Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre pre amps.

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por jcsk8 Sáb Ago 18, 2018 11:44 pm

Alguém tem uma boa fonte (pode ser em inglês) sobre o funcionamento dos pre amps?

Tenho uma dúvida quanto a esse lance de "colorir o som" que muitos referem.
Suponhamos que temos dois prés. Ambos atuam nos graves, médios e agudos, nas mesmas frequencias (centrados em x, y, etc.) E as atenuações e incrementos tenham a mesma quantidade de dB. Ainda assim eles podem soar diferentes, dependendo dos componentes usados?

Os preamps podem ser feitos para um tipo de captador específico, tipo single coils, humbuckers, etc?

Outra dúvida é: Porque a simples instalação de um preamp deixa o som mais "hi-fi", mesmo que se tente reproduzir o som passivo, ele sempre projeta uma sonoridade mais moderna?

Já antecipo agradecimentos a quem tiver paciência pra ir me ensinando. Instalei um pré pela primeira vez num jazz 5 cordas e algumas coisas me agradaram, outras não. Quero saber se pode ser o pré ou outros fatores, antes de ir trocando e gastando fortunas testando prés.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Re: Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por Normando Neto Dom Ago 19, 2018 11:55 am

http://www.ovnilab.com/articles/preamp.shtml

https://www.bestbassgear.com/preamp-faq.htm

https://www.bassplayer.com/gear/preamps-demystified

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Re: Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por fheliojr Dom Ago 19, 2018 8:36 pm

Me permita responder a isso como leigo e com base na minha pouca experiência prática.


jcsk8 escreveu:...Ainda assim eles podem soar diferentes, dependendo dos componentes usados?...

Na prática, sim.


jcsk8 escreveu:...Porque a simples instalação de um preamp deixa o som mais "hi-fi", mesmo que se tente reproduzir o som passivo, ele sempre projeta uma sonoridade mais moderna?...

Nem sempre. Há os que são "clean", mas que dão boost qnd ativados, e os que mantém o mesmo nível de sinal nestas condições (que são os q menos vejo por aí).
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Re: Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por JAZZigo Dom Ago 19, 2018 11:43 pm

jcsk8 escreveu:Outra dúvida é: Porque a simples instalação de um preamp deixa o som mais "hi-fi", mesmo que se tente reproduzir o som passivo, ele sempre projeta uma sonoridade mais moderna?
Não necessariamente. Quer você queira ou não, o sinal, mesmo o de um baixo passivo, sempre será processado por, no mínimo, um preamplificador, quer ele se localize na mesa de som, no computador, em um pedal ou no próprio cabeçote/combo etc..
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Re: Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por jcsk8 Seg Ago 20, 2018 4:35 pm

Obrigado à todos. Li tudo. Muito bons os links, Normando.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Re: Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Ago 20, 2018 4:46 pm

Tenho uma dúvida quanto a esse lance de "colorir o som" que muitos referem.
Suponhamos que temos dois prés. Ambos atuam nos graves, médios e agudos, nas mesmas frequencias (centrados em x, y, etc.) E as atenuações e incrementos tenham a mesma quantidade de dB. Ainda assim eles podem soar diferentes, dependendo dos componentes usados?
sim podem ser totalmente diferentes. depende muito do filtro que ele colocou na entrada (o engenheiro). eles normalmente cortam um pouco do grave nos projetos que vi.

Os preamps podem ser feitos para um tipo de captador específico, tipo single coils, humbuckers, etc? sim podem, mas com certeza vão funcionar com outros captadores, salvo (eu não lembro de nenhum mas é possivel) um circuito que transformaria o cap em "ativo" antes de ir para o estágio de pré amplificação.

Outra dúvida é: Porque a simples instalação de um preamp deixa o som mais "hi-fi", mesmo que se tente reproduzir o som passivo, ele sempre projeta uma sonoridade mais moderna?
deixar mais "hi-fi" seria com mais agudo? acontece 2 coisas quando tu coloca um pré amp na parada, 1 capacitância do cabo, por menor e melhor que seja o cabo ele tem uma capacitancia que rouba agudos. 2 o pre amp normalmente tem um ganho no minimo um pouco maior que o som direto do cap, é a mesma coisa quando tu aumenta o volume/ ganho do amp o timbre muda um pouco , principalmente o agudo. dando essa sensação de "hi-fi".

Já antecipo agradecimentos a quem tiver paciência pra ir me ensinando. Instalei um pré pela primeira vez num jazz 5 cordas e algumas coisas me agradaram, outras não. Quero saber se pode ser o pré ou outros fatores, antes de ir trocando e gastando fortunas testando prés.[/quote]
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre pre amps. Empty Re: Dúvida sobre pre amps.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos