Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

+2
allexcosta
bonatti_bass
6 participantes

Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por bonatti_bass Sáb Set 30, 2017 12:31 pm

Salves foristas, antes de mais anda pesquisei o funcionamento dos equalizer e dos pedais DI.

Seguinte: tenho um Staner BX200 e tô ensaindo em um estúdio com um amp meio lixo (Meteoro Star Black 12). Não é muito prático eu ficar levando o amp para os ensaios.

Sinto falta de algo no som, uso um Jazz Bass Squier VM. Cordas D'addario extra bright e toco com os dedos. No meu amp faltam médios, gostaria de um som com mais médios e que apareça mais no mix. No amp Meteoro falta médios e parece que tem excesso de graves na sala de ensaio. Embola bastante (o que tem a ver com o amp lixo).

Já tô um mês tocando assim, então já sei da necessidade. Pessoal recomendou um pedal equalizador. Como esse não é meu será meu set final (se é que existe isso Shocked ) o pedal da equalizador seria pra quebrar um galho até ver de comprar um amp melhor. Mas isso vai demorar 1 ano pelo menos (depender de como andam as gigs e se ver que o BX200 não dá conta). Assim ia comprar um pedal equalizador baratinho e depois venderia, o que nem sempre é muito rápido e exige um certo esforço. Um pedal groovin equalizador tá 130-150 com frete.

Por outro lado, vi muitos hartke bass attack (sans amp não rolou) por preço na faixa dos 400-500 reais. Esse iria pro set de "adulto" que tenho em mente. Ficaria com ele alguns anos, ao vez do pedal equalizador. Além disso se for tocar com PA ou gravar em estúdio, pode ser uma mão na roda. Além de ter mais flexibilidade para timbres e simulação de valvulado (que curto bastante, já que toco 30-40% com Fuzz do Big Muff).

Minha pergunta é só para validar se realmente vale a pena pegar o DI nessa faixa dos 400-500 reais e se irá suprir essa minha necessidade do equalizador adicionando coisas a mais e ficaria comigo mais tempo. O que acham?

Se entendi algum ponto errado ou esqueci algum outro ponto, podem levantar aí. Estou tentando pesquisar muito e ser estratégico nos meus investimentos. O amp e baixo que vários recomendaram aqui na faixa de preço, foram compras que superaram bastante minha expectativa Very Happy

Obrigado pessoal!

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por allexcosta Sáb Set 30, 2017 12:42 pm

Esses Staner se dão muito bem com uma modificação de driver e crossover. Seria minha recomendação.

Se o Sandro Levi ler isso e tiver um tempinho sobrando, poderia fazer um tutorial ou um tópico sobre essa modificação. Aí a gente fixa ele.

Quando falta algo na voz original do amp (e realmente falta no Staner), um EQ é só um paliativo, mas não resolve de verdade. Pelo menos pra mim não resolve.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por bonatti_bass Sáb Set 30, 2017 1:41 pm

allexcosta escreveu:Esses Staner se dão muito bem com uma modificação de driver e crossover. Seria minha recomendação.

Se o Sandro Levi ler isso e tiver um tempinho sobrando, poderia fazer um tutorial ou um tópico sobre essa modificação. Aí a gente fixa ele.

Quando falta algo na voz original do amp (e realmente falta no Staner), um EQ é só um paliativo, mas não resolve de verdade. Pelo menos pra mim não resolve.

Opa, interessante nunca ouvi falar disso.

Mas nesse caso, o EQ é mais indicado que o DI? Ou DI supriria isso com mais alguns benefícios ou o certo é o equalizador mesmo? A ideia é ficar com o Staner até sentir que ele não dá mais conta do recado. Mas quero ficar com um tempo dele, para fazer valer o investimento.

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por allexcosta Sáb Set 30, 2017 1:55 pm

EQ e DI são coisas completamente diferentes, mas um EQ pode conter um DI e um DI conter um EQ simples...

Desde que me entendo como baixista, um dos EQs que melhor me atenderam foi o GE7, o de guitarra. É simples, pouco ruído, robusto e tem frequências que ajudam. Talvez funcione pra você, pelo menos pra dar um boost onde você precisa.

Sobre a modificação, se Joinville for uma cidade com tradição de áudio, você pode perguntar a qualquer cara que mexe com isso que ele tem uma noção do que deve ser feito.

Porque assim, se o amp não fala aquilo, você até empurra com um EQ mas o amp só vai engasgar com aquela frequência que ele não foi desenhado para falar.

Se minha memória não falha, a galera usa um DT220TI com o crossover apropriado da Nenis, tipo o DF372TI. Mas acho que precisa de um L-Pad senão o driver vai falar demais. Tipo assim, pra quem mexe com áudio é simples, sabe como é? Mas espera uns dias aí.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por joabi Sáb Set 30, 2017 4:33 pm

allexcosta escreveu:
Se o Sandro Levi ler isso e tiver um tempinho sobrando, poderia fazer um tutorial ou um tópico sobre essa modificação. Aí a gente fixa ele.

Ele já postou o caminho das pedras em algum outro tópico, só não consigo me lembrar qual foi. Vou ver se acho e edito aqui.


bonatti_bass escreveu:
Mas nesse caso, o EQ é mais indicado que o DI? Ou DI supriria isso com mais alguns benefícios ou o certo é o equalizador mesmo? A ideia é ficar com o Staner até sentir que ele não dá mais conta do recado. Mas quero ficar com um tempo dele, para fazer valer o investimento.

A questão crucial aqui é a finalidade de cada coisa. O EQ você precisa para resolver o som do seu amp, e o DI para mandar o sinal para o PA. São duas rotas completamente diferentes do sinal de áudio e é muito importante que sejam independentes.

Ter os dois separados te dá o poder de equalizar seu som, sem bagunçar o sinal que vai para um bom PA, que não tem as deficiências do seu amp (e portanto seria muito prejudicado com a entortada no EQ), ou, mesmo se o PA for meia-boca, provavelmente precisará de correções bem diferentes do que você vai mandar. O técnico tem ferramentas para corrigir o que for necessário, e partir do seu som inalterado torna a coisa muito mais fácil. Dependendo da correção que você fizer, será como começar o jogo perdendo de 2 a 0…

Invista no melhor DI que puder (Whirlwind IMP2, EAM ou DBX são boas opções) e o EQ tem que ter as frequências que você quer trazer, mas a alteração no amp, colocando o driver parece ser muito legal.

Não conheço esse preamp/DI da Hartke que você citou, mas veja se ele tem opção de mandar o sinal puro para o DI e o sinal processado para o amp. Talvez tenha...

Em tempo, não era você que queria tirar os agudos do Staner, ou estou confundindo com outro usuário? Mudou de idéia?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por NeyBass Seg Out 02, 2017 9:37 am

Com 500k, vc pega um pedal Eden Wtdi, que ja tem equalizador, D.I, enhance e compressor.
O hartke bass attack não vai te servir, pq ele corta um pouco os médios, e vc disse que sente falta dos médios.

Comprar apenas um D.I não vai te ajudar em nada, pois este limita-se ao uso de mesa de som, ou para vc mandar o sinal para seu amp e para a mesa, essa opção pode descartar.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por Normando Neto Seg Out 02, 2017 11:50 am

Enquanto você não faz esse investimentos, experimenta cortar graves (você disse que tem demais, né?), se é que você já não fez isso. Muitas vezes a gente só aumenta o médio, sem mexer no grave, achando que vai resolver e não tem resultado. Diminuindo o grave, naturalmente já vai realçar os médios, e o amp vai ter mais folga de potência que você pode usar aumentando volume e médios. Frequências graves consomem muita energia na amplificação.

Minha sugestão de teste: bota o grave em 9h ou menos, médio grave e médio agudo em 13h a 14h e agudos em 10h a 11h. Ganho até onde for possível, sem clipar. E aumenta o volume.

Pede aos outros músicos pra diminuírem os graves nos seus amps também (teclados, guitarras, tudo), porque o som se soma, embolando tudo ou cancelando frequências. Um bom mix depende de todos, não apenas de um instrumento individualmente.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por bonatti_bass Ter Out 03, 2017 11:50 pm

joabi escreveu:
allexcosta escreveu:
Se o Sandro Levi ler isso e tiver um tempinho sobrando, poderia fazer um tutorial ou um tópico sobre essa modificação. Aí a gente fixa ele.

Ele já postou o caminho das pedras em algum outro tópico, só não consigo me lembrar qual foi. Vou ver se acho e edito aqui.


bonatti_bass escreveu:
Mas nesse caso, o EQ é mais indicado que o DI? Ou DI supriria isso com mais alguns benefícios ou o certo é o equalizador mesmo? A ideia é ficar com o Staner até sentir que ele não dá mais conta do recado. Mas quero ficar com um tempo dele, para fazer valer o investimento.

A questão crucial aqui é a finalidade de cada coisa. O EQ você precisa para resolver o som do seu amp, e o DI para mandar o sinal para o PA. São duas rotas completamente diferentes do sinal de áudio e é muito importante que sejam independentes.

Ter os dois separados te dá o poder de equalizar seu som, sem bagunçar o sinal que vai para um bom PA, que não tem as deficiências do seu amp (e portanto seria muito prejudicado com a entortada no EQ), ou, mesmo se o PA for meia-boca, provavelmente precisará de correções bem diferentes do que você vai mandar. O técnico tem ferramentas para corrigir o que for necessário, e partir do seu som inalterado torna a coisa muito mais fácil. Dependendo da correção que você fizer, será como começar o jogo perdendo de 2 a 0…

Invista no melhor DI que puder (Whirlwind IMP2, EAM ou DBX são boas opções) e o EQ tem que ter as frequências que você quer trazer, mas a alteração no amp, colocando o driver parece ser muito legal.

Não conheço esse preamp/DI da Hartke que você citou, mas veja se ele tem opção de mandar o sinal puro para o DI e o sinal processado para o amp. Talvez tenha...

Em tempo, não era você que queria tirar os agudos do Staner, ou estou confundindo com outro usuário? Mudou de idéia?


Não era eu, sinto falta dos médios nele. Mas pessoal já tinha avisado isso.

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por bonatti_bass Ter Out 03, 2017 11:51 pm

NeyBass escreveu:Com 500k, vc pega um pedal Eden Wtdi, que ja tem equalizador, D.I, enhance e compressor.
O hartke bass attack não vai te servir, pq ele corta um pouco os médios, e vc disse que sente falta dos médios.

Comprar apenas um D.I não vai te ajudar em nada, pois este limita-se ao uso de mesa de som, ou para vc mandar o sinal para seu amp e para a mesa, essa opção pode descartar.

Interessante vou pesquisar sobre esse pedal, é bem o que queria com alguns benefícios a mais.

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por bonatti_bass Ter Out 03, 2017 11:54 pm

Normando Neto escreveu:Enquanto você não faz esse investimentos, experimenta cortar graves (você disse que tem demais, né?), se é que você já não fez isso. Muitas vezes a gente só aumenta o médio, sem mexer no grave, achando que vai resolver e não tem resultado. Diminuindo o grave, naturalmente já vai realçar os médios, e o amp vai ter mais folga de potência que você pode usar aumentando volume e médios. Frequências graves consomem muita energia na amplificação.

Minha sugestão de teste: bota o grave em 9h ou menos, médio grave e médio agudo em 13h a 14h e agudos em 10h a 11h. Ganho até onde for possível, sem clipar. E aumenta o volume.

Pede aos outros músicos pra diminuírem os graves nos seus amps também (teclados, guitarras, tudo), porque o som se soma, embolando tudo ou cancelando frequências. Um bom mix depende de todos, não apenas de um instrumento individualmente.

Interessante vou dar uma mexida aqui e ver se consigo melhorar o som. Não tá ruim, mas poderia estar melhor. Faz sentido o lance dos graves.

Ideal mesmo seria tirar o som direito do amp e não comprar esse pedal pois daí esse dinheiro já entra para pegar um HA2500 mais pra frente. Quero evitar de gastar com paliativos se possível.

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por arturbmallmann Qua Out 04, 2017 1:42 am

Pôr mais volume na ponte e um pouco menos no braço também vai ajudar a realçar as frequências mais altas.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício) Empty Re: Dúvida entre pedal equalizador x Pedal DI (comparação custo benefício)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos