Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

+2
clayton.oliveira.5667
Felmor
6 participantes

Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por Felmor Qua Mar 07, 2018 1:20 pm

Boa tarde!

Sei que as ferramentas da Stewmac são referência de qualidade, mas procurando uma alternativa nacional mais em conta, encontrei a marca Kosmon, gostaria de saber se alguém já usou algo deles, se vale a pena mesmo.

Pra quem não conhece, o site deles é http://www.kosmon.com.br/

Tô querendo comprar aquela régua pra medir a altura das cordas, e o conjunto de "réguas" pra alinhar a altura dos carrinhos da ponte de acordo com o raio da escala.
Felmor
Felmor
Membro

Mensagens : 504
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por clayton.oliveira.5667 Qua Mar 07, 2018 1:24 pm

pode comprar amigo, são excelentes ferramentas, eu mesmo tenho algumas ferramentas deles...

espero ter ajudado
clayton.oliveira.5667
clayton.oliveira.5667
Membro

Mensagens : 133
Localização : araçoiaba da serra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por joabi Qua Mar 07, 2018 2:22 pm


Para medir a altura das cordas eu uso um medidor de folgas, usado pelos mecânicos de carro. Funciona bem e tem alguns super baratos.

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Calibre-de-folga-c-13-lam.-starfer

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Mar 07, 2018 2:39 pm

^ Isso é bom pra regular o relief do braço né? Ao invés de um cartão telefônico ou 2 de visita... Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 07, 2018 3:09 pm

Sempre usei Luthier para isso. A melhor ferramenta que conheço... hehehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por joabi Qua Mar 07, 2018 5:28 pm

allexcosta escreveu:^ Isso é bom pra regular o relief do braço né? Ao invés de um cartão telefônico ou 2 de visita... Laughing

hahaha exatamente. Comprei esse bagulho pra medir outra coisa, e tinha que fazer valer os 6 merréis que custou na época. rsrs
Confesso que é bom, viu. No dia-a-dia eu costumo ir pelo feeling mesmo, sem usar medidas, mas é bom dar uma ajustada mais caprichada de vez em nunca…

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Mar 07, 2018 5:32 pm

joabi escreveu:hahaha  exatamente. Comprei esse bagulho pra medir outra coisa, e tinha que fazer valer os 6 merréis que custou na época. rsrs
Confesso que é bom, viu. No dia-a-dia eu costumo ir pelo feeling mesmo, sem usar medidas, mas é bom dar uma ajustada mais caprichada de vez em nunca…

Já minha regulagem é super científica.

Aperto o tensor até ficar reto igual uma frecha. Depois folgo um "cabelo de sapo" ou dois... Aí a ponte eu fecho o olho e vou tocando... Sigo uma lógica, mas a sizona tem mais clearance porque vibra mais... É todo um processo. Depois é oitava e volume das cordas e dos captadores.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por joabi Qua Mar 07, 2018 5:49 pm


^Isso aê. A ponte eu abaixo até colar as cordas e vou subindo até parar o buzz em todas as casas, tocando forte.

Oitava eu regulo com corda solta e na 8ª casa. Captador 2mm abaixo das cordas na ponte e 4 ou 5mm no braço.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Mar 07, 2018 5:58 pm

joabi escreveu:Isso aê. A ponte eu abaixo até colar as cordas e vou subindo até parar o buzz em todas as casas, tocando forte.

Tem baixo que se você fizer isso a corda fica a 5cm do braço.  Laughing

Oitava eu regulo com corda solta e na 8ª casa.

Eu faço solta, 12 e tento achar um equilíbrio entre as várias regiões do braço.

Captador 2mm abaixo das cordas na ponte e 4 ou 5mm no braço.

Captador hoje em dia tô preferindo assim: do braço todo lá embaixo, da ponte numa altura que solado fique com volume um pouco maior que o braço solado. Funciona legal, menos pra EMG, que tem ímã fraco.

Uma manha de regulagem da sizona: aperte o parafuso da ponte o quanto puder sem estragar a afinação das 4 primeiras casas, ignorando o resto do braço. O som melhora um monte e a gente só usa essas casas mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 07, 2018 6:29 pm

Não vejo nenhum motivo para comprar ferramentas desse tipo (já outras, são sim necessárias)...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por joabi Qua Mar 07, 2018 6:45 pm

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Isso aê. A ponte eu abaixo até colar as cordas e vou subindo até parar o buzz em todas as casas, tocando forte.

Tem baixo que se você fizer isso a corda fica a 5cm do braço.  Laughing

Pô Alex, meu baixo principal é um S.Martyn. Época de Tonante e Jennifer já se foi faz tempo. haha

Falando sério, esse ajuste tem a ver com a curvatura do braço, não é? No Marcus Miller, que é raio 9,5, acho mais difícil deixar a Sol baixa, mesmo com o tensor bem ajustado. Deixo trastejando levemente.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por allexcosta Qua Mar 07, 2018 6:50 pm

^ Curvatura e fretjob.

A geometria que permite cordas mais próximas é o cone, já que cordas de um instrumento formam a seção dessa forma geométrica.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem Empty Re: Ferramentas de medição, para ajudar na regulagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos