Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

4 participantes

Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por emachado Sáb Out 06, 2018 3:49 am

Pessoal, há algum tempo não posto aqui, mas tenho lido bastante os posts. Postei também no site handmades.com.br

Pesquisei bastante, mas não consegui encontrar informações suficientes para realizar um bom projeto de isolamento e tratamento acústico.

A intenção não é construir algo como um home studio para gravações. Na verdade será uma sala para praticar e tocar com amigos sem incomodar os vizinhos, bem como torná-la acessível durante a noite.
Logo, a primeira preocupação será quanto ao Isolamento Acústico.

Eu mesmo farei toda a construção (como estou fazendo com minha casa). Devo começar a fundação ao final deste mês.
Terei o fundo do terreno (10m) disponível para tal. A ideia é à esquerda uma área para luthieria e à direita uma sala super mega ultra master blaster reforçada para tocar e guardar meus instrumentos (fortaleza mesmo).

Vou tentar esboçar como penso a distribuição.

_________________________________________________________________
|                                                                                   /                               |
|                                                                                  /                                |
|                                                                                 |           SALA               |
|               OFICINA LUTHIERIA                                     |         ENSAIOS           |
|                                                                                 |                                 |
|                                                                                 |                                 |
|                                                                                   \                               |
|_______|         PORTA          |_____|    PORTA          |___\_________|       |__|

Para a sala penso em algo próximo à 4m largura x 3,20 de comprimento (12,8m3).

1- Mesmo para ensaios e estudos à noite, necessita de paredes duplas (alvenaria + lã de rocha + drywall)?

2- Vou começar ainda. Convém fazer uma forma mais irregular, tipo inclinar a parede da frente para um lado? (assim o fundo e a frente deixam de ser paralelos).

3- O esboço está bem ruim, mas a intenção é que a parede de divisão com a oficina seja formada por três lados. Há ganhos em deixá-la circular?

4- A altura, o pé direito, quanto maior melhor?

5- O tijolo baiano, aquele furadinho feito de barro vermelho, fica melhor para isolamento do que o bloco de cimento e areia? Prefiro este último pela resistência e rendimento maiores.

6- Qualquer destes tijolos ou blocos têm que ser preenchidos com areia?

7- Faz diferença usar aterro/entulho para preencher o alicerce ao invés de uma laje (neste caso haveria ar por baixo do comodo)?

Pretendo ir colocando aqui a evolução da construção.
Vai levar tempo, pois ainda tenho muito da casa principal a fazer, mas preciso de espaço e tempo à noite para praticar.

Deixar todos meus instrumentos (bateria, guitarras, violões, viola, contrabaixo elétrico, teclado, amplificadores) de forma fácil pra pegar e ligar é meu sonho de consumo. Confesso que muitas vezes deixo de tocar ou compor por conta de montar a parafernalha.

Desde já agradeço aos que puderem contribuir.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por emachado Dom Out 07, 2018 4:28 pm

Hoje encontrei este site abaixo. Muito bom e com sugestões de produtos.

https://ehomerecordingstudio.com/pt/tratamento-acustico/
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por allexcosta Dom Out 07, 2018 5:37 pm

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por emachado Seg Out 08, 2018 2:36 am

Consegui levantar ideais importantes:

1- Formas não retangulares/cúbicas são mais difíceis de realizar ajustes, pois nos paralelepípedos as reflexões são mais controláveis e ajustáveis. Portanto, não faz sentido muitos sacrifícios ao projeto com formas de muitos lados.

2- Existem vários estudos acerca de proporções ideais para a acústica. M.M. Louden, L.W. Sepmeyer, entre outros. Com estes dados já tenho resposta para a questão do pé direito: mais altos que 3m só se tornam acusticamente eficientes se houver possibilidade de maiores larguras e comprimentos, ou seja, maiores áreas e volumes internos.
Nestes endereços há boas informações:
http://forum.studiotips.com/viewtopic.php?t=3148

http://www.acoustic.ua/forms/rr.en.html

A proporção que melhor me atende é:
1  -  1,2   -  1,41

Assim posso obter o menor comprimento para um teto o maior possível.
Algo como 2,7H   -  3,24L   -  3,8 C
Isso é para a caixa interna. Logo, a externa devo fazer pouco maior.

Dúvida: Drywall fica mais barato que alvenaria em blocos/tijolos? (para paredes do box interno).
Vou ver aqui na região.

Li em algum fórum, não me lembro qual, que o chão só precisa de isolamento se fosse apto ou sobrado. Será excesso isolar o chão?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por fheliojr Qua Dez 05, 2018 10:22 pm


OFF: Pena q o Cid perdeu seu interesse por baixos e, consequentemente, pelo FCBR.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por emachado Qui Dez 06, 2018 10:32 pm

Drywall aqui na região fica a R$ 45,00 o m2.
Estou fazendo a fundação dos fundos junto com o muro.
Vai demorar, mas vou chegar lá.
Penso em fazer eu mesmo o Drywall, aí o material fica mais barato até que compensado/osb.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por afonsodecampos Sex Dez 07, 2018 5:15 pm

fheliojr escreveu:OFF: Pena q o Cid perdeu seu interesse por baixos e, consequentemente, pelo FCBR.
Sem dizer que o estúdio deve estar pronto e a gente nem sabe!


emachado escreveu:Penso em fazer eu mesmo o Drywall, aí o material fica mais barato até que compensado/osb.
Isso seria legal...
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico Empty Re: Construção de sala de ensaios, isolamento e tratamento acústico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos