempre usei esses mais baratos e funcionavam, porém, o que me incomodava era as cordinhas que o seguravam. Um amigo trouxe da Finlândia uma caixinhas com dois pares de um protetor que até então eu nunca tinha ouvido falar:

https://www.moldex.com/product/soothers-disposable-earplugs-nrr-33db/

Gostei bastante desses, é possível moldar para entrar no ouvido e estando dentro, começa a fixar, abafam bastante o som exterior, muitas vezes as frequências graves são prejudicadas também, o que pra alguns pode ser um incomodo, mas pra mim, saio do ensaio/show sem zumbido no ouvido e faceiro  Very Happy  Very Happy .

Por aqui vendem estes também. Caixinhas com trocentos e tals... Mas nunca usei.
Inclusive elas não são voltadas pra músicos né? Acho que elas bloqueiam de maneira linear todo o espectro de frequência.

Como exemplo, tem estande de tiro que recomenda estas...


Última edição por danilocesar em Ter Fev 05, 2019 11:42 am, editado 1 vez(es)

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 11:27 am

AGliceria escreveu:Bom dia,
Eu quanto profissional da área não poderia deixar de oferecer uma contribuição à sua análise.
Primeiramente, os métodos de verificação da eficácia dos protetores são realizados através da mensuração in-situ por meio de um microfone sonda capaz de detectar de fato o som que chega dentro do conduto auditivo no qual está inserido o protetor auricular.
Nos últimos congressos, a 3M trouxe uma espécie de microfone sonda já instalado no protetor utilizado para testes, no qual já mostra em gráficos a eficácia do protetor para aquela anatomia específica e necessidade do cliente. Porém sabemos que nem todos vão preferir usar um protetor da 3M, no entanto precisamos saber o que de fato queremos investigar e quais ferramentas podem ajudar ou não na obtenção desses achados.
A tua avaliação não segue os parâmetros necessários infelizmente principalmente pelo método utilizado que foge dos prescritos para essa avaliação, nem para se ter noção da eficácia do protetor. Os resultados estão avaliados de forma errônea, totalmente inverso da lógica audiológica e podendo trazer sérios prejuízos a sua audição e também a quem possa ler.
Sugiro a procura de um profissional da área de audiologia para lhe esclarecer melhor a escolha dos protetores e proteger de fato a sua audição para que não venha desencadear qualquer alteração que possa lhe atrapalhar futuramente.
Se tiveres alguma dúvida podes me perguntar.
Espero ter lhe ajudado.

Que massa, segunda fono que converso sobre o assunto =)

Então, a precisão jamais foi a intenção inicial dos testes. Achei que deixei isso bem claro no início.
Mas servem para confirmar a sensação que tive deles durante uso práticos.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 11:38 am

Pz123 escreveu:Parabéns pela iniciativa! Bem legal o review.

Seria interessante se a 1a audiometria mostrada fosse uma de controle (sem uso de protetor algum).

Eu fiz uma de controle, mas não vai ser útil. A calibragem do software foi feita usando o meu ouvido e fones como base.
Dado isso, o teste de controle foi uma flat line em 5 db. Deveria ser a zero db, mas como o software não toca nada a zero, ficou em 5.
Isso não faz sentido nenhum numa audiometria de verdade.
Mas não estou testando aqui a minha capacidade auditiva. Estou medindo a redução da capacidade auditiva causada por cada um dos plugs, comparado com a minha capacidade auditiva normal sem plugs (que foi usada como base da calibragem do software).

Obviamente seria muito legal poder rodar estes testes com um equipamento de verdade como a Aline sugeriu, mas vai muito além do que eu estou disposto a fazer =)


Última edição por danilocesar em Ter Fev 05, 2019 11:40 am, editado 1 vez(es)

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 05, 2019 11:39 am

Acho que pro musico, atenuar alterando o "timbre" o menos possivel é o objetivo.

É diferente de trabalhar numa obra, ou numa pista de aeroporto, em que o objetivo é abafar o maximo não importando muito com o "timbre".
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 11:40 am

Stormbringer escreveu:Acho que pro musico, atenuar alterando o "timbre" o menos possivel é o objetivo.

É diferente de trabalhar numa obra, ou numa pista de aeroporto, em que o objetivo é abafar o maximo não importando muito com o "timbre".

Exato.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 11:51 am

Com certeza Danilo, alguns recursos são limitados, mas neste momento é fundamental conhecermos sobre a teoria. A parte que muito me preocupa foi pelo fato de você citar: “O eixo X são as frequências, o eixo Y é o volume. Quanto mais baixo o ponto, maior é a ação do protetor naquela frequência.”
Quanto aos eixos estão corretos, porém para analisar que quanto mais baixo o ponto, maior é a ação está errada. É o inverso. Por isso seus resultados divergiram muito do pensar audiológico. Ou seja, o “melhor” foi o “pior” segundo a tua análise. Ele não lhe protegeu na região que mais precisa proteger.
Fico feliz em saber que tens conversado com profissionais da área.
Isso já lhe ajuda muito. Sigo à disposição.
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por edumerino Ter Fev 05, 2019 11:59 am

danilocesar escreveu:
edumerino escreveu:Danilo, um detalhe sobre o Alpine: Como você lida com o cordão?

Esse pra mim é o único contra dele. O cordão só pode ser encaixado depois do protetor inserido no ouvido, acho bem difícil e não fico tranquilo de estar seguro.  Tenho deixado sem. Até porque, se tirar, deixar pendurado, depois, de qualquer forma, é necessário tirar para recolocar no ouvido... Enfim, único ponto negativo a citar...

Eu coloco direto no ouvido, com o cordão. É uma garra "em C".  Me pareceu bem prática. Talvez não seja a mesma?

é a mesma, mas não consegui colocá-la e encaixar com a ferramentinha lá....
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 1:16 pm

AGliceria escreveu:
Quanto aos eixos estão corretos, porém para analisar que quanto mais baixo o ponto, maior é a ação está errada. É o inverso. Por isso seus resultados divergiram muito do pensar audiológico. Ou seja, o “melhor” foi o “pior” segundo a tua análise. Ele não lhe protegeu na região que mais precisa proteger.

Quanto mais baixo o ponto no eixo dbhl, maior o volume do bip. Certo? Neste ponto a gente deve concordar porque é meio óbvio. Pelo menos é isso que o software que eu usei faz.
O ponto marcado é o limiar entre "não consigo ouvir" e "consigo ouvir", certo?. Um dbhl acima de uma marcação é o que eu não consigo ouvir, abaixo daquele ponto eu consigo (porque, como dito anteriormente, obviamente está mais alto).

Dito isso dá pra concluir que um ponto marcado mais abaixo no eixo Y (ou seja, decibels hearing level maior), indica que ele precisou estar mais alto para que eu consiga ouvi-lo naquela determinada frequência.
Ou esta interpretação está errada?

Se for isso mesmo (e a crítica que eu recebi anteriormente foi em relação ao método e não à interpretação do resultado), um protetor que simule um dbhl mais alto para frequências mais altas e dbhl mais baixo para frequências mais baixas (mais próximas das que o contra-baixo emite) é o efeito que eu estou procurando. E condiz com a conclusão.

Resumindo: Quanto mais baixo o ponto na escala significa que a minha audição está, simuladamente, pior naquela faixa de frequência. Certo?
Eu quero um dispositivo simule isso: Que suma com as frequências mais altas e evite alterar as frequências mais baixas, que é onde meu instrumento fica.


Pode mostrar exatamente onde está o erro?

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Normando Neto Ter Fev 05, 2019 2:58 pm

Olá, Danilo!

Primeiro: parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar seu conhecimento/experiência com os protetores.

Eu comecei a usar protetores há mais ou menos 1 ano, depois de um show em que o volume de palco estava absurdamente alto. e fiquei mais de um mês com zumbido contínuo em uma frequência aguda.

Comprei os Etymotic, mas de um modelo diferente dos seus (os ER-20). Em termos de conforto são semelhantes aos Alpine Classic e Pro.

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Images?q=tbn:ANd9GcSZLX9D_5gdwOLUGJClNp-A43RkmdNCGsd_kn8R28JERjGtP9GT

Gostei deles, mas precisei comprar mais um par porque deixava no case de um dos baixos e quando levava o outro acabava esquecendo de pegar os protetores e ficava exposto, então resolvi comprar os Apline Classic pra comparar as marcas.

Como já disse, em relação a conforto não vi grande diferença. Quanto à atenuação, achei que os Alpine atuam mais forte nas frequências mais altas, mas recebi eles há pouco tempo e só usei em dois ensaios.

Achei a diferença pouca, a princípio, e para mim os dois são satisfatórios. Vou tentar usar os dois no mesmo ensaio, dividindo meio a meio, para ter uma impressão mais exata.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 3:01 pm

AGliceria escreveu:Com certeza Danilo, alguns recursos são limitados, mas neste momento é fundamental conhecermos sobre a teoria. A parte que muito me preocupa foi pelo fato de você citar: “O eixo X são as frequências, o eixo Y é o volume. Quanto mais baixo o ponto, maior é a ação do protetor naquela frequência.”
Quanto aos eixos estão corretos, porém para analisar que quanto mais baixo o ponto, maior é a ação está errada. É o inverso. Por isso seus resultados divergiram muito do pensar audiológico. Ou seja, o “melhor” foi o “pior” segundo a tua análise. Ele não lhe protegeu na região que mais precisa proteger.
Fico feliz em saber que tens conversado com profissionais da área.
Isso já lhe ajuda muito. Sigo à disposição.

Refletindo durante o almoço acho que consegui entender a divergência.
Numa audiometria, você está medindo a perda auditiva do indivíduo em dB HL (decibels Hearing Level) " i.e. dB relative to the quietest sounds that a young healthy individual ought to be able to hear. " [1].
Neste caso, realmente como você disse, quando mais baixo o ponto no gráfico, significa que pior é a audição do indivíduo em relação ao menor som que um indivíduo jovem saudável consegue ouvir.

Mas não é isso que está sendo medido aqui (e nem se eu quisesse medir isso eu conseguiria).
Aqui está sendo medido é o quanto cada plug é capaz de bloquear o som em determinada frequência, em relação ao menor som que *eu* consegui ouvir naquela mesma frequência durante a calibragem do software.
De certa maneira os plugs servem como 'simuladores de perda'. A 'feature' deles é bloquear o som. Então: quanto 'pior' a análise parecer (ou seja, maior a perda auditiva simulada), melhor o dispositivo está funcionando pois menos som está chegando ao interior dos meus ouvidos.

Não é divergência do pensar audiológico. Apenas peguei a ferramenta criada por vocês e apliquei em outra área.

[1] - https://auditoryneuroscience.com/claud

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 3:07 pm

Normando Neto escreveu:Olá, Danilo!

Primeiro: parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar seu conhecimento/experiência com os protetores.

Eu comecei a usar protetores há mais ou menos 1 ano, depois de um show em que o volume de palco estava absurdamente alto. e fiquei mais de um mês com zumbido contínuo em uma frequência aguda.

Comprei os Etymotic, mas de um modelo diferente dos seus (os ER-20). Em termos de conforto são semelhantes aos Alpine Classic e Pro.

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Images?q=tbn:ANd9GcSZLX9D_5gdwOLUGJClNp-A43RkmdNCGsd_kn8R28JERjGtP9GT

Gostei deles, mas precisei comprar mais um par porque deixava no case de um dos baixos e quando levava o outro acabava esquecendo de pegar os protetores e ficava exposto, então resolvi comprar os Apline Classic pra comparar as marcas.

Como já disse, em relação a conforto não vi grande diferença. Quanto à atenuação, achei que os Alpine atuam mais forte nas frequências mais altas, mas recebi eles há pouco tempo e só usei em dois ensaios.

Achei a diferença pouca, a princípio, e para mim os dois são satisfatórios. Vou tentar usar os dois no mesmo ensaio, dividindo meio a meio, para ter uma impressão mais exata.

Been there. Volta e meia esquecia de levar os meus também =)

Vou tentar usar os dois no mesmo ensaio, dividindo meio a meio, para ter uma impressão mais exata.
Testa aí e diz pra gente o que você achou.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 3:56 pm

danilocesar escreveu:
AGliceria escreveu:
O ponto marcado é o limiar entre "não consigo ouvir" e "consigo ouvir", certo?. Um dbhl acima de uma marcação é o que eu não consigo ouvir, abaixo daquele ponto eu consigo (porque, como dito anteriormente, obviamente está mais alto).

Dito isso dá pra concluir que um ponto marcado mais abaixo no eixo Y (ou seja, decibels hearing level maior), indica que ele precisou estar mais alto para que eu consiga ouvi-lo naquela determinada frequência.
Ou esta interpretação está errada?

Se for isso mesmo (e a crítica que eu recebi anteriormente foi em relação ao método e não à interpretação do resultado), um protetor que simule um dbhl mais alto para frequências mais altas e dbhl mais baixo para frequências mais baixas (mais próximas das que o contra-baixo emite) é o efeito que eu estou procurando. E condiz com a conclusão.

Resumindo: Quanto mais baixo o ponto na escala significa que a minha audição está, simuladamente, pior naquela faixa de frequência. Certo?
Eu quero um dispositivo simule isso: Que suma com as frequências mais altas e evite alterar as frequências mais baixas, que é onde meu instrumento fica.


Pode mostrar exatamente onde está o erro?

O ponto marcado é referente ao último som percebido. Não entre o que você percebe e o que não percebe a presença.
A sua avaliação foi feita com fone em cima do protetor? Correto? Digo que foi o inverso pq analisamos diferente...mas entendi agora a sua linha de raciocínio.
A mensuração in-situ mostra precisamente os resultados do som geral que estão passando pra dentro do protetor, nisto a audição permanece a mesma sempre. Refente ao processo de coleta em geral, não é possível quantificar com exatidão que os limiares encontrados são de fato os seus limiares reais, visto que a marcação já foi executada diferente. O conforto do usuário é  imprescindível pois é para isto que se procura a proteção. As frequências mais baixas são muito difíceis de serem percebidas em intensidades menores, principalmente em instrumentos não calibrados e fora do ambiente acusticamente tratado, a minha maior preocupação é saber se de fato você se protegeu não só dos agudos, mas em alguns momentos dos graves e medios também. 👍🏼
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 4:21 pm

Trago a tabelinha simplificada dos limites de tolerância para ruídos prescrita pela NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
ANEXO N.o 1
LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE
NÍVEL DE RUÍDO dB (A)

MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL

85dB - 8 Horas
90dB - 4 Horas
95dB - 2 Horas
100dB - 1 Hora
105dB - 30 minutos
110dB - 15 minutos
115dB - 8 minutos

Além de, saber a importância do uso protetor auricular, deve-se tomar cuidado com a intensidade do som e o tempo de exposição.
Lembrando sempre que proteger apenas os agudos, não te livra de nenhuma perda auditiva. Os graves sem proteção também causam perda auditiva.
Se nenhum dos protetores convencionais lhe oferecer o som mais confortável enquanto toca, vocês podem optar pelo In-ear que funciona como retorno e ainda protege a audição, sem perder os graves e dando uma possibilidade de equalização bem mais confortável.


Última edição por AGliceria em Ter Fev 05, 2019 4:52 pm, editado 1 vez(es)
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 05, 2019 4:32 pm

115db, 8 minutos, provavelmente

uma banda tocando a 105 db, com reduçao de 15 db ja fica bem saudavel ensaiar Very Happy
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 4:53 pm

Stormbringer escreveu:115db, 8 minutos, provavelmente

uma banda tocando a 105 db, com reduçao de 15 db ja fica bem saudavel ensaiar Very Happy

Obrigada pela correção, já editei! 👍🏼
Saudável se proteger os graves tb! 😊😊
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por edumerino Ter Fev 05, 2019 5:06 pm

AGliceria escreveu:Trago a tabelinha simplificada dos limites de tolerância para ruídos prescrita pela NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
ANEXO N.o 1
LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE
NÍVEL DE RUÍDO dB (A)

MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL

85dB - 8 Horas
90dB - 4 Horas
95dB - 2 Horas
100dB - 1 Hora
105dB - 30 minutos
110dB - 15 minutos
115dB - 8 minutos

Além de, saber a importância do uso protetor auricular, deve-se tomar cuidado com a intensidade do som e o tempo de exposição.
Lembrando sempre que proteger apenas os agudos, não te livra de nenhuma perda auditiva. Os graves sem proteção também causam perda auditiva.
Se nenhum dos protetores convencionais lhe oferecer o som mais confortável enquanto toca, vocês podem optar pelo In-ear que funciona como retorno e ainda protege a audição, sem perder os graves e dando uma possibilidade de equalização bem mais confortável.

Em relação a usar o In Ear, creio que de fato seja uma ótima solução mas não acho que seja acessível para a maioria dos músicos. A realidade de ensaios e shows em locais pequenos, sem PA ou monitoração do restante da banda, bateria e guitarras próximos, necessidade de monitoração do baixo pelos outros músicos etc, acabam dificultando. Eu pelo menos optei pela solução individual ainda que saiba que o som com o protetor não seja "o ideal" ou "o mais bonito" aos meus ouvidos.

Agora, aproveitando a presença de uma profissional, estes apps que medem Db são confiáveis?
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2019 5:09 pm

Stormbringer escreveu:uma banda tocando a 105 db, com reduçao de 15 db ja fica bem saudavel ensaiar Very Happy

105db é uma rua de uma cidade grande ou uma banda de violão e cajón com multidão conversando

Lembro que até início dos anos 90 trio elétrico batia 130db. Em cidade pequena sem fiscalização ainda devem abrir assim. Ensaio normal de banda chega a uns 115.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 05, 2019 5:13 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:uma banda tocando a 105 db, com reduçao de 15 db ja fica bem saudavel ensaiar Very Happy

105db é uma rua de uma cidade grande ou uma banda de violão e cajón com multidão conversando

Lembro que até início dos anos 90 trio elétrico batia 130db. Em cidade pequena sem fiscalização ainda devem abrir assim. Ensaio normal de banda chega a uns 115.

quando medi um ensaio da finada Cassino .357 era por ai mesmo, 115...

Alguns bares aqui da regiao medem com decibelimetro e pedem pra gente ficar abaixo de 100, o que é bem baixo em termos de "palco", pra mim. Fica parecendo tocar no mp3
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2019 5:18 pm

Stormbringer escreveu:quando medi um ensaio da finada Cassino .357 era por ai mesmo, 115...

Porque não tinha bacurinha. Banda com bacurinha bate uns 450db dentro do estúdio. Twisted Evil Shocked Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 5:23 pm

edumerino escreveu:

Em relação a usar o In Ear, creio que de fato seja uma ótima solução mas não acho que seja acessível para a maioria dos músicos. A realidade de ensaios e shows em locais pequenos, sem PA ou monitoração do restante da banda, bateria e guitarras próximos, necessidade de monitoração do baixo pelos outros músicos etc, acabam dificultando. Eu pelo menos optei pela solução individual ainda que saiba que o som com o protetor não seja "o ideal" ou "o mais bonito" aos meus ouvidos.

Agora, aproveitando a presença de uma profissional, estes apps que medem Db são confiáveis?

Realmente o in-ear tem um custo muito acima dos demais, porém proporciona o melhor. Nem sempre todos conseguem adquirir, mas mesmo que tu estejas usando um que não seja “ideal” nem o mais “bonito”, você pode avaliar sua audição periodicamente para garantir que esteja sendo eficiente às suas necessidades. Veja bem, existe predisposição somada a exposição também. Devemos avaliar isoladamente os objetivos e o que queremos alcançar te protegendo, e a individualidade tem e deve ser respeitada sempre.

Quanto ao uso de apps, sou totalmente contra. Veja bem, se para sonorização de um ambiente ou banda, usamos microfones específicos, você há de concordar comigo que um microfone de um simples celular não foi desenvolvido para mensurar ruídos, certo?
Você pode ter uma noção do que pode estar exposto, mas confiar cegamente neste achado, jamais.
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 5:30 pm

edumerino escreveu:Agora, aproveitando a presença de uma profissional, estes apps que medem Db são confiáveis?

Faz o teste: coloca 3 aparelhos juntos e vai ver que os 3 vão medir valores bastante diferentes. Inclusive modelos da mesma marca.
Acho que, além de calibragem, nem todos pegam as mesmas frequências.

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... IPhoneMicComp

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Ter Fev 05, 2019 5:40 pm

Stormbringer escreveu:Alguns bares aqui da regiao medem com decibelimetro e pedem pra gente ficar abaixo de 100, o que é bem baixo em termos de "palco", pra mim. Fica parecendo tocar no mp3

Você pergunta pro dono quando foi a última vez que ele calibrou? Você pode ganhar uns db's de folga nesse argumento aí =)

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por AGliceria Ter Fev 05, 2019 5:55 pm

danilocesar escreveu:

Faz o teste: coloca 3 aparelhos juntos e vai ver que os 3 vão medir valores bastante diferentes. Inclusive modelos da mesma marca.
Acho que, além de calibragem, nem todos pegam as mesmas frequências.

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... IPhoneMicComp

Muito bom! A entrada do sinal dos telefones serão sempre acusticamente modificadas. Nota-se tamanha modificação tanto na entrada quanto na saída do som, que por conta dessa compressão de frequências, muita das vezes achamos a voz de algumas pessoas muito parecidas durante uma conversa ao telefone.
AGliceria
AGliceria
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por fheliojr Qua Fev 06, 2019 9:31 pm

Resumo deste tópico: consulte-se com um fonoaudiólogo e, se possível, use monitoração in-ear.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Aionius Qua Fev 13, 2019 12:27 pm

fheliojr escreveu:Resumo deste tópico: consulte-se com um fonoaudiólogo e, se possível, use monitoração in-ear.
Isso pode ser bem perigoso também, lembro de um documentário do Jota Quest em que o o Rogério Flausino vai ao médico por sentir que está com alguma perda de audição o que foi confirmado nos exames. Perda está ocasionada justamente por ter que aumentar muito teu retorno in-ear por conta do alto volume de palco do resto da banda.
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4838
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Aionius Qua Fev 13, 2019 12:28 pm

Normando Neto escreveu:
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Images?q=tbn:ANd9GcSZLX9D_5gdwOLUGJClNp-A43RkmdNCGsd_kn8R28JERjGtP9GT
Tenho esse também, mas praticamente não uso. Toca em Igreja e  não aumentamos tanto o volume a ponto de precisar deste recurso. As vezes utilizo nos ensaios em estúdio.
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4838
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 13, 2019 12:33 pm

eu to convencendo todo mundo das minhas bandas a usar o music safe, até agora um dos guitarristas comprou e usou por dois ensaios, falou que nao ensaia nunca mais sem eles
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Qua Fev 13, 2019 12:50 pm

Aionius escreveu:
fheliojr escreveu:Resumo deste tópico: consulte-se com um fonoaudiólogo e, se possível, use monitoração in-ear.
Isso pode ser bem perigoso também, lembro de um documentário do Jota Quest em que o o Rogério Flausino vai ao médico por sentir que está com alguma perda de audição o que foi confirmado nos exames. Perda está ocasionada justamente por ter que aumentar muito teu retorno in-ear por conta do alto volume de palco do resto da banda.

IEM não faz mágica né. Se o som todo tá alto pra caramba (que é meu caso), a alternativa é bloquear.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por quasenada Qua Fev 13, 2019 12:53 pm

Stormbringer escreveu:eu to convencendo todo mundo das minhas bandas a usar o music safe, até agora um dos guitarristas comprou e usou por dois ensaios, falou que nao ensaia nunca mais sem eles

Eu ainda to tentando convencer o povo a tocar mais baixo mesmo =)
Mas infelizmente, volume war é uma guerra perdida..

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 13, 2019 1:53 pm

^o problema é a bateria... na Monday Riders, por exemplo, se abaixarmos os amplificadores mais do que costumamos tocar, só vai dar pra ouvir bateria...

Ensaiando com a Meros Conhecidos, na minha casa, com bateria eletronica, o que manda nos volumes é a voz não amplificada do vocalista(mesmo cantando no microfone, o volume maior da sala é a voz natural dele)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por edumerino Qui Fev 14, 2019 1:01 pm

Bom, o In Ear pra funcionar perfeitamente, acredito que apenas em um cenário em que não há nenhum amplificador no palco. Apenas a bateria e ainda com bloqueador. Caso contrário, não consigo pensar como pode resolver se , no fim, tem que aumentar também...
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por fheliojr Dom Fev 17, 2019 5:37 pm

Bem, então vcs estão à procura de um milagre.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Dom Fev 17, 2019 5:50 pm

Milagre nenhum... Esse alpine foi perfeito pra mim
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por edumerino Seg Fev 18, 2019 10:07 am

Também me atende perfeitamente.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por fheliojr Ter Fev 19, 2019 4:49 pm

Boa.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por fbarione Qui Mar 21, 2019 5:19 pm

Cara, entrei aqui procurando informação sobre esse produto.

http://www.earsonics.com/protection-auditive/earpad-universel/

Me falaram que ele abaixo o volume sem isolar o som ma snão acho valores nem informações dele, alguém conhece?

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Stormbringer Qui Mar 21, 2019 8:50 pm

uai, na propria pagina que vc postou tem uma tabela:
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Capture-d%E2%80%99%C3%A9cran-2015-09-22-%C3%A0-21.20.08

e pela foto dele, o sistema é parecido com o da Alpine
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por fbarione Sex Mar 22, 2019 1:30 pm

Stormbringer escreveu:uai, na propria pagina que vc postou tem uma tabela:
Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Capture-d%E2%80%99%C3%A9cran-2015-09-22-%C3%A0-21.20.08

e pela foto dele, o sistema é parecido com o da Alpine

Sim, mas queria saber se alguém já usou e tem impressões práticas, mas de qualquer jeito, obrigado pela resposta.

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Review:  Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas... Empty Re: Review: Protetor auricular - Etymotic, ProGuard, MusicSafePro Alpline e os baratezas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos