Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aluguel de equipamentos

+5
AndréBurger
Normando Neto
joabi
allexcosta
Willian Casagrande
9 participantes

Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Aluguel de equipamentos

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 25, 2017 1:31 pm

Pessoal, tô com uma bela dúvida aqui. Vou contar uma historinha antes, através da qual eu cheguei nessa dúvida:
Um camarada meu que tem uma banda pediu meu cubo (Ashdown EB15180) alugado pra gravar. Bom, eu nunca pensei em alugar amp na vida, então neguei o aluguel, falei que ele podia emprestar de boas, sem pagar. Ele insistiu, com o argumento dos custos em caso de quebra e tal (o que é uma grande verdade). Eu cobrei 50ão, afinal o cara nem nada na grana e nem eu queria mexer com isso.
Pois bem, agora me veio à cabeça prosseguir nisso, com os custos reajustados, porque, pensando bem, 50 pilas tá de graça hoje em dia. Inicialmente, seria para quem eu tivesse confiança, até pegar jeito (nem sei o que fazer, nem como proceder, então teria que conversar com quem faz isso) e conseguir mais equipos. Seria um bico, nada de mais, só pra salvar o mês. Pró: grana, óbvio, afinal tô mais liso que bunda de neném. Contra: eu gosto do meu cubo e a possibilidade de vê-lo sendo massacrado, o que invariavelmente ocorre quando se aluga equipos, me angustia. Como não tenho grana pra investir em outros agora, partiria do que já tenho.
Alguma dica de alguém que mexe/mexeu com isso? Como é esse mercado? O Fórum não me permitiria falar de valores, presumo, então poderia tratar isso inbox com quem se dispusesse a me ajudar.
'Gradicido. Se eu tô viajando, podem me alertar, de boas.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por allexcosta Seg Set 25, 2017 1:34 pm

Dor de cabeça... Eu não faria. Investimento relativamente alto e nego trata equipo alugado igual lixo, ainda mais no Brasil.

Aluguei um baixo pro Gera Samba (hoje É o Tchan) em 1989 pra fazer o carnaval. Até hoje espero receber. Tem isso também...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por joabi Seg Set 25, 2017 1:40 pm

Acho que não há problemas em revelar valores neste caso.

Willian, o comum nas empresas de sonorização é cobrar 2% do valor do bem, para uma diária de 8 ou 10 horas, mas pode ser mais, de acordo com a fragilidade (microfones, por exemplo), ou raridade do item. Se for coisa pesada, o pessoal leva até o local e vai buscar depois.

Eu ofereceria para os bares, e para as próprias empresas de som, que às vezes não tem algo tão prático para lugares menores.

É uma ponto de partida…




joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Normando Neto Seg Set 25, 2017 1:42 pm

Cara, não sei te dizer muito sobre aluguel, mas posso falar da experiência de deixar outras pessoas usarem teu equipamento, sem tua presença, porque recentemente passei por isso:

Nunca fui muito ciumento de equipo, mas sempre deixei outros usarem quando eu mesmo estava presente ou tocando também. Desse jeito nunca deu problema, porque eu mesmo fazia as ligações e ajustava ganho, eq, etc.

Recentemente deixei meu amp e caixas num local com um baixista amigo, num aniversário do vocalista de uma das bandas que toco. Tive de sair cedo porque tinha um compromisso agendado com minha esposa. Como era gente conhecida tentei não esquentar muito, mesmo vendo que o baixista amigo usava uns settings bem pesados na pedaleira dele (Behringer V-Amb Bass).

Dias depois, quando fui usar o equipo de novo os falantes estavam rachando. Por sorte só tinha deixado ligada uma das 4x10 (tenho duas), senão teria duas caixas pra reparar falantes.

Meu conselho é: só entregue se tiver certeza que a pessoa que vai usar tem noção dos limites do equipamento e vai respeitar isso. Meu amigo não fez por mal, eu tenho certeza. Ele só não sabe estruturar o ganho e eq de forma correta e forçou a caixa além do limite, sem falar que ele gosta de tocar alto e com muito grave. Crying or Very sad
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 25, 2017 1:44 pm

allexcosta escreveu:Dor de cabeça... Eu não faria. Investimento relativamente alto e nego trata equipo alugado igual lixo, ainda mais no Brasil.

Aluguei um baixo pro Gera Samba (hoje É o Tchan) em 1989 pra fazer o carnaval. Até hoje espero receber. Tem isso também...

Caramba! Não sei qual era o nível de "famosidade" e nem de grana da banda na época, mas que sacanagem fazer isso.
Cê chegou a ir atrás? Se sim, eles disseram o quê?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por joabi Seg Set 25, 2017 1:46 pm

É, tem esse lado… alugar equipamento é bem complicado. Acho que eu buscaria outra forma de ganhar um dindin sem botar meus equipamentos na jogada.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por allexcosta Seg Set 25, 2017 1:55 pm

Willian Casagrande escreveu:Caramba! Não sei qual era o nível de "famosidade" e nem de grana da banda na época, mas que sacanagem fazer isso.
Cê chegou a ir atrás? Se sim, eles disseram o quê?

Eram conhecidos só em Salvador. Tocavam no bloco "As Muquiranas".

Sim, fui atrás. Resposta padrão de mau pagador, com pequenas mentiras, subterfúgios, etc... Terminei ficando feliz deles terem devolvido o baixo inteiro.

Falando sério. Esquece isso...

Tá precisando de dinheiro? Corta grama, vende espetinho, sei lá...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 25, 2017 1:59 pm

joabi escreveu:Acho que não há problemas em revelar valores neste caso.

Willian, o comum nas empresas de sonorização é cobrar 2% do valor do bem, para uma diária de 8 ou 10 horas, mas pode ser mais, de acordo com a fragilidade (microfones, por exemplo), ou raridade do item. Se for coisa pesada, o pessoal leva até o local e vai buscar depois.

Eu ofereceria para os bares, e para as próprias empresas de som, que às vezes não tem algo tão prático para lugares menores.

É uma ponto de partida…

Obrigado, joabi.
Então, acho que daria pra cobrar 50 por 8/10 horas, levando em conta que é um amp não muito comum de se encontrar. Vou avaliar essa ideia e levar em conta os conselhos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 25, 2017 2:01 pm

Normando Neto escreveu:Cara, não sei te dizer muito sobre aluguel, mas posso falar da experiência de deixar outras pessoas usarem teu equipamento, sem tua presença, porque recentemente passei por isso:

Nunca fui muito ciumento de equipo, mas sempre deixei outros usarem quando eu mesmo estava presente ou tocando também. Desse jeito nunca deu problema, porque eu mesmo fazia as ligações e ajustava ganho, eq, etc.

Recentemente deixei meu amp e caixas num local com um baixista amigo, num aniversário do vocalista de uma das bandas que toco. Tive de sair cedo porque tinha um compromisso agendado com minha esposa. Como era gente conhecida tentei não esquentar muito, mesmo vendo que o baixista amigo usava uns settings bem pesados na pedaleira dele (Behringer V-Amb Bass).

Dias depois, quando fui usar o equipo de novo os falantes estavam rachando. Por sorte só tinha deixado ligada uma das 4x10 (tenho duas), senão teria duas caixas pra reparar falantes.

Meu conselho é: só entregue se tiver certeza que a pessoa que vai usar tem noção dos limites do equipamento e vai respeitar isso. Meu amigo não fez por mal, eu tenho certeza. Ele só não sabe estruturar o ganho e eq de forma correta e forçou a caixa além do limite, sem falar que ele gosta de tocar alto e com muito grave. Crying or Very sad

Então, eu fiquei meio apreensivo porque o cara toca em drop B, uma afinação que exige bastante do amp. Antes de ele levar, expliquei como funcionava a eq, as formas de usar sem forçar etc. Tudo correu bem, voltou funcionando ok e tal. Mas, vou repensar isso, afinal pode dar uma m* bem grande alugando por aí.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por allexcosta Seg Set 25, 2017 2:05 pm

A cada 500 conto que você ganhar, vai gastar 600 pra consertar o amp.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por AndréBurger Seg Set 25, 2017 2:22 pm

Cara, acho que esse ocorrido é a exceção e não a regra.

Há um tempo atrás o batera da minha banda nos levou no estúdio do filho de um amigo dele. O estúdio era perfeito, os caras tinham muita grana. Em um ensaio um guitarrista resolveu apoiar o amp na parede para ficar na direção do ouvido dele. O amp caiu de costas (escorregando no chão) e afundou o plugue de tomada. Nada muito danoso mas ocorreu.

Acho que isso aí é só dor de cabeça, como o Allex disse.

Edit: complementando.
Meu amigo montou um estudio com outro conhecido dele e me chamou pra ir tocar lá na faixa e por tempo ilimitado.. o sonho, né!?

O ensaio foi todo ok, mas ao guardar os equipamentos, desplugando o meu p10 do amplificador do conhecido dele, não percebi e ao retirar o cabo, o fêmea do amplificador tava solto e ele caiu lá dentro. Nada grave, só pegar o fêmea do P10 de dentro do amp e por lá, mas ele era todo fechado e nem quis mexer nele..A sorte é que o amp estava na garantia de um técnico e ele fez isso sem custos, mas só de tirar o trambolho do estúdio e tal..

Outra coisa é: veja estúdios, sempre que você vai tem algo em manutenção. Não adianta, se não é seu, você não dará todo o cuidado que o equipamento requer, salvo raríssimas exceções...

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Rico Seg Set 25, 2017 2:40 pm

Nooosssa William... Que idéia ruim, rsrsrs...

Na boa? Isso funciona como negócio profissional. Sonorização é algo caro, com boas oportunidades pra quem é bem relacionado e trabalha bem.

Uma banda de amigos perdeu parte do equipamento porque cabearam o palco na voltagem errada.

Fora os sem noção, que colocam copos em cima dos amps.

Esquece isso.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 25, 2017 2:43 pm

Bom, eu acho que eu já desisti, então hahaha. Parece ser um enrosco pra quem não tem uma grana de antemão.
Agradeço as opiniões de todos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Stormbringer Seg Set 25, 2017 5:58 pm

Amp de baixo de um estudio que sou socio acho que é um Staner Shout 215B.

Toda vez que vou ensaiar la o knob do ganho esta quase no talo. Nego não sabe a diferença de ganho pra volume Razz.

O trem ta aguentando por enquanto, mas da frio na espinha de pensar em ter que dar manutenção por uso indevido de gente sem noção.

Outro dia emprestei uns retornos que tenho aqui, de 2 vias, falantes 10 polegadas. Uma das caixas é ativa e tem o cabo p10 proprio pra alimentar a segunda caixa passiva.

O show ia ser bacana entao decidi assistir, chegando lá os caras mandaram um cabo de potencia pra entrada de linha da caixa ativa. Perguntei: "-Vocês ja chegaram a ligar a potencia e a minha caixa?" -"Não".
-"Ainda bem, senão o ignorante que fez essa ligação ia ter que me pagar uma caixa nova"

Razz
O que tem de músico sem noção de equipamento é muito grande pra fazer disso uma coisa rentável.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Set 27, 2017 10:43 am

Já emprestei gratuitamente baixos para gravação e shows de amigos.
Mas uma vez emprestei um baixo Fender Jazz Bass para um cara muito amigo e muito cuidadoso. Mas o cara ficou mais de 1 ano com o baixo. Dai vi no Facebook um outro cara, que não conheço usando meu baixo num show. Fui lá buscar o baixo e nunca mais empresto...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Willian Casagrande Qua Set 27, 2017 10:46 am

Eu empresto com relativa frequência meu cubo para um cara que toca comigo, o tecladista. Ele é músico profissional, não tem grana pra comprar um cubo de baixo pra tocar em locais pequenos (tem um cubo de estudo) e, por isso, empresto sempre que posso. Mas, o cara cuida, nunca aconteceu nada.
É outra relação emprestar para amigo que cuida de equipamento. Porém, em caso de roubo, quebra etc., é claro que vou ter que cobrar dele.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Alex BHT Qua Set 27, 2017 11:01 am

Eu acho mais fácil alugar/emprestar um baixo do que amplificador...
Eu me policio muito no uso do meu amp, não me sentiria bem deixando-o em um evento para outras pessoas usarem...

Na verdade concordo com o que falaram, essa ideia de alugar equipamento não é boa.
Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 793
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Aluguel de equipamentos Empty Re: Aluguel de equipamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos