Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo Vintage

+11
elson.arcos
allexcosta
John Music
AndréBurger
Uchoa
Willian Casagrande
Guilé
lucas.vieira2
Rico
joabi
ederjose.oliveiracesar
15 participantes

Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Baixo Vintage

Mensagem por ederjose.oliveiracesar Qua Jul 12, 2017 11:58 pm

Boa noite galera.

Preciso de uma ajuda, estou a procura de um baixo com visual e som vontade.

No momento n tenho 03 opções de compra:
Hofner Viola Bass ignition series
Epiphone Viola Bass
Epiphone EB'3


Gosto de baixos com som bem definidos e uma ponta de agudos acentuada.

Qual seria a melhor opção ??

ederjose.oliveiracesar
Membro

Mensagens : 15
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por joabi Qui Jul 13, 2017 12:49 am

ederjose.oliveiracesar escreveu:

Gosto de baixos com som bem definidos e uma ponta de agudos acentuada.

Qual seria a melhor opção ??

Nenhum dos três tem esse tipo de som, aliás, essa descrição é o oposto de "vintage". Qual seu baixo atual?

Para meu gosto, Jazz Bass e Precision são vintage o suficiente, e o som é mais próximo do que você descreveu.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Rico Qui Jul 13, 2017 6:36 am

Eu nunca me adaptei a escala curta.

Som "vintage" é uma mistura de coisas. Eu já tirei som que considero vintage com meu PB e um GK numa caixa de PA.

Um Hofner ou um EB3 podem soar bem pesados e definidos. Tem um monte de gravações e vídeos de show por aí, mas pra mim, esses são instrumentos de ergonomia muito difícil.

Procure um JB.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por lucas.vieira2 Qui Jul 13, 2017 7:44 am

Quer mais vintage que um Precision Bass ? E de quebra dá pra tocar outros sons em outras vibes.

Como o pessoal disse, a característica de som que você curte não bate com nenhum dos 3 modelos.

lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Guilé Qui Jul 13, 2017 9:28 am

Compre um bom jazz bass e vai ser feliz meu amigo....
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 13, 2017 9:37 am

O EB-3 tem um som "vintage", sim, mas não é um som com agudos. É mais abafado (ouça Cream, Jack Bruce usava a rodo). O que mais se encaixa nessas características é o Jazz Bass mesmo.
Quanto você tem para gastar? JB é igual mato, tem em todo canto e com todo tipo de preço, algumas opções nem caras são e são boas...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Uchoa Qui Jul 13, 2017 9:47 am

Precision ou JB nesse caso .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por AndréBurger Qui Jul 13, 2017 10:03 am

Acho que ele tá mais pro JB quando ele fala dos agudos e definido...
É melhor você deixar de se ater ao termo vintage e buscar os parÂmetros de som que procura.

Quando falamos som gordo, crocante, etc é muito relativo, vai de ouvido pra ouvido.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por ederjose.oliveiracesar Qui Jul 13, 2017 10:11 am

Então galera. Já passou um JB Deluxe MiM.

O caso é que possuo 02 intrumentos para venda ou troca.

- Ibanez SR 300 (Sinto falta de presença e peso)
- Olp comprei com pintura personalizada e o circuito alterado (Sinto falta de definição)

A ideia eh vender os 2 pegar um JB com escala clara e baixo custo (Tagima woodstock PJ ou JB ou um SX JB).

E outro baixo com um visual bacana e pouco peso, daí que surgiu a dúvida de qual Bass pegar.

ederjose.oliveiracesar
Membro

Mensagens : 15
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por John Music Qui Jul 13, 2017 10:24 am

Em relação aos Viola Bass: esses baixos são subestimados, muita gente pensa que deles só sai um som opaco e sem agudos. Não é bem assim. Aquele baixo tem uma pá de opção de timbres, muito mais do que um Jazz Bass, por exemplo...
Mete umas cordas roundwound, regula o controle treble e rhythm/solo dele, dá um tapa na eq. do amp e veja a mágica...Inclusive lembro que há anos tinha um vídeo no YouTube de um carinha fazendo um som bem moderno num Hofner, até slap rolando. Se vc fechasse os olhos vc não imaginava que o som tava vindo de um Hofner Violin. Então o problema não é o Hofner Violin, ou qualquer outro instrumento de timbre "estereotipado", o problema é sub-utilizar o equipamento. Muita gente associa o som do Hofner ao som do McCartney de 1960 a 1964 nos Beatles, mas dá pra tirar muita coisa diferente desse baixo, só explorar as possibilidades dele (que são bem variadas), coisa que praticamente ninguém faz, pois pensam que pra isso existem outros instrumentos.

Eu tive o Eb3, e numa banda tocávamos a música Falling To Pieces, do Faith No More. Eu mandava ver nessa música com o Eb-3 e ficava  muito legal, com agudão e estalo de trastes.
Enfim, se eu fosse pelo senso comum, não poderia tocar essa música com um Eb3.

A gente aprende a pensar que versatilidade é só Jazz Bass, mas não é bem assim. Claro, um baixo muitas vezes tem um timbre famoso e peculiar (digamos, um Viola com flatwounds), mas se nesse baixo vc colocar roundwounds steel, um fuzz e um octaver, as coisas mudam MUITO e eu tenho certeza de vai ficar excelente. Vai ser o mesmo baixo fazendo algo bem diferente do que se tem como senso comum daquele baixo fazer.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por allexcosta Qui Jul 13, 2017 10:30 am

Você parece bastante perdido.

Leia o fórum por uns meses e volte com um tópico mais bem elaborado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 13, 2017 10:44 am

ederjose.oliveiracesar escreveu:Então galera. Já passou um JB Deluxe MiM.

O caso é que possuo 02 intrumentos para venda ou troca.

- Ibanez SR 300 (Sinto falta de presença e peso)
- Olp comprei com pintura personalizada e o circuito alterado (Sinto falta de definição)

A ideia eh vender os 2 pegar um JB com escala clara e baixo custo (Tagima woodstock PJ ou JB ou um SX JB).

E outro baixo com um visual bacana e pouco peso, daí que surgiu a dúvida de qual Bass pegar.

Você tem dois baixos bacanas, que podem estar te frustrando porque o som que você quer tirar não se encaixa nas propostas deles, mas me parece que não é isso. Esse Olp é pra ter um som com mais ataque, como os baixos modelo MM geralmente têm. Sabendo timbrar, você deve resolver isso.
Seu plano de ação/projeções de trocas estão soando um pouco estranhos também. O que vale quando se escolhe um instrumento é: ele se encaixa na minha proposta? Gosto do som que ele proporciona? É bem construído? Tá dentro das minhas possibilidades? O visual me agrada? Se vai ser um ou dois, cê que vai decidir, mas visual que te agrade tem que ter sempre. "Pouco peso" é bem subjetivo, além do que é possível fazer qualquer baixo soar magrelo, sabendo timbrar. O que o John falou do EB-3 é isso: dá pra fazer, embora não seja o usual (o que não significa nada).
Vai lendo aí que tem bastante coisa aqui no fórum e deixe a vontade de trocar de instrumentos de lado por um tempo. É uma decisão que tem que ser feita com calma, levando em conta que essas coisas são caras, as opções são muitas e temos que conhecer o que estamos comprando. Se rolar, teste o que der na telha também. Cê vai conhecer e aprender mais, refinar seu gosto e, aí sim, saber o que quer.


Última edição por Willian Casagrande em Qui Jul 13, 2017 10:51 am, editado 1 vez(es)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por John Music Qui Jul 13, 2017 10:46 am

ederjose.oliveiracesar escreveu:Então galera. Já passou um JB Deluxe MiM.

O caso é que possuo 02 intrumentos para venda ou troca.

- Ibanez SR 300 (Sinto falta de presença e peso)
- Olp comprei com pintura personalizada e o circuito alterado (Sinto falta de definição)

A ideia eh vender os 2 pegar um JB com escala clara e baixo custo (Tagima woodstock PJ ou JB ou um SX JB).

E outro baixo com um visual bacana e pouco peso, daí que surgiu a dúvida de qual Bass pegar.

Cara, sentir falta de presença e peso pode ser tanta coisa...
Vc toca em banda? Compre um amp fuderoso, volte aqui e diga se tá sentindo falta de presença e peso...

E o invés de comprar dois baixos de uma vez, por que não comprar apenas um que seja melhor do que os dois juntos? Será que você precisa de dois baixos imediatamente?
Ainda mais no seu caso, não acho que um SX/Woodstock + um baixo com visual vintage vai dar toda a presença e peso que você diz que não existe nos seus dois baixos atuais.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Rico Qui Jul 13, 2017 1:18 pm

Não estou dizendo que é o caso, mas já perdi as contas de quanta gente ví culpar o instrumento por não saber minimamente equalizar seu amp, regular um braço, ou até trocar as cordas.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por elson.arcos Sex Jul 14, 2017 3:43 pm

John Music escreveu:Em relação aos Viola Bass: esses baixos são subestimados, muita gente pensa que deles só sai um som opaco e sem agudos. Não é bem assim. Aquele baixo tem uma pá de opção de timbres, muito mais do que um Jazz Bass, por exemplo...
Mete umas cordas roundwound, regula o controle treble e rhythm/solo dele, dá um tapa na eq. do amp e veja a mágica...Inclusive lembro que há anos tinha um vídeo no YouTube de um carinha fazendo um som bem moderno num Hofner, até slap rolando. Se vc fechasse os olhos vc não imaginava que o som tava vindo de um Hofner Violin. Então o problema não é o Hofner Violin, ou qualquer outro instrumento de timbre "estereotipado", o problema é sub-utilizar o equipamento. Muita gente associa o som do Hofner ao som do McCartney de 1960 a 1964 nos Beatles, mas dá pra tirar muita coisa diferente desse baixo, só explorar as possibilidades dele (que são bem variadas), coisa que praticamente ninguém faz, pois pensam que pra isso existem outros instrumentos.

Eu tive o Eb3, e numa banda tocávamos a música Falling To Pieces, do Faith No More. Eu mandava ver nessa música com o Eb-3 e ficava  muito legal, com agudão e estalo de trastes.
Enfim, se eu fosse pelo senso comum, não poderia tocar essa música com um Eb3.

A gente aprende a pensar que versatilidade é só Jazz Bass, mas não é bem assim. Claro, um baixo muitas vezes tem um timbre famoso e peculiar (digamos, um Viola com flatwounds), mas se nesse baixo vc colocar roundwounds steel, um fuzz e um octaver, as coisas mudam MUITO e eu tenho certeza de vai ficar excelente. Vai ser o mesmo baixo fazendo algo bem diferente do que se tem como senso comum daquele baixo fazer.


claps :viva:  Falou e disse!!!
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 14, 2017 6:08 pm

Rico escreveu:Não estou dizendo que é o caso, mas já perdi as contas de quanta gente ví culpar o instrumento por não saber minimamente equalizar seu amp, regular um braço, ou até trocar as cordas.

Isso sem contar os timbres que podem ser obtidos mudando a posição da mão direita e alternando entre dedos e palheta.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19025
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por ederjose.oliveiracesar Sex Jul 14, 2017 8:17 pm

Galera obrigado por todas as dicas.

Realmente vou optar por pegar um Viola.

Agora só resta a dúvida Hofner Ignition x Epiphone Viola Bass ???

ederjose.oliveiracesar
Membro

Mensagens : 15
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por ederjose.oliveiracesar Seg Jul 17, 2017 10:38 pm

Olá galera, a data do novo baixo continua.

Ainda não consegui me decidir entre os baixos a escolher e como.não existe possibilidade de testar todos necessito de ajuda (pontos fortes e fracos de cada instrumento).

Os Bass na lista São:

Epiphone Viola Bass - RS 1000,00
Epiphone EB - 3. - RS 1200,00
OLP Toni Levyn Sig. - RS 1500,00

Procuro um baixo versátil com som definido e nem ergonômico.

A princípio estou mais voltado para o EB - 3, tenho um certo receio de não me adaptar na escala curta do Viola Bass e o OLP e 5 cordas o q pra mim não eh um problema mas tb n é uma necessidade.

Qual baixo me indicam ???

ederjose.oliveiracesar
Membro

Mensagens : 15
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por SRTO Ter Jul 18, 2017 5:54 am

ederjose.oliveiracesar, acredito que os entendimentos não estão congruentes... ...como não dá para entender claramente a sua proposta (pois as concepções estão relativas), seria melhor você tentar achar o som que você deseja e nos mostrar - poste um vídeo com um o mais próximo o possível. Talvez esclareça melhor o conceito desejado e possamos fundamentar melhor as respostas para ajudá-lo. Seria bom também nos informar qual amp você utiliza. Sabe regular bem os controles do instrumento / amp?
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Rico Ter Jul 18, 2017 7:20 am

ederjose.oliveiracesar escreveu:

Procuro um baixo versátil com som definido e nem ergonômico

Confesso que não entendi...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Rico Ter Jul 18, 2017 7:23 am

Cara, eu não gostei do SG Epi com um único pickup. Achei embolado.

Se decidir no escuro, procure um modelo com dois pups.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Guilé Ter Jul 18, 2017 8:04 am

ederjose.oliveiracesar escreveu:Olá galera, a data do novo baixo continua.

Ainda não consegui me decidir entre os baixos a escolher e como.não existe possibilidade de testar todos necessito de ajuda (pontos fortes e fracos de cada instrumento).

Os Bass na lista São:

Epiphone Viola Bass - RS 1000,00
Epiphone EB - 3.   - RS 1200,00
OLP Toni Levyn Sig. - RS 1500,00

Procuro um baixo versátil com som definido e nem ergonômico.

A princípio estou mais voltado para o EB - 3, tenho um certo receio de não me adaptar na escala curta do Viola Bass e o OLP e 5 cordas o q pra mim não eh um problema mas tb n é uma necessidade.

Qual baixo me indicam ???

Um YAMAHA JP-2
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por GRRS Ter Jul 18, 2017 8:21 am

Se for pegar um Viola Bass mesmo, procure por um Condor usado ao invés de um Epiphone. Já toquei nós dois e achei o Condor um melhor instrumento

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jul 18, 2017 8:31 am

ederjose.oliveiracesar escreveu:
Epiphone Viola Bass - RS 1000,00
Epiphone EB - 3.   - RS 1200,00
OLP Toni Levyn Sig. - RS 1500,00

Procuro um baixo versátil com som definido e nem ergonômico.

Desses, eu prefiro o EB-3. Tente testar antes. Eu ainda acho que você não sabe bem o que quer e o que pode fazer pra melhorar o seu som e deveria esperar mais um pouco pra comprar qualquer coisa.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Uchoa Ter Jul 18, 2017 9:17 am

Estou achando o dono do tópico muito perdido no que realmente quer , sugiro que estude mais o tipo de som que procura e nos dê alguns exemplos para tentarmos ajudar .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por ederjose.oliveiracesar Qui Jul 20, 2017 1:44 am

Olá galera.

Vou tentar me expressar melhor afim de possibilitar ser ajudado.

Estou a procura de um baixo com um visual bacana (algo mais vintage).

A partir disso surgiram as ideias do Viola Bass e do Epiphone EB 3.

Porém como mencionado anteriormente tenho um pouco de receio de não me adaptar a escla curta do modelo Viola.

Quanto ao timbre: gosto de um timbre definido e graves gordos que não saturam e a possibilidade de um brilho perceptível utilizando o Cap da Ponte.

Como mta gente mencionou entendo que o timbre depende mto das configurações de ampli, head e etc. Porém no momento quero apenas entender o baixo nesse estilo que me possibilitaria um maior leque pelo próprio instrumento.

Certo ?

Aí no meio da busca dos baixos acima citados surgiu a uma boa proposta nesse OLP. E ele entrou pro circuito meio como bandido msm roubando a cena e confundindo tudo e eu fiquei na dúvida se com as possibilidades desse baixo eu deveria deixar as questão visual e etc de lado.

ederjose.oliveiracesar
Membro

Mensagens : 15
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Salbass Qui Jul 20, 2017 4:58 am

ederjose.oliveiracesar, bom dia!

Em face a sua resposta:

"Quanto ao timbre: gosto de um timbre definido e graves gordos que não saturam e a possibilidade de um brilho perceptível utilizando o Cap da Ponte."

Entendo que um Jazz Bass atenderá perfeitamente a sua necessidade, este é o meu ponto de vista, espero ter ajudado.
Quanto aos valores mencionados acima eu compraria um SX SJB75.

Boa sorte,

Salbass
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Uchoa Qui Jul 20, 2017 6:39 am

Parece mais para Jazz Bass mesmo pelas características de som que descreveu.

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por allexcosta Qui Jul 20, 2017 11:28 am

allexcosta escreveu:Você parece bastante perdido.

Leia o fórum por uns meses e volte com um tópico mais bem elaborado.

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Uchoa Qui Jul 20, 2017 11:53 am

^
+1
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por ederjose.oliveiracesar Ter Abr 30, 2019 7:16 pm

Olá amigos, estava aqui revendo meus tópicos e encontrei esse aqui meio que inacabado.

Hoje com quase 02 anos após o início do post, só tenho a agradecer e dizer que realmente levei todas as considerações em questão.

Tive a sorte de encontrar 02 baixos maravilhosos, e com um super custo-benefício.

Hoje possuo um Corte GB95 e um fender Jazz Bass Deluxe MIM, que me atendem 100%.

Ainda sou apaixonado pra ter um EB-3 ou um Viola, mas não tive a oportunidade de procurar ou testar eles suficientes pra adquirir algum deles.

Muito obrigado.

ederjose.oliveiracesar
Membro

Mensagens : 15
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo Vintage Empty Re: Baixo Vintage

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos