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Mensagem por rfmiguel Qui Jun 22, 2017 10:48 pm

Opa galera blz ae?

To pensando em comprar um monitor , e estava vendo reviews falando bem dos microlabs
Gostaria de saber se alguem ja testou o microlab b72 gravando contrabaixo usando o monitor de referencia
Não quero nada profissional, é mais para estudo e gravar coisas minhas mesmo, moro em apartamento, então não pretendo ter algo potente, só nao queria que o som ficasse distorcido,

Só vi que alguns falaram pra tomar cuidado com os sub de 4" , mas no geral elogiaram bem

Vlw galera
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Mensagem por afonsodecampos Sáb Jun 24, 2017 10:52 am

Olá rfmiguel, possuo a Microlab B-77, uma versão acima deste modelo que você mencionou. A diferença é a potência em RMS, 48watts. Hoje considero uma caixa multimídia excelente mas nada que chegue próximo a um monitor de estúdio como as séries da Yamaha, por exemplo. Basta vê-las trabalhando por alguns instantes pra sacar a diferença.

De qualquer forma, pra o que você deseja é interessante sim, já é um bom começo. Gravo muita coisa em casa (Apartamento) mas na hora de mixar prefiro os fones de ouvido (também para este fim). Sempre que abro o volume do Microlab depois de uma master pronta sinto uma diferença significativa no resultado, recorro ao recurso Treble/Bass da parte traseira pra tentar achar uma resposta um pouco mais plana e chegar próximo a referência inicial dos fones.

Ou seja, o modelo B-77 que possuo não me dá uma resposta tão plana que me permita mixar com tanta segurança, por isso não o considere mais um monitor de referência (mas já pensei diferente Smile) apesar de nunca ter sido.

Também uso um amplificador para a saída do contrabaixo, sempre! Nunca direcionei para a Microlab ou mesmo para os fones, não tenho coragem mas já vi estúdios fazendo isso, realmente eu acho loucura.

Outra empresa que tem caixas multimídias que talvez sirvam é a Edifier. No tópico Dicas de Monitor para Home Studio tem outras sugestões interessantes, é um tópico pequeno mas bastante rico, dê uma olhada... certamente poderá ajudar.
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Mensagem por Edu Ter Ago 15, 2017 9:24 pm

o que eu questiono (até que me provem o contrário, porque eu não sou o dono da verdade heheh) é: o quê te dá uma resposta plana em termos de monitoração? Sou um "pouco" desconfiado com a infinidade de monitores do mercado, cada um prometendo a tal de resposta plana
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 15, 2017 9:34 pm

Edu escreveu:o que eu questiono (até que me provem o contrário, porque eu não sou o dono da verdade heheh) é: o quê te dá uma resposta plana em termos de monitoração? Sou um "pouco" desconfiado com a infinidade de monitores do mercado, cada um prometendo a tal de resposta plana
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Tente ir na loja e escutar o que der. Aqueles negócio de cone amarelo, etc... Aí depois peça pra ligar um Yamaha HS... E leve um lenço pra limpar a baba da boca.
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Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 16, 2017 12:21 pm

^ É por aí...
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Mensagem por emerbras Qui Ago 17, 2017 8:52 am

Olá. Não sou nenhum especialista na área.
Minha opinião pessoal baseada na faixa de preço do equipamento que você comentou é: de início melhor trabalhar com bons fones. Acho que um AKG k240 já é um baita fone e melhor que esses monitores mais baratos.
Um monitor custa na faixa de 1k.
Como eu já tinha aqui em casa (não comprei exclusivamente para este fim), eu uso um mini System LG CM4340. Para minha necessidade atende pois conheço a resposta dele na minha sala.

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Mensagem por Edu Sáb Ago 19, 2017 11:00 pm

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essa questão é realmente delicada. Eu nunca comparei as HS, mas o pessoal comenta que por ela ser muito definida (nos graves e com agudos mais brilhosos) acaba facilitando muito a mixagem, aí nos deparamos com os dois posicionamentos mais famosos sobre monitoração: [1] o lado que acredita que se deve mixar com o que há de melhor (por ter as frequências mais nítidas) e o [2] lado que usa fone de 20 reais, caixas multimídia (microlab, edifier, etc), caixas ativas, som do carro, som da tv, som de notebook e por aí vai Laughing (o pessoal que tenta se adequar ao público alvo ou simplesmente não tem dinheiro pra comprar as HS weed ).
Eu entro no segundo time, mas na categoria dos pobres e seguindo esse método mais barato tenho obtido ótimos resultados.
Queria ter certeza que vale mesmo a pena abrir a mão forte pra adquirir um produto da série HS ou algo do mesmo patamar, mas ainda não me convenci. Eu sei que os grandes estúdios costumam usar geralmente dois ou mais monitores de tamanhos bem diferentes
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Mensagem por allexcosta Sáb Ago 19, 2017 11:06 pm

^ Sempre que vi os caras feras mixando eles usavam o que tinham de melhor e repassavam em equipamento caseiro/barato.
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Mensagem por Edu Dom Ago 20, 2017 7:24 am

pois é, tem que ser bom de bolso nesse caso

Edit:
alguém já colocou caixas passivas ou ativas lado a lado com as HS da Yamaha? Sejam elas de 8, 10, 12, 15 polegadas, enfim...
tipo essas:

Microlab b72 007302_Ampliada

Microlab b72 019507_Ampliada
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Mensagem por Edu Ter Ago 22, 2017 10:13 pm

Sei que não é o ponto nevrálgico da coisa, mas me parece que a série HS é classe D. Ok, como já disse, isso não vem ao caso, mas alguém já comparou as HS com sistema de PA com caixas passivas (ou com caixas ativas mesmo..)?

Ocorre que as Edifier top de linha estão custando o mesmo (ou mais) que as Yamaha, até as Behringer grandonas (acho que são cópias de Genelec 1030) estão nessa base de preço, mas olhem que tal a Edifier... bluetooth, controle remoto (parece aqueles mini system de camelô), falante de 5.5 polegadas contra os de 8" da Yamaha, ou seja, entre os monitores ditos de "baixo" custo os Yamaha parecem ainda estar liderando, mas fora o âmbito "monitor" e sim "caixas de som", alguma faz frente às HS?
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 22, 2017 10:30 pm

^ É completamente diferente.
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Mensagem por Edu Ter Ago 22, 2017 11:07 pm

mas tipo assim.. tu sai na noite pra ouvir uma banda, instrumentos reais, pessoas tocando, aparentemente todos mixados da melhor forma possível... e via de regra deve ouvir tudo perfeitamente no local
do outro lado (no estúdio) não se tem aquele punch todo, aquela mesma energia e equipamentos pra arrombar nossos ouvidos, mas um monte de técnicas para "colorir" e acomodar todos no mesmo barco pra soar como se estivessem tocando juntos com aquele mesmo pique e "cola".
Seria o sistema de caixas/PA tão diferente assim dos monitores? O objetivo final é praticamente o mesmo
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 23, 2017 8:21 am

Edu escreveu:mas tipo assim.. tu sai na noite pra ouvir uma banda, instrumentos reais, pessoas tocando, aparentemente todos mixados da melhor forma possível... e via de regra deve ouvir tudo perfeitamente no local

Não. Som ao vivo é um ambiente caótico. Não há nada de perfeito ali.

Edu escreveu:Seria o sistema de caixas/PA tão diferente assim dos monitores? O objetivo final é praticamente o mesmo

Sim, seria. Não, não é...

Ao invés de teorizar e explicar faz assim: ouve um CD que você conhece bem num sistema de estúdio e depois num PA. Você vai entender.
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Mensagem por SRTO Qua Ago 23, 2017 3:11 pm

^Tio o "trabalho" diferente seriam nas divisões de frequências ou atingimento destas?
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Mensagem por Edu Qua Ago 23, 2017 6:36 pm

allexcosta escreveu:Ao invés de teorizar e explicar faz assim: ouve um CD que você conhece bem num sistema de estúdio e depois num PA. Você vai entender.

pois é com base nisso que eu questiono os monitores. Sempre acho as músicas soando mais claras quando tocadas num PA, o bom e velho som mecânico das festas Laughing aquele som aberto, com falantes específicos pra grave/médio/agudo, já a maioria dos monitores de estúdio quase sempre tem aquele grave estilo home theater ou aquele agudo meio artificial, enfim, questiono muito a tal transparência desses negócios. Gostaria de ver mais opiniões sobre monitoração porque é um assunto bem amplo
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 23, 2017 6:52 pm

Monitor não é desenhado pra ser claro, é desenhado pra ser fiel e flat.

Eu geralmente acho som mecânico super ardido. Monitores deveriam soar como um 7506 mais a ambiência da sala.

Mas tem umas manhas de técnico cascudo pra fazer soar bem em qualquer sistema, tipo coisas assim:

https://www.youtube.com/watch?v=Hd0T5BuIl0c
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Mensagem por Edu Qua Ago 23, 2017 7:00 pm

agora pensando aqui com meus botões, quanto mais "flat" tender a ser o monitor, maior a chance de acerto, porque se mixarmos em um monitor bom de grave a música pode soar magra. Se for um monitor bom de agudos a música pode ficar meio seca, se for bom de médios pode soar como aqueles fones de celular da JBL, bem scoop. O problema é que raramente a música hoje em dia é ouvida em outro lugar senão fones de ouvidos baratos ou no máximo caixas multimídia, que geralmente nada tem de flat.

Eu até já pensei em montar um esquema de PA só pra mixar, mas aí o volume vai ser violento demais, tipo uma caixa com tweeter, corneta e um ou dois falantes, sairia o preço de um bom monitor e seria chumbo grosso pra matar formiga. No momento voltei a mixar com vários fones, mini system, som antigo, som de carro e som do notebook, é uma logística e um vai-e-vem f*** Mad
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 23, 2017 7:12 pm

Edu escreveu:agora pensando aqui com meus botões, quanto mais "flat" tender a ser o monitor, maior a chance de acerto, porque se mixarmos em um monitor bom de grave a música pode soar magra. Se for um monitor bom de agudos a música pode ficar meio seca, se for bom de médios pode soar como aqueles fones de celular da JBL, bem scoop.

Esse é o motivo pelo qual se mixa em sistema flat.

Edu escreveu: O problema é que raramente a música hoje em dia é ouvida em outro lugar senão fones de ouvidos baratos ou no máximo caixas multimídia, que geralmente nada tem de flat.

No Brasil, talvez... Mas lá fora o mínimo é um fone Bose ou Beats (eu sei, eu sei). Você não pode mixar de qualquer jeito porque será escutado em sistema ruim. Esse raciocínio não existe.

Edu escreveu:Eu até já pensei em montar um esquema de PA só pra mixar, mas aí o volume vai ser violento demais, tipo uma caixa com tweeter, corneta e um ou dois falantes, sairia o preço de um bom monitor e seria chumbo grosso pra matar formiga. No momento voltei a mixar com vários fones, mini system, som antigo, som de carro e som do notebook, é uma logística e um vai-e-vem f*** Mad

Você tem é que conhecer o que você tem. Escuta umas referências antes e manda bala.
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Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 23, 2017 7:22 pm

Interessante Edu, você tem como postar os links das músicas que você já mixou nessas experiências?
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 23, 2017 8:33 pm

SRTO escreveu:^Tio o "trabalho" diferente seriam nas divisões de frequências ou atingimento destas?

Objetivos diferentes. Acho que ficou claro acima.
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Mensagem por Edu Qua Ago 23, 2017 10:15 pm

afonsodecampos escreveu:Interessante Edu, você tem como postar os links das músicas que você já mixou nessas experiências?

cara, não posso porque são trabalhos comerciais de terceiros. Só pedindo autorização. De qualquer forma eu não faço masterização e nessa etapa basicamente se resolve o problema de soar bem em determinados sistemas (se a mix ficou muito grave, média ou aguda, alguma frequência sobrando em alguma parte, etc, etc). Na master geralmente o pessoal faz pacotes em estúdios de SP ou aqui no RS que fazem esse tipo de serviço à parte. O meu papel em home studio se limita à captação e mixagem.
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Mensagem por afonsodecampos Sex Ago 25, 2017 3:54 pm

Beleza! Venho pensando em comprar um bom monitor desde que ouvi um par de HS tocando.
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Mensagem por allexcosta Sex Ago 25, 2017 3:57 pm

afonsodecampos escreveu:Beleza! Venho pensando em comprar um bom monitor desde que ouvi um par de HS tocando.

O problema é que quando você ouve as HS você não quer qualquer bom monitor.
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Mensagem por afonsodecampos Sex Ago 25, 2017 8:06 pm

^ Fato!

O problema é o investimento alto pra quem não é profissa!!! Mas vale cada real gasto.
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Mensagem por joabi Sex Ago 25, 2017 8:25 pm


^ Procura um par usado. De vez em quando vejo alguns.

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Mensagem por allexcosta Sex Ago 25, 2017 8:34 pm

joabi escreveu:
^ Procura um par usado. De vez em quando vejo alguns.


Tem alguma coisa interessante rolando nesse mundo de monitor, joabi? Ou Yamaha ainda é o que há?
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Mensagem por joabi Sex Ago 25, 2017 8:42 pm


Nessa faixa de preço, ainda não experimentei nada que valha a pena. Quero testar as Neumann, que dizem ser boas.

Tem um modelo da Genelec que gosto demais, só que é de outra faixa de preço, e são mid-field. Não concorre com as Yamahinhas.

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Mensagem por Edu Sáb Ago 26, 2017 8:06 pm

eu ainda não encontrei um monitor perfeito no quesito equilíbrio (que eu entendo como "transparência"). Dos ditos grave/médio/agudo dentre os monitores que eu ouvi sempre há algum desequilíbrio em um ou dois pontos, por exemplo, no HS 5 falta um pouquinho de grave, no HS 8 falta um pouquinho de médio (ou sobra grave) e assim por diante.


na opinião/experiência de vocês seria mais negócio investir em 1 par do mais completo monitor em termos de som que se possa achar ou em 2 pares no qual eles se completem (por exemplo 1 par bom de graves/agudos e outro par bom de médios)?
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Mensagem por allexcosta Sáb Ago 26, 2017 8:16 pm

O HS5 com sub é uma delícia de ouvir, mas eu não chamaria exatamente de flat.

Tem o HS7 também.
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Mensagem por joabi Sáb Ago 26, 2017 8:30 pm


Nenhuma caixa pequena é realmente flat, além disso, a acústica da sua sala é parte importante no que você ouve. As sobras ou deficiências que você descreve podem ser da sua sala, e não das caixas... ou da mixagem. Só medindo com equipamento específico para saber o que está acontecendo na sua sala.

Escolha uma caixa que você considera bem equilibrada, um bom par de fones e acostume seu ouvido a trabalhar com esses equipamentos.

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Mensagem por Edu Sáb Ago 26, 2017 10:04 pm

boas observações pessoal. Eu tinha pensado nessa fórmula HS 5 + sub, deve ficar excelente, mas um sub da Yamaha custa o mesmo ou mais caro que o par das HS 5, aí não rola rsrs


Joabi, eu estava pensando aqui, usar 1 par de monitores nos faz manter o foco numa linha de raciocínio né. 2 pares pode acabar distraindo um pouco. Tem mais alguma vantagem?

A vantagem que vejo em usar 2 pares é o custo. Eu consigo comprar 2 pares mais baratos (com características sonoras que se completam) pelo preço de 1 par de HS 8, mas independente disso...
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Mensagem por allexcosta Sáb Ago 26, 2017 10:15 pm

Edu escreveu:boas observações pessoal. Eu tinha pensado nessa fórmula HS 5 + sub, deve ficar excelente, mas um sub da Yamaha custa o mesmo ou mais caro que o par das HS 5, aí não rola rsrs

Tu tá querendo dois pares de monitores, ué...
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Mensagem por Edu Sáb Ago 26, 2017 10:28 pm

pois é, e será que isso é bom? kkk porque eu to na dúvida do quanto isso ajuda ou atrapalha
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Mensagem por joabi Dom Ago 27, 2017 2:25 pm


Edu, para um homestudio acho desnecessário ter dois pares. Melhor investir num único par de qualidade.

Em estúdios grandes são usados um par de Main Field, um par de Near Field e, às vezes, uma caixinha para o "mono check". Cada uma tem uma função, e o som delas costuma ser bem diferente.

Como eu falei antes, um bom par de monitores e um bom par de fones são suficientes. Essa é minha sugestão.
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Mensagem por Edu Dom Ago 27, 2017 10:33 pm

obrigado mestre, eu só teimo em investir no HS 8 porque acho o agudo dos Yamaha um pouco acentuado demais (acho meio arriscado da mix soar com pouco agudo em outros lugares) e não lembro com total certeza, mas senti falta dos médios que tem no HS 5 (que por sua vez falta grave).

Mas pelo que tu falou os grandes estúdios conferem mais a ambiência com outro par do que o equilíbrio de frequência de um par pra outro.

o JBL com falante de 8 me chama atenção também, mas esse além de não ter aquele gravão do HS 8 me dá a sensação que sobra médio e falta agudo Ri Muito

é muito complicado achar um monitor ultra equilibrado. Achei interessante os Presonus que ouvi e os Edifier, que apesar de não serem um primor de som são bons de preço
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Mensagem por Edu Qui Out 05, 2017 1:18 pm

caras, só pra constar... já que o assunto do autor do tópico acabou se desvirtuando mesmo... Embarassed

depois de torrar os olhos do mestre Joabi (que devem ter sangrado de tanto que incomodei kkkk) resolvi investir na Edifier. Após pesquisar à exaustão em quase tudo o que há disponível na internet consegui fechar nesse resultado e estou muito satisfeito, já pensando em ampliar o sistema 2.0 pra ter mais de um par, uma vez que eu uso também pra ouvir música e quero enriquecer ainda mais o espectro de frequências na sala. Com certeza o(s) próximo(s) par(es) será(ão) da Edifier. Tirei meu chapéu pra eles, dentre todas as marcas com custo de até 3 mil achei de longe a melhor escolha (pro meu caso, é claro). O som é surpreendente a sonoridade muda radicalmente de modelo pra modelo, então recomendo a todos que pesquisem muito, já que cada um tem uma necessidade diferente
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Mensagem por afonsodecampos Qui Out 05, 2017 2:56 pm

Qual modelo comprou, Edu?
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Mensagem por Edu Qui Out 05, 2017 4:14 pm

Edifier 1280t. Super definido, rico em médios (bom pra quem é baixista rsrs). Tem um médio grave bonito demais, bom nas médias altas também, falta um pouco das altas finais e algo de sub, afinal é um falante pequeno. Faz um casamento perfeito com um monitor melhor nas altas (eu falo aqui de monitores com um timbre bem aberto (coloridos), como os Yamaha HS5, Presonus E4.5, Mackie cr4, aquelas caixas menores da Bose, Microlab B77, o próprio Edifier 1700, 2800, s2000, etc)
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Mensagem por afonsodecampos Qui Out 05, 2017 8:51 pm

Legal, bom saber da qualidade dessas caixas por um usuário. Tenho a Microlab B77 e venho pensando em comprar um par de Edifier. Por hora o R1900TV é o sonho de consumo.
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Mensagem por arturbmallmann Qui Out 05, 2017 9:20 pm

Voltando lá em cima: Sobre os PAs, Mesmo sendo caótico, para se pôr todos no mesmo barco recebe-se a ajuda de crossovers(processadores) que possibilitam que mesmo tudo misturado e sem controle tão rígido funcione.
Não tenho lã muito conhecimento sobre mixagem, apenas oque observo. Mas a monitoração para mix com certeza vai exigir muito em fidelidade. Mixar usando como monitoração um sistema que não consegue ser flat na forma ideal provavelmente vai causar anomalias.
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Mensagem por Edu Sex Out 06, 2017 9:15 am

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mas o sistema de PA é flat. A diferença (grande mesmo) é física, na proporção das caixas/falantes/potência, opções de diferentes configurações de caixa e energia pra excitar os falantes, enquanto o monitor tenta compactar tudo isso em formato ultra reduzido, até porque o objetivo seria uma pequena sala, ao passo que a sonorização utiliza salões heheh


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legal, essa B77 é muito boa nas altas, soa bem aberta e articulada, mas pelo que ouvi deixou um pouco a desejar em médias (o grande calcanhar de aquiles dos monitores) e baixas. A 1900 parece ser mais equilibrada, o que perde um pouco nas altas ganha nas médias e baixas frequências, mas eu sinceramente não prefiro mais caixas equilibradas como a 1900. No meu novo conceito prefiro caixas com características bem específicas e restritas justamente pra usar mais de um par e os pares se completarem kkkkk
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Mensagem por allexcosta Sex Out 06, 2017 9:34 am

Edu escreveu:mas o sistema de PA é flat.

Normalmente nem sequer passam perto de serem flat.
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Mensagem por afonsodecampos Sex Out 06, 2017 9:59 am

Edu, como você usa os dois pares juntos? Eu, quando uso dois pares ligo um na saída da interface (RCA) e outro no Fone (também da interface) mas sei que também usam em paralelo apenas na saída da placa.
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Mensagem por Edu Sex Out 06, 2017 11:39 am

cara, eu tenho mesa de som. Não é o ideal, mas dá pra usá-la se for o caso. Dá pra rotear as saídas na interface também, a minha tem 4 saídas, mais duas pra fone. Se nem isso der certo dá pra tentar outros meios kkkk tipo amp de fone ou gambiarras do tipo
O Joabi me lembrou que os subwoofer (se for o caso de usar um) geralmente tem entrada (pro sub) e saída L-R (pro outro par)



Allex
as potências são vendidas por flat, as caixas obviamente darão uma sonoridade única, mas o mesmo ocorre com monitores, pior, a variação de coloração, ressonância, etc são muito grandes em monitores, se considerar configurações de litragem e falantes a diferença é imensa de um modelo pra outro mesmo visualmente sendo super parecidos
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