Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo pra canhoto: muda tudo?

+5
basslave
silvamuricy
dibass
guerra_luthier
G. Kanazawa
9 participantes

Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por G. Kanazawa Sáb Nov 07, 2009 11:27 am

Eu fiquei com essa dúvida esses dias, os instrumentos pra canhoto, além do braço invertido, as peças são específicas? capotraste, tarraxa, ponte, captador, etc... e a forma da construção também tem que ser adaptada ou só acompanha o formato invertido?

valeu

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por guerra_luthier Dom Nov 08, 2009 12:35 pm

as peças são específicas? capotraste, tarraxa, ponte, captador, etc...
O capotraste é feito a mão, é um pouco complicado encontrá-lo já para canhotos. As tarraxas, no caso de ser em linha, são específicas, apenas invertidas. A ponte só tem os parafusos de ajuste de oitava invertidos: em um de 4 cordas, por exemplo, muda-se o da corda G com o da E e o da A com a D, caso estes tenham comprimentos diferentes. Os captadores também não são diferentes, raros são os captadores para canhotos.

e a forma da construção também tem que ser adaptada ou só acompanha o formato invertido?Apenas acompanha o formato invertido.

[ ]'s

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por dibass Dom Nov 08, 2009 6:56 pm

é so mais dificil encontrar instrumentos p canhoto e tb sao mais caros
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por silvamuricy Qua Mar 30, 2011 11:06 am

dibass escreveu:é so mais dificil encontrar instrumentos p canhoto e tb sao mais caros
É ruim mesmo, estou pelejando pra encontrar um que me agrade pela grana que quero investir. o que mais me agradou até agora foi um ibanez gsr 205L.

silvamuricy
Membro

Mensagens : 15
Localização : Suzano-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por basslave Qua Mar 30, 2011 3:03 pm

E além de serem mais caros, geralmente só tem uns strinbergs e eagles JB por ai.

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por wellrod Qua Mar 30, 2011 3:54 pm

Essa questão sempre me "encafifou"... em se tratando de seres humanos, tudo é possível... tenho uma teoria meio louca a respeito de que esse lance dos instrumentos de corda invertidos se derivou da era Beatles... todo mundo queria ser que nem o Paul... todo mundo QUERIA SER o Paul...

Eu sou canhoto e mais pelo menos uns 3 ou 4 alunos meus são canhotos e nunca sentimos "dificuldade" de tocar no modo "destro"... no meu caso foi mesmo por ESQUECIMENTO... eu esqueci que era canhoto, aí meu professor de violão me deu o violão pra eu tocar, já passou os exercícios e ponto final... uns 2 anos depois é que eu fui "lembrar" que eu era canhoto e que NÃO tinha invertido as cordas...

e alguns alunos meus, posteriormente, já chegavam nas aulas como que por PADRÃO de TER que inverter as cordas pelo fato de ser canhoto... como se tivessem recebido uma ordem do além de que eles só aprenderiam se invertessem as cordas...

Mas já tive amigos que se sentem bem tocando com o violão invertido... e outros que nem invertem as cordas... tocam com as cordas com a ordem de cabeça pra baixo... inclusive, um baixista do Zeca Pagodinho, fazendo absurdos nos slaps com as cordas de cabeça pra baixo... o que colocou toda a teoria do Thumb and Pluck por água abaixo...

Mas sei lá... até hoje, nessa indústria vital, nunca vi um "piano para canhoto", um "saxofone para canhoto"... nem mesmo instrumentos eruditos, nunca reparei a existência de músicos com os instrumentos invertidos...

Aí fica a pergunta que não quer se calar... será que inverter as cordas e o lado do instrumento pelo fato de ser canhoto não é algum tipo de influência ou costume da sociedade?

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por dibass Qua Mar 30, 2011 7:47 pm

no meu caso foi desconforto eu ficava desconfortavel segurando o violao como destro e nunca tinha observado pessoas tocando p ver

tentei umas 3 vezes ai comentei que tava ruim segurar o violao assim (como destro ) e ele me perguntou se eu era canhoto eu disse q sim ai ele disse p eu experimentar trocar a posiçao do violao

senti muito mais confortavel ai continuei os estudos tocando como canhoto e com as cordas invertidas
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por Diegobass Qua Mar 30, 2011 11:34 pm

tem algo que eu li em um tópico aqui mesmo, mas não to lembrado qual foi...
que os potênciometreos também têm que ser invertidos, no caso de logaritimicos, pois se vc soldar como vc soldaria pra um canhoto (invertendo os fios...) ele vai aumentar logo no ínicio e vai aumentar muito pouco, quase imperciptivelmente no final... mas eu acho que isso é só no caso dos logaritimicos, no caso dos pot lineares não tem nada a ver...

é isso mesmo ou eu estou viajando??
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por guerra_luthier Qui Mar 31, 2011 10:37 pm

Diego, o que vc disse está correto, ou seja, não muda em nada os pots rsrsrs

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por Diegobass Sex Abr 01, 2011 1:27 am

rsrs... pois é guerra é praticamente um espelho... rsrs

só a titulo de curiosidade pelo nome do tópico: eu toco com um tecladista, que de uns tempos para cá toca somente guitarra... o mais interessante é que ele é totalmente destro, mas toca guitarra de na forma de canhoto exclusivamente porque o cara que o ensinou a tocar violão era canhoto, e só tinha violão canhoto na casa dele, forçando ao meu amigo de palco a tocar como canhoto...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por guerra_luthier Sex Abr 01, 2011 1:48 am

Diego, o ser humano tem uma capacidade de adaptação impressionante, mas ele mesmo se limita =)

[ ]'s

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por Diegobass Sex Abr 01, 2011 10:10 pm

pois é guerra.... otima frase... vou botar no meu msn... uahuhaa
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por RaphaelM Sex Nov 23, 2012 9:51 pm

Mas é esquisita a coisa gente.
Existem pessoas destras, canhotas e os ambidestros, que são pessoas que não tem problema em fazer as coisas com as duas mãos. Kiko Loureiro é uma dessas pessoas. Existem mais, mas não estou me recordando no momento.
No meu caso, eu um canhoto 100%, ou seja, faço tudo, simplesmente tudo com a mão esquerda.
Quando começei a tocar, foi automático, peguei o violão e já coloquei na posição "canhota"..
tenso é conseguir instrumentos bons pra canhoto. Quase impossível, se n fizer com luthier.

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por pluís Sex Nov 23, 2012 10:18 pm

Cara. Eu sou meio esquisito rs Faço coisas com a mão esquerda e direita. Escrevo com a direita,tenho mais força com a esquerda. Quando jogava volei,atacava (ou cortava) com a esquerda.

Quando comecei a tocar,preferi ser "destro" por causa dessas dificuldades que canhotos passam. Aprendi na marra,mas deu certo rs
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo pra canhoto: muda tudo? Empty Re: Baixo pra canhoto: muda tudo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos